Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

A técnica do bordado em ponto cruz búlgaro teve origem nos tempos antigos. Inicialmente, essa tecnologia era usada para criar produtos cuja parte traseira ficava fechada durante o uso. Eram almofadas, alfinetes, lembrancinhas, toalhas de mesa. O bordado em cruz búlgaro de elementos de vestuário (cintos, aventais) tinha um significado simbólico e servia como um talismã para o dono.

O que é um ponto cruz búlgaro no bordado, como é?

Hoje em dia, a cruz búlgara se tornou menos popular no bordado. As artesãs o conhecem por nomes como “floco de neve” ou “estrela”. Este bordado tem um aspecto decorativo e volumoso, por isso fica ótimo em ornamentos. A cruz búlgara consiste em duas cruzes cruzadas, razão pela qual antigamente era frequentemente chamada de cruz “dupla”.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Recebeu o nome de “búlgaro” devido à sua prevalência: foi na Europa Oriental que esse tipo de bordado se difundiu.

Onde o padrão é usado com mais frequência?

O bordado em ponto cruz búlgaro (a tecnologia de sua criação não é complicada, você pode se acostumar rapidamente) é frequentemente usado para bordar almofadas decorativas, colchas e toalhas de mesa. Os brinquedos de Ano Novo feitos com essa técnica também ficam ótimos. As artesãs costumam usar o ponto ao bordar paisagens, onde, graças ao volume, a imagem parece incomum e multifacetada. Este ponto fica lindo em ícones e ao bordar buquês.

Vantagens de usar o ponto cruz búlgaro no bordado:

  • a densidade da imagem aumenta, o item criado parece mais brilhante e impressionante;
  • Um produto feito com uma cruz búlgara torna-se semelhante a uma tapeçaria ou a um tapete, devido ao fato de que os espaços entre as cruzes são preenchidos o máximo possível e a densidade do tecido aumenta.
Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo
O ponto cruz búlgaro é usado em tapetes, decorações de Natal, colchas, toalhas de mesa e travesseiros.

A cruz búlgara é mais bem utilizada para bordar padrões que consistem em padrões geométricos; o uso de um grande número de cores e tons brilhantes permitirá que a beleza do produto seja revelada ao máximo e enfatize sua singularidade.

Este tipo de bordado dá um toque especial ao traje nacional e seus elementos (cinto, avental, touca, etc.). O traje nacional búlgaro sempre foi ricamente decorado com bordados brilhantes. Não eram apenas cintos, mas também punhos, golas e bainhas de saias. Alguns padrões em trajes nacionais têm um caráter simbólico e são usados ​​até hoje.

Como bordar com cruz búlgara, instruções passo a passo

Para dominar a técnica do bordado ponto cruz búlgaro, não é necessário frequentar cursos especiais.

Tecidos para trabalho

Para bordar usando a técnica da cruz búlgara, você precisa comprar alguns materiais. Primeiro, você precisa escolher o tecido certo. Deve ser constituído por um número igual de fios longitudinais e transversais. Esse tecido não deve ser muito fino, porque o ponto cruz duplo em si é denso, então o tecido pode se desfazer e o padrão será danificado.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Você pode bordar em tecido de algodão semelhante à chita, mas não é recomendado em tecidos sintéticos, pois o material esticará e o bordado ficará deformado. O bordado em ponto cruz búlgaro (a tecnologia é rapidamente dominada até mesmo por iniciantes) é facilmente transferido para o linho. A dificuldade é que os quadrados terão que ser calculados com base nos fios da trama. Mas o bordado em linho parece muito elegante e harmonioso.

O linho é um excelente material para toalhas de mesa, guardanapos, aventais e vários elementos decorativos feitos com essa técnica. Você também pode bordar diretamente na tela, a melhor no momento é a Aida. Graças à trama claramente fixada, composta por 3-4 fios, forma células únicas, o que torna o bordado muito mais fácil.

A tela vem em diferentes tipos:

  • grande – 20-30 cruzes por polegada (2,54 cm);
  • pequeno – 10-20 cruzes por polegada.

Para a cruz búlgara, uma tela grande é melhor, com cerca de 30 quadrados por 10 cm. Uma cruz regular parece mais elegante em uma tela pequena, mas uma tela grande permite que o padrão da cruz búlgara se “abra”, enquanto em uma tela pequena não ficará tão bonito. Para esse tipo de tecido, onde é difícil determinar o número de fios em um determinado comprimento, é utilizada uma tela especial - uma sobreposição, ou também chamada de removível.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Para bordar em peças de vestuário, essa tela é cuidadosamente costurada ao tecido e, depois que o bordado é concluído, ela é desfiada fio por fio, enquanto o padrão permanece o mesmo e não é danificado. A tela de sobreposição difere da tela padrão em sua densidade: os fios da tela são mais grossos e os furos são mais largos do que em qualquer outra tela. Às vezes, há uma marcação especial na tela, geralmente feita com linha azul a cada 10 células.

Outro tipo de tela é a stramin, ela é a mais rígida de todos os tipos e por isso é usada para bordar almofadas, bolsas e tapetes. É melhor bordar em stramine com fios de lã.

Além de todos os tipos de tecido listados, o papel perfurado é usado para bordados. Bordar nele é muito mais difícil do que na tela, porque o papel não é tão flexível e rasga. É usado para bordar cartões postais e marcadores de página usando padrões simples com uma paleta de cores mínima.

Além do tecido, o bastidor de bordar também é importante. Eles podem ser redondos, construídos na base de dois arcos e um parafuso, permitindo esticar o tecido entre eles da maneira mais conveniente para o bordado. Além disso, os aros podem ser quadrados ou retangulares, mas esses dois tipos não são tão populares.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Eles podem ser feitos de:

  • plásticos;
  • glândula;
  • árvores.

Os aros de madeira são considerados os melhores.

Linhas, agulhas para bordar

Uma parte integrante de qualquer artesanato são materiais de qualidade. No bordado, eles determinam em grande parte como o produto ficará no final do trabalho. Artesãs experientes aconselham não economizar na seleção das ferramentas necessárias para que o processo de criação de um produto não cause irritação.

Agulhas

O material mais importante para bordar é a agulha, por isso vale a pena prestar atenção na sua seleção correta. Para ponto cruz búlgaro, uma agulha de tapeçaria com ponta romba é mais adequada. Uma agulha afiada danifica a tela e a parte já bordada da obra, partindo-a em fios. Outra característica das agulhas de ponto cruz é o olho largo, que permite enfiar fios de qualquer espessura, seja lã ou fio dental, em várias dobras.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Todas as agulhas de bordado são selecionadas para combinar com a tela e estão disponíveis em diferentes tamanhos:

Tela Número da agulha
Aida 8 №20, 22
Aida 11 №22, 24
Aida 14 №22, 24, 26
Aida 18 №24, 26
Aida 20 №24, 26
Hardanger 22 №28

Existem também agulhas de dupla face, cujo orifício fica no meio. Com essas agulhas você pode bordar usando as duas mãos: uma no bastidor e a outra embaixo dele. Graças a essa técnica, você não precisa virar o bordado toda vez e pode fazer seu bordado com mais conforto.

Hoje em dia, o bordado quase sempre utiliza fios de fio dental especialmente desenvolvidos para essa finalidade. Eles são produzidos por marcas globais (Madeira, Ankor) e empresas russas (Gamma). Normalmente, o fio dental é vendido em pacotes pequenos de 8 a 20 m. Um iniciante em bordado deve saber que cada fabricante tem sua própria paleta de cores, então, ao criar bordados, é melhor usar fio de uma marca.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Nas lojas, via de regra, todos os produtos são apresentados em catálogos com amostras, o que facilita muito a escolha do tom certo de linha. Além das cores padrão, alguns fabricantes oferecem fios de melange, com transição de um tom para outro, e até cores metálicas.

Depois de comprar as linhas, antes de começar a bordar, é melhor verificar se elas vão soltar. Para fazer isso, você deve molhar o fio colorido e passá-lo sobre o tecido branco. Se o tecido permanecer limpo, os fios não desbotarão mesmo após a lavagem de todo o produto.

Além dos materiais listados, o processo de bordado exigirá:

  • tesoura (uma grande para cortar o tecido e uma pequena para cortar as pontas da linha);
  • marcadores (os laváveis ​​são convenientes para dividir a tela em células grandes, e os que desaparecem são usados ​​para marcar os locais necessários no bordado);
  • apagador por tecido (ele ajudará você a fazer marcações no tecido e, diferentemente de um lápis, você pode simplesmente removê-lo).

Tecnologia passo a passo do ponto cruz búlgaro

O ponto cruz búlgaro (a tecnologia é rapidamente dominada) consiste em duas cruzes cruzadas. Primeiro, uma cruz regular é bordada de baixo para cima e da esquerda para a direita, depois uma cruz reta é bordada em cima dela.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

A técnica do bordado pode ser apresentada da seguinte forma:

  1. é necessário selecionar uma célula na tela que servirá como início do bordado;
  2. a linha precisa ser presa no lado avesso e do canto inferior esquerdo da célula fazer um “degrau” com a agulha para cima e para a direita;
  3. no verso da tela, a agulha, localizada no canto superior direito, move-se para o canto superior esquerdo e depois para o inferior direito;
  4. no verso do trabalho, a agulha é movida do canto inferior direito para o centro da célula, para sua borda inferior, para onde os pontos diagonais se cruzam e formam um ponto horizontal (a agulha é inserida estritamente na vertical);
  5. do lado de trás, a agulha é trazida para fora através do ponto superior e passa para a esquerda, para o centro do ponto direito da célula, enquanto a linha forma outro ponto horizontal;
  6. a agulha é levada para o canto inferior direito;
  7. Como resultado de todas as manipulações, você deve obter um floco de neve - o principal elemento do bordado.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

O bordado cruz búlgaro (a tecnologia permite bordar a cruz em diferentes sequências, mudando a direção da agulha dependendo de como é mais conveniente para a artesã bordar) permanece inalterado ao mudar a direção da inserção do jogo no tecido.

Dicas e truques para o trabalho

Para aqueles que estão começando a se familiarizar com o ponto cruz búlgaro, será útil aprender alguns segredos para um bordado bem-sucedido:

  • Antes de iniciar o trabalho, é sempre necessário lavar as mãos, pois a tela na qual o produto será bordado é muito leve e, ao longo de 1 a 2 meses, ou até mesmo meio ano, em que o trabalho será bordado, ela absorverá bastante poeira e sujeira. O produto só pode ser lavado após a finalização do bordado. Além disso, a lavagem de peças bordadas à máquina é estritamente contraindicada.
  • Para evitar que seu trabalho acumule poeira, se as pausas no bordado forem muito longas, você pode escondê-lo em uma capa, que pode ser facilmente feita por você mesmo com um pequeno pedaço de tecido, ou simplesmente cobri-lo com um pano limpo.
  • Para evitar que as bordas da tela desfiem, você pode comprar capas especiais ou fazê-las você mesmo. Para um bastidor redondo, você pode pegar qualquer tecido leve e liso, costurar um donut com ele e prender elásticos em ambas as bordas.
  • É melhor bordar com boa iluminação; você pode iluminar a área de trabalho diretamente com uma luminária de chão ou uma luminária de prendedor de roupa.
    Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo
  • Durante o processo de bordado, é importante garantir que as cruzes estejam uniformes e que todo o bordado não fique puxado para dentro. Para fazer isso, você não precisa esticar a linha do ponto cruz completamente enquanto trabalha, deixando-a um pouco frouxa. Isso dará ao desenho um volume interessante e o trabalho em si ficará mais organizado.
  • É importante que todas as cruzes sejam feitas da mesma forma, ou seja, a cruz mais alta deve coincidir com toda a imagem. Portanto, tendo escolhido uma execução conveniente da técnica “cruz búlgara”, você deve bordar todos os elementos na mesma sequência.
  • Para que o bordado fique bonito no verso, é melhor prendê-lo sem nós. Então, no início do bordado, você pode fazer isso usando um laço e, no final, passar a linha pelo lado de trás, sob a cruz finalizada. Se não for possível prescindir do nó, você deve fazê-lo o menor possível.
  • Ao bordar diferentes partes do trabalho com a mesma cor, você não deve fazer trechos muito longos. Primeiro, eles vão puxar o bordado inteiro e, segundo, é um grande desperdício de linha. É melhor prender cuidadosamente a linha e cortá-la, conforme descrito no parágrafo anterior.
    Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo
  • Para começar, é melhor escolher temas simples com o mínimo de detalhes possível. Também vale a pena dar preferência a trabalhos de pequeno porte, pois sua criação levará pouco tempo e o bordado não terá tempo de se tornar enfadonho.

Padrões de ponto cruz búlgaros

É melhor tentar fazer ponto cruz búlgaro com peças pequenas. Por exemplo, seguindo a tecnologia, você pode bordar um alfineteiro em estilo floral.

Para criá-lo você precisará de:

  • tela (pequeno quadrado 10x10 cm);
  • tesoura;
  • esquema;
  • agulha de bordado que combine com a tela;
  • fios de fio dental.

Para bordar você precisará de linhas dos seguintes tons:

  • verde escuro e verde claro;
  • azul centáurea;
  • índigo;
  • azul;
  • lilás;
  • amarelo.

Se desejar, você pode selecionar linhas em uma gama de cores diferente.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Fazer uma almofada de sofá exigirá mais habilidade e paciência do que fazer um simples guardanapo pequeno.

Os materiais que você precisará são:

  • um pedaço de tela 50x50 cm, você pode usar tela solúvel e escolher o mesmo tecido principal para a almofada para ambos os lados;
  • arco redondo ou quadrado;
  • tesoura;
  • esquema;
  • marcador para destacar as áreas de trabalho necessárias;
  • agulha de bordar;
  • fios de cores amarelo, verde claro, lilás, laranja, vermelho e marrom claro.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

O bordado pode ser usado para decorar uma blusa ou saia em estilo étnico. Para isso, são utilizados esquemas simples compostos por diversas cores.

Para bordar um motivo floral você precisará de:

  • a tela, que pode ser desfiada após o bordado, é costurada nas áreas da roupa onde o desenho será colocado;
  • aro;
  • esquema;
  • tesoura;
  • fios de fio dental em tons de verde escuro e claro, laranja, pêssego, branco e marrom.

Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo

Preparar.

Como cuidar do bordado

Para garantir que os itens bordados decorem seu interior pelo maior tempo possível, eles exigem os devidos cuidados:

  • Os bordados são lavados à mão usando um detergente suave e sem cloro. Um produto líquido é mais adequado para essa finalidade. A água deve estar ligeiramente morna, não mais que 40-45˚. Primeiro, o produto é deixado de molho e, após 15 a 20 minutos, é cuidadosamente lavado e depois enxaguado em água fria.
  • O bordado deve ser seco na horizontal; para isso, você pode colocá-lo sobre uma mesa, tendo previamente colocado uma toalha sobre ele. Você pode fazer um rolo com uma toalha e enrolar o bordado nele, assim ele secará mais rápido e não deformará.
    Ponto cruz búlgaro. Tecnologia, padrões, diagramas passo a passo
  • À medida que o produto seca, ele pode ser vaporizado através de gaze ou tecido de algodão, mas somente de dentro para fora. Graças a esse procedimento, o produto não perderá a forma e a cor.
  • Ao trabalhar em tela solúvel em água, você só pode usar fio dental de alta qualidade e com cores estáveis, que não desbotam a 50˚ (a temperatura na qual a tela se dissolve).
  • Antes de lavar o bordado, é melhor tratar as bordas da tela com verniz transparente ou cola PVA para evitar que desfiem.
  • É melhor guardar os itens bordados separadamente dos outros, em uma seção especialmente designada do armário ou em um recipiente de armazenamento separado. Você pode organizar toda a decoração tematicamente, dependendo do seu uso em diferentes épocas do ano.

O bordado em ponto cruz búlgaro ainda é popular hoje em dia e fica ótimo em diferentes interiores, seja boho ou provençal. A tecnologia para sua criação é simples, então qualquer artesã pode dominá-la.

Vídeo sobre ponto cruz búlgaro

Como bordar com ponto cruz búlgaro:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho