Patos e patinhos são um dos personagens "infantis" favoritos, usados tanto em contos de fadas clássicos ("O Conto do Patinho Feio", "O Pescoço Cinzento", "O Patinho Valente", "O Patinho e a Galinha") quanto em desenhos animados modernos.
Desenho para crianças pode ser feito usando uma técnica simplificada, representando partes do corpo na forma de ovais. Uma característica dessas aves é um corpo largo e alongado com pernas curtas. Se você levar isso em conta ao desenhar, poderá facilmente dar reconhecimento aos contornos externos do animal.
Desenho simples
O pato (um desenho para crianças menores) é feito usando formas geométricas – círculos e ovais. Pode ser difícil para crianças pequenas desenhá-los de maneira uniforme e simétrica, então você pode usar estênceis ou os pais podem esboçá-los com antecedência com um lápis simples.
Para este trabalho você precisará de um lápis simples (grafite), uma borracha, lápis amarelos de tons claros e escuros, um lápis laranja (vermelho) para o bico, preto para os olhos e contorno e uma folha de álbum.
Vamos começar a desenhar passo a passo:
- Na metade superior da folha, você precisa desenhar uma oval grande. O pato deve ocupar a maior parte da folha. É recomendável ensinar à criança a composição correta do desenho desde o início, pois muitas crianças desenham muito pequeno, deixando muito espaço vazio ao redor do objeto principal.
- Em seguida, à esquerda, dentro desta figura, desenhe uma pequena oval, que será o olho do animal. À esquerda, os cílios são desenhados em forma de pequenos arcos — um acima e outro abaixo.
- O bico é desenhado a partir de dois triângulos com cantos arredondados. A primeira metade deve ser maior e curvada para cima.
- A segunda metade inferior do bico é menor e direcionada para baixo.
- Em seguida, um grande corpo oval é adicionado na parte inferior, com uma ponta elevada à esquerda para representar o rabo do pato.
- No centro do corpo, desenhe uma asa, cujos contornos lembram o corpo de um pato - ela deve afinar para a esquerda.
- Na parte inferior do olho você precisa desenhar um pequeno círculo – a pupila.
- Paralelamente a ele, um pouco mais alto, desenhe um arco adicional e, dentro dele, 2 pequenos círculos, que serão os destaques.
- Agora vamos começar a colorir. A cabeça do pato é colorida com lápis amarelo, e o bico é colorido com vermelho.
- A pupila do pato deve ser pintada de preto, e os pequenos círculos devem ser deixados sem pintura.
- Em seguida, você precisa colorir a asa do pássaro com um lápis amarelo claro.
- O corpo do pato é pintado com um lápis amarelo escuro.
- Depois, usando um lápis amarelo escuro ou laranja, desenhe 3 pequenos arcos na asa para representar as penas.
- O resultado será um desenho como este:
Desenho para crianças Pato
Os pássaros adultos de verdade não são amarelos, mas geralmente são cinzas ou marrom-acinzentados. Mas este exemplo é muito adequado para crianças pequenas, para que elas estudem cores básicas e técnicas de desenho. O desenho também pode ser feito com canetas hidrográficas.
Pato com patinhos
O pato (um desenho para crianças mais velhas pode ser feito usando uma técnica mais complexa) neste exemplo será desenhado com patinhos e terá uma aparência incomum - um pato mandarim, que se distingue por sua plumagem de cores brilhantes.
Para trabalhar, você precisará de um lápis simples para desenhar os contornos e um conjunto de lápis de cor para colorir, além de uma folha de álbum. Levará muito tempo para desenhar esta ilustração.
O processo de desenho passo a passo é o seguinte:
- Primeiro, no lado direito da folha, você precisa desenhar uma cabeça redonda. O corpo do pato ficará à esquerda.
- Em seguida, no lado direito, você precisa desenhar a parte superior do bico, que é retratada como enorme e arredondada.
- O pescoço do pássaro é representado com duas linhas curvas, sendo a esquerda mais curta e a direita gradualmente se transformando em peito. Os peitos dos patos ficam muito baixos, e seu andar desajeitado se deve ao fato de esses animais terem pernas curtas e corpo posicionado horizontalmente. Por isso, eles não conseguem correr rapidamente, pois caem sobre o peito. No entanto, esse formato corporal permite que eles nadem bem na água e mergulhem. Essas características anatômicas devem ser levadas em consideração ao desenhar.
- A parte superior do corpo é representada como um arco na parte superior. Também tem um formato convexo.
- Em seguida, logo abaixo do pescoço, você precisa desenhar um longo arco côncavo; essa será a asa.
- Depois, uma parte mais curva da asa é desenhada na parte inferior.
- À esquerda, você precisa continuar a linha superior com um leve afunilamento para cima (o rabo do pato) e desenhar o corpo na parte inferior. Esta figura deve ser um pouco achatada, já que parte do corpo ficará debaixo d'água e não será visível.
- Depois disso, você precisa desenhar o olho do pássaro na forma de um círculo, adicionar uma pupila e um destaque redondo à esquerda.
- Também desenharemos uma figura amendoada perto do olho para dar mais expressividade.
- Em seguida, você pode pintar os cantos do olho e sua pupila.
- O local onde o bico passa para a cabeça é marcado com uma linha ondulada.
- Depois disso, desenhamos o “sorriso” do pato, dividindo o bico em dois com uma linha curva. A parte inferior do bico deve ser mais estreita.
- Na parte superior do bico, faça uma ponta e desenhe uma narina oval, como mostrado abaixo.
- Depois disso, a asa do pato é dividida em 3 partes por dois arcos localizados transversalmente.
- Agora começamos a desenhar o nenúfar, que ficará localizado à direita do pato. Para fazer isso, primeiro você precisa desenhar um semicírculo e depois adicionar pétalas largas com pontas pontiagudas.
- As pétalas no primeiro plano devem ser representadas com formato redondo, em 2 fileiras.
- À direita do nenúfar também representaremos um galho com várias folhas.
- Na parte inferior, à esquerda do nenúfar, você precisa desenhar uma forma oval com bordas irregulares. Esta será a folha dela. As nervuras da folha são marcadas com quatro arcos curtos.
- Vamos desenhar um patinho à esquerda do pato. Primeiro você precisa desenhar sua cabeça redonda. Seu tamanho deve ser menor que o de um pato adulto.
- O bico do patinho ficará ligeiramente aberto. Ele tem um formato mais curto e rombudo que o do pato, e uma ponta voltada para cima.
- Faremos o olho do patinho grande, adicionaremos um recorte triangular dentro (um destaque) e, à esquerda, você pode desenhar "cílios" para dar um aspecto mais "infantil".
- À esquerda, na parte de trás da cabeça, também desenharemos várias penas salientes no formato de um pequeno triângulo.
- Logo abaixo da cabeça, você precisa adicionar uma pequena asa oval.
- Desenharemos o corpo do patinho menor que sua cabeça (essas proporções são típicas de filhotes de animais), no formato de uma lágrima.
- Acima do pato, representaremos o segundo patinho, que precisa ser desenhado da mesma forma que o primeiro. Vamos “virar” a cabeça dele para a esquerda, e desenhar a asa direita esticada, movendo-a para o lado. Você também precisa desenhar arcos sob os patinhos e o pato, que indiquem a superfície da água em que eles nadam.
- Agora você pode começar a colorir. Primeiro, você precisa desenhar os contornos com um lápis preto macio, começando pela cabeça do pato. Na cabeça dela desenharemos penas salientes em forma de linhas que ficarão localizadas ao redor da circunferência da cabeça. Eles devem ser mais curtos perto do bico e mais longos na parte de trás da cabeça. Depois adicione as mesmas linhas com um lápis azul. Vamos pintar a transição suave das penas para a cabeça com leve pressão.
- Usando um lápis marrom, pinte a mancha amendoada ao redor do olho.
- Usando um lápis amarelo, pinte a íris ao redor da pupila, a cabeça e o peito do pato.
- Usando um lápis preto, desenhe linhas em forma de “espinhas de peixe” na asa, na barriga e na cauda. Devem ser “fofos” para que a plumagem da ave seja transmitida. Também é necessário contornar o bico com mais brilho.
- O bico do pássaro é pintado de vermelho, e alguns traços vermelhos são adicionados à asa e ao corpo do pássaro. Pintamos o resto de marrom.
- Vamos também adicionar alguns traços azuis, colocando-os ao lado da cor preta. Desenharemos plumagem azul no peito do pássaro.
- A área branca restante no peito do pássaro precisa ser colorida com um lápis verde.
- Coloriremos o nenúfar de amarelo, acrescentando traços no centro com um lápis vermelho e verde. A folha e o galho à direita devem ser pintados de verde, e as nervuras devem ser de uma cor mais escura.
- Depois disso, você precisa usar um lápis preto para traçar com mais clareza os contornos das plantas.
- Em seguida, pinte os olhos dos patinhos de preto.
- Pintaremos seus bicos com a cor vermelha e também adicionaremos traços na cauda, na parte de trás da cabeça e desenharemos “sobrancelhas” levantadas.
- O corpo e a cabeça dos patinhos devem ser pintados de amarelo. Você também precisa adicionar traços amarelos abaixo dos patinhos, esse será o reflexo deles na água. Essas manchas coloridas devem ser mais claras.
- Depois disso, os contornos dos patinhos são desenhados com um lápis marrom escuro, “fofura” é dada a eles por meio de traços e pequenos ovais são desenhados no bico para representar as narinas.
- A água deve ser desenhada com grandes traços horizontais usando um lápis azul. A ponta do lápis deve ser apontada até um comprimento suficiente e mantida bem próxima, paralela ao papel.
O pato mostrado neste desenho permite que você domine a técnica de sombreamento com lápis. Os traços são aplicados com movimentos curtos e bruscos da mão, levantando o lápis do papel.
A vantagem de desenhar com lápis é que a coloração pode ser feita em várias camadas, dando a tonalidade e o realismo necessários. No entanto, essa técnica é difícil para crianças pequenas e requer certas habilidades e tempo.
O desenho pode ser simplificado deixando apenas o contorno básico do pato e colorindo-o em tons tradicionais de cinza e marrom.
Pato na água
O pato (o desenho para crianças neste exemplo é feito de uma forma mais simples) ficará localizado no centro da folha. Usando algumas técnicas, daremos a ele uma aparência "cartooniana". Para trabalhar, você precisará de um lápis simples (ou preto) e papel. O desenho finalizado pode ser colorido.
Processo passo a passo para desenhar um pato na água:
- Vamos começar a desenhar pela cabeça, ou seja, primeiro vamos desenhar a base do bico na forma de uma linha ondulada.
- Depois disso, adicione 2 segmentos que indicarão a curvatura da parte frontal do bico.
- Agora você precisa desenhar o olho do pato, que deve ficar adjacente ao bico. Ela é representada por 3 círculos, no centro da pupila fica um círculo sem pintura, que é um brilho.
- Em seguida, você precisa desenhar uma cabeça redonda, fazendo uma “árvore de Natal” com penas salientes no topo.
- Então você precisa desenhar o segundo olho da mesma forma que o primeiro.
- Depois desenhe o resto do bico usando linhas curvas. Será semiaberto, então as linhas divergem no final.
- Agora você precisa desenhar o "sorriso" do pato de desenho animado e adicionar a parte inferior do bico.
- Dentro do bico, adicione uma língua, como mostrado na imagem abaixo.
- Agora você precisa desenhar o pescoço e o peito do pássaro.
- Em seguida, adicione o rabo à direita da cabeça e finalize o desenho do corpo, que, como no exemplo anterior, deve ser achatado, já que o pato está nadando na água.
- Depois disso, desenhe uma asa que lembre o formato de uma pétala de flor.
- Depois, adicionaremos uma faixa na parte inferior do pescoço, que é o que os drakes têm. As linhas podem ser desenhadas arbitrariamente, com cantos bem definidos.
- Para dar ao pato uma aparência mais travessa, vamos desenhar sobrancelhas levantadas acima dos olhos.
- A água sob o pato pode ser desenhada na forma de círculos divergentes, e uma linha horizontal também deve ser desenhada no fundo para indicar o nível da água. Os círculos na água devem ser paralelos entre si.
- Em seguida, no lado esquerdo da folha, no espaço vazio, desenhamos grama alta e juncos.
- Continuaremos desenhando a grama e os juncos até a borda direita da folha, sem passar pela figura do pato.
Como toque adicional, você pode desenhar nuvens no fundo.
Drake
O pato (o desenho para crianças no exemplo descrito abaixo é representado usando formas geométricas simples) será retratado caminhando no chão. Desta vez, desenharemos um espécime macho: um pato andando no chão. Novos elementos no desenho serão mostrados como linhas rosa. Primeiro, desenharemos os contornos com um lápis simples e depois coloriremos o desenho.
Agora vamos começar a desenhar:
- Primeiro, você precisa marcar a folha do álbum em 4 partes usando eixos horizontais e verticais. Desenharemos o corpo em forma de oval, ligeiramente deslocado para a direita e para baixo.
- No lado esquerdo você precisa desenhar um círculo, que será a cabeça do pássaro.
- Desenhe o pescoço como duas linhas curvas paralelas. O inferior deve ser mais côncavo.
- Em seguida, desenhe um círculo maior que a cabeça. É necessário representar o peito do pássaro. Precisa ser movido um pouco para baixo. Conectamos o pescoço, o peito e o estômago com dois arcos tangentes. Este método permite que você obtenha transições suaves e bonitas entre os elementos.
- Depois você precisa desenhar a parte de trás do corpo do pato. Para fazer isso, usamos como base o grande oval desenhado anteriormente no centro; à direita, ele precisa ser afiado para criar a cauda do pássaro. Na base do pescoço desenharemos um pequeno arredondamento.
- Linhas extras precisam ser apagadas com uma borracha. Você obterá um contorno como este:
- Agora vamos adicionar um bico à esquerda. Seu contorno externo é um triângulo alongado com ápice arredondado. No meio você precisa desenhar um arco dividindo o bico ao meio. A parte superior do bico é mais saliente que a inferior.
- Agora vamos adicionar detalhes ao bico - desenhe um sulco e uma narina e também faça um olho. Vamos representar a “bochecha” rechonchuda do pato na forma de um arco convexo logo abaixo do olho.
- Em seguida, desenharemos uma listra no pescoço, que os dracos têm. Sua plumagem é mais brilhante que a das patas.
- Também adicionaremos linhas onduladas no corpo do pássaro (na região do peito, costas e cauda), que o dividem em várias listras. Eles são então pintados em cores diferentes.
- No próximo passo, desenharemos a asa do pássaro, arredondada à esquerda e pontiaguda à direita.
- Em seguida, abaixo do corpo, você precisa desenhar uma pata com membranas. Na sua parte superior, que passa para dentro do corpo, pode-se fazer um espessamento que representa uma articulação flexionada.
- Depois adicionamos a segunda pata, ligeiramente virada em ângulo.
- Na asa, você precisa desenhar duas fileiras de penas na forma de ovais alongados e abertos, e nas patas - 3 segmentos cada, representando os dedos. Vamos também desenhar a pupila do olho.
- Na última etapa, pintamos o pato: o bico e as patas são laranja claro, a cabeça é verde, a faixa no pescoço é deixada branca, o corpo e a asa são em tons de cinza e marrom, e as penas proeminentes são em azul e azul claro.
Um desenho mais vívido pode ser obtido se você usar lápis aquarela em seu trabalho. Na aparência, eles não são diferentes dos comuns. Mas o grafite não é feito de caulim, mas sim de um composto solúvel em água que fica mais brilhante no papel. Pode ser lavado com um pincel molhado, como aquarela comum.
Os contornos dos patos nos desenhos discutidos neste artigo podem ser usados para desenhar as penas do pássaro com mais detalhes.
Você também pode oferecer outras opções de composição interessantes para as crianças completarem seu trabalho - um pato chocando ovos em um ninho, um patinho feio, um patinho saindo de um ovo. Esses desenhos podem participar de concursos dedicados a ilustrações de contos de fadas populares.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como desenhar um pato simples para crianças: