Itens de malha nunca saem de moda e são especialmente relevantes, por razões óbvias, na estação fria. Se desejar, você pode criar um milagre para cada membro da sua família com suas próprias mãos. Este artesanato é acessível para aqueles que sabem segurar agulhas de tricô nas mãos e estão familiarizados com a variedade de laçadas. Para deixar os produtos coloridos, use diagramas com descrições de padrões para tricotar luvas com agulhas de tricô.
Regras para tricotar luvas
As luvas podem ser tricotadas de diferentes maneiras:
- crochê;
- tradicionalmente (2 agulhas de tricô);
- usando um conjunto de agulhas de tricô.
Como resultado, eles são obtidos como um todo ou a partir de partes costuradas. Com cinco agulhas de tricô você obtém um produto sem costura. Primeiro, as alças coletadas são divididas igualmente entre 4 agulhas de tricô, a restante será a de trabalho. Metade vai para o topo e metade para a palma. Se você tricotar os pontos em todas as agulhas, você obterá uma carreira. Ao tricotar luvas, geralmente são usados moldes projetados para duas agulhas de tricô.
Isso requer o cumprimento de certas regras:
- Como se trata de um círculo, todas as laçadas do lado avesso são tricotadas ao contrário: frente - avesso, frente - frente.
- Ao tricotar com um conjunto de agulhas, preste atenção apenas às carreiras ímpares, que são tricotadas duas vezes.
- Todas as carreiras pares são contadas da direita para a esquerda, mas os pontos são tricotados ao contrário: avesso - frente, frente - avesso.
- Se o padrão tiver uma mudança na frente e atrás, todas as carreiras ímpares serão tricotadas conforme mostrado no padrão de tricô tradicional.
Luvas de tricô com ponto meia
Tricotar é um pouco difícil no começo para quem está pegando agulhas de tricô pela primeira vez. É melhor melhorar suas habilidades tricotando coisas simples: meias, luvas, cachecóis. Esses itens são necessários para uma pessoa. Hoje em dia, você pode comprá-los e, se forem tricotados pelas mãos de uma pessoa querida, isso se tornará um presente agradável e útil.
Selecionando fios
O fio para luvas é selecionado dependendo das condições climáticas.
Pode ser:
- lã - para geadas e ventos severos;
- semi-lã - para temperatura variável;
- acrílico - para crianças pequenas.
Crianças menores de um ano não se sentem confortáveis com luvas de lã e semi-lã, pois elas tendem a “morder”. Embora o acrílico seja uma fibra sintética, ele retém muito bem o calor. Os fios de tricô podem ser tingidos em uma ou mais cores. Existe o chamado fio de fantasia. Possui irregularidades e penugem.
As coisas tricotadas com esses fios são originais e elegantes.
Consumo de lã para luvas:
- infantil - de 50 a 80 g;
- mulheres - 80-100 g;
- masculino - 100-120 g.
Selecionando raios
As agulhas de tricô são a principal ferramenta de uma tricotadora. Eles diferem em finalidade, material e espessura. Um suéter, um suéter, um cardigã e um vestido são tricotados com agulhas de tricô pareadas ou conectados com uma linha de pesca (circular). As agulhas de tricô são feitas de vários materiais. A tricoteira os seleciona a seu critério.
O que observar:
- Leveza - os pesados cansam a mão rapidamente.
- Deslizamento da linha - produtos bem acabados não prendem a linha, o que permite que você não fique distraído ou nervoso durante o processo de trabalho.
- Ponta - as agulhas não devem ser muito afiadas para não machucar os dedos, pontas rombas dificultam na hora de pegar a linha.
- Tamanho - determinado pelo diâmetro da agulha de tricô e medido em milímetros. Eles são selecionados dependendo da espessura do fio. A densidade do tricô é alcançada pela relação entre a espessura das agulhas de tricô e do fio. No novelo de linha o fabricante indica o número de agulhas de tricô para tricotar com esse fio.
Agulhas de aço são boas para fios finos. Eles não são longos, a superfície é escorregadia e a mão não cansa com o peso. Os de alumínio mancham a rosca. Portanto, elas são indicadas apenas para fios escuros.
Para luvas com padrões de acordo com diagramas com descrições, são selecionadas agulhas de tricô de diferentes espessuras. Por exemplo, para tricotar tranças e cordões, são necessárias ferramentas mais grossas, e para padrões vazados, ferramentas mais finas. Artesãos experientes tricotam o elástico com agulhas de tricô 1 tamanho menor que a parte principal.
Medidas necessárias
Para garantir que as luvas se ajustem perfeitamente e fiquem perfeitamente na sua mão, são necessárias as seguintes medidas:
- o comprimento da palma do início ao fim do dedo mais longo;
- a distância da base da palma até o polegar;
- a distância da base da palma até a ponta do dedo mínimo;
- comprimento do polegar;
- circunferência do pulso.
Etapas de tricô circular de luvas simples em quatro agulhas de tricô
Tendo tudo o que você precisa em mãos (agulhas de tricô, fio, medidas), você pode começar a tricotar.
Montando pontos e tricotando elástico
Primeiro, tricote o elástico. Para se manter aquecido, ele deve ficar bem ajustado ao braço e não ser curto. Em produtos infantis, essa parte tem pelo menos 3-4 cm, e as luvas adultas ficam lindas com um elástico de 7 a 9 cm. Se desejar, ele pode ser tricotado mais longo para fazer uma dobra. Isso fará com que pareça mais volumoso. Elástico - alternando as alças da frente e de trás: 1×1, 2×2. Isso lhe dá elasticidade.
Para determinar o número de voltas do elástico, vários métodos são usados:
- Você precisa tricotar uma amostra de 20 laçadas. Ao fazer medições, você pode descobrir quantas voltas há em 1 cm. Por exemplo, há 3 laçadas por 1 cm, e a largura do pulso é de 16 cm. Multiplique 16 por 3 e você terá 48 loops.
- Eles enrolam o fio de trabalho ao redor do pulso e aumentam 3 vezes. Os laços são montados a partir do comprimento resultante.
As ferramentas de tricô devem ter o mesmo número de laçadas.
Monte 48 pontos. Tricotar a primeira carreira de pontos com a frente e o verso voltados para cima. Distribua 12 pontos nas agulhas de tricô e conecte: amarre o restante da ponta e do fio de tricô. Este lugar marca o início de uma nova linha. Você pode marcá-lo com um alfinete. Dessa forma, você pode determinar com precisão o número de série da agulha de tricô, o que é importante para trabalhos futuros.
Técnica de tricô com ponto cetim
Os padrões para tricotar luvas com agulhas de tricô, cujos esquemas com descrições podem ser encontrados na Internet, parecerão complicados para artesãs iniciantes. Portanto, é melhor que eles comecem com algo simples: pontos de tricô.
Tricotando o buraco do polegar
O local para o dedo é feito da seguinte maneira:
- Eles determinam em qual agulha de tricô o dedo estará: para uma mão - na terceira, para a outra - na quarta.
- Tricotar a primeira laçada, depois de 10 pontos passar o fio e dar um nó. Adicione imediatamente os 10 pontos que faltam usando laçadas e tricote a laçada restante.
- O mesmo é feito ao tricotar a luva esquerda na ferramenta correspondente.
Depois tricote até o final do dedo mindinho. Durante o trabalho, é necessário realizar ajustes para que não seja necessário desfazer o trabalho concluído novamente.
Fazendo um dedo do pé
Para criar o dedo do pé, comece reduzindo as alças. Nas primeira e terceira agulhas de tricô, tricote duas delas no início da carreira, na segunda e quarta - no final. Diminua a cada três carreiras até restarem 8 pontos. Puxe todas as alças juntas com linha e esconda na parte de trás.
ligadura do polegar
Para tricotar um dedo, as laçadas são coletadas na ferramenta de trabalho e as que faltam são adicionadas na borda. Elas estão divididas em 3 partes, e a quarta está sendo trabalhada. Tricotar as alças da frente até o meio da placa ungueal e, então, começar a diminuir 2 alças em cada ferramenta até não sobrar nenhuma. Elas são unidas por um fio, que é preso na parte interna.
Luvas de tricô com padrão vazado - descrição e padrões para iniciantes
Padrões para luvas de tricô, diagramas com descrições são coletados por artesãs em coleções, aproveitando qualquer oportunidade: master classes, literatura educacional, as possibilidades da Internet. Eles variam em nível de dificuldade. Uma costureira iniciante escolherá um padrão adequado para desenvolver suas habilidades de tricô.
Você pode começar a melhorar suas habilidades usando linhas de cores diferentes. Eles pegam bolas de cores diferentes. O resultado serão luvas listradas. As cores podem ser brilhantes e contrastantes para luvas infantis. Usar listras da mesma cor, mas de tons diferentes, cria um visual mais sofisticado.
Na Internet você pode encontrar e usar padrões para tricotar usando o método jacquard. Neste caso, padrões de vários temas são tricotados com um fio de cor contrastante. As luvas são densas porque os fios são entrelaçados na parte de trás, criando uma camada adicional.
A complexidade dos padrões abertos reside no fato de que o trabalho exige uma contagem constante do número de laçadas.
Afinal, a beleza do padrão é criada adicionando-os usando laçadas e diminuindo-os tricotando 2 ou 3 laçadas juntas. O número de loops permanece o mesmo. Um erro faz com que o produto fique distorcido.
Muitos sites oferecem moldes com descrições de padrões de tricô para luvas. Depois de dominar o tricô em ponto meia, você pode passar a usar padrões simples. Elas são tricotadas depois que o elástico é formado na parte superior da luva, ou seja, as alças frontais são tricotadas na palma.
Padrão nº 1. "Tranças"
Um padrão de trança simples pode ser dominado até mesmo por um iniciante:
- Ele é colocado em duas agulhas de tricô.
- Dependendo do número de voltas, três tranças são colocadas em quatro voltas ou duas em seis voltas.
- As tranças são feitas pelo método frontal.
- Entre elas, as laçadas são tricotadas em tricô.
- As tranças são criadas reorganizando os laços.
- Elas são divididas ao meio e primeiro a segunda metade é tricotada, depois a primeira.
- Reorganize as laçadas depois de tricotar 6 carreiras.
Padrão nº 2. "Trança real"
Este padrão é mais complexo que o anterior. A diferença é que as laçadas são trocadas de lugar, deixando primeiro algumas laçadas na frente do trabalho e depois atrás. Acontece que a trança às vezes diverge em direções diferentes, às vezes converge. Este padrão tem apenas pontos de tricô. As laçadas são trocadas de lugar após 5 carreiras. O padrão requer 22 voltas.
Padrão nº 3. "Corações de renda"
Este padrão é um teste de possibilidades para uma artesã iniciante.
O contorno dos corações é criado pelos furos dos pontos altos duplos tricotados. laços:
- Para um coração, você precisa de 13 laçadas se for um padrão grande, e 11 para um pequeno.
- As laçadas são divididas igualmente, metade é tricotada, uma laçada é feita e então duas laçadas são tricotadas juntas para que seu número não mude.
- Na próxima carreira, o ponto alto é tricotado a partir do avesso.
- Em carreiras ímpares, faça duas laçadas e, ao lado delas, duas laçadas juntas.
- Entre eles, o número de loops é aumentado para 5.
- Isso é feito nas fileiras 3, 5 e 7. Às 21h. já serão três laçadas e 3 carreiras. dois juntos.
- Às 23h. - quatro laçadas, e entre elas 2 vezes três juntas. Então o padrão é repetido.
Padrão nº 4. "Estrelas"
Você pode usar um padrão simples que irá decorar luvas infantis.
A estrela é tricotada a partir de três laçadas:
- os três primeiros laços juntos,
- então um lançamento,
- tricote essas três laçadas novamente.
Eles são organizados em um padrão quadriculado, dependendo do número de voltas. Entre as estrelas há laçadas tricotadas na parte da frente.
Padrão #5 "Solavancos"
O padrão é simples de executar e consiste em tricotar a partir de uma laçada 3. Depois, o tecido é virado e essas laçadas adicionais são executadas em tricô. Retorne o tricô e reduza os pontos tricotando-os juntos. Coloque o desenho a seu critério. É bom tanto para produtos infantis quanto para luvas juvenis.
Luvas felpudas

Em geadas severas, luvas feitas de fios felpudos ajudarão a proteger suas mãos do frio. Os produtos de plumas são confortáveis, quentes e leves. Para criar o fio de plumas, eles usam a lã de uma raça especial de cabras, criada na Rússia em três regiões: Volgogrado, Orenburg e Altai.
Uma tecnologia especial nos permite obter um fio fino e ao mesmo tempo forte, com o qual as artesãs criam coisas de beleza surpreendente.
Propriedades da penugem
Penugem de cabra é completamente natural. Os efeitos benéficos das fibras de plumas no corpo humano são observados desde os tempos antigos. Suas propriedades curativas são usadas na amamentação de bebês prematuros. Para isso, os bebês são enrolados em xales felpudos que retêm o calor. Idosos são salvos de radiculite, osteocondrose e artrose com a ajuda de produtos feitos de fios de plumas.
Quando você está resfriado, as compressas de álcool são substituídas por um curativo feito de um xale felpudo.
Produtos de plumas não só retêm o calor, mas também removem o excesso de umidade. Com luvas, meias e gorros o corpo estará sempre seco. A propriedade hipoalergênica da penugem de cabra é usada na produção de artigos infantis. As luvas de plumas têm maior resistência ao desgaste. A sujeira praticamente não gruda neles. Os cuidados adequados permitirão que eles permaneçam em excelentes condições por muito tempo.
Escolhendo uma técnica de tricô com fio de plumas
Luvas feitas de lã de plumas são tricotadas com agulhas de meia (conjunto de cinco peças) em redondo. Os produtos são quentes, macios, leves e duráveis. O fio fino e fofo desliza suavemente e é agradável de trabalhar. A parte superior da luva é decorada com tranças, cordões e padrões vazados. As fantasias vazadas não diminuem em nada o calor do produto. Portanto, as possibilidades para quem faz tricô são ilimitadas.
Padrão "Folhas vazadas"
O padrão requer 22 pontos. O diagrama do padrão foi criado para uma artesã atenta. Contar o número de voltas é a chave para o sucesso. O padrão é criado fazendo furos nas laçadas feitas com o método frontal e trocando duas laçadas frontais. Eles divergem para a direita e para a esquerda do laço central.
Padrão "Trepadeiras"
Um design com flagelos incomuns ficará bem em luvas felpudas. O cordão em si é uma alternância de laçadas tricotadas com os pontos da frente e de trás. A cada 10 carreiras, há um cruzamento de um lado para a direita e do outro para a esquerda: primeiro tricote a laçada da frente e depois a laçada de trás.
Há muitos padrões para tricotar luvas com agulhas de tricô. Os diagramas com descrições não ficarão claros imediatamente. Perseverança e desejo ajudarão você a superar dificuldades.
Selecionando a cor do fio
O fio de plumas natural vem em cores diferentes: branco, cinza, preto. Os produtos feitos com linha branca são os mais espetaculares. Os designers modernos acreditam que itens sanitários de plumas combinam bem com roupas da moda. Um conjunto de chapéu, cachecol e luvas brancas deixará uma garota irresistível.
Luvas masculinas
No tempo frio, os homens não recusarão luvas quentes tricotadas pelas mãos de sua amada. Eles são insubstituíveis durante caminhadas no parque, uma viagem de esqui na floresta ou na pista de patinação.
Ao criar luvas masculinas, os mesmos métodos são usados ao tricotar produtos femininos e infantis:
- selecione o fio e o número necessário de agulhas de tricô;
- tomar as medidas necessárias;
- comece a tricotar com um elástico, que não deve ser curto;
- tricotar a parte principal até formar o buraco para o polegar;
- continue tricotando até começar a diminuir as laçadas;
- criar um dedo do pé;
- tricotar o polegar.
Ao escolher a cor do fio, você precisa levar em consideração as preferências do homem: preto, azul, cinza, marrom, verde garrafa, cáqui. Para decorar a parte superior de um par quente, são usados todos os tipos de padrões de relevo: arreios, tranças.
Os padrões que descrevem padrões de tricô para luvas nem sempre são adequados para produtos masculinos. Você pode usar o padrão "Pérola", que é uma alternância de laçadas da frente e de trás: se na primeira carreira você tricotar pela frente, na próxima carreira, no lugar dele, você tricotará pelo avesso. Este é um desenho simples, mas parece decente.
O tricô é um dos tipos mais antigos de artesanato, mas sua popularidade não só não diminui, como só cresce a cada ano. A imaginação das tricoteiras não tem limites. O desejo de tornar um item de malha especial e único é compreendido pelos apreciadores do tricô manual.
Vídeo: moldes para tricotar luvas. Esquemas com descrição
Padrões para tricotar luvas com agulhas de tricô, veja o vídeo:
Molde para luvas:
Embora luvas sem dedos não sejam adequadas para geadas severas, costumo tricotá-las.
Como as luvas são tricotadas para cinco dedos, você precisa de cinco agulhas de tricô. A parte superior da luva finalizada ficará localizada na primeira e na segunda agulhas de tricô. Pode ser tricotado com um padrão simples, por exemplo, “arroz duplo”. Na terceira e quarta agulhas de tricô está a parte inferior, tricotada com alças frontais.
Não recomendo que iniciantes tricotem um produto para outra pessoa que não seja ela mesma, porque se houver problemas para determinar o tamanho, eles podem ser facilmente corrigidos colocando o produto em você mesma.
A densidade do tricô é calculada a partir da circunferência do polegar e da palma logo acima dele. Medindo a circunferência do seu antebraço, você pode descobrir quantas fileiras de laçadas precisará – o número deve ser divisível por 4.
As laçadas são montadas usando duas laçadas dobradas juntas. Um nó de fixação chamado “cauda” é amarrado na ponta. Método de tricô: elástico, com laçadas alternadas em meia e na frente. Isso precisa ser feito atrás da parede frontal da tela para que o padrão permaneça o mesmo na diagonal.
Depois de 11 laçadas em quatro agulhas, você pode pegar uma quinta. Aqui, o mesmo elástico é usado, cerca de 5 cm é amarrado, após o qual você precisa retornar ao padrão principal. E se o primeiro tricô usou 44 laçadas, desta vez devem ser 40.