Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Gorro de malha grossa feito de fios grossos - um item confortável e estiloso do guarda-roupa feminino que aquecerá sua cabeça no tempo frio.

Chapéu da moda com tricô grande feito de fios grossos

Um grande gorro de tricô, para o qual foram usados ​​fios grossos, é tricotado em agulhas de tricô com número maior que 10 e de lã, cujo comprimento do fio em um novelo não é maior que 150 m em 100 g, ou de fio mais fino feito em várias dobras.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

O que você precisará para o trabalho

Um chapéu feito de fios grossos geralmente é usado no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas. Mas se você escolher fios grossos de algodão ou até mesmo de seda, você pode tricotar um produto tanto para a primavera quanto para o outono.

A regra principal na escolha de agulhas de tricô é que o número da agulha deve ser uma unidade maior que o número do fio.

Por exemplo, para fios com espessura de 10 mm, as agulhas de tricô nº 11 são adequadas. Para fechar as laçadas e prender a ponta do fio, você precisará de uma agulha de crochê ou de tricô.

Tricotar uma amostra é um passo importante, porque qualquer nova combinação de agulhas e fios pode resultar em uma densidade completamente diferente.. Um quadrado de 10x10 cm é suficiente para uma amostra completa. A amostra tricotada deve ser lavada, seca e vaporizada, e só então proceder aos cálculos.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Tirar medidas é outro passo necessário para garantir que o chapéu fique bem ajustado. Depois de calcular a densidade do tricô, você precisa medir a circunferência da cabeça. Em seguida, calcula-se o número de laçadas necessárias para tricotar (ele é lançado nas agulhas de tricô para começar a tricotar).

Se a densidade do tricô for de 2 laçadas por 1 cm, então com uma circunferência da cabeça de 54 cm, você precisará montar 108 laçadas. Ao calcular, é importante levar em consideração se a pessoa para quem o chapéu é destinado usa óculos - então você precisa adicionar 2 a 3 voltas ao número total de voltas para um ajuste solto. Se você não fizer isso, o chapéu ficará muito apertado e causará desconforto.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Usando cada uma das instruções sugeridas, você pode tricotar um gorro com fios grossos tanto para um adulto quanto para uma criança.

Esquema e descrição

O tricô é feito de acordo com o padrão do ponto meia: carreiras pares são tricotadas com laçadas frontais, carreiras meia são tricotadas com laçadas traseiras.

Isto se o tricô for feito em agulhas circulares. Em linhas retas, o ponto meia é feito apenas com pontos meia, independentemente da carreira.

Instruções de tricô passo a passo

O modelo de chapéu ideal para iniciantes é aquele que pode ser tricotado em ponto grande em algumas horas. Para isso, você precisará de fios grossos, agulhas de tricô circulares com um número correspondente à espessura dos fios e uma amostra pré-tricotada para calcular o número de laçadas.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

  1. Tendo lançado o número necessário de laçadas nas agulhas de tricô circulares (mais 1, então fechará o círculo), após receber o círculo, é necessário tricotar 22 carreiras em ponto meia (ou, se a altura desejada do chapéu ainda não foi alcançada, tricotar quantas carreiras forem necessárias).
  2. Depois disso, comece a diminuir as laçadas. 1 carreira - tricotar 2 pontos juntos em meia. Nos seguintes - também. Continue até que restem menos de 10 pontos nas agulhas. Eles são colocados na linha de trabalho e puxados firmemente. Depois de prender a ponta do fio com uma agulha de crochê ou de tricô, esconda-a dentro do gorro.

Grande gorro de malha feito de fios grossos com dobra

Os chapéus com dobra são tricotados de forma diferente: eles precisarão de mais carreiras ou, em outras palavras, serão mais altos.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Para tricotar um chapéu com fios grossos e lapela, você precisará de agulhas de tricô circulares com número de 10 a 20, fio de espessura adequada, uma agulha de crochê ou uma agulha grossa, uma amostra para calcular o número necessário de laçadas.

Instruções de tricô passo a passo

  1. Um gorro tricotado com um elástico regular 1x1 deve ser iniciado assim: calcule quantas laçadas você precisa montar nas agulhas de tricô. Se não for múltiplo de 4, adicione quantos loops forem necessários para torná-lo múltiplo. O elástico começa imediatamente na 1ª carreira, ou seja, frente, costas e assim por diante até o final. No futuro, ao tricotar em círculo, você precisa se certificar de que a laçada da frente sempre permaneça acima da laçada da frente, e a laçada de trás acima da laçada de trás. É aconselhável que tricoteiras iniciantes marquem o final de uma carreira com um marcador para evitar confusão. Se você não tiver um marcador especial para tricô, um clipe de papel grande servirá; coloque-o na agulha de tricô entre a primeira e a última laçada da carreira.
  2. Usando um elástico 1x1, tricote quantas carreiras forem necessárias para obter um chapéu na altura desejada (levando em consideração a lapela). Nas agulhas n.º 20, isso equivale a aproximadamente 33-35 carreiras.
  3. Em seguida, passe para as diminuições. Para fazer isso, em cada carreira você precisa tricotar primeiro 2 pontos tricô e depois 2 pontos da frente. Assim que restarem 10 laçadas nas agulhas de tricô (mais ou menos 2 laçadas), elas são colocadas no fio de trabalho e apertadas. A ponta do fio precisa ficar escondida dentro do chapéu e presa firmemente com uma agulha de crochê ou tricô.
  4. Se o chapéu com lapela não for tricotado com elástico 1x1, é recomendável tricotar as primeiras 4 carreiras com elástico mesmo assim e depois passar para o padrão principal. Então a lapela ficará mais bem fixada no produto.

Grande gorro de malha feito de fios grossos com pompom

  1. Para tricotar um gorro com pompom usando um elástico 2x2, você precisa montar o número necessário de laçadas (mais 1) e fechar o círculo. Os laços devem ser calculados de forma que as trilhas dos laços da frente e de trás se alternem, nunca coincidindo (por exemplo, os 2 primeiros laços são laços da frente e os 2 últimos são laços da frente - você obtém uma trilha de 4 laços da frente e o padrão é quebrado). O tricô com elástico 2x2 começa na 1ª carreira e continua até atingir a altura desejada do gorro.
  2. Um grande gorro de malha feito de fios grossos com lapela é tricotado levando-se em consideração a altura da lapela, ou seja, você precisa tricotar quantas carreiras adicionais forem necessárias para criar uma lapela da altura desejada.
  3. As diminuições são feitas da seguinte forma: nas trilhas das alças da frente, tricotar 2 alças da frente 1, nas trilhas das alças de trás - 1 alça de trás. Dessa forma você deve obter um elástico 1x1. Em seguida, tricote 2 a 3 carreiras sem diminuir e, em seguida, tricote todos os 2 pontos juntos. O restante é colocado na rosca de trabalho e apertado. A ponta do fio precisa ser escondida e cuidadosamente presa.

Como fazer um pompom com suas próprias mãos

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. EsquemaOs pompons podem ser de dois tipos: feitos de linha e feitos de pele. Um pompom de pele pode ser comprado em qualquer loja de artesanato.

Ele pode ser simplesmente costurado no chapéu ou um botão grande para pompons é comprado. Uma parte precisa ser costurada no topo do chapéu e a outra no pompom. Depois, o pompom pode ser desabotoado durante a lavagem do chapéu. É muito conveniente.

Sequência de ações:

  1. Quanto ao pompom de linha, ele é feito assim. A maneira mais comum e fácil é enrolar fios em donuts de papelão. Para criar esse pompom, você precisa pegar um papelão grosso e cortar 2 donuts exatamente iguais.
  2. O diâmetro do molde depende do tamanho do pompom que você precisa. O início do pompom - o fio - precisa ser colocado em um laço entre os dois moldes (ao redor do círculo interno), depois combine-os e comece a enrolar os fios ao redor dos donuts em um círculo.
  3. Depois que as peças estiverem completamente enroladas com linha, o lado externo é cortado, as peças são cuidadosamente afastadas e o laço inicial é amarrado para prender o pompom. Agora você pode remover os donuts dos fios e afofar o pompom resultante. Só falta costurar no chapéu.

Gorro grosso de lã merino

A lã merino é um fio exclusivo que não necessita de agulhas de tricô para ser tricotado. É tricotado usando as palmas das mãos. Você pode tricotar um gorro nas palmas das mãos em apenas uma hora, mesmo que não tenha experiência anterior com isso.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Um grande gorro de malha feito com fios grossos atingirá a altura desejada assim que 14 a 16 carreiras de laçadas frontais forem tricotadas (o número de carreiras depende da espessura dos fios). Você terá que tentar garantir que as linhas sejam uniformes e que os laços tenham o mesmo tamanho.

É importante criar um local confortável para tricotar, com espaço suficiente para os braços se movimentarem e um bom apoio para as costas. As bolas devem ser dispostas com cuidado para que a linha não se torça enquanto você trabalha.

Instruções passo a passo para tricotar um gorro de lã merino

  1. Tirar medidas da cabeça e tricotar uma amostra são os primeiros passos para tricotar um gorro.
  2. Após calcular o número necessário de voltas, você precisa lançá-las na sua mão. Algumas tricoteiras usam palitos de grande diâmetro em vez de mãos.
  3. Depois de tricotar o número necessário de carreiras, use 1 carreira para diminuições - tricote 2 pontos. Em seguida, você pode soltar as alças na linha de trabalho, mas não as aperte ainda.
  4. Tricotar à mão não envolve tricô circular, então as partes do chapéu devem ser cuidadosamente conectadas. Depois que o gorro de malha grossa estiver montado, você pode apertar as alças superiores e prender a ponta da linha.

Chapéu de Helsinque feito de fio grosso

O chapéu de Helsinque é tricotado não apenas com fios grossos, mas com fios muito grossos.

O modelo clássico requer fios de 1,5 a 3 cm de espessura. Mas algumas tricoteiras, na ausência disso, recorrem a truques e pegam fios comuns em 10-15, ou até 20 dobras. Acontece que é quase o mesmo que "Helsinque".

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema
Um chapéu moderno feito com fio de Helsinque muito grosso pode ser feito usando ponto meia grande comum

Você também precisará de agulhas de tricô especiais para este enfeite de cabeça - nº 19 ou 20. Há várias opções de tricô: usando apenas alças faciais ou elástico. O elástico pode ser 1x1 ou 2x2. O chapéu de Helsinque vem com ou sem lapela, e a largura da lapela também varia.

Instruções passo a passo para tricotar um gorro de Helsinque

  1. Você deve pegar um fio grosso (como “Pastila” ou “Zephyr”) e agulhas de tricô nº 20. Sem esticar o fio, monte 15 laçadas (não dobre o fio ao meio, use uma única laçada). Em seguida, você precisa conectar os laços em um círculo, restarão 14 deles. É importante levar em conta que um conjunto de laçadas com um fio forma uma borda não elástica do produto, ou seja, ele não estica.
  2. Depois disso, você precisa tricotar 14 carreiras com um elástico regular 1x1. Um elástico 2x2 não é apropriado neste caso, pois você terá 4 laçadas frontais seguidas e o padrão não ficará bonito.
  3. A partir da 15ª carreira (se o chapéu não tiver lapela), você precisa diminuir os pontos. Cada uma das laçadas é tricotada 2 de cada vez. Isso é feito assim: a laçada da frente é removida de trás da parede traseira, a laçada de trás é tricotada e a laçada da frente removida é jogada por cima dela. Os 7 laços resultantes precisam ser tricotados e depois apertados com o fio de trabalho.
  4. Como o fio é excepcionalmente grosso, não será possível esconder sua ponta completamente dentro do produto. Portanto, o fio precisa ser franzido em várias camadas, escondendo cada uma delas separadamente dentro usando uma agulha de crochê ou uma agulha grossa.

O grande gorro de tricô feito de fios grossos "Helsinki" com lapela é tricotado de acordo com o mesmo padrão, mas as diminuições começam das carreiras 12 a 15, dependendo da largura da lapela necessária.

Gorro feito de fio grosso

Fios grossos permitem tricotar um gorro usando ponto meia ou ponto meia. Quanto ao elástico, nem sempre é fácil encaixá-lo no estilo gorro. É melhor tentar tranças ou torções.

Instruções para tricotar um gorro com fios grossos

Abaixo está um diagrama de padrão (um entre muitos) que funcionaria para um gorro:

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Sequência de tricô:

  1. O número necessário de laçadas é lançado nas agulhas de tricô e um fio é deixado longo o suficiente para ser usado para costurar o tecido mais tarde.
  2. 4 cm (em média, são 4 a 6 carreiras com fios grossos) devem ser tricotados com a superfície frontal (em carreiras ímpares, laçadas frontais, em carreiras pares, laçadas traseiras).
  3. Em seguida, você deve tricotar o padrão de acordo com o diagrama até atingir a altura desejada do chapéu. Em média, é de 20 a 22 cm em um adulto e de 14 a 18 cm em crianças.
  4. Depois disso, os loops começam a diminuir. Após as primeiras 4 laçadas, tricote 2 1, depois de cada 6ª laçada. Tricotar também mais 2 carreiras. A 4ª carreira de diminuições é tricotada em uma carreira com 2 alças frontais juntas. Devem sobrar menos de 10 laçadas. Se sobrar mais, repita a 4ª carreira novamente. Depois disso, as alças são unidas e a ponta é presa. Em seguida, o chapéu precisa ser costurado ao longo da costura (a costura não ficará na parte de trás, mas na lateral).

Se esse padrão for muito complicado, você pode tentar tricotar um gorro usando ponto meia, ponto arroz ou ponto pérola.

Chapéu feito de elástico grande (fofo)

O elástico exuberante fica lindo em chapéus, por isso é frequentemente usado em tricôs com fios grossos. Você precisa começar a tricotar com um elástico regular 1x1, para que o toucado fique mais ajustado à cabeça e não escorregue (independentemente de o chapéu ter lapela ou não).

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

Instruções para tricotar o padrão "elástico fofo"

O elástico exuberante é tricotado assim:

  • 1ª carreira começa com um ponto meia, depois um ponto meia, repita até o final da carreira;
  • a laçada da frente é tricotada a partir da laçada da carreira de baixo, depois uma laçada de trás regular, alternando até o final da carreira;
  • tricotar uma laçada regular, depois tricotar uma laçada meia a partir da laçada da carreira de baixo, também alternando até o final da carreira;
  • depois tricote as carreiras pares de acordo com o padrão da 2ª carreira, as carreiras ímpares de acordo com o padrão da 3ª carreira.

Um grande gorro de tricô feito com fios grossos e agulhas de tricô. Esquema

É aconselhável que iniciantes marquem as linhas correspondentes com marcadores para evitar perder o padrão.

Como tricotar um gorro com elástico fofo - instruções passo a passo

  1. O tricô começa com a montagem do número necessário de pontos nas agulhas circulares de tricô. O número de loops deve ser par +1, o que fechará os loops em um círculo. A partir da 1ª carreira, tricote de acordo com o padrão “elástico exuberante”.
  2. Depois de tricotar o gorro na altura desejada, você precisa passar para as diminuições. Tricotar uma carreira com um padrão elástico 1x1. Em seguida, tricote 2 laçadas com uma laçada frontal (certifique-se de tricotar a carreira inteira atrás da mesma parede). 3ª carreira - todos os pontos são em meia. Na 4ª carreira, tricote cada 3ª laçada com duas juntas. Na 5ª carreira, todos os pontos em meia novamente.
  3. As laçadas da 6ª carreira são colocadas no fio de trabalho e puxadas juntas, após o que a ponta do fio é presa com segurança e cuidadosamente escondida dentro.

Dicas úteis

  • Os padrões mais simples para tricotar gorros com fios grossos são meia, liga ou tricô de arroz, bem como elásticos - regulares, ingleses ou fofos. Você pode escolher não um fio de cor única, mas um fio mesclado com coloração irregular. Isso tornará possível combinar um chapéu feito com ele com coisas de cores diferentes e esconderá laçadas imperfeitamente uniformes no padrão.
  • Para deixar o fio mais grosso, você pode dobrá-lo 2 ou mais vezes ao tricotar. Vale lembrar que quanto mais grosso o fio, maior deve ser o número de agulhas de tricô.
  • Se você não tiver agulhas de tricô circulares do tamanho necessário à mão, você pode usar um conjunto de 5 agulhas de tricô (para tricotar meias e luvas). Como as agulhas de tricô desses conjuntos são curtas, o tricô será confortável. Se você planeja fazer um chapéu volumoso, é melhor prender travas nas agulhas de tricô, assim as laçadas não cairão durante o tricô.
  • Um chapéu tricotado em ponto meia pode ser decorado com bordados feitos com fios contrastantes ou com um broche especialmente selecionado. A decoração não deve ser pesada, para não esticar o tecido do produto. As linhas de bordado não devem soltar fios, caso contrário o produto será danificado na lavagem.
  • Os chapéus também são decorados com grandes contas feitas de vidro, madeira ou plástico. Elas podem ser costuradas uniformemente sobre todo o chapéu ou usadas para decorar apenas a lapela. Tenha cuidado com strass adesivos - eles caem durante a lavagem e podem estragar a aparência do produto. A cola de strass também pode deixar marcas desagradáveis ​​na tela.

Não há nada difícil em tricotar um gorro com malha grossa e usar fios grossos para isso. Tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções.

Vídeo sobre o tema: gorro grande de malha com fios grossos

Gorro de malha grossa feito com fio Wi-Fi:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho