As golas de crochê estão na moda desde a década de 1940. Um acessório tricotado à mão enfatiza a individualidade e a feminilidade. Para aprender a tricotar esses itens, você precisa saber quais linhas e agulhas usar, além de observar alguns padrões simples e ler as descrições deles.
Agulhas e linhas de crochê para golas de tricô
As golas são tricotadas com fios finos e fortes. Normalmente, 1 coleira adulta requer cerca de 50 g de fio (1–1,5 novelos).
A composição dos fios pode ser diferente. O fio de algodão é o mais comumente usado. Para dar certas características ao produto, artesãos experientes compram novelos com adição de outras fibras e fios. A tabela descreve as opções mais populares.
Composição do fio | Para quais produtos ele é indicado? |
Algodão mercerizado | Coleiras infantis |
Algodão 70% e 30% viscose | Produtos para uso diário e lavagem frequente. |
80% algodão e 20% seda | Golas para blusas e vestidos. |
Linha de algodão com lurex | Para golas festivas. |
Para tornar o tricô mais denso, você precisa usar uma agulha um pouco mais grossa que a linha. Para fios de algodão comuns, a ferramenta nº 1 ou nº 2 é adequada. Como a linha é muito fina, é importante que ela deslize bem, por isso não é recomendado usar anzóis de plástico baratos. É melhor dar preferência às ferramentas de metal.
Símbolos e abreviações em padrões de tricô
As golas de crochê são tricotadas de acordo com descrições de texto e padrões gráficos. A última opção é um desenho esquemático, onde cada manobra do gancho é indicada por algum sinal. Para aprender a ler diagramas simples, você precisa se lembrar dos símbolos que encontra com mais frequência.
Símbolo | Transcrição |
• | Loop de ar |
∩ | Coluna de conexão |
┼ | Coluna com 1 laçada |
╪ | Coluna com 2 fios |
│ | Ponto baixo |
V | 2 colunas com uma base comum (número de linhas = número de colunas) |
◯ | Anel de laços de ar (o número de laços é indicado no centro) |
︵ | Corrente de laços de ar (o número de laços é indicado abaixo) |
▼ | Meio ponto alto |
▽ | Meia coluna simples |
◊ | Colunas com topo e base comuns |
Há também outras designações que podem ser encontradas em esquemas mais complexos. Normalmente, os autores escrevem pequenas explicações para cada símbolo no desenho.
Gola de renda de crochê simples. Esquemas com descrições detalhadas
Uma gola de crochê (o diagrama e a descrição são apresentados mais adiante no artigo) pode ser tricotada como renda, seguindo um padrão simples. Para o trabalho você precisará de fios finos de algodão e agulha nº 1.
Opção 1:
- Monte uma corrente de alças de ar de 37 cm de comprimento.
- Tricotar 3 carreiras de pontos baixos.
- A corrente 5 começa com 6 pontos altos. Em seguida, você precisa tricotar uma corrente de 4 laçadas de ar. Pule 4 pontos na parte inferior e faça 1 ponto alto duplo em 5 pontos.
- Monte uma corrente de 3 pontos corrente e tricote 1 ponto alto sem pular os pontos abaixo. Faça uma corrente de 4 laçadas de ar.
- Tricotar a carreira 5 repetindo os pontos 3 a 4.
- As carreiras 6 e 7 são tricotadas da mesma maneira, mas o número de pontos altos (onde havia 6) deve diminuir em 2 a cada subida, e as colunas entre as quais há 3 laçadas de ar, ao contrário, devem aumentar em 1 de cada lado. As correntes de alças de ar devem ser aumentadas em 2 alças.
- Na carreira 8, um padrão em forma de triângulo ficará visível na gola. Esta carreira deve começar com um ponto corrente de 8 laçadas. Crochetar 3 pontos altos duplos, 6 correntes, 2 pontos altos duplos. Depois, mais 1 corrente de 6 laçadas e 3 pontos altos. Repita até o final da carreira.
- A próxima carreira é uma alternância de correntes de 8 laçadas de ar e colunas com fios. Você precisa amarrar as pétalas resultantes com colunas.
O início de cada nova linha forma laços. Do outro lado da gola você pode costurar grandes contas de pérolas e usá-las como botões.
Opção 2:
- Monte uma corrente de alças de ar de 37 cm de comprimento.
- Tricotar 3 carreiras com pontos altos duplos.
- A próxima carreira deve ser tricotada com arcos de 6 laçadas de ar, prendendo-as através de 4 laçadas de baixo com um ponto baixo. Tricotar até o final da carreira.
- Tricotar todas as alças de ar com pontos altos duplos.
- Tricotar as carreiras seguintes, repetindo os pontos 3 e 4. Os arcos devem ser dispostos em padrão xadrez.
- Na 7ª carreira você precisa tricotar 3 arcos, amarre cada 4º arco de baixo com 5 colunas com 2 fios. Repita até o final da corrente.
- A próxima carreira é tricotada com 2 arcos de 8 laçadas de ar. Nos locais onde as colunas foram tricotadas, você precisa tricotar uma coluna com uma laçada entre elas, fazendo um arco de 3 laçadas de ar entre elas. Tricotar até o final da carreira.
Você deve terminar com um padrão de renda com pétalas nas bordas. Tricotar a parte interna do pescoço em arcos, como na carreira 4. Prenda o fecho.
Abaixo está um padrão de tricô para outra gola de renda simples e eficaz:
Gola vazada simples feita em crochê com fios finos para iniciantes
A gola pode ser feita em crochê (o diagrama e a descrição são apresentados mais adiante no artigo) em um padrão vazado, com um grande número de furos, e o padrão ficará elegante e moderno.
Para o trabalho você precisará de linhas “Iris” e gancho nº 1.25.
Como tricotar:
- Monte uma corrente de alças de ar de 58 cm de comprimento. É importante que o número de voltas na corrente seja divisível por 3 e mais 1 volta deve ser adicionada para simetria.
- Tricotar 3 alças de ar para levantar. Pule 2 pontos da parte inferior e tricote uma corrente de 2 pontos. Faça uma coluna com 2 laçadas e uma corrente de 2 pontos corrente, pulando 2 pontos de baixo. Tricotar até o final da corrente.
- A próxima carreira começa com um ponto alto. Em seguida, faça um ponto corrente de 4 laçadas. Através da corrente da carreira anterior, você precisa tricotar 4 colunas com 2 fios, 2 em cada laçada. Tricotar outro arco de 4 laçadas. Repita até o final da carreira.
- Tricotar 3 laçadas de ar para levantar e remover 1 coluna com 2 fios da mesma laçada. Faça um arco com 2 laçadas de ar e conecte-o à carreira anterior fazendo um ponto baixo no meio, entre as colunas. Tricotar mais 1 corrente de 2 laçadas. Pule 3 laçadas da parte inferior e tricote 2 colunas com 2 fios, saindo de um ponto. Novamente 2 alças de ar e 2 colunas com 2 fios. Repita até o final da carreira.
- Alterne as correntes (pontos 3 e 4) até o final. Deve haver 7 linhas no total.
Esta gola é adequada para decorar vestidos do dia a dia. Só falta costurar o fecho e tratar o produto com vapor.
Aqui está outra versão de uma gola vazada bastante simples para iniciantes com um padrão de “abacaxi”:
Passo a passo para tricotar golas para diferentes roupas
Uma gola de crochê (o diagrama e a descrição para cada tipo de roupa são descritos em detalhes mais adiante no artigo) não é tricotada apenas para uso diário. Um acessório vazado pode decorar o uniforme escolar de uma menina, adicionar elegância a um vestido de noite ou diluir a monotonia de uma camisa de escritório com flores grandes. A cor dos fios pode ser qualquer. O principal é que ele harmonize com o tom principal da roupa.
Para uniforme escolar
Esta coleira deve ser bonita, mas não muito chamativa. Flores grandes ou formatos fora do padrão não são adequadas para decoração. É melhor dar preferência a uma gola redonda ou triangular.
A cor tradicional das golas é o branco. Para o trabalho você precisará de linhas “Iris” e gancho nº 1.5.
Como tricotar uma gola redonda:
- Monte uma corrente de alças de ar de 40 cm de comprimento.
- Tricotar 3 carreiras com pontos altos duplos.
- As próximas 6 carreiras são tricotadas com uma malha de arcos. Os primeiros arcos consistem em 6 laços de ar. Em cada nova carreira você precisa adicionar 2 laçadas.
- Tricotar a última carreira através dos arcos. Primeiramente 2 colunas com 2 fios, depois 3 colunas com 3 fios e novamente 2 colunas com 2 fios. Amarre cada arco desta maneira.
Costure o fecho na parte superior da gola. É melhor dar preferência a um laço e uma conta de cor perolada.. Esta opção dará à gola um aspecto mais festivo.
Suporte requintado para blusa, jaqueta
Uma gola de crochê (o diagrama e a descrição são descritos mais adiante no artigo) não é tricotada apenas para decoração de roupas. Por exemplo, uma posição alta ajudará a esconder pequenos defeitos na pele do pescoço, como cicatrizes, manchas, etc.
Um suporte simples, mas elegante, pode ser tricotado com uma blusa leve ou até mesmo um suéter. Na última opção, os fios e a agulha devem ser mais grossos que o normal.
Como tricotar:
- Para garantir que a coleira fique mais justa à pele, meça a circunferência do seu pescoço e adicione 1,5 cm. Este será o comprimento do produto. Nesta versão, o tricô começa pela lateral.
- Você precisa fazer uma corrente de alças de ar de 7 cm de comprimento.
- Você precisa tricotar, alternando carreiras com colunas com 1 laçada e colunas simples sem laçadas. Tricotar até a fita atingir o comprimento desejado.
- Determine a parte superior e inferior da gola. Na parte inferior, faça uma borda de 2 carreiras com pontos baixos.
- A próxima carreira começa com 4 colunas com 3 fios, 4 alças de ar em arco, novamente 4 colunas com 3 fios. Alterne até o final da corrente.
- As 6 carreiras restantes devem ser tricotadas da mesma maneira, colocando as colunas em padrão xadrez.
- Amarre as bordas do produto em 2 carreiras com pontos baixos.
Prenda o fecho. Para opções de gola quente (em um suéter), é melhor tricotar as casas dos botões com antecedência.
Uma variante do suporte feita usando a técnica transversal:
A largura da gola é ajustada pelo número de pontos baixos que compõem a parte densa do produto (no diagrama - 12).
Ziguezagues elegantes em técnica vazada para um vestido
Esta gola combina com um vestido de outono ou primavera com gola alta. Para trabalhar você precisará de agulha nº 1 e fios finos de algodão. Para dar um ar festivo à gola, você pode usar lã com lurex.
Como tricotar:
- Monte uma corrente de alças de ar de 50 cm de comprimento.
- Faça uma carreira de pontos altos duplos.
- A próxima carreira começa com 4 pontos altos. 1 laçada de ar, pule 3 laçadas da parte inferior e tricote um ponto alto duplo com inclinação para a direita. Faça um arco com 3 alças de ar. Tricotar uma coluna com uma laçada e uma inclinação para o lado esquerdo. Faça 4 pontos altos novamente. Repita até o final da corrente.
- A linha 3 começa com 3 alças de ar para levantamento. 3 pontos altos, 1 corr. e 3 pontos altos com inclinação para a direita. Um arco de 3 alças de ar, 3 colunas com fios e uma inclinação para a esquerda. 4 pontos altos duplos.
- Alterne as linhas 2 e 3 (itens 3 e 4). No total, você precisa tricotar 10 carreiras.
Por fim, o trabalho deve ser bem passado a vapor, endireitando os cantos dos ziguezagues para que fiquem planos, sem sobrepor uns aos outros.. É melhor usar essa gola depois de engomá-la, caso contrário ela enrugará e perderá a forma.
renda irlandesa
Esse estilo de tricô é considerado difícil porque todos os elementos da gola devem ser tricotados separadamente e depois conectados em uma única composição. Fios finos "Iris" são adequados para este trabalho. A cor do fio para cada elemento pode ser diferente.
Você pode conectar as peças com as mesmas roscas ou escolher linhas de carretel. A agulha de crochê não deve ser mais grossa que a nº 1,5, e para elementos de fixação - nº 1.
Quais detalhes combinam com o estilo de renda irlandesa:
- folhas;
- flores;
- cachos de uvas;
- trevos;
- círculos;
- volumosos botões de rosas.
Os elementos podem ser conectados usando uma malha de filete ou irregular, bem como favos de mel.
Rapport Lírio Branco
Um dos padrões mais populares para golas redondas é considerado o “lírio branco”. A repetição do padrão consiste em 12 loops.
Como tricotar:
- Tricotar 1 corrente com colunas com 1 laçada.
- Comece a próxima carreira com 3 pontos altos duplos. Pule 3 laçadas da parte inferior e tricote 3 pontos correntes. Conecte à linha inferior com uma coluna simples. Pule 1 ponto na parte de baixo, faça um arco de 3 pontos correntes e prenda com um ponto baixo. Tricotar 3 pontos corrente. Repita até o final da carreira.
- Na 3ª corrente, tricote 5 colunas com 1 laçada, 4 laçadas de ar. Conecte o arco à carreira anterior tricotando uma coluna simples no meio do arco inferior. Tricotar mais 4 pontos corrente. Tricotar até o final da corrente.
- Um arco de 3 laçadas de ar, 3 colunas com 1 laçada e inclinações para a esquerda. 1 laçada, 3 colunas com uma laçada e inclinadas para a direita. Alterne 2 pontos corrente e 1 ponto alto, trabalhando os pontos através dos arcos.
- Alterne 1 ponto corrente e 3 pontos altos com partes superiores e inferiores unidas.
Abaixo estão mais algumas opções de padrões sobre o tema "Lírio Branco":
Você precisa tricotar com fios brancos “Iris” ou fios finos de algodão. Recomenda-se utilizar o anzol nº 1.25. A largura da gola será de cerca de 6 cm. Para deixar o produto mais largo, o padrão pode ser repetido a partir da 2ª carreira.
Gola de cardigan
A gola de um cardigan pode ser larga ou estreita. A descrição abaixo mostra a opção 2. Os fios para o trabalho devem ter aproximadamente a mesma espessura daqueles com os quais o produto é tricotado.
Como tricotar:
- Monte uma corrente de 17 pontos. Adicione 3 pontos extras para passar para a próxima carreira.
- Vire a corrente e tricote 4 pontos altos, 3 meios pontos altos e 10 pontos baixos. Depois vire o produto novamente e tricote na ordem inversa. Você deveria comprar um elástico. Você precisa tricotar uma fita de 40 cm de comprimento.
- Em seguida, tricote o jugo. A parte inferior da fita é amarrada com pontos baixos.
- A próxima carreira consiste em pontos altos.
- Outra corrente começa com 3 pontos baixos alternados através de um espaço de ar de 3 pontos.
- A corrente no topo começa com um arco de 4 alças de ar. 3 colunas com 1 laçada e inclinadas para a esquerda, 2 laçadas de ar, 3 colunas com 1 laçada e inclinadas para a direita. Repita até o final da corrente.
- As próximas 2 carreiras são tricotadas da mesma maneira, mas o número de colunas com fios, bem como as laçadas nos arcos, aumenta em 2.
- A última carreira consiste em alternar 3 colunas com 2 fios e 1 laçada de ar.
As bordas arredondadas podem ser decoradas com "cones".
Abaixo está uma opção de tricô para uma gola de cardigan com decote capa.
Flores grandes
Esta gola é composta por 6 grandes motivos florais. Os elementos são conectados entre si por uma grade irregular.
Para o trabalho, você precisará de linhas de poliéster pretas e bege com adição de lurex, bem como agulha de crochê nº 3.
Como tricotar flores:
- Usando linha preta, faça uma corrente de 8 laçadas de ar e feche formando um anel.
- Tricotar uma carreira, alternando colunas com 2 laçadas e 1 laçada de ar.
- Tricotar a próxima corrente com pontos baixos.
- Mude o fio para bege. A cada 3 laçadas, faça arcos de 12 laçadas de ar. Você deve obter 5 pétalas.
- Amarre todos os arcos com colunas na seguinte ordem: ponto baixo, 3 pontos altos, 9 pontos altos duplos. Depois 3 colunas com 2 fios, uma coluna sem fio.
- Troque a linha para preta e amarre cada pétala com pontos altos duplos.

Quando todas as 6 flores estiverem prontas, elas precisam ser amarradas em arcos em 3 fileiras usando fios bege. Linha 4 – conexão. Na parte superior, onde ficará a abertura da gola, você deve diminuir as laçadas dos arcos para que a linha fique uniforme. O pescoço e a borda inferior do produto devem ser amarrados com um “degrau de lagostim”.
Gola dupla
Uma gola dupla é uma gola com padrões repetidos, onde uma fica sobreposta à outra.
Normalmente, esses acessórios são considerados festivos e são usados sobre vestidos e blusas. Você pode tricotar essa gola com linha de algodão, fio “Iris” e agulha nº 1.25.
Como tricotar:
- Monte uma corrente de alças de ar de 40 cm de comprimento.
- Tricotar a corrente de 2 lados com arcos de 6 laçadas de ar.
- Comece a tricotar o padrão superior com 3 alças de ar. Tricotar no meio do arco inferior 2 colunas com fios, 1 ponto corrente, 2 colunas com fios. Faça um arco com 3 laçadas de ar e conecte-o ao arco inferior com um ponto baixo. Tricotar mais 3 pontos corrente. Repita todas as ações do início ao fim da cadeia.
- Tricotar as próximas 3 carreiras da mesma maneira.
- Um padrão semicircular é tricotado acima de cada 2 arcos. Primeiro, tricote 9 pontos altos duplos.
- A próxima carreira consiste em alternar 2 colunas com 3 fios e 3 alças de ar.
- A penúltima carreira consiste em alternar 1 ponto corrente e 3 colunas com 3 fios, saindo de 1 ponto (meio do arco inferior).
- Amarre as bordas da gola com arcos de 4 alças de ar.
A parte inferior da gola precisa ser fixada na 5ª e 6ª carreiras a partir da borda. O padrão é tricotado de acordo com os pontos 3 a 8.
Como decorar golas de malha
A maneira mais popular de decorar uma gola é com miçangas. Contas de pérolas, douradas e pretas combinam com peças brancas. Elas podem ser costuradas no lugar do miolo de flores grandes ou colocadas dentro de padrões repetidos. Essas decorações também são frequentemente usadas como fecho.
Contas pequenas e miçangas ficam melhores em golas de renda. Você pode usar miçangas para decorar monogramas em renda irlandesa. Cores metálicas e rosa claro são adequadas para colarinhos brancos.
Os decotes podem ser decorados com fitas estreitas de cetim. Para fazer isso, você precisa tricotar várias tiras finas no início e, quando o produto estiver pronto, inserir a fita. Costure as bordas das fitas cuidadosamente, amarre-as em um laço ou deixe-as penduradas. Na última versão, as fitas são usadas como laços.
Golas de crochê feitas com fios finos não são fáceis de tricotar. Às vezes, até mesmo artesãos experientes desfazem o trabalho 2 a 3 vezes durante o processo de tricô, então os iniciantes não devem se desesperar se o produto não ficar pronto imediatamente. O principal é examinar cuidadosamente os diagramas e seguir as descrições.
Vídeo sobre o tema: padrões de gola de crochê
10 padrões de gola de crochê:
Que lindo! Quero aprender a tricotar golas! Obrigado!
Obrigado pelo artigo. Muito acessível até para iniciantes.