Sapatos feitos em casa são de alta qualidade. Esses chinelos se adaptam perfeitamente ao pé, pois são feitos com um tamanho específico, levando em consideração todas as características do pé. Para que os modelos de malha durem mais, é utilizado material denso na sola. Uma grande seleção de fios permite que você crie itens de crochê tanto para invernos frios quanto para estações mais quentes. Qualquer costureira familiarizada com essa técnica de tricô pode fazer sapatos.
Materiais e ferramentas necessários
Chinelos com sola de feltro são mais quentes e confortáveis de usar. Você pode usar uma palmilha pronta ou fazer você mesmo tirando as medidas do seu pé. Antes de começar a fazer um modelo de crochê, você precisa decidir o que vai precisar. Para evitar que o produto desfie depois, é importante tirar as medidas corretamente.
Uma condição importante é a seleção do fio. Neste caso, é recomendável levar em consideração o padrão selecionado e o gancho, cujo número deve corresponder à sua espessura. É necessário abordar a compra de materiais de forma responsável. O ideal é que os fios sejam do mesmo lote para que o produto não fique com tons diferentes.
Este modelo é muito mais fácil de fazer do que um modelo de uma só peça, pois utiliza uma base pronta. Tudo o que você precisa fazer é decidir o estilo e a decoração. O uso de palmilhas de feltro prontas acelerará significativamente o processo de fabricação.
Para fazer você mesmo, você precisa colocar o pé sobre um papelão grosso, traçar o pé com um lápis e recortar seguindo o contorno. Coloque o molde em branco sobre um pedaço de feltro, prenda-o com alfinetes e corte ao redor com um estilete.
Além da palmilha você vai precisar de:
- Fio. Recomenda-se escolher um com composição natural. Uma pequena quantidade de acrílico é aceitável.
- Gancho. O número da ferramenta é selecionado dependendo do padrão escolhido e da espessura da rosca.
- Um furador ou uma agulha grossa.
- Tesoura.
A espessura do fio é determinada de acordo com a metragem. Você precisará de mais linha fina do que a indicada na descrição, pois terá que tricotar em várias dobras.
Modelo simples
Você pode fazer chinelos de crochê com sola em uma noite. Usando fios de diferentes tons e experimentando com decoração, você pode fazer um produto para homem ou mulher.
Materiais necessários:
- fio de lã ou semilã com adição de acrílico de espessura média - 200 g;
- palmilhas de feltro – 2 peças;
- anzol nº 3-3,5;
- agulha ou furador cigano.
Produção passo a passo:
- O trabalho começa com a preparação das palmilhas de feltro. Afaste-se 1 cm da borda e use um furador ou agulha para fazer furos em todo o perímetro. A distância entre eles deve ser de pelo menos 1,5 cm.
- Em cada buraco, tricote 4 pontos baixos (pb) da seguinte maneira: insira a agulha no buraco, pegue o fio com ela e puxe-o até a borda da palmilha, pegue o fio novamente e tricote pb. Repita a ação mais 3 vezes. A partir do próximo buraco, tricote o próximo lote de colunas. Finalize a palmilha ao longo de todo o perímetro desta forma. Vale ressaltar que você precisa fazer 5 pb nos furos dos cantos. Isto é necessário para formar os arredondamentos corretos.
- Quando a costura da sola estiver concluída, tricote uma coluna de conexão (ss) em 1 coluna da carreira anterior, disque 2 alças de ar para levantamento (vpp) para a primeira carreira.
- Tricotar 2 carreiras de meias colunas em círculo. Próxima carreira: pb. Neste caso, comece cada carreira tricotando um VP e termine com um pbx na última laçada de elevação. Como resultado, deve ser formado um lado com pelo menos 2 cm de altura.
- O tricô da parte superior do chinelo começa pela ponta. Para fazer isso, prenda um fio no canto da lateral e tricote 9 meias colunas.
- Conecte a carreira à parte lateral da seguinte maneira: pule 1 laçada, tricote pbx na próxima e tricote outra ao longo da carreira. Vire o produto e tricote 1 carreira na direção oposta com meias colunas. No início e no final de cada carreira, tricote 1 meia coluna adicional. Isso é necessário para formar o alargamento e a elevação do pé.
- Quando a parte superior do sapato estiver tricotada no comprimento desejado, comece a fazer as laterais. Tricotar 4 carreiras, mudando constantemente de direção.
- Antes de começar uma nova carreira, trabalhe 2 pbx ao longo da borda superior, depois vire o trabalho e continue na direção oposta.
- Nas carreiras externas, faça diminuições tricotando 2 meias colunas juntas. Isso garantirá um ajuste confortável na área do calcanhar.
- No final, tricote 2 carreiras de pb ao longo da borda superior do sapato.
De quadrados
Pantufas de malha com motivos em solas de feltro são sapatos elegantes e originais para usar em casa. Os motivos podem ter a forma de um polígono ou de um quadrado. É recomendável dar preferência à primeira opção. Qualquer padrão de motivo pode ser usado.
Materiais:
- fio de algodão – 150 g;
- um furador ou uma agulha grossa;
- palmilhas de feltro – 2 peças;
- anzol número 3.
Tricô passo a passo de motivos:
- Monte uma corrente de 5 laçadas de ar (corr) e feche-as formando um círculo.
- Forme 18 colunas com 2 fios (pb2n).
- Tricotar corr. No espaço entre os pb, tricote uma coluna exuberante. Tricotar novamente em corr. No total, você precisa fazer 18 colunas exuberantes.
- Tricotar 3 pb com um ponto alto comum da corr. da carreira anterior, 2 corr. Continue tricotando.
- Entre as duas corr. da carreira anterior, tricote 3 pbx duas vezes e depois tricote 5 pbx. Continue nessa sequência até completar a carreira.
- O motivo é amarrar com sc. Da coluna do meio de cada leque de 5 pb, tricote 3 pb.

Produção passo a passo:
- Junte o fio em 2 mechas. Fure as palmilhas ao longo do perímetro, recuando 1 cm da borda. O intervalo entre os furos deve ser de pelo menos 0,5 cm. Tricotar seguindo o contorno, fazendo 2 pb em cada furo. Tire medidas da sola encadernada para determinar o comprimento do lado do motivo.
- Tricotar 3 motivos para cada pantufa. Tricotar de acordo com a descrição apresentada acima ou qualquer outro padrão. O comprimento da sola ao redor do perímetro deve corresponder ao lado do motivo multiplicado por 8. Se necessário, o padrão pode ser ajustado removendo ou adicionando carreiras.
- Monte o produto. Comece unindo 3 motivos, que são costurados desta maneira: costure ao longo de uma borda para criar a costura frontal, depois ao longo do segundo lado para criar a costura traseira. Posteriormente, os motivos serão costurados na sola do 3º lado. 4 lados permanecem sem costura.
- Use um alfinete para fixar a palmilha às peças, deslocando levemente a ponta do centro de uma para o lado direito e da outra para o lado esquerdo. Conecte a sola ao chinelo amarrando meias colunas ao redor do perímetro.
Top vazado
Pantufas de crochê com sola vão agradar as mulheres. Os chinelos ficam lindos e elegantes nos pés. Este modelo é especialmente popular entre os jovens fashionistas. Uma ótima opção para a baixa temporada.
Materiais:
- fio com adição de lurex – 200 g;
- furador;
- anzol nº 3;
- tesoura;
- marcadores;
- 2 palmilhas de feltro.
Produção passo a passo:
- Use um furador afiado para fazer furos ao redor do perímetro das palmilhas, recuando 1 cm da borda. O intervalo entre os furos deve ser de pelo menos 1,5 cm. Amarre com 3 carreiras de pb.
- Use marcadores para marcar os limites da parte superior do sapato.
- 1 e todas as carreiras ímpares subsequentes em tricô, e as carreiras pares em tricô. Trabalhe 1 a 2 marcadores em pontos côncavos: insira a agulha por baixo, enrole na laçada e trabalhe um ponto. Na 1ª e na última alça da tira, faça aumentos de 1 coluna em cada uma.
- Linha 2. Em 1 laçada, tricote 2 pb. Continue trabalhando 1 a 2 marcadores em cada ponto, um de cada vez.
- Carreira 3. Tricotar p.b.
- Linha 4. Faça uma corr., no 1º ponto tricote 2 pb, 1 coluna, *1 coluna, 2 colunas com um topo comum*, 1 coluna, na última laçada 2 colunas.
- Linha 5. Tricotar 3 corr., pular 1 laçada, *1 pb, corr., pular 1 laçada.*
- 6 pág. VP, 3 colunas na última laçada, * sob a coluna do arco, no pb da coluna da carreira anterior *, na última laçada tricotar 2 colunas.
- Linha 7. Corr., *1 pb* em cada laçada da carreira anterior.
- Linha 8. Corr., 2 pb na próxima laçada, * tricotar 1 pb na próxima coluna, 2 pb com uma base*, 2 colunas em uma laçada.
- Você deve terminar com 31 voltas. Tricotar 15 colunas longas: 5 corr. equivalem a 1 pb3n, pular 1 laçada, 2 pb3n não terminar, 3 pb4n não terminar, pular 1 laçada entre as colunas, 4 pb5n não terminar, 3 pb4n não terminar, 3 pb3n também não terminar.
- Do meio, faça uma corrente de 5 corr., retorne ao marcador e amarre a borda. Aperte o laço.
- Faça crochê na parte superior do chinelo ao longo da parte da frente com 1 a 2 marcadores. Puxe a linha até o marcador e tricote-a no pb.
- Tricotar 2 pantufas da mesma maneira.
Sandálias de dedo
Pantufas de malha com sola estilo chinelo são fáceis de calçar e tirar.
Materiais necessários:
- fios – 200 g;
- palmilhas de feltro – 2 peças;
- dois anzóis: nº 2,5 e 4,5;
- um furador e uma agulha grossa.
Instruções para fazer:
- Comece o trabalho preparando a sola. Com um furador ou agulha, faça furos em todo o perímetro da palmilha, recuando 1 cm da borda. O intervalo entre eles deve ser de pelo menos 1,5 cm.
- Insira a agulha n.º 2.5 no 2.º furo e tricote 2 pb. Repita a ação até que a sola esteja amarrada em todo o perímetro. No final, amarre a última coluna em 1 furo, prendendo assim o fio. Tricotar outra carreira ao redor do perímetro da palmilha.
- Comece a fazer 2 pegadas que serão fixadas na sola depois. Para pés tamanho 38, monte uma corrente de 27 correntinhas.
- Tricotar a base da sola oval, bem como 2 carreiras de meias colunas. Em 3 tricôs, 6 pb e meios-pontos, mais 16 pb. No processo de tricô, 4 carreiras formam o formato do pé, 5 tricotam a 5ª carreira com meias colunas. Então faça 2 partes e conecte-as à base. Coloque-os um ao lado do outro e amarre-os em um círculo com pb.
- Comece a fazer a parte de cima. Para formar a barra transversal, prenda o fio, recuando um pouco para o lado, tricote uma corrente de 8 VP. No verso, conecte-o com sc. Na fileira externa, prenda os laços de conexão às colunas. Tricotar 2 pb no final de cada tira.
- Tricotar a peça anterior ao longo de toda a parte superior do sapato. Faça aumentos colocando 1 ponto na 2ª laçada. No final da carreira, certifique-se de tricotar 2 pb, vire e forme a próxima tira. Repita até que a tira superior atinja o comprimento desejado. Na maioria dos casos, 15 linhas são suficientes. Em seguida, tricote 1 coluna na 3ª laçada.
- Depois de terminar de tricotar a parte superior, comece a fazer as laterais. Aqui a carreira não deve ser tricotada até o final. Tricotar 5 pb, virar a peça e pular 1 laçada. Em seguida, tricote 4 pb e 2 pontos baixíssimos.
Repita o mesmo com as próximas tiras. Em cada carreira ímpar, diminua um ponto até que reste 1 ponto na agulha. Faça 2 laços de conexão e corte o fio. Fixe o 2º painel lateral da mesma maneira.
Para uma criança
Recomenda-se tricotar pantufas de crochê com sola para crianças com fios brilhantes. Esses sapatos podem ser usados em casa ou no jardim de infância. Os modelos para meninas podem ser decorados.
Prepare os seguintes materiais:
- anzol nº 3.5;
- um furador ou uma agulha grossa;
- fio de lã – 200 g;
- palmilhas de feltro – 2 peças.
Produção passo a passo:
- Primeiro, prepare a sola fazendo furos com um furador ou agulha, recuando 1 cm da borda. Deve haver intervalos iguais de pelo menos 1,5 cm entre os furos.
- Amarre as palmilhas com fios sc. Para um pé de tamanho 22, faça uma corrente de 20 correntinhas.
- Tricotar a 1ª e 2ª carreiras com meias colunas, a 3ª e as seguintes com pb, adicionando 1 laçada em cada uma.
- Tricotar 3 carreiras de pb, formando as laterais.
- Faça a parte superior do produto de maneira semelhante.
- Monte os sapatos conectando todas as peças.
- Decore se desejar.
masculino
Pantufas de crochê com sola são um presente original para um homem. Seguindo as instruções abaixo, você pode tricotar chinelos confortáveis e estilosos em apenas algumas noites. Para este modelo, recomenda-se usar fios lisos escuros ou claros.
É necessário preparar:
- um furador ou uma agulha grossa;
- fio de tweed ou semilã – 200 g;
- anzol nº 4;
- tesoura;
- palmilhas de feltro – 2 peças.
Instruções passo a passo:
- Amarre ambas as palmilhas com meias colunas ao longo do contorno, tendo feito previamente furos com um furador ou agulha em intervalos de pelo menos 5 mm.
- Comece a formar as laterais.
- 1 linha. Tricotar a lateral em círculo em carreiras, começando pelo lado do calcanhar. Insira o fio na 7ª laçada, 1 corr. e pb, 6 pb para o calcanhar, distribua uniformemente 40 pb ao longo da lateral, 12 pb ao longo do dedo do pé, distribua 40 pb ao longo do 2º lado, no início da laçada de conexão da carreira 1. Há 106 loops no total.
- Das carreiras 2 a 9. Marque o início da carreira com um fio de cor diferente. VP, então tricote pb atrás da parede traseira em um círculo. No final da carreira 9, arremate o fio. Mova o marcador para o ponto 25. Comece a formar a ponta do pé.
- 1 linha. (face). Monte 24 pontos. Tricotar 22 pb, começando na 2ª laçada da agulha, marcar com um fio de cor diferente, 4 pb nas próximas laçadas, marcar com um fio de tom diferente, tricotar as laçadas do lado de trás da corrente - 22 pb, virar. No total são 48 sc.
- 2 pág. (lado errado). Tricotar através da parede frontal, 1 corr., pb em cada p até o marcador, 2 pb no p marcado, pb nos p restantes, virar. Isso faz 50 colunas.
- Linha 3. Tricotar através da parede traseira, 1 corr., pb no ponto marcado, 2 pb no próximo ponto, pb em cada ponto até o marcador, 2 pb em 1 ponto, pb nos pontos restantes. Expandir. Você ganha 52 sc.
- Linha 4. Tricotar de forma idêntica à linha 2. Total de 54 pb.
- Carreira 5. Tricotar de forma semelhante à terceira carreira. Você ganha 56 sc.
- Carreira 6. Tricotar de forma idêntica à carreira 2. Não cortar o fio na ponta. Total 58 pb. Iniciar a montagem.
- Linha 7. Coloque a peça de cima contra o marcador na lateral. Tricotar as alças atrás da parede traseira, na parede lateral - imediatamente atrás de 2 paredes. Conecte as partes desta maneira: corr, pb nos próximos 58 pontos, não quebre o fio.
- Comece a terminar. 1 linha. VP da borda da meia, então distribua uniformemente 11 pb e amarre a meia. Tricotar o calcanhar e a lateral da mesma forma, retornar ao início da carreira em círculo, finalizar com pbx.
- Carreira 2. Tricotar da mesma forma que a anterior, mas com pb cruzado, mudando a direção, e ir da esquerda para a direita. Quando chegar ao início da carreira, faça um pb, arremate e corte o fio.
Opções de decoração
Não é difícil fazer chinelos com as próprias mãos. Usar uma sola de feltro simplifica muito o processo de fabricação. Graças aos elementos decorativos, o produto se torna original e impressionante. Você pode usar bordados, miçangas, strass e miçangas como decoração. Com fios brilhantes você pode fazer folhas, bubões, flores, pincéis e diversas figuras de animais. Pompons feitos de pele natural ficam harmoniosos em modelos infantis e femininos.
Para tricotar pantufas você precisará de: palmilhas de feltro para as solas, ferramentas de qualidade, agulhas de crochê e fios. Na maioria dos casos, sobras de fios são usadas para fazer peças de tricô. Para fazer sapatos, basta dominar as técnicas básicas de crochê. O principal é escolher um modelo com sola levando em consideração a experiência.
Vídeo sobre como fazer pantufas de crochê com sola
Como tricotar pantufas com sola de feltro: