Os padrões e descrições do padrão "Grid" com agulhas de tricô permitem que as artesãs criem verdadeiras obras-primas de tricô. O padrão é apresentado em uma grande variedade de variações e é adequado para criar peças tanto de verão quanto quentes. A técnica de tricô é simples e compreensível tanto para iniciantes quanto para costureiras experientes. Você pode usar este padrão para decorar um chapéu, cachecol ou suéter.
Ferramentas e materiais necessários
O padrão de tricô “Mesh”, cujos diagramas e descrições podem ser encontrados em qualquer publicação temática, é adequado tanto para mulheres quanto para homens. Roupas infantis feitas com ele também ficam lindas.
Para tricotar uma peça de malha, você precisa ter:
- fio;
- agulhas de tricô;
- agulha;
- tesoura;
- etiquetas de sinalização de plástico.
O material do qual uma peça é feita determina sua aparência, seu caimento e seu uso. Por exemplo, fios quentes podem ser usados para fazer itens de inverno ou meia estação, enquanto opções não quentes podem ser usadas para fazer itens de verão bonitos e confortáveis.
Para a produção de produtos de malha de inverno, os especialistas recomendam:
- alpaca;
- caxemira;
- merino;
- mohair;
- lã.
Esses fios ecológicos são feitos de penugem e lã de lhamas, cabras, ovelhas ou carneiros. Alguns deles raramente são encontrados em sua forma pura, pois isso tornaria o material caro e difícil de trabalhar com o fio. Para preencher o mercado com novelos acessíveis, adiciona-se fio acrílico ou outro fio artificial à fibra natural. Isso permite não apenas reduzir o preço do material, mas também torná-lo mais durável, resistente ao desgaste e elástico.
Recomenda-se tricotar peças de verão com furos de:
- bambu;
- linho;
- algodão;
- sedas.
O material listado também é de origem natural. Permite que a pele respire e protege da luz solar direta. O material também possui propriedades hipoalergênicas. Recomenda-se selecionar agulhas de tricô de modo que elas correspondam ao diâmetro do fio. Normalmente, a etiqueta no novelo indica a espessura das ferramentas necessárias para trabalhar com o material adquirido.
Existem agulhas de tricô separadas e circulares. Os primeiros são usados para tricotar coisas em partes separadas, e os segundos permitem criar um tecido sem costura. Uma agulha de costura será necessária para montar itens complexos. Isso também ajudará a tornar as costuras mais invisíveis ou escondê-las completamente.
A artesã deve ter sempre uma tesoura à mão. É aconselhável ter uma ferramenta com lâminas bem afiadas para cortar a linha de uma só vez. Não é possível tricotar peças complexas ou sem costura sem balizas. Elas são necessárias para marcar os fragmentos, laçadas e laterais do tecido. Além disso, elas são convenientes para separar o número de laçadas necessárias para um padrão ou marcar uma linha de repetição de um padrão.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
O padrão de tricô “Net”, cujos diagramas e descrições algumas costureiras herdaram de suas mães e avós, ainda é popular no século XXI. É melhor começar a tricotar coisas “com buracos” com modelos simples. Para entender e desmontar o padrão, as costureiras iniciantes devem dominar os princípios básicos do tricô e saber como criar laçadas frontais, traseiras ou de laçada. Além disso, você precisa entender como lidar com a primeira e a última arestas.
O mundo do tricô tem uma linguagem própria, composta por abreviações e símbolos que são compreensíveis para todas as costureiras:
Nome | Abreviação e designação |
facial | pessoas. ou lp – “X” ou “I” |
borda | cr ou cromo. - "SOBRE" |
purl | fora. ou ip - "-" |
laçada | nak. - "Ո" |
Além disso, o efeito de malha em alguns padrões é obtido pela torção dos laços ou pelo engrossamento das colunas devido à adição de laços. Às vezes, são usados pontos de tricô juntos com o ponto da frente ou de trás. Eles geralmente são transferidos sem nós de uma agulha para outra ou trocados para obter um efeito trançado. Tricotar malhas não fica completo sem laçadas duplas. Você pode fazê-los passando a linha de trabalho sobre a agulha de tricô duas vezes no lugar certo.
Pesquisadores descobriram que o padrão de grade surgiu há muitos séculos. Descobriu-se que antigamente eles usavam uma agulha grande, o que lhes permitia criar peças com furos. O método de tricô com 2 agulhas surgiu muito mais tarde, e os primeiros tricoteiros foram homens. Há muitas variações da grade no mundo moderno.
Os mais comuns são:
- "Obra aberta";
- "Bouclé";
- "Ondas";
- "Uva";
- "Grande";
- "Com cones."
Cada uma das técnicas listadas permite que você tricote uma peça moderna e estilosa com um padrão original. Além disso, a malha fica bem em várias opções de cores. Costureiras iniciantes podem praticar um padrão simples para criar uma grade.
Para fazer isso você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Tricotar a carreira 1.
- Trabalhe a carreira 2 alternando 2 pontos juntos em meia com inclinação para a direita, 2 laçadas, 2 pontos juntos em meia com inclinação para a esquerda.
- Forme a carreira 3 repetindo 2 pontos meia, meia, meia.
- Tricotar a carreira 4, alternando depois da laçada da borda, 2 laçadas juntas em X com inclinação para a esquerda, 2 laçadas juntas em X com inclinação para a direita, laçada.
- Complete a carreira 5 repetindo o ponto meia e 3 pontos meia.
- Forme a carreira 6, alternando os pontos como na carreira 2.
O restante do tecido é formado repetindo as manipulações com o fio na ordem.
Obra aberta
Entre os enfeites de malha, há muitas variações vazadas. Uma das mais comuns é a grade diagonal.

Para tricotar o padrão você precisa:
- Comece montando o número necessário de pontos. É conveniente que o número seja completamente divisível por 4. Leve em consideração também 1 volta para a simetria do padrão.
- Trabalhe a carreira 1, alternando o ponto X, laçada, ponto baixo duplo, laçada. Finalize a carreira com uma laçada em X.
- Forme as carreiras 2, 4, 6 e outras carreiras pares somente com pontos tricô.
- Crie a carreira 3 tricotando 2 pontos X, laçada e ponto baixíssimo, um de cada vez. A carreira deve ser finalizada com um ponto meia antes do ponto de borda.
- Tricotar a carreira 5, criando 2 pontos juntos depois do ponto da borda e fazendo uma laçada. O resto da tira consiste em repetir a laçada X, laçada, laçada dupla, laçada. Termine a carreira com um ponto tricô, uma laçada e um ponto de passagem antes do ponto de borda.
- Forme a carreira 7 alternando laçada, ponto baixíssimo e 2 pontos meia. A tira precisa ser finalizada com um laço em X na frente da borda.
- Repita o processo de trabalho da carreira 1 à carreira 7 para todo o comprimento planejado do tecido.
O padrão será colocado diagonalmente na tela.
Bouclé
Os diagramas e a descrição do padrão "Mesh" com agulhas de tricô permitem que você trabalhe na técnica "Boucle". O enfeite criado lembra um morango em formato de favo de mel.
Para que apareça você precisa:
- Comece montando um número de pontos que seja divisível por 3.
- Forme a carreira 1, alternando tricô e 2 tricôs.
- Tricotar a carreira 2, repetindo 2 pontos X e tricô.
- Crie a carreira 3 tricotando 2 juntos em tricô, laçada, em tricô.
- Forme a carreira 4, alternando os pontos da frente e de trás.
- Tricotar a carreira 5, repetindo laçada em X, tricô e laçada em X.
- Trabalhe a carreira 6 como a carreira 4.
- Crie a carreira 7 alternadamente tricotando laçada, tricô e 2tog tricô.
- Repita o padrão de tricô da carreira 2 na carreira 8.
- Forme a linha 9 como linha 1.
O tecido é formado repetindo o trabalho da carreira 1 à carreira 8.
Ondas
Você também pode decorar uma peça de malha com uma malha ondulada. O padrão fica bem tanto em peças de inverno quanto de verão.
Para criar um padrão você precisa:
- Comece a trabalhar com o número necessário de voltas.
- Tricotar a carreira 1, alternando 2 pontos meia com 2 pontos tricô.
- Forme a carreira 2 repetindo 2 juntos com laçada X, tricô, tricô, 2 juntos com laçada X.
- Tricotar a carreira 3, alternando laçada e 4 pontos meia.
- Crie a carreira 4 repetindo tricô, 2tj 2 vezes e tricô.
Repita o trabalho da carreira 1 à carreira 4 em todo o comprimento do tecido. Essa técnica produz uma malha fina.
Uva
O padrão de tricô "Net", cujos diagramas e descrições podem conter recomendações para criar o enfeite "Uvas", permite decorar tanto um cachecol adulto quanto luvas para uma pequena fashionista. A combinação de furos lembra folhas de uva.
Para criar um enfeite você precisa:
- Comece montando um número de pontos que seja divisível por 2, sem resto.
- Tricotar a carreira 1, repetindo o tricô em X, puxando para cima o laço longo, 2 laçadas X juntas através da parede traseira.
- Forme as carreiras 2, 4, 6 e as restantes carreiras pares somente com pontos tricô.
- Tricotar a carreira 3, alternando o ponto meia, puxando o ponto longo, 2 juntos atrás das paredes traseiras do ponto meia.
- Forme a carreira 5 repetindo a carreira 1.
O tecido é tricotado por meio de carreiras alternadas de trabalho. O padrão é volumoso e a malha é fina.
Grande
O padrão de tricô “Mesh”, cujos diagramas e descrições permitem criar grandes furos no tecido, é adequado para um suéter ou colete de verão. Neste caso, as colunas principais serão grossas e as travessas horizontais serão finas.
Para criar uma grade grande você precisa:
- Comece montando uma quantidade de pontos de modo que o número deles seja divisível por 3, sem deixar resto.
- Forme a carreira 1 fazendo uma laçada depois do ponto da borda e, em seguida, alternando 3 laçadas em X e uma laçada dupla. No final da tira, antes da borda, faça novamente uma laçada simples, como no início.
- Tricotar a carreira 2, fazendo uma laçada simples depois do ponto da borda, depois repetindo 3 laçadas juntas em tricô e uma laçada dupla. No final da carreira, antes do ponto de borda, você precisa fazer uma única laçada.
- Repita as carreiras 1 e 2 em todo o comprimento necessário do tecido.
O padrão é adequado tanto para fios quentes de inverno quanto para fios leves de verão.
Com cones
Uma malha densa com furos que lembram agulhas e pinhas é adequada para ser usada durante a estação fria. Para o trabalho, é melhor escolher fios de espessura média, porque em fios volumosos o padrão ficará sem furos.
Para tricotar a malha, você precisa:
- Comece com um conjunto de pontos que seja divisível por 4.
- Tricotar a carreira 1, tricotando 5 laçadas a partir de 1 depois da borda. Em seguida, repita 3 laçadas juntas em tricô, faça uma laçada e crie 5 e faça uma laçada. Termine a carreira com 3 pontos juntos em meia e uma laçada antes da borda.
- Forme a carreira 2 tricotando uma laçada e 3 pontos (2 laçadas da carreira anterior e 1 ponto entre elas) juntos depois do ponto da borda. Depois disso, alterno a laçada, 5 laçadas pelas paredes traseiras junto com a laçada da frente, 3 laçadas junto com a laçada de trás. Finalize a tira com uma laçada e 5 laçadas atrás das paredes traseiras, juntamente com a laçada frontal na frente da laçada da borda.
- Tricotar a carreira 3, unindo 2 pontos depois do ponto de borda e criando uma laçada, depois repetir o padrão, criando 1-5, laçada, 3 pontos juntos em tricô e laçada. Você precisa finalizar a tira criando 1-5 e fazendo uma laçada na frente da borda.
- Forme a carreira 4 fazendo 1 ponto meia depois do ponto da borda e 5 pontos meia juntos atrás das paredes do fundo. Depois disso, eles trabalham alternando a criação de uma laçada, tricotando 3 juntos em tricô, laçada, 5 juntos em tricô atrás das paredes traseiras. Finalize a tira com uma laçada e 2 laçadas em X juntas atrás das paredes frontais antes da borda.
O trabalho na técnica dada é repetido da carreira 1 à carreira 5 ao longo de todo o comprimento do tecido.
Segredos para Iniciantes
Cada trabalho tem seus segredos e particularidades, e conhecê-los pode tornar o processo muito mais fácil. O tricô não é exceção. Pequenos truques permitem que você escolha o material e os acessórios certos para que o tricô seja prazeroso.
Para obter algo bom que dure muito tempo e agrade aos olhos, você precisa:
- Selecione um modelo.
- Selecione o fio.
- Selecione agulhas de tricô.
- Decida as decorações.
- Faça as medições corretamente.
- Veja o padrão na amostra.
- Siga as instruções e recomendações.
Embora não seja difícil decidir sobre o modelo e os acessórios adicionais, você precisa saber como escolher o fio.
Artesãs experientes recomendam para isso:
- Segure o novelo em suas mãos.
- Verifique a uniformidade e a qualidade da linha.
- Determine a natureza estática do fio.
- Teste a plasticidade do material.
- Aplique o rolo na área exposta da pele.
- Sinta o cheiro do novelo.
- Leia os ingredientes no rótulo.
Antes de comprar, é recomendável sentir o fio segurando o novelo nas mãos. O teste ajudará você a entender o quão agradável o material é ao corpo e como ele responde a ele. Você também pode apertar levemente o novelo nas palmas das mãos. Isso permitirá que você determine se a linha é elástica.
Um bom produto só pode ser feito com material de qualidade. Para determinar esse parâmetro, você precisa estudar o quão homogênea é a rosca. Para fazer isso, você pode examinar sua extremidade livre, que fica para fora da embalagem. Se a estrutura das fibras não for uniforme e apresentar espessamentos ou estreitamentos em diferentes locais, é melhor não usar esse novelo.
A espessura irregular da linha afetará negativamente a condição do tecido. Mesmo que seja escolhido um padrão de malha, as fibras irregulares podem quebrar nos lugares mais inconvenientes. Além disso, o produto terá uma aparência pouco atraente.
A capacidade de acumular eletricidade estática também é um componente importante de qualquer item, especialmente itens de inverno. Ninguém quer levar um choque desagradável ou um clique ao tocar na pessoa com quem está falando ou na maçaneta da porta. Para testar isso, você precisa esfregar a ponta livre do fio no novelo entre os dedos e determinar o quanto as fibras constituintes ficaram mais fofas e se estenderam além do limite usual. O teste também mostrará como o material se comportará quando usado e com que rapidez ele ficará opaco.
Outro fator importante ao tricotar é o quão bem o fio estica e toma forma. Para verificar esse indicador, você precisa esticar a ponta livre da linha com os dedos e soltá-la. Então veja quão rápido ele retorna à posição original.
Se o produto entrar em contato direto com o rosto e outras áreas sensíveis da pele durante o uso, você precisa verificar como essas áreas reagem ao fio. Para realizar o teste, coloque a meada sobre a área exposta e segure-a ali por alguns segundos. Depois disso, eles o removem e observam como a pele reage ao material. Se aparecer vermelhidão após o contato, é melhor não pegar esta meada.
Alguns especialistas recomendam cheirar o fio antes de comprá-lo. Isso é necessário para determinar a naturalidade da composição do material. Se você sentir um odor químico forte ou quase imperceptível ao inalar, é melhor deixar o novelo de lado, pois ele contém substâncias tóxicas que podem causar problemas de saúde posteriormente.
O último passo antes de comprar é ler as informações no rótulo. Aqui, o fabricante geralmente indica não apenas a composição do novelo, mas também seu comprimento, densidade e espessura do fio. O rótulo também contém informações sobre quais agulhas de tricô ou ganchos são adequados para trabalhar com o fio.
Se você decidir tricotar algo com um fio velho que não tenha etiqueta, você pode selecionar agulhas de tricô usando o método antigo. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha grossa de papel e perfurá-la com a ponta da ferramenta disponível. Depois disso, puxe a linha pelo furo e veja como fica. Se estiver livre, sem prender ou ceder e, ao mesmo tempo, não escorregar, então o diâmetro dos raios é adequado.
Além disso, as agulhas não devem ser nem muito afiadas nem muito rombas. No primeiro caso, a tricotadora furará constantemente os dedos e as mãos e, no segundo, será inconveniente pegar e tricotar o fio nas laçadas.
Se forem escolhidas agulhas de tricô circulares para bordado, o local onde elas se conectam à linha deve ser liso. Caso contrário, durante o trabalho, o fio ficará constantemente preso nessa transição e poderá quebrar.
Os diagramas e a descrição do padrão "Grid" com agulhas de tricô ajudam as costureiras a agradar seus parentes ou a si mesmas com lindos produtos para sair ou para o dia a dia. Usando essa técnica, você também pode criar roupas para bonecas e outros brinquedos ou animais de estimação.
Vídeo sobre como fazer um padrão de grade
Como tricotar um padrão de malha com agulhas de tricô: