Intrincados e fáceis de fazer, os xales, como acessório nos ombros, sempre deram à imagem uma feminilidade natural e sofisticada. Tricotar um xale com agulhas de tricô não será difícil se você decidir o modelo e entender as instruções de tricô com um diagrama e uma descrição. Até mesmo uma tricotadora iniciante consegue fazer isso. Os asteriscos nos títulos indicam a dificuldade de completar a tarefa.
Xale simples com agulhas de tricô*
Este xale leve e multicolorido é muito fácil de tricotar. Você pode usar fios lisos, mesclados, tingidos em seções, de 2 a 5 cores.
Materiais e ferramentas
- Fios Alpaca Sox, 2 novelos de 100 g.
- Agulhas de tricô de 3,5 mm com fio longo para tricotar em redondo e segurar um grande número de pontos.
- 2 marcadores para marcar o centro do produto.
Começando
O xale é tricotado do meio do lado comprido para baixo e para os lados. Você precisa tricotar uma fita de 3 laçadas e 7 carreiras. Monte mais 6 pontos ao longo da borda e da parte inferior. Agora você tem 9 pontos.
Descrição
- Você precisa pegar o xale de acordo com o molde.
- Nas carreiras da frente, adicione laçadas de acordo com o padrão.
- Tricotar todas as carreiras em meia.
- Tricotar o produto no tamanho desejado.
- Finalize com 4 carreiras de pontos tricô.
- Cozinhe o xale pronto no vapor.
Xale vazado**
Este xale vazado fácil de fazer é tricotado a partir do canto central. À medida que você tricota, ele se expande devido às laçadas.
Materiais e ferramentas
- O fio adequado é o não espinhoso, 150 g Fios MountainTop Vail (alpaca, viscose, bambu), creme, areia ou bege.
- Agulhas de tricô circulares, tamanho 3-4 mm, com comprimento de cabo de 80-120 cm.
Descrição do tricô
O diagrama mostra apenas as fileiras ímpares do xale. Em carreiras pares, as laçadas são tricotadas em tricô.
- Monte 3 pontos em ambas as agulhas de tricô: 2 pontos para a borda e 1 para o padrão principal.
- Em seguida, você deve tricotar de acordo com o padrão.
- O tricô é finalizado com ponto meia (4 carreiras), ou seja, as laçadas são tricotadas como laçadas da frente.
- Feche bem os laços usando qualquer método conhecido.
- Se desejar, uma borda pode ser tricotada ao longo dos três lados curtos.
- O produto deve ser passado a vapor com ferro de passar. Você também pode deixá-lo de molho em uma solução de sabão, enxaguar e deixar secar desdobrado.
Holden**
Xale com agulhas de tricô, o diagrama e a descrição são fornecidos abaixo, tricotado a partir do centro da borda mais longa. Primeiro, o xale é tricotado em ponto meia simples com aumentos nas bordas e no centro. O padrão "Holden" é usado para decorar a borda vazada de um produto. E o xale é finalizado com uma borda decorativa de picô.
Materiais e ferramentas
- Agulhas de tricô circulares, tamanho 3-4 mm, com comprimento de cerca de 80 cm.
- O fio é fino, de preferência natural – lã, mohair. Você pode adicionar fio de seda para dar resistência. Um novelo é suficiente para um baktus, e para um xale completo você precisa de 2 a 3 novelos de 100 g cada.
- Marcadores para indicar aumentos.
- As contas, se usadas, devem primeiro ser enfiadas no fio. Ele deve passar livremente pela rosca.
Começando a tricotar um xale
Para evitar que se forme um grande buraco neste local, é preciso começar tricotando a chamada fita. Consiste em 2 laçadas da carreira de montagem. A partir delas é tricotada uma fita de 5 carreiras. Em seguida, são montadas 3 laçadas ao longo da borda longa e mais 2 ao longo da segunda borda. Como resultado, há 7 laçadas na agulha para começar a tricotar.
Ponto meia (ponto frontal)
O rosto é tricotado com alças frontais. No lado avesso - com laçadas em meia.
Descrição do Cargo
- A partir daqui, as 2 primeiras e as 2 últimas laçadas são pontos meia. Dessa forma a fita continuará por todo o comprimento do produto. A laçada central (é melhor marcá-la com um marcador) é destacada com laçadas nas carreiras da frente. Isso resulta em uma expansão na parte central.
- Os aumentos nas laterais do xale podem ser feitos de qualquer maneira:
- laçadas depois das duas primeiras laçadas da fita e antes das duas últimas;
- tricotando duas laçadas de uma laçada atrás da parede frontal e traseira.
- O xale é tricotado em ponto meia, com aumentos nas laterais e no centro até o tamanho desejado.
- O padrão Holden é simples. Ela combina pontos de tricô, laçadas e pontos tricotados juntos à esquerda ou à direita.
Designações:
- - laçada frontal do lado avesso;
○ — laçada
/ - 2 juntos um, inclinar para a direita;
\ — 2 voltas de uma, inclinação para a esquerda.
Células pretas significam que não há loop. As células brancas são ponto meia. As áreas do desenho adjacentes às extensões do xale são contornadas em roxo. O rapport no centro se repete, tantos fãs quantos forem. É tricotado reto, sem nenhuma alteração.
O diagrama mostra metade de um triângulo sem uma alça central com aumentos e uma faixa lateral com aumentos. Ou seja, você precisa tricotar como antes, só que em vez da parte da meia, você tricota lindos leques.
Pico
O tricô do xale é finalizado fechando as alças com um “picot”. O dente é formado tricotando-se de uma laçada da agulha direita para outra, como no crochê, e novamente. A última laçada é fechada inserindo a agulha esquerda na base do picô e puxando outra laçada para fora dela.
Ele é puxado através desta laçada na agulha direita. Pronto, o cravo está pronto. Pode haver qualquer número de loops fechados entre os picots. O principal é que eles sejam distribuídos em intervalos iguais. No final, corte o fio e esconda a ponta no produto.
Fim do trabalho
O xale deve ser lavado com xampu ou outro detergente suave. Depois aperte levemente e envolva em uma toalha. O tricô deve ser seco esticado sobre uma superfície grande e plana, coberta com um pano limpo.
Cauda de pavão***
Um xale retangular é tricotado do meio para ambos os lados. O desenho é composto por 3 partes. No centro há pequenos losangos, que se transformam em penas, que vão ficando maiores em direção às pontas. Dimensões 0,5 x 2 m. O produto é usado como lenço de cabeça, xale e estola nos ombros. O modelo fica ótimo em branco, bege e preto.
Materiais e ferramentas
- Agulhas tamanho 2,5 mm.
- Fio fino, mohair, alpaca, cerca de 4 novelos de 50 g.
Descrição do Cargo
- Monte 111 pontos usando o fio extra da maneira usual e tricote como mostrado no diagrama 1. Depois, passe para o diagrama 2 e termine de tricotar de acordo com o diagrama 3.
- Para tricotar a segunda parte da estola, desenrole o fio extra. Coloque as alças abertas nas agulhas de tricô e continue tricotando, começando novamente pelo diagrama 1, depois pelos diagramas 2 e 3.
- Quando terminar, lave o produto à mão, torça-o e enrole-o em uma toalha.
- Seque esticado sobre uma superfície plana.
Esquema 1
Esquema 2
Esquema 3
Envergadura*
O xale é incomum, original, assimétrico. Fica ótimo tricotado com fio seccional. O design simples consiste em 8 a 12 triângulos, que são tricotados um em cima do outro usando carreiras curtas.
Materiais e ferramentas
- Fio de espessura média, lã ou merino com nylon, 100 g.
- Agulhas de tricô, tamanho 3,5 mm na linha de 60 cm.
- Marcadores.
Descrição do Cargo
- Ao longo de todo o trabalho, tricote com alças faciais. Para tricotar o primeiro triângulo, você precisa montar 90 laçadas e completar 1 carreira.
- Na 2ª carreira, retire a laçada da borda, 2 laçadas da frente, coloque um marcador e tricote até o final.
- Na 3ª carreira, retire o ponto da borda e tricote até o marcador. Retire-o e vire o trabalho.
- Na 4ª carreira, retire o ponto alto, tricote 2 carreiras, coloque um marcador e continue tricotando até o final.
- Dessa forma, você precisa tricotar até que não haja mais laçadas de trabalho e não haja onde colocar o marcador.
- Tricotar na direção oposta sem chegar ao final da carreira 16 laçadas. Defina um marcador permanente, ele mostrará o início de um novo triângulo. Volta do tricô.
- Um novo triângulo começa. Ponto baixo, tricotar 2, inserir o marcador móvel e continuar tricotando. Agora monte 16 novos pontos usando qualquer método conhecido. Vire o trabalho.
- Borda e, em seguida, tricote até o marcador em movimento. Retire-o e vire o tricô.
- Remova o ponto da borda, tricote 2, coloque o marcador e continue tricotando. Repita os passos 8 e 9 até que não haja mais laçadas no trabalho. Em seguida, passe para as etapas 6, 7, 8 e 9.
- Quando todos os triângulos estiverem tricotados, tricote 4 carreiras ao longo da borda interna, removendo os marcadores conforme avança.
- Vaporize o produto e seque-o em uma superfície plana.
Gotas de orvalho***
O xale é basicamente um ponto meia simples. O padrão vazado é tricotado como uma linda borda larga. Aqui, apenas aumentos de laçada são feitos perto da laçada central em ambos os lados e um em cada borda do produto.
Materiais e ferramentas
- Fio merino com seda, lã com seda, tipo Kauni, 150 g.
- Agulhas de tricô com linha de pelo menos 80 cm, tamanho 3,5-3,75 mm.
- Marcadores para maior conveniência.
Descrição do Cargo
- O tricô principal é o ponto meia (ponto da frente), ou seja, com pontos meia no lado da frente e pontos meia no lado de trás.
- O tricô começa com 3 laçadas. A partir deles é tricotada uma pequena fita em 7 carreiras. Em seguida, são montadas 3 laçadas ao longo do lado comprido e 3 ao longo da borda. No total, há 9 laçadas na agulha.
- O padrão 1 pode ser repetido várias vezes até o tamanho desejado, o principal é que o número de linhas seja divisível por 8.
- Os padrões 2 a 6 são tricotados 1 vez. Os relatórios são destacados em vermelho.
- Finalize o produto com uma borda (diagrama 7).
Xale tricotado com gotas de orvalho. Esquema e descrição - Mergulhe o xale em uma solução de xampu e depois enxágue. Depois, enrole o produto em uma toalha e torça. O tricô deve ser seco desdobrado.
Orquídea**
O formato do item lembra um grande leque assimétrico. É composto por 5 peças tricotadas em ponto meia. Cada segmento é tricotado a partir do anterior. Uma faixa vazada corre entre eles. O xale parece complicado, mas a execução é simples, baseada em tricotar carreiras encurtadas. Fica lindo se for feito com fios tingidos seccionalmente.
Materiais e ferramentas
- Fio Kauni, Alize ou Alpina Romantic 300 g, tingido em mechas longas.
- Agulhas de tricô circulares com cabo longo de 100 cm, tamanho 4,75 mm.
- Agulha de crochê
- Fivela decorativa.
Faixa vazada
Na 1ª carreira, 2 pontos meia são tricotados, um à esquerda, laçada.
Na 2ª carreira - pontos tricô.
Descrição do Cargo
- Monte 240 pontos nas agulhas de tricô. Tricotar as 2 primeiras carreiras. As carreiras encurtadas começam na carreira 3. No lado esquerdo, você precisa adicionar 55x3 laçadas e 15x5 laçadas. Do lado direito, você precisa diminuir 10x1 laçada após 5 e 3 carreiras. Para fazer isso, as 2 primeiras laçadas (da borda) são tricotadas uma de cada vez até a carreira 110. Em seguida, nas carreiras 111–142, essa redução é feita 8 vezes em 3 carreiras na quarta. O segmento é completado com uma faixa vazada (linhas 141 e 142).
- Há 210 laçadas nas agulhas de tricô. No lado esquerdo, adicione 30x3 laços, depois 29x4 laços e 1x3 laços. A partir da borda direita diminua 30 vezes, 1 a cada 3 carreiras. Finalize com uma tira vazada (carreiras 262 e 263).
- Há 180 laçadas nas agulhas de tricô. No lado esquerdo, adicione 20x3 laços, 29x4 laços e 1x3 laços. No lado direito, ao mesmo tempo, você precisa diminuir 50 vezes em 1 laçada a cada duas carreiras. O segmento é completado com uma faixa vazada (linhas 361 e 362).
- Há 130 laçadas nas agulhas de tricô. À esquerda, adicione 29x3 pontos, 21x2 pontos. À direita, diminua 50x1 ponto a cada duas carreiras. A faixa vazada é tricotada nas carreiras 461 e 462.
- Há 80 laçadas nas agulhas de tricô. À esquerda, você precisa adicionar 3x2 loops, 65x1 loop, 4x2 loops. No lado direito, encurte 7x1 laçada a cada 6 carreiras, 5x1 laçada após 7 carreiras, 5x1 laçada após 9 carreiras, 1 vez após 11 carreiras. Tricotar os últimos 62 pontos em risca vazada e fechar bem frouxamente.
Borda de crochê
- Amarre a borda montada e o xale ao redor do perímetro com pontos baixos. 2ª carreira - 1 pb, *pule 1, 2 pb em um, 1 corr, 2 pb*. Alterne de * a * ao longo de todo o comprimento.
- Amarre a borda inferior com pb com 1 corr entre eles. Na 2ª carreira, tricote 1 pb, *através de um arco para o segundo, tricote um leque de 1 pb (com uma laçada), 1 corr, 1 pb com 2 laçadas, 1 corr, 1 pb. Em seguida, pule 1 corr., amarre 1 pb*. Amarre toda a borda inferior dessa maneira, repetindo entre **.
Folhas Congeladas***
Xale com agulhas de tricô, cujo diagrama e descrição correspondem a uma forma triangular. Comece a tricotar a partir do centro do lado maior. O desenho é composto por três partes. Primeiro o padrão principal "folhas congeladas", depois "losangos", a parte final é a borda. Às vezes a borda não tricota, mas o xale não perde nada por causa disso.
Materiais e ferramentas
- Fios adequados incluem mohair, angorá e lã. Ele deve ser macio e não espinhoso, já que o xale é usado perto do rosto e do pescoço. Ao comprar, você deve aplicar a meada nessas áreas sensíveis e verificar.
- Você precisa de agulhas de tricô circulares, tamanho 3,5-4,5. Eles não são tricotados em redondo, mas são convenientes para segurar um grande número de laçadas. Para evitar que as laçadas fiquem presas durante o trabalho, a linha deve ser presa de ponta a ponta, e as agulhas devem ser de metal com um revestimento brilhante e liso. O produto não desliza bem em agulhas de madeira e alumínio.
- Para fechar as laçadas no final do trabalho, é conveniente utilizar uma agulha de crochê de 3,5 mm de espessura.
- Marcadores multicoloridos ou pequenos laços de linha de cor contrastante.
- O contador de linhas (opcional) é fixado na agulha de tricô.
- Contas de pérolas ou miçangas.
Padrão de tricô e descrição
O diagrama da metade direita do xale mostra as fileiras ímpares. A carreira começa com uma laçada na borda, que é sempre removida sem tricotar. Depois, 2 pontos meia e depois tricote de acordo com o padrão, da direita para a esquerda. Ao atingir o laço frontal mais à esquerda, o padrão é repetido na direção oposta. É assim que se obtém a metade esquerda do produto. No final da carreira - 2 pontos meia e 1 ponto meia.
A cor vermelha indica o início do tricô de uma nova folha. As células pretas não são unidas - isso marca os limites de cada folha. Um marcador é colocado neste local.
Diagrama da metade direita
Designações:
- - facial;
○ — laçada
/ - 2 juntos, inclinar para a direita;
\ — 2 juntos, incline para a esquerda;
⊻ — borda;
⩚ — três voltas em uma.
- Comece com 3 pontos de montagem e tricote 5 carreiras em meia. Em seguida, monte 4 laçadas nas laterais para fazer um total de 7. Este é o começo do tricô. Depois tricote de acordo com o molde. Caso contrário, as primeiras carreiras podem ser obtidas montando imediatamente 7 laçadas iniciais, tricotando 3 carreiras e passando a fazer o padrão.
- Todas as carreiras em tricô são feitas com pontos em tricô, mas as 2 primeiras e as 2 últimas — antes e depois das carreiras de borda — são feitas com pontos tricô. Eles estão na frente em todas as fileiras. O laço central é marcado com marcadores em ambos os lados (laços coloridos) para referência.
- O xale se expande ao tricotar novas folhas. O padrão é repetido das carreiras 19 a 31. Tendo tricotado 5 a 7 folhas cheias no centro, tricotamos a última vez apenas até a 29ª carreira. E então você precisa prosseguir com a implementação do esquema de transição.
- Os padrões 2A e 2B são os lados direito e esquerdo do xale, que são tricotados após o padrão de transição. O padrão marcado em amarelo é repetido diversas vezes. Restam 3 laçadas antes do meio do xale, que são tricotadas ao longo da parte rosa do padrão. Em seguida, tricotamos a laçada central e passamos para a parte rosa do diagrama 2B para a parte esquerda do xale. O padrão amarelo é repetido diversas vezes até os últimos três laços de borda.
- A borda do xale é tricotada de acordo com o padrão 3. Mas você pode deixar o tricô como está.
Finalização do tricô e processamento do produto
Os laços são fechados da maneira usual, sem muita força. O xale precisa ser embebido em uma solução de sabão, é melhor usar xampu ou sabonete líquido. Se o fio ainda estiver áspero, adicione um pouco de enxágue ou condicionador de cabelo.
Deixe de molho bem por meia hora. Depois, retire o produto, enrole-o em uma toalha e aperte-o levemente. Cubra uma superfície grande e plana com um cobertor e um lençol por cima. Coloque o xale sobre ele e endireite-o cuidadosamente. Prenda os cantos com alfinetes e deixe secar.
Sultão***
O xale com padrão Sultão é tricotado com fio fino, tingido em seções ou liso. O tricô começa no centro e se expande uniformemente por toda a circunferência. A borda do produto é fechada com um gancho.
Materiais e ferramentas
- Fio Alize Real, Kauni, lã com acrílico 40/60, 200 g.
- Agulhas de tricô circulares tamanho 3 mm.
- Agulha de crochê número 3.
- Marcadores para indicar relações.
Descrição do Cargo
Este xale não possui laçadas nas bordas. No início e no final do produto, 2 pontos da frente são tricotados de uma só vez, que depois são feitos em ponto meia. Até a carreira 7, os aumentos são feitos puxando uma laçada da carreira inferior (1B).
- Monte 6 pontos nas agulhas de tricô. Continue tricotando: 2 malhas, 1B, 2 malhas, 1B, 2 malhas.
- Os laços são tricotados.
- 2 pontos meia, 1B, 4 pontos meia, 1B, 2 pontos meia (10 laçadas).
- 2 pontos meia, 6 pontos meia, 2 pontos meia.
- 2 pontos meia, 1B, 2 pontos meia, 1B, 2 pontos meia, 1B, 2 pontos meia, 1B, 2 pontos meia, 1B, 2 pontos meia (14 pontos).
- 2 pontos meia, 10 pontos meia, 2 pontos meia.
- 2 pontos meia, *laçada, 1 ponto meia*, repita 10 vezes, termine com laçada, 2 pontos meia.
- Todas as carreiras pareadas são em tricô de acordo com o padrão, levando em conta 2 pontos meia nas laterais.
- Repita o padrão marcado em rosa 21 vezes.
- Repita os laços marcados em azul até obter o número de laços mostrado no diagrama à esquerda. Eles são tricotados de acordo com o padrão preto e branco. Repita o padrão amarelo até os últimos 2 pontos meia.
- Depois que o esquema 1 estiver concluído, você deve passar para o esquema 2.
- Na carreira 27, as agulhas podem ser trocadas por agulhas um pouco maiores, de 3,75 mm. Na 63ª linha - em 4,25 mm.
Esquema 1
Esquema 2
Para terminar de tricotar o xale, você precisa pegar uma agulha.
Instruções de tricô:
- Dos 3 laços da agulha de tricô, puxe um e depois 9 laços de ar.
- O motivo é continuar no círculo externo até o fim.
- Depois vire o xale.
- Comece com 3 pb em uma corrente, *9 correntinhas, 1 pb sob o arco da carreira de baixo*.
- Em seguida, faça um padrão entre as estrelas ao longo de toda a circunferência.
- O xale pronto precisa ser vaporizado, desdobrado, preso com alfinetes e seco.
Borboletas Dançantes***
O xale de malha, o diagrama e a descrição mostrados aqui são uma lua crescente. A altura no centro é de 50 cm, ao longo do lado comprido - 160 cm. O produto fica lindo com um fio de cor única, não muito fofo a ponto de não mostrar o padrão.
Materiais e ferramentas
- Fio Sock Malabrigo, 150 g.
- Agulhas de tricô para tricô em redondo, tamanho 3,75 mm. Tricotar para frente e para trás.
- Marcadores.
- Contas japonesas Toho Hexagon 6. Primeiro, coloque-as em um fio. Você precisará de cerca de 830 peças.
Descrição do Cargo
- Você precisa começar tricotando uma pequena fita. Tricotar as três laçadas da carreira inicial 58 vezes como laçadas da frente. Vire a fita e monte 29 laçadas ao longo do lado comprido e puxe mais 3 laçadas da carreira montada. Havia apenas 35 loops. As primeiras e últimas 3 laçadas serão laçadas de borda.
- Continue tricotando de acordo com os moldes. Os pontos tricô são tricotados no lado avesso, excluindo os pontos de borda e aqueles marcados com OO e OOO.
- Repita o padrão 1 duas vezes e, em seguida, tricote o padrão central 2. Repita o padrão 3 também 2 vezes.
- Das carreiras 73 a 96 o padrão muda e é tricotado de acordo com o padrão 4.
- A parte final é tricotada de acordo com os padrões 5. A diferença entre os padrões aqui é que o primeiro é fechado com dentes de picô. O segundo padrão é para fechamento em crochê. Um grupo de 5 laçadas são tricotadas como uma só, 11 laçadas de ar são tricotadas 5 vezes. Em seguida, 3 laçadas são tricotadas juntas e 11 laçadas de ar são repetidas 16 vezes. E assim elas continuam tricotando de acordo com o padrão.
Esquema 1
Esquema 2
Esquema 3
Esquemas 4
Esquemas 5
Xale de renda**
Um xale de renda interessante consiste em vários padrões: ponto meia, padrão vazado e o padrão mostrado no diagrama.
Materiais e ferramentas
- Fio fino 100 g (alpaca, bambu, viscose), cores claras.
- Agulhas de tricô para tricô em redondo, tamanho 4 mm.
Padrão vazado
- Borda, laçada, 2 laçadas de um ponto meia.
- As carreiras pareadas são tricotadas em tricô.
- Borda, uma frente 2 laçadas, laçada.
Descrição do Cargo
Você precisa montar 284 pontos nas agulhas de tricô. Tricotar 4 carreiras.
- Borda, 1 laçada frontal, depois *para o relacionamento com as laçadas frontais, relacionamento de 22 laçadas, tricotar 5 vezes, depois as laçadas frontais até o final do padrão*, agora 1 carreira de ponto vazado. Repita essa ordem de * a * novamente, com 2 pontos tricô no final.
- Depois do ponto de borda, tricote 1 ponto, depois *faça pontos em meia de acordo com o padrão, tricote o padrão em 22 pontos 5 vezes, tricote pontos em meia até o final do padrão*, agora a 2ª carreira do padrão vazado. Repita isso de * a * novamente, 2 malhas.
- Tricotar até a carreira 28 de acordo com o padrão, depois repetir tudo novamente das carreiras 1 a 28, depois das carreiras 1 a 14. Devem restar 144 laçadas nas agulhas.
Transição para tricô em ponto meia
- Depois do ponto de borda, tricote 1 ponto, 2 juntos com um ponto à esquerda e, em seguida, tricote até obter um padrão vazado. Na frente, 2 laçadas de uma, continue com um padrão vazado, 2 laçadas de uma para a esquerda. Depois continue tricotando. No final, 2 laçadas de uma só, 2 laçadas frontais.
- Após a borda, tricote até o ponto vazado, depois o ponto vazado e tricote até o final.
- Repita essas 2 carreiras 32 vezes. Restam 12 laçadas na carreira meia.
Para finalizar o tricô, você precisa fechar 2 laçadas nas laterais. Prenda a laçada restante, corte o fio e esconda a ponta no produto. Cozinhe o xale no vapor, estenda-o e deixe secar.
Com um padrão ondulado*
Um xale de malha, cujo diagrama e descrição ajudarão no trabalho, pode ter formato quadrado.
Um padrão de ondas popular e fácil de fazer é tricotado com um tecido reto. O acessório é prático porque pode ser usado como um cachecol, dobrado na diagonal.
Materiais e ferramentas
- Fio de plumas de cabra com seda 300g, com longas seções de tingimento.
- Agulhas de tricô circulares tamanho 6 mm.
- Marcadores.
Descrição do Cargo
- Para esse xale, todas as laçadas são lançadas nas agulhas de tricô de uma só vez (242 laçadas). A quantidade deve ser divisível por 24 mais 2 pontos de borda.
- Comece com 4 carreiras de ponto meia (todas as carreiras em ponto meia).
Diagrama de padrão de onda:
- Depois de tricotar o padrão de acordo com o diagrama, as próximas 6 carreiras devem ser tricotadas com a superfície frontal (laçadas da frente no rosto, laçadas de trás no lado avesso).
- A partir da carreira 13, faça novamente um padrão ondulado e 6 carreiras de ponto cetim.
- Continue tricotando até atingir o tamanho quadrado.
- Finalize com 4 carreiras de ponto meia. Feche os laços. Esconda a linha no meio do produto.
- Se desejar, o xale pode ser finalizado com uma borda recortada em todo o perímetro.
- Deixe o xale de molho por 15 a 20 minutos em uma solução de xampu e água, enxágue e torça levemente em uma toalha. Abra e endireite, prendendo as bordas com grampos. Seque desta forma.
Ao tricotar um xale com agulhas de tricô, é recomendável sentar em uma cadeira com braços. Dessa forma seus braços não cansam, pois eles têm um ponto de apoio. Na imagem convencional, variações são possíveis tanto durante o trabalho quanto na finalização do xale. O número de laçadas, o tamanho do produto e o padrão da borda dependem do gosto da tricotadora. Dessa forma você pode obter algo completamente único, feito com alma e pelas suas próprias mãos.
Autor: Korennik Olga Vasilievna
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como tricotar um xale com agulhas de tricô
Xale de malha "folhas congeladas":