Na estação fria cachecol de malha para homem irá protegê-lo das intempéries e se tornará um acessório estiloso. Cores nobres combinadas com padrões de tricô ajudarão até mesmo uma costureira iniciante a criar uma peça original.
O que você precisa para o trabalho? Seleção de ferramentas e materiais
Tricotar peças para homens é muito mais difícil do que para crianças. Isso se deve às visões conservadoras do sexo forte. Antes de começar a tricotar, você precisa descobrir as preferências do homem. O fio pode estar espinhoso, muito fofo ou muito brilhante. A escolha conjunta é a solução ideal neste caso.
Dicas para quem decide surpreender um homem tricotando um cachecol:
- Para homens conservadores, é melhor escolher tons suaves: cinza, aço, marrom escuro, preto, verde escuro.
- Se um homem segue a moda e se veste em um estilo urbano, ele pode escolher cores da moda, combinações de malhas volumosas e padrões listrados ou xadrez.
- Ao comprar, é recomendável verificar se o fio está espinhoso. Para fazer isso, você precisa aplicar um novelo de linha na superfície interna do antebraço ou no pescoço.
- É melhor escolher fios sem fiapos. Os padrões feitos com esses fios são mais claros.
- É melhor tricotar o cachecol usando um padrão de tricô simples, focando na qualidade do padrão.
Fio
Fios de diferentes composições são adequados para tricô.
A tabela lista os tipos de fios e suas características:
Tipo de fio | Característica | Temporada |
Natural (merino, angorá, alpaca, caxemira) | Eles retêm perfeitamente o calor, são agradáveis ao toque e não irritam a pele. Tem tendência a rolar. | Final do outono, inverno, início da primavera |
Sintético, volumoso (acrílico, poliéster, nylon, poliamida) | Possui uma textura de fio distinta, que lembra fios naturais (algodão, lã). Não protege bem do vento e não retém calor. | Primavera, outono |
Misto (lã com adição de algodão, viscose, fibras sintéticas) | A combinação ideal para se manter aquecido. As fibras sintéticas ajudam a manter a aparência do produto por mais tempo, evitando a formação de bolinhas e encolhimento durante a lavagem. | Final do outono, inverno, início da primavera |
Lã fina, algodão | Mantém você aquecido. O tricô fino acrescenta estilo ao produto. | Primavera, verão, início do outono |
Sintético fino | Permite criar um acessório estiloso e protege das intempéries. | Primavera, verão, início do outono |
As costureiras iniciantes devem escolher um fio mais volumoso e de composição mista. Com fios dessa qualidade, o cachecol é tricotado mais rápido e o padrão fica mais distinto.
Raios
As agulhas de tricô vêm em diferentes tipos:
- direto;
- circular;
- meias;
- auxiliar;
Todos eles têm tamanhos diferentes. O número de raios reflete seu diâmetro em mm. Portanto, as agulhas de tricô nº 3 têm um diâmetro de 3 mm.
Para escolher as agulhas de tricô certas para o fio, você pode seguir estas dicas:
- O tamanho ideal da agulha de tricô é 1 mm maior que o tamanho do fio. Se a espessura do fio for de 2 mm, você deve escolher agulhas de tricô de tamanho nº 3.
- Agulhas circulares e agulhas longas e retas são adequadas para tricotar peças largas.
- Agulhas de tricô de metal são boas para lã e tecidos sintéticos, enquanto ferramentas de madeira são boas para viscose e seda.
- Para criar telas largas, agulhas de tricô de plástico são adequadas; eles são leves e suaves.
Outros acessórios
Você pode tricotar um cachecol masculino usando agulhas de tricô seguindo as instruções passo a passo fornecidas mais adiante no artigo.
As seguintes ferramentas também serão necessárias para o trabalho:
- tesoura (para criar franjas);
- agulha de crochê (para amarrar a borda com uma borda decorativa e fazer franjas);
- molde para pompons;
- alfinetes e agulhas de tricô adicionais (para tricotar padrões volumosos).
Cores atuais. Como escolher o certo?
Na moda masculina, além das cores fortes e jovens, os tons escuros de tons nobres continuam relevantes. Por isso, na nova estação, predominam as cores cinza claro, bege, preto, tons de vinho, azul e roxo. A cor do fio escolhido deve estar em harmonia com o guarda-roupa do homem, com a cor do cabelo e combinar com seu estilo.
Padrões da moda
A escolha do padrão depende do estilo de roupa do homem. Para os conservadores, um cachecol tricotado com elástico, estampas com xadrez clássico ou listras servem. Para jovens ousados - todos os tipos de tranças volumosas, tranças, ziguezagues com decoração em forma de franjas ou borlas.
Padrões celtas em cachecóis masculinos
Os padrões celtas são um entrelaçamento de fios de espessuras variadas, criados a partir da superfície frontal sobre um fundo de tricô purl ou perolado. Os motivos da trama celta podem ser repetidos no produto ou combinados com tranças e cordões. Para tricotar padrões celtas, use padrões que possam ser impressos ou criados de forma independente. À primeira vista, parece que tricotar nesse estilo é difícil. Na prática, somente a habilidade de dominar as técnicas básicas de movimentação de loops será útil.
O padrão principal da geometria do padrão é a simetria da divergência, convergência e locais de entrelaçamento das listras. O padrão celta consiste em padrões que se repetem por toda a altura da peça.
As seguintes combinações são adequadas para um cachecol estiloso:
- A seção do meio consiste em uma trança celta simples na superfície traseira. Nas laterais há listras simétricas de tranças simples e fios retos.
- Um pedaço de tecido feito inteiramente de trama celta, com uma borda fina de trança.
- Alternância tripla de uma trança volumosa, emoldurada em ambos os lados por fios finos e um padrão celta de pequena largura.
Tranças, tranças e arans
Tranças, cabos e arans fazem parte do estilo de tricô irlandês. O padrão é criado movendo os laços para a direita ou esquerda. Os motivos têm volume e são feitos com tricô frontal sobre fundo tricô ou vice-versa.
As tranças têm uma direção vertical e são baseadas em um motivo de intersecção constantemente repetido. Uma trança simples é feita movendo os pontos para a direita ou esquerda através de um certo número de carreiras sem usar agulhas de tricô adicionais. Ao tricotar tranças largas, há necessidade de ferramentas auxiliares, nas quais as alças móveis são temporariamente removidas.
A direção da torção da trança depende de qual lado as laçadas ficam (atrás ou na frente do tricô).
O padrão Aran é feito de cordas que, além de entrelaçadas, também mudam de direção. Para tricotar, são usados moldes prontos ou eles são criados independentemente em uma folha de papel em uma grade. Ao tricotar padrões volumosos, o consumo de fio aumenta, o que deve ser levado em consideração na hora da compra. Muitas vezes, motivos feitos de tranças, cordões ou arans são feitos no centro do produto. Eles são combinados entre si ou um produto é feito a partir de um simples entrelaçamento de feixes.
Padrão de sombra
Este é um padrão contrastante que consiste em pontos frontais e traseiros alternados. Recomenda-se tricotar esses padrões com fios grossos e lisos, usando agulhas de tricô finas. Neste caso, o tricô será denso e o contraste será claro.
Em um padrão de sombra, você pode usar uma combinação de cores, tricotando o fundo com uma cor e o padrão com outra. Nesta técnica você pode criar imagens de objetos, animais, plantas, arquitetura. Os padrões de ponto cruz são adequados para criar a imagem.
Você pode tricotar um cachecol masculino com agulhas de tricô usando a técnica de tricô sombra, usando formas geométricas simples alternadas. O padrão consiste em padrões que se repetem em todo o tecido do produto. Um dos designs atuais é o padrão de listras cruzadas.
Tricotar um padrão rapport consiste em adicionar sucessivamente laçadas frontais e diminuir laçadas traseiras. Então, na 1ª carreira, tricote 1 laçada frontal e 4 traseiras, e na próxima carreira (pelo avesso), tricote 3 laçadas frontais e 2 traseiras com laçadas opostas. Ao mesmo tempo, o padrão da parte frontal se move para o lado esquerdo, criando listras diagonais. Após 8 carreiras, comece a tricotar o padrão novamente, repetindo o padrão da carreira 1.
Diamantes, listras diagonais, banda de rodagem de pneu
Criar esses padrões requer habilidades básicas de tricô. Então, o padrão que repete a banda de rodagem do pneu tem um esquema simples. Nele, os feixes divergem do centro simetricamente em diferentes direções. As bordas do cachecol são decoradas com listras largas paralelas. O padrão de listras oblíquas é tricotado deslocando-se uniformemente as alças para o lado direito ou esquerdo, alternando entre tricô e tricô frontal. Em carreiras pares, as laçadas são tricotadas de acordo com o padrão.
O padrão de diamante é criado pela alternância de formas de pontos tricô e tricô. Ao tricotar uma repetição de padrão, o padrão de pontos tricô diminui uniformemente em ambos os lados, e o número de pontos frontais aumenta de acordo. Quando você chega ao meio do diamante, a sequência muda.
Ziguezague
O ziguezague pode ser simples ou complexo, volumoso e colorido. Em uma versão simples, padrões de pontos tricô ou meia alternam-se com o mesmo passo em zigue-zague. O esquema de padrões complexos pode consistir em uma mistura de listras de diferentes larguras e diferentes tamanhos de passos em zigue-zague. A variação do padrão de duas cores se parece com um padrão de duas carreiras que se alternam sequencialmente, onde a primeira carreira começa com o padrão (1 tricô, 1 laçada, 6 tricôs, tricotar os próximos 3 pontos juntos: 1 tricô, 6 tricôs, 1 laçada) e termina com 1 ponto tricô.
Na 2ª carreira, o tricô repete sincronizadamente o padrão visível. Para evitar buracos, as laçadas podem ser tricotadas com uma laçada frontal cruzada. O número de laçadas para tricô deve ser um múltiplo de 16, 1 laçada é adicionada para o centro e mais 2 para a borda.
Padrão de xadrez
É muito fácil tricotar um cachecol masculino usando agulhas de tricô, seguindo as instruções para tricotar em padrão xadrez. A capacidade de tricotar alças frontais e traseiras é suficiente para criar um produto original. A vantagem do tricô xadrez é que ele é um padrão dupla face, ou seja, tem a mesma aparência em ambos os lados. Primeiro, você precisa determinar o tamanho dos quadrados e o número de voltas em cada elemento. Monte vários pontos nas agulhas de tricô, sem esquecer dos pontos da borda.
Tricotar quadrados, alternando pontos da frente e de trás. Neste caso, em carreiras pares (tricô), tricote as laçadas de acordo com o padrão.
Decoração interessante
Um cachecol masculino estiloso, elegantemente amarrado no pescoço, não precisa de decoração adicional.
Mas você pode adicionar decoração com segurança aos modelos para jovens na forma de:
- borlas;
- pompons;
- franjas;
- patches de emblemas de clubes esportivos, nomes de marcas;
- ícones;
- bordado de iniciais.
Dicas para iniciantes
O melhor para tricoteiros iniciantes é um cachecol tricotado com um padrão simples. Para tricotar este item, não é necessário adicionar ou diminuir laçadas, e o tecido pode ser tricotado em qualquer comprimento. Um componente importante para o sucesso do tricô é focar no resultado e terminar de tricotar o cachecol. Talvez, no início, nem tudo dê certo e o desenho não fique tão uniforme quanto você gostaria. Mas o resultado final trará, em qualquer caso, satisfação psicológica e um desejo de continuar a criatividade.
Dicas de tricô:
- Para tricotar, escolha fios grossos e com textura lisa.
- Comece com modelos de largura pequena.
- Para o cachecol, escolha um padrão com uma alternância simples de laçadas.
- Não complique o trabalho combinando cores e padrões de tricô.
- Esconda as pontas livres dos fios usando um gancho, puxando-os entre as laçadas adjacentes.
Como tricotar um cachecol masculino em ponto meia usando agulhas de tricô de forma rápida e fácil?
Uma das técnicas simples é o tricô em ponto meia. Este padrão é adequado para quem está começando a tricotar e aprendendo a fazer as laçadas mais simples. A vantagem desse tricô é que pequenos erros são praticamente invisíveis no produto final.
Montando pontos em agulhas de tricô
Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se tricotar uma amostra de 10 por 10 cm e contar o número de laçadas incluídas em 1 cm. Sabendo a largura desejada do cachecol em cm, multiplique esse número pelo número de laçadas calculado a partir da amostra. Dessa forma, você obterá o número necessário de laçadas para tricotar um tecido da largura desejada.

Monte os pontos da maneira clássica e comece a tricotar.
Tricô de tecido
Para fazer um cachecol em ponto meia, você não precisa de nenhum molde; cada carreira é tricotada com ponto meia. Neste caso, a primeira laçada da borda é removida e a última é tricotada como uma laçada meia.
Tricotar o produto no comprimento desejado e começar a finalizar o tricô.
Fechando os ciclos
Os loops precisam ser fechados assim:
- Primeiras 2 peças. tricotar juntos 1 ponto meia.
- Transfira a laçada resultante de volta para a agulha de tricô e tricote 2 laçadas juntas novamente.
- Continue até restar 1 ponto na agulha de trabalho.
- Tricote, corte o fio, deixando um fio livre de 10 cm de comprimento e puxe-o formando uma laçada. É fácil apertar o nó resultante.
- Esconda a linha com um gancho, puxando-a através das laçadas adjacentes.
Criando franjas
Para decorar o cachecol, você pode fazer franjas com fios do mesmo tom ou de cor contrastante.
Franja pode ser:
- denso e curto, como uma guarnição de pele;
- comprimento médio em forma de fios soltos ou amarrados em borla;
- na forma de longos fios ou borlas.
Antes de começar a fazer a franja, você precisa determinar seu tipo e comprimento.
Para fazer isso você vai precisar de:
- cartão;
- fios;
- tesoura;
- agulha de crochê.
Como criar uma franja simples:
- Corte um retângulo de papelão cuja largura seja igual ao comprimento da franja.
- Enrole os fios no pedaço de papelão e corte-os de um lado.
- Dobre o fio ao meio. Insira a agulha no centro da laçada da penúltima carreira do tecido, começando pela borda direita. Enganche o centro do fio, puxe-o para fora do outro lado e passe as duas pontas livres no laço resultante. Aperte o nó. Para uma franja densa, use 2 ou 3 fios.
- Faça franjas em ambos os lados do cachecol.
- Coloque o produto sobre uma superfície plana, endireite os fios e apare as pontas irregulares com uma tesoura.
- Para fazer borlas, você precisa amarrar vários fios em um feixe com um fio adicional.
Ideias, padrões e descrições passo a passo de como tricotar cachecóis masculinos estilosos com agulhas de tricô
Tricotar um cachecol masculino original com suas próprias mãos exigirá agulhas de tricô e moldes prontos, apresentados mais adiante no artigo.
Cachecol simples bicolor com elástico
Este modelo se apresenta como listras alternadas de 2 cores ao longo de todo o comprimento do produto. Método de tricô: elástico simples de acordo com o padrão 1 por 1.
Para trabalhar você precisará de:
- fio de 2 cores;
- agulhas de tricô do tamanho apropriado;
- agulha de crochê;
- tesoura.
Ordem de tricô:
- Monte o número necessário de pontos, um múltiplo de 2, e adicione 2 pontos para a borda.
- O padrão elástico 1 por 1 consiste em alternar 1 ponto meia e 1 laçada frontal. Tricotar a sequência até o final da carreira.
- Continue tricotando, repetindo o padrão de laçadas.
- Alterne as cores dos fios enquanto trabalha. Faça as listras largas, pelo menos 15 cm. Para trocar o fio, basta começar uma carreira ímpar com um fio de cor diferente.
- Feche as laçadas tricotando-as em pares.
- Use um gancho para esconder as pontas soltas dos fios.
Cachecol com estampa dupla face macia e quente
A maciez e o calor de um cachecol dependem diretamente da qualidade do fio usado no tricô. Para tal produto, um fio misturado volumoso contendo pelo menos 70% de lã natural é adequado. Para um padrão volumoso usando canelado inglês, você precisará de agulhas de tricô grossas.
Para um cachecol de 150 cm de comprimento e 40 cm de largura, você precisará de aproximadamente 350 g de fio. Para tricotar um cachecol, você precisa montar os pontos (você pode ler o número tricotando uma amostra) e seguir o padrão do "elástico inglês". O número de loops deve ser múltiplo de 2.
Diagrama de padrão:
- Tricotar 1 ponto no início da carreira 1. Depois, repetir a sequência: 1 laçada, ponto baixíssimo como se fosse tricô.
- Na 2ª carreira, passe 1 laçada como se fosse um ponto tricô, tricote juntos 1 laçada e 1 ponto passado como 1 ponto da frente.
- Tricotar 1 laçada e o próximo ponto deslizado 1 em meia no início da 3ª carreira. Faça 1 laçada e deslize 1 ponto como se fosse tricô.
- Tricotar o cachecol no comprimento desejado, alternando as carreiras 2 e 3.
- Malha fechada.
Jacquard
A técnica Jacquard é uma combinação de duas ou mais cores em um tecido na forma de ornamentos e padrões. Essa técnica é mais difícil de executar e exige diligência e paciência. Para criar um cachecol no estilo jacquard, você pode escolher os padrões atuais de pied-de-poule, zigue-zague bicolor, trança, favo de mel e losangos.
Na maioria das vezes, o produto final não é muito longo. Ao usar este modelo, ele não deve ser enrolado no pescoço. O foco principal do produto é seu design complexo original.
Estilo urbano
Vários estilos de cachecóis masculinos, adequados para jaquetas, casacos e jaquetas de plumas, usados para uso diário - pertencem ao estilo urbano. Hoje em dia, modelos com malhas grandes e volumosas são populares.
A escolha da cor para uso diário depende da preferência e do estilo pessoal. Você pode tricotar um cachecol masculino com agulhas de tricô usando vários padrões. Várias tranças, tranças e tramas celtas complexas estão na moda. Ao mesmo tempo, o laconicismo de um simples elástico não perde sua relevância.
Cachecol infinito
Uma das opções para o estilo urbano é um cachecol tipo snood costurado em um anel. Esta versão é tricotada como um cachecol normal, mas suas pontas são costuradas. Você pode conectar as bordas na forma de uma fita de Moebius ou fechá-las da maneira usual. A coleira resultante é enrolada no pescoço em 2 ou 3 voltas (isso depende do comprimento do produto).
Para tricotar a versão de inverno, fios grossos de semilã são adequados. Cores monocromáticas e mescladas estão na moda. O tricô não deve ser complicado; linhas simples ficam mais harmoniosas em um cachecol torcido. O cachecol Infinity é usado sobre jaquetas e casacos de plumas, criando uma gola alta de malha exclusiva.
Opções de moldes para a gola:
- Elástico inglês ou clássico;
- tranças volumosas;
- ponto meia;
- pacotes simples.
Gorro com zíper
Esse estilo é mais como uma gola separada com zíper. Para criá-lo, tricote um pedaço retangular com um comprimento confortável para não apertar o pescoço. A altura do retângulo depende se o laço é de camada única ou dobrado.
Para facilitar a colocação e para decoração adicional do produto, um zíper é costurado nas extremidades do retângulo. Um cachecol tipo snood com zíper pode ser usado por baixo de uma roupa exterior ou por cima de uma jaqueta.
Para um ajuste confortável ao redor do pescoço e proteção contra o frio, padrões elásticos, como faixas elásticas de diferentes larguras, são frequentemente usados neste estilo. Um cachecol é um tipo simples de produto com o qual artesãs iniciantes começam sua prática de tricô. Ao abordar criativamente a criação de um acessório tricotado com fios quentes, você pode fazer uma surpresa agradável para um homem, adicionando charme e individualidade à sua imagem.
Vídeo sobre como tricotar um cachecol masculino
Como tricotar um cachecol masculino com agulhas de tricô: