Para muitas pessoas, um cachecol ou cachecol se tornou um item indispensável no inverno. Elas mantêm você aquecido em dias frios e podem decorar seu visual. Como tanto o cachecol quanto o snood são tecidos retos, eles geralmente são tricotados de forma independente. Usando padrões de crochê para cachecol, você pode tricotar um acessório lindo e brilhante que complemente seu visual.
Escolhendo o fio e a agulha
Ao escolher o fio, você precisa se concentrar na composição do fio. Portanto, para cachecóis de inverno, recomenda-se escolher fios de lã semilã e grossos. É importante ter em mente que os fios devem ser agradáveis ao toque. Para saber se o fio é adequado para o trabalho, você pode aplicar um novelo de lã na bochecha.
O fio também não deve encolher quando lavado e não deve desbotar. Portanto, ao comprar fios, você precisa se concentrar nesses parâmetros. Misturas de fios de acrílico, viscose e lã são consideradas fáceis de lavar. Eles também não soltam pelos nem perdem a forma. A mistura de fibras não deve conter mais de 20% de material sintético.
Para cachecóis de outono e inverno, é recomendável selecionar os seguintes tipos de fios:
- velo;
- angorá;
- mohair;
- alpaca;
- merino;
- caxemira;
- acrílico;
- mistura de lã
Como o cachecol é um acessório de cabeça muito usado no inverno, ele deve ser tricotado com fios grossos e quentes. As artesãs geralmente tricotam golas de lã para o inverno.
- lã de ovelha — o tipo de fio mais popular para fazer cachecóis. Também é considerado barato. Para evitar desconforto ao usar, não utilize fios 100% lã de ovelha. Para garantir que o produto possa ser usado sem problemas, você pode comprar fios compostos de lã e acrílico.
- lã merino - linha de alta qualidade. É fino e agradável ao toque, mas é caro. Ao mesmo tempo, um cachecol tricotado com essa lã não irrita a pele e mantém você aquecido no inverno.
- Alpaca - material caro para fazer golas. O fio feito de lã de lhama é quente, forte e os cachecóis feitos com essa lã não formam bolinhas.
- Mohair - fio feito de lã de cabra. É muito fofo e bem fino. Como o mohair tende a se separar sem a adição de outros materiais, uma pequena porcentagem de outros materiais, como acrílico, é sempre adicionada a ele. A desvantagem desse tipo de fio é a abundância de fiapos que podem entrar no nariz ou na boca.
- Angorá - fio feito de penas de coelho angorá. Não é produzido fio puro composto apenas de angorá. Apesar de o cachecol de coelho ser muito quente e leve, ele é difícil de cuidar. Então, você não pode lavá-lo à mão, você só pode lavá-lo a seco. Por esse motivo, a angorá raramente é usada em laços.
- Caxemira - fio feito de penugem de cabras tibetanas. O fio de caxemira é o mais caro; os itens feitos com ele são leves e finos. Esses cachecóis são frequentemente dados como presentes em feriados.
Ao escolher o fio, é necessário levar em consideração as características do estilo. Tanto o cachecol quanto o cachecol podem ser tricotados usando padrões simples. Um laço é um pedaço reto de tecido costurado em um anel. Pode ser tricotado com um número diferente de voltas ao redor do pescoço.
Os snoods são tricotados com fios de lã e acrílico. Como é usado como toucado, é preciso usar um fio de espessura média. Um produto feito de fio grosso será muito pesado e desconfortável. O teor de lã nos fios do laço não deve ser superior a 50%.
Muitas vezes, todas as informações sobre qual agulha combina com o fio escolhido estão contidas na etiqueta do novelo. Caso a etiqueta seja perdida, você pode selecionar uma agulha para o fio da seguinte maneira.
Você precisa inserir um fio de lã no entalhe da agulha. Se ele cair ou mal cobrir o anzol, você precisará selecionar um anzol de tamanho diferente.
A agulha e o fio combinam se o fio não cobrir completamente a agulha.
Os ganchos são feitos de vários materiais. Ganchos de plástico são considerados os mais baratos. Sua desvantagem é considerada fragilidade; elas geralmente quebram ao tricotar. Os ganchos de madeira são agradáveis ao toque e o fio desliza bem sobre eles se forem feitos corretamente. No entanto, eles podem quebrar facilmente e geralmente são muito caros.
Os ganchos de alumínio são mais fortes que os de plástico e madeira. O fio desliza bem na agulha enquanto você trabalha. É barato e praticamente nunca quebra. No entanto, agulhas finas podem entortar ou escorregar das suas mãos enquanto você tricota.
O gancho de aço é considerado o mais durável, não entorta nem quebra. O fio também desliza facilmente ao tricotar. As desvantagens incluem o preço alto.
O cabo do gancho pode ser feito de madeira ou plástico, e a ponta pode ser feita de metal. O cabo é feito em formatos curvos e retos. Se o anzol for mal feito, o cabo pode cair da ponta.
Lista de abreviações nas descrições
Em todas as descrições de padrões de tricô de cachecóis, são usadas abreviações dos elementos principais por conveniência.
Isso inclui:
- SC - ponto baixo;
- VP - circuito de ar;
- ССН — ponto alto duplo;
- SS - ponto baixíssimo
Padrão simples
Os padrões de crochê para cachecol, cujos esquemas são usados por quase todas as artesãs, ajudam a tricotar rapidamente uma linda peça de roupa que manterá você aquecida no inverno.
O padrão mais simples para tricotar golas e cachecóis é considerado um tecido reto feito de CCH. Para deixar o cachecol mais bonito e brilhante, você pode mudar a cor dos fios utilizados no trabalho. Para mudar a cor do fio, você precisa amarrar as pontas dos fios com um nó. As pontas dos fios podem ficar perfeitamente escondidas no tecido.
Além disso, padrões simples são populares entre tricoteiras iniciantes. Uma tela feita com um tipo de ponto ajuda costureiras inexperientes a não cometerem erros e a concluir o trabalho rapidamente.

Um padrão simples de crochê para um cachecol pode ser descrito da seguinte forma:
- Tricotar 3-4 carreiras em VP de largura.
- Continue tricotando, alternando VP e CCH.
- Tricotar o mesmo número de carreiras que o comprimento do produto final.
- Desligue o VP.
Padrão vazado
Um cachecol vazado pode ser um bom presente para uma menina. Existem padrões abertos de vários graus de complexidade.
- Com base na largura desejada do cachecol, faça uma corrente de VP.
- Na 1ª carreira, comece a tricotar com 3 pbx na 8ª laçada a partir da agulha.
- Faça 2 VP, tricote 3 PA novamente na mesma laçada onde os PA anteriores foram tricotados.
- Tricotar 1 VP. Pule 3 pontos.
- Na 4ª laçada, tricotar 1 pbx, 1 pbx.
- Pule 3 laçadas, tricote 3 pb no próximo VP.
- Tricotar 2 VP, depois 3 CCH no mesmo VP.
- Tricotar 1 ponto, pular 3 pontos, fazer 1 pb no próximo ponto.
- Repita os passos do passo 5 até o final da carreira.
- Forma 4 VP, pule 1 laçada, 3 CCH.
- Em 1 arco do VP, tricote 3 pbx. No mesmo arco, tricote 2 corr e 3 pbx.
- Pule 1 VP e amarre um PA no PA da carreira anterior.
- Tricotar 3 pbx no arco de 2 laçadas. No mesmo arco, tricote 2 corr e 3 pbx.
- Tricotar 1 pb na coluna da carreira anterior.
- Repita os passos do passo 12 até o final da carreira. Termine a carreira com um pbx na 3ª alça de elevação.
- Para finalizar o cachecol, continue todos os passos a partir do passo 12.
Grande padrão vazado
Os padrões de crochê para cachecóis, cujos esquemas podem ser planos e volumosos, variam dependendo do tamanho do padrão.
Para tricotar um cachecol com um grande padrão vazado, você precisará de:
- Faça uma corrente inicial de 47 VP.
- Na 1ª carreira, monte 3 pbx de elevação, mais 1 laçada, na 7ª laçada a partir da agulha, tricote 1 pbx.
- Usando pontos cruzados, faça um pb na 5ª laçada a partir da agulha. O próximo cruzamento das colunas é o seguinte: na 3ª laçada a partir da agulha - CCH, VP, depois - na 2ª laçada à direita da coluna tricotada, tricotar CCH. Para finalizar a carreira, faça um pbx e um pbx na última laçada.
- Na 2ª carreira, comece a tricotar cones grandes. Antes do relevo deve haver 4 VP, depois do relevo você precisa tricotar 2 VP.
- O cone em si é tricotado da seguinte maneira: um fio é jogado na agulha, a própria agulha deve ser inserida na laçada entre os postes cruzados da carreira anterior e puxada para fora, formando uma laçada longa. Esta ação é repetida 8 vezes. Depois disso, você precisa apertar a laçada, puxar o fio por 8 laçadas, fazer outra laçada e tricotar as últimas 2 laçadas.
- No final da carreira você precisa tricotar um pompom, VP e na última laçada – CCH.
- Monte 4 VP, depois, no arco após o cone, tricote um pb, VP, repita o pb no arco após o próximo cone. No final da carreira – VP e CCH.
- Continue tricotando, alternando carreiras com pompons e pbx.
- Para decorar as pontas do cachecol, você pode fazer pompons conectando-os ao cachecol com um fio duplo.
Padrão original
Com fios grossos, você pode tricotar um cachecol com um padrão original – leques. É importante que esse fio não seja apenas grosso, mas também não fure o corpo ao usar o produto acabado.
- Na 1ª carreira, na 6ª laçada a partir da agulha, faça um leque de pb, na 4ª laçada a partir do leque, faça um pb, pule 4 laçadas. Continue tricotando leques e pbx, termine a carreira com pbx.
- Na 2ª carreira, tricote 4 VP de elevação e 2 PB em 1 laçada da carreira anterior. Em seguida, tricote o seguinte padrão 3 vezes: 3 VP, na 5ª laçada do leque – CCH, 3 VP. No pb da carreira anterior, faça um ponto alto, 2 corr, um ponto alto. No final da carreira, entre 2 pbx, você precisa tricotar um pb.
- No início da 3ª carreira, você precisa discar 3 alças de elevação e tricotar 4 pbx na mesma alça da base. Em seguida, repita a seguinte combinação 2 vezes: faça um pb no pb, faça 9 pontos altos no arco de 2 VP. A carreira termina com 5 pb.
- Para finalizar o trabalho, você precisa alternar as carreiras, começando pela carreira 2. Quando atingir o comprimento desejado, corte o fio e decore as pontas com franjas.
Padrão incomum
Padrões de crochê para um cachecol e diagramas podem ajudar a criar um acessório incomum. Por exemplo, usando fios de cor outonal, você pode tricotar um cachecol composto por muitos anéis pequenos. A densidade do tricô pode ser qualquer.
- O tricô começa com um anel de linha. Ele precisa ser amarrado com 15 DC e fechado em um anel com 1 DC.
- Na 2ª carreira, tricotar 3 VP, em 1 pbx tricotar pbx. Nas seguintes, tricote 2 pb e feche o trabalho com pbx.
- Você pode tricotar 148 círculos dessa maneira - por exemplo, 15 amarelos, 12 marrons escuros, 100 vermelhos, 10 marrons claros e 11 laranja.
- Coloque 2 círculos na linha 1, 4 círculos na linha 2, 5 círculos nas linhas 3 e 4, respectivamente, e aumente o número de círculos para 6 círculos na linha 5. Repita o número de círculos das linhas 3 a 5 8 vezes.
- Nas carreiras 27–28, faça 5 círculos. Em 29 - 3 voltas. Na linha 30 há apenas 1 círculo.
- Os círculos são costurados de acordo com o seguinte padrão: 1 círculo com 6, 11 com 16 e assim por diante. É importante formar hexágonos. Os círculos podem ser conectados com postes de conexão na última fileira, em vez de costurá-los.
Modelos infantis
Os padrões de crochê para cachecóis, cujos esquemas são feitos para adultos, também podem ser adequados para crianças. Muitas crianças gostam de gorros e cachecóis em formato de animais, então você pode tricotar um gorro com orelhinhas.
É tricotado de acordo com a seguinte descrição:
- Você precisa começar a trabalhar com uma cadeia de VPs. Quando a corrente atingir o comprimento necessário, feche-a formando um círculo.
- Faça um ponto baixo em cada ponto. Tricotar o número necessário de carreiras desta maneira (dependendo da altura da criança).
- O laço é finalizado com um fio rosa de pb.
As orelhas são tricotadas separadamente de acordo com a descrição:
- Faça um anel com 3 laçadas rosas na agulha.
- Na 1ª carreira, tricote 7 pb, unindo-os em um anel.
- Na 2ª carreira, tricote 14 colunas, formando 2 colunas a partir de cada coluna da carreira anterior.
- Na 3ª carreira, aumente o número de colunas para 21, tricotando 1 pb em 1 coluna, na 2ª coluna tricote 2 pb. Continue alternando até completar a carreira.
- A linha 4 consiste em 28 colunas. Você precisa alternar as colunas desta forma: na 1ª coluna da carreira anterior, tricotar 1 pb, nas 2ª e 3ª colunas, tricotar 2 pb. Repita a alternância até o final da carreira.
- As últimas fileiras são compostas por fios cinzas. A linha 5 consiste em 35 colunas. Em 1 coluna, faça 1 pb, nas próximas 3 - 2 pb. Continue alternando mais 6 vezes.
- O número de colunas na 6ª carreira aumenta para 42. Nesta carreira, 1 pb é tricotado na coluna da carreira anterior e nas próximas 4 carreiras - 2 pb.
- Nas primeiras 8 colunas, tricote de acordo com o p.b.
- Prenda as partes rosa e cinza das orelhas. Prenda as peças finalizadas no laço.
Uma opção mais simples e rápida para tricotar um cachecol para uma menina é um tecido feito de CCH e VP. Para deixar o cachecol delicado e vazado, você pode alternar laçadas e pontos nas carreiras. Por exemplo, na 2ª carreira você pode tricotar apenas pbx, e na próxima carreira alternar pbx e pbx.
Você pode costurar uma flor pré-feita de crochê no tecido pronto. Pode consistir em laços fechados em um anel. 1 pétala de flor consiste em 3 VP, 3 CCH, 3 VP. Eles são conectados ao anel usando CC.
Assim, ao selecionar corretamente os padrões para tricotar um cachecol de crochê, você pode tricotar um presente brilhante e incomum. O cachecol é adequado não apenas para um adulto, mas também para uma criança. Para as crianças, você pode tricotar gorros decorados com orelhinhas e patinhas.
Vídeo sobre padrões para cachecóis e golas de crochê
Lindo cachecol de crochê em algumas horas: