Fazer roupas com as próprias mãos permite que você realize ideias criativas e crie coisas originais. Com a ajuda de padrões simples de malhas você pode costurar um chapéu infantil da moda, em que a criança se sinta confortável e estilosa.
Materiais e ferramentas necessários
O principal ao costurar um chapéu infantil é escolher um material de alta qualidade e com uma cor impressionante.
Para um cocar você precisará de apenas 25 cm de malha e os seguintes acessórios:
- linhas de costura da mesma cor;
- agulhas de alfaiate com furo redondo;
- giz ou lápis para cortar;
- tesoura;
- agulha;
- máquina de costura.
Ao escolher malhas, você pode prestar atenção às seguintes recomendações:
- Se você estiver usando uma máquina de costura simples para seu trabalho, você deve escolher tecidos mais grossos. Por exemplo, fleece, canelado, rodapé com lycra ou escovado.
- Para costurar em uma máquina de ponto de cobertura, você pode usar tecidos finos (kulirka ou interlock).
- Tecidos de camisetas e suéteres de malha desnecessários são adequados para fazer produtos infantis;
Regras para fazer medições
Um gorro de tricô para criança é costurado de acordo com 2 medidas principais. Esta é a circunferência da cabeça e a profundidade (ou altura) do produto. Para um chapéu com tiras que cubram as orelhas, você também precisa saber as medidas da profundidade lateral do chapéu.
As principais medidas e tecnologias de medição são apresentadas na tabela a seguir:
Nome da medição | Como medir |
Volume da cabeça | Coloque a fita métrica acima das orelhas, na altura das sobrancelhas, e na parte mais convexa da parte de trás da cabeça. |
Profundidade da tampa | Meça a distância da testa, do topo da cabeça até o ponto entre as sobrancelhas, de volta à base do crânio e nas laterais até a borda do lóbulo da orelha. |
Largura traseira | Meça a distância do lóbulo da orelha até a linha central posterior, na base do crânio. |
Para criar um molde de chapéu, use qualquer molde de uma revista de costura como base ou imprima um diagrama pronto. Você também pode traçar o contorno de outro gorro de bebê e adicionar margens de costura.
Versão simples do produto
Recomenda-se passar o tecido antes de cortar. Se a malha tiver um padrão, o padrão deve ser posicionado de modo que os objetos fiquem no centro ou simetricamente em relação à linha central.
Um gorro de tricô para criança, cujo padrão é construído em apenas 10 minutos, pode ser de camada única ou com forro.
Primeiro, você precisa decidir o tamanho do chapéu: meça a circunferência da sua cabeça e escolha a altura desejada do produto.
Em seguida, para construir o padrão você precisa:
- Divida a medida da circunferência da cabeça por 4 e faça uma dedução para a elasticidade do produto (para tecidos densos, subtraia 0,5 cm, para tecidos mais finos e elásticos - 1 cm).
- Em uma folha de papel, desenhe um retângulo com os seguintes parâmetros: a largura é igual a um quarto da circunferência da cabeça, levando em consideração as deduções necessárias, o comprimento é igual à altura do chapéu com um acréscimo de 5 cm para a lapela (opcional).
- No lado esquerdo, recue 2,5 cm do canto esquerdo e desça ¼ da altura do chapéu. Ligue os pontos para criar um dardo.
- Arredonde o canto superior esquerdo do retângulo.
- O pedaço resultante é ¼ do chapéu.
Gorro de tricô para criança, modelo simples. - Para criar metade do molde do chapéu, coloque a peça resultante sobre uma folha de papel com uma dobra de modo que a linha lateral com a pinça coincida com a linha da dobra, trace o molde e recorte.
Preparando o tecido para corte
O comprimento do corte do tecido para o chapéu depende de como ele será cortado:
- Se o produto for de camada única, um tamanho de tecido igual a 1 comprimento do chapéu, com uma margem para a lapela, será suficiente.
- Para um modelo de duas camadas sem costura na dobra inferior, você precisará do dobro do comprimento do tecido.
- Se o chapéu for dupla face e feito de malhas de cores diferentes, você precisará pegar 2 pedaços de tecido cujo comprimento seja igual a um tamanho do chapéu.
Sequência de ações
A principal característica do tecido de malha é a sua elasticidade. Ele pode se esticar em uma ou duas direções. Ao cortar os produtos, você deve prestar atenção à direção principal do alongamento e colocar o padrão estritamente perpendicular à direção da linha de alongamento.
Para um corte correto é necessário:
- Dobre o pedaço de tecido sobre a linha elástica com o lado direito voltado para dentro.
- Coloque o molde do chapéu, trace-o com giz ou lápis e recorte as peças resultantes, deixando 1 cm de margem de costura.
- Ao cortar itens de duas camadas, o tecido deve ser dobrado transversalmente e 2 pedaços devem ser cortados separadamente com uma dobra na parte inferior.
- Para costurar um chapéu com forro, corte 4 pedaços idênticos ou 2 pedaços com uma dobra lateral.
De costura
Um gorro de tricô para criança tem um padrão simples que até mesmo uma artesã inexperiente pode fazer. Costurar um chapéu não leva mais que 30 minutos.
Para concluir o trabalho você precisa:
- Coloque os pedaços cortados com os lados direitos juntos e prenda as bordas com alfinetes.
- Costure as bordas na máquina e faça um overloque ou um ponto especial para máquina.
- Para garantir costuras uniformes, passe o produto a ferro.
- Costure os dardos com uma linha. Alinhe cuidadosamente as costuras costuradas anteriormente para obter uma bela intersecção de linhas na parte da frente.
- Finalize as bordas da pinça com um overlock.
- Faça um overloque na parte inferior do chapéu e dobre-o para dentro em 2-2,5 cm. Alfinete a bainha e costure a borda na máquina, recuando 1,5 cm da dobra.
gorro
Para fazer um chapéu com dobra na copa, você só precisa costurar 3 vezes. Tempo para concluir o trabalho: 10 minutos. Para cortar um chapéu, você precisa colocar o tecido na sua frente e medir ao longo da linha elástica o tamanho igual à circunferência da cabeça e subtrair 4 cm para a tensão. Meça 55 cm de altura e recorte a peça.
As nuances de fazer um gorro:
- Primeiro, você precisa dobrar o retângulo ao meio, perpendicularmente à linha de alongamento, alinhar os cortes laterais e prendê-los juntos.
- Em seguida, costure com ponto reto à máquina ao longo da borda, deixando uma abertura (5 cm de comprimento) na costura para virar a peça do avesso mais tarde.
- O próximo passo permite que você crie uma torção no topo da cabeça. Para fazer isso, você precisa colocar a peça costurada verticalmente à sua frente, pegar o canto superior direito e alinhá-lo com o canto inferior esquerdo do retângulo. Em seguida, pegue o canto superior esquerdo e alinhe-o com o canto inferior direito.
- O corte inferior resulta em 4 camadas de tecido. As duas camadas do meio precisam ser movidas ligeiramente para dentro e as duas camadas externas fixadas juntas.
- Em seguida, você precisa começar a costurar as bordas lascadas usando uma máquina de costura. Ao chegar à borda oposta, você precisa fazer o seguinte: gradualmente comece a endireitar as bordas dobradas e continue costurando em círculo. Como resultado, o ponto da máquina será aplicado ao longo de toda a circunferência inferior.
- Após a costura, o produto deve ser virado do avesso. O buraco deve ser costurado pela frente com um ponto invisível ou costurado à máquina.
Com forro
O chapéu com forro é feito de material externo de malha e tecido de forro. Se você planeja usar um chapéu com aba, a cor do forro deve ser escolhida de forma que harmonize com a cor principal do chapéu. Para costurar, você precisa criar um molde ou usar um diagrama impresso pronto. Um chapéu com forro pode ter um corte clássico, um formato de gorro ou um modelo com orelhas triangulares.
Para costurar um chapéu com forro, você precisa fazer o seguinte:
- Corte 2 pedaços do tecido principal e do forro.
- Vire a base do chapéu do avesso, costure a costura traseira e as pinças.
- No forro, faça uma costura traseira e uma pinça frontal. Deixe os dardos do meio sem costurar.
- Coloque a peça de forro na peça de base. As partes frontais de ambas as peças devem ficar voltadas uma para a outra.
- Costure as bordas inferiores com um ponto overloque.
- Vire o chapéu para o lado direito através do furo no forro. Costure o buraco com um ponto invisível.
Dupla face
Um gorro de tricô para uma criança (o padrão e o diagrama de corte são apresentados mais adiante no artigo) pode ser costurado a partir de um único pedaço de material e ficar absolutamente idêntico por dentro e por fora. Antes de costurar, você precisa fazer um molde.
Para fazer isso você precisa:
- Pegue uma folha de papel dobrada ao meio e separe da dobra um valor igual a ¼ do comprimento da circunferência da cabeça e, na parte superior, meça o comprimento do chapéu e construa um retângulo a partir dos pontos resultantes.
- A partir do topo, recue 2,5 cm da linha de dobra e, para baixo, uma distância igual a ¼ do comprimento do chapéu. Conecte os pontos resultantes e corte o canto ao longo da linha.
- Por outro lado, arredonde suavemente os cantos do retângulo.
A peça resultante é um molde para metade do chapéu. Ao recortar, ele terá dobras na parte inferior e esquerda.
Para cortar e costurar um chapéu, você precisa fazer o seguinte:
- Dobre o tecido de modo que as linhas de dobra no tecido coincidam com as linhas de dobra no molde e corte 1 pedaço inteiro de chapéu com pinças e margens de costura.
- Use uma máquina de costura para costurar os pinças do meio.
- Dobre a peça ao meio com os lados direitos voltados para dentro e costure em uma linha contínua ao redor do círculo. Para virar, deixe um espaço sem costura de 4-5 cm.
- Vire o chapéu do avesso pela abertura à esquerda e costure com um ponto invisível.
Além disso, você pode costurar um cachecol simples do mesmo tecido com fecho de botão. Para fazer isso, costure um retângulo do comprimento desejado (para que ele se ajuste livremente ao redor do pescoço) de dentro para fora ao longo do perímetro usando um overlock. Costure uma laçada de tecido em um dos lados estreitos. Em seguida, vire o produto do avesso pela abertura à esquerda e costure o botão.
Com orelhas
A produção de um modelo para bebê com orelhas não apresenta diferenças significativas na tecnologia de costura. A diferença é que o padrão não é arredondado, mas tem cantos em forma de orelhas na parte superior.
O molde para 1 metade do chapéu é um retângulo, cuja largura é igual à meia circunferência da cabeça menos 1,5-2 cm para o ajuste perfeito. O comprimento do retângulo é determinado pela altura da tampa. Para fazer isso, você precisa medir a distância da linha entre as sobrancelhas até a parte de trás da cabeça e deixar uma margem para as orelhas e a lapela.
Para costurar um chapéu você precisa:
- De uma tira vertical de tecido, corte 1 pedaço inteiro do chapéu com uma dobra.
- Recorte a peça, deixando margem de costura (1 cm).
- Costure as laterais à máquina e vire o chapéu para o lado direito.
- Coloque o chapéu na sua frente, marque o ponto central na borda superior com giz e meça segmentos iguais de 3-4 cm de comprimento em ambos os lados.
- Nos locais marcados, faça dobras de 1,5 cm de profundidade, com as dobras direcionadas para a linha central.
- Prenda as dobras com alfinetes e costure 2 pontos de fixação ao longo da borda superior onde estão as dobras.
- Processe a parte inferior do produto com um overlock, dobre-o para dentro e costure com ponto à máquina em círculo a uma distância de 1,5-2 cm da dobra inferior.
Outra opção para obter orelhas triangulares é fazer 2 pinças localizadas simetricamente na parte superior do chapéu.
Modelos da moda para meninas
Um gorro de tricô para criança (o padrão pode ser feito usando construções simples descritas abaixo) pode ter cores e estilos diferentes. Tecidos de malha brilhantes facilitam a costura de chapéus para pequenas fashionistas para diferentes ocasiões.
Este charmoso chapéu com laço é muito fácil de costurar e tem um visual elegante. Para fazer isso, você precisará de malha ribana com lycra.
Para costurar um chapéu você precisa:
- Dobre o tecido ao meio com os lados direitos voltados para dentro.
- Recorte um retângulo. Da dobra para a lateral, meça uma distância igual à metade da circunferência da cabeça menos a densidade de ajuste (de 2 a 6 cm).
- Meça para cima uma distância igual a 2 comprimentos de chapéu mais 15 cm para o laço. Ao costurar um chapéu para bebês, a margem para o laço deve ser reduzida para 12-13 cm.
- Recorte um retângulo com margem de costura.
- Corte um pedaço do qual será feito o meio do laço, com 9-10 cm de comprimento e 8 cm de largura.
- Costure a costura longitudinal da peça do chapéu e vire-a de modo que fique no meio. Costure a borda superior, deixando fios com cerca de 10 cm de comprimento. Conecte os cantos do retângulo amarrando os fios.
- Vire o produto do lado direito para fora.
- Meça a altura do laço a partir da borda costurada com os cantos unidos e faça as marcas apropriadas em ambos os lados.
- Costure a parte do meio do laço de dentro para fora e vire-o do avesso.
- Coloque as pontas da parte central da tira do laço sobre as marcas e prenda-a jogando-a sobre a borda superior do chapéu.
- Costure as pontas da tira em uma dobra na parte interna do chapéu. Prenda a parte superior do chapéu em um laço.
- No lado oposto do retângulo, corte os cantos, costure a costura, deixando uma pequena abertura para desvirar.
- Vire a peça do avesso e costure a abertura com ponto invisível ou ponto à máquina.
Outra opção interessante para decorar o topo do chapéu de uma menina na forma de cantos dobrados em direção ao centro é feita da seguinte maneira:
- Primeiro você precisa cortar um pedaço retangular. Seu comprimento deve ser igual à altura do chapéu, com uma margem para acabamento decorativo de aproximadamente 12 cm, e sua largura deve corresponder à circunferência da cabeça menos 8-12 cm.
- Depois você precisa costurar a costura longitudinal e colocá-la no centro.
- Costure a parte superior do chapéu. Deixe um furo de 4 cm no meio.
- Vire a peça para o lado direito, endireite os cantos e dobre-os em direção ao meio. Coloque as pontas dos cantos na abertura não costurada, prenda-as com alfinetes para dentro e costure à máquina.
- Finalize a parte inferior do chapéu com um ponto overlock, dobre-o para o avesso em 2 cm, prenda com alfinetes e costure à máquina ao longo da borda.
Para diversificar os modelos de gorros de tricô para meninas, você pode usar diversas decorações.
Estes poderiam ser:
- flores de malha e jersey;
- bordado;
- aplicações, adesivos termocolantes;
- laços, rendas.
- broches, strass, miçangas.
- emblemas brilhantes, patches.
Uma variedade de gorros de malha pode ser um complemento brilhante para as roupas infantis do dia a dia. Qualquer mãe pode costurar um chapéu estiloso para uma criança usando um molde simples e instruções passo a passo.
Vídeo sobre como costurar um chapéu de malha
Como costurar um chapéu para uma criança: