Todo mundo adora desenhar, especialmente as crianças. No entanto, eles não são muito bons nisso devido à falta de habilidades necessárias. Os pais devem ajudar uma criança de 4 a 5 anos a dominar os princípios básicos do desenho. Eles precisam organizar adequadamente o processo criativo e garantir que a atividade cative a criança e seja divertida. A seleção das aulas, bem como a disponibilidade dos materiais e ferramentas necessários, ajudarão nisso.
Ferramentas de desenho
As aulas de desenho para crianças de 4 a 5 anos incluem as seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Pense na próxima lição | Você precisa repassar mentalmente a sequência de ações que o jovem estudante executará. |
2 | Preparar materiais e ferramentas | Para trabalhar você precisará de folhas de papel A4. Por exemplo, um desenho pode ser feito em um álbum. As principais ferramentas serão lápis, marcadores ou tintas. Se forem selecionadas tintas, você precisará adicionalmente de:
|
3 | Preparar ferramentas não padronizadas | Além dos itens e materiais básicos, você pode precisar de itens que tenham uma finalidade diferente. Por exemplo, para pintar com tintas você pode usar:
As crianças também vão gostar de pintar com os dedos, sem ferramentas. Outra maneira incomum de pintar é usar um grande pedaço de papel de parede. O desenho é feito no verso, que é branco. Neste caso, o resultado não é apenas uma imagem, mas uma composição completa. Pode ser realizado por várias crianças ao mesmo tempo, juntamente com adultos. |
4 | Complete um desenho de amostra | Isso tornará mais fácil explicar o material.
Por exemplo, você pode usar o seguinte para conduzir aulas:
A criança apoiará alegremente seu professor de brinquedo, tentando ajudá-lo. |
5 | Preparar materiais adicionais | Eles ajudarão a tornar a atividade mais interessante e divertida.
Estes poderiam ser:
|
Master classes
Recomenda-se que aulas de desenho para crianças de 4 a 5 anos sejam realizadas após a preparação dos materiais e ferramentas para o trabalho.
Céu
A lição pode começar com as palavras: “Hoje vamos desenhar um céu azul”. Ao mesmo tempo, é necessário mostrar à criança diversas fotografias e paisagens. Deve haver tintas guache sobre a mesa.
O professor deve contar e mostrar que:
- o azul celeste é formado pela mistura de tinta azul e branca;
- O céu pode ser mais do que apenas azul. Fica rosa ao amanhecer. Neste caso, você precisa misturar guache vermelho e branco. O céu também fica laranja claro quando o sol se põe no horizonte. Para fazer isso, misture tintas laranja e branca;
- A manhã pode ser cinzenta. Para este desenho você precisará de guache preto e branco;
- Os raios de sol dão ao céu uma tonalidade amarelo claro. Para fazer isso, você precisa misturar as cores branca e amarela.
Além das tintas, as crianças devem ter o seguinte na mesa:
- escovas;
- pano seco;
- recipiente com água;
- papel.
O trabalho será feito em metade da folha de paisagem. Os alunos devem desenhar um lindo céu usando qualquer guache que escolherem. É importante mostrar às crianças a técnica de aplicação de tinta no papel.
Para fazer isso:
- Usando um pincel limpo, pegue guache e aplique várias marcas usando o método de pincelada (movendo de cima para baixo). Isso é feito até a tinta acabar.
- O pincel é lavado em água e o excesso de umidade é espremido com um pano.
- Uma nova cor é escolhida e os mesmos movimentos são realizados. Como resultado, um lindo céu é formado no papel.
Uma vez concluído o trabalho, resta apenas olhar os desenhos e dar-lhes nomes adequados, por exemplo:
- "Céu Feliz";
- "Céu Sombrio";
- "Céu da manhã".
Nuvens
O desenho do céu ficará incompleto se não houver nuvens nele. É necessário mostrar aos alunos imagens de nuvens que expressem claramente o estado de espírito. Deve haver desenhos tristes, felizes e perturbadores aqui. É necessário informar às crianças que o humor de uma pessoa é influenciado pelo clima.
Depois você precisa mostrar as técnicas de trabalho com guache ao desenhar nuvens. Para fazer isso, pegue tinta branca com um pincel limpo e deixe várias manchas de formatos diferentes no papel. Misturado à cor do céu, o guache branco adquire uma certa tonalidade. Depois que as crianças tiverem feito o mesmo, só resta analisar os desenhos delas.
Sol
O objeto celeste mais brilhante é o sol. No início, também são mostradas diversas paisagens onde o sol está presente. É necessário mostrar fotografias onde a luz do dia esteja presente em diferentes horários do dia e observar que sua cor muda de laranja pela manhã para vermelho vivo à noite.
Também é importante chamar a atenção das crianças para o formato do sol e os raios que emanam dele. O sol em si é redondo, e os raios podem ter a forma de bastões, ondas ou pontos. Os desenhos que as crianças fazem podem ser comparados com flores que elas conhecem, como margaridas e crisântemos.
Seixos pintados com batatas
Lindos designs podem ser criados rapidamente usando uma pequena fatia de batata. Para fazer isso, você deve cortar o tubérculo em duas metades e, em seguida, criar um relevo no corte da primeira metade, passando um garfo por ele várias vezes.
Um pedaço de batata preparado é mergulhado em tinta e depois pode ser usado para fazer impressões. É assim que se desenham lindas pedras.
Peixes
Aulas de desenho para crianças de 4 a 5 anos sobre tema marinho exigirão tintas.
As etapas do desenho de um peixe serão as seguintes:
- Capture o corpo colocando a ponta do seu polegar em um pedaço de papel. A tinta na qual o dedo será mergulhado previamente pode ser de qualquer cor.
- Use a ponta do seu dedo indicador para desenhar uma cauda para o peixe.
- Adicione olhos e uma boca usando marcadores.
- O 2º, 3º e os peixes subsequentes são desenhados da mesma maneira. Pode haver qualquer número deles no desenho. Cabe à criança decidir.

O fato de os peixes estarem debaixo d'água deve ser indicado pelo seguinte:
- bolhas. Elas podem ser impressas usando a ponta de um canudo fino de plástico;
- alga. Meia cebola ajudará a representá-los;
- seixos. Eles são desenhados usando batatas usando o método descrito no exemplo acima.
Borboleta pintada com manchas
Blotografia é uma forma incomum de desenhar. Sua essência é ensinar a criança a deixar manchas de cores diferentes em uma folha de papel para que ela crie imagens, objetos ou detalhes individuais.
Ao refletir sobre a questão: “Como é essa mancha?”, o jovem artista usará sua imaginação, o que contribuirá para seu desenvolvimento. Então, sem forçar a criança, você deve passar para o próximo passo: traçar ou finalizar o desenho das manchas existentes. O resultado pode ser um enredo completo.
Para implementá-lo, você precisa fazer o seguinte:
- Dobre uma folha de papel de qualquer tamanho ao meio e depois desdobre-a novamente.
- Junto com seu filho, coloque 2 a 3 pontos de cores diferentes na linha de dobra reta. Você pode usar tinta guache ou tinta para isso.
- Dobre a folha ao meio novamente ao longo da dobra existente e, passando o dedo do centro para as bordas (enquanto recita algum feitiço mágico), desdobre a folha de volta.
Um desenho aparecerá nele, que precisará ser complementado com elementos faltantes usando ferramentas de desenho conhecidas. Primeiro você só precisa esperar a guache secar.
Um design criado usando threads
Uma aula de desenho com crianças de 4 a 5 anos usando linhas pode ser chamada de threadografia. O resultado pode ser qualquer coisa, dependendo de quanta imaginação da criança corre solta.

Para trabalhar você precisa:
- Pegue uma folha de papelão branca, quadrada, com cerca de 20 cm de largura, e um fio de lã grosso com cerca de 30 cm de comprimento.
- Dobre o papelão e depois endireite-o para formar uma linha de dobra.
- Mergulhe uma ponta do fio em tinta espessa (aproximadamente 10 cm) e coloque-a entre as metades de papelão.
- Pressionando levemente, mova o fio ao longo da folha. Você pode desempenhar o papel de um poderoso mago bom lançando um feitiço que consiste em um conjunto de palavras estranhas.
O resultado é uma imagem caótica, para a qual a criança deve inventar um nome. Este trabalho, aliado à arte visual, contribuirá para o desenvolvimento intelectual da criança. Se desejar, você pode desenhar os detalhes que faltam.
Lesma
Para desenhar um caracol você precisará de:
- Folha de álbum A4;
- aquarela;
- vários pincéis de tamanhos diferentes;
- recipiente com água;
- guardanapo.

Os passos para criar um personagem no papel são os seguintes:
- Ao começar a trabalhar com pincéis, você pode dizer às crianças que as tintas ainda não estão acordadas e precisam ser despertadas, acariciando-as suavemente com um pincel.
- Desenhe um círculo no centro da folha de papel com tinta amarela. Pode-se dizer às crianças que isto é um pãozinho. Ao desenhar, você precisa girar o pincel gradualmente.
- Desenhe um arco sob o círculo amarelo. Para isso, é usada tinta marrom.
- Transforme o arco em um loop.
- Desenhe alguns chifres pequenos e pinte o laço. Os chifres devem parecer pequenos cogumelos marrons com uma tampa redonda e pernas que se alargam em direção à base.
- Para colorir a alça, que é o corpo do caracol, use marrom.
- Decore a concha do caracol. Para fazer isso, desenhe uma espiral fina no círculo amarelo usando a cor marrom.
- Deixe o caracol feliz. Para fazer isso, use tinta preta para desenhar uma boca - uma pequena linha arqueada localizada logo abaixo dos chifres na cabeça.
- Na parte superior dos chifres, que são representados por pequenos círculos, desenhe 1 pequeno círculo preto. Esses serão os olhos do caracol.
- Crie um fundo para o desenho – a localização do caracol. Podem ser galhos verdes, folhas coloridas de outono, areia amarela, um lago azul e muitas conchas.
Tartaruga
Você pode desenhar uma tartaruga fofa com seus filhos usando:
- Folha de álbum tamanho A4;
- tintas aquarela;
- escovas;
- uma jarra de água.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Desenhe um círculo amarelo no centro da folha.
- Usando tinta marrom, desenhe 4 laços perto do círculo, representados por linhas finas em arco: 2 laços devem estar localizados na parte superior e 2 na parte inferior. A distância entre os dois de cima deve ser aproximadamente a mesma que entre os dois de baixo.
- Desenhe o 5º laço. A mesma cor marrom é usada para isso. Este laço deve ser o maior e estar localizado no lado direito do círculo — aproximadamente no meio, entre os laços pequenos do canto superior direito e do canto inferior direito desenhados anteriormente.
- Todos os 5 laços precisam ser pintados com a mesma tinta marrom.
- No final do laço maior, desenhe 2 pequenos círculos brancos. Esses serão os olhos. Adicione mais um círculo preto menor em cada um deles, que representará as pupilas.
- Ao fazer isso, o laço maior se transforma em uma linda cabeça de tartaruga.
- Converta as outras 4 alças em patas. Para isso, são desenhados 3 pequenos traços pretos no final de cada um deles. Serão uma espécie de garras.
- Decore a concha. Aqui a criança pode usar a imaginação e desenhar qualquer padrão.
Peixe
Por analogia com os exemplos acima, você pode pintar um lindo peixe multicolorido com aquarela.
O desenho será feito nas seguintes etapas:
- Comece com um círculo amarelo, que deve ser desenhado no centro da folha.
- Delimitar o círculo amarelo em 2 arcos, um localizado na parte superior e o outro na parte inferior. Ambos os arcos estão conectados um ao outro em suas extremidades. Eles devem ser desenhados com a mesma tinta amarela que foi usada para o círculo. O resultado é algo que parece um grande olho amarelo. Este é o corpo do futuro peixe.
- Desenhe uma linda cauda no peixe, presa ao lado direito do corpo. Deve ser um triângulo com uma linha ondulada, desenhado com tinta amarela.
- Decore o peixe usando tinta vermelha. Usando movimentos leves do pincel, desenhe 2 pequenos traços na borda esquerda pontiaguda do corpo. Esta será a boca. Desenhe 2 traços abaixo da extremidade inferior do corpo. Estas são barbatanas. A barbatana superior deve ser representada por uma faixa larga e ondulada.
- Na cauda, coloque padrões em forma de várias listras, como raios, estendendo-se em diferentes direções a partir do corpo do peixe.
- Usando tinta vermelha, desenhe as escamas. Primeiro, você deve separar a área do corpo que será a cabeça com uma faixa transversal em arco vermelho. Não deve haver nenhuma balança aqui.
- Desenhe um olho grande usando tinta preta. É preciso alertar a criança que essa cor deve ser manuseada com cuidado.
- Primeiro, um círculo é desenhado com uma linha preta fina e, depois, um círculo preto sólido é desenhado dentro dele. Isso selecionará o aluno.
- Adicione fundo. O peixe está cercado por água, além de pedras e algas. Para representar a água, você pode simplesmente colocar alguns “carimbos” com tinta azul. Os seixos são desenhados de maneira semelhante, usando a cor marrom. As algas são as linhas verdes onduladas.
Prado de inverno
Aulas de desenho para crianças de 4 a 5 anos podem ser sazonais. Por exemplo, para um prado de inverno, você precisará de uma folha azul, que será o fundo.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Desenhe 5 círculos brancos e 1 oval em uma folha de papel azul.
- Desenhe 1 círculo branco grande. Ele deve estar localizado no lado esquerdo da folha, aproximadamente no meio, entre as bordas superior e inferior.
- Um pouco à direita do círculo, desenhe um grande oval branco, alongado verticalmente.
- À direita do oval, desenhe outro grande círculo branco.
- No lado direito da folha, desenhe 3 círculos para o boneco de neve. O de baixo deve ser o maior, mas um pouco menor que os círculos desenhados anteriormente. Há um círculo ainda menor nele. O último círculo, que se tornará a cabeça do boneco de neve, deve ser o menor.
- Desenhe montes de neve desenhando várias linhas brancas onduladas na parte inferior da folha – abaixo de todas as figuras desenhadas anteriormente.
- Usando a cor marrom, descreva troncos e galhos de árvores, bem como partes que faltam do boneco de neve. No total, deve haver 3 árvores na imagem. Os dois círculos grandes e o oval desenhados primeiro se tornarão sua coroa de neve.
- Desenhe mãos no boneco de neve feito com galhos. Em uma delas ele segura uma vassoura, que é de cor marrom. No topo da cabeça do boneco de neve há dois olhos castanhos, que podem ser representados como pequenos círculos. Na parte inferior da cabeça está a boca, também representada por muitos pequenos círculos marrons.
- Complete o desenho e transforme-o em uma imagem completa. Para fazer isso, você deve representar vários flocos de neve brancos em um fundo azul.
- Termine de desenhar um balde verde na cabeça do boneco de neve e um cachecol verde no pescoço dele.
Ao desenhar, uma pessoa expressa sua própria visão de mundo. É uma boa maneira de transmitir sentimentos e humor. Os psicólogos acreditam que as crianças desenham não o que veem ao seu redor, mas o que imaginam. Ao organizar aulas para crianças de 4 a 5 anos, os pais têm a oportunidade de visitar o pequeno mundo do filho e entendê-lo melhor.
Vídeo sobre desenho
Aulas de desenho para crianças de 4 a 5 anos - como desenhar sorvete: