Calças de malha para recém-nascidos bebê são parte integrante do seu guarda-roupa. Nos primeiros 0 a 6 meses, o bebê requer proteção e cuidados especiais. Roupas bem selecionadas durante esse período ajudarão a manter a saúde e a paz de espírito do bebê. As mães que são costureiras podem tricotar coisas de acordo com seu gosto.
Dicas para escolher um modelo
Antes de começar a tricotar, você precisa decidir o modelo que deseja escolher.
Na hora de escolher, antes de tudo, vale considerar as características da roupa para recém-nascidos:
- O produto deve ser macio e não ter costuras densas ou grossas. Portanto, a densidade do tricô não deve ser muito alta, sendo melhor fazer o produto sem costura.
- O tricô deve ser escolhido sem padrões convexos complexos. Ponto meia ou ponto meia seriam ótimos.
- As calças devem ser espaçosas para que o bebê se sinta confortável nelas e nada interfira em seus movimentos.

- Para garantir que a peça fique bem ajustada, é essencial tricotar a cava e o reforço, pois recém-nascidos usam fraldas.
- A presença de um elástico na parte inferior do produto será um grande diferencial. Isso garantirá que as calças fiquem mais justas às pernas do bebê, o que ajudará a reter o calor.
- A parte superior do produto é finalizada com um elástico. Para que as calças se ajustem melhor, você pode usar um cordão ou inserir um elástico largo por dentro que não pressione a barriga do bebê.
- Não há necessidade de usar miçangas como decoração. Eles interferirão e causarão desconforto à criança, o que afetará seu bem-estar.
A escolha do modelo é influenciada pela estação a que o produto se destina. Para o verão, calças com padrão vazado são bastante adequadas, e para a estação fria, ponto meia ou ponto meia servem. Um padrão em forma de trança, aran ou cordão pode ser colocado ao longo do centro das pernas. Calças infantis podem ser decoradas com bordados.
Dicas para escolher fios
Depois de escolher um modelo, você precisa selecionar o fio para fazer o novo item. Esta etapa deve ser encarada com responsabilidade, pois a escolha do material determina não só o conforto, mas também a saúde do bebê.

É melhor tricotar calças para um recém-nascido de 0 a 6 meses com fios com as seguintes propriedades:
- suavidade;
- hipoalergênico;
- condutividade térmica;
- higroscopicidade.
Fios naturais são uma boa escolha, mas a lã não é adequada para todas as crianças. O fio de lã é espinhoso e causa irritação e coceira na pele delicada do bebê. É por isso que fios misturados contendo acrílico são frequentemente usados para crianças.
Os fios de acrílico proporcionam maciez e são adequados para peles sensíveis. VITA Briliant, VITA Sapfir, Alise baby wool, Gazzal baby wool, Pekhorka "Children's capriche" são os tipos de fios misturados mais comuns.
Muitas mães preferem produtos de malha para seus filhos feitos de lã merino. Merino é uma raça especial de ovelha, sua lã é hipoalergênica e não causa reações alérgicas em bebês. As desvantagens do fio são seu preço. O custo de um novelo de 50 g começa em 250 rublos. BBB Record, BBB Premier e lã merino australiana da Pekhorka são perfeitas para calças de malha.

Para o período de verão ou baixa estação quente, você pode usar fio de algodão. O fio de algodão puro é áspero ao toque, por isso também é recomendável usar uma composição mista ou algodão que tenha passado por um tratamento especial - mercerização.
O preço desse tipo de fio é pequeno, a gama de cores é variada, o fio é macio e agradável ao toque. A criança se sentirá confortável e conveniente.
O fio de algodão está disponível em muitos fabricantes: algodão Gazzal para bebês e algodão infantil da Pekhorka.
Você não deve usar fio 100% acrílico para tricotar itens infantis. O fio sintético não aquece e cria um “efeito estufa”. Fios de pelo longo, como angorá, mohair, etc., não são adequados para bebês.
Materiais e ferramentas necessários
Depois de decidir o fio para o modelo escolhido, você precisa preparar as ferramentas necessárias.

Calças para recém-nascidos de 0 a 6 meses são tricotadas com as seguintes ferramentas:
- agulhas de tricô circulares em cordão de 80 cm, com diâmetro correspondente à densidade do tricô;
- um conjunto de 5 agulhas de ponta dupla com o diâmetro apropriado;
- gancho;
- fita métrica;
- agulha;
- faixa elástica larga, se exigida pela modelo;
- marcadores;
- tesoura.
Medidas, cálculo da densidade de tricô
Para tricotar as calças você precisará das seguintes medidas:
Circunferência da cintura | Altura do degrau | Altura do assento | Comprimento do produto | |
0-3 meses | 44 cm | 13 cm | 15 cm | 34 cm |
3-6 meses | 46 cm | 14 cm | 16 cm | 36 cm |
Antes de começar a trabalhar, você deve tricotar uma amostra de aproximadamente 15 x 15 cm para determinar a densidade do tricô. A amostra resultante é lavada e seca.
Usando uma régua ou fita métrica, conte o número de laçadas em 10 cm na horizontal e na vertical. Em seguida, o número resultante é dividido por 10. É assim que a densidade de tricô é obtida. Com base nesses indicadores, é calculado o número de laçadas necessárias para tricotar o produto.
Exemplo:
- em 10 cm 20 laçadas na horizontal. Densidade de tricô: 20/10=2 na horizontal;
- em 10 cm 20 laçadas na vertical. Densidade de tricô: 20/10=2 verticalmente.
Opção perfeita
As calças para recém-nascidos de 0 a 6 meses são tricotadas principalmente sem costura. Há duas maneiras: de cima e de baixo. As opções são discutidas com mais detalhes abaixo.
Calças de tricô de cima para baixo
Primeiro, você precisa decidir o número de laçadas necessárias para começar a tricotar. Para fazer isso, faremos os seguintes cálculos. Multiplique a medida da cintura pela densidade do tricô e adicione 3 cm para facilitar o ajuste. Vejamos um exemplo específico.


Montar usando agulhas circulares:
- (0-3 m) 44*2+3*2=94 laçadas 1 laçada para fechar em torno de 95 laçadas
- (3-6 m) 46*2+3*2=98 laçadas+1 laçada para fechar cerca de 99 laçadas
Fechamos as alças em círculo e tricotamos um elástico de cerca de 3 cm de largura. Existem muitas opções para tricotar elásticos.
Vejamos alguns deles:
- Tricotar elástico alternando as alças da frente e de trás 1x1 ou 2x2.
- Tricotar um elástico oco, que permita inserir um cordão dentro, ou um elástico largo, para que a calça não caia do bebê.
No primeiro caso, você precisa fazer um furo para a renda. Então, as laçadas são montadas, o tricô é conectado em um círculo, penduramos um marcador para determinar o início da carreira e tricotamos 4,5 cm com laçadas frontais.
Dividimos o tricô ao meio, determinamos onde ficarão os furos para a renda - pcálculos:
- (0-3 meses) 94/2=47 voltas, 47-1=46; 46/2=23; 23-2=21
- (3-6 meses) 98/2=49 voltas, 49-1=48; 48/2=24; 24-2=22

Explicações: 1 laçada é a central, encontramos o meio, recuamos 2 laçadas do meio - esta é a distância entre os furos.
Após receber os cálculos, passamos a tricotar a próxima carreira:
- Tricotar 20 (21) laçadas, depois tricotar 2 laçadas juntas, fazer uma laçada, tricotar 5 laçadas, fazer uma laçada, tricotar 2 laçadas juntas, 20 (21) laçadas, pendurar um marcador, separando assim a parte da frente da calça da parte de trás, tricotar as laçadas restantes até o marcador.
- Na próxima carreira, as laçadas precisam ser tricotadas de modo que seja formada uma abertura para a renda. Tricotar mais 1,5 cm com a superfície da frente.
- Se você planeja usar um elástico largo em vez de uma renda, neste caso, não são feitos furos, mas sim um ponto meia de 6 cm de altura.
- Agora você precisa conectar o início do tricô com as laçadas da agulha de tricô para obter um elástico oco, no qual a renda será inserida posteriormente. Para fazer isso, tricote uma laçada da agulha de tricô junto com a laçada retirada do início do tricô. Tricotamos de maneira semelhante até o final da carreira.
- Se você planeja inserir um elástico dentro do cinto, as últimas laçadas não são conectadas ao início da carreira para deixar uma abertura por onde o elástico pode ser passado.

- Quando todas as laçadas estiverem conectadas, passamos a tricotar o broto. O broto para recém-nascidos é feito com aproximadamente 2-3 cm. A densidade de tricô vertical é multiplicada pela altura do broto e, assim, obtém-se o número de carreiras de virada para tricotá-lo.
- Cálculos: 3cm*2=6.
- Dividimos o número de carreiras de virada por 2 e obtemos o número de pontos de virada do tricô. Neste caso são 3.
- Tricotar 47 (49) laçadas frontais até o marcador - estas são as laçadas traseiras, depois mais 2 laçadas frontais depois do marcador e virar o tricô.
- Retiramos a primeira laçada e a puxamos para longe de nós pelo fio, de modo que uma laçada dupla seja formada na agulha de tricô, em outras palavras, enrolamos a linha para longe de nós ao redor da agulha de tricô e tricotamos uma fileira de laçadas em tricô até o marcador, depois do marcador tricotamos mais 2 laçadas em tricô e viramos o tricô.
- Novamente, remova a primeira laçada e puxe a linha em sua direção para criar uma laçada dupla na agulha de tricô. Tricotar com as alças da frente até formar uma alça dupla. Tricotamos uma laçada dupla com uma laçada frontal, pegando o fio de baixo, depois tricotamos mais 2 laçadas frontais e viramos o tricô.
- Tricotamos até formar uma laçada dupla, que precisamos tricotar em tricô, mas precisamos pegar o fio por baixo, ou seja, a agulha de tricô é inserida de baixo para cima, tricotamos mais 2 laçadas e fazemos uma volta. Fazemos mais 2 pontos de virada em ambos os lados, a distância entre os pontos é de 2 voltas. O broto está pronto.
Agora você precisa determinar o centro das partes frontal e traseira, marcando-o com um marcador.
Ao longo das alças centrais da frente e de trás, os aumentos são feitos a cada 1,5 cm. Assim, são tricotados aproximadamente 13 (14) cm - esta é a altura do degrau. Em seguida, o reforço é tricotado. O reforço é uma espécie de triângulo na frente e o mesmo atrás.
Para tricotá-lo, você precisa fazer aumentos em cada segunda carreira a partir da laçada central, formando um triângulo, cujo ápice é a laçada central, e na base deve haver de 7 a 9 laçadas. Removemos as alças do reforço e colocamos em uma agulha de tricô ou linha adicional.
Em seguida, dividimos o tricô em pernas separadas. Transferimos os pontos para agulhas de duas pontas e tricotamos em círculo com o ponto da frente no comprimento da perna sem levar em conta o elástico; se desejar, você pode fazer diminuições. O comprimento da perna é calculado da seguinte forma: comprimento do produto menos a altura do degrau 34 (36) - 13 (14) = 21 (22), do resultado subtraímos a altura do elástico, aproximadamente 5 cm. Obtemos aproximadamente 16 (17) cm.
Na próxima carreira, você pode fazer diminuições ainda maiores para que o elástico fique mais estreito e se ajuste melhor à perna. Para fazer isso, a cada 3 laçadas, você precisa tricotar 2 laçadas junto com a da frente, calcule as diminuições para que o número de laçadas restantes seja um múltiplo de 2.
Em seguida, tricotamos um elástico 1x1 de 5 cm de altura, fechando as laçadas de qualquer maneira. Tricotamos a segunda perna usando o mesmo algoritmo. Conectamos as alças restantes do reforço com uma agulha usando um ponto laçada a laçada. As calças estão prontas, só falta passar um elástico ou uma renda, que pode ser feita em crochê com alças de ar.
Calças de tricô de baixo para cima
Cada perna é tricotada separadamente em 5 agulhas de ponta dupla:
- Monte 36 pontos, feche o tricô em círculo, pendure um marcador para marcar o início da carreira e tricote um elástico 1x1.
- Tricotar por cerca de 5 cm. Em seguida, passe para a superfície frontal, fazendo aumentos a cada 3 voltas. Tricotar 16 (17) cm.
- Agora você precisa fazer aumentos para o reforço, para isso, no início da carreira marcada com um marcador, fazemos uma laçada, e no final da carreira, antes do marcador, também fazemos uma laçada, assim, o número de laçadas aumenta tanto na parte da frente da perna quanto na parte de trás. Os aumentos são feitos em cada linha. Dessa forma são tricotadas 3 carreiras.

Quando ambas as pernas estiverem prontas, você precisa conectar o tricô. Transferimos as alças de uma perna para agulhas de tricô circulares, adicionamos alças adicionais ao reforço, 4 alças para a parte da frente e 4 alças para a parte de trás, depois também removemos as alças da segunda perna para as mesmas agulhas de tricô e fechamos o tricô em um círculo. Tricotar em círculo 13 (14) cm. Os laços adicionais precisarão ser conectados com uma agulha no final do trabalho.

Em seguida, o broto é tricotado ao longo da parte de trás das calças. Quando o broto estiver pronto, tricote um elástico de cerca de 5 cm de comprimento. Você também pode finalizar o produto com um elástico oco, para que seja possível inserir uma renda ou um elástico largo em seu interior. Para fazer isso, tricote uma largura dupla do cinto; se forem planejados buracos, faça-os no meio. Em seguida, as alças abertas são costuradas com uma costura de malha horizontal.
Com costura
Calças para recém-nascidos de 0 a 6 meses podem ser tricotadas usando um método que envolve costurar duas partes. Neste caso, para conectá-los, é preciso escolher uma costura que não fique muito apertada, para não causar desconforto ao bebê.

Tricô:
- O tricô começa de baixo. Monte 36 pontos. E tricotamos elásticos de 5 cm em carreiras viradas.
- Em seguida, fazemos aumentos pares a cada 3 voltas. Tricotar 16 (17) cm com a parte da frente, você pode fazer aumentos se pretender afinar a calça em direção à parte de baixo.

- Em seguida, são feitos aumentos na cava em cada carreira, no início e no fim. Então tricotamos 5 carreiras.
- Em seguida, tricotamos novamente com a superfície da frente, fazendo diminuições ao longo da parte da frente da perna, uma laçada a cada duas carreiras, fazendo assim diminuições 3 vezes.
- Em seguida, tricotamos com a superfície frontal. A altura do início das diminuições até o topo do produto é de 13(14) cm. Deixamos os laços abertos.

A segunda parte é tricotada usando o mesmo princípio. Depois costuramos as pernas separadamente e depois as juntamos. Transferimos as alças abertas para agulhas de tricô circulares. Um broto é tricotado na parte de trás das calças. Em seguida, um elástico ou cinto é tricotado em círculo.
Modelo a céu aberto
O modelo vazado de calças é adequado para o período de verão, é tricotado principalmente para meninas. Para este modelo não há necessidade de fazer um estreitamento na parte inferior; a melhor opção seria um modelo largo e espaçoso, com um padrão vazado tricotado na lateral da perna que a artesã mais gostasse.

Este modelo também pode ser tricotado das maneiras descritas acima. É melhor decorar a parte inferior do produto com algum tipo de padrão ou ponto meia para que a superfície frontal não enrole. Você pode fechar os laços de qualquer maneira conveniente.
Calças de macacão de malha
As calças não caem do bebê, pois são fixas, e as costas ficarão sempre fechadas, o que é muito importante nos primeiros 0-6 meses. Portanto, este modelo é muito conveniente para recém-nascidos. Há um grande número de variações de tricô deste modelo.
Vejamos um deles:
- O tricô começa da cintura para baixo e depois da cintura para cima.
- Para este modelo, monte 95 (99) pontos usando fios de descarte.
- Tricotar (18) 20 cm em ponto meia e depois tricotar a cava.
- Quando houver 7 a 9 laçadas na base do reforço, nós as transferimos para uma agulha de tricô adicional.
- Dividimos o tricô em 2 pernas. Transferimos as laçadas para agulhas de ponta dupla e começamos a tricotar 16 (17) cm.

- Finalizamos a parte inferior com um elástico.
- Tricotamos a segunda perna da mesma maneira. Conectamos as alças do reforço com um ponto de alça a alça.
- Vamos voltar ao início do tricô. Retiramos o fio residual e transferimos as laçadas abertas para agulhas de tricô circulares.
- Encontramos o meio da parte da frente da calça e penduramos um marcador. A partir do meio, medimos aproximadamente 9 cm em 2 direções, se em laçadas, então são 18 laçadas em direções diferentes e marcamos com marcadores. Este será um babador. Pode ser tricotado com a superfície frontal, bem como com qualquer padrão que você desejar.
- As alças restantes são tricotadas com um elástico. Tricotamos cerca de 5 cm de elástico e um babador em círculo, depois de tricotar as alças do babador, fechamos as alças do elástico de qualquer maneira conveniente e tricotamos apenas o babador. Sua altura é de aproximadamente 15 cm, dependendo do modelo a altura pode ser alterada, ficando um pouco mais baixa ou vice-versa.
O próximo passo é tricotar as alças. Eles podem ser removíveis ou tricotados a partir das alças do babador. A largura e o comprimento das tiras são calculados experimentando-as. Na ponta das alças é necessário fazer um furo para os botões. O estágio final na produção de qualquer produto de malha é o tratamento térmico úmido.
Calças de malha para recém-nascidos devem ser lavadas em água morna e com detergentes líquidos adequados para bebês de 0 a 6 meses.
Você também precisa enxaguar em água morna para não danificar os fios. O produto deve ser seco na posição horizontal, espalhado sobre um tecido leve de algodão.
Vídeo sobre calças de tricô para recém-nascidos
Calças de malha para recém-nascidos: