Flores feitas à mão com espumairan brilhante. Masterclass para iniciantes

Flores feitas de foamiran brilhante são frequentemente usadas como decoração de interiores. A peculiaridade deste material está na sua aparência. Um lado tem acabamento brilhante. Devido a isso, qualquer produto adquire características expressivas.

Vantagens do glitter foamiran

Vantagens do glitter foamiran:

  • O material é fácil de trabalhar. É dotado de alta plasticidade. Graças a ela, o foamiran estica e assume qualquer formato.
  • Para funcionar, você terá que aquecer o material. No entanto, você não precisa comprar nenhum aparelho elétrico complexo para isso. Um ferro comum é suficiente.
  • Produtos feitos com este material podem ser limpos. Eles secam rapidamente, mantendo seu formato original. O principal é não exagerar, caso contrário o glitter pode sair.
  • O material é fácil de cortar. Até uma criança consegue lidar com isso.
  • O Foamiran tem uma estrutura porosa, por isso é fácil de pintar. Várias tintas e sombras comuns também servem. A tinta para broches e grampos de cabelo é escolhida para ser mais durável. Mas você só pode mudar a cor no lado fosco.
  • Quando aquecido, o material não emite substâncias tóxicas, gases venenosos ou odores desagradáveis.
Flores de espumante brilhante
Flores de espumante brilhante

Produtos feitos de foamiran são completamente seguros para a saúde humana.

Características do trabalho com o material

Flores de espumante brilhante Qualquer um pode fazer isso. É muito fácil trabalhar com esse material. É maleável e macio. Mas para que o artesanato fique bonito, é preciso conhecer as peculiaridades da interação com esse material.

Foamiran é plástico. Ela estica muito bem. Mas não pode exagerar, senão ele quebra. Quando pétalas de flores são criadas a partir de foamiran, os espaços em branco são aquecidos. Isso é feito para dar-lhes o formato desejado. No entanto, o superaquecimento deve ser evitado, caso contrário o material encolherá.

O Foamiran vem em cores diferentes. Mas às vezes o mestre acrescenta tons usando coloração adicional. Para garantir que esta camada adira bem, ela deve ser coberta com verniz acrílico.

Embora o foamiran tenha uma estrutura porosa, ele só pode ser colado usando uma cola quente especial. Não é possível fixar as peças com PVA ou materiais comuns de carpintaria.

O foamiran brilhante tem duas superfícies: fosca e brilhante. Durante o corte de blanks a estrutura é interrompida. Para preservá-lo e evitar que a aparência do artesanato se deteriore no futuro, as bordas são levemente chamuscadas com um isqueiro.

Flores feitas de espumairan com glitter. Características do trabalho com o material
Flores feitas de espumairan com glitter. Características do trabalho com o material

Existem 2 métodos de trabalho com foamiran:

Técnica Descrição
Aquecer O Foamiran é aquecido colocando-o contra a superfície de um ferro comum. Basta segurar por 3 a 4 segundos e o material ficará macio e flexível. O ferro é aquecido em temperatura média.
Amassando Este método é adequado para pequenos volumes de trabalho. Os dedos, ao usar a técnica de amassar, cansam-se rapidamente. A essência do método: a peça de trabalho é dobrada como uma sanfona e esfregada entre os dedos. Isso cria nervuras nas pétalas. No entanto, ao trabalhar com material brilhante, é importante não exagerar. Caso contrário, o glitter cairá. Use uma amassadura suave.

Artesãs experientes sabem como aquecer foamiran sobre uma vela ou isqueiro. Entretanto, esse método não é recomendado para iniciantes.

Ferramentas necessárias para o trabalho

O seguinte conjunto de ferramentas é mais frequentemente usado para trabalhar com foamiran:

Nome Descrição
Cola quente A cola recebeu esse nome porque é aquecida. Proporciona uma pegada segura. É fácil trabalhar com essa cola.
Pistola de cola quente Aquece o bastão de cola quente. O dispositivo mais simples. Funciona em uma tomada elétrica. A cola é inserida na pistola. A cabeça aquece a haste. Ao pressionar o gatilho, a cola é liberada. Pequenas pistolas são usadas.
Fio florístico É mais frequentemente usado na produção de flores. Selecione um fio de dureza média. O fino é indicado para criar composições, pois pode ser facilmente dobrado. A opção mais grossa será ideal para criar o caule de uma única flor.
Mofo Moldes são usados ​​para criar pétalas e folhas realistas. Esta é uma ferramenta especial que permite fazer veios vegetais característicos na espuma por meio de impressão. Isso dá à flor uma aparência realista. Existem moldes que imitam pétalas de tulipa, antúrio, orquídea, rosa, papoula e lírio. No foamiran com glitter, o canelado é feito apenas no lado fosco.
Elementos decorativos Os núcleos das flores são feitos de miçangas, strass ou outras peças adequadas. A escolha depende das preferências do mestre.
Tesoura O Foamiran é fácil de cortar. Uma tesoura comum serve para isso.
Flores feitas de espumairan com glitter. Características do trabalho com o material
Flores feitas de espumairan com glitter. Características do trabalho com o material

Frequentemente usados: feltro, fitas e outros tipos de foamiran (iraniano, por exemplo).

As flores mais simples

Uma das master classes mais simples sobre como fazer uma flor com espumante brilhante.

Materiais:

  • glitter foamiran: verde para folhas e colorido para pétalas;
  • isqueiro;
  • palito;
  • governante;
  • tesoura;
  • cola quente + pistola.

Sequência de ações:

  1. As pétalas são cortadas em espuma brilhante. No lado fosco, usando uma régua, marque 14 retângulos. Seu tamanho: 1,5x2,5 cm.
  2. Retângulos são cortados de espuma brilhante.
  3. Suas bordas estão queimadas.
  4. Cada retângulo recebe o formato de uma pétala. Para isso, uma parte é arredondada. Os cantos afiados são cortados com tesouras. Externamente, o formato resultante deve se assemelhar a uma unha oval.
  5. Eles pegam um isqueiro. Eles ligam e deixam a superfície esquentar. Retire a chama e pressione a parte fosca da pétala na cabeça quente do isqueiro.
  6. A folha quente é dobrada com o lado brilhante voltado para fora.
  7. Repita essa manipulação com as pétalas restantes.
  8. Ligue a pistola de cola quente para aquecer.
  9. De um único pedaço de foamiran brilhante, corte um retângulo de 1 cm de largura e 9 cm de comprimento. Este será o centro da flor.
  10. O retângulo é colado longitudinalmente usando cola quente.
  11. A salsicha resultante é torcida em espiral. Para fixação é utilizada cola quente.
  12. Faça a 1ª fileira de flores. Para isso, pegue 6 pétalas.
  13. Cole as pétalas na espiral, com a parte superior arredondada voltada para cima.
  14. A 2ª fileira de pétalas é colada em cima da 1ª fileira. Para isso você precisará de 8 espaços em branco. Eles funcionam com cola quente.
  15. Usando uma tesoura, corte 2 folhas de foamiran verde.
  16. Suas bordas são queimadas com um isqueiro.
  17. Dê a eles um formato curvo segurando o lado fosco contra a superfície quente de um isqueiro.
As flores mais simples feitas de espumante brilhante
As flores mais simples feitas de espumante brilhante

Cole as pétalas verdes na parte inferior da flor.

Rosa

Flores feitas de foamiran com glitter são amplamente utilizadas na indústria da beleza (grampos de cabelo, broches) ou na decoração de interiores.

Artesanatos que imitam rosas são muito procurados. Eles ficam ótimos tanto em composições de grupo quanto individualmente.

Opção 1

Materiais:

  • Espumairan com glitter vermelho.
  • Tesoura.
  • Molde de folhas de rosas.
  • Ferro.
  • Pistola de cola quente.
  • Isqueiro.

Sequência de ações:

  1. De foamiran com glitter vermelho corte 1 quadrado de 4,5x4,5 cm + 3 de 5x5 cm.
  2. Trabalhe com um quadrado de 4,5 x 4,5 cm. Dobre ao meio, com a base fosca para dentro, e depois desdobre. Repita a manipulação, mas do outro lado. Como resultado, você deve obter um padrão cruzado no foamiran.
  3. Usando uma tesoura, faça cortes seguindo as linhas da cruz, sem atingir o meio do quadrado.
  4. Há 4 áreas em um quadrado. Elas são moldadas em pétalas cortando os cantos afiados com uma tesoura. O resultado deve ser um espaço em branco que se parece com um trevo de quatro folhas.
Modelos para cortar rosas de foamiran
Modelos para cortar rosas de foamiran

Trabalhe de maneira semelhante com os 3 quadrados restantes de 5x5 cm.

Quando todos os espaços em branco estiverem prontos, prossiga para a próxima etapa:

  1. Aqueça o ferro em temperatura média.
  2. Um pedaço quadrado de 4,5 x 4,5 cm é aplicado com o lado fosco na superfície aquecida do ferro.
  3. Segure firmemente contra a superfície quente por 5 segundos. Assim que o foamiran começa a dobrar e ficar macio, ele é removido do ferro.
  4. O núcleo da peça de trabalho é pressionado para baixo de modo que as pétalas subam ligeiramente.
Rosa de foamiran
Rosa de foamiran

O procedimento é repetido com blanks obtidos de quadrados de 5x5 cm. Depois disso, as bordas das formas são levemente seladas com um isqueiro. Durante o processo, cada pétala é ligeiramente curvada no meio, o que lhe dá relevo.

Próximos passos:

  1. Corte o foamiran verde iraniano ou qualquer outro foamiran fosco em quadradinhos. Elas serão então usadas para formar pétalas.
  2. Coloque um molde de folha de rosa na sua frente.
  3. Aplique um pedaço de espuma verde no ferro.
  4. Assim que o foamiran esquenta e fica macio, ele é pressionado contra o molde.
  5. As pétalas são cortadas dos pedaços (o tamanho delas é selecionado para combinar com a rosa).

Montagem de flores:

  1. Trabalhe com um blank feito de um quadrado de 4,5 x 4,5 cm. Levante 2 pétalas opostas uma em direção à outra. Usando cola quente, forme o miolo característico da rosa.
  2. De maneira semelhante, as duas pétalas restantes são levantadas e presas na base.
  3. Pegue um pedaço de papel feito de um quadrado de 5x5 cm. Coloque um pouco de cola no centro e coloque a forma anterior aqui.
  4. As pétalas são levantadas para formar uma rosa semiaberta. Para isso, a cola é pingada o mais próximo possível da base das pétalas, para que suas pontas permaneçam livres. Graças a isso, será possível criar o relevo e a versatilidade característicos de uma rosa.

As peças restantes são conectadas usando o método de montagem. Folhas verdes são fixadas na parte inferior da flor finalizada.

Rosa de espumante com glitter, opção 2

Materiais:

  • Glitter foamiran de qualquer cor (rosa pode ser chocolate, rosa, amarelo);
  • Couro ecológico. Folhas serão feitas a partir dele.
  • Palito.
  • Tesoura.
  • Governante.
  • Contas no espeto.
  • Sentido.

Sequência de ações:

  1. De foamiran colorido com glitter, corte 2 tiras com as seguintes dimensões: 12x1,5 cm e 20x1,5 cm.
  2. No lado fosco dos espaços em branco, use um palito para marcar listras a cada 2 cm. A distância é medida com uma régua.
  3. Usando uma tesoura, um lado de cada peça recebe um formato ondulado. Recorte usando as marcas do palito como guia. Portanto, na tira curta deve haver 6 saliências onduladas, e na longa – 10 peças.
  4. Ligue o ferro na potência máxima.
  5. As seguintes etapas são realizadas sucessivamente: cada seção é aplicada com o lado fosco na superfície quente do ferro, mantida por 3 segundos, destacada e a borda da onda é dobrada para dentro (pressione o lado brilhante no lado fosco). Eles fazem isso com 2 tiras.
  6. Pegue uma tira curta. Ele é cortado da seguinte forma: 2 ondas são desconectadas, e depois uma de cada vez. Você deve obter 4 espaços em branco.
  7. A tira longa é cortada completamente em pétalas únicas.
  8. Pegue uma conta com 1 cm de diâmetro e espete num espeto.
  9. Aqueça a pistola de cola.
  10. Pegue um pedaço de papel com pétalas de 2 peças.
  11. A borda inferior reta é revestida com cola do lado brilhante.
  12. Enrole a peça em branco ao redor da conta e cole-a.
  13. Cole todas as peças de maneira semelhante, formando uma rosa.
  14. O espeto na base do broto é cortado.
  15. Uma base redonda para a rosa é cortada em feltro.
  16. Duas folhas são cortadas em couro ecológico.
  17. Usando cola, cole folhas verdes na base da rosa.
  18. Prenda a rosa na base de feltro.
Rosa de foamiran
Rosa de foamiran

Peônias

Flores criadas usando espumairan com glitter de acordo com esta master class podem ser usadas como decoração. Eles são colocados em tiaras e grampos de cabelo. Eles podem até ser usados ​​para decorar bolsas ou pulseiras.

Materiais:

  • Espumairan brilhante com 2 mm de espessura.
  • Buquês de estames (selecionados para combinar com a cor do foamiran).
  • Tesoura.
  • Palito de dente ou pedaço de madeira afiado.
  • Governante.
  • Ferro.
  • Cola quente.
  • Molde redondo para pétalas de peônia. Se você não tiver um, pode usar qualquer objeto redondo. O diâmetro da bola é 2 cm. Qualquer material: plástico, borracha, espuma.

Sequência de ações:

  1. No lado fosco do foamiran brilhante, marque 8 quadrados medindo 5x5 cm.
  2. Recorte quadrados com uma tesoura.
  3. Aqueça o ferro na temperatura máxima.
  4. Pegue 1 pedaço, segurando-o pelos 4 cantos.
  5. Coloque o quadrado (lado fosco para baixo) contra a superfície quente do ferro, segurando-o pelos cantos.
  6. Assim que o foamiran começa a derreter, ele é removido e enrolado em um molde ou bola. É importante obter um formato convexo.
  7. O blank é removido da bola ou molde.
  8. A borda irregular precisa ser aparada. É importante manter o formato redondo. A espessura aproximada da pétala é de 1,5 cm. Corte cerca de 3,5 cm.
  9. Um corte em forma de coração é feito no topo da pétala.
  10. Proceda de maneira semelhante com os 7 quadrados restantes.
  11. Com os restos de foamiran faça uma tira de 5 cm de comprimento e 7 mm de largura.
  12. Aqueça a pistola de cola.
  13. Cole uma tira de espumairan brilhante sob os estames, com o lado brilhante voltado para fora.
  14. Faça a primeira fileira de pétalas. Para isso, pegue 3 espaços em branco.
  15. As pétalas são coladas na ponta mais inferior, abaixo da base dos estames, a uma base brilhante criada a partir de uma tira.
  16. Os próximos 2 espaços em branco são colados em um círculo, sobrepondo a pétala anterior em 2-3 mm. A principal tarefa da primeira fileira é criar uma base uniforme para a peônia. Deve sair em formato esférico.
  17. As pétalas da 2ª fileira são pré-esticadas para torná-las mais volumosas.
  18. A 1ª pétala da 2ª fileira é colada no meio das duas anteriores, que formam a base da peônia.
  19. As pétalas subsequentes são coladas em círculo, sobrepondo-se à anterior em 5 mm (1/4).
  20. A última pétala é colada de modo que fique embaixo da primeira na segunda fileira.
  21. De espumairan com glitter verde, corte 2 quadrados medindo 2x2 cm.
  22. Folhas de peônia são cortadas dos quadrados.
  23. Aplique o lado fosco do foamiran na superfície quente do ferro de passar para que ele adquira um formato convexo.
  24. O excesso de material na parte inferior da peônia é removido.
Peônias feitas de espumairan com glitter. Amostra
Peônias feitas de espumairan com glitter. Amostra

Só falta colar as folhas verdes e a peônia está pronta.

Orquídea

Flores feitas de espumairan com glitter são duradouras. Eles praticamente não desbotam e mantêm bem sua forma. Um artesanato de qualidade não tem medo de umidade. No entanto, você não deve lavar materiais brilhantes. Parte do glitter será removido, o que reduzirá o valor decorativo do produto.

Orquídea de espumante brilhante
Orquídea de espumante brilhante

Materiais:

  • espumairan brilhante rosa;
  • papel ondulado rosa;
  • arame;
  • frustrar;
  • tesoura;
  • ferro;
  • palito ou lápis;
  • para enrolar fita de fio verde;
  • mofo de orquídea;
  • modelos de núcleo e pétalas de orquídea;
  • pistola de cola.

Sequência de ações:

  1. Imprima os moldes para o miolo e as pétalas da orquídea. Você pode redesenhá-los você mesmo.
  2. Recorte os moldes.
  3. Pegue uma folha de espumairan com glitter.
  4. Aplique os moldes no lado fosco e contorne-os com um palito ou lápis.
  5. Recorte os moldes. Deve haver 3 delas: o miolo, a pétala em formato de T e a pétala em formato de número 8.
  6. Estou esquentando o ferro.
  7. Aplique o lado fosco da pétala brilhante na superfície quente do ferro.
  8. Segure por 3-4 segundos.
  9. Aplique pétalas no molde.
  10. O núcleo da orquídea em bruto é aplicado ao ferro.
  11. Segure por 2 a 3 segundos.
  12. Use os dedos para dar à peça de trabalho um formato convexo.
  13. Eles pegam o fio.
  14. Sua ponta é dobrada em forma de laço.
  15. Enrole o laço com um pequeno pedaço de papel alumínio.
  16. Um pedaço de papel ondulado em formato de borboleta ou arco é cortado.
  17. Eles colam em cima do papel alumínio. Você deve terminar com um pequeno cone convexo.
  18. Eles estão colhendo uma flor.
  19. O núcleo da orquídea é amarrado em um arame, puxando-o em direção a um cone feito de papel ondulado.
  20. Eles consertam com cola.
  21. Usando o mesmo método, enfie um pedaço de 2 pétalas e depois de 3.
Orquídea de espumante brilhante
Orquídea de espumante brilhante

O fio é coberto com fita. 5-6 flores de orquídea são feitas de acordo com este princípio. Depois eles são combinados em um ramo. Devido ao fato do arame ser curvo, a orquídea pode receber qualquer formato.

Lírio

Materiais:

  • palito ou espeto;
  • alicate de bico redondo;
  • Espuma iraniana, cor preta;
  • espumairan prateada brilhante;
  • tesoura;
  • momento de colagem ou quente;
  • alicate;
  • tinta acrílica preta;
  • caneta sem tinta;
  • escovar;
  • fio fino nº 26;
  • papel;
  • lápis.

Sequência de ações:

  1. Um molde de pétala de lírio é desenhado no papel. Você precisará de 6 peças no total.
  2. Aplique o molde no lado fosco do foamiran com glitter e contorne-o.
  3. Corte 6 pétalas.
  4. De espuma de prata, corte 3 tiras: 1 cm de comprimento e 4 mm de largura. É melhor fazer com margem, pois as bordas terão que ser arredondadas. Esses serão os estames do lírio. Seu número pode ser aumentado. Por exemplo, corte 4-5 tiras.
  5. As pontas rombas das tiras são arredondadas.
  6. 6 pétalas de lírio são cortadas de espuma preta. Seu tamanho é maior que o dos blanks de material brilhante. Se você colocar uma pétala brilhante no meio de uma preta, esta última deverá se projetar para a frente em 4-5 mm.
  7. O fio é cortado em pedaços de 5 cm e 7 cm de comprimento. 6 e 3 peças respectivamente. É importante que os pedaços de arame tenham um corte preciso. É por isso que ele é feito na diagonal.
  8. Pegue um fio de 5 cm.
  9. Ela é colada ao longo da pétala feita de material brilhante em seu lado fosco.
  10. Cole uma pétala preta em cima do fio. O resultado deve ser uma estrutura composta: uma superfície brilhante sobre uma escura.
  11. Aplique uma camada fina de cola na lateral do foamiran com glitter e pressione a cola iraniana preta sobre ele. A maneira mais fácil de fazer isso é usar cola. Um palito é mergulhado nele e as laterais são revestidas com o palito. Isso deixará o trabalho mais organizado. O formato de um barco deve aparecer.
  12. Devido ao fato de haver arame no meio da estrutura, ela pode ser dobrada. Para fazer isso, dê à peça de trabalho o formato de um arco-íris, dobrando-a com o lado brilhante para cima. A ponta da pétala aponta para baixo.
Lírio feito de espumairan com glitter. Amostra
Lírio feito de foamiran. Amostra

Flores feitas de foamiran com glitter devem repetir exatamente as pétalas curvas. Para fazer isso, não tenha medo de dobrar o fio. Os espaços restantes são tratados da mesma maneira.

Uma vez feitas as pétalas, começamos a desenhar os estames:

  1. Pegue um fio de 7 cm de comprimento.
  2. Afaste-se da borda aproximadamente 4 mm.
  3. Dobre a borda usando uma ferramenta (alicate de bico redondo).
  4. Corte tiras de 7 cm de comprimento de espuma preta.
  5. Use os dedos para amassar o material, deixando-o fino.
  6. Pegue uma tira e aplique cola na ponta dela.
  7. Cole-o na ponta do fio e enrole o foamiran ao redor dele até aproximadamente a metade do comprimento. Eles começam a fazer isso a partir da curva, deixando-a aberta.
  8. Aplique cola novamente, fixe a tira no fio e corte o excesso de foamiran.
  9. Pegue folhas de estames de espuma de prata.
  10. Eles são colocados na extremidade curva do fio. Para maior confiabilidade, você pode consertá-lo com cola.
  11. As laterais dos estames são pintadas com acrílico preto.
  12. Repita isso com os estames restantes.
  13. No final, a parte brilhante dos estames é um pouco curvada para dar uma aparência realista.

Depois que os estames estiverem prontos, comece a montar a flor:

  1. Os estames são colados na parte inferior, formando um pistilo.
  2. As pétalas são coladas aos estames.
  3. Corte uma tira de espuma preta.
  4. Ele é colado ao redor da base da flor para criar um lindo canteiro.

As pontas restantes do fio podem ser cortadas ou usadas para prender o lírio em algum lugar.

Lírio de espumante brilhante
Lírio de espumante brilhante

A espumairan com glitter é usada para fazer flores para qualquer necessidade. Elas brilham lindamente ao sol ou à luz artificial.

Qualquer um pode comprar foamiran brilhante. É vendido na seção de artesanato.

Vídeo sobre como fazer flores com espumairan brilhante

Flores feitas de foamiran com glitter são adequadas para decorar faixas de cabelo, tiaras, grampos de cabelo e outros acessórios de cabelo feitos de foamiran. Um método simples, acessível até para iniciantes.

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho