O elástico volumoso é uma técnica de tricô popular porque permite fazer peças bonitas e estilosas. A técnica é caracterizada por padrões simples que permitem criar não apenas itens de guarda-roupa, mas também diversas decorações para roupas.
Ferramentas e materiais necessários
Ao escolher o material da linha, você precisa levar em consideração a finalidade da roupa ou decoração. Por exemplo, ao criar um elástico para um cachecol ou chapéu, você deve dar preferência a fios que tenham bom isolamento térmico.
Na hora de decorar acessórios ou bijuterias que tenham função elástica, fios brilhantes ou decorativos são ideais.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Dicas para escolher o fio:
- fios de acrílico, tendo boa elasticidade (para esses fins é aceitável usar um material que contenha elastano);
- fios de fita adequado para adicionar textura e volume;
- material de algodão, o que dará suavidade e leveza ao detalhe;
- material de fio de lã ou semi-lã, que contém fibras naturais.
Para criar um cachecol, cachecol e suéter, recomenda-se usar agulhas de tricô de tamanho 4,5 mm. Uma ferramenta de 2,5 mm é adequada para fazer meias. As agulhas não devem ser pesadas, mas a superfície deve ser polida.
Agulhas de tricô mal processadas e ásperas não são adequadas para o trabalho, porque tais ferramentas não são capazes de fornecer o deslizamento necessário. Entretanto, devido à presença de pequenos cortes, as fibras do fio podem se partir. No entanto, as agulhas podem ter diferentes graus de deslizamento.
Ao escolher um material multitexturizado ou de lã, uma ferramenta com superfície lisa é adequada. Se os fios estiverem escorregadios, é melhor usar agulhas de tricô com superfície ligeiramente áspera.
Seleção de agulhas de tricô dependendo do material:
Material | Peculiaridades |
Alumínio | Apesar de seu preço acessível e leveza, as ferramentas de alumínio eram usadas para tingir fios de cores claras. Mas hoje a tecnologia de produção foi alterada, eliminando a desvantagem. As agulhas de tricô modernas são leves e confortáveis. |
Metal anodizado | Na produção são utilizadas ligas leves, que são protegidas da ferrugem por um revestimento colorido. Basicamente, essa ferramenta é adequada para trabalhar com fios escuros. |
Aço de alta resistência | Eles são adequados para fazer qualquer tecido a partir de diferentes materiais de fios, por isso são considerados uma ferramenta universal. As agulhas de tricô estão disponíveis em versões sem revestimento ou niqueladas. |
Madeira ou bambu | Eles são considerados um material caro. No entanto, as agulhas serão leves, agradáveis ao toque e confortáveis se forem grossas. Um instrumento fino de madeira ou bambu não tem alta durabilidade e, portanto, terá uma vida útil curta. |
Ossos | Eles raramente são encontrados à venda porque são considerados antiguidades. Basicamente, eles vendem uma aparência de osso natural, para cuja produção foi utilizada proteína caseína endurecida. |
Plástico | Esse tipo de material é frequentemente usado para criar agulhas de tricô grossas. A ferramenta é adequada para tricô livre. O plástico é um material flexível, por isso não é adequado para fazer agulhas de tricô de pequeno diâmetro. |
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
O elástico volumoso é adequado para decorar itens quentes, como cachecóis, chapéus, suéteres e meias.
Para facilitar o uso, é recomendável usar moldes com instruções detalhadas sobre os itens de tricô. Graças a isso, é possível não se confundir no design dos loops.
Para o chapéu
Um elástico volumoso tricotado com agulhas de tricô (o padrão de tricô é simples e claro, portanto adequado para iniciantes) fica ótimo em um chapéu. O produto criado se ajustará perfeitamente ao rosto sem causar desconforto.

Execução passo a passo da obra:
- Faça um conjunto de fragmentos cuja soma total seja divisível por 6. Faça 2 laços adicionais.
- A linha de preparação deve ser criada a partir da parte de trás. Para isso, faça uma laçada na borda e repita o padrão da frente, 4 de trás e fragmentos da frente, um por um, até o final da linha. No final da carreira, faça novamente uma laçada na borda.
- As carreiras seguintes são feitas pela frente do tecido.
- Na linha 1, as alças externas devem ser alças de borda. Entre eles, crie alternadamente uma laçada meia e uma laçada frontal na próxima laçada (inclui uma laçada frontal, uma passada e novamente uma laçada frontal) duas vezes, uma laçada frontal e novamente um fragmento de laçada traseira.
- No início da 2ª linha, crie um elemento de borda. Em seguida, tricote as *partes da frente e de trás. Em seguida, remova 6 elementos, deixando o material na frente do produto. Crie fragmentos em meia e na frente* (repita até o final da carreira). O elemento de borda deve ser o último.
- No início e no final de 3 linhas, faça 1 fragmento de borda. Em seguida, faça uma *parte em tricô e cruze 1/3 para a direita. Para fazer isso, retire 1 pedaço da tela, forme 3 laçadas frontais juntas na parede traseira com a ferramenta esquerda e crie uma laçada frontal com a agulha auxiliar.
- Em seguida, faça uma cruz 3/1 para o lado esquerdo. Para isso, retire 3 fragmentos da frente do produto, o laço frontal da ferramenta esquerda e junte 3 partes frontais da agulha auxiliar atrás da parede traseira. Em seguida, faça uma laçada em tricô* (repita alternadamente até o final da linha).
- A linha 4 inclui *frente, 4 costas e fragmentos da frente* (repita até o final da linha). Os laços externos no início e no fim da linha devem ser laços de borda.
- Para criar um padrão, repita as carreiras 1 a 4.
Para um cachecol em círculo
Um elástico volumoso com agulhas de tricô (o padrão de tricô permitirá que você crie uma coisa linda) pode ser usado para tricotar um cachecol em formato circular. De acordo com este esquema, o tamanho do produto chegará a 25x200 cm.

O diagrama contém "*…*". Isso significa que o fragmento selecionado do padrão precisa ser repetido alternadamente de uma borda da linha para a outra.
Esquema descrevendo o processo:
- Inicialmente, monte 46 pontos nas ferramentas de tricô.
- No início e no final de cada linha, faça 1 fragmento de borda.
- Na carreira 1, faça uma *laçada frontal, jogue por cima e remova o fragmento frontal da ferramenta da esquerda para a direita sem tricotar*.
- Na 2ª carreira, tricote a parte em tricô. Em seguida, faça uma *laçada frontal. Em seguida, faça a laçada da carreira anterior como um ponto tricô. Repita a laçada e transfira a peça em tricô da agulha esquerda para a direita sem tricotar*.
- A carreira 3 inclui um ponto tricô, *laçada, deslize o próximo ponto e tricote junto o ponto tricô com a laçada*.
- Para continuar o padrão, alterne 2 e 3 carreiras.
- Ao final do trabalho, feche todos os elementos.
- Recomenda-se passar a peça de malha a vapor.
Para um suéter
Ao fazer um suéter com elástico volumoso, é necessário seguir rigorosamente o padrão das alças para que o padrão fique claro e organizado.

Algoritmo de tricô:
- Inicialmente, monte pontos cuja soma será ímpar. Além disso, faça 1 fragmento de borda em cada lado.
- Na carreira 1, alternadamente e até o final da carreira, crie nas partes da frente e de trás.
- A 2ª carreira inclui a frente e o fragmento removido com laçada sem tricotar. Alterne os laços indicados de uma borda da linha para a outra.
- Em todas as carreiras seguintes, antes do fragmento que era o da frente na carreira anterior, faça uma laçada. Em seguida, remova esta laçada sem tricotar.
- Em seguida, passe a nova peça, juntamente com a manta que está pendurada nela, por trás da parede frontal da peça da frente.
- O processo de tricô deve continuar até que o tamanho desejado do elástico seja criado.
Para meias
O tricô elástico volumétrico (o padrão de tricô não inclui elementos complexos e não requer o uso de outras ferramentas) é adequado para fazer meias curtas. Para estes fins, recomenda-se a utilização de fios de 2 tons. Tons de cinza e azul são adequados para isso.

A presença de “*…*” no padrão significa que o fragmento selecionado do ornamento deve ser repetido alternadamente até o final da linha.
Descrição passo a passo do tricô:
- Inicialmente faça um elástico 1x1. Para fazer isso, tricote as partes da frente e de trás alternadamente.
- Para criar um elástico volumoso, troque a tonalidade a cada 2 linhas. Inicialmente, deve ser utilizado material de linha azul.
- Nas carreiras 1 e 2, crie 1 fragmento frontal e 1 fragmento traseiro. Complete as peças uma por uma.
- A carreira 3 inclui um ponto meia, uma laçada e 1 ponto deslizado sem tricotar.
- Na carreira 4, crie uma laçada frontal e uma laçada. Depois, retire a peça jogando-a por cima sem tricotar.
- A carreira 5 inclui a peça em tricô e uma seção com 2 laçadas, tricotadas com o ponto da frente.
- A linha 6 inclui os fragmentos da frente e do tricô. Tricotar essas laçadas alternadamente.
- Para continuar criando o elástico volumoso, repita as carreiras 3 a 6.
Para um laço
Um elástico volumoso com agulhas de tricô (o padrão de tricô mostrará como criar laços corretamente) permite que você faça um laço, o que geralmente requer um trabalho em círculo. Também é possível desenhar o produto utilizando a técnica usual ao longo da tela. No final, o item precisa ser costurado para formar um anel.
Este método é adequado para iniciantes porque é fácil e não requer a criação de um grande número de elementos, ao contrário de trabalhar em círculo de baixo para cima.
Ao criar um snood, as fileiras podem ser feitas virando. Como resultado, a costura estará presente no verso do tecido. Essa técnica é caracterizada por uma leve alternância de tons, para que você não se confunda. Neste caso, a costura não ficará muito destacada.
Para evitar costuras e deixar o padrão mais claro, você precisa trabalhar nas ferramentas de tricô circulares de baixo para cima. Para não perder o início de uma linha, é recomendável usar um marcador.

Padrão de tricô com descrição:
- Monte um número par de pontos para corresponder ao comprimento da peça. Tricotar 2 peças adicionais, uma das quais é necessária para fechar as laçadas formando um anel.
- Na 1ª carreira, retire o primeiro fragmento com uma laçada e depois faça a parte da frente.
- Na 2ª carreira, crie um fragmento duplo com ponto meia, remova uma laçada simples com uma laçada.
- Na 3ª carreira, remova o fragmento de malha simples com uma laçada e faça a laçada dupla como uma laçada frontal.
- Na 4ª carreira, faça a peça dobrada em tricô e remova uma laçada simples com uma laçada.
- Alterne 3 e 4 linhas até o final do tecido.
- Quando a altura ideal do produto for atingida, feche as alças. Para fazer isso, você pode mudar para um elástico 1x1 na última carreira. Também é possível projetar 2 fragmentos juntos usando uma técnica de projeção, transferindo a parte criada para a ferramenta esquerda.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Para obter um padrão limpo, bonito e volumoso, todos os elementos devem ser tricotados para metade do tecido - para a parede frontal ou traseira. Se você não seguir essa regra, o produto poderá perder a maciez e a aparência.

Ao alternar loops através de um, o número de elementos pode ser qualquer. Se dois loops se alternam, seu número deve ser par.
Se for necessária uma mudança de grupo de 3 loops, o número total de elementos deve ser um múltiplo de 3. No entanto, loops de borda não são incluídos nesse número. Tais elementos devem ser contados separadamente.
- Se você escolher um material de linha variegado, o elástico terá visualmente uma borda irregular.
- Você pode entrelaçar os laços para criar um efeito especial. Para isso, é necessário utilizar diversos tons de material de linha. Além disso, ao desenhar linhas, você precisa alternar tons.

- Não é necessário usar as agulhas de tricô indicadas nas instruções para o material do fio. Para o trabalho é permitido utilizar ferramentas de diâmetro menor ou maior que o necessário.
Nesse caso, o principal será o resultado, que depende da escolha do material do fio. É aconselhável fazer várias amostras para entender quais agulhas são melhores para obter elementos uniformes. Vale a pena combinar fios grossos com ferramentas finas.
Neste caso, será mais difícil retirar elementos longos.
- Não é aconselhável fazer um conjunto de elementos em duas ferramentas juntas se essas agulhas forem usadas no tricô principal.

Para isso, vale a pena usar uma agulha de tricô, cujo tamanho será maior que a principal, ou 2 pequenas, cujo tamanho total será maior que a principal.
- Ao escolher uma ferramenta muito grande, a lâmina pode ficar solta. Como resultado, o elástico ficará instável e com aparência desarrumada.
- Ao criar um elástico volumoso, é necessário controlar a densidade e a uniformidade dos elementos. Para obter uma parte mais elástica e volumosa, as laçadas devem ser colocadas próximas umas das outras.
- Se desejar, é permitido combinar vários padrões para obter um elástico mais volumoso e interessante. Por exemplo, você pode experimentar diferentes estruturas e texturas de material de linha.

Além disso, você pode usar elementos decorativos em forma de apliques ou botões.
- Ao tricotar elementos, é necessário apertar levemente o material do fio. Isso diz respeito principalmente àqueles que estão acostumados a fazer tricô amplo. Neste caso, ao criar cada laçada, a ferramenta de tricô direita precisa ser movida ligeiramente para o lado direito, e o fio para o esquerdo.
Esta opção corresponde a um elástico denso se o fio for mais grosso e a ferramenta for fina. Há também outra opção, que envolve apertar o elemento após o tricô de acordo com o diâmetro da agulha de tricô.
Este método é ideal para trabalhar com ferramentas grossas e fios finos.
- Para criar um elástico volumoso, qualquer método de tricô é adequado, no qual as alças se expandirão devido à adição de novos elementos à alça atual. Como resultado, o elástico ficará mais fofo, mais flexível e também terá volume adicional.
- Para fazer um elástico volumoso, é aceitável usar uma alça de camisa. Ao tricotar elementos, você precisa fazer pequenas almofadas que adicionem volume à peça. Esta técnica de tricô é adequada para chapéus e acessórios de mão.
- Para criar um elástico volumoso, o material do fio deve ser fofo e ter uma textura pronunciada. Isso ajuda a criar volume adicional e um efeito visual interessante.
Tricotar elásticos volumosos é considerado uma atividade criativa e emocionante porque ajuda a criar produtos elegantes e únicos usando agulhas de tricô. Ao mesmo tempo, há um grande número de esquemas diferentes, para que todos possam escolher a melhor opção.
Vídeo sobre tricô
Elástico volumétrico com agulhas de tricô: