Desenhar pessoas é considerado uma das atividades mais difíceis nas artes visuais. É por isso que artistas iniciantes geralmente preferem usar esboços ou imagens para copiar. Mas mesmo neste caso, é necessário retratar corretamente a pose de uma pessoa, entender as proporções, o que significa que é necessário ter pelo menos conhecimentos básicos de anatomia e ser capaz de transmitir corretamente movimentos dinâmicos e emoções. Nos esboços tudo é muito mais simples e, se você souber algumas sutilezas, obterá desenhos muito incomuns e elegantes.
O que é esboçar
O esboço é uma direção específica das belas artes, que consiste em desenhar muito rapidamente, sem detalhes. Durante o trabalho, é criado um esboço, ou seja, um rascunho da imagem futura, que ao mesmo tempo deixa claro o que exatamente o artista queria demonstrar.
Ao mesmo tempo, é necessário que uma pessoa dedique o mínimo de esforço e tempo para criar tais pinturas. Estamos falando de desenhos bastante simples, que são apenas algumas linhas e formas geométricas simples. Um desenho rápido pode ser complementado com algum texto.
Como desenhar pessoas corretamente
Para criar um esboço, você precisa seguir algumas regras simples.
Mantendo proporções
Para entender rapidamente como exatamente as proporções do corpo humano são formadas, basta dividir uma folha de papel em 8 partes iguais. Depois disso, você precisa representar uma pessoa como mostrado na imagem abaixo, de modo que cada zona fique em um determinado quadrado.

Esse tipo de régua pode ser usado ao criar o esboço em si, após o qual as linhas extras são simplesmente excluídas.
Características da estrutura esquelética
Esboços de pessoas para cópia serão úteis para entender como a imagem é construída. Mas você também precisa ter uma ideia do esqueleto humano. Neste caso, o desenho já discutido acima também ajudará.
A 8ª divisão deve ser ocupada pela cabeça, após a qual vale a pena destacar o peito, que representa mais dois desses segmentos. A pélvis está localizada aproximadamente no nível da 4ª divisão, e os joelhos na 3ª. Bem no fundo estão os pés.
Essas são as proporções aproximadas de um esqueleto humano padrão, o que é suficiente para fazer um esboço. Se um artista iniciante planeja criar muitas dessas imagens, ele não vai querer fazer o forro toda vez.
Depois você pode prepará-lo em um editor gráfico e simplesmente imprimi-lo em uma folha de papel. Basta colocar esse modelo sob a folha na qual o novo esboço será criado.
Formato do corpo
Artistas iniciantes muitas vezes cometem o mesmo erro, ou seja, tentam desenhar imediatamente o formato do corpo. Mas você não deve criar linhas no primeiro estágio. Primeiro, você precisa esboçar as proporções, distribuir os principais elementos do esqueleto e só então começar a desenhar os músculos em forma de ovais.
Só então a imagem ficará mais harmoniosa.
Detalhamento
Depois que todos os elementos principais estiverem criados, você pode começar a conectá-los usando linhas suaves, removendo as diretrizes extras criadas nos primeiros passos.

Ou seja, a princípio você obtém uma espécie de homenzinho, composto apenas de linhas e figuras simples, e depois de literalmente alguns segundos, uma silhueta completa aparece.
Para fazer com que seus desenhos pareçam mais dinâmicos, é recomendável experimentar poses diferentes. Quanto mais complexos forem, mais interessante o esboço parecerá.
Quais materiais serão necessários?
Esboços podem ser criados usando uma variedade de ferramentas. Mas existe um padrão definido para um artista iniciante.
Ferramenta de desenho | Peculiaridades |
Papel | É melhor usar um caderno pequeno, chamado de caderno de desenho. Geralmente é feito de papel de alta qualidade e tem uma capa bastante grossa. Graças às suas pequenas dimensões, você pode levar este notebook com você. Se você tiver uma ideia interessante, você sempre pode criar esboços. |
Lápis simples | Deve-se dar preferência a um lápis com mina macia marcada 3B ou 2B. Você também pode usar lápis de cor para adicionar mais brilho ao esboço. Mas, via de regra, tais imagens são feitas em preto e branco. |
Marcador preto | Você pode usar um marcador grosso ou um marcador mais fino (destinados a escrever texto). Usando a ferramenta, você pode adicionar contornos quando a imagem estiver pronta. Isso permitirá que você destaque os principais elementos da imagem. |
Tintas aquarela | Em esboços, eles são usados apenas parcialmente, ou seja, o artista pinta apenas algumas áreas da imagem para enfatizá-las. Há também pinturas em esboços coloridos, mas elas não parecem tão impressionantes. |
Apagador | Durante o trabalho, qualquer artista precisa remover linhas desnecessárias, então não dá para ficar sem uma boa borracha.
No entanto, você não deve exagerar ao trabalhar com a borracha, já que o princípio básico do esboço é criar desenhos descuidados que sejam feitos o mais rápido possível. |
Classificação de lápis por maciez
Existem vários níveis de maciez do lápis, bem como um sistema universal para nomear a dureza. A escala europeia é comumente usada, onde B significa macio, H significa duro e HB significa médio-macio.
Você também pode encontrar lápis marcados com a letra F. Esta é a média entre H e B.
As letras geralmente são precedidas por números. Elas indicam o grau em que o lápis é macio ou, inversamente, duro. Se você pegar uma ferramenta marcada com 4B, isso significa que ela será 4 vezes mais macia do que o lápis que simplesmente diz B. O mesmo vale para outras classificações.
Lugar para desenho
Esboços de pessoas para copiar ajudarão artistas iniciantes a desenvolver seu próprio estilo. É melhor criar imediatamente uma atmosfera ideal para o trabalho. Será muito mais conveniente para um artista iniciante criar seus primeiros esboços em casa.
Além disso, você sempre pode pedir para um membro da família servir de modelo. Mas mesmo que sua família não tenha tempo, você sempre pode fazer um esboço rápido apenas observando o que sua família está fazendo.
Dicas úteis para esboçar
Existem algumas recomendações que ajudarão você a dominar mais rapidamente essa interessante área das belas-artes:
- Observação. É necessário desenvolvê-la constantemente observando como as pessoas ficam de pé, andam ou realizam outras ações.
Ao esboçar, a naturalidade é muito importante, então você precisa aprender a transmitir o movimento básico de uma pessoa usando o mínimo de linhas. Seria uma boa ideia assistir a tutoriais de artistas populares para ver como eles fazem esboços.
- Se você não consegue desenhar algum detalhe, por exemplo as mãos, que são um dos elementos mais complexos do corpo, então você pode ver quais técnicas existem para desenhar essas partes.

Você também pode usar fotografias de mãos como cópia. Se você precisa de uma posição específica do membro superior, mas não consegue encontrar uma imagem assim na Internet, você sempre pode usar um celular e tirar uma foto da sua mão no ângulo desejado.
- Os desenhos não precisam ser fotorrealistas. Neste caso, todo o sentido do esboço se perde.
- Artistas experientes recomendam dedicar todo o seu tempo livre à prática. Mesmo que um artista novato só consiga criar dezenas de imagens feias, seus esboços se tornarão cada vez mais bem-sucedidos se ele treinar persistentemente.
Também é recomendável usar apenas um lado do papel. Se for fino o suficiente, será translúcido. Dessa forma, linhas já desenhadas no outro lado da folha podem confundir o artista e tornar seu trabalho de baixa qualidade.
Mas mesmo que o papel seja de boa qualidade e suficientemente grosso, ao desenhar no outro lado, o desenho anterior será apagado, pois começará a entrar em contato com outras folhas do caderno ou com a mesa. Como resultado, as linhas ficam borradas e a imagem parece suja.

Outro motivo é que, se houver apenas uma imagem em cada folha, depois de terminar o caderno de esboços, você pode separar todos os desenhos e colocá-los sobre a mesa ou pendurá-los na parede.
Também é conveniente quando você precisa comparar o resultado. Por exemplo, quando um artista acabou de começar a desenhar e quer entender o quão bem-sucedido é seu progresso.
Outra coisa importante que está presente em absolutamente qualquer imagem é a perspectiva. O esboço não precisa ser fotorrealista, você pode até desviar das regras de proporções e outras nuances, mas a perspectiva é sempre preservada.
Isso significa que se uma árvore na imagem estiver mais próxima e a outra mais distante, a primeira deverá ser significativamente maior em tamanho. Para criar um fundo que pareça muito distante, você pode pintá-lo como se estivesse em meio à neblina.
Além disso, muitos artistas sabem muito bem que quando um objeto se afasta, ele começa a adquirir uma tonalidade levemente azulada.
Se você planeja colorir a imagem no futuro, seria uma boa ideia aprender mais sobre claro-escuro. Quando um artista começa a desenhar, toda a folha de papel já está totalmente iluminada, o que significa que ele deve determinar corretamente onde exatamente as sombras devem estar localizadas.
Isso cria uma sensação espacial da imagem e determina sua forma.
Para aprender mais sobre sombras, você pode assistir a tutoriais ou pegar um objeto e colocá-lo em ângulos diferentes da fonte de luz. Isso ajudará você a determinar claramente onde exatamente os elementos mais escuros devem ficar e onde os mais claros devem ficar.
Em vez de colorir, muitos artistas usam o método de hachura. Isso permite que você defina uma sombra e, ao mesmo tempo, destaque alguns elementos.
Como desenhar um esboço simples de uma pessoa
Esboços de pessoas podem ser encontrados pesquisando por "esboços de pessoas para desenhar", mas será útil entender como eles são criados. Isso permitirá que você não apenas copie imagens mais rapidamente, mas também as crie você mesmo.
Vale a pena começar pelo mais simples:
- Primeiro, desenhe uma linha vertical no centro da folha.
- Agora, para facilitar a navegação pelas proporções, você pode desenhar 8 linhas verticais curtas na mesma distância uma da outra.
- O próximo passo é começar a esboçar a cabeça, os ombros e a área pélvica. Neste exemplo, a pessoa está simplesmente em pé, em um estado relaxado. Esta é a opção mais simples. Mas com o tempo, você pode começar a complicar a tarefa e desenhar outras poses.
- Continuando a adicionar diretrizes, desenhe cotovelos e joelhos. Primeiro, você pode desenhar pequenos círculos (em locais de grandes juntas) e depois conectá-los com linhas.
- Em seguida, continue trabalhando com o esboço, dando-lhe forma. Se você desenhar as mãos como se elas estivessem atrás das costas da pessoa, não precisará desenhar as palmas e as mãos, o que tornará a tarefa ainda mais fácil.
- Agora, partindo da linha central, comece a desenhar as roupas, a linha do cabelo e outros elementos.
- Como este é um esboço muito simples, não há necessidade de tentar alcançar o realismo. Deixe o desenho parecer infantil no começo. As habilidades necessárias surgirão gradualmente.
- Na próxima etapa, adicione dobras, uma gola, desenhe um cinto, botas e outros elementos às roupas.
- Falta acrescentar alguns elementos do rosto.
Só falta remover as linhas extras e o esboço mais simples está pronto.
Esboço de um menino em 5 minutos
Esboços de pessoas para copiar permitem que você entenda que é muito mais fácil desenhar crianças do que adultos.
Por exemplo, vale a pena considerar a opção para iniciantes:
- Este exemplo não possui diretrizes, mas se você usá-las, será muito melhor e mais rápido. Primeiro desenhe uma oval para representar a cabeça. Não é necessário pressionar o lápis com força nesta fase, pois algumas dessas linhas serão removidas mais tarde.
- Agora desenhe um retângulo que se conecte ao oval. Este será o pescoço. Depois disso, desenhe outro retângulo, só que maior, para indicar o corpo.
- No próximo passo, desenhe outro retângulo. Serão calças. Nas laterais do corpo você precisa desenhar 2 retângulos finos e longos para indicar os braços do menino.
- Em seguida, adicione detalhes à imagem adicionando um recorte no suéter e dobras no jeans.
- Só falta adicionar o rosto. Assim como no primeiro exemplo, você não precisa prestar muita atenção aos detalhes. Você só precisa indicar que o personagem tem boca, olhos e nariz.
Ainda faltam alguns detalhes para acrescentar, cabelo. Você pode adicionar um balão ou outros detalhes.
Esboços prontos de pessoas
Os esboços de pessoas para cópia são diferentes entre si. Embora esta seja uma direção relativamente simples de belas artes, ela pode ser muito original, especialmente se você desenvolver seu próprio estilo individual.
Será útil considerar alguns exemplos interessantes:
- Menina sentada. Como você pode ver na imagem abaixo, o artista usou apenas algumas linhas, mas a imagem parece finalizada por um lado e, por outro, é óbvio que o desenho foi criado em apenas alguns minutos.
Desenhar um personagem de costas torna a tarefa muito mais fácil. No exemplo abaixo, a pose está bem desenhada, levando em conta todas as regras de anatomia e posicionamento.


- Menina em um banquinho. Neste exemplo, a pose levemente casual é claramente visível; você pode literalmente sentir como o personagem está sentado. Ao mesmo tempo, o artista usa linhas bastante simples e não busca detalhes e realismo.
- Casal se abraçando. Este exemplo demonstra que basta desenhar uma silhueta grosseira para criar um esboço muito bonito. Parece que o artista deliberadamente fez as linhas ligeiramente tortas, como se sua mão estivesse escorregando. Este é um exemplo claro de esboço.
- Pessoas no ônibus. Se você levar um caderno de desenho, poderá encontrar bons temas para desenhar. Por exemplo, pode ser um rapaz e uma moça que ouvem música no caminho para a escola ou faculdade. A menina tem algum tipo de embrulho nas mãos, possivelmente comida.
Mas o desenho também não é detalhado, o que permite que você mesmo crie uma história.


- Abaixo está outra técnica de esboço. Neste caso, apenas o sombreamento é usado. O artista não removeu as linhas-guia, então você pode ver o princípio pelo qual ele fez as marcações.
Se você olhar atentamente, o autor criou literalmente algumas sombras e nem sequer deu um contorno à imagem. Mas ainda assim, ao olhar para a imagem, fica claro que se trata de uma menina sentada com as mãos cruzadas sobre os joelhos.
- Menina lendo. A principal vantagem do esboço é que não há necessidade de desenhar as partes mais complexas do corpo. Neste exemplo, o autor nem sequer esboçou os olhos e as mãos, mas ainda assim transmitiu perfeitamente a energia da imagem.
Uma garota de cabelo comprido está lendo um livro ou escrevendo algo nele. Você pode usar um marcador fino diretamente para desenhar. A imagem então parece ter sido desenhada com caneta e tinta.


- Close do rosto. A imagem abaixo também demonstra sombreamento. Parece que o artista primeiro desenhou a garota de acordo com todas as regras, detalhou os olhos, trabalhou nos lábios, etc.
E então ele apenas adicionou alguns traços soltos e linhas curvas para tentar dar um novo estilo à imagem. Embora na realidade tenha se revelado uma solução mista, parece muito interessante.
- Um cara com um laptop. Neste exemplo, uma pose bastante complexa é usada e as pernas e os braços são detalhados, e o rosto é desenhado um pouco mais. Portanto, tal imagem deve ser classificada como mais complexa. No entanto, o artista adere ao estilo de esboço. Ele não removeu as guias.
- Um homem sentado. Bastam algumas linhas sinuosas e imediatamente fica claro que a imagem mostra um homem testando a água com os pés. Ao mesmo tempo, os detalhes mínimos são mantidos, as linhas são descuidadas e algumas das guias não são removidas.



Um ótimo exemplo de esboço que captura bem a atmosfera, mas ainda é bastante simples de uma perspectiva de belas artes.
- Close do rosto de um homem. Este exemplo usa régua para criar um rosto detalhado. Ao mesmo tempo, para o rosto em si, o artista usa linhas ásperas e angulares, bem como sombreamentos. O cabelo é desenhado de forma mais casual.
Esta imagem é um ótimo exemplo de quais proporções um rosto deve ter. Você pode usar essa marcação como base e usá-la no futuro.
- Se você usar um lápis bem grosso ou carvão, você pode esfumar um pouco as sombras com o dedo. Isso também permitirá que você use um mínimo de linhas, mas obtenha transições muito bonitas e suaves. Vale lembrar também que as sombras possuem diferentes intensidades, o que fica muito bem demonstrado na imagem abaixo.
Se você escurecer um pouco mais uma parte, os contornos necessários serão criados imediatamente. Os olhos, nariz e lábios da heroína também são desenhados como se fossem feitos de forma muito descuidada. Artistas experientes podem criar esses desenhos em questão de minutos, mas com apenas algumas linhas eles podem conseguir uma semelhança com uma pessoa específica.

Desenhar é uma direção muito interessante. Para dominar a técnica, você deve primeiro tentar desenhar um esboço mais detalhado e depois tentar repeti-lo, mas desta vez muito rapidamente.
Não tem problema se sua mão escorregar e as linhas ficarem com ondulações e outros defeitos. Pelo contrário, isso acrescenta tempero às imagens, tornando-as únicas. Ao mesmo tempo, cada vez que desenhamos o mesmo gráfico, você sempre consegue obter um resultado completamente diferente.
Você pode experimentar com imagens. Por exemplo, adicione algumas cores. Mas você não deve pintar o desenho inteiro. Como no exemplo acima, você pode pintar apenas certas partes, por exemplo, perto das sombras, para destacar certos elementos da imagem.
Gradualmente, você pode começar a procurar esboços mais complexos de pessoas. Eles podem ser usados para copiar ou para ter uma ideia para seu próprio desenho. O principal é praticar sempre que possível.
Depois de aprender o básico de desenho, poses, esqueleto e perspectiva, você pode começar a esboçar com confiança. A princípio pode parecer estranho, mas mesmo esses desenhos têm seu charme.
Vídeo sobre esboços
Esboços de pessoas para copiar: