O fenômeno chamado “ciclo da água na natureza” pode ser considerado um dos processos atmosféricos mais importantes para a existência do planeta. Sem ela, a vida das pessoas, animais e plantas é impossível. Esta é uma ação bastante simples e compreensível que já está sendo explicada para crianças pequenas no jardim de infância e no ensino fundamental.
Crianças de diferentes idades são convidadas a desenhar esse fenômeno, como eles o entendem, para ver mais claramente todas as etapas do processo. Para crianças mais velhas, o fenômeno é examinado com mais profundidade, levando em conta pequenos detalhes e nuances adicionais do que está acontecendo.
O que você precisa para desenhar
O ciclo da água na natureza (a imagem pode ser desenhada a lápis) é um fenômeno natural muito interessante, que é estudado em detalhes nas aulas de história natural na escola. Para desenhar o ciclo da água na natureza, é necessário entender os princípios básicos do que está acontecendo e preparar tudo o que for necessário para transferir as informações estudadas para uma folha de papel.
Para desenhá-lo, você precisa preparar os materiais necessários:
Papel de desenho | É necessário selecionar uma folha de tamanho e textura adequados dependendo do terreno escolhido. Ao pintar com tintas a óleo, é melhor usar tela; ao trabalhar com aquarelas e acrílicas, use papel. |
Tintas | A escolha das cores depende da preferência pessoal. Você pode escolher aquarela, tinta a óleo ou acrílica. |
Pincéis | O formato e o tamanho dos pincéis influenciam na criação de diferentes texturas, formas e efeitos. Para aquarelas e tintas a óleo você precisa de pincéis macios e finos, para tintas acrílicas – pincéis duros. |
Espátulas ou espátulas de arte | Usado para criar diversas texturas e efeitos de água. Para misturar ou remover excesso de tinta que ainda não secou. Limpando a paleta e aplicando tinta espessa na tela. |
Guache branco e tinta acrílica | É necessário adicionar iridescência leve e destaques na água. |
Verniz transparente | Pode ser usado para adicionar brilho e proteger o design de danos externos. |
Régua reta e decorativa | Para desenhar linhas retas ou ovais regulares. Esboçar aproximadamente o posicionamento de um desenho em relação à sua forma. |
Apagador | É necessário remover detalhes desnecessários do desenho preliminar. |
Lápis, lisos e coloridos | Será necessário um lápis simples para um esboço. Lápis de cor podem ser usados para colorir o desenho finalizado. |
O ciclo da água na natureza (a imagem pode ser pintada com tintas) pode ser desenhado até mesmo por uma criança no jardim de infância. Primeiro, você precisa escolher um enredo adequado e interessante para seu desenho. Depende das preferências e habilidades, da capacidade de desenhar detalhes pequenos e grandes. A pintura pode se tornar uma ilustração de vários processos naturais.
A água pode ser representada de muitas formas diferentes, desde cachoeiras poderosas até lagos calmos. Você pode desenhar o ciclo da água em corpos d'água calmos, grandes ou pequenos, em nascentes de montanhas ou em riachos turbulentos. Você pode representar chuva forte ou raros flocos de neve caindo do céu.
É importante entender as características do ciclo da água na natureza no local escolhido.
Você precisa usar sua observação e visualização para registrar as ações:
- movimento da água;
- formas de perturbação da água;
- o jogo de sombras e luz na superfície da água.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar a superfície de trabalho, isso ajudará a criar uma imagem expressiva e de alta qualidade. Antes de começar a desenhar, você precisa escolher a textura e a cor corretas do papel, porque o tom do fundo pode afetar muito a impressão geral de toda a imagem.
A pintura ficará melhor em um fundo azul-celeste ou verde-claro, o que ajudará a dar uma sensação adicional de frescor e pureza. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar os lápis ou tintas necessários.
Para representar água em movimento, você pode usar cores:
- azul;
- violeta;
- branco.
Para desenhar pequenos detalhes ou adicionar contraste, você pode precisar de lápis marrom e preto. Para maior comodidade, você pode fixar a folha de papel na mesa usando fita adesiva ou fita adesiva, dessa forma você pode evitar a deformação da folha.
Para facilitar sua tarefa, você pode dividir condicionalmente a superfície de trabalho da folha em várias partes usando uma régua. Esta ação facilitará o controle da aplicação da composição e da disposição dos elementos no ciclo da água na natureza.
Como desenhar um ciclo simples da água na natureza
O ciclo da água na natureza (o desenho pode ser feito de forma esquemática, simples ou mais complexa, com explicação dos pequenos detalhes do que acontece) é o processo de movimento contínuo da água pelo planeta.
Ela ocorre em vários estágios, começando pela evaporação da água até sua precipitação e escoamento de volta para os corpos d'água. Todos os processos ocorrem entre a atmosfera e a superfície da Terra. Graças a isso, o equilíbrio hídrico na natureza é mantido.
As principais etapas do ciclo da água na natureza são:
- a água evapora da superfície do solo e dos corpos d'água;
- é transferido para a atmosfera como vapor de água;
- a água condensa e posteriormente forma nuvens;
- cai como precipitação, na forma de neve ou chuva;
- entra em rios, lagos e solo;
- retorna aos oceanos e mares.
Para desenhar o ciclo da água na natureza, você precisará marcar todos os principais elementos da natureza que estão associados à água. No meio da folha de papel, você precisa desenhar um lago usando linhas curvas que transmitam a imagem de água em movimento.
Você pode desenhar plantas perto do lago para fazer o local parecer mais natural. Colocar pedras e arbustos perto do lago ajudará a tornar a imagem mais realista.
Você pode adicionar pequenas colinas ao desenho, que podem servir de suporte para o processo do ciclo da água, para que a água escorra das colinas. Adicione também vegetação abundante e árvores que devem crescer perto do lago.
Isso ajudará a dar volume e profundidade à imagem. Para dar ao seu desenho uma sensação de variedade e naturalidade, é melhor desenhar plantas e árvores de diferentes tamanhos e formas.
O próximo passo é dar ao desenho iluminação e atmosfera realistas pintando nuvens e o sol no céu. É aconselhável desenhar nuvens de diferentes tamanhos e formas; o sol pode ser representado como um grande círculo brilhante.
É aconselhável adicionar pequenos detalhes à paisagem finalizada, como peixes na água, pássaros no céu ou pescadores em um barco. Se desejar, você pode adicionar vários elementos menores ao desenho que adicionarão beleza à imagem.
Sombreando a água para representar o movimento
Depois de aplicar os elementos principais ao desenho, você deve começar a adicionar detalhes e sombrear a imagem. Ao aplicar a hachura, você pode criar e obter o efeito de movimento da água em um redemoinho.
Você pode usar traços oblíquos direcionados para dentro do círculo. Aplicar esse tipo de sombreamento ajudará a criar a impressão de movimento e redemoinho. Elas podem ser aplicadas com movimentos leves e rítmicos do pincel, repetindo o formato do ciclo da água.
Você pode usar outro método e aplicar traços suaves e ondulados, que podem servir como uma excelente base para representar ondas e fluxos de água. Para conseguir o efeito de água fluindo livremente, você pode usar diferentes tamanhos e direções de pinceladas.
Para transmitir as diferentes velocidades e direções da água em diferentes áreas, você precisará usar movimentos curtos e longos ao mesmo tempo. Braçadas curtas e enérgicas indicarão trechos ativos e rápidos do reservatório, braçadas calmas e suaves - trechos lentos do rio.
Transições de cores para adicionar profundidade
Transições de cores corretas do escuro para o claro e vice-versa adicionarão profundidade ao desenho. Para isso, é necessário garantir uma transição suave de uma cor para outra. Esse efeito pode ser criado em um lago aplicando azul escuro no centro do desenho, mudando gradualmente para um tom mais claro em direção às bordas.
Para isso, você pode usar um pincel largo, um lápis especial ou meios para misturar cores. Para uma imagem mais realista, deve-se levar em consideração que o efeito de profundidade pode variar dependendo do estado da água. Em água parada, ele será menos perceptível e mais suave.
Em um fluxo turbulento de água, a transição de cores precisa ser mais nítida e dinâmica. Para um resultado mais interessante, você precisa tentar experimentar diferentes tons e, junto com uma imagem esquemática do ciclo da água na natureza, tentar recriar corretamente sua beleza.
Detalhes adicionais no desenho do ciclo da água na natureza
Para transmitir a atividade da água com a maior precisão possível, você pode tentar estudar na prática a formação das ondas e como a água atinge a costa. Para transmitir o efeito da água fluida, você precisará desenhar linhas suaves e suaves com um pincel largo.
Você pode mostrar como a luz é refletida na água mostrando uma transição suave de um tom claro para um escuro no desenho.
Um desenho sobre o tema “O ciclo da água na natureza” pode ser feito usando detalhes artísticos que tornem a imagem o mais pitoresca possível. Para transmitir a paisagem natural da forma mais realista possível, você precisa adicionar detalhes adicionais ao desenho na forma de ondas ou respingos de água. Isso ajudará a mostrar o movimento e a força do fluxo de água.
Existem diferentes maneiras de desenhar espuma e respingos. Uma das mais simples é usar a técnica de pintura por pontos. Neste caso, para uma imagem mais realista, você pode usar tintas guache e aquarela, a escolha correta da tonalidade é importante, deve ser azul claro ou branco.
Para aplicar o efeito splash e espuma, você precisará de um pincel fino com cerdas bem macias. A tinta deve ser aplicada com movimentos precisos nas áreas onde as separações de água devem ser visíveis; esses detalhes darão volume à pintura.
Para adicionar mais realismo, você pode usar técnicas de luz e sombra, aplicando pontos de luz em locais onde a luz incide na espuma e espirra em um determinado ângulo.
Essa técnica ajudará a obter leveza e um efeito translúcido. Ao desenhar, você precisa levar em consideração que respingos e espuma podem ter estruturas e tamanhos diferentes, eles podem ser alterados usando contornos.
O efeito da transparência e da reflexão no desenho do ciclo da água na natureza
O ciclo da água na natureza (o desenho pode ser feito utilizando a criação do efeito de transparência e reflexão) você precisa desenhar, seguindo as instruções passo a passo:
- Aplique uma camada de tinta base no desenho usando tons claros de azul e verde. Quanto mais perto do lago, mais saturada deve ser a cor.
- Adicione formas básicas de ondas na superfície da água usando tons mais escuros dos mesmos tons. As ondas devem estar conectadas umas às outras e ter um formato natural.
- Para obter um efeito transparente, use um pincel desfocado e misture cores claras e escuras na borda das ondas. Isso ajudará a criar a sensação de luz penetrando na água.
- Para obter o efeito mais realista, você precisa exibir imagens de objetos e elementos naturais na água na superfície calma do reservatório. Para fazer isso, você precisa usar tons mais escuros para que eles se destaquem no fundo da água.
Completando o desenho de um redemoinho de água na natureza
Depois que os elementos principais forem aplicados a uma folha de papel, a pintura deve ganhar mais realismo.

Para fazer isso, você precisa seguir os passos abaixo:
- Adicione matizes à água para dar volume. Para fazer isso, você precisa usar tons claros e escuros de azul, azul e verde.
- Tons claros devem ser aplicados na superfície da água em um local onde a luz incida diretamente.
- Passe gradualmente para tons escuros, aplicando-os à superfície em áreas onde as sombras de outros objetos são visíveis.
- Aplique listras na superfície da água com movimentos circulares e desfocados, usando um pincel de cerdas macias ou uma esponja, criando assim a ilusão de movimento da água.
- Usando tinta branca ou azul claro, desenhe pequenas gotas de água em folhas de plantas, pedras ou outras superfícies próximas ao lago.
- Contornos muito nítidos e claros devem ser borrados com um pincel e um pouco de água.
- O desenho deve indicar a precipitação na forma de chuva ou neve, que é como a água, após a evaporação, retorna à superfície da Terra e aos corpos d'água, completando a natureza cíclica do que está acontecendo.
O efeito do ciclo da água na natureza é de grande importância para a manutenção do sistema ecológico do planeta e da diversidade biológica no mundo. Esse processo garante que a água flua para diferentes regiões para formar e sustentar o ciclo de vida de diferentes criaturas.
O ciclo natural fechado desempenha um papel vital na regulação do clima da Terra e é a base do abastecimento de água para as pessoas e da manutenção da agricultura. Usando o exemplo do desenho do processo, você pode entender em detalhes como a água circula no planeta e qual o grande papel que ela realmente desempenha.
Autor: Olga Zhanskaya
Vídeo sobre o ciclo da água na natureza
Desenhando o ciclo da água na natureza: