Desenhando animais – uma atividade interessante e simples que agradará tanto crianças quanto adultos. Nem todos conseguem retratar um cavalo como ele aparece em pinturas criadas por artistas de verdade; somente um verdadeiro mestre consegue. No entanto, se você demonstrar um pouco de paciência e persistência, poderá obter sucesso ao representar um cavaleiro em um cavalo.
Ferramentas de desenho
Cavaleiro a cavalo (o desenho requer materiais de arte antes de começar) pode ser retratado no papel com as seguintes ferramentas e materiais:
Materiais | Descrição |
Papel | Poderia ser uma folha de um álbum de desenho. Quer você esteja desenhando um animal, uma paisagem ou uma pessoa, você precisa de papel que não se deteriore sob a pressão de um lápis e outras ferramentas. Se você planeja usar aquarela para colorir seu desenho, você deve escolher papel para aquarela projetado especificamente para essa finalidade. Sua principal característica é a lisura da superfície. |
Lápis simples | Elas serão usadas para criar os contornos do desenho. Ao escolher esta ferramenta, lembre-se de que ela pode ser macia ou dura. Nos lápis produzidos no exterior, a dureza e a maciez são indicadas pelas letras “H” e “B”, na Rússia – “M” e “T”.
Junto com as letras, números são usados para indicar o grau de dureza e maciez. Lápis duros são mais adequados para criar contornos claros. Se precisar sombrear áreas, é melhor fazer isso com um lápis macio. |
Ferramentas de coloração | Você precisará de tintas, marcadores ou lápis de cor. É melhor dar preferência a este último se uma criança pequena pretende desenhar, pois será mais difícil para ela trabalhar com tinta. No entanto, a tinta pode ser usada para tornar os desenhos mais realistas. Para artistas profissionais, o meio principal é sempre a tinta aquarela. Com sua ajuda é possível obter muitos resultados. Essas tintas geralmente são vendidas na forma seca.
Você precisará de pincéis para as tintas. Diferentes tipos de pincéis são usados para criar efeitos diferentes. Primeiro, você precisa prestar atenção ao formato e ao tamanho dos pincéis. |
Apagador | Ao desenhar com um simples lápis em uma folha de papel, linhas extras inevitavelmente aparecerão. Artistas profissionais fazem isso intencionalmente para facilitar seu trabalho. Quando essas linhas cumprem seu propósito, elas são removidas. |
Master classes
Um cavaleiro a cavalo (o desenho é criado usando lápis, tintas ou canetas hidrográficas) pode ser representado de várias maneiras. Quando todos os materiais e ferramentas necessários para a atividade criativa estiverem preparados, você pode começar a desenhar.
Se você seguir as instruções abaixo, esse processo não causará problemas, mesmo para aqueles que nunca tentaram desenhar na vida.
Desenho simples de um cavalo baseado em formas geométricas
Este é um dos exemplos mais simples de desenho de um cavalo.
Para criá-lo, você precisa concluir as seguintes etapas:
- Coloque a folha de papel na horizontal. Figuras geométricas simples atuarão como contornos iniciais. Desenhe um retângulo no meio. Este será o corpo do cavalo.
- Desenhe um triângulo acima do canto superior esquerdo do retângulo que você acabou de desenhar. Ele atuará como o pescoço.
- Desenhe outro triângulo sob cada um dos dois cantos inferiores do triângulo. Esses serão os membros do cavalo.
- Desenhe uma cauda que terá um formato triangular. Ele começa no canto superior direito do retângulo e se move diagonalmente para baixo e para a direita ao mesmo tempo.
- Desenhe a primeira figura sem cantos. Será um oval. Ele está localizado à esquerda da parte superior do triângulo, que desempenha o papel do pescoço do cavalo. Por sua vez, o próprio oval se tornará o focinho. Nesta fase, o esboço geral está concluído.
- Certifique-se de que todas as proporções sejam observadas exatamente. Se houver erros em algum lugar, eles devem ser corrigidos. Se você estiver completamente confiante de que o desenho foi feito corretamente, você pode passar para os próximos passos.
- Desenhe os contornos do corpo. Na parte superior do retângulo, que desempenha o papel do corpo (abaixo do seu lado superior), você precisa desenhar uma linha arqueada. Ela marcará a localização da sela para o cavaleiro.
- Continue desenhando o membro posterior. Para fazer isso, desenhe outra linha de arco no lado direito do retângulo. Esta será a coxa da perna traseira esquerda - aquela visível para o observador. Também é importante desenhar a junta e o casco corretamente. A articulação é a pequena protuberância na perna do lado direito, mais ou menos na metade da perna, e o casco é a ponta da perna. Pode ser representado como um pequeno trapézio.
- Faça a linha abdominal arredondada. Para fazer isso, desenhe outra linha de arco sob o lado inferior do retângulo. Deve estar localizado abaixo da linha do arco dorsal.
- Comece a desenhar o membro frontal. Também deve ter um pequeno casco em forma de trapézio na parte inferior.
- Desenhe as pernas direitas do cavalo da mesma maneira. É importante lembrar que elas não ficam totalmente visíveis, pois estão parcialmente cobertas pelas pernas esquerdas. Você pode fazer uma das pernas dobradas para mostrar que o cavalo está se movendo. É importante lembrar onde a articulação está localizada.
- Desenhe o peito e o pescoço. Para fazer isso, desenhe uma linha ondulada. Ela deve começar na perna dianteira do cavalo, curvar-se suavemente para cima e terminar perto do focinho, que é representado por uma oval.
- Detalhe a cabeça. Bem no topo da cabeça há um par de orelhas, cada uma delas um pequeno triângulo. O resto do oval fica mais distinto.
- Termine de desenhar o rabo. Para fazer isso, no triângulo, que é o protótipo original da cauda, desenhe aleatoriamente muitas linhas ao longo da cauda. Quanto mais linhas houver, mais fofa será a cauda.
- Pinte cada um dos 4 cascos com um lápis simples. Elas devem ficar pretas ou cinzas, dependendo da cor do grafite utilizado.
- Use linhas suaves para representar a crina e a franja.
- Adicione detalhes pequenos, mas significativos. Este é um olho, o outro está localizado na parte de trás da cabeça e, portanto, não é visível para o observador. O olho é um pequeno traço que percorre a cabeça e está localizado no topo. É importante lembrar que um cavalo deve ter narinas. Eles também são desenhados com traços, porém mais curtos. Assim como nos olhos, apenas uma narina ficará visível. Ele está localizado na parte inferior do focinho.
- O desenho está quase completo, mas até agora tem muitas linhas extras que desempenham o papel de elementos auxiliares. Estas são as figuras geométricas das quais o trabalho começou. Eles cumpriram seu papel com sucesso e agora não são mais necessários. Você pode pegar uma borracha e começar a removê-los com cuidado, tentando não tocar nas linhas que você precisa. Somente transições suaves devem permanecer.
- Observe a pintura novamente com cuidado e procure por possíveis falhas. Se houver um erro ou algo não estiver correto, é preciso corrigi-lo.
- Pegue lápis de cor ou marcadores e comece a colorir. Você também pode usar giz de cera para colorir. Quanto à cor, ela pode ser qualquer: os cavalos podem ser brancos, pretos, cinzas. No entanto, se seu filho quiser usar cores mais brilhantes (por exemplo, rosa, amarelo, vermelho), você não deve proibi-lo de fazer isso. Com o tempo, o cavalo pode se transformar em um pônei rosa ou em um pégaso de conto de fadas com asas.
Cavaleiro a cavalo
Um cavaleiro a cavalo (o desenho pode ser simples ou complexo) é feito de acordo com o mesmo princípio do desenho anterior. No entanto, o princípio de desenhar o animal em si permanece o mesmo aqui.

A principal dificuldade deste trabalho se deve não apenas ao fato de que aqui surge um novo personagem, mas também ao fato de que o artista deve manter as proporções tanto do cavaleiro quanto do cavalo. No entanto, o resultado final será uma imagem que não deixará ninguém indiferente.
O desenho de um cavaleiro sobre um cavalo será feito nas seguintes etapas:
Estágio No. | Descrição |
1 | Como no exemplo acima com o cavalo sem cavaleiro, é melhor começar com formas geométricas simples: quadriláteros, triângulos e ovais. A base do desenho será um retângulo representado no centro da folha. Este será o corpo do cavalo. |
2 | Desenhe a cabeça, desta vez não como um oval, mas como um pequeno retângulo. Ele deve estar localizado no canto superior esquerdo, acima do retângulo principal, que desempenha o papel do corpo. Ela deve ser representada na diagonal, pois a cabeça do cavalo está inclinada. |
3 | Conecte as duas figuras para formar um pescoço. |
4 | Passe a trabalhar nos membros. Elas ficarão mais realistas se você primeiro estudar fotografias de cavalos ou desenhos feitos por profissionais. As pernas do cavalo não devem estar perfeitamente retas. É preciso lembrar das articulações e também que, assim como nos humanos, a parte superior é mais larga que a inferior.
A imagem ficará ótima se o cavalo levantar a pata dianteira, dobrando-a levemente. É melhor representar as patas traseiras ligeiramente afastadas. |
5 | Desenhe a cauda, que, como no exemplo acima, consiste em muitas linhas irregulares. |
6 | Detalhe o desenho: adicione olhos, narinas e corrija quaisquer imperfeições |
7 | Desenhe um cavaleiro sentado orgulhosamente nas costas de um cavalo. Para fazer isso, você precisa desenhar um retângulo posicionado verticalmente. Ele deve estar localizado mais próximo do meio do corpo do cavalo. |
8 | Desenhe uma pequena oval acima do retângulo, que se tornará a cabeça. |
9 | Passe a desenhar os membros superiores do próprio cavaleiro. Primeiro, é melhor representar a mão direita, que se estende para a esquerda. O outro braço deve estar meio dobrado, com a palma da mão fechada em punho. Você precisa tentar garantir que seu punho esteja entre o corpo e o pescoço do cavalo. |
10 | Desenhe as pernas de um homem sentado em um cavalo. Neste desenho, o cavaleiro está sentado de perfil, então não há necessidade de desenhar as duas pernas. Entretanto, a única perna visível deve estar ligeiramente dobrada no joelho. |
11 | Comece a trabalhar nos detalhes: os olhos do rosto são ovais, emoldurados na parte superior por sobrancelhas curtas, mas grossas; O nariz é representado por uma linha ondulada e a boca por uma pequena linha arqueada. Os pelos faciais complementarão o visual perfeitamente. |
12 | Como o cavaleiro é um guerreiro valente, ele deve estar “vestido” com cota de malha e capacete. A base do capacete é um triângulo, cuja continuação chega até o queixo, enquanto cobre as laterais da cabeça. A cota de malha deve ter um formato geométrico distinto. A armadura que cobre os membros inferiores é desenhada em degraus. O cavaleiro tem luvas grandes nas mãos. |
13 | Desenhe o arreio (sela, rédeas, estribos) e na mão do guerreiro - uma espada |
14 | Se você não estiver satisfeito com o desenho em preto e branco, você pode adicionar brilho a ele com lápis de cor |
Ao pintar um quadro de um cavaleiro a cavalo, é melhor começar pelo cavalo. O principal aqui é manter as proporções do corpo do animal. Então a própria pessoa é desenhada. Se você seguir as instruções, não surgirão problemas sérios neste trabalho criativo.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como desenhar um pixel art "cavaleiro a cavalo":