Um tipo especial de criatividade, o scrapbooking, surgiu no século XVII. e está rapidamente ganhando popularidade entre os fãs de artesanato. Na Internet você pode encontrar diversas master classes para costureiras iniciantes com dicas passo a passo e fotos de trabalhos originais.
O que é a técnica de scrapbooking e para que ela é usada?
Inicialmente, o scrapbooking era baseado no design individual de álbuns de fotos e livros de família. Mais tarde, os artesãos começaram a decorar porta-retratos, capas de documentos, carteiras e bolsas. Como decoração são utilizadas fitas, rendas, miçangas, botões, adesivos temáticos, flores e folhas secas, inscrições de plástico ou madeira.
Como resultado, um álbum comum para armazenar fotos memoráveis pode se transformar em uma enciclopédia exclusiva de aventuras familiares, você pode assinar e marcar suas fotos favoritas com ícones e decorar a capa.
Scrapbooking é uma forma única de criatividade na qual você pode combinar todas as técnicas de artesanato disponíveis (origami, macramê, crochê, bordado, quilling, decoupage, patchwork, dobradura em arco-íris, costura). Para não se perder na grande variedade de opções, os iniciantes devem estudar as técnicas básicas de artesanato que podem ser usadas como ponto de partida para criar um presente único.
Tipos de técnicas:
- Angustiante – envelhecimento artificial das páginas (quando o papel é tingido, bordas rasgadas ou queimadas, rachaduras, abrasões, arranhões, uso de tintas especiais e flores murchas ou secas.
- Relevo – criação de elementos tridimensionais (desenhos convexos, letras, utilização de estênceis ou pó especial para aquecimento e fusão).
- Estampagem – decoração com tinta, carimbos, criando efeitos diversos.
O que você precisa para fazer scrapbooking?
Antes de começar a trabalhar, você deve:
- Determine a direção da ação, ou seja, o que precisa ser criado (álbum, livro, moldura, capa).
- Faça esboços (desenhos) do produto finalizado no papel para entender quais ferramentas e materiais estocar.
- Faça uma lista dos componentes necessários e compre-os em lojas de artesanato ou online (às vezes, leva vários meses para comprar tudo o que você precisa se encomendar elementos raros do exterior).
- Costureiras iniciantes devem seguir os conselhos de mestres experientes em scrapbooking, de preferência passo a passo com fotos.
Materiais
O que você pode precisar para um design criativo (o conjunto depende da ideia):
- papel colorido especial com padrões ou tecido de algodão com estampas brilhantes;
- fitas multicoloridas esculpidas (são uma espécie de renda de papel em fita adesiva);
- adesivos com tema escolhido (infantil, casamento, viagem, animais);
- letras de madeira ou plástico colocadas na capa (ou letras tridimensionais);
- renda de tecido (fita) com velcro ou costurada;
- fitas de cetim de diferentes larguras;
- botões, miçangas, missangas (figuradas e regulares);
- flores e folhas naturais secas (galhos);
- cantos metálicos para fixação das bordas da tampa;
- pequenos pompons (cerca de 1-2 cm de diâmetro) de cores diferentes (podem servir de neve ou de flores);
- restos de pele ou couro (natural ou artificial);
- acessórios de costura (fechos, prendedores, pingentes, strass, ilhós, botões, adesivos termocolantes, correntes);
- papelão grosso colorido (aglomerado);
- conchas, pedras planas, rodas de relógio;
- transferir fotos (tatuagens infantis), moldes, etiquetas de roupas ou da maternidade;
- figuras recortadas em papel (partes de fotografias) ou imagens de ultrassom da gravidez de uma mulher (geralmente usadas para criar álbuns para recém-nascidos).
As opções de combinações de materiais são mostradas nas fotografias:
Ferramentas
Para que a obra final dure muito tempo (e possivelmente seja passada como herança), todos os elementos devem ser fixados com segurança.
O seguinte conjunto de ferramentas ajudará com isso:
- Kit de costura (agulhas, linhas, tesouras de diferentes tamanhos).
- Máquina de costura (se for usado tecido e renda costurada).
- Cola transparente, que é selecionada dependendo do tipo de superfícies de conexão.
Nome da cola | Propósito |
Universal | Para pequenas peças de metal e plástico |
Clerical | Para peças de papel e fotografias |
Em forma de spray | Para superfícies volumétricas |
Almofadas adesivas | Para elevar elementos acima da superfície |
Pistola | Para grandes volumes de trabalho |
Fita dupla face | Colagem de tecido e pequenos elementos |
- Tesoura com bordas curvas (para corte original).
- Um furador moldado (faz furos no formato de uma folha, flor, quadrado, floco de neve) pode ser útil para você mesmo cortar detalhes decorativos de papel colorido.
- Instrumentos de escrita que não desbotam (marcadores de verniz, lápis de aquarela, canetas coloridas de arquivo, tintas).
Esboços prontos para páginas
É difícil imaginar scrapbooking para iniciantes (todos os detalhes importantes são descritos passo a passo com fotos) sem esboços. Em outras palavras, sem um rascunho ou esboço da obra finalizada. Isso permitirá que você veja qual deve ser o resultado final.
Você pode criar seus próprios esboços ou usar opções prontas criadas por especialistas e publicadas na Internet.
Ao fazer um desenho você mesmo, é útil indicar o material necessário. E usando um esboço criado por outros artistas, você pode modificá-lo ou adicionar algo, guiado pelo seu próprio gosto.
Que tipos de esboços podem existir para scrapbooking:
- Retangular (criado para páginas, molduras, capas de documentos, cadernos) em que a base é quadrada. Exemplo na foto:
- Esboços arredondados (desenhado para decorar pratos, cartões postais, molduras redondas ou ovais). Imagem de exemplo:
- Esboços de formas irregulares, combinando diferentes formas geométricas (para criar cartões postais, molduras de fotos complexas), como na imagem:
Ao criar seu próprio esboço, você também precisa decidir o estilo do trabalho. Pode ser um vintage delicado (feito de imagens envelhecidas, moedas antigas, renda amarelada) ou um estilo europeu rigoroso e contido (com decorações mínimas e muitas fotografias recortadas em uma página).
Há também o “shabby chic” (caracterizado por bordas desfiadas, cores suaves, bordas rasgadas e arranhões) ou uma mistura de estilos favoritos de diferentes épocas.
Álbum de fotos para uma criança
Para um armazenamento cuidadoso e atencioso de suas fotos favoritas, um álbum de recortes feito à mão é adequado.
Masterclass passo a passo
Para criar um álbum infantil universal adequado tanto para meninos quanto para meninas, é necessário dividir o processo em etapas:
Planejando todo o trabalho
Se você tiver uma ideia do resultado desejado, precisará desenhar um layout detalhado da capa e de cada página de um caderno ou álbum. Ou baixe esboços prontos de páginas da Internet e imprima-os com notas indicando onde o que será localizado e qual material é necessário.

Para montar o esboço com mais precisão, vale a pena decidir com antecedência o número de fotografias que serão colocadas no álbum (isso determinará o tamanho do álbum, as dimensões das páginas e o método de fixação das fotografias). Por exemplo, se você planeja colocar muitas fotografias, serão anexados envelopes em cada página, que conterão várias fotografias do mesmo período.
Ao visualizar um álbum desses, você precisa abrir cada envelope, retirar as imagens e depois guardá-las. É muito mais interessante colar fotografias diretamente nas páginas, mas um álbum assim não comporta um grande número de fotografias. Por outro lado, se o autor gostar do processo de criação, você pode fazer outro álbum para uma criança mais velha.
Como fazer uma capa de álbum
A capa pode ser feita de tecido brilhante, couro ou seu substituto, papel, oleado.
Consumíveis (para um álbum de 26*26 cm e 5 cm de espessura):
- Retalhos de tecido (o tamanho depende da ideia do autor; se for destinado a uma única peça para toda a capa, seu tamanho deve ser de pelo menos 40*70 cm).
- Forro costurado em material sintético (para maior espessura e maciez).
- Tecido adesivo unilateral (tamanho de uma única peça 55*10 cm).
- Ferro.
- Um tipo adequado de cola e fita dupla face.
- 3 pedaços de papelão (2 mm de espessura) medindo 27*27 cm (2 partes para páginas) e 5,5*27 cm (1 parte - lombada). Se o autor for costurar a capa em uma máquina de costura, o papelão deverá ser mais fino.
- Material de papelaria (régua, tesoura, lápis, estilete, pincel de cola).
Etapas de fabricação:
1. Conectando 3 partes da capa:
Pegue 2 pedaços grandes de papelão e a lombada. Coloque-as de modo que a lombada fique no centro, entre as folhas, e aproxime as folhas uma da outra. Coloque um pano adesivo sobre a lombada, cobrindo partes das páginas (o lado adesivo do pano fica voltado para o papel). Ferro. O tecido irá colar todos os pedaços de papelão.
Referência da fotografia:
Em seguida, vire cuidadosamente todas as peças, envolva a lombada com um pano adesivo e faça o mesmo trabalho com o ferro de passar, como na foto:
Depois, vire cuidadosamente todas as peças, envolva a lombada com um pano adesivo e faça o mesmo trabalho com um ferro de passar. O produto final será móvel e ficará assim:
- Criando espessura e maciez da capa:
Para fazer isso, você precisará cortar um pedaço de poliéster de enchimento do mesmo tamanho da capa e colá-lo na parte externa (bem revestido com cola PVA). Corte o excesso.
Em seguida, o tecido da capa principal é preparado. Se for planejado que ele consistirá em peças diferentes, todos os pedaços de tecido precisarão ser costurados juntos. Passe a base resultante e coloque o papelão em branco sobre ela (enchimento sintético entre o papelão e o tecido), deixando 3 cm de material para margem de manobra. Exemplo na foto:
Em seguida, cola-se fita dupla face nas bordas superior e inferior das páginas e dobra-se as bordas do tecido. Depois, a mesma fita é colada nas bordas laterais e as dobras do tecido são formadas da mesma forma. Como decorar cantos de forma bonita e rápida é mostrado nas fotos a seguir:
O resultado final deve ficar assim:
Cole as bordas livres com cola para melhor fixação, como na foto:
Depois decore a parte da frente da capa com elementos decorativos e faça laços. E, por fim, cole um pedaço fino de papelão na parte interna da capa (untado generosamente com cola). Deixe secar por várias horas. Decore como desejar.
Materiais adequados para decorar a capa de um álbum infantil:
- tecido ou papel em cores delicadas (com animais, brinquedos);
- renda de malha, trança, fitas de cetim;
- flores de seda, penas, pompons;
- botões e miçangas em formato de carrinho de bebê, chupeta, bebê, animais;
- adesivos temáticos infantis;
- inscrições em madeira, pequenos brinquedos macios feitos de feltro;
- fitas figuradas com imagens de guirlandas e brinquedos.
Possíveis opções para design de capa de álbum para um menino e uma menina:
Páginas e encadernação
Para criar uma encadernação (26 cm por 26 cm com 10 folhas) do zero, você precisará de:
- Cartão branco grosso (2 mm de espessura) medindo 50*70 cm.
- Faca de papelaria.
- Régua e lápis.
Sequência de ações:
1. Desenhe e recorte 5 tiras de papelão:
- 1º – 26*52,5 cm;
- 2º – 26*53,5 cm;
- 3º – 26*54,5 cm;
- 4º – 26*55,5 cm;
- 5º – 26 por 56,5 cm.
2. No centro de cada tira, desenhe a futura lombada, para a qual você precisa medir 26 cm dos lados curtos e desenhar linhas. Como resultado, uma faixa de largura variável (de 0,5 cm a 4,5 cm) deve aparecer no centro de todas as folhas.
3. Dobre cada tira para dentro ao longo de duas linhas e monte um caderno, como na foto:
4. Você receberá um caderno volumoso. O espaço livre entre as folhas é necessário para a decoração posterior de cada página. Parece algo assim:
5. Numere cada página a lápis e reserve.
O próximo passo é criar a decoração da página.
Para fazer isso, você precisa se preparar com antecedência:
- papel para rascunho (comprado em conjunto, em um único estilo, ou montado conforme seu gosto);
- elementos decorativos do álbum (fitas, miçangas, botões, acessórios, adesivos, fitas);
- 20 pastas de escritório transparentes;
- rolo de borracha para melhor colagem das chapas e retirada do ar;
- pequenos adesivos (papel adesivo) no valor de 20 unidades.
Algoritmo de ações:
- Numere os arquivos (um arquivo – uma página), exemplo na foto:
- Inclua um plano de fundo de página em cada arquivo.
- Monte os layouts de todas as páginas de acordo com o plano desenhado (esboços). Para maior comodidade, coloque os detalhes necessários em cada arquivo. Como resultado, cada folha ficará claramente visível.
- Pegue um arquivo com o conjunto, pegue todos os componentes e conecte-os, concentrando-se no plano criado (tudo é colado no papel de fundo, que posteriormente será fixado às páginas de papelão. Nesta etapa do trabalho, vale a pena fixar apenas todos os componentes planos e fixar os convexos nas etapas finais da montagem do álbum. Caso contrário, será difícil colar o fundo à página de papelão). Coloque-o de volta no arquivo.
- Repita com os arquivos restantes, completando lentamente cada parte. Não se esqueça de colocá-los de volta nos arquivos para não se confundir e misturar as peças.
- Em seguida, inicia-se a conexão dos blanks dos arquivos e das páginas de papelão.
- Pegue a 1ª lima e a 1ª folha do caderno, disponha-as como na foto:
- Cole o conteúdo do arquivo 1 na página número “1”.
- Pegue o arquivo 20 e mova seu conteúdo para a página 20.
- Então, transfira as peças finalizadas de cada arquivo para uma página de papelão com o mesmo número. A lombada das folhas permanece branca e sem decoração (isso é importante).
- No processo, certifique-se de numerar cada página novamente (isso pode ser feito com adesivos brilhantes) para não perder a ordem das páginas no álbum.
- Junte tudo. O resultado final fica assim:
- Finalize a decoração das páginas adicionando elementos em relevo (botões, molduras, fechos, laços, inscrições, flores) que permanecerem nos arquivos. Nesse caso, você precisa tentar dispor as partes volumétricas uniformemente nas páginas para que o álbum feche bem e não haja deformação das folhas durante o armazenamento.
Informações que é recomendável refletir nas páginas de um álbum infantil:
- nascimento de uma criança (local, data, hora, peso, altura, quem estava presente, primeiras fotos da maternidade ou da alta);
- eventos incomuns que aconteceram no aniversário do bebê;
- a dinâmica do crescimento e desenvolvimento da criança por mês e suas conquistas durante esses períodos (uma página – um mês);
- primeira alimentação com imagens de comidas preferidas;
- primeiro corte de cabelo (com um coque preso num envelope);
- primeiras palavras, primeiros passos;
- comunicação com pais, parentes e colegas, bem como com animais de estimação (na forma de fotografias);
- Não se esqueça de registrar o primeiro meio de transporte do bebê (carrinho, berço, andador, pula-pula, carrinho de passeio);
- brinquedos favoritos e histórias curtas associadas a eles;
- caminhadas em diferentes estações (no parque no outono, com um boneco de neve no inverno, na praia no verão, em poças d'água na primavera);
- ir ao jardim de infância ou outra instituição pré-escolar, momentos memoráveis;
- aniversários de crianças.
Podem existir vários álbuns infantis, divididos por idade (do nascimento até 1 ano, dos 12 meses até o jardim de infância, ensino fundamental e idade mais avançada). Essa divisão permitirá que a mãe reflita cada período da vida e do crescimento da criança em um álbum correspondente.
Exemplos de design de interiores simples das páginas de um álbum infantil:
Montagem de todas as partes do álbum (capa e encadernação)
Para conectar a encadernação à capa, você precisará de cola, um furador, fita de cetim e uma agulha. Pegue a primeira folha dupla (com a lombada mais larga), cubra-a bem com cola e pressione-a na parte central interna da capa. Cole as folhas restantes gradualmente, em ordem decrescente de largura da lombada. Deve ficar parecido com o mostrado na foto:
Deixe secar completamente, fixando todas as partes coladas conforme recomendado na imagem:
Depois de seco, só falta costurar o álbum. Para fazer isso, você precisa fazer vários furos no centro da lombada com um furador, inserir a fita e fazer pontos. Dê um laço na parte externa.
Os toques finais
O último passo é fixar os cantos de metal na capa para que eles não rasguem ou sujem. Para isso, coloque um pouco de cola dentro da peça e coloque com cuidado nos cantos da capa, pressionando para fixá-la bem. Como resultado, você obterá um álbum finalizado, aproximadamente como nas fotos:
Álbum de fotos de família
O scrapbooking (para iniciantes, não será difícil fazer um álbum passo a passo com fotos) permite criar um lindo livro de família usando materiais disponíveis e baratos.
Características do design de álbuns de família:
- É recomendável escolher um estilo de design vintage (se você tiver um grande número de fotografias muito antigas) ou europeu (para a geração mais jovem).
- Os álbuns de família costumam ser consultados com frequência. Portanto, é melhor fazer uma capa macia de tecido grosso ou couro com forro e cantos de metal. Deve haver muitas páginas (30 - 40) e, consequentemente, uma encadernação costurada forte (ou em argolas).
- A capa externa deve ser projetada para ser prática, com o mínimo de peças frágeis. Um exemplo de design de livro feito de jeans para uma jovem família criativa é mostrado na foto:
- As páginas internas podem ter tamanhos diferentes (para fotos particularmente valiosas), por exemplo:
- Se houver muitas fotos e você quiser colocá-las todas em um álbum, em cada página interna você precisará anexar envelopes para 3 a 4 fotos. Para evitar que elas abram e os cartões caiam, vale a pena pensar em fechaduras.
Opções para travas de envelope:
- amarração de fita;
- um elástico esticado sobre toda a página;
- bradsami;
- com botões ou fechos de pressão.
O algoritmo de ações para criar um álbum de família (semelhante ao álbum infantil descrito acima):
- Desenhe você mesmo um layout ou pegue emprestado esboços prontos da Internet.
- Liste os materiais e ferramentas necessários.
- Prepare tudo o que você precisa.
- Comece criando páginas.
- Faça uma capa e encadernação.
- Conecte todas as partes do álbum e insira fotos.
Informações que devem constar nas páginas de um álbum de família:
- uma fotografia geral de todos os membros da família e parentes com uma breve descrição (é melhor usar a primeira página para isso);
- parentes próximos (pais, irmãos, irmãs, tios, avós) na forma de uma árvore genealógica;
- eventos importantes relacionados a feriados familiares;
- receitas exclusivas dos melhores chefs de família;
- casamentos, aniversários, outros feriados com datas marcadas;
- mapa de viagem, passeios na natureza, para visitar amigos;
- detalhes do trabalho (indicando profissões e cargos de parentes);
- músicas favoritas da família com suas letras;
- relíquias, tradições, prêmios;
- carta para o futuro.
Como fazer um cartão usando a técnica de scrapbooking
O scrapbooking (para iniciantes, passo a passo com fotos, é fácil criar um presente incomum com suas próprias mãos) é usado ativamente na decoração de cartões postais. Hoje em dia, eles não são tão populares quanto eram há algumas décadas, mas casamentos, aniversários, Dia dos Namorados - esses são os eventos em que os cartões postais têm um efeito mágico e transmitem um toque de calor.
Para criar um cartão postal, você pode usar kits prontos de lojas de artesanato ou selecionar tudo o que precisa.
Algumas dicas para criar um layout de cartão postal:
- Se o aniversariante tiver um hobby, vale a pena refletir isso no estilo do presente (por exemplo, uma mulher adora tricotar, então use elementos decorativos de tricô. Outro exemplo, se um homem tem paixão por relógios, ele vai gostar se o cartão tiver rodas de um mecanismo de relógio).
- Ao comemorar o aniversário de um aniversariante, faz sentido usar números tridimensionais e uma inscrição com desejos no cartão (dentro, reflita as conquistas do aniversariante e o desejo).
- Se o autor dá dinheiro e sabe sua finalidade (por exemplo, comprar eletrodomésticos), seria original brincar com isso no cartão postal (por exemplo, fazer um envelope em forma de máquina de lavar, onde o chamado “tambor” se abre e as notas são dobradas dentro, e deixar um desejo bem-humorado na próxima página.
- Para um chefe ou colega de trabalho, você pode fazer um cartão postal com uma dica de realizações profissionais (por exemplo, a base do cartão postal tem o formato de uma mala de negócios com a inscrição "ao melhor funcionário do escritório" e, dentro, pequenas "folhas de pedidos" sobre a nomeação de um bônus, licença não programada, promoção, aumento salarial, acompanhadas de desejos).
Instruções passo a passo para criar um castelo de cartão postal para uma menina (como na foto)
Materiais necessários:
- Papelão rosa como base.
- Papel estampado multicolorido (para o desenho das portas) e papel verde para as folhas.
- Fita, 3 tipos de renda de papel (para torres).
- Rosas prontas ou caseiras.
- Papelaria (cola, tesoura, furador).
Sequência de ações:
- Desenhe a base da fechadura e da porta em um papel comum com um lápis.
- Recorte o molde e transfira para o papelão, recorte 2 partes idênticas da fechadura (frente e verso) e 2 portas.
- Recorte folhas e galhos de papel verde.
- Use um furador para fazer furos nas portas.
- Decore as torres do castelo com renda de papel e cole-as com cola.
- Recorte e cole uma janela acima das portas.
- Recorte cachos de renda em papel multicolorido e cole-os nas portas.
- Cole as portas ao longo da costura interna.
- Cole um cartão com um desejo no espaço entre as portas.
- Passe a fita pelos furos e dê um laço.
- Decore a fachada do castelo com rosas e folhas em forma de borda, colando-as.
- Cole a parte de trás do castelo com a segunda base, cobrindo as costuras da renda nas torres. O cartão postal estará pronto após a secagem completa.
Cartões de casamento
Ao criar cartões de casamento com suas próprias mãos, você precisa seguir as regras básicas:
- tons claros (cores rosa, pêssego ou coral);
- leveza da decoração (contas de pérolas, rendas, cachos de papel);
- uso de pombas, anéis, figuras de noivos;
- flores de seda ou cetim;
- uma surpresa inesperada dentro do cartão postal;
- embalagem para o envelope para evitar danos às decorações volumosas.
Um exemplo do design de um álbum de cartão postal incomum (com um presente em dinheiro dentro)
Foto de exemplo de trabalho:
Este vale-presente será lembrado por todos os convidados da celebração e certamente deixará uma impressão indelével nos jovens cônjuges. Sua característica especial são várias páginas contendo informações bem-humoradas sobre a abertura de uma conta vitalícia em nome conjunto dos noivos, um envelope para notas, um desejo e conselhos para uma vida familiar longa e feliz.
Materiais necessários:
- papelão, 2 mm de espessura;
- rosas de cetim prontas ou feitas por você;
- fita;
- papel para scrapbooking;
- papelaria.
- metades de pérolas.
Elaboração de um "Livro de Poupança" (tamanhos a critério do mestre):
- Faça a base da capa usando o molde do álbum infantil descrito acima.
- Decore a frente da capa com papel azul e a primeira página do livro de poupança impressa em uma impressora colorida (pegue um modelo da Internet), cole flores e inscrições na parte superior.
- Faça uma encadernação de 2 folhas duplas (como em um álbum infantil, descrito acima), organizando-as da seguinte forma: 1ª página - informações sobre como abrir uma conta (como em um livro de verdade), 2ª - um envelope para contas com um laço de fita (se não houver muitas contas, você pode prendê-las com um grampeador diretamente na página), 3ª e 4ª - desejos e palavras de despedida.
- Monte o álbum-postal e embale-o em uma caixa de presente.
Técnicas de caderno de scrapbooking
Para fazer um bloco de notas exclusivo em casa (veja a foto como exemplo), você precisa ter:
- anéis partidos - 2 unid. (ou uma mola de um caderno geral) e fechos de anel de metal especiais (4 peças), que são inseridos na capa;
- furador;
- tesoura, cola;
- papel para scrapbook;
- papelão (1 mm de espessura) para a capa;
- folhas de anotações (papel A4 comum é adequado);
- elementos decorativos para decorar a capa do caderno (renda, tachinhas, distintivo, borboleta de madeira);
- máquina de costura.
Sequência de ações:
- Corte as folhas internas no mesmo tamanho (20*25 cm).
- Use um furador para fazer furos em distâncias iguais da borda.
- Recorte 2 folhas de papelão, medindo 21*26 cm (capas).
- Decore a capa:
- cole o papel de fundo em 2 pedaços de papelão, deixando 2 cm de margem em todos os lados;
- cole os cantos e todas as margens da parte interna da capa;
- Use um furador para fazer furos no local dos anéis e insira os fixadores em ambas as partes da tampa;
- prenda uma janela na frente da capa e costure renda dobrada em 2 camadas ao longo das bordas usando uma máquina;
- para fechar as costuras da renda, costure uma moldura de fita por cima, não esquecendo de costurar um laço para o caderno;
- Coloque flores de renda no canto da janela e prenda-as no centro com um bradsoy (primeiro faça um furo com um furador);
- prenda o distintivo e a borboleta de madeira;
- Depois de terminar de decorar, finalize o interior da capa colando papel de scrapbook de sua escolha.
- Reúna o caderno e passe os anéis por ele.
- Faça um laço com os laços.
Painel para fotos
O scrapbooking (para iniciantes, passo a passo com fotos, você pode fazer decorações de interiores) permite criar grandes obras, por exemplo, um painel de parede com fotografias. O painel pode ser diferente - na forma de uma fotografia ou várias, emolduradas em uma única moldura ou conectadas umas às outras.
Exemplo na foto:
Para uma opção econômica de fazer um painel com materiais simples, você precisa:
- uma folha de papelão (de uma caixa de TV ou de uma máquina de lavar), o tamanho fica a critério do mestre;
- cantos de espuma de dois tamanhos (são vendidos em lojas de ferragens) servirão como baguete e molduras;
- tinta spray (para pintar espuma de poliestireno);
- papel para scrapbooking;
- Papel Whatman;
- renda branca ou tinta branca;
- papel de fundo do tamanho de uma folha de papelão (você pode usar papel de presente);
- fitas de cetim, elementos decorativos (botões, conchas, figuras de animais, volante, âncora, carrinho de bebê);
- cartolina colorida para aplicações infantis, cola, tesoura, fita adesiva, rolinho de borracha.
Sequência de ações:
- Estique o papel Whatman sobre o papelão e prenda-o (com fita ou cola) usando um rolo.
- Cole o papel de fundo e organize as fotos.
- Cole papel de scrapbook sob as fotos e fixe as fotos em cima (para poder alterar as imagens, você precisa fazer cortes no papel ou prender fita adesiva ou cantos especiais nos cantos).
- Cole elementos decorativos e laços de fitas.
- Faça uma baguete. Corte 4 pedaços com cantos chanfrados (45 graus) de pequenos cantos de espuma e forme uma baguete interna para cada fotografia. Pinte e cole no painel. Repita as baguetes para todas as fotos. Faça também uma moldura grande para o painel e cole-a ao longo da borda.
- Cole renda branca em uma moldura grande (ela pode ser substituída por um desenho feito com tinta branca ou fita de papel).
- Faça você mesmo flores e borboletas (a técnica é descrita abaixo) e também corte folhas verdes de papelão.
- Decore a moldura com flores, borboletas, renda branca e folhagens.
- Após concluir o trabalho principal, vire o painel e cole uma folha de papel branco ou jornal no verso e faça um prendedor para pendurá-lo na parede.
- No final você terá uma obra-prima como esta:
Flores e borboletas para scrapbooking
Para fazer flores de papel com suas próprias mãos, você precisa preparar:
- Papelão colorido (do tipo usado para apliques infantis serve).
- Sovela e tesoura.
- Botões, tachas ou braçadeiras para o centro da flor.
Modo de preparo:
- faça um molde de flor;
- recorte 3 espaços idênticos para 1 flor em papelão da mesma cor (foto A);
- dobre as pétalas para dentro (foto B);
- coloque 3 peças em uma pilha (foto C);
- recorte o miolo da flor em papelão de cor diferente e coloque-o no centro do molde (foto D);
- use um furador para fazer um furo no centro e insira um prego, fixando-o (foto E);
- Se for necessário um caule, faça-o com arame verde e as folhas com papelão verde.
Para fazer borboletas com suas próprias mãos, você precisa levar:
- cartolina colorida ou branca (1 mm de espessura);
- tintas, pincel e tesoura;
- meias pérolas, contas para antenas.
Algoritmo de ações:
- usando o molde abaixo, corte 2 pedaços de cada borboleta no papelão (um pedaço deve ser um pouco menor que o outro);
- pinte as duas partes de uma borboleta com tintas conforme desejado;
- faça antenas com fios finos e coloque uma conta em cada ponta;
- cole as antenas na parte inferior da borboleta na área da cabeça (em cima do papel);
- conecte as duas partes da borboleta no centro (a menor fica em cima), fixando-as com cola;
- cole as metades da pérola no centro;
- Para fixar os insetos no trabalho, use adesivos dupla face ou fita adesiva.
O padrão e o método de colorir borboletas são mostrados nas imagens:
Ideias interessantes para scrapbooking
A paixão por scrapbooking permitirá que você crie coisas muito originais e bonitas para sua casa ou para presentear.
Variações de ideias interessantes:
- Caixas para bijuterias e joias.
- Design de bordado em ponto cruz (em vez da baguete usual).
- Carteira, bolsa para laptop.
- Casa de bonecas para meninas brincarem.
- Observe como na foto:
- Caixas para guardar álbuns ou outras coisas.
- Livro de culinária com receitas.
- Caixa do bebê (onde são recolhidas fotos, cabelos, chupeta, primeiras meias), exemplo:
- Marcadores, como na foto:
- Materiais educativos para ensinar crianças (por exemplo, um livro com letras), como na foto:
- Decorar o quarto de uma criança com molduras de feltro macio para desenhos, fotos e horários de aulas.
- Decorações complexas para casa.
A criatividade do scrapbooking é para pessoas românticas e apaixonadas, permitindo que elas realizem suas fantasias no trabalho, enquanto vivenciam a harmonia em suas almas. E você não precisa ser um profissional ou estudar por muito tempo.
As costureiras iniciantes que estão se familiarizando com o ofício antigo pela primeira vez, conseguirão lidar com ele sem dificuldade usando descrições passo a passo de master classes com fotos de apoio.
O principal é ter paciência e vontade de surpreender quem você ama com uma obra-prima feita à mão.
Autor: Polovnikova Lyubov
Formatação do artigo: Ana Vinnitskaya
Vídeos de Scrapbooking para Iniciantes
Primeiras compras para scrapbooking: