Nenhum calçado comprado em loja pode ser comparado aos modelos feitos por você mesmo. Os chinelos de malha são confortáveis porque são feitos para um tamanho e características específicas dos pés. Dependendo do fio utilizado, os sapatos podem ser feitos quentes para o inverno ou uma versão leve de verão feita de algodão.
Para prolongar a vida útil desses modelos, a sola é reforçada. Uma grande seleção de fios e opções decorativas torna possível criar produtos verdadeiramente únicos. Fazer chinelos ficará ainda mais fácil com o uso de palmilhas de feltro. Até mesmo uma costureira que acabou de dominar o crochê pode fazer sapatos.
Materiais e ferramentas necessários
O solado de feltro deixará os chinelos de crochê ainda mais confortáveis e quentinhos. Você pode usar uma palmilha pronta ou tirar medidas e fazer uma usando um tapete velho ou uma bota de feltro. Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o que precisará para criá-los. Para evitar ter que refazer o item várias vezes depois, é importante fazer medições precisas.
Além disso, é necessário escolher o fio certo, levando em consideração o padrão escolhido, e o número de agulhas correspondente à sua espessura. Você precisa ter um cuidado especial ao comprar materiais. O ideal é que o fio seja do mesmo lote para que não fiquem visíveis tonalidades diferentes no produto.
Pantufas de crochê com sola de feltro são fáceis de fazer. A base já está pronta, resta apenas escolher o modelo e pensar em opções para decorar o produto. É melhor usar palmilhas de feltro prontas, isso acelerará significativamente o processo de fabricação. Se você tiver tempo suficiente, você mesmo pode fazer a sola.
Para fazer isso, coloque o pé sobre um papelão grosso, trace-o com um lápis e recorte seguindo o contorno. Coloque o molde em branco sobre um pedaço de feltro, prenda-o com alfinetes e corte ao redor com um estilete.

Além da palmilha, para fazer chinelos você vai precisar de:
- Fio. É aconselhável utilizar fibras naturais. Uma pequena porcentagem de acrílico é permitida.
- Gancho. O número da ferramenta é selecionado levando em consideração a espessura da rosca e o padrão.
- Tesoura.
- Uma agulha grossa ou furador.
Ao comprar o fio, é recomendável levar em consideração sua espessura. Isso é fácil de determinar pela filmagem. Se a linha for fina, você precisará de mais do que o indicado na descrição do produto, pois ela deverá ser usada em 2 a 3 dobras.
Chinelos fechados
Pantufas fechadas são um item versátil que pode ser facilmente tricotado por você mesma em apenas algumas noites. Usando fios de diferentes tons e experimentando com decoração, você pode fazer um modelo para homens e mulheres.
Materiais necessários:
- 200 g de fio de lã ou semilã de espessura média com adição de acrílico;
- anzol nº 3-3,5;
- duas palmilhas de feltro;
- furador ou agulha cigana.

Etapas de fabricação:
- Comece a fazer os sapatos preparando a palmilha de feltro. Faça furos ao longo de toda a borda usando uma ferramenta afiada, deixando 1 cm entre eles. O intervalo entre eles deve ser de pelo menos 1,5 cm.
- Faça 4 pontos baixos em cada buraco. Para fazer isso, insira a agulha no furo, pegue o fio com ela e puxe a laçada até a borda da sola, pegue o fio novamente e tricote uma coluna. Repita a ação mais três vezes.
Tricotar o próximo grupo de colunas a partir da perfuração adjacente. Finalize a sola ao longo de todo o perímetro desta forma. Para formar o arredondamento, faça 5 pontos baixos a partir dos furos localizados nos cantos.
- Após terminar a palmilha, faça uma coluna de ligação na primeira coluna da carreira anterior e disque 2 alças de ar da elevação para começar a tricotar a primeira carreira.
- Trabalhe duas carreiras de meias colunas em círculo. Em seguida, tricote uma carreira de pontos baixos. Neste caso, comece cada carreira tricotando alças de ar para levantar e termine com uma coluna de conexão na alça de levantamento mais externa. A borda não deve ter menos de 2 cm.
- Comece a tricotar a parte superior do chinelo a partir da ponta. Prenda a linha no canto da lateral e forme 9 meias colunas.
Conecte a carreira resultante à lateral da seguinte maneira: pule uma laçada, forme uma coluna de conexão na próxima e tricote outra ao longo da carreira. Vire o trabalho e complete uma fileira de meias colunas na direção oposta. Para alargar e levantar o pé, comece e termine cada carreira adicionando meia coluna.
- Depois de tricotar a parte superior do chinelo no comprimento necessário, passe a fazer os painéis laterais. Tricotar 4 carreiras com meias colunas, alternando direções em diferentes pontos. Antes de começar uma nova carreira, tricote 2 colunas de conexão ao longo da borda superior, depois vire o produto e tricote na direção oposta.
- Para garantir um ajuste confortável no calcanhar, diminua nas últimas carreiras tricotando 2 meios pontos altos juntos. Por fim, faça 2 carreiras de pontos baixos ao longo da borda superior do chinelo.
Chinelos masculinos
Pantufas de tricô com agulha de crochê e sola de feltro podem ser um presente maravilhoso para sua cara-metade. Se você seguir as instruções, poderá tricotar sapatos confortáveis e elegantes para sua casa em duas ou três noites. É melhor tricotar o modelo masculino com fios lisos em tons claros ou escuros.
Materiais necessários:
- fio de semi-lã ou tweed;
- agulha grossa ou furador;
- anzol nº 4;
- duas palmilhas de feltro;
- tesoura.
Etapas de fabricação:
- Amarre a sola com meias colunas ao longo de todo o contorno, tendo primeiro feito furos com uma agulha ou um furador. O intervalo entre eles deve ser de pelo menos 5 mm. Comece a tricotar os painéis laterais.
- 1 pág. Tricotar a parede lateral em círculo em carreiras, começando pelo lado do calcanhar, trazendo o fio para a 7ª laçada, 1 corr. e um ponto baixo (pb), para o calcanhar 6 pb, distribuir uniformemente 40 pb ao longo da parede lateral, 12 pb ao longo da ponta do pé, distribuir 40 pb ao longo da segunda parede lateral, 1 laçada de conexão no início da carreira (106 pontos no total).
- Das 14h às 21h. Marque o início da carreira com um fio de cor diferente. Tricotar 1 corr., depois tricotar pontos baixos atrás da parede do fundo. Tricotar em círculo. No final da 9ª carreira, arremate o fio. Mova o marcador para o ponto 25. Comece a tricotar uma meia.
- 1 pág. (face). Tricotar em carreiras. Monte 24 pontos. Tricotar 22 pontos baixos, começando pelo segundo ponto a partir da agulha, marcar o ponto com uma linha de cor diferente, 4 pontos baixos nos pontos seguintes, marcar o ponto com uma linha de cor diferente, tricotar pontos do outro lado da corrente – 22 pb, virar. No total, você deve obter 48 pontos baixos.
- 2 pág. (de dentro para fora). Tricotar atrás da parede da frente, 1 corr., em cada p. antes do marcador, ponto baixo, no p. marcado 2 p.b., nas laçadas restantes, ponto baixo, virar. Isso faz 50 colunas.
- 3 pág. Tricotar atrás da parede do fundo, 1 corr., até a laçada marcada, ponto baixo, no próximo p. 2 pb, em cada p. até o marcador pb, em uma laçada 2 pontos baixos, tricote as laçadas restantes pb. Vez. Isso resulta em 52 pontos baixos.







- 4 pág. Tricotar da mesma forma que a segunda carreira: 54 pontos baixos.
- 5 pág. Tricotar da mesma forma que na terceira carreira - 56 pontos baixos.
- 6 pág. Repita a segunda carreira. Não corte o fio no final - 58 pontos baixos. Prossiga com a montagem.
- 7 pág. Coloque a peça de cima no marcador na lateral. Passe as alças pela parede traseira e pela parede lateral, imediatamente pelas duas paredes. Conecte as partes da seguinte maneira: 1 corr., nos próximos 58 pontos baixos, não quebre o fio. Prossiga com o acabamento.
- Linha 1. A partir da borda da meia, 1 corr., depois amarre ao redor da meia, distribuindo uniformemente 11 pontos baixos, tricote a lateral e o calcanhar da mesma maneira, retorne em círculo ao início da linha, finalize com uma coluna de conexão.
- Carreira 2. Tricotar da mesma forma que a anterior, mas com pontos baixos cruzados. Para fazer isso corretamente, você precisa mudar a direção do tricô e movê-lo da esquerda para a direita. Quando chegar ao início da carreira, faça um ponto baixíssimo, arremate e corte a linha.
Chinelos-chinelos
Pantufas de crochê com sola de feltro podem ser feitas em forma de chinelos. Esses modelos são muito populares. Eles são fáceis de colocar e tirar. Seguindo as instruções detalhadas, qualquer costureira pode tricotá-los.
Materiais necessários:
- fios de semi-lã ou lã de espessura média;
- dois anzóis: nº 2,5 e 4,5;
- duas palmilhas de feltro;
- agulha grossa ou furador;
- qualquer decoração.
Etapas de fabricação:
- Tricotar sapatos em casa começa com a preparação da sola. Afaste-se 1 cm da borda e faça furos com um instrumento afiado. O intervalo entre eles não é menor que 1,5 cm.
- Insira a agulha nº 2.5 no segundo furo e faça dois pontos baixos, continuando ao redor de todo o perímetro da sola. Amarre a base desta maneira. No final, tricote a última coluna dentro do primeiro furo, prendendo assim o processo do fio. Tricotar outra carreira em todo o perímetro da sola de feltro.
- O próximo passo é fazer duas pegadas de crochê, que depois serão fixadas na base de feltro. Para o tamanho de pé 38, você precisa discar uma corrente de 27 alças de ar.
Tricotar a base oval da sola, bem como duas carreiras de meias colunas. Na terceira carreira, faça 6 pontos altos e meios pontos altos, além de mais 16 pontos baixos. Ao tricotar a carreira 4, faça o formato do pé, tricote a carreira 5 com meias colunas. Dessa forma, faça dois pés.
- Agora conecte as partes tricotadas com a base de feltro. Coloque-os um ao lado do outro e amarre-os em um círculo com pontos baixos.
- Comece a fazer a parte de cima. Para criar uma barra transversal, prenda o fio, recuando um pouco para o lado, e tricote uma corrente de 8 laçadas de ar. Feche-o na parte de trás com um ponto baixo. Prenda os laços de conexão às colunas da fileira externa. No final de cada tira, faça dois pontos baixos em tricô.
- Tricotar o elemento anterior ao longo de toda a parte superior do chinelo. Faça aumentos passando a primeira coluna para o segundo laço. No final da carreira, faça dois pontos baixos, vire e tricote a próxima tira. Repita até que a tira superior atinja o comprimento desejado. Como regra geral, 15 linhas são suficientes. Em seguida, tricote a primeira coluna na terceira laçada.
- Depois de tricotar a parte superior, comece a fazer as laterais. Aqui a carreira não deve ser tricotada até o final. Faça 5 pontos baixos, vire o ponto e pule o primeiro ponto. Em seguida, faça 4 pontos baixos e 2 pontos baixíssimos.
Execute as mesmas ações com as seguintes tiras. Diminua um ponto em cada carreira ímpar até que sobre apenas um ponto na agulha. Faça dois laços de conexão e corte o fio. Fixe o segundo lado da mesma maneira.
Chinelos infantis
Pantufas infantis podem ser tricotadas com fios coloridos para ficarem bonitas e brilhantes. Esses sapatos são adequados tanto para casa quanto para o jardim de infância.
É necessário preparar:
- agulha grossa ou furador;
- anzol nº 3.5;
- duas palmilhas de feltro;
- fio de lã.
Sequência de passos:
- Prepare as palmilhas fazendo furos com uma agulha ou um furador.
- Amarre as bordas com fios de crochê duplo. Faça uma corrente de 20 laçadas de ar (CH) para um pé tamanho 22.
- Tricotar a 1ª e 2ª carreiras com meias colunas, a terceira e as carreiras subsequentes com pontos baixos (PB), adicionando uma laçada em cada uma.
- Tricotar 3 carreiras de pb, formando as laterais.
- Faça a parte superior usando o método descrito acima.
- Monte os chinelos conectando todos os elementos.
- Decore o produto.
Lindos chinelos feitos de quadrados
Pantufas de crochê com sola de feltro com motivos são sapatos originais e estilosos que todos os membros da família vão adorar. Você pode usar motivos em forma de quadrado ou polígono. A última opção é preferível. Na Internet você pode encontrar muitos padrões de motivos para todos os gostos.
Materiais necessários:
- fio de algodão – 150 g;
- agulha grossa ou furador;
- palmilhas de feltro – 2 peças;
- anzol número 3.
A sequência de passos para fazer motivos:
- Forme uma corrente de 5 laçadas de ar (CH) e conecte-as formando um círculo.
- Tricotar 18 colunas com 2 fios.
- VP de malha. No espaço entre os pontos altos, faça uma coluna exuberante. Tornar VP novamente. Forme um total de 18 colunas exuberantes.
- Faça 3 pontos altos duplos com um ponto alto comum a partir do VP da carreira anterior. Dois vice-presidentes. Continue tricotando.
- Em seguida, faça 3 pontos altos duplos entre os dois VPs da carreira anterior duas vezes e, depois, faça 5 pontos altos duplos. Continue na mesma sequência até o final.
- Amarre o motivo com pontos baixos. Da coluna do meio de cada leque de 5 pontos altos, tricote 3 pontos altos.

Etapas de fabricação:
- Junte dois fios de lã. Amarre as palmilhas, tendo primeiro perfurado-as ao longo do perímetro com uma ferramenta afiada, recuando 1 cm do contorno. O intervalo entre os furos deve ser de pelo menos meio centímetro.
- Faça 2 pontos baixos em cada buraco e amarre ao longo do contorno. Meça a sola encadernada. Isso permitirá que você determine posteriormente o comprimento da lateral do motivo.
- Faça 6 motivos (3 para cada chinelo). Tricotar de acordo com o padrão acima ou usar qualquer outro em formato de hexágono. O comprimento da sola ao longo do perímetro deve ser igual ao lado do motivo multiplicado por 8. Se necessário, ajuste o padrão removendo ou adicionando carreiras.
- Recolha o chinelo. Para começar a conectar os três motivos, você precisa costurá-los da seguinte maneira: costure ao longo de um lado para criar uma costura frontal e costure a segunda borda para criar uma costura traseira. No futuro, terceiros serão costurados na sola. Deixe o quarto lado sem costurar.
- Prenda as peças com alfinetes usando a palmilha, deslocando levemente o dedo do centro de uma para o lado direito e da outra para o lado esquerdo. Prenda o chinelo na sola fazendo um crochê em círculo com meias colunas.
Pantufas com parte superior vazada
Essa opção agradará a metade justa da humanidade. Os sapatos ficarão lindos em seus pés. As jovens fashionistas ficarão especialmente encantadas com esses sapatos. Uma excelente opção para a estação quente.


Materiais necessários:
- fio com lurex;
- tesoura;
- anzol nº 3;
- duas palmilhas de feltro.
Sequência de passos:
- Faça furos nas palmilhas de feltro com um instrumento afiado. Faça 3 carreiras de pontos baixos (pb, pb).
- Marque as bordas da parte superior do chinelo com 2 marcadores.
- 1 pág. Todas as carreiras ímpares são em tricô, e as carreiras pares são em tricô. Trabalhe de um marcador ao outro em pontos côncavos. Insira a agulha por baixo, enrole-a ao redor da laçada e tricote uma coluna. Adicione uma colher de sopa. no primeiro e mais externo laço da tira.
- 2 pág. Trabalhe 2 pb no primeiro ponto, continue trabalhando de um marcador ao próximo, um em cada ponto.
- 3 pág. Ponto tricô. sem laçada.
- 4 pág. Comece com corr., no primeiro p faça 2 pontos baixos, 1 pb, *1 pb, 2 pb. com um top*, 1 p., na alça externa 2 p.
- 5 pág. Tricotar 3 pontos corrente, pular 1 p, *1 ponto alto, ponto corrente, pular 1 p.*
- 6 pág. Comece com um ponto corrente, 3 p. no extremo p., * coluna sob o arco, st. no pb da carreira anterior *, tricotar no p extremo. 2ª.
- 7 pág. Faça um ponto corrente, *1 ponto baixo* em cada p da carreira anterior.
- 8 pág. Comece com um ponto corrente, no próximo p. 2 pb, *no próximo p. tricotar 1 ponto baixo, 2 pb com base comum*, 2 p em uma laçada.
- Conte as voltas. Você deve obter 31. Faça 15 colunas longas: 5 corr é igual a 1 coluna com 3 fios, pule 1 laçada, 2 colunas com 3 fios não terminam, 3 colunas com 4 fios não terminam, pule 1 laçada entre as colunas, 4 colunas com 5 fios não terminam, 3 colunas com 4 fios não terminam, 3 colunas com 3 fios também não terminam.
- Faça uma corrente de 5 corr. a partir do meio, retorne ao marcador e amarre a borda. Aperte o laço.
- Faça pontos baixos de um marcador ao outro ao longo da parte frontal da parte superior do chinelo. Puxe a linha até o marcador e trabalhe em pb. Isso evitará que você tenha que cortá-lo.
- Tricotar a segunda pantufa da mesma maneira.
Opções de decoração
Fazer pantufas com agulha de crochê não é difícil. Usar uma sola de feltro torna o processo muito mais fácil. É importante escolher o fio, os tons e as ferramentas certos. Mas são os elementos decorativos que tornam o produto espetacular e único.



Para decoração você pode usar miçangas, lantejoulas, strass, fazer um aplique ou bordado. O fio brilhante é adequado para fazer folhas, flores, borlas, diversas figuras de animais ou bubões. Pompons feitos de pele natural ficarão ótimos em modelos femininos e infantis.
Fazer pantufas de tricô com suas próprias mãos é uma boa ideia. Para fazer isso, você precisará de muito pouco: uma ferramenta de qualidade, palmilhas de feltro para a sola, linha e agulhas de crochê. Como regra, as costureiras usam sobras de linha para fazer chinelos.
Para tricotar sapatos, basta dominar as técnicas básicas. O principal é calcular sua força e escolher um modelo levando em consideração sua experiência em tricô. Gradualmente, você será capaz de criar verdadeiras obras-primas com suas próprias mãos para seus entes queridos.
Vídeo sobre tricô
Pantufas de malha com sola de feltro: