Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

Uma decoração original e exclusiva para o interior de uma sala de estar ou quarto será um abajur feito de isolon, feito à mão. O material com plasticidade fenomenal e outras propriedades físicas e mecânicas únicas permite que você dê ao modelo do abajur qualquer formato.

O que é isolon

O acessório de iluminação preencherá qualquer ambiente com uma atmosfera aconchegante e romântica. Izolon é um tipo de polietileno espumado de alta tecnologia.

O material, perfeitamente adequado não apenas para acabamento de estruturas de construção, mas também para a produção de elementos decorativos, é produzido em:

  • rolos;
  • painéis de chapa fina;
  • blocos;
  • tiras longas e estreitas.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

Na indústria da construção, o isolon é usado como um material de isolamento térmico eficaz com características de repelência à água e absorção de ruído. A espuma de polietileno tem se tornado amplamente utilizada na produção de itens de decoração para casa e componentes de design de interiores.

Um abajur feito de isolon com um abajur original é uma oportunidade única de adicionar um toque de exclusividade à sua casa e demonstrar suas próprias habilidades criativas. O material é facilmente submetido a processamento mecânico e térmico.

Polietileno expandido não reticulado está disponível para venda. É o nome dado ao material que não passou por nenhum tratamento especial. Caracteriza-se por resistência relativamente baixa e preço acessível. Uma modificação mais cara do isolon é chamada de reticulada. Este material passou por um tratamento térmico especial, por isso possui características melhoradas.

Vantagens do Izolon

O polietileno expandido é ecologicamente correto e à prova de fogo. Ao queimar, não libera substâncias venenosas nem compostos tóxicos. Esta luminária é recomendada por pediatras para uso em quartos de crianças. Uma vantagem importante do material é sua baixa condutividade térmica.

As vantagens operacionais e de consumo do polietileno espumado incluem:

  • aumento de resistência após tratamento térmico especial na fábrica durante a fabricação;
  • capacidade de suportar cargas mecânicas significativas de tensão, fratura e ruptura;
  • longa vida útil – a vida útil do isolon é estimada em 80-90 anos;
  • resistência a vapores gordurosos, aquáticos e quimicamente agressivos, permitindo a utilização desses equipamentos de iluminação em cozinhas;
  • propriedades repelentes de água – o coeficiente de absorção de água do material é inferior a 1%, o que o torna adequado para integração na estrutura de iluminação decorativa de banheiro;
  • o baixo peso do produto, o que permite montá-lo em qualquer superfície frágil, incluindo gesso cartonado e filme de PVC;

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

Quando queimado, o isolon se decompõe em componentes que são seguros para a saúde e o meio ambiente: dióxido de carbono e água. O material é quimicamente inerte e não reage com solventes, detergentes domésticos, álcalis e outras substâncias agressivas.

Não é adequado para o crescimento de mofo, culturas de fungos ou qualquer bactéria. Portanto, o isolon atende totalmente aos requisitos sanitários e higiênicos para produtos domésticos. O corpo de tal lâmpada não embaça e pode suportar impactos significativos e cargas de vibração.

Características operacionais

O material, que tem uma estrutura interna celular macia, pode ser facilmente processado cortando com uma tesoura de costura ou uma faca afiada. quando exposto ao fogo aberto, não se inflama no sentido geralmente aceito.

O processo de combustão do isolon consiste na sua flexão, deformação e formação de uma massa pegajosa. Partes do produto feitas de polietileno expandido podem ser facilmente conectadas por meio de colagem, costura ou uso de fixadores de metal ou plástico.

O material possui uma estrutura interna que não se altera com o tempo, o que garante uma longa vida útil da luminária e a estabilidade geométrica do seu corpo. Uma importante característica operacional do polietileno expandido é a ausência de sinais de deterioração, mesmo após muitos anos de uso em casas de veraneio.

Este tipo de lâmpada não serve como criadouro de roedores e insetos parasitas. Alguns tipos de polietileno expandido retornam rapidamente à sua forma original após deformação forçada.

Uma luminária isolada em um abajur é feita de folha, rolo ou bloco de material de qualquer modificação. A espessura da espuma de polietileno produzida industrialmente varia na faixa de 2 a 10 mm. A largura padrão da folha é de 80-150 cm, comprimento – 50-200 cm.

Os fabricantes marcam o Izolon com a abreviação PPE e os 4 dígitos seguintes. Os 2 primeiros indicam a taxa de formação de espuma, os 2 últimos indicam a espessura da folha. As dimensões gerais dos diferentes tipos de espuma de polietileno são apresentadas na tabela.

Marca Espessura, mm Comprimento do rolo, cm Largura da folha, cm
3003 3 1700 150
3005 5 1000 150
3008 8 600 150
3010 10 500 150

A densidade de todas as variantes é de 3,3 kg/cm3. A elasticidade e a maleabilidade do material tornam-no muito mais fácil de trabalhar. Não é preciso muito esforço para fazer um aparelho elétrico de qualquer formato.

Tipos de lâmpadas de espuma de polietileno

A plasticidade fenomenal do material permite a produção de produtos em uma ampla variedade de estilos. A faixa de temperatura operacional do isolon é de -80… +60°С. O material é resistente à radiação ultravioleta, por isso a luminária pode ser usada em espaços abertos no verão.

Os graus de polietileno expandido isolon 500 e PPE 3002 são ideais para fazer uma luminária de chão de corpo inteiro. Eles são vendidos em lojas com uma indicação especial na embalagem de que são destinados a fins decorativos e artesanais.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Um abajur feito de isolon pode ser um abajur de mesa
Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Ou uma arandela

Os tipos de lâmpadas isolon são diferenciados por:

  • tipo de estilização;
  • tamanho;
  • coloração;
  • método de instalação ou montagem.

A cor clara garante uma boa transmissão de luz do abajur. O dispositivo, destinado à iluminação noturna, pode ser pintado em tom escuro. A escolha das cores é limitada apenas pela sua imaginação e preferências de gosto. O tamanho de uma luminária decorativa e funcional pode variar.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
As crianças vão adorar esta luminária de coruja isolada

Izolon é usado para fazer:

  • arandelas de parede;
  • abajures de cabeceira no quarto;
  • dispositivos para iluminar uma casa de campo;
  • luzes noturnas infantis;
  • luminárias decorativas para design de jardins e parques.

O tipo de dispositivo deve ser levado em consideração na fase de projeto da obra e preparação dos materiais. A quantidade necessária de espuma de polietileno depende do tamanho e do estilo da luminária, e o método de instalação determina os consumíveis e ferramentas adicionais.

Como escolher uma configuração de abajur

O corpo do dispositivo pode receber qualquer estilo. Os motivos florais parecem românticos.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
As lâmpadas Izolon são geralmente estilizadas como flores

Luminárias decorativas feitas de polietileno expandido são estilizadas como:

  • crisântemo;
  • papoula do campo;
  • violeta de jardim;
  • camomila do prado;
  • lavanda da montanha;
  • uma rosa volumosa com pétalas soltas e quaisquer outras flores.

O abajur do produto pode receber a aparência de um rununculus, mais conhecido como “botão-de-ouro”. A escolha do formato do corpo da luminária é uma questão de gosto. No entanto, é recomendável que ele seja harmoniosamente combinado com o conjunto interior, para que não surjam dissonâncias composicionais e estéticas.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Para quartos de crianças, lâmpadas isolon em forma de bonecas, brinquedos, animais são adequadas.

Para um quarto infantil, o produto é estilizado como uma boneca, um herói de conto de fadas ou um personagem de desenho animado reconhecível. Entre as ideias de design interessantes, figuras de animais da floresta, animais exóticos e criaturas míticas chamam a atenção. O abajur tem a aparência de uma bola de futebol, uma coruja e outros objetos.

Materiais e ferramentas

A luminária é feita de isolon de qualquer tipo, tamanho e design. O material possui uma estrutura transversal, o que melhora suas propriedades de desempenho. As características técnicas dos graus de espuma de polietileno adequados para o produto no abajur estilizado variam dependendo do número de ciclos de formação de espuma.

Para a produção de aparelhos elétricos decorativos isso não tem muita importância. A variedade extrudada de espuma de polietileno tem o menor coeficiente de condutividade térmica. Para fazer seu próprio abajur, é preferível uma folha de 2 mm de espessura e medindo 20x20 cm.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Lâmpada Izolon em abajur - materiais

Consumíveis necessários:

  • um tubo de polímero com diâmetro de 16 mm, que se tornará a estrutura de suporte do produto;
  • cartucho elétrico com anel;
  • Lâmpada LED de diâmetro adequado;
  • acoplamento selecionado de acordo com o tamanho da base;
  • cabo elétrico de 2-3 m de comprimento;
  • interruptor compacto de qualquer design;
  • um plugue elétrico para conectar o dispositivo finalizado à rede elétrica.

Para uma pequena luminária de mesa ou de parede, você pode usar um tubo oco de metal e plástico de 1,2 a 1,5 m de comprimento. Se você planeja fazer uma luminária grande montada no chão, você deve escolher uma estrutura de suporte mais longa por dentro da qual o fio passará.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Uma pistola de cola é essencial para esse trabalho.

Para trabalhar você precisará de um mínimo de ferramentas:

  • chave de fenda plana ou Phillips;
  • pistola de cola especial;
  • tesoura grande de costura ou estilete para cortar isolon;
  • secador de cabelo de construção;
  • uma faca de papelaria que é conveniente para remover o isolamento de fios elétricos.

Folhas finas de espuma de polietileno são mais fáceis de moldar do que blocos grossos. No entanto, é preciso ter cuidado ao trabalhar com eles. Essas folhas são facilmente superaquecidas, o que faz com que derretam e se transformem em uma massa pegajosa e inutilizável.

Fazendo uma lâmpada

Para fazer um eletrodoméstico decorativo com suas próprias mãos, você precisa montar suas peças separadamente e depois combiná-las em uma única estrutura. A tarefa não é particularmente difícil se você seguir as instruções passo a passo abaixo.

Montando o abajur

Este elemento determina a aparência e o valor estético do produto. Recomenda-se primeiro fazer um molde da forma selecionada em uma folha de papelão grosso. Ele servirá como modelo ao cortar o isolon.

Processo passo a passo para fazer um abajur:

  1. Remova o anel de vedação da tomada elétrica.
  2. Cole-o na luva de acoplamento.
  3. Dê à folha de espuma de polietileno o formato desejado usando uma tesoura de costura ou uma faca afiada.
  4. Aqueça o blank isolon com um secador de cabelo, deformando-o com os dedos.
  5. Cole os pedaços de material usando uma pistola especial.
  6. Fixe o acoplamento com o anel na superfície inferior do abajur.

Para dar ao produto o formato de uma rosa, pétalas são cortadas de isolon usando um molde pré-preparado. Você precisará de algumas folhas de polietileno espumado com uma área de 20 cm.2, 2 mm de espessura e vários blanks medindo 15x15 cm. A quantidade exata depende do número de pétalas desejado.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Luminária Izolon em abajur - montagem de abajur

Aula magistral sobre como fazer um abajur em forma de rosa:

  1. Corte espaços em branco com área de 20 cm2 cantos adjacentes. Como resultado, quando conectado, você obterá algo como pétalas.
  2. Dê aos pedaços de 15x15 cm o formato de uma lágrima.
  3. Recorte pedaços alongados e aerodinâmicos com dentes, lembrando uma sépala, de uma folha de 20x5 cm.
  4. Aqueça as bordas de cada pedaço com um secador de cabelo, dobrando-as em direção ao centro com os dedos.
  5. Cole 2 pétalas grandes cortadas de uma folha de 20 cm no regalo.2 com uma ligeira inclinação para fora.
  6. Fixe as pétalas obtidas nos espaços em branco de 15x15 cm na parte superior, sobrepondo cada fileira subsequente pela metade com a anterior.

A última coisa que você precisa fazer é aplicar as peças moldadas a partir de um blank de 20 cm.2. A ranhura em forma de lágrima, que dará ao abajur a aparência de um botão de rosa, é formada pressionando-se o centro de folhas de material aquecidas com um secador de cabelo.

Conjunto de haste

Um abajur feito de isolon com abajur é um produto que inclui peças decorativas e elétricas. O primeiro se limita a um abajur estilizado. A haste, embora tenha um formato curvo, é considerada um elemento da parte elétrica do aparelho.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Luminária Izolon em abajur - montagem da haste

Processo de fabricação:

  1. Aqueça o tubo de plástico com um secador de cabelo.
  2. Torça a parte inferior em uma espiral plana para formar o suporte da luminária e dobre as partes superior e central de maneira decorativa, imitando uma haste.
  3. Descasque as pontas do fio elétrico com um estilete. Basta remover o material isolante de 1-1,5 cm do cabo.
  4. Insira as pontas do fio desencapado nos furos do soquete.
  5. Prenda as pontas desencapadas do fio elétrico com parafusos.
  6. Passe o cordão pela manga e puxe-o para dentro da haste.
  7. Puxe o fio elétrico da extremidade oposta do cano e descasque as pontas.
  8. Prenda as seções expostas do cabo dentro do plugue com parafusos.

Ao montar a haste, é importante determinar corretamente o centro de gravidade. Caso contrário, a lâmpada ficará instável.

Montagem de todo o produto

Na etapa final do trabalho, você precisa conectar o interruptor. O fio elétrico é cortado e as pontas são despojadas do material isolante. O interruptor é desparafusado, a parte exposta do cabo é fixada nos terminais e o dispositivo é montado.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Luminária Izolon em abajur - montagem de todo o produto

Montagem final da luminária:

  1. Aperte o fio elétrico.
  2. Fixe o abajur na haste.
  3. Mascare o ponto de fixação e as gotas de cola com isolon cortado no formato de sépalas.
  4. Enrosque a lâmpada LED no soquete e faça um teste de funcionamento do aparelho elétrico decorativo.

O tamanho e o tipo do produto dependem do comprimento do tubo de plástico, do tamanho e do número de folhas de polietileno expandido utilizadas. Um abajur grande e um abajur em miniatura são feitos de maneira semelhante. A única diferença está no tamanho do dispositivo decorativo e no comprimento do fio.

Pintando o produto acabado

A aparência realista e altamente artística do modelo é dada pela atenção enfatizada aos detalhes e pela gama de cores naturalistas. Folhas coloridas de espuma de polietileno estão disponíveis para venda. Se as soluções padrão não forem adequadas, você pode abordar o problema de forma criativa.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
O produto acabado pode ser pintado
Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Ou use isolon colorido para fazer a lâmpada

A lâmpada isolon no abajur é pintada em vários tons. A escolha do esquema de cores depende do estilo do produto. Nem todos os tipos de tintas aderem bem ao polietileno espumado.

Se desejar e com as habilidades artísticas apropriadas, você pode criar transições de gradiente finas na superfície do isolon, imitar orvalho e outros efeitos estéticos incomuns.

Cores mais tradicionais são consideradas escarlate, coral e branco-neve. Tintas de quase todos os tons estão disponíveis para venda. Você pode escolher uma composição de cores bem extravagantes: lilás, musgo, cobre.

Tinta spray

Opção de coloração prática e rápida. O esmalte adere bem à superfície do isolon e proporciona uma coloração uniforme. A tinta aerossol seca rapidamente, não requer ferramentas adicionais para aplicação e está disponível em uma ampla gama de cores.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

A única desvantagem deste produto é seu alto consumo. Para pintar um produto de grande porte, por questões de economia, é melhor dar preferência a outra opção. A composição é uma suspensão finamente dispersa.

Ele preenche bem a estrutura celular do polietileno espumado. Pulverizada sob alta pressão, essa tinta cria um revestimento de película perfeitamente liso na superfície. O esmalte em aerossol não requer nenhuma preparação prévia para o trabalho.

Ele é bombeado para dentro do cilindro usando compostos gasosos quimicamente inertes que não são tóxicos nem inflamáveis. Esta composição é absolutamente segura de usar. O esmalte em aerossol tem propriedades artísticas extraordinárias.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur
Tinta spray para sombra cromada

Usando-o, você pode criar o seguinte na superfície do isolon:

  • efeito impresso;
  • brilho metálico com um toque de futurismo;
  • a textura de vários materiais, incluindo os naturais e exóticos;
  • tons de arco-íris borrados.

Tintas em aerossol estão disponíveis em acabamentos brilhantes, perolados e foscos. Há composições com reflexos fluorescentes e imitação incomum de revestimento de diamante. Este tipo de pintura permite transformar o candeeiro numa verdadeira obra de arte.

Esmalte acrílico

É considerado confiável, durável e resistente a influências externas. O esmalte acrílico é aplicado na superfície do isolon em uma camada uniforme, formando uma película protetora altamente durável. Um produto pintado dessa maneira mantém uma aparência esteticamente atraente por muitos anos.

Para aplicar esmalte acrílico você precisará de uma pistola de pintura. Não é recomendado tingir o isolon com uma composição de polímero usando rolo ou pincel.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

O esmalte acrílico se distingue por:

  • maior elasticidade, o que o torna compatível com o polietileno espumado, que tem propriedades semelhantes;
  • resistência a riscos e abrasão;
  • propriedades repelentes de água;
  • ampla faixa de temperaturas de operação.

Os corantes modernos desse tipo vêm em delicados tons pastéis, o que os torna a melhor opção para tingir produtos de estilo floral. O esmalte acrílico contém um solvente orgânico e secantes – substâncias auxiliares que aceleram a secagem do produto.

Tinta de borracha

Semelhante à versão anterior. A tecnologia de aplicação é idêntica. A base da tinta de borracha é uma solução acrílica-aquosa, que inclui componentes adicionais para aumentar a versatilidade do produto.

Luminária de mesa faça você mesmo feita de isolon em um abajur

Esse tipo de revestimento tem maior resistência, não racha com o tempo e é impermeável à umidade. A tinta de borracha tem uma textura fosca. Se você pretende dar um brilho atraente ao abajur, pode cobri-lo com uma camada de verniz brilhante por cima.

Esta composição adere bem a qualquer superfície, incluindo polietileno espumado poroso. O látex acrílico confere à tinta de borracha resistência especial e alta plasticidade.

Este tipo de revestimento é considerado adequado para lâmpadas isolon. A elasticidade da composição da tinta e do polietileno espumado permite que o produto seja fixado em um abajur estilizado em superfícies sujeitas a movimentos periódicos - portas de uma casa ou sala, portas de garagem, travessas de janelas.

Vídeo sobre o artesanato

Lâmpada Izolon em um abajur:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho