Guardanapos de crochê feitos à mão, almofadas de sofá, toalhas de mesa para mesas retangulares ou redondas, bem como vários tipos de organizadores permitem decorar e complementar quase qualquer interior.
Seleção de materiais e ferramentas
Os fios e as ferramentas de trabalho são selecionados com base na finalidade do produto final. Tradicionalmente, as toalhas de mesa são tricotadas com fios de algodão. Para uma toalha de mesa clássica, a opção ideal é o algodão mercerizado liso com espessura de fio de 400 a 600 m por 100 g.
Agulhas de metal de diferentes tamanhos são adequadas para trabalhar com esse tipo de fio. O diâmetro da ferramenta é selecionado individualmente, com base na densidade específica do tricô e nas recomendações do fabricante do fio (elas estão indicadas nas etiquetas).
Por exemplo, para uma linha com espessura de 400 m/100 g, são adequados ganchos de nº 1 a 2,5. Você pode tricotar com fio fino com metragem de 600 m/100 g usando agulhas nº 0,5; 0,9; 1,25 ou mesmo 1,5 e 2.

Quanto mais fino o anzol, mais denso será o tecido, e vice-versa: quanto maior o calibre da ferramenta, mais solta e macia será a toalha de mesa. A amostra deve ser medida somente após WHT (tratamento térmico úmido).
O algodão tende a encolher após a lavagem, então somente uma amostra completamente seca fornecerá números reais para cálculos. Como alternativa ao algodão, você também pode escolher outras composições de fios, como viscose, bambu, linho, seda ou tipos mistos de materiais.
Uma toalha de mesa de crochê para uma mesa retangular será prática e durável se você tricotá-la com fio sintético (poliamida, microfibra). Esses materiais são fáceis de remover a sujeira e mantêm sua forma. No entanto, você não deve usar acrílico, pois ele pode esticar, ficar fofinho e perder sua aparência atraente com o tempo.
As mesmas recomendações ajudarão você a escolher o fio para uma toalha de mesa em estilo moderno, com a diferença de que há maior liberdade na escolha de cores e texturas. O consumo total de material para um produto específico só pode ser determinado após a pesagem da amostra. Você precisa calcular a área da amostra, compará-la com a área da futura toalha de mesa e então calcular a quantidade de fio.

Por exemplo: a amostra tem uma área de 10x10 cm (100 cm2) e pesa 5 g, e o produto final deve ter 180 cm de comprimento e 160 cm de largura (28800 cm2). Se dividirmos a área da toalha de mesa pela área da amostra, verifica-se que no produto final caberão 288 amostras de 5 g cada. Portanto, para tricotar a toalha de mesa, você precisará de 1440 g de fio (desde que a densidade da artesã permaneça a mesma do tricô da amostra).
Técnica de crochê para toalha de mesa retangular
Toalhas de mesa com bordas vazadas, montadas a partir de motivos, feitas com padrão de filetes ou com bordados adicionais são consideradas clássicas. Geralmente são produtos de uma única cor feitos de materiais naturais.
Uma toalha de crochê para uma mesa retangular também pode ser mais moderna. Nesse caso, ele deve ter uma aparência completamente diferente: um mínimo de padrões e um design lacônico, cores brilhantes (embora tons básicos simples sejam frequentemente usados), um pequeno número de orifícios vazados.
Todas as opções possíveis para fazer uma toalha de mesa retangular podem ser combinadas em 3 grandes grupos:
- Tricotar um pedaço inteiro de tecido.
- Combinação de motivos individuais.
- Formação da zona central e fixação da fronteira.
Fazer uma toalha de mesa usando o primeiro método será o mais fácil e é ideal para tricoteiras iniciantes. Eles podem ter algumas dificuldades no início do trabalho, pois as primeiras fileiras serão muito longas.
A vantagem dessa técnica é que o tamanho do produto acabado fica imediatamente visível, pode ser medido e, se necessário, ajustes podem ser feitos. O primeiro tipo de toalha de mesa inclui itens feitos com diversas malhas, padrões simples, bem como modelos que utilizam a técnica de filé.
Os padrões de filé são combinações de células vazias (ponto alto, 1 ponto corrente) e preenchidas (2 pontos altos).Uma toalha de mesa de crochê para uma mesa retangular usando a técnica de crochê filé é tricotada rapidamente. Há muitos padrões diferentes.

Alguns deles são um rapport de 10 a 30 voltas e linhas, que devem ser repetidas para obter uma tela grande. Outros incluem um padrão para a peça inteira e podem ter centenas de voltas e linhas. Você pode adaptar padrões de bordado monocromáticos para tricotar uma toalha de mesa original e incomum usando a técnica de tricô filé.
O segundo método de tricotar toalhas de mesa é um dos mais populares, pois é mais fácil montar uma toalha de mesa retangular a partir de motivos quadrados. Mas também há outras opções: círculos de tamanhos diferentes, triângulos, hexágonos, octógonos, listras e elementos de formas irregulares.
Se a toalha de mesa for montada a partir de módulos redondos, serão selecionados motivos de 2 tamanhos. A tela principal consiste em grandes círculos, e as lacunas são preenchidas com pequenos elementos. Ao trabalhar com figuras não padronizadas, você precisa pensar com antecedência sobre o formato que a tela final terá.
Para formar bordas e cantos perfeitamente uniformes, muitas vezes é necessário tricotar metades e quartos de módulos. Tricotar uma toalha de mesa com motivos abstratos requer experiência, perseverança, boa imaginação espacial e tempo.

Como os motivos são feitos separadamente, cada um tem pelo menos 2 pontas. Elas precisam ser escondidas com segurança no final do trabalho para que a tela pareça inteira e organizada.
Muitos artesãos experientes recomendam usar uma agulha para esses fins, em vez de esconder os fios dentro dos postes de crochê. Se as pontas dos fios não estiverem bem escondidas, elas aparecerão rapidamente na superfície da toalha de mesa após a primeira lavagem.
Não queime as pontas do fio aparado. Se estivermos falando da composição natural do material, então ele não derreterá, mas queimará. No entanto, mesmo o fio sintético não deve ser queimado, pois a bola derretida se destacará na tela em cor e textura (você obterá um pedaço preto e duro).
A conexão de motivos em uma única peça é um momento importante. Existem várias maneiras de montar módulos em uma toalha de mesa: costure os elementos tricotados separadamente com uma agulha, use uma agulha de crochê para o mesmo propósito ou conecte os motivos ao tricotar a última carreira.

Você pode costurar os módulos com uma agulha ou agulha de crochê somente quando a última fileira tiver um contorno claro ou for uma linha reta. Por exemplo, as arestas retas de um quadrado, hexágono ou octógono. Todas as bordas têm o mesmo tamanho e são fáceis de combinar e costurar.
Primeiro, os motivos finalizados são dispostos em uma superfície plana horizontal com o lado avesso para cima, os elementos adjacentes são fixados com alfinetes e depois costurados. É mais conveniente costurar os motivos em tiras e depois conectá-los. Na etapa final, as costuras da toalha de mesa acabada são passadas de dentro para fora ou simplesmente vaporizadas.
Para conectar os motivos ao tricotar a última carreira, você deve escolher padrões que terminem em "picot". Este elemento (loop) é composto por 3 laços de ar que possuem uma base.
Para combinar 2 motivos, você precisa tricotar o 1º completamente e prender o 2º ao primeiro da seguinte maneira:
- tricotar a 1ª laçada "pico";
- insira a agulha no picô do 2º motivo e faça um pino de conexão;
- terminar de tricotar o "picot" no 1º motivo (fazer a 3ª laçada).
É importante garantir que os elementos da toalha de mesa estejam posicionados corretamente para que todos os "picts" fiquem conectados em pares.
Tamanhos e formas
Uma toalha de mesa de crochê para uma mesa retangular também deve ter um formato retangular, mas suas bordas podem ser irregulares. Isso acontece quando a tela é composta por motivos redondos ou poligonais e não há pequenos elementos para alinhar o contorno. Bordas irregulares não são consideradas um erro, porque não existe uma amostra padrão ou ideal.
Toalhas de mesa feitas com motivos quadrados ou conectadas por uma única peça têm contornos claros. A borda fica perfeita porque o produto final foi amarrado com várias carreiras circulares de pontos baixos. Em seguida, uma borda vazada é adicionada ou o acabamento mais simples é deixado.
O produto fica bonito e apropriado somente quando cobre completamente a mesa e fica pendurado nas bordas a uma altura suficiente (de 20 a 40 cm).
Ao calcular o comprimento e a largura da toalha de mesa, você precisa adicionar o comprimento da saliência, multiplicado por 2, aos parâmetros da mesa correspondentes.
Se o produto final tiver bordas muito irregulares, é melhor incluir saliências maiores em seu tamanho. No caso em que todas as bordas do produto serão decoradas com franjas feitas de borlas, espirais ou outra decoração longa, elas devem ser adicionadas ao comprimento total da saliência (para que a franja não comece no próprio tampo da mesa).
Se a toalha de mesa acabada não for grande o suficiente para uma mesa retangular, ela pode ser virada em um ângulo de 90 graus e colocada sobre outra toalha de mesa (têxtil). Essa técnica funciona melhor com telas quadradas.
Como ler diagramas corretamente
Dependendo do tipo de toalha de mesa escolhida, o esquema gráfico pode incluir 1 ou vários rapports (elementos que precisam ser repetidos em largura e altura), um motivo separado (redondo, quadrado ou poligonal) ou uma imagem esquemática de todo o produto.
Padrões grandes para toda a toalha de mesa são raros; elas geralmente são feitas para padrões de grande escala na técnica de filete ou em casos onde uma combinação de vários ornamentos mais simples está sendo projetada. Muito mais comuns são padrões de módulos e designs simples.
Para trabalhar com imagens gráficas de padrões, é necessária uma chave (decodificação de símbolos). Ele está anexado ao diagrama e contém uma explicação verbal dos símbolos usados. Diferentes designers podem usar símbolos comuns e seus próprios ícones exclusivos.
Os padrões feitos para tricotar em carreiras retas e viradas são lidos da seguinte forma:
Numeração de linhas | Característica de tricô |
0ª linha | Corrente de laços de ar |
1º e todo ímpar | Da direita para a esquerda |
2º e todo par | Da esquerda para a direita |
A numeração é colocada à direita e à esquerda do diagrama. Nos padrões para motivos circulares, cada fileira também é numerada, mas os números estão localizados dentro do padrão, perto do início de cada fileira. As carreiras circulares começam com alças de elevação (1, 2, 3 e mais) e sempre terminam com um ponto baixíssimo. Isso faz com que as linhas pareçam organizadas e acabadas.
Como tricotar uma toalha de mesa a partir de motivos
O processo de criação de um grande produto a partir de módulos individuais pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Medindo a mesa, calculando o tamanho da futura toalha em centímetros.
- Selecionando o fio e a agulha.
- Tricotar um motivo, lavar, secar, medir.
- Calculando o número de motivos que irão compor a toalha de mesa. Também é importante levar em conta a largura da borda se ela for planejada para um produto específico.
- Tricô sequencial de todos os motivos e sua conexão.
- Trabalhando com pontas de fios.
- Encadernação de toalha de mesa.
- Lave, seque, passe a ferro ou passe a vapor.
É essencial esconder as pontas dos fios antes de realizar o VTO, assim eles ficarão firmemente fixados na posição desejada. Não passe a peça a vapor nem a ferro em seções.
O melhor é colocá-lo no chão ou na cama, prendendo as bordas se necessário, e depois expô-lo ao vapor. Caso contrário, você pode acidentalmente deformar parte do produto e fixá-lo nesse estado.
Toalha de mesa vazada para mesa retangular
O início de cada motivo, tricotado em círculo, é uma corrente de alças de ar (AL). Ela é fechada em um anel com um ponto baixíssimo (PP) e então começa a 1ª carreira.
Para tricotar um motivo de tamanho médio, você precisa fazer um anel de 10 VPt e seguir a descrição:
- VPt para levantar, 14 pontos baixos (PB) no anel.
- VP para elevação, * 15 VP, pule 1 laçada de base, 1 pb *. Repita parte da descrição de * a * 7 vezes. Em vez do último STbN, execute PSt no primeiro VPt.
- Tricotar 5 pb no arco formado pelo VP da 2ª carreira. Faça 3 pontos altos duplos (1pb) no arco. Sob as alças do próximo arco e de todos os outros arcos, tricote 10 ST1N. Complete a carreira com pbx.
- 3 VPt para subir ao nível da próxima carreira, 8 ST1N, 5 VPt, * 8 ST1N, 5 VPt *. Repita parte da descrição de * a * 6 vezes. No final da carreira, faça um PSt.
- 4 VPt de subida, 5 ST1N com topo comum, 10 VPt, * 6 ST1N com topo comum, 10 VPt *. Repita a parte da descrição de * a * 6 vezes e termine a linha com PST.
- A fase final. É necessário executar cuidadosamente os cantos e não esquecer, ao realizar o picô, de conectar o motivo com os elementos já finalizados. * 3 STbN, pico de 3 VPT *. Repita esta parte da descrição 3 vezes no processo de amarração do arco nº 1.
- Amarre o arco nº 2 da mesma maneira. Ao amarrar o arco nº 3 (canto do motivo), siga as instruções: 3 VP, 3 STbN, picô de 3 VP, 3 VPt, vire o trabalho e tricote 12 VPt, prenda esta corrente no meio do arco nº 2, vire o trabalho e amarre a corrente recém-feita da mesma forma que os arcos nº 1 e nº 2.
- Em seguida finalize a amarração do arco nº 3: 3 STbN, um pico de 3 VPT, 3 STbN. Amarre os arcos n.º 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 13, 14 e 16 da mesma forma que o arco n.º 1. Os arcos n.º 7, 11 e 15, bem como o arco n.º 3.
O bom de uma toalha de mesa feita com esses motivos é que ela fica linda mesmo sem borda.
Toalha de mesa simples para mesa retangular
Toalhas de mesa para mesas retangulares geralmente são feitas de crochê usando padrões simples - são quaisquer padrões de grade, padrões básicos usando a técnica de crochê filé ou as chamadas "aranhas".
Tricotando uma toalha de mesa simples:
- medidas de mesa, cálculos das dimensões do futuro produto em centímetros;
- tricotar uma amostra com o fio e o padrão selecionados (pelo menos 3-4 rapports de largura e cerca de 10 cm de altura);
- cálculo do produto em laçadas e carreiras, determinação do número de relações em largura e altura;
- conjunto de alças de ar para a primeira fileira;
- tricotar o tecido da toalha de mesa com o padrão selecionado, de acordo com os cálculos feitos anteriormente;
- acabamento do produto. Amarração com várias carreiras de STbN. Nos cantos, você precisa tricotar 3 STbN a partir de 1 laçada de base.
Na fase final, a toalha de mesa deverá ser submetida à OMC.
Toalha de mesa festiva
Toalhas de mesa com bordas vazadas ao longo das bordas parecem elegantes e festivas.
Tricotar um produto desses é bem simples:
- você precisa fazer uma toalha de mesa simples com qualquer padrão ou grade;
- o retângulo acabado deve ser amarrado com várias fileiras de STbN, isso alinhará os contornos e fixará o formato do produto;
- amarre a toalha de mesa com qualquer borda que desejar. Vale a pena tricotar uma amostra da borda com antecedência e calcular quantas voltas da encadernação serão necessárias. Se os rapports completos “não couberem”, você pode alterar ligeiramente a largura e a altura da base retangular.
Não tenha medo de ajustar o tamanho da toalha de mesa para combinar com as repetições do padrão. Isso permitirá que você obtenha um produto realmente limpo e de alta qualidade.
Padrões de tricô para elementos decorativos para toalhas de mesa
Se desejar, o produto final pode ser decorado com decoração adicional:
- miçangas e lantejoulas;

- bordado;
- apliques de flores e folhas de crochê.
É fácil encontrar moldes para pequenos motivos florais, cones e espirais, e muitos deles estão disponíveis gratuitamente. Em um interior moderno, uma toalha de mesa de crochê simples e de uma única cor sobre uma mesa retangular é mais apropriada, por isso é importante não exagerar.
Autor: Anna Ocean
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre toalha de mesa de crochê
Toalha de mesa de crochê - padrões de tricô:
https://www.youtube.com/watch?v=NxNBXUnechM
Uma toalha de mesa feita à mão em crochê é uma ótima maneira de decorar uma mesa, dando ao ambiente um ar acolhedor e uma atmosfera favorável de calma e conforto. Gosto especialmente das versões rendadas feitas com fio branco.