A pintura pontilhada está se tornando cada vez mais popular entre os entusiastas do artesanato. Essa direção permite que você dê a qualquer item, de forma independente, uma aparência individual e incomum. Graças aos contornos, diagramas e estênceis que facilitam o trabalho de um iniciante, você pode criar uma verdadeira obra-prima.
O que é pintura de pontos
A pintura de pontos com contornos (esquemas e estênceis também podem ser usados nela) é a arte de desenhar, com a ajuda da qual um desenho é aplicado usando pontos.
Essa técnica de aplicação de padrões tem mais de 40 mil anos. As primeiras descobertas contendo vestígios de pintura pontilhada foram feitas em um assentamento aborígene australiano. Mais tarde, seus padrões começaram a ser encontrados na Pérsia, China, Indonésia, Índia e Tailândia.
A técnica de desenho por pontos pode ser vista nas obras de C. Pissarro, P. Signac e J. P. Seurat. Os pontos, fundindo-se em uma única imagem, criam paisagens de incrível beleza. Na maioria das vezes, essa direção é usada ao pintar objetos decorativos, espelhos e pratos.
Estilos de desenho
A pintura de pontos com contornos (diagramas, estênceis e modelos são um complemento aos kits para iniciantes) seguiu seu próprio caminho de desenvolvimento, desde as pinturas rupestres dos aborígenes até a arte moderna. Com base na variedade de possibilidades de utilização dessa técnica de desenho, ela foi dividida em vários estilos.
Pontilhismo
O nome vem das palavras francesas “Pointilisme” – pontilhado e “Point” – pontos. Este é o estilo mais popular, usado tanto na pintura quanto em gráficos do dia a dia. A primeira opção usa pinceladas redondas ou retangulares.
As cores não são misturadas para criar um tom de transição. Ela é reproduzida usando pontos, que permitem desenhar a ilusão de volume, além de transmitir luz e sombra. Foi com essa técnica que o artista Paul Signac trabalhou no século XIX.
Arte de pontos
O nome desse estilo é formado por duas palavras em inglês: “Dot” e “Art”, que significam ponto e arte. Essa direção é mais moderna. Ele usa pontos para criar um design tridimensional. Além disso, na dot art existe uma direção chamada “hiperrealismo de pontos”. É usado para criar um desenho que parece uma fotografia real.
Para conseguir um efeito tão realista, aplicar os pontos exigirá muita habilidade e trabalho árduo. O artista contemporâneo M. Endara trabalha nesse estilo. Em formas simples, a arte pontilhada é usada em rabiscos e zentangling para aplicar ornamentação.
Ponto a ponto
Esse estilo implica uma pintura precisamente pontilhada. Traduzido do inglês, significa “ponto a ponto”.Ponto a ponto é uma técnica de decoração que utiliza pontos. Ela difere do pontilhismo porque os pontos são aplicados ao longo de linhas específicas, que formam um padrão único.
Essa tendência se originou nas tribos da África, Austrália e Polinésia. Essa técnica pode ser aprendida tanto por adultos quanto por crianças. O padrão ponto a ponto pode ser visto em caixas pintadas, pratos, itens de interior e bolsas.
Dotwork
O nome deste estilo vem de duas palavras inglesas “Dot” e “Work”, que são traduzidas para o russo como ponto e trabalho.
Além disso, o pontilhismo é uma direção na arte da tatuagem. Existem milhares de desenhos de tatuagens feitos em formas geométricas, mandalas e plantas.
Desenho por pontos
Essa direção é familiar para muitas pessoas nos cadernos educativos infantis, onde, depois de traçar os pontos, eles se fundem em um único desenho. A arte pontilhada pode ser vista em elementos de maquiagem e abstrações simples.
Além disso, a pintura pontilhada tem muitas ramificações. A pintura Khokhloma é uma das direções da pintura de pontos. A única exceção é a técnica de aplicação do desenho. Se na pintura pontilhada os elementos têm a forma de uma gota, na pintura Khokhloma eles são pinceladas. Outro ramo é a pintura em pedras. É usado para decoração e jardins.
Que tintas escolher
A pintura de pontos com contornos (esquemas, cujos estênceis geralmente são vendidos sem transferência de cor) é realizada com tintas acrílicas contidas neles. Na maioria das vezes, são um tubo com uma ponta fina, dentro do qual há uma substância corante.
A paleta de tintas acrílicas é bastante diversificada. Além disso, eles são vendidos com vários aditivos que permitem dar ao futuro design brilho ou uma tonalidade incomum. Para garantir que a imagem aplicada não fique exposta ao tempo e continue mantendo sua aparência original, você precisa escolher tintas acrílicas cozidas.

Você pode reconhecer um tubo de tinta cozida por uma das seguintes notas:
- resistente à máquina de lavar louça;
- capacidade de lavar louça.
Você pode encontrar tinta com efeito cozido dos seguintes fabricantes:
- Pebedo Vitrali.
- Linha Hobby Kreul.
- Marabu.
- Decoola.
As tintas podem ser criadas nas seguintes bases:
- Água.
- Orgânico.
O primeiro pode ser apagado com água comum, mas no segundo caso você precisará de um solvente especial.
Uma breve visão geral dos contornos acrílicos, que são mais populares entre os fãs da pintura pontilhada:
País de origem | Nome | Peculiaridades |
Itália | "Maimeri", linha "YEA Vetra" | Corantes para vitrais em tubo de 20 ml cada. O dispensador é muito estreito, o que permite obter pequenos pontos.
Um pequeno corte na extremidade permite fazer padrões finos e nítidos de um lado e largos e planos do outro. A consistência é espessa. Será ideal para trabalho ponto a ponto. A tinta não se espalha, mas mantém sua forma. A secagem leva de 10 minutos a 1 hora. Para esperar até que o produto esteja completamente pronto, ele deve ser deixado por 1 dia. Não há necessidade de queimar (assar) o trabalho finalizado. A paleta é representada por tons cromáticos: prata, dourado claro e platina, dourado escuro, cobre, aço, efeito ferrugem, bronze. Cores acromáticas: incolor, cinza e preto. As únicas desvantagens da tinta são um pequeno defeito que às vezes está presente no tubo (pode haver um resíduo de plástico na ponta do dispensador, que pode ser removido sem perda do desempenho da tinta). |
Itália | «Ferrario»
| Este fabricante produz 2 linhas de tintas de contorno: “Piombo lmitazione” e “Craft rilievo”.
O primeiro tem as seguintes cores: cinza aço, cinza simples, cinza ferro, cobre, bronze, prata, ducado e ouro simples, platina. Elas têm cores ricas e brilho. Na segunda linha, a paleta é composta pelas seguintes cores: azul, branco, azul escuro, amarelo e amarelo dourado, onda do mar, roxo, vermelho e vermelho brilhante, verde. Além disso, essa linha tem uma grande variedade de contornos opacos em cores. As tintas de ambas as linhas são produzidas em bisnagas de 20 ml cada. As desvantagens são as mesmas do "Maimeri" italiano. A substância corante é homogênea e de densidade suficiente. O produto secará completamente em 24 horas. A secagem leva de meia hora a 1 hora. Não é necessário queimar os produtos. |
França | «Pebeo»
| O volume dos tubos de tinta é de 20 ml. A linha inclui contornos coloridos transparentes e opacos. As linhas Porcelaine 150 e Vitrea 160 são utilizadas para trabalhar substâncias à base de água que necessitam de cozimento.
O "Vitrea 160" pode suportar temperaturas de cozimento de 160 graus. Você pode usar essas tintas sem queimar. A linha conta com as seguintes cores: branco pérola e aço. Além desses 2 tipos de tintas acrílicas, há uma série que não assa, chamada "Cerne relief". Contém as cores: chumbo, ouro, cobre, dourado e ouro real. No entanto, esses circuitos podem suportar uma temperatura de aquecimento de 130 graus por meia hora. |
Rússia | Tahir
| A consistência das tintas é bastante líquida, o que dificulta a aplicação de padrões. Aqueles localizados próximos uns dos outros podem se fundir em um todo. |
Rússia | Gama
| Os contornos deste fabricante podem ser adquiridos em conjunto ou individualmente. Os tubos são inconvenientes para trabalhar.
A ponta do dispensador é muito grande, resultando em pontos de grande diâmetro. Este produto é atraente devido aos seus preços acessíveis. |
A tinta deve ser selecionada com base na base sobre a qual o futuro desenho será aplicado.
A espessura da tinta acrílica pode ser:
- Líquido. Adequado para aplicar um desenho em tecido.
- Gel com consistência pastosa. Essa espessura de tinta é adequada para aplicar pontos em relevo, dando a eles a aparência de pérolas ou contas.
- Padrão. Será ideal para pintar em superfícies duras.
Os preços dos contornos de acrílico são muito altos, então eles podem ser substituídos por tinta acrílica comum. No entanto, não será tão prático de usar porque não tem um tubo com o qual você possa aplicar o desenho facilmente. Para desenhar com tinta acrílica comum, você precisará de uma ferramenta de pontilhado ou de um delineador caseiro.
Preparação de materiais e ferramentas
A chave para um bom trabalho é ter o conjunto certo de ferramentas para pintura cinzelada.
Contornos de acrílico
A pintura pontilhada com contornos (diagramas, estênceis com um padrão que você goste podem ser impressos de forma independente) com tintas acrílicas facilita a aplicação do enfeite na superfície do produto.
O corante em si está em um tubo que tem uma extremidade fina. O tubo pode ser feito de plástico macio, mas na maioria das vezes é de metal. Graças a ela, você pode aplicar facilmente pequenas linhas, que depois de secas se transformam em um elemento decorativo tridimensional.
Os contornos devem ser selecionados de acordo com a superfície onde o desenho será aplicado. As tintas acrílicas para tecidos permitem manter a clareza dos padrões aplicados, enquanto a tinta penetra nas células do tecido, permitindo que a imagem fique bem fixada nele. Escolher uma tonalidade para pintar tecidos não será difícil.
Agora existem diferentes variações de cores para esta finalidade:
- Néon.
- Clássico.
- Brilhando no escuro.
- Com glitter.
A empresa Nevskaya Palitra produz uma série especial de contornos acrílicos “Decola” para pintura em tecido. Além disso, as substâncias necessárias podem ser encontradas sob a marca "Tair".
Para pintar sobre uma superfície dura, são adequados contornos acrílicos de consistência viscosa, o que permite preservar as linhas convexas e o volume do desenho.
Você pode encontrar materiais para trabalhar em superfícies duras no fabricante "Marabu".
Se o desenho incluir elementos volumétricos (pérolas ou contas), eles devem ser aplicados com géis acrílicos, que não cedem após a secagem. As gotas de pérola aplicadas manterão seu formato esférico e o centro não cairá.
Isso acontece quando detalhes volumétricos são aplicados usando contornos acrílicos padrão. Você pode encontrar contornos de acrílico em gel na empresa "Tair", que produz esses produtos com o selo "Peаrl Art".
Tipos de contornos:
- Universal, indicado para pintura de diversas superfícies, com exceção de produtos têxteis e aqueles que serão queimados (cozidos).
- Para pintar tecidos.
- Para trabalhar com cerâmica e vidro.
- Um contorno que aumenta de tamanho quando aquecido está inchado.
- Esboço para itens que exigem queima ou para aqueles que serão usados com frequência no dia a dia (pratos, copos, capas de celular, mouses, laptops).
- Vitral.
Um grande número de contornos com propriedades diferentes permite pintar quase qualquer superfície.
Pintura sem contornos
Se não houver contornos, tinta acrílica comum servirá. Um pequeno truque para transformar um tubo comum dessa substância em uma ferramenta de pintura fácil de usar.

Basta selecionar um bico de qualquer cola Moment para a lata de tinta existente e rosqueá-lo na rosca em vez da tampa. O furo no bico será ideal para aplicar padrões.
Antes de começar a aplicar o desenho, você precisa verificar a consistência da tinta. Se estiver muito viscoso, é preciso diluí-lo com um pouco de água até atingir a consistência de creme de leite. Usando este método, você pode ajustar a espessura da substância dependendo da superfície que está sendo pintada.
Preparação da superfície
Uma superfície devidamente tratada para pintura é a chave para a durabilidade do desenho. Antes de começar a aplicar os padrões, o futuro produto deve ser tratado com um primer.
Primer é a aplicação de um revestimento especial na camada superior de um produto. Este processo permite nivelar a superfície e melhorar a aderência dos materiais de coloração à base.

Os materiais de primer podem ser:
- Mineral.
- Alquídico.
- Acrílico.
O primer deve ser selecionado com base na superfície do item que precisa ser pintado. As misturas de primer são aplicadas com uma esponja, com uma lata de spray ou com um pincel.
Existem 2 categorias principais de superfícies que requerem esta etapa:
- Produtos lisos – azulejos, vidro, cerâmica esmaltada, metal.
- Porosos – produtos de papelão, madeira, papelão e MDF, papel machê, cerâmica não esmaltada.
Aplicar primer em materiais com superfície porosa reduzirá o consumo de tinta acrílica ao preencher os poros do produto. O processamento de materiais lisos ajuda a evitar o descascamento do design futuro.
O solo, dependendo da superfície, pode ser:
- Adesivo – para processamento de vidro, azulejos, cerâmica esmaltada. A superfície deve ser tratada até que um som característico – um rangido – seja ouvido.
- Primer aerossol colorido. Usado para trabalho com metais. Durante o processo de primer, devem ser aplicadas 1 ou 2 camadas desta substância sobre o produto, após primeiro desengordurar sua superfície.
- Primers anticorrosivos. Eles são usados em casos onde a superfície de trabalho está coberta de corrosão. Aplicado diretamente na ferrugem.
Após a aplicação do primer, a superfície onde será realizada a pintura deverá ser envernizada, o que permitirá:
- Melhora a aderência das tintas acrílicas à superfície.
- O desenho futuro ficará mais apresentável.
- Um revestimento resistente a influências externas é formado na superfície de trabalho.
Como os vernizes podem ter um cheiro muito forte, são muito difíceis de trabalhar em espaços fechados.
Por isso, dentre sua grande variedade, os vernizes mais indicados e seguros são:
- Finlandês "Tikkurila Kiva". Não amarela, indicado para procedimentos internos.
- "Poly-R" alemão. Distingue-se pelo fato de secar rapidamente e não ter cor, sendo totalmente transparente.
O verniz deve ser escolhido com base no efeito desejado. Um revestimento de verniz de alta qualidade é obtido pela aplicação de 2 a 3 camadas da substância. Cada um deles deve ser aplicado somente após o anterior estar completamente seco.
Itens que serão utilizados para o fim a que se destinam após a pintura (pratos) não podem ser revestidos com verniz comum. Isso pode causar envenenamento tóxico. Para evitar isso, você precisa pular esse processo ou escolher um verniz que não prejudique a saúde humana.
Materiais adicionais
Além dos contornos e do produto a ser pintado, você precisará das seguintes ferramentas:
- Folha de rascunho para testes de traços.
- Uma esponja ou similar para preparação.

- Lápis para desenhar linhas.
- Água para remover imperfeições do produto. Se a tinta estiver queimada, você precisará usar acetona.
- Guardanapos ou esponja para limpar periodicamente o bico dispensador nos circuitos.
- Uma agulha ou alfinete para limpar o dispensador nos contornos de dentro para fora, removendo tinta cozida.
- Cotonete para apagar elementos desnecessários no desenho.
- Pinça, palito de dente ou estilete para remover os pontos indesejados que ficaram grudados.
- Um pincel para aplicar verniz em um produto.
- Líquido contendo álcool ou acetona para desengordurar a superfície.
Você também pode manter um secador de cabelo à mão para poder secar seu trabalho a qualquer momento.
Modelos para pintura
Você pode criar um desenho usando pintura pontilhada ou desenhá-lo usando modelos prontos. Esta opção é adequada para iniciantes neste negócio.
Na pintura pontilhada, os seguintes elementos são usados para criar um desenho:
- Esquemas.
- Estênceis.
- Modelos.
Para trabalhar em superfícies opacas (couro, madeira, metal ou plástico), são adequados estênceis vendidos em lojas de artesanato. Você pode fazê-los você mesmo usando papelão grosso ou uma pasta de plástico. É muito mais fácil trabalhar em uma superfície transparente. Qualquer diagrama pode ser aplicado de diferentes lados.
Os modelos adequados para pintura localizada podem ser:
- Padrões de ponto cruz.
- Exemplos de padrões para bordados com miçangas.
- Padrões em tecidos estilizados como arte popular e ornamentos.
- Camisas bordadas vazadas.
- Cartões para decoupage.
Qualquer um dos modelos acima pode ser redesenhado ou impresso. Depois basta aplicar o produto e começar a trabalhar.
Formas geométricas
Formas geométricas em grandes grupos podem criar um lindo padrão.
Você pode criar sua própria imagem de diagrama ou escolher qualquer modelo que desejar. Os padrões feitos com formas geométricas se destacam pela simplicidade na execução, o que ao mesmo tempo fica ótimo no produto.
Flores
Usar padrões florais é a opção mais colorida e bonita para decorar um produto dentre todas as possíveis. Suas diversas variações oferecem um enorme potencial para o desenvolvimento da imaginação.
A partir de flores individuais, você pode criar uma variedade de padrões e brincar com a paleta de cores e linhas. Cada flor deve ser desenhada começando do centro em direção à borda. Desenhando dessa maneira você pode evitar que todos os pontos se fundam em um todo.
Abstração
As abstrações nas peças dão um aspecto surreal. Eles podem ser usados para decorar garrafas, caixas e estojos de equipamentos. Há muitas opções de designs abstratos que ficarão ótimos em quase qualquer produto.
A única desvantagem é que elas são muito difíceis de trabalhar. Um belo resultado depende de um trabalho cuidadoso e profissional. Ao aplicar a abstração, é necessário respeitar rigorosamente os contornos e linhas do desenho, pois a qualidade do trabalho depende da sua clareza.
Animais
Os padrões de animais são os menos populares entre os entusiastas da pintura pontilhada. É difícil enxergá-los no quadro geral. A aplicação de tal imagem requer um ambiente adequado a ela.
Ao mesmo tempo, os motivos de animais ficarão muito bonitos se você escolher corretamente o fundo e outros elementos do design.
Trabalhando de acordo com esquemas
O design aplicado a partir de qualquer modelo original não corresponderá 100%. Quando os padrões são transferidos para um produto, sua parte central é inicialmente marcada. Na maioria das vezes não é idêntico ao geométrico.
Depois disso, são aplicadas as linhas de contorno do desenho e suas linhas principais. Elas são aplicadas com um lápis de ardósia comum ou um específico para desenhar em vidro, ou com um pincel de ponta fina. Se as linhas forem aplicadas com acrílico, você precisa considerar como elas ficarão no produto final.
Para garantir que as linhas não machuquem os olhos, elas podem ser feitas:
- Uma tinta discreta que não contrasta com o fundo principal.
- Ao desenhar uma linha, você precisa usar tinta que seja vários tons mais clara que o desenho principal.
A sequência de ações deve ser da parte central para as laterais e depois de cima para baixo. Se você começar a trabalhar do contorno do padrão para o centro, corre o risco de não adivinhar as dimensões, e qualquer erro no trabalho será fatal e prejudicará o resultado.
Aplicação de modelos em diferentes superfícies
As superfícies a serem pintadas nem sempre serão lisas. Até mesmo um pires comum tem um formato hemisférico e, portanto, é quase impossível aplicar um estêncil nele. Para evitar que o desenho fique distorcido, você precisa dedicar muito esforço e tempo para garantir que o padrão desejado fique o mais liso possível e mantenha sua aparência original.
Superfície plana
É fácil trabalhar com uma superfície plana. É por isso que iniciantes na pintura pontilhada devem começar com ela para colocar a mão na massa.

Basta colocar o padrão ou estêncil desejado sob a superfície transparente, fixá-lo com fita adesiva e começar a trabalhar. Se a superfície de trabalho tiver uma cor, o padrão será aplicado a ela usando papel carbono da cor oposta.
Pintura de vidros
Pintar copos com pintura pontilhada não é tão difícil quanto parece à primeira vista. O molde ou estêncil preparado deve ser colocado dentro do vidro, prendendo suas extremidades com fita adesiva. Usando algodão ou guardanapos de papel, você precisa encher completamente o copo.
Isso permitirá que o modelo se ajuste melhor às paredes convexas do produto. Resta apenas pintar o produto, pois as linhas dos padrões ficarão bem visíveis através do vidro.
Pratos de decoração
É difícil pintar as placas por causa de suas curvas.
Existem várias opções para aplicar modelos a este produto:
- Cada elemento do padrão é recortado e aplicado na placa individualmente.
- O molde é aplicado completamente na superfície e, nos locais onde o papel está distorcido, ele é corrigido.
- O centro do padrão e seus contornos principais são desenhados na placa. Depois disso, os detalhes restantes do desenho são delineados.

Uma pequena dica para pintar pratos:
- Você precisa pegar 2 pratos transparentes idênticos. Entre eles, você precisa prender um estêncil ou molde feito de tecido que se ajuste perfeitamente à superfície. A parte superior transparente permitirá que você transfira o padrão para o produto sem distorcer seu contorno.
Além disso, você pode pintar um prato usando apenas sua imaginação.
Modelos de garrafas
Para pintura pontilhada de garrafas, você precisa usar estênceis ou moldes que tenham um formato alongado. Você pode usar padrões circulares, mas para que o produto final fique bonito, o diagrama deve ser anexado com muita clareza. A principal dificuldade são as pontas do desenho, que precisam ser conectadas.
Existem várias maneiras de resolver esse problema:
- Não conecte as pontas do desenho. Pinte você mesmo o espaço formado entre eles.
- Tente calcular o diâmetro da garrafa e ajuste o molde a ele.
- Para o trabalho, você pode usar padrões que consistem em repetições e pequenos fragmentos. Se o padrão não combinar muito bem, você pode corrigi-lo brincando com os detalhes do enfeite.
Se o modelo for grande e complexo, ele deverá ser aplicado em etapas. Isso lhe dará a oportunidade de ajustar o desenho em qualquer estágio.
Dicas de pintura de pontos para iniciantes
Qualquer um pode aprender pintura pontilhada.
Algumas pequenas dicas ajudarão os iniciantes a dominar esta arte mais rapidamente:
- Os primeiros trabalhos de pintura pontilhada são melhor feitos em uma superfície plana.
- Antes de pintar qualquer produto, vale a pena primeiro testá-lo em uma folha de papel áspera. Isso ajudará você a entender o quão forte é pressionar o tubo para obter pontos com o diâmetro desejado.

- Não se desespere se nada der certo na primeira tentativa. Esta arte requer habilidade especial que vem com a experiência.
- É melhor começar a trabalhar usando um modelo ou diagrama pronto. Com o tempo, você pode criar seu próprio design e aplicá-lo ao produto.
- Tenha sempre à mão um cotonete, solventes e água (dependendo da tinta que estiver usando) para que você possa corrigir qualquer erro a qualquer momento.
- Não tenha medo de ir além das linhas do modelo ou diagrama. Você sempre pode brincar com o design da sua maneira adicionando elementos adicionais.
A pintura de pontos percorreu um longo caminho em seu desenvolvimento. As conquistas científicas modernas facilitam o trabalho tanto para iniciantes quanto para artesãos experientes. Graças aos contornos de acrílico, a aplicação de pontos será fácil e simples, e os padrões prontos e estênceis com enfeites permitirão que você crie um lindo padrão, mesmo para aquelas pessoas que não sabem desenhar.
Formatação do artigo: Natália Podolskaya
Vídeo sobre pintura de pontos
Pintura de pontos com contornos para iniciantes:
Diga-me onde posso obter estênceis simples. Obrigado.
Obrigado pelo tutorial detalhado!
Olá . a base para a criatividade com linhas pontilhadas o que você escolheu, que tipo de material é folheado fino ou vidro ou plástico ou folha de metal. Desde já, obrigado.