Itens de tricô podem ser muito estilosos se você escolher o padrão e o fio certos. E para as pequenas fashionistas há ainda mais opções. Tudo depende da estação. Além disso, o tricô permite criar coisas únicas e inimitáveis para as meninas.
Tendências gerais da moda para 2020
Este ano podemos ver as seguintes tendências em produtos de malha para crianças:
- Itens volumosos estão na moda: suéteres e cardigans grandes, peças de malha grossas, cachecóis longos e golas usadas em várias camadas.
- Os padrões populares incluem vários arans e tranças. No entanto, vale ressaltar que essa opção é preferível para fios de uma única cor.
- Para modelos de primavera e verão, muitas vezes são escolhidas diversas opções de orifícios. Este padrão fica especialmente bom quando feito com fios finos.
- O visual familiar ainda é popular. Réplicas de modelos adultos geralmente são feitas para crianças. A regra principal é que as roupas das crianças devem combinar com as roupas dos pais.
- O estilo casual está ganhando popularidade entre as pequenas fashionistas. Itens de malha se encaixam perfeitamente em tais imagens.
- Motivos com plantas e animais são muito populares entre as crianças e ainda são muito populares.
- Grandes detalhes, cortes assimétricos, designs inusitados – tudo isso é bem-vindo em 2020.
Preferências de cores em 2020
Este ano, os tons de amarelo e verde ainda estão em alta, e você pode encontrar cardigans esmeralda e vestidos mostarda, mas as cores pastéis estão ganhando popularidade e são as preferidas nas roupas infantis, principalmente para os pequenos.

A escolha de cores é muito ampla, então você pode criar uma imagem única e brilhante que será memorável. Tricotar para meninas é uma ótima maneira de seguir as tendências da moda sem gastar muito dinheiro.
Primavera
Na primavera queremos romantismo e cores vibrantes, por isso uma variedade de cores e modelos combinam com os looks desta estação – tanto coloridos quanto delicados.
Gorro estiloso
Nesta primavera, o gorro fino se tornou uma peça básica no guarda-roupa feminino. Em muitas revistas você pode encontrar modelos de tricô, mas um gorro de tricô parece muito mais interessante e original, especialmente com o uso de um padrão incomum.
Tricotar algo assim para meninas não levará muito tempo. Esta opção é ideal para meninas com 3 anos ou mais. O principal é calcular corretamente quantas laçadas você precisa montar.
Para trabalhar você precisará de:
- Qualquer fio infantil com espessura de fio de 120 m/50 g. Para uma circunferência de cabeça de aproximadamente 52 cm, você precisará de cerca de 1,5 novelos (80-90 g).
- Faixa elástica fina.
- Você também precisará de agulhas de tricô circulares nº 2.5 para o elástico e nº 3.5 para o padrão principal.
Este modelo é tricotado em redondo e, quando tricotado frouxamente, é bastante elástico, podendo ser adequado para uma circunferência de cabeça de até 54 cm.
Descrição do cargo:
- O número necessário de pontos, que corresponde à circunferência da cabeça da criança, é montado usando agulhas de tricô circulares nº 2.5. Em seguida, tricote de 7 a 9 carreiras com elástico 1x1. Neste caso, é melhor adicionar um elástico fino ao tricô para dar mais elasticidade à borda.
- Em seguida, você precisa trocar as agulhas de tricô para a nº 3 e continuar tricotando com pontos tricô em círculo e, na parte da frente do gorro, tricotar um padrão de penas. Para facilitar, você pode marcar a área onde o padrão ficará com marcadores para não contar as laçadas.
Diagrama de padrão:
- Depois que a pena estiver completamente tricotada, mais 3 carreiras são tricotadas e as diminuições começam na parte superior do chapéu. Para diminuir uniformemente, você precisa dividir todas as laçadas em 4 partes e distribuí-las nas agulhas de pontas duplas. Em seguida, tricote de acordo com o seguinte padrão:
Nas carreiras ímpares, no início da agulha, faz-se uma diminuição com inclinação para a direita, e no final da agulha, com inclinação para a esquerda (diminuem-se 2 laçadas em cada agulha). Em carreiras pares, tudo é tricotado com alças frontais. Quando restam 8 laçadas nas agulhas de tricô, elas são puxadas juntas e o tricô é finalizado.
Cardigan "Andorinha"
Tricotar para meninas permite que você crie coisas únicas e estilosas. Nesta primavera, você simplesmente não pode ficar sem um cardigan com um padrão simples. Este é um modelo básico que pode ser tricotado para meninas de 1 ano (3 anos, 5 anos, 7 anos, 9 anos).
Para o trabalho você precisa de fio acrílico ou misto com espessura de 100 g/65 m. O consumo será de 2 a 3 novelos, dependendo do tamanho. Você também precisará de agulhas circulares e de ponta dupla nº 4.5 e 4 botões.
O número de laçadas é indicado no trabalho, com base na densidade de tricô de 1 cm = 2 laçadas.
Descrição do cargo:
- Monte 68 (68, 71, 72, 75) pontos nas agulhas circulares e tricote 5 (5, 7, 7, 7) carreiras em ponto meia (todos os pontos são meia). Na próxima carreira de tricô, 3 laçadas antes do final do tricô, faça a primeira laçada para o botão.
- Na nova carreira, as 6 primeiras laçadas são tricotadas, formando uma tira em ponto meia. Em seguida, tricote 56 (56, 59, 60, 63) pontos em ponto meia e adicione uniformemente 29 (33, 35, 38, 40) pontos. A carreira termina com 6 laçadas em ponto meia. A carreira em meia é tricotada de acordo com o padrão.
- Começa a confecção do padrão. Ao mesmo tempo, a formação do bar continua. Nas carreiras da frente, no início e no final do tricô, 7 (9, 7, 9, 7) laçadas são tricotadas com laçadas da frente, e na carreira de trás, 6 laçadas são tricotadas de ambas as extremidades do tecido.
Após 7 carreiras, tricote 1 (1, 3, 3, 3) carreira em ponto meia e, na próxima carreira em meia, faça uma segunda laçada para o botão.
- Próxima carreira: 6 pontos, depois tricote 85 (89, 94, 98,103) pontos e, ao mesmo tempo, aumente 27 (27, 31, 36, 38) pontos uniformemente. Termine a carreira 6 com pontos tricô. Deve haver 124 (128, 137, 146, 153) laçadas nas agulhas. Em seguida, tricote a carreira meia.
- O padrão é tricotado e a tira é formada como no passo 3.
Na nova carreira da frente, tricote 6 laçadas da frente da tira, depois 112 (116, 125, 134, 141) laçadas na superfície da frente e, ao mesmo tempo, adicione uniformemente 25 (27, 27, 30, 32) laçadas. A carreira termina com 6 laçadas da frente da barra e há 149 (155, 164, 176, 185) laçadas nas agulhas. A carreira em meia é tricotada de acordo com o padrão.
- Uma nova repetição de padrão é tricotada. Nas carreiras da frente, as primeiras e últimas 6 (9, 9, 6, 6) alças são tricotadas em ponto meia. E nas carreiras em meia, 6 laçadas são tricotadas em ambas as extremidades usando um padrão de ponto meia. Após 7 carreiras, tricote 1 (1, 3, 3, 3) carreira em ponto meia e na próxima carreira em meia, faça a última laçada.
- Na nova primeira carreira, 6 laçadas são tricotadas tira, depois 137 (143, 152, 164, 176) laçadas em ponto meia, 20 (27, 23, 28, 24) laçadas são adicionadas uniformemente e a carreira termina com 6 laçadas da tira. Há 169 (182, 187, 204, 209) laçadas nas agulhas. A carreira em meia é tricotada de acordo com o padrão.
- A linha divisória é tricotada: 28 (30, 31, 34, 35) laçadas são tricotadas, as próximas 34 (36, 36,40, 40) laçadas são temporariamente fechadas ou transferidas para uma agulha de tricô adicional, 6 (6, 8, 8, 10) laçadas cortadas são adicionadas. Em seguida, 45 (50, 53, 56, 59) laçadas das costas são tricotadas, as laçadas da segunda manga são removidas e o segundo corte inferior é feito e a carreira é finalizada de acordo com o padrão.
- O tricô continua na superfície frontal. A partir dos cortes, tricotam-se 14 (16, 18, 20, 22) cm, depois fazem-se 2 carreiras em ponto meia, e continua-se a tricotar de acordo com o padrão, tendo em conta 6 laçadas da tira em ambas as extremidades, que são tricotadas como laçadas da frente em todas as carreiras. Tricotar 2 repetições do padrão, depois tricotar as últimas 6 (6, 8, 8, 8) carreiras em ponto meia e fechar as laçadas frouxamente.
- Para tricotar a manga, os pontos retirados são recolhidos em agulhas de duas pontas. As laçadas rebaixadas são divididas ao meio e um marcador é colocado entre elas, que marcará o início e o fim da carreira. Deve haver 40 (42, 44, 48, 50) laçadas nas agulhas.
- Tricotar 2 (12, 12, 14, 14) carreiras em ponto meia e depois diminuir um ponto no início e no fim da carreira. Depois, as diminuições são feitas uniformemente a cada 3 carreiras em cada quarta carreira.
No punho, 2 repetições do padrão são tricotadas no comprimento e, em seguida, 2 (2, 4, 4, 4) carreiras de ponto meia são feitas. A segunda manga é tricotada de maneira semelhante.
Verão
Macacão estiloso para bebê
O tricô para meninas permite que até as menores fashionistas se vistam com roupas confortáveis e práticas.
Um macacão de algodão é uma ótima solução para um verão quente. Para o trabalho, você precisará de fio de algodão com adição de viscose, espessura 100 g/425 m, agulhas de tricô circulares nº 2.
Descrição do padrão:
Descrição do cargo:
- Para maior comodidade, é melhor tricotar 2 peças de uma vez nas mesmas agulhas de tricô; isso ajudará a evitar confusão nas linhas. Monte 60 pontos separadamente para cada perna e tricote 5 carreiras com a superfície frontal. Em seguida, ambas as peças são tricotadas em 12 carreiras com o padrão principal.
- Depois disso, você precisa fazer aumentos nas primeiras carreiras. Em ambos os lados nas primeiras carreiras, são adicionados 3 laços, depois 9 laços são adicionados em um lado para formar a barra e 3 no outro para manter a simetria e a expansão uniforme.
- Ambas as partes estão conectadas em uma. Deve haver 162 laçadas nas agulhas.
Em seguida, toda a peça é tricotada da seguinte maneira: um cordão oco é formado por 3 laçadas, depois 5 laçadas de tira, 1 pbx, a parte principal em ponto aberto, 1 pbx novamente, 5 laçadas de tira e 3 laçadas em um cordão oco. Então você precisa tricotar 68 carreiras. Depois disso, é preciso fazer diminuições para afinar o tecido. Tricotar 2 pontos meia, depois tricotar 2 pontos juntos, mas sem tocar nos pontos da alça. Tricotar mais 20 carreiras dessa maneira.
- O tecido principal é dividido em 3 partes: 54 laçadas permanecem para as costas e 36 laçadas para cada prateleira. Para formar a cava, em cada carreira da frente você precisa diminuir 1 laçada 3 vezes e depois tricotar 12 carreiras.
- Para formar o decote nas prateleiras, são feitas diminuições em cada carreira da frente de acordo com o padrão 9-3-2-1-1-1. Após 10 carreiras, todas as alças são fechadas e as costuras dos ombros são costuradas.
- Um fecho e acabamento decorativo podem ser adicionados mediante solicitação.
Shorts com babados
Para meninas mais velhas, você pode escolher este modelo original de shorts de malha:
Padrão básico:
Descrição do padrão:
- Carreiras 1–6: todos os pontos em meia.
- Linha 7: 1 ponto meia, laçada, 2 pontos meia, 3 pontos meia, 3 pontos meia, laçada, 1 ponto meia.
- Linha 8: todos os pontos em meia.
- Linha 9: repita a linha 7
- Linha 10: todos os pontos em meia.
- Linha 11: repita a linha 7.
- Linha 12: todos os pontos em meia.
- Linha 13: repita a linha 1.
Para o trabalho, você precisará de fio de algodão com adição de viscose, mas não muito fino, cerca de 100 g / 300 m. Você também precisa levar as agulhas de tricô apropriadas.
Execução passo a passo:
- O tricô começa de baixo. Para que o short se ajuste melhor e evite que as bordas enrolem, é melhor tricotar a primeira carreira com fio duplo ou fazer crochê nas bordas do final. Para cada parte posterior da perna, monte um número de laçadas igual em comprimento a ¼ da circunferência do quadril. A esse número de laçadas você precisa adicionar mais 11 laçadas para o reforço.
Considerando que a repetição do padrão é de 12 loops, o número de loops deve ser um múltiplo desse número. Para que o padrão convirja uniformemente, na perna direita você precisa terminar toda a repetição do padrão e tricotar 11 laçadas, e na perna esquerda, tricotar as mesmas 11 laçadas de reforço e então começar com toda a primeira repetição do padrão.
Depois de montar o número necessário de laçadas, você precisa tricotar cerca de 11 cm e depois diminuir de acordo com o padrão 3-3-2-1-1 em cada carreira. Ambas as partes são tricotadas da mesma maneira e depois unidas em uma agulha de tricô e, se todas as diminuições forem feitas corretamente, o padrão corresponderá ao rapport. Em seguida, a altura necessária do produto é tricotada verticalmente (costura lateral) e as alças são fechadas.
- Para a parte da frente do short, também são coletadas 2 peças de perna. O número de laçadas para elas é igual a ¼ da circunferência do quadril + 18 laçadas de reforço. Nos raios eles são posicionados da mesma forma que na parte traseira. A cava é formada pela diminuição de 5-4-2-2-1-1-1.
- As pernas são unidas em uma única peça e tricotadas novamente até a altura desejada e depois fechadas. Se desejar, a borda pode ser oca para depois inserir uma renda ou elástico. As partes da frente e de trás são costuradas ao longo da costura lateral.
Outono
Robin Hat
Este chapéu estilo Coco Chanel vem liderando tendências da moda há anos. O mais maravilhoso nisso é a simplicidade de sua execução.
Para trabalhar, você precisará de fio com composição mista de acrílico e lã e agulhas de tricô de tamanho adequado. Para ajudar a aba do chapéu a manter melhor seu formato, você pode tricotá-lo com agulhas de tricô 0,5-1 mm menores que a coroa.
O tamanho deste chapéu deve ser calculado com base na circunferência da cabeça + 5-7 cm para o envoltório. Além disso, a prateleira envolvente também é tricotada com agulhas de tricô de diâmetro menor que o tecido principal.
Descrição do cargo:
- Primeiro, a aba do chapéu é tricotada. Elas podem ser tricotadas em ponto meia, mas de forma que o tecido fique bem denso. Você também pode tentar um padrão de pérolas alternando pontos frontais e traseiros.
- Você precisa montar laçadas suficientes para que a largura do tecido fique entre 15 e 20 cm. Então você precisa tricotar de 5 a 7 cm do futuro envoltório. Depois disso, mude para agulhas de tricô um tamanho maior e tricote uma tira de comprimento correspondente à circunferência da cabeça. Nesse caso, você precisa levar em conta como o fio estica.
- Junte o tecido resultante formando um anel com uma sobreposição e prenda. Monte pontos ao longo da borda superior e tricote de 1 a 3 carreiras sem diminuir com pontos meia. Em seguida, comece a fazer diminuições uniformes para que o estreitamento ocorra em espiral. Quando restarem 8 laçadas, corte o fio, deixando uma ponta longa e puxe-a ao redor da coroa.
O chapéu finalizado pode ser decorado com botões grandes ou um broche.
Cardigan estilo Lalo
É impossível imaginar tricô para meninas sem esse item de guarda-roupa brilhante e estiloso. Os cardigans estilo Lalo são muito populares entre mulheres adultas e pequenas fashionistas. Esta peça grande é superaconchegante e perfeita para o outono.
Esses cardigans podem ser tricotados em uma única peça ou a partir de tiras separadas, que são então conectadas de acordo com o seguinte padrão:
Opções de trança para "Lalo":
- A trança mais simples feita com laços cruzados
- Uma opção mais complexa é a espigueta asiática.
Este padrão acaba sendo mais aberto e volumoso, e também não requer o uso de agulhas de tricô adicionais e é adequado para iniciantes.
Descrição do padrão:
- É coletado o número de voltas que corresponde ao comprimento desejado da trança. Além disso, deve ser um múltiplo de 6. Os loops de borda estão entre esses loops.
- Tricotar 4 carreiras em ponto meia. Esta é a base da trança. Você pode tricotar 2 ou 6 carreiras. O principal é que o tricô da primeira metade da espigueta comece na carreira da frente.
- Os primeiros 6 pontos são tricotados como laçadas da frente, depois o tricô é virado e esses pontos são tricotados como laçadas de trás. Então, essas 6 laçadas são tricotadas em 10 carreiras com a superfície frontal. Na 11ª carreira, essas 6 laçadas são tricotadas e mais 3 laçadas são tricotadas a partir do tecido principal.
- O trabalho é virado novamente e uma segunda carreira de 6 pontos tricô é tricotada. Ainda restam 3 laçadas na agulha. O tricô de um novo “grão” da espigueta é repetido das carreiras 3 a 10. Na carreira 11, 3 laçadas são adicionadas novamente do tecido principal. É assim que os “grãos” são tricotados até o final. No último grão da carreira 11, as 3 primeiras laçadas são removidas e as 3 seguintes são tricotadas.
- Depois disso, tricote mais 4 carreiras em ponto meia. Depois disso, começa a tricotar a segunda metade da espigueta de dentro para fora. Elas são tricotadas de acordo com o mesmo princípio, só que agora as carreiras em meia são consideradas ímpares.
As mangas são tricotadas de acordo com o seguinte padrão:
O produto final é montado a partir de peças costuradas. A praticidade deste cardigan está justamente no fato de que ele pode ser facilmente ajustado a quase qualquer tamanho, e as tranças proporcionam certa liberdade na hora de montar.
O produto final é montado a partir de peças costuradas. A praticidade deste cardigan está justamente no fato de que ele pode ser facilmente ajustado a quase qualquer tamanho, e as tranças proporcionam certa liberdade na hora de montar.
Inverno
Chapéu Capacete Aran
Tricotar para meninas no inverno é uma ótima maneira de manter as crianças aquecidas e protegê-las do frio. O chapéu-capacete cumpre perfeitamente essa função e ao mesmo tempo tem um visual muito incomum e estiloso.
Para tal chapéu, você precisa usar um fio misto com uma espessura de aproximadamente 50 g/225 m. Agulhas nº 3 para o trabalho principal e nº 2,5 para o elástico.
Descrição do cargo:
- O tricô começa com um elástico ao redor do rosto. Ele é tricotado em círculo e para isso você precisa usar agulhas de tricô nº 2.5. Depois de tricotar cerca de 5 cm com um elástico 1x1, você precisa fechar as laçadas formando um cordão oco para poder inserir os cordões e, em seguida, tricotar mais 2 carreiras e passar para as agulhas de tricô nº 3.
- As alças sob o queixo podem ser fechadas temporariamente ou colocadas em uma agulha adicional. A parte principal do gorro é tricotada usando o mesmo princípio do calcanhar da meia. Todas as alças são divididas em 3 partes e somente a central é tricotada, capturando as alças externas das duas partes laterais. Você precisa continuar assim até que não haja mais laçadas nas laterais.
O padrão usado para esta parte é:
- As laçadas restantes e as laçadas que foram colocadas em uma agulha de tricô extra são transferidas para uma agulha de tricô e o pescoço é tricotado em um círculo com um padrão elástico 2x2. Depois que o comprimento principal do pescoço é tricotado, todas as alças são divididas em 4 partes de acordo com o padrão raglan e a gola é tricotada.
- Aumentos em ambos os lados da linha raglan são feitos a cada duas carreiras. Uma vez concluído o trabalho, as alças são fechadas e o topo do chapéu pode ser decorado com pompons feitos de lã ou pele.
Macacão "Morozko"
Para se manterem aquecidas, no inverno as crianças costumam usar macacões ou semi-macacões de malha por baixo dos macacões. Qualquer princesinha vai adorar uma coisa tão delicada. Para o trabalho, você precisará de fios grossos com adição de lã e acrílico, aproximadamente 50 g/250 m de espessura, agulhas de tricô nº 3 para a superfície frontal e nº 2,5 para padrões e elásticos.
Descrição do cargo:
- O tricô começa de cima. Para fazer isso, monte um número de laçadas que corresponda à circunferência do peito da criança. Em seguida, tricote 10-15 cm com um padrão de trança 4x4 ou um elástico simples 2x2. Esta parte deve ser tricotada com agulhas de tricô nº 2.5.
- Você precisa mudar para as agulhas de tricô nº 3 e continuar tricotando com a superfície frontal. Se necessário, você pode fazer aumentos ainda maiores, principalmente se essas calças forem tricotadas para uma criança pequena e se presume que serão usadas sobre uma fralda. Você precisa tricotar o número necessário de carreiras e chegar ao local onde as calças irão se dividir em 2 pernas.
- O número de laçadas nas agulhas de tricô deve ser um múltiplo de 2. Depois de dividi-las ao meio, uma parte precisará ser transferida para uma agulha de tricô adicional, e as laçadas restantes devem ser distribuídas uniformemente nas agulhas de tricô de ponta dupla e tricotar a perna do comprimento desejado. No final da perna você pode repetir o padrão da trança ou do elástico. A segunda perna é tricotada da mesma maneira.
- Um pequeno furo na junção das calças é fechado e as alças são tricotadas. Elas podem ser montadas diretamente a partir das alças das bordas ou podem ser tricotadas separadamente. Só falta costurar os botões e o macacão está pronto.
Ao escolher um modelo de tricô para meninas, você precisa levar em consideração os parâmetros da criança; então, ajustando o modelo de acordo com todos os parâmetros, você pode obter uma peça de roupa única e estilosa que chamará a atenção de sua pequena dona.
Formatação do artigo: Natália Podolskaya
Vídeo sobre coisas de tricô para uma menina
Tricô para meninas:
O macacão azul é tricotado de baixo para cima usando fio Merino.