Uma saia tutu de tule fofa é há muito tempo uma peça favorita do guarda-roupa de uma menina. É usado para a primeira sessão de fotos do bebê e para aniversários infantis. O nome "tutu" veio da América; a fábrica de mesmo nome produz muitas variedades do produto popular.
Até mesmo uma pessoa que esteja longe de costurar pode facilmente fazer uma saia tutu simples para uma menina com as próprias mãos. Externamente, ele lembra um tutu de balé e pode ter diferentes comprimentos e fofura.
Quem combina com saia, o que vestir com saia
Tutu é o melhor modelo de saia elegante para meninas mais novas. Você pode complementar uma peça vibrante e brilhante com uma camiseta de malha lisa com mangas longas ou curtas. Deve-se dar muita atenção ao penteado. Cabelos longos e cacheados e um laço brilhante completam o look.
O tutu fica bem até em meninas curvilíneas. As meninas escolhem o modelo tutu somente se tiverem uma aparência esguia. Uma camiseta branca ou espartilho são adequados como top para uma fashionista, e uma jaqueta curta de couro pode ser usada por cima.
Os sapatos podem ser qualquer um, depende da imagem pretendida. Para um visual romântico, escolha scarpins com salto ou sapatilhas. Tênis pretos e brancos ou coloridos serão apropriados para um visual informal. Meninas mais velhas devem evitar essa escolha. A saia de tule cria um clima de romance, característico da juventude.
Variedades
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina será um bom presente de aniversário; você pode fazer isso junto com o herói da ocasião. O principal é escolher primeiro o modelo do seu futuro novo item.

O modelo popular tem muitas variedades:
- o tutu mais simples de fazer consiste em tiras amarradas de uma maneira especial em um cós elástico;
- A saia tem uma tira de cetim costurada na parte inferior e dobra muito bem. Ela é escolhida para se apresentar em um jardim de infância ou escola primária;
- um modelo com enchimento em forma de flores artificiais ou bubões;
- uma saia com cauda adornará uma jovem dançarina;
- O tutu pode ser de camada única, franzido em muitas dobras ou composto de várias camadas, podendo até ser forrado com cetim ou tecido de cetim de seda.
Usando diferentes técnicas de acabamento, você pode conseguir um visual original para a saia popular.
Materiais para fabricação
O material original da saia americana é o jersey de chiffon de náilon de 15 den. É macio e mantém bem seu formato. A largura do chiffon americano é de apenas 20 cm e, devido às suas propriedades, é mais adequado para fazer saias para pequenas princesas.
Ele mantém bem o seu formato, mas ainda é macio e não é espinhoso. É difícil encontrar esse tecido em outra largura à venda, mas ele pode ser substituído por tule comum. Para um tutu, um material fino ou de densidade média é adequado.
O tule, que tem sido usado há muito tempo na moda de vestidos e casamentos, tem uma série de propriedades adequadas:
- A borda cortada do material não precisa ser bainhada ou chuleada. Fica lindo sem nenhum processamento.
- o produto é fácil de cuidar, o tule não amassa nem estica;
- densidade de material diferente. Usando um molde você pode obter saias com diferentes volumes. Os tutus mais "em pé" são feitos de tule rígido, mas requerem forro. A borda cortada é bastante espinhosa;

- o material tem uma estrutura de malha, e os produtos feitos com ele parecem leves e arejados;
- O material está disponível em diferentes cores e tonalidades. Fácil de combinar com o resto do seu guarda-roupa. Modelos tricotados com listras de cores diferentes ficam lindos e inusitados;
Um pedaço de elástico grosso de 2-3,5 cm de largura é preparado como um cinto para o futuro novo item. A cor da base do cinto pode combinar com a da saia, mas mesmo um elástico branco sob o tule ficará invisível. O elástico pode ser substituído por um cinto feito de fita de cetim, seu comprimento é igual à circunferência da cintura mais uma margem de 0,5-1 m para amarrar um lindo laço.
Para trabalhar, você precisará de uma tesoura de alfaiate afiada. A ferramenta profissional difere em formato e tamanho - 11 ou 12 polegadas, com anéis grandes para uma pegada confortável com os dedos.
Como calcular a quantidade de tecido
Para uma saia curta e fofa para uma menina de 5 a 8 anos, você precisará de 50 peças. tiras de 20 cm de largura e 50 cm de comprimento. Os blanks cortados são dispostos em 3-4 m de tule, com uma largura de material de 1,5 m.
Se a largura do tecido for de 3 m, a quantidade necessária é dividida pela metade. À medida que o comprimento e o tamanho aumentam, o número de listras e seu comprimento aumentam. Para um modelo com cauda, algumas listras serão 1,5 vez mais longas.
Diretrizes gerais para fazer uma saia tutu
O modelo de saia tutu é considerado principalmente uma peça de roupa elegante. A combinação de cores no conjunto deve ser festiva e harmoniosa.
Tabela de combinações harmoniosas de cores de listras em uma saia ou cores de um tutu e do top de um conjunto:
Cor primária | Cores adicionais |
Azul | Branco, amarelo, laranja, rosa |
Verde | "Marfim", tons de amarelo, branco |
Cítrico | Azul, cereja, branco |
Castanho escuro | Limão, azul, rosa, branco |
Tomate | Areia, menta, cinza |
Roxo | Laranja, amarelo, verde-oliva, cinza, branco |
Azul | Azul, verde, laranja, branco, cinza |
Turquesa | Roxo, fúcsia, creme, marrom, branco |
Vermelho | Preto, branco, amarelo |
Quando você vai à loja para comprar tecido, você precisa imaginar qual resultado quer obter no final. A cor da saia deve combinar com o resto da roupa. A maneira mais fácil é combinar peças brilhantes com uma blusa branca e selecionar apenas acessórios em uma cor que combine com a saia.
Saia de tule tutu faça você mesmo sem costura
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina exigirá um mínimo de materiais:
- tule de média densidade de cor adequada ou de tonalidades diferentes, caso o modelo deva ser colorido;
- elástico para cinto com comprimento igual à circunferência da cintura menos 2 cm;
- fio elástico de cor adequada;
- alfinetes de segurança;
- tesoura de alfaiate.
Depois que todos os materiais necessários estiverem prontos, o modelo selecionado e as medidas tiradas, você pode começar a fazer sua criação. Todos os passos devem ser executados em uma determinada sequência, assim você não precisará voltar e refazer operações executadas incorretamente.
A sequência para fazer uma saia tutu sem costura:
- Primeiro, as tiras são cortadas – os principais espaços em branco para fazer a saia.
- O elástico é preso com um alfinete de segurança, por exemplo, no encosto estreito de uma cadeira.
- A tira em branco é jogada sobre o elástico. Na parte inferior, as extremidades da tira são alinhadas. Usando um fio elástico, amarre a primeira tira de tule estritamente sob o elástico.
- O segundo pedaço de tule é colocado no cós elástico e, de forma semelhante ao primeiro, é amarrado com o mesmo fio elástico. A conexão das tiras lembra um ponto atrás.
- Quando a última peça estiver amarrada, você pode conectar as pontas do elástico.
- A parte inferior da saia é aparada com tesoura de alfaiate.
Observação: um produto de tule com uma parte inferior na qual cada lado da tira é cortado em ângulo fica impressionante.
As listras no elástico largo podem ser fixadas de diferentes maneiras:
- O tule em branco é colocado sobre o elástico largo preparado.
- A parte inferior de ambas as metades é equalizada.
- A tira é amarrada com um nó de forma que fique um laço apertado, mas o elástico não fica deformado.
- O segundo nó é amarrado e puxado firmemente por baixo do primeiro.
- As tiras restantes são fixadas da mesma maneira.
- A produção do tutu é finalizada com o acabamento do alinhamento da parte inferior com a tesoura.
Dada a volumetria da saia, não faz muita diferença como as listras são fixadas. Uma fileira de nós amarrados na cintura fica facilmente escondida atrás de uma “nuvem” de tule.
Saia tutu de tule com cauda
Uma saia com cauda longa ou curta fica muito impressionante; para fazê-lo você precisará de tule de rigidez média, elástico que suporte o peso da saia e uma máquina de costura com ponto reto.
Produção passo a passo:
- Tiras de 60, 80, 100, 120 e 140 cm de comprimento são preparadas a partir de tule de 3 m de largura em 4 camadas.
- Tira de 60 cm de comprimento – parte frontal. 140 cm – painel traseiro. O restante é cortado ao meio, resultando em retângulos de 80, 100, 120 cm de comprimento e 150 cm de largura. Eles são colocados em ordem crescente nas partes laterais do produto.

- As peças são costuradas com uma costura sobreposta usando monofilamento ou linha de pesca fina. Em uma das costuras, deixa-se um pedaço de 3 cm sem costura no meio para passar o elástico.
- Na parte inferior de ambas as camadas, partes montadas da saia são costuradas com uma fita de cetim dura ou qualquer outra fita de acabamento elástica, por exemplo, uma rigelina com um belo acabamento de 2,5-3 cm de largura. Esse processamento dará forma ao produto e servirá como decoração para a parte inferior de uma saia fofa.
Observação: a fita de viés não é a melhor opção. Isso complicará o processamento da saia e não será tão eficaz devido à pequena largura na forma final. Outra má escolha seria uma fita de cetim macia, especialmente costurada em tule duro.
- A saia acabada é dobrada de modo que sua camada superior fique mais curta que a camada inferior pela largura da tira de acabamento. A dobra é costurada na largura do elástico.
- Um elástico é passado na parte não costurada da costura usando um alfinete de segurança, e as bordas são firmemente costuradas usando uma máquina de costura.
A saia está pronta para a bela jovem sair. O modelo é espetacular e pode ser combinado com um top stretch e um penteado volumoso.
Saia tutu faça você mesmo com babados grandes
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina será a primeira coisa elegante aos 2 ou 3 anos de idade. Para fazer um modelo para os pequenos, você precisará de um pedaço de organza medindo 1,5 x 2 m.
Todo o processo consiste nas seguintes etapas:
- O tecido é cortado em cinco tiras de 0,4 x 1,5 m.
- Os pedaços de material são costurados juntos e todas as bordas são chuleadas.
- A saia em branco é dobrada ao meio. Um elástico com um nó amarrado em uma das pontas é colocado dentro da dobra.
- A linha é costurada de forma que o elástico fique dentro de um cordão bem apertado; um nó amarrado na ponta evitará que o elástico escorregue para dentro.
- A dobra superior é costurada ao longo de todo o comprimento da saia, o tecido é gradualmente movido em relação ao elástico para que no final haja uma seção livre da base do cinto, suficiente para uma costura conveniente.
- O elástico é conectado e escondido no cordão.
Uma saia é a melhor escolha de roupa para os pequenos. Ele mantém bem o formato e é um modelo fácil de fazer.
Saia tutu com fita de cetim
O modelo de tutu para a idade escolar primária pode ser costurado com acabamento em fita de cetim. O lindo bumbum se moverá com a criança, atraindo a atenção de todos e proporcionando muitas emoções positivas.
Uma saia feita de tecido de uma cor é finalizada com uma fita sólida. Se listras multicoloridas foram usadas na produção, a parte inferior é finalizada com pedaços de fita multicolorida.
Para a primeira opção, é usada uma saia com babados grandes. A fita é costurada na camada externa ou em ambas as camadas. Uma saia mais longa e uma saia um pouco mais curta ficam bonitas. A diferença no comprimento é conseguida através de diferentes larguras das fitas ou através de cortes.
Um tutu sem costura feito de listras multicoloridas é decorado desta maneira:
- de acordo com o número de listras multicoloridas, são preparadas fitas em branco;
Observação: as bordas das fitas são derretidas na chama de uma vela ou cortadas com uma tesoura quente.
- depois de nivelar a parte inferior da saia, os pedaços de fita são costurados com ponto de sobreposição na parte estreita das listras da saia;
- as bordas das fitas são deixadas abertas ou costuradas do avesso e viradas do avesso. Você pode prendê-lo à mão com alguns pontos.
Como resultado desse tratamento, obtêm-se espetaculares ondas ou anéis de fita de cetim na parte inferior. Em dinâmica, tal coisa é ainda mais bonita.
Saia tutu de tule sem costura
É melhor costurar um tutu para uma menina de tule. É fácil de cortar, o principal é calcular tudo corretamente com antecedência. O padrão é um círculo grande, o diâmetro é igual a dois comprimentos de saia mais o diâmetro da linha da cintura.
Para calcular o comprimento da circunferência interna, a circunferência da cintura é multiplicada por 1,5. A circunferência resultante, dividida por 3,14, é igual ao diâmetro do círculo recortado para a cintura.
Você pode encontrar tecido de 3 m de largura à venda, essa largura pode ser usada para ajustar um molde sem costuras. Se o tecido for muito translúcido, você pode adicionar uma camada de forro ao produto. O tecido do forro deve ser da mesma cor ou adicionar um tom adicional ao item translúcido.
O cinto na cintura pode ser elástico, passado por um cordão feito com as camadas externas e o forro. Para enfatizar a cintura fina, um cinto largo duplicado é costurado na parte superior e um zíper é usado.
Saia patchwork em malha
Uma malha grande com tamanho de célula de 2 cm é adequada como base da saia. Os retalhos são cortados de tule fino com 10-15 cm de largura e 50-150 cm de comprimento, dependendo do tamanho do futuro produto.
Observação: chiffon e organza fina são adequados para fazer. Materiais sintéticos são cortados com tesouras quentes. Com esse tipo de preparação, a borda é derretida, o processamento é delicado e a saia fica arejada.
Etapas para fazer uma saia inusitada:
- A base da saia é cortada da malha. Para facilitar o trabalho, a peça é colocada em um manequim.
- Dependendo do tamanho da célula e do efeito desejado, as tiras são enfiadas em todas as células ou em apenas uma.
- A tira é fixada quando o centro da peça coincide com a célula, e um nó é dado.
- O cinto do produto é feito de tecido em tiras.
Uma saia patchwork pode ter diferentes comprimentos: com cauda ou assimétrica. Listras de uma cor ou de uma seleção de tons de uma cor.
Opção de costura complexa com forro
A saia tutu parece uma saia de bailarina de verdade, com babados no forro. Você pode costurar um tutu com suas próprias mãos para sair, tanto para uma menina mais nova quanto para uma menina mais alta.

Os seguintes materiais são usados para fazer o item:
- Base-forro 0,4 m – seda densa. É bom que o tecido seja elástico;
- tule semi-rígido de 3,5-5 m;
- zíper, oculto ou normal.
Um padrão é construído para o forro – a parte superior de uma saia reta. As circunferências do quadril e da cintura são medidas.
O segundo valor da circunferência é subtraído do primeiro e dividido ao meio, a soma S dos dardos é distribuída da seguinte forma:
- 0,5xS – dardo lateral;
- 0,3xS – pinça do painel frontal da saia;
- 0,2xS – pinça do painel traseiro da saia.
Um retângulo com altura igual ao comprimento do forro e lado igual à circunferência do quadril é dividido em duas partes iguais. Pinças são criadas ao longo da linha da cintura. O tecido do forro é cortado de acordo com o molde recebido, chuleado e costurado. Um zíper é feito na costura do lado esquerdo.
O tule é cortado em tiras iguais de 20-30 cm de largura. A parte superior das tiras é franzida aleatoriamente, com um fio ou dobras, e costurada, com a borda superior aberta, em camadas no forro da saia. A parte superior da saia é finalizada com um cinto costurado de dois lados. A cintura é presa por uma fenda e um botão.
Como decorar uma saia tutu com suas próprias mãos
Uma saia tutu faça você mesmo para uma menina em idade escolar primária pode ser decorada de diferentes maneiras:
- O tutu, tricotado com listras, tem uma parte inferior interessante, cada listra é cortada em um ângulo. O fundo é como uma flor, delicado e arejado. A cintura é decorada com um lindo cinto de fita amarrado.
- A saia de tule com cauda fica espetacular, fixada em um riglin com fita de cetim. A parte inferior é rígida e se dobra em lindas dobras. O Rigilin translúcido se funde com a estrutura acetinada do atlas.
- Uma saia com babado pode ser feita com enchimento. Para isso, a dobra do tecido é colocada na parte inferior do produto, e os cortes são colocados no cós elástico. A parte interna da saia é preenchida com flores artificiais, suas pétalas ou bubões.
- Um tutu com uma fita de cetim é espetacular por si só, especialmente quando a parte inferior é composta por anéis costurados de fita de cetim. Para torná-lo mais original, você pode fazer a parte inferior do vestido em comprimentos diferentes - com cauda ou assimétrico.
- A saia de tule sem costura é delicada e romântica. Toda a sua beleza está na ausência de elementos desnecessários e na bainha reta. Tecido lindo e fluido, cor delicada em pó só se beneficiará da outra cor harmoniosa e translúcida da anágua. Você pode amarrar um cinto bem drapeado em volta da cintura para não precisar fazer as dobras do cinto novamente a cada vez; você pode prendê-los com um ponto nas laterais ou costurá-los discretamente à mão.
- Uma saia de patchwork sobre uma malha é uma boa base para diferentes designs. Ao combinar listras de cores diferentes, você pode obter o efeito de chamas ou de folhagens verdes farfalhantes. Esta é uma escolha ideal para uma apresentação de dança, assim como todos os modelos de tutu.
- O tutu é uma boa estilização para o visual de bailarina. Feito em branco neve ou rosa claro, complementado com sapatilhas de balé, este é um item autossuficiente para o guarda-roupa de uma jovem fashionista em desenvolvimento.
Um tutu com babados de cores diferentes terá uma aparência diferente - um pequeno arco-íris brilhando de alegria e espontaneidade infantil:
- Qualquer tutu elegante pode ser decorado com flores artificiais costuradas. Os elementos de acabamento podem ser adquiridos ou feitos à mão.
- Se você tem experiência em pintura de tecido, pode pintar tecidos translúcidos com tintas para tecidos. Lindas transições de tons compensam a simplicidade do corte e acrescentam originalidade à criação fashion.
Meninas de todas as idades adoram se vestir bem, e uma saia tutu feita em casa é perfeita para isso. Lindo modelo com muitas opções. Um tecido fácil de processar que é vendido tingido em todas as cores e tons da natureza.
Tudo isso faz da saia tutu uma peça indispensável no guarda-roupa de uma jovem fashionista. Pode se tornar uma criação conjunta de mãe e filha. Emoções agradáveis no processo de escolha do modelo, preparação e produção são garantidas.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer uma saia tutu você mesma
Saia tutu faça você mesmo para meninas: