Um tetraedro feito de papel ou papelão pode ser usado como modelo para explicar a um aluno as características dessa figura na geometria. Você também pode usar figuras volumétricas caseiras para decorar seu quarto ou mesa. Para aprender a fazer um tetraedro com suas próprias mãos, você precisa ler várias instruções passo a passo sobre como fazer figuras de diferentes materiais.
Características da figura, quantas faces e ângulos tem um tetraedro
Um tetraedro é uma figura geométrica tridimensional de formato triangular. Parece uma pirâmide. Um tetraedro tem 6 arestas, 4 vértices e 4 faces. Os tamanhos e formas dos rostos dependem do tipo de figura geométrica.
Quais são os tipos de tetraedros?
Equilátero | As arestas são iguais entre si. |
Ortocêntrico | As alturas descidas dos vértices para as faces opostas se cruzam em um ponto. |
Retangular | As arestas adjacentes a um dos vértices são perpendiculares entre si. |
Incêntrico | Os segmentos da figura conectam os vértices com os pontos centrais de círculos inscritos em faces opostas e que se interseccionam em 1 ponto. |
O tipo mais simples de figura é chamado de "tetraedro regular". Suas faces são triângulos de um lado. Montar um tetraedro regular usando papel ou papelão é muito mais fácil do que outros tipos dessa figura. Mais adiante no artigo, você pode ver exemplos de construção de digitalizações e também ler as instruções para colar uma figura tridimensional.
O que você precisa para fazer um tetraedro com suas próprias mãos
Lista de materiais e ferramentas necessárias para criar um tetraedro de papel ou papelão:
- papelão fino;
- papel ou papelão duro;
- lápis simples;
- governante;
- transferidor;
- tesoura, estilete;
- cola em bastão ou cola Moment.
É desejável que o papel no qual o desenho será construído seja grosso. Papel de desenho, papel de aquarela ou folhas de um álbum servem. Você pode usar papel de impressora com densidade de pelo menos 80 g/m2. m. Materiais mais finos não manterão bem seu formato e também rasgarão e enrugarão durante o processo de colagem da figura.
Como fazer com papel A4
A produção de um tetraedro ocorre em 5 etapas:
- cálculo de tamanho;
- preparando um molde de papelão fino;
- elaborando um desenho;
- cortando uma parte;
- colando a figura.
Para colar estruturas de papel, você pode usar cola comum de escritório ou PVA. Para figuras feitas de materiais mais densos, é aconselhável usar cola Moment ou fita dupla face de alta qualidade, sem camada macia entre as fitas adesivas.
Cálculo de tamanho
O tamanho da figura futura depende do tipo de digitalização. As bordas podem ser dispostas em um círculo. Neste caso, o número ficará pequeno. A altura desse tetraedro será de cerca de 6 cm. Se você desenhar uma varredura horizontal, as bordas serão organizadas em uma ordem que formará uma figura no formato de um paralelogramo. Neste caso, você pode obter um número maior.
O comprimento ideal da aresta de um tetraedro desenhado em varredura horizontal em uma folha A4 é de 10 cm.
O resultado será um paralelogramo com diagonal igual a 26,6 cm. O tamanho de uma folha A4 é 21×29,7 cm. A diagonal da folha é 36,4 cm. Portanto, uma digitalização com diagonal de 26,6 cm caberá perfeitamente em papel A4, e ainda sobrará algum espaço livre para desenhar tiras para colar a figura.
Preparando um molde de papelão
Você pode fazer um molde de 1 face de um tetraedro usando papelão para facilitar a construção do padrão posteriormente.
Como fazer um blank passo a passo:
- Em um papelão fino, usando uma régua e um lápis simples, desenhe uma linha horizontal igual ao comprimento da borda da figura.
- Coloque um transferidor na extremidade esquerda da linha. Defina a marca em 60 graus.
- Coloque o transferidor no canto direito da linha e marque 60 graus.
- Desenhe 2 linhas através das marcas.
- Meça o comprimento das linhas até o ponto de intersecção. Todos os 3 lados da figura devem ser iguais.
Usando uma tesoura, recorte cuidadosamente o molde.
Construção do empreendimento, desenhos
Como desenhar um padrão circular de um tetraedro usando um modelo de papelão:
- Coloque o triângulo no centro da folha com o ângulo agudo voltado para baixo. Trace o molde ao longo do contorno sem pressionar com um lápis.
- Coloque o lado plano do molde sobre o triângulo já traçado. A base do molde e a figura desenhada devem coincidir. Trace o contorno do papelão.
- Mova a peça de trabalho para a borda esquerda do primeiro triângulo. Os lados deles também devem combinar. Trace o molde.
- Mova a peça de trabalho para o lado direito do triângulo central. Trace o molde novamente.
- Remova a placa de papelão.
- Use uma régua para desenhar todas as linhas com clareza. Use a borracha para corrigir quaisquer imprecisões. Meça os lados dos triângulos. Eles devem ser os mesmos.
- Usando uma régua, meça 1,5 cm do lado esquerdo do triângulo superior. Desenhe uma linha paralela a esse lado. Conecte as bordas das linhas para formar cantos chanfrados. Ou seja, o comprimento da nova linha precisa ser reduzido em 10 mm (5 de cada extremidade).
- Por analogia, desenhe mais 2 “orelhas” para colar a figura. 1 deve estar localizado na parte inferior do triângulo localizado na parte inferior, à esquerda. Desenhe outra “orelha” na lateral do triângulo inferior direito.
Use uma borracha para remover o excesso de linhas.

Como desenhar uma varredura horizontal de um tetraedro sem usar um modelo de papelão:
- Coloque uma folha de papel A4 horizontalmente sobre a mesa.
- Do canto inferior esquerdo da folha, mova 2 cm para cima. Coloque um ponto e marque-o com a letra “A”.
- A partir do ponto “A” meça um segmento igual a 20 cm para a direita. Marque o fim da linha com a letra “C”.
- Divida a linha ao meio e coloque o ponto "B".
- Coloque um transferidor no ponto A2 e marque em 60 graus.
- Coloque o transferidor na marca "B" e marque 60 graus.
- Desenhe 2 linhas através dos pontos até que eles se cruzem.
- A partir do topo do triângulo resultante, meça 10 cm para a direita. Desenhe uma linha. Chame o final do segmento de "D".
- Coloque o transferidor no ponto "D" e marque 60 graus para baixo. Desenhe uma linha até o ponto "B".
- Conecte os pontos "C" e "D" com uma linha.
- Do ponto “D” meça 10 cm para a direita. Conecte o final desta linha com o ponto “C” com uma nova linha.
- O resultado será um paralelogramo dividido em 4 triângulos iguais. Os triângulos devem ser numerados da esquerda para a direita.
- No topo do triângulo nº 2, desenhe uma “orelha” para colar a figura. As mesmas “orelhas” precisam ser feitas na parte inferior do triângulo nº 3 e na lateral do triângulo nº 4.
Depois que o desenho estiver pronto, ele precisa ser recortado seguindo o contorno. Você pode usar uma tesoura ou um estilete.
Trabalhando com um formulário finalizado, colando
Não é difícil colar a figura usando o molde recortado.
Procedimento:
- Pressione todas as linhas de dobra com um objeto sem ponta. Você pode usar uma régua ou a ponta de uma caneta esferográfica seca.
- Dobre a figura de modo que o desenho fique localizado na parte interna.
- Verifique se as dimensões correspondem e se há grandes lacunas ou outras imprecisões.
- Desdobre a peça de trabalho.
- Lubrifique alternadamente as “orelhas” para fixação com cola e monte a figura.
As “orelhas” de fixação devem ser posicionadas de dentro para fora. Para garantir que as peças fiquem bem coladas, você precisa segurar as juntas com os dedos por 10 a 15 segundos.
Tetraedro grande feito de papelão
Um tetraedro feito de papelão (você pode fazê-lo passo a passo de acordo com as instruções fornecidas mais adiante no artigo) será forte e manterá bem seu formato. O tamanho da figura volumétrica depende do tipo de papelão.
Que tipo de papelão pode ser usado para o trabalho:
- Colorido (para a criatividade das crianças). Adequado para criar tetraedros de até 25 cm de altura. Este papelão é bem fino, então uma figura grande feita dele ficará instável. As bordas podem entortar e ficar deformadas. Mas você pode fazer um tetraedro multicolorido usando papelão colorido se usar uma folha de uma cor diferente para cada face. Neste caso, a digitalização será diferente da versão padrão. Todas as bordas precisarão ser desenhadas separadamente e “orelhas” para fixação precisarão ser adicionadas a elas.
- Impressão. Este papelão é mais grosso. É usado para criar encadernações rígidas para livros e cadernos, bem como para embalar pequenos itens. A partir desse papelão você pode montar um tetraedro com altura de 25 a 45 cm.
- Embalagem. O tipo de papelão mais durável. Possui textura ondulada e é composto por diversas camadas. É difícil trabalhar com esse material, mas ele produz figuras fortes. O tamanho dos tetraedros pode ser maior que 45 cm de altura. Essas figuras podem ser usadas para decoração de casa.
Após montar o tetraedro, o papelão sem cor pode ser pintado ou coberto com papel estampado. Se você colar folhas de calendário ou fotografias nas bordas de uma pequena figura, poderá obter uma decoração incomum para sua mesa.
Características do trabalho com papelão rígido
Um tetraedro feito de papelão (você pode fazer um layout passo a passo sem usar modelos) é feito seguindo estas regras:
- Para fazer um desenho, é mais conveniente usar uma régua longa (cerca de 30 cm). Ao desenhar um padrão com uma régua curta, é fácil cometer um erro. É muito difícil montar uma figura suave a partir de uma digitalização com erros.
- A peça de trabalho deve ser recortada com um estilete, aplicando uma régua nas linhas. Tesoura só pode ser usada para papelão fino. Em materiais densos você não obterá cortes uniformes. Em alguns lugares, vincos se formarão.
- Para dobrar o papelão da embalagem, você precisa pressioná-lo. Não é aconselhável usar régua ou caneta para essa finalidade. Essas ferramentas podem danificar várias camadas de papelão e, se você aplicar muita pressão, elas podem rasgá-lo completamente. É melhor usar a ponta sem ponta de uma caneta ou colher de sobremesa. Então as linhas ficarão mais grossas, mas o papelão não rasgará.
- Depois que a peça for cortada, é necessário inspecioná-la de todos os lados e cortar pequenas rebarbas.
- As “orelhas” para colagem devem ser fixadas uma a uma. Antes de aplicar cola em uma nova “orelha”, você precisa esperar até que a cola da anterior esteja completamente seca.
É mais conveniente trabalhar com papelão ondulado de camada dupla. Pode ser cortado de uma caixa grande usada para transportar eletrodomésticos. Papelão dobrado em 3 ou mais camadas será muito mais difícil de trabalhar. Este material não dobra bem e é difícil de colar.
Preparando e recortando o molde
Um tetraedro feito de papelão (pode ser feito passo a passo em 1 hora) pode ser feito usando qualquer tipo de digitalização. Esta master class descreve o processo de criação de um padrão circular sem usar um modelo.
Procedimento:
- No centro da folha de papelão, desenhe uma linha horizontal, cujo comprimento será igual ao tamanho da borda da figura.
- Coloque um transferidor na extremidade esquerda da linha. Marque 60 graus.
- Coloque o transferidor na extremidade direita da linha. Marque 60 graus.
- Desenhe 2 linhas através das marcas até que elas se cruzem. Você deve obter um triângulo equilátero.
- A partir do topo do triângulo, meça 60 graus no lado esquerdo. Desenhe um novo triângulo na lateral. 1 dos seus lados ficará comum com a figura já desenhada.
- Coloque o transferidor na base da figura 1. Marque 60 graus em ambas as extremidades. Desenhe linhas. O resultado é a 3ª face de um tetraedro.
- Desenhe a última aresta por analogia, colocando um transferidor no lado direito do triângulo inferior.
Como resultado, você deve obter um padrão de 4 faces triangulares. Só falta acrescentar as “orelhas” para fixação. Quanto mais largas forem as “orelhas”, mais confiável será a conexão. A largura mínima dessas tiras é de 5 cm.
Onde as "orelhas" devem estar localizadas:
- no lado inferior do triângulo à esquerda;
- no lado esquerdo do triângulo superior;
- No lado direito do triângulo localizado à direita.
Recorte o molde com um estilete.
Conectando as arestas
Como conectar as arestas de uma figura:
- Venda todas as linhas de dobra.
- Dobre as peças ao longo das linhas marcadas.
- Segurando as bordas com as duas mãos (você pode pedir ajuda a alguém), examine a figura. Todas as juntas devem ser lisas, sem rebarbas ou folgas.
- Desdobre a peça de trabalho.
- Unte uma das “orelhas” com cola. É aconselhável usar cola Moment para não ter que esperar muito.
- Pressione a aba na parte interna de uma das bordas. Pressione com os dedos.
- Cole outra “orelha” da mesma forma.
- O último ponto de conexão deve ser bem lubrificado com cola e cuidadosamente inserido na figura, pressionando levemente a parede com os dedos.
Espere até que a cola esteja completamente seca. Se houver algum excesso (gotas congeladas ou teias de aranha), você pode cortá-las cuidadosamente com um estilete.
As instruções, onde todas as ações são descritas passo a passo, ajudarão você a aprender como fazer um tetraedro de papel ou papelão. O principal é fazer um desenho preciso e depois recortar cuidadosamente o padrão usando as ferramentas apropriadas.
Vídeo sobre como fazer um tetraedro de papelão
Como fazer uma pirâmide triangular: