Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Um dos tipos mais populares de ponto cruz é a técnica “monocromática”. Devido ao seu laconicismo, ele se adapta bem a qualquer interior e é facilmente combinado com outros tipos de arte aplicada. Este artigo discute as várias opções e aplicações desta técnica e fornece diagramas de imagens com descrições e explicações.

O que é bordado monocromático

A palavra "monocromático" é traduzida literalmente do grego antigo como "uma cor". Em um sentido amplo, uma imagem monocromática é de uma cor ou consiste em tons intimamente relacionados da mesma cor. Por exemplo, um desenho a lápis ou tinta preta, uma imagem em uma tela de TV em preto e branco, uma foto em preto e branco.

No bordado, o conceito de monocromático é interpretado de forma mais ampla. A imagem nesta técnica pode ser feita com fios de 1 a 3 tons semelhantes ou, inversamente, um par de cores contrastantes. Apesar da gama limitada de cores, as pinturas são vibrantes e realistas, lembrando fotografias antigas ou desenhos artísticos feitos a lápis.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Imagens de contorno estilizadas como gravuras medievais também parecem impressionantes. O ponto cruz monocromático (os padrões geralmente são simples e compreensíveis para iniciantes) também pode conter pequenos elementos coloridos que criam um destaque. Por exemplo, lábios vermelhos em um retrato feminino em preto e branco.

Tipos de bordado monocromático

Existem diversas variedades de bordados de uma única cor:

  • contorno;
  • trabalho em preto;
  • ponto cruz contado em monocromático;
  • ponto simples.
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado de contorno
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado Blackwork
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz contado em monocromático
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cetim simples

O tipo de bordado mais fácil de fazer é o bordado de contorno. Trabalhos nessa técnica assemelham-se a um desenho esquemático com várias linhas. Este “esboço” pode ser bordado de duas maneiras: com ponto atrás ou ponto cruz.

Leva muito pouco tempo para criar pequenas imagens de contorno, e os padrões para elas são muito simples. Esta é a melhor opção para ensinar às crianças noções básicas de artesanato ou para os primeiros trabalhos de bordadeiras adultas iniciantes.

O estilo blackwork combina várias técnicas básicas de bordado:

  • pesponto;
  • costura dupla;
  • ponto cruz contado.
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Pesponto
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto duplo atrás
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz contado

O blackwork "clássico" é uma imagem com vários pontos de contorno, bordados com fios pretos sobre uma base branca. O ponto principal para esse tipo de bordado é o ponto atrás, ou “agulha de trás”. Alterar o número de fios em um ponto e usar vários tons próximos de cinza permite que você obtenha efeitos expressivos de claro-escuro.

Além disso, no blackwork, costuma-se usar um ponto duplo, também chamado de “ponto Holbein”. É realizado em duas etapas. Primeiro, é feito um ponto corrido e, em seguida, as lacunas entre os pontos resultantes são preenchidas. Mudando a direção dos pontos, você pode criar padrões que lembram renda fina.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado em tela preta com fios brancos

No blackwork moderno, é permitida a inclusão de fragmentos coloridos ou pretos usando ponto cruz contado. Elementos de destaque brilhantes em uma composição em preto e branco parecem muito impressionantes. Blackwork também inclui bordados que lembram um negativo fotográfico, ou seja, uma imagem feita com fios brancos sobre uma tela preta.

O ponto cruz em tons monocromáticos é destinado principalmente aos entusiastas de bordado experientes. Pinturas complexas com base totalmente coberta são criadas por meio das mais sutis transições de tons da mesma gama de cores. Criar esse tipo de trabalho exige experiência prática, perseverança, tempo e um senso de cor desenvolvido. Este tipo de monocromático não precisa necessariamente ser preto e branco.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

A imagem pode estar em qualquer esquema de cores:

  • bege;
  • azul;
  • vermelho;
  • verde ou qualquer outro.

Dentro de uma mesma gama, são usados ​​de 2-3 a 10-15 tons, dependendo da complexidade do trabalho. Por exemplo, do rosa claro ao vermelho vivo e bordô escuro.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto de sombra de cor única

O ponto cruz com costura parcial é um pouco mais simples. Para criar essas imagens, você precisará de fios de 1 a 3 cores. A base pode ser branca ou de uma única cor. O principal é que a imagem nele contida seja claramente “legível”.

O ponto sombra de cor única é o mais difícil de todos os tipos de bordado listados. Além de dominar a complexa técnica deste bordado, a artesã deve ter um senso artístico desenvolvido. Ao colocar pontos em direções diferentes e alterar seu comprimento, é possível obter efeitos de sombra e luz que são praticamente indistinguíveis da pintura real.

Para bordado em ponto cetim, não são utilizados apenas fios de algodão, mas também fios de seda.

Em quais produtos a técnica é utilizada?

O ponto cruz monocromático, cujos padrões são fáceis de desenhar, é usado em uma grande variedade de produtos. Há também muitas aplicações possíveis para o blackwork. O uso prático de tais trabalhos depende da imaginação da própria bordadeira, dos desejos do cliente ou das preferências da pessoa a quem o produto se destina como presente.

A tabela mostra exemplos de vários itens do cotidiano e objetos decorativos que podem ser decorados com bordados monocromáticos.

Tipo de bordado Âmbito de aplicação Produtos
Miniatura do esboço Bijuteria Broches, brincos, pingentes
Lembranças Cartões postais, chaveiros, ímãs
Decoração de interiores Pinturas em estilo minimalista, molduras para fotos
Trabalho em preto Decorando roupas Bolsos e golas de blusas e camisas; a parte de trás de um vestido, camisa, quimono, cardigã; algemas; a bainha de uma saia ou vestido.
Decoração de interiores Quadros, abajures, almofadas de sofá
Artigos domésticos Caixa, alfineteiro, lenço, estojo de óculos
Ponto cruz contado Decoração de interiores Pinturas no esquema de cores do quarto, almofadas do sofá, amuletos, placas internas
Toalha de mesa Toalhas de mesa, guardanapos, argolas de guardanapo
Acessórios temáticos para festas Toalhas e amuletos de casamento, decoração para Ano Novo, aniversário, Páscoa e muito mais.
Acessórios para um look estiloso Bolsas, nécessaires, cintos, broches, cachecóis e muito mais.

Aqui estão apenas alguns dos exemplos mais comuns da aplicação prática do bordado monocromático. Limitações podem surgir devido a dificuldades tecnológicas e à experiência artesanal do artesão. Caso contrário, a lista de produtos bordados pode ser expandida e complementada indefinidamente.

Fios, ferramentas, materiais para trabalho

Para trabalhar em ponto cruz monocromático, você precisará das mesmas ferramentas e materiais usados ​​para ponto cruz comum:

  • urdidura;
  • agulhas;
  • fios;
  • marcador de tecido;
  • aro;
  • alfineteiro;
  • esquema;
  • tesoura pequena.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Para trabalhos com costura parcial, é melhor usar um tecido denso e de trama uniforme como base. A ausência de furos e direções de linha visíveis nas áreas não costuradas darão à imagem uma aparência elegante e profissional.

No entanto, costureiras que não têm experiência suficiente terão dificuldade em “manusear” esse material. Nesse caso, você pode usar uma tela pequena, como a Aida nº 16 ou 18. Para obter a maior expressividade do monocromático, você deve escolher uma base contrastante de uma única cor. Escuro para um desenho claro e, inversamente, claro para uma imagem bordada com fios escuros.

Para este tipo de bordado, marcar o tecido antes de iniciar o trabalho é de grande importância. É recomendável delinear um desenho complexo na base com antecedência. Uma imagem sólida, de uma única cor, composta por vários tons quase imperceptíveis também precisa ser marcada para evitar erros durante o processo de bordado.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Marcando a tela com um marcador

Para marcar a base, você deve escolher um marcador de tecido especial - lavável ou autodesaparecente. Um desenho de contorno com costura incompleta pode ser marcado com uma linha auxiliar, que pode então ser facilmente removida.

Para bordados de contorno e blackwork, você precisa usar um bastidor ou uma máquina especial. A base deve ser mantida esticada durante o trabalho para que os pontos não cedam. A tensão fraca da linha pode levar à deformação das linhas bordadas e à distorção significativa do desenho geral.

Como regra geral, são utilizados fios de algodão para bordado. No entanto, para alguns itens (por exemplo, almofadas de sofá) você pode usar fio de lã. E para decorar roupas ou toalhas de mesa com ponto cetim de uma única cor, são utilizados fios de seda. As paletas de cores de fios dental da maioria dos fabricantes incluem centenas de tons.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Para obter bons resultados, você deve escolher produtos de empresas conhecidas e bem estabelecidas:

  • DMC;
  • Âncora;
  • Madeira;
  • PNK eu sou. Kirov.

É importante que a linha não fique embaraçada ou fofa durante o processo de bordado e não desbote quando lavada. De grande importância é a constância da paleta de cores em diferentes lotes de produção, como por exemplo na DMC. Isso permite que você compre fios adicionais dos tons necessários sem medo de incompatibilidade.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Agulhas para bordado

Para bordar, você deve usar agulhas especiais com orifício largo e alongado. Ao trabalhar em linhas de contorno finas e fazer ponto atrás, você precisa usar uma agulha fina com ponta afiada, que não deixe furos perceptíveis na base.

Ideias de ponto cruz monocromático

Você pode bordar em estilo monocromático tanto itens individuais quanto composições inteiras. Há um grande número de padrões de ponto cruz, entre os quais é fácil encontrar o que você deseja implementar.

Usando uma cor ou uma paleta de cores única, você pode representar o seguinte com agulha e linha:

  • padrões e ornamentos;
  • letras e inscrições;
  • plantas (árvores, folhas, flores, galhos, etc.);
  • animais e pássaros;
  • insetos;

  • pessoas (figuras ou retratos);
  • objetos;
  • paisagens;
  • interiores;
  • naturezas-mortas;
  • composições abstratas.

De acordo com a técnica de transferência de imagem, esse bordado pode ser:

  • contorno;
  • silhueta;
  • claro-escuro.
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado monocromático no interior
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado monocromático em roupas
Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Bordado monocromático na decoração de casamento

Ideias para a incorporação de um padrão de cor única no bordado podem se manifestar não apenas no nível do tema ou método de representação, mas também em relação ao escopo de aplicação.

Abaixo estão três dos usos mais comuns do monocromático:

  • Design de interiores. Bordados de quadros, almofadas de sofá e outros itens decorativos, mantidos em um determinado esquema de cores, podem se tornar uma decoração estilosa para o ambiente e dar completude ao design.
  • Conjunto de acessórios. O visual monocromático parece elegante e estiloso. Você pode criar um conjunto espetacular decorando um vestido e uma bolsa com bordados ou complementando suas roupas com um conjunto de joias bordadas.
  • Decoração temática de celebrações. Bordados em toalhas de mesa e guardanapos em um determinado esquema de cores serão uma solução não trivial na decoração de uma mesa festiva. A decoração festiva de todo o ambiente também ficará original.

Bordados monocromáticos de toalhas, placas, fotos, cartões postais e outros itens podem ser usados ​​para decorar qualquer feriado: casamento, aniversário, nascimento de um filho, Ano Novo e outros.

Combinações de diferentes técnicas, soluções de cores e combinações composicionais de diferentes elementos fornecem um número ilimitado de ideias interessantes para usar o monocromático.

Descrição passo a passo de bordados, padrões pequenos e grandes

O ponto cruz "monocromático" (os padrões e as descrições dos temas variam em complexidade) para muitas artesãs pode se tornar o primeiro passo para dominar um novo tipo de técnica de artesanato. Talvez os exemplos de trabalho apresentados mais adiante no artigo inspirem os amantes do bordado à mão a criar suas próprias ideias originais.

Contornos

Como mencionado acima, dominar o monocromático deve começar com o bordado de contorno. Um pequeno número de cruzes de uma cor pode ser bordado rapidamente, mesmo com total falta de experiência. Os diagramas dessas obras são extremamente simples e fáceis de ler.

Abaixo estão dois exemplos da miniatura de esboço mais simples com uma descrição da sequência de execução.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz monocromático (padrões) - coruja

Para trabalhar você precisará de:

  • tela branca Aida 18:
    • para "Coruja" 93 x 82 células, sem contar as tolerâncias;
    • para "Xícara de Café" 84 x 73 células, sem contar as tolerâncias;
  • 1 novelo de fio dental:
    • para "Coruja" - preto,
    • para "Xícara de Café" - marrom;
  • agulha;
  • marcador de tecido;
  • bastidor de acordo com o tamanho do tecido.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz monocromático (padrões) - xícara de café

A ordem de trabalho em ambas as miniaturas é a mesma:

  1. Primeiro, desenhe o contorno da imagem nas células da tela usando um marcador de tecido autodesaparecente. Além disso, o contorno ou seus elementos principais (curvas, pontos extremos, fragmentos) podem ser marcados com linha residual, que pode ser facilmente removida.
  2. A tela com o desenho pretendido deve ser bem esticada e colocada no bastidor.
  3. Borde os contornos com ponto cruz em dois fios, começando em qualquer lugar conveniente e conferindo com o diagrama.
  4. Decore o bordado finalizado como desejar (em uma moldura, como um cartão postal, etc.).

Os contornos podem ser usados ​​para bordar não apenas miniaturas, mas também imagens grandes com entrelaçamento complexo de linhas. Por exemplo, como na imagem abaixo.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Trabalhar nesta paisagem de inverno exigirá perseverança, atenção aos detalhes e muito tempo. A base é feita de tecido de linho na cor azul frio. O tamanho pode ser escolhido conforme desejado. Para criar a impressão visual de árvores congeladas, recomenda-se usar fios DMC n.º 3866, em vez de brancos.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

No entanto, esta trama permite que bordadeiras experientes mostrem sua imaginação criativa. Assim, um fundo preto ou escuro ajudará a criar uma paisagem noturna, e um fio com lurex deixará o quadro “mágico”, de Ano Novo. É mais conveniente começar a bordar pelo centro da composição, fazendo cruzes com fio duplo. Também é recomendável imprimir o diagrama para maior conveniência.

Padrões

Os padrões podem ser abstratos ou consistir em motivos específicos (por exemplo, florais). Iniciantes podem pegar um único motivo ou fragmento e tentar criar uma composição repetindo-o ou girando-o em diferentes direções.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz monocromático (padrões) - padrão abstrato

Para criar um elemento de padrão abstrato, você precisará:

  • tecido de linho 8 cm x 8 cm, densidade do linho – 12 fios / 1 cm;
  • fios de fio dental da cor desejada;
  • agulha de bordar;
  • um arco de diâmetro adequado;
  • marcador lavável ou linha de marcação.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Os enfeites do padrão a seguir podem ser bordados de diferentes maneiras:

  • na forma da composição apresentada;
  • use um motivo separado;
  • preencha toda a tela com um elemento repetitivo.

Você pode escolher as cores dos fios e da base a seu critério. Alguns padrões são projetados para serem usados ​​em duas cores. Elas podem ser feitas em diferentes opções de cores. Padrões contrastantes em preto e branco ficam bem em uma tela de cor sólida: vermelho brilhante, amarelo, azul escuro e assim por diante.

Esses mesmos padrões ficarão interessantes em uma solução de luz e sombra. Sobre uma base branca ou colorida, o motivo é bordado em dois tons da mesma cor. Uma combinação discreta de preto e cinza também ficará impressionante.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Você pode usar padrões para “desenhar” imagens de animais. O padrão de bordado de tartaruga é destinado a artesãs experientes. Para trabalhar, você precisará de uma tela de 14 fios (54 células por 10 cm). O tamanho do bordado finalizado é 162 x 162 cruzes (30 cm x 30 cm).

A tela e os fios (1 cor) devem ser selecionados com base no princípio do contraste. Você pode bordar o padrão com linhas brancas sobre uma base preta, com linhas pretas sobre uma base branca ou escolher uma versão colorida.

Recomenda-se começar a trabalhar pelo centro, que é fácil de encontrar dobrando o tecido ao meio nas direções longitudinal e transversal. Você também pode bordar em setores, cuja sequência é mostrada na imagem. O trabalho deve ser feito com linha dupla.

Florística

Motivos vegetais são frequentemente encontrados em bordados monocromáticos.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini
Ponto cruz monocromático - padrões de flores

Usando uma agulha e linha, você pode representar qualquer planta ou seus fragmentos:

  • flores;
  • folhas;
  • galhos;
  • árvores;
  • bagas;
  • vegetais e frutas.

Algumas opções simples para bordados de uma única cor com tema de plantas:

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Motivos florais podem ser usados ​​para decorar pequenos itens:

  • lenço;
  • sachê;
  • bolsa de cosméticos;
  • embreagem.

Bordados florais lacônicos ficarão bem em um vestido ou blusa. Uma composição de folhas de bordo é adequada para decorar uma almofada de sofá. Usando um dos quatro motivos como base, você pode bordar uma borda em uma toalha de mesa ou toalha.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

O processo de bordar árvores levará mais tempo, apesar de cada trabalho exigir uma cor de linha. Para uma árvore em formato de ovo, é recomendável primeiro desenhar o contorno de galhos finos na base com um marcador de tecido.

Para a árvore com a coruja, bastará marcar a posição de alguns elementos para orientação. Uma imagem bordada em uma tela pequena é adequada para decorar um cartão postal. Aumentando o tamanho usando uma tela de maior gramatura, você pode criar uma pintura de interior ou uma almofada.

Com um pouco de imaginação, artesãs experientes encontrarão muitas soluções para usar a “árvore de ovos” para decorar presentes e lembranças de Páscoa.

Animalística

O ponto cruz monocromático, cujos padrões podem ser de complexidade e tamanho variados, apresentados mais adiante no artigo, são dedicados ao mundo animal. Este é um dos tópicos mais populares entre as costureiras.

As imagens a seguir pertencem a esta direção:

  • animais domésticos e selvagens;
  • pássaros;
  • peixes e criaturas marinhas;
  • insetos;
  • animais de contos de fadas e fantásticos.

Bordadeiras com pouca experiência podem começar com pequenos projetos. O padrão de bordado "Ratos", apesar de sua aparente simplicidade, pode causar dificuldades para iniciantes.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

O enredo utiliza 3 tipos de pontos:

  • ponto cruz contado;
  • meia cruz;
  • pesponto

A imagem deve ser bordada em uma determinada ordem:

  1. Marque o contorno no tecido com um marcador autodesaparecido.
  2. Borde todas as seções com ponto cruz usando 2 fios.
  3. Borde uma meia cruz em 1 fio.
  4. Faça um ponto atrás com uma única linha.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Você pode usar linhas pretas ou cinza escuro para o trabalho e também bordar a imagem com fios coloridos de sua preferência. Pássaros, um leão, uma coruja e um cavalo também estão disponíveis para bordadeiras inexperientes. A seleção a seguir de designs monocromáticos de animais e pássaros é para aqueles que conseguem lidar com um trabalho grande e complexo.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

A imagem monocromática de guindastes é complementada por um toque de cor brilhante. Essa pintura pode ser um ótimo complemento para o design de uma sala em estilo oriental.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Para a "Coruja", você precisará de duas cores de fio DMC: 815 e 3865. O tamanho da imagem é 149 x 174 cruzes. Vale a pena prestar atenção à presença do ponto atrás, que é colocado no final do trabalho, após o ponto cruz.

A moldura e os corações, indicados no diagrama por símbolos mais escuros, são bordados com linha branca nº 3865. Os demais elementos devem ser bordados com linha vermelha em 2 dobras. O ponto atrás é feito com um único fio da mesma cor.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

No gráfico “Cat’s Catch”, além do ponto cruz contado, são utilizados o ponto cruz em quarto e o ponto atrás.

Paisagens

Paisagens em monocromático são apresentadas em ordem crescente de complexidade:

  • As costureiras que dominam os princípios básicos do ponto cruz conseguem lidar com a paisagem de inverno.
  • "Mill" é destinado a bordadeiras mais experientes de nível intermediário.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

  • Somente mestres experientes em bordado à mão podem criar um “esboço” gráfico do dique de Copenhague.

Silhuetas

Ao usar uma cor de linha em um fundo contrastante, os padrões de silhueta são fáceis de ler e o processo de bordado é bem rápido.

Uma grande variedade de imagens são bordadas em forma de silhuetas:

  • animais;
  • pessoas;
  • árvores;
  • paisagens;
  • cenas de gênero.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

O enredo “Encontro” deve ser bordado em 2 fios. A cor pode ser escolhida conforme desejado.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Pequenas imagens de animais podem ser um bom começo no artesanato para iniciantes persistentes e atentos.

Pessoas

Na técnica monocromática são bordadas diversas imagens de pessoas:

  • retratos;
  • figuras;
  • grupos de pessoas;
  • composições de gênero.

Composição gráfica "Data".

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Retrato com um elemento de destaque colorido.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

Figuras humanas em movimento são formadas nas áreas não costuradas da tela. O fundo deve ser preenchido com um fio de melange em meia cruz, em 2 dobras.

Ponto cruz monocromático. Padrões de tamanho grande, mini

O ponto cruz monocromático moderno é muito versátil. Qualquer costureira pode facilmente encontrar um padrão para uma imagem ou um enredo inteiro de acordo com seu gosto e nível de habilidade.

Autor: Verônica Reutova

Vídeo sobre bordado

Ponto cruz monocromático. Esquemas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho