Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Esquema e descrição do padrão "Onda" agulhas de tricô ajudará uma costureira de qualquer nível de habilidade a criar uma peça de tricô única e linda. Neste padrão, combinações de diferentes tons de linha ficam especialmente boas. As ondas podem ser largas ou estreitas. Elas são tricotadas em produtos femininos e infantis para diferentes estações.

Ferramentas e materiais necessários

O padrão de tricô Wave, cujo diagrama e descrição podem ser encontrados em publicações impressas antigas, permite diversificar qualquer guarda-roupa. É realizado em peças de inverno, verão e meia estação. Eles são usados ​​para decorar a borda ou criar um babado em um suéter.

Para obter o padrão desejado, a costureira deve ter:

  • fio;
  • agulha;
    Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes
  • agulhas de tricô;
  • gancho;
  • faróis de plástico;
  • tesoura;
  • centímetro.

Ao escolher o fio, você precisa entender para qual estação o item será criado. Se for para o verão, é melhor levar algodão, seda ou linho. E para roupas de inverno você precisará de fios mais quentes.

As seguintes peças de roupa servirão para isso:

  • alpaca;
  • caxemira;
  • mohair;
  • merino;
  • lã.

Os tipos de fios quentes listados são feitos de materiais naturais e ecologicamente corretos coletados de animais domésticos durante o período especificado. A maioria dos fabricantes adiciona fibra acrílica ao fio original, o que melhora a qualidade do fio e o torna acessível para a maioria dos compradores.

Se antigamente a maioria das pessoas tricotava com agulhas de madeira ou osso, as costureiras modernas preferem agulhas de tricô circulares ou separadas. Os primeiros são projetados para criar peças sem costura, enquanto os segundos permitem que você tricote peças complexas em partes.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Às vezes, para tricotar é preciso usar uma agulha de crochê. É necessário para criar elementos individuais, como cones ou aglomerados. Além disso, o crochê é prático para conectar partes individuais do tecido.

Uma costureira precisa de uma agulha para costurar peças, prender botões e outros acessórios, ou prender bolsos, gravatas e laços. É melhor escolher esta ferramenta com um orifício grande para que o fio de tricô possa passar por ele.

Marcadores-balizas de plástico serão necessários para que a costureira marque as seções, os detalhes e as áreas necessárias no trabalho. Por exemplo, eles podem ser usados ​​para marcar um certo número de laçadas para um padrão ou para marcar o início de uma carreira ao tricotar em agulhas circulares. Você também precisará de tesouras para trabalhar com fios. Elas devem estar bem afiadas para cortar a linha de uma só vez.

Uma fita métrica de alfaiate também será necessária para uma artesã criar, por exemplo, um suéter ou um chapéu. Ela o usará para fazer medições a fim de calcular com precisão o número de laçadas e a densidade do tricô.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

O padrão de tricô "Onda", cujo diagrama e descrição ajudarão a costureira iniciante a entender o processo de criação de um enfeite, possui uma série de características. Primeiro, sempre inclui laçadas e diminuições. Em segundo lugar, as ondas devem convergir e divergir. Em terceiro lugar, a técnica chamada “cauda de pavão” é sempre apropriada aqui, onde o padrão se estreita em direção ao final, mas ainda tem camadas e textura.

O padrão ondulado apareceu depois do ponto meia e do ponto meia. Isso se deve ao fato de que, no início de seu desenvolvimento, o método de criação de roupas tinha que ser simples e adequado àquelas duras condições de vida. Além disso, há vários séculos, o tricô era feito apenas por homens, que não prestavam muita atenção à sofisticação e à suavidade das formas e padrões do tecido.

O lema da época era “simples, prático e confiável”. Além disso, os itens de malha tinham que proteger as pessoas do frio e do vento forte, o que também não contribuía para a criação de padrões decorativos no tecido.

Foi somente quando os produtos de fios despertaram o interesse da classe alta que eles começaram a se transformar e mudar, adquirindo padrões, curvas e outros ornamentos detalhados. As artesãs modernas conhecem muitas variações do padrão de ondas, que combinam com qualquer estilo, corte e humor.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Os mais populares entre eles são:

  • "Obra aberta";
  • "Vertical";
  • "Duas cores";
  • "Náutico";
  • "Com triângulos."

Essas variações permitem criar uma tela interessante que cativa pelo seu padrão. Existem símbolos especiais para trabalhar com fios que permitem que você anote e encurte o padrão para facilitar o uso. Esse método é aceito no mundo todo e é uma linguagem única e compreensível para tricoteiras do mundo todo.

Nome Abreviação e designação
facial pessoas. ou lp – “X” ou “I”
borda cr ou cromo. - "SOBRE"
purl fora. ou ip - "-"
laçada nak. - "Ո"

Além disso, para criar ondas, vários laços são tricotados juntos, o que é denotado por “V” ou “/\”. Neste caso, o ponto indica se os elementos devem ser tricotados em tricô ou no sentido do rosto. Costureiras iniciantes podem praticar a criação de uma onda simples.

Para fazer isso você precisa:

  1. Comece a trabalhar com um conjunto de laços (de preferência um número par).
  2. Tricotar a carreira 1, somente em tricô.
  3. Faça a carreira 2 com todos os pontos meia ou X.
  4. Trabalhe a Carreira 3 da mesma forma que a Carreira 1, usando a técnica de ponto tricô para criar os pontos.
  5. Tricotar a carreira 4, alternando 6 pontos juntos em meia (2x), laçada, laçada X, laçada, laçada X, laçada, laçada X, laçada, laçada X, laçada, laçada X e laçada e laçada X. Trabalhe assim até o final da linha.
  6. Tricotar o tecido no comprimento desejado, alternando o trabalho da carreira 1 à carreira 4.

Este design clássico pode ser modificado para criar diferentes tipos de ondas e combinações de cores.

Obra aberta

O diagrama e a descrição do padrão “Onda” com agulhas de tricô permitem decorar o tecido com tricô vazado. O padrão é adequado para tricotar blusas e saias para pequenas fashionistas ou coletes para uma mulher adulta e autoconfiante.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes
Como fazer um padrão de ondas vazadas com agulhas de tricô.

Para tricotar você precisa:

  1. Comece montando o número necessário de pontos.
  2. Crie a carreira 1 tricotando 2 pontos juntos 3 vezes depois do ponto da borda. Em seguida, repita a alternância de laçada e laçada X 12 vezes e termine a carreira juntando 2 laçadas novamente com a laçada da frente 3 vezes.
  3. Tricotar as carreiras 2, 3 e 4 somente com pontos tricô.
  4. Repita o trabalho da carreira 1 à carreira 4 para o comprimento de tecido desejado.

No final do trabalho, os ciclos são fechados e o produto é experimentado.

Vertical

Também há ondas verticais no tricô. Elas permitem que você estique visualmente sua silhueta.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Para obter este padrão você precisa:

  1. Comece montando o número necessário de pontos (de preferência pares + adicione um ponto para equilibrar o padrão).
  2. Crie a carreira 1, alternando o ponto meia com a laçada 3 vezes. Depois da última laçada, tricote 2 pontos juntos em meia 3 vezes. Em seguida, faça 3 puxadas consecutivas (passe 1 ponto como se fosse um ponto da frente na agulha de trabalho e tricote o segundo ponto no mesmo padrão X e jogue-o sobre o ponto passado como se fosse um laço). Em seguida, repita a alternância da frente e da laçada novamente.
  3. Tricotar as carreiras 2, 4, 6 e o ​​restante das carreiras pares de acordo com o padrão que apareceu no tecido.
  4. Faça a carreira 3 somente com pontos meia.
  5. Repita o mesmo processo de tricô na carreira 5 que na carreira 1.
  6. Tricotar a carreira 7, criando 3 pontos meia e 3 pontos meia depois do ponto da borda. Depois, 6 pontos meia e 3 pontos meia – tricote assim até o final da tira.
  7. Trabalhe as carreiras 9 e 11 da mesma forma que a carreira 7.
  8. Repita o padrão por todo o comprimento necessário do produto, alternando carreira por carreira do 1º ao 7º tira.

Externamente, as ondas do produto terão pequenas “interceptações” constituídas por laços faciais.

Dois tons

O padrão de tricô "Wave", cujo diagrama e descrição podem conter recomendações para tricotar com várias cores de fio, também pode ser usado na criação de cobertores ou colchas. Nessa variação de ondas você pode usar de 2 a 6 cores e quanto mais, mais original e brilhante ficará o item.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Para criar um enfeite você precisa:

  1. Comece montando os pontos.
  2. Forme a carreira 1 tricotando em meia, laçada, meia, laçada e 5 meias. Depois disso, tricote 3 laçadas juntas com uma inclinação para a esquerda e 3 laçadas juntas com uma inclinação para a direita. Em seguida, vêm 5 pontos tricô, laçada, meia, laçada e tricô.
  3. Trabalhe nas carreiras 2, 4, 6 e outras pares, seguindo o padrão na tela.
  4. Tricotar na carreira 3 depois do ponto de borda, tricô, laçada em X, laçada, laçada em X, laçada, 4 laçadas em X. Em seguida, junte 3 com um ponto tricô voltado para a esquerda e 3 com um ponto tricô voltado para a direita. Em seguida, repita 4 laçadas em X, laçada, laçada em X, laçada, laçada em X e tricô.
  5. Crie a carreira 5, repetindo o trabalho da mesma forma que na carreira 3, apenas reduzindo em 1 o número de laçadas frontais tricotadas alternadamente antes e depois de unir as laçadas, ou seja, em vez de 4 laçadas X, serão 3. E da primeira à última laçada da borda, aumente em 1 o número de laçadas frontais em cada carreira.
  6. Diminua o número de pontos tricô antes de tricotar juntos até que haja 1 ponto X separando os pontos e a laçada. Depois disso, comece a aumentar o número de faces da composição original.
  7. Aumente o número de laçadas X perto das laçadas de borda em 1 até que haja 5.

O padrão se repete ao longo de todo o comprimento do tecido.

Náutico

O padrão de tricô "Wave", cujo diagrama e descrição permitirão que você crie algo com tema marinho, é popular nesta temporada. Este ornamento é considerado um dos mais fáceis de executar e é gravado em relevo na tela.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Para decorar um suéter com padrão náutico, você precisa:

  1. Comece montando os pontos.
  2. Crie a carreira 1, alternando 3 pontos tricô e 3 pontos X.
  3. Tricotar a carreira 2, repetindo alternadamente 2 pontos meia, 3 pontos meia e 1 ponto meia.
  4. Tricotar as carreiras 3, 6, 8 e 10 conforme mostrado no tecido.
  5. Faça a carreira 5 repetindo 3 pontos meia, 3 pontos X e 2 pontos meia.
  6. Tricotar a carreira 7, repetindo 3 pontos meia e 3 pontos meia.
  7. Forme a carreira 9 alternando tricô, 3 pontos X e 2 tricô.
  8. Trabalhe a carreira 11 da mesma forma que a carreira 2.
  9. Repita o trabalho em carreiras ao longo de todo o comprimento da tela.

O produto ficará volumoso e interessante. Adequado para tricotar um suéter ou chapéu de inverno.

Com triângulos

Você também pode adicionar variedade ao seu tricô com uma onda formada por triângulos. O padrão dará volume e relevo ao produto. É mais adequado para meninas magras, pois fará com que mulheres maiores pareçam gordas.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Para obter uma onda de triângulos, você precisa:

  1. Comece montando os pontos.
  2. Tricotar a carreira 1 em tricô.
  3. Crie as carreiras 2, 4, 6 e o ​​restante das carreiras pares conforme o padrão do tecido sugere.
  4. Comece na linha 3 para formar triângulos. Para fazer isso, depois do ponto de borda, tricote um ponto frontal e faça uma laçada, depois tricote 4 pontos tricô, 2 pontos frontais juntos com inclinação para a direita, 11 pontos frontais, 2 pontos frontais juntos com inclinação para a esquerda, 4 pontos tricô e uma laçada.
  5. Tricotar a carreira 5, criando 2 pontos meia e uma laçada depois do ponto da borda. Depois vem o padrão triangular, onde há 4 tricôs, 2 juntos em meia com inclinação para a esquerda, 9 tricôs, 2 juntos em meia com inclinação para a direita, 4 tricôs, laçada.
  6. Crie a carreira 7 tricotando 3 pontos meia e uma laçada depois do ponto da borda. Em seguida, trabalhe o padrão triangular criando 4 pontos em meia, 2 juntos em meia com inclinação para a esquerda, 7 pontos em meia, 2 juntos em meia com inclinação para a direita, 4 pontos em meia, laçada.
  7. Tricotar as carreiras 9, 11 e 13 da mesma maneira que a 7, aumentando em cada uma delas o número de laçadas da frente antes da laçada e diminuindo o número delas em 2 laçadas dentro do triângulo.
  8. Crie a carreira 15 tricotando 7 pontos e uma laçada. Depois disso, vêm 4 tricôs, 3 tricôs juntos, 4 tricôs e laçada. É assim que se forma o topo da onda triangular.

Depois disso, repita o trabalho da carreira 1 até a carreira 15.

Segredos para Iniciantes

O tricô em ondas tem suas próprias características e segredos que ajudarão uma costureira iniciante a dominar um novo padrão mais rápido.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Para completar corretamente o padrão você precisa:

  1. Alterne laçadas e pontos altos juntos.
  2. De um número par de voltas, sempre resta metade.
  3. Acompanhe quantas laçadas há na agulha de tricô.
  4. Conte constantemente o número de laçadas.
  5. Siga a regra "tanto quanto é adicionado, tanto é subtraído".

As costureiras iniciantes precisam entender que qualquer onda é formada por voltas crescentes e decrescentes. Portanto, esse processo deve ser alternado e não ignorado ao criar uma tela. Ao finalizar uma parte do padrão, do número total de laçadas, se o padrão for executado corretamente, sempre sobrará ½ do seu número original nas agulhas de tricô. Costureiras experientes recomendam sempre tricotar ondas em um número par de laçadas de trabalho.

A simplicidade de fazer uma onda pode acalmar a vigilância da tricotadora, e ela deixará de monitorar o número de laçadas nas agulhas de tricô. Isso não deve ser permitido, pois estragará o padrão e o produto terá que ser tricotado novamente.

Também é recomendável monitorar cuidadosamente as laçadas. Seu número ímpar pode interromper a repetição do padrão e criar uma onda assimétrica ou oblíqua.

A regra de ouro da onda deve ser seguida por toda costureira que escolheu esse padrão como seu favorito. O mesmo número de laçadas adicionadas na carreira anterior deve ser removido na carreira seguinte ou após 1 carreira. Essa tática permite manter a simetria do padrão e das figuras na tela. Antes de começar a tricotar ondas, você precisa escolher o fio certo para o trabalho. Tipos de materiais lisos são mais adequados para esse padrão, enquanto nos fofos ele se perde.

Para escolher os novelos certos entre a abundância oferecida, antes de comprar recomendamos:

  1. Segure o novelo em suas mãos.
  2. Verifique a uniformidade e a qualidade da linha.
  3. Teste o fio para verificar se há acúmulo de eletricidade estática.
  4. Determine a plasticidade do material.
  5. Aplique o rolo na área exposta da pele.
  6. Sinta o cheiro do novelo.
  7. Leia os ingredientes no rótulo.

Agulhas de tricô com padrão de ondas. Esquema e descrição para iniciantes

Antes de comprar, é recomendável sentir o fio segurando o novelo nas mãos. O teste ajudará você a entender o quão agradável o material é ao corpo e como ele responde a ele. Você também pode apertar levemente o novelo nas palmas das mãos. Isso permitirá que você determine se a linha é elástica.

Um bom produto só pode ser feito com material de qualidade. Para determinar esse parâmetro, você precisa estudar o quão homogênea é a rosca. Para fazer isso, você pode examinar sua extremidade livre, que fica para fora da embalagem. Se a estrutura das fibras não for uniforme e apresentar espessamentos ou estreitamentos em diferentes locais, é melhor não usar esse novelo.

A espessura irregular da linha afetará negativamente a condição do tecido. Mesmo que seja escolhido um padrão de malha, as fibras irregulares podem quebrar nos lugares mais inconvenientes. Além disso, o produto terá uma aparência pouco atraente.

A capacidade de acumular eletricidade estática também é um componente importante de qualquer item, especialmente itens de inverno. Ninguém quer levar um choque desagradável ou um clique ao tocar na pessoa com quem está falando ou na maçaneta da porta. Para testar isso, você precisa esfregar a ponta livre do fio no novelo entre os dedos e determinar o quanto as fibras constituintes ficaram mais fofas e se estenderam além do limite usual. O teste também mostrará como o material se comportará quando usado e com que rapidez ele começará a formar bolinhas.

Outro fator importante ao tricotar é o quão bem o fio estica e toma forma. Para verificar esse indicador, você precisa esticar a ponta livre da linha com os dedos e soltá-la. Então veja quão rápido ele retorna à posição original.

Se o produto entrar em contato direto com o rosto e outras áreas sensíveis da pele durante o uso, você precisa verificar como essas áreas reagem ao fio. Para realizar o teste, coloque a meada sobre a área exposta e segure-a ali por alguns segundos. Depois disso, eles o removem e observam como a pele reage ao material. Se aparecer vermelhidão após o contato, é melhor não pegar esta meada.

Alguns especialistas recomendam cheirar o fio antes de comprá-lo. Isso é necessário para determinar a naturalidade da composição do material. Se você sentir um odor químico forte ou quase imperceptível ao inalar, é melhor deixar o novelo de lado, pois ele contém substâncias tóxicas que podem causar problemas de saúde posteriormente.

O último passo antes de comprar é ler as informações no rótulo. Aqui, o fabricante geralmente indica não apenas a composição do novelo, mas também seu comprimento, densidade e espessura do fio. O rótulo também contém informações sobre quais agulhas de tricô ou ganchos são adequados para trabalhar com o fio.

Se você decidir tricotar algo com um fio velho que não tenha etiqueta, você pode selecionar agulhas de tricô usando o método antigo. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha grossa de papel e perfurá-la com a ponta da ferramenta disponível. Depois disso, puxe a linha pelo furo e veja como fica. Se estiver livre, sem prender ou ceder e, ao mesmo tempo, não escorregar, então o diâmetro dos raios é adequado.

Além disso, as agulhas não devem ser nem muito afiadas nem muito rombas. No primeiro caso, a tricotadora furará constantemente os dedos e as mãos e, no segundo, será inconveniente pegar e tricotar o fio nas laçadas.

O diagrama e a descrição do padrão “Onda” com agulhas de tricô permitem que você crie o padrão em agulhas de tricô circulares. Ao selecionar uma ferramenta para isso, você precisa ter certeza de que o local onde ela se conecta à linha seja liso. Caso contrário, durante o trabalho, o fio ficará constantemente preso nessa transição e poderá quebrar.

Vídeo sobre como criar o padrão Wave com agulhas de tricô

Tricô com padrão de ondas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho