O tema dos contos populares é muito popular nos desenhos infantis. Jovens autores se esforçam para retratar suas impressões sobre contos de fadas, desenhar personagens, eventos e fenômenos mágicos. Um conto de fadas que você pode oferecer às crianças para criarem obras de arte interessantes é “A Flor Escarlate”.
Regras gerais para desenhar uma flor mágica
"A Flor Escarlate" (um desenho baseado em um conto popular russo que reproduz as principais reviravoltas da trama) é uma flor que não é como as plantas comuns. A imagem mágica absorveu as características de outras flores incomuns: rosas, adônis, lírios e tulipas.
Para dar vida a uma planta maravilhosa em um pedaço de papel, a criança é solicitada a usar um pouco de imaginação, lembre-se do enredo do conto de fadas e conte sobre a planta mágica:
- como se relaciona com os personagens da história;
- que milagres aconteceram depois que o comerciante colheu a flor;
- como seriam as brilhantes pétalas escarlates.
A história cativará jovens autores e os ajudará a buscar inspiração.

Para um resultado de desenho bem-sucedido, siga as regras gerais para representar uma flor de conto de fadas:
- No papel, comece a construir o caule e o centro da planta - esses elementos serão o centro de simetria das pétalas e folhas.
- Depois, desenhe as pétalas grandes localizadas no primeiro e no segundo plano.
- Eles passam a delinear as folhas alongadas que se originam na base do caule.
- Eles selecionam tintas, lápis e marcadores para colorir a imagem.
- Se você planeja fazer um desenho baseado nos eventos de um conto de fadas, primeiro você deve decidir onde os personagens da história e os detalhes ao redor serão localizados na composição.
Desenho simples a lápis
A flor escarlate (um desenho sobre o tema de um conto de fadas pode ser um “retrato” de uma planta maravilhosa) começa a ser retratada com um simples esboço a lápis. Gradualmente, começando pelo centro da flor, contorne uma grande massa de pétalas floridas. O caule é necessariamente complementado por 6 folhas oblongas.
A magia da imagem é enfatizada pela simetria dos detalhes em relação ao centro. Comparações com vários tipos de pintura popular (durante a aula, você pode ver exemplos de elementos florais de Gorodets e Khokhloma) ajudarão a adicionar uma qualidade de conto de fadas e singularidade aos contornos da flor.
Quais ferramentas você precisará?
Antes da aula, os jovens autores precisam selecionar os seguintes itens:
- lápis simples duro-macio;
- apagador;
- uma folha de papel, de textura densa.
Como desenhar
O trabalho é realizado sequencialmente, colocando o papel verticalmente sobre a superfície da mesa.

Estágio | Descrição |
1 | No eixo central vertical, são colocados 3 círculos iguais em linhas finas, um abaixo do outro. A haste é desenhada com dois traços ligeiramente curvos, seu comprimento corresponde à altura dos dois círculos inferiores. Na parte inferior do círculo superior, contorne o centro em forma de lágrima da flor. Ela é conectada ao caule por um trevo com pedúnculo. |
2 | O elemento central é acentuado com outro detalhe em forma de lágrima. Linhas de pétalas curvas começam na parte inferior, nas laterais. No topo, no meio, no fundo, adicione a 3ª pétala, sem ultrapassar a borda do círculo auxiliar superior. |
3 | Em cada lado da pétala central, outra folha é representada simetricamente. Do ponto de intersecção do círculo auxiliar e do pedúnculo, originam-se 2 linhas em forma de S de pétalas laterais simétricas. Seu contorno é completado com linhas convexas. |
4 | Do centro do caule até os pontos extremos do contorno das pétalas laterais, são desenhados 2 traços auxiliares - os eixos das 2 primeiras folhas. Os elementos são desenhados de forma oblonga, lembrando folhas de lírio-do-vale. |
5 | As 2 primeiras folhas são duplicadas por mais 2, localizadas simetricamente nas laterais do caule. Do ponto mais baixo da imagem, desenhe linhas onduladas da 5ª e 6ª folhas curvas. |
Como completar um desenho
Na fase final da obra, a maravilhosa planta ganha um “brilho” com detalhes em forma de lágrima perto do meio do caule - na pintura popular são chamados de “ogivki”. A massa de folhas é complementada por dois pequenos detalhes arredondados, que lembram uma folha de bétula em um caule longo.
No topo do elemento central em forma de lágrima, estão representados 3 estames com topos em forma de círculo. Eixos e linhas adicionais são cuidadosamente apagados com uma borracha. O desenho do contorno da flor escarlate está pronto.
Com lápis de cor
O desenho sobre o tema de uma flor mágica pode ser colorido com lápis de cor brilhante ou giz de cera. "Alenkiy" significa escarlate, vermelho. Junto com o jovem artista, eles selecionam tons quentes semelhantes.
Cores mais escuras são adequadas para adicionar volume aos detalhes. Lápis amarelo claro e limão são usados para representar o brilho da planta dos contos de fadas.
Quais ferramentas você precisará?
O seguinte será útil no seu trabalho:
- folha de álbum não muito fina;
- lápis simples duro-macio;
- apagador;
- lápis de cor com minas brilhantes e macias.
Conjuntos de lápis aquarela são muito adequados para colorir. Eles podem ser usados para desenhar sem usar água; o toque suave dos instrumentos deixa traços brilhantes e densos. Mas ao usar esses conjuntos, escolha papel para aquarela e papelão fosco.

Conjuntos prontos de 24 ou 18 lápis de cor comuns ou giz de cera geralmente contêm vários tons de vermelho e verde, o que também ajudará na hora de colorir o desenho.
De um pequeno conjunto de 12 lápis, você precisará das cores básicas:
- laranja;
- vermelho;
- carmesim;
- verdejante;
- esmeralda.
A combinação de cores próximas em um detalhe, de acordo com o princípio “do claro ao escuro”, criará iridescência e volume no padrão. O trabalho final ficará mais pitoresco.
Como desenhar
A ilustração mostra um exemplo de uma flor escarlate colorida do conto de fadas. À direita está uma versão de uma flor mais simples de 10 pétalas; aqui é importante ter muitos detalhes decorativos adicionais na composição (cachos, ervas, pequenos brotos).
O autor pode, se desejar, adicionar mais detalhes ao esboço inicial a lápis. Em uma folha de papel, determine a localização do elemento principal - uma planta com flores maravilhosas - e então execute todo o trabalho passo a passo.
Estágio | Descrição |
1 | Usando um lápis simples, desenhe 3 círculos verticais auxiliares. Eles constroem o caule, os elementos centrais e 9 pétalas grandes. |
2 | Desenhe 6 folhas simétricas emergindo de um ponto na base do caule. Adicione 2 folhas pequenas nas laterais. |
3 | Use uma borracha para apagar cuidadosamente as linhas extras para que elas não interfiram na coloração. |
4 | As áreas ovais no meio de cada pétala são pintadas de laranja ou coral. |
5 | Usando um lápis vermelho, sombreie densamente a área ao redor do centro de cada pétala. |
6 | Os lados das pétalas voltados para fora e para baixo são pintados de carmim ou vermelho escuro. |
7 | O contorno do pedúnculo, do trevo e do caule é preenchido com uma cor verde brilhante. |
8 | Duas folhas pequenas em caules alongados são pintadas de verde claro na parte superior, depois pinceladas amarelas são aplicadas firmemente na parte superior. A parte inferior dessas folhas, assim como os caules, são feitos de esmeralda. |
9 | As duas folhas oblongas mais próximas do caule são sombreadas com cor verde claro, pressionando levemente a ponta do lápis. Os elementos são sombreados com traços verde-escuros. |
10 | As próximas duas folhas simétricas são feitas de verde esmeralda, aplicando sombreamento longitudinal uniformemente. As folhas são pintadas na parte superior com lápis azul. |
11 | As 2 folhas inferiores restantes são divididas no sentido do comprimento. As metades inferiores são preenchidas com verde escuro, as metades superiores com azul. |
12 | O centro da flor é pintado de amarelo brilhante. Usando um lápis framboesa, desenhe o elemento central em forma de lágrima e os estames. Além disso, a ênfase é colocada nos contornos inferiores das pétalas. |
13 | Todas as folhas são contornadas com um tom verde escuro ou esmeralda, o caule, o pedúnculo e os “flashes” nas laterais do caule são sombreados. |
Como completar um desenho
Use o lado largo do giz de limão para criar um “brilho” ao redor das pétalas. Mais próximo das bordas da folha, são adicionados sombreamentos amarelo e laranja brilhantes. Eles pintam de tal forma que o observador sente como se a maravilhosa flor escarlate estivesse “irradiando” luz, como o sol.
Tons de laranja escuro são usados para adicionar os contornos do solo da floresta — a área na parte inferior da folha de papel. Um contorno adicional, não muito fino, na parte inferior das folhas da planta dará um toque pitoresco ao trabalho. As cores azul e esmeralda são usadas para isso.
Desenhando pelo formato da palma
A Flor Escarlate (um desenho com tema de conto de fadas pode ser oferecido em uma aula com crianças em idade pré-escolar) pode ser facilmente representada usando uma impressão de palma. Usando a ponta do contorno de 5 dedos, as crianças podem facilmente contornar as pétalas floridas no caule com as folhas abaixo.
Esta é uma versão simplificada da imagem clássica de uma planta mágica.
Quais ferramentas você precisará?
Os seguintes materiais são colocados sobre a mesa:
- uma folha de papel de álbum;
- apagador;
- bússola;
- um lápis simples apontado;
- ferramentas de colorir da escolha da criança.
Como desenhar
A simplicidade da construção da flor sugere facilidade de coloração. Crianças de 3 a 5 anos podem ser solicitadas a colorir o desenho com cores vermelho e verde brilhantes. Para isso, cada artista escolhe as ferramentas com as quais irá trabalhar: tintas, giz de cera, marcadores, lápis.

Para criar uma imagem colorida maravilhosa, primeiro faça construções geométricas simples em uma folha de papel colocada verticalmente. Eles ajudarão na representação inconfundível da flor escarlate.
É melhor desenhar círculos com um compasso usando um adulto ou escolher qualquer objeto redondo de diâmetro adequado para traçar. A tabela descreve cada etapa do trabalho em detalhes.
Estágio | Descrição |
1 | A criança pressiona a palma da mão direita na metade superior da folha e cuidadosamente traça o contorno da mão com um lápis simples. A impressão resultante é colocada dentro de um círculo. |
2 | Abaixo do 1º, desenhe um 2º círculo igual a ele, de modo que seus lados se toquem. |
3 | Perto do ponto onde os círculos se tocam (na borda do círculo superior), desenhe um trevo com um pedúnculo no topo. Um centro de flor em forma de lágrima com topo pontudo é desenhado em cima deste elemento. |
4 | Ao longo do círculo inferior, desenhe uma haste em forma de S que se conecte ao trevo. |
5 | Os pontos marcam a parte superior das impressões do polegar, do dedo médio e do dedo mínimo. |
6 | Continuando as linhas inferiores do trevo, desenhe 3 pétalas pontiagudas e oblongas. |
7 | Desenhe duas linhas onduladas até as pontas dos dedos indicador e anelar, conectando-as com ângulos agudos. |
8 | A partir dos pontos entre as peças do trevo, linhas em forma de S são desenhadas para os lados direito e esquerdo. Tendo formado cantos agudos, trace 2 linhas convexas até as primeiras pétalas desenhadas. |
9 | Do ponto na parte inferior do caule, desenhe 2 linhas retas até pontos em cada lado do círculo superior. Estes são os eixos das duas primeiras folhas. |
11 | Do mesmo ponto na base do caule, desenhe 2 folhas de cada lado, e todas as pontas das folhas devem estar no contorno do círculo inferior. |
12 | Em cada lado do caule, outra folha curva é adicionada com as pontas apontando para baixo. |
13 | Use uma borracha para remover todos os círculos e linhas retas desnecessários. |
14 | No centro da flor, estão desenhados 5 estames com pontas arredondadas, e acima das folhas estão delineadas 2 “flores” quase simétricas. |
15 | Todas as pétalas são pintadas de escarlate. |
16 | Todas as folhas têm um tom verde brilhante. |
17 | A haste, os "flashes" e o trevo são feitos de esmeralda. |
18 | O centro da planta (exceto por um pequeno detalhe central) é pintado em um tom carmesim. |
19 | Todas as pétalas e estames são cuidadosamente delineados com um contorno de framboesa. |
20 | O detalhe central em forma de lágrima e os círculos dentro dos estames são pintados em amarelo-limão. |
21 | As folhas são contornadas com um tom esmeralda escuro. |
22 | Das pétalas até as bordas do papel, desenhe um “brilho” com traços longos amarelo-limão e laranja. |
Como completar um desenho
Se o desenho foi feito com lápis ou canetas hidrográficas, você pode usar marcadores coloridos finos para realçar o contorno dos detalhes, escolhendo o contorno nos tons adequados. O trabalho pintado com aquarela pode ser finalizado com destaques pontilhados brancos nos estames, ou “clareamentos”.
Desenho baseado no enredo do conto de fadas
A Flor Escarlate (um desenho sobre o tema dos principais acontecimentos do conto de fadas) pode estar presente em obras que retratam os heróis da história - o comerciante, sua filha e o monstro da floresta. Lembrando o enredo de uma história maravilhosa, capturando-a no papel, o jovem artista revive suas emoções, incorporando-as em desenhos.
A ação do conto de fadas acontece na torre de um comerciante, em uma densa floresta selvagem, na morada de um monstro encantado. Jovens artistas são convidados a fazer desenhos que representem os pontos principais da trama.
Os pontos principais são:
- Um comerciante que se viu em uma floresta mágica durante sua jornada.
- Um comerciante que retornou de uma viagem e presenteou sua filha mais nova com uma flor escarlate.
- A filha do comerciante, Nastenka, com uma flor escarlate tão esperada nas mãos, foi voluntariamente até o desconhecido dono da floresta.
- O monstro da floresta é o mestre encantado da floresta e da flor maravilhosa.
- O final do conto de fadas é Nastenka e o bom sujeito, que inicialmente foi transformado em um monstro da floresta por feitiços malignos.
Quais ferramentas você precisará?
Como é sugerido colorir o trabalho com qualquer ferramenta, Cada jovem autor seleciona os acessórios necessários para si:
- folhas grossas de papel de formato A4 ou A3;
- apagador;
- lápis macios simples;
- apontador;
- tintas, pincéis;
- lápis de cor, giz de cera;
- canetas hidrográficas, marcadores, canetas de gel coloridas.
Como desenhar
O desenho é colocado em uma folha de papel desdobrada horizontalmente. A peculiaridade da composição é o palácio mágico que se abre para o comerciante na orla de uma densa floresta. Em primeiro plano, você pode representar uma parte de um jardim maravilhoso onde cresce uma flor escarlate.
Estágio | Descrição |
1 | Elas delineiam uma grande oval sobre quase toda a área da folha. |
2 | À esquerda, desenhe um tronco de árvore verticalmente com uma densa coroa de folhagem que continua ao longo de toda a borda superior do oval auxiliar. |
3 | À direita, 1-2 pavões com penas de cauda exuberantes estão delineados. |
4 | No centro do oval, desenhe 2 retângulos (o inferior é mais largo que o superior). Sobre este último estão localizados os contornos verticais pontiagudos das câmaras do palácio. No retângulo inferior, duas linhas suaves contornam os degraus da escada. |
5 | Uma imagem de uma flor escarlate é colocada na borda inferior do oval auxiliar. |
6 | A figura de um comerciante com uma longa capa está colocada à esquerda, mais próxima do centro. |
7 | Apague as linhas do oval auxiliar. |
8 | O palácio é pintado com guache amarelo e laranja. Em tom bege-rosado - o rosto e a palma da mão do comerciante, a entrada do palácio. |
9 | O contorno do manto e as pétalas da flor são preenchidos com a cor escarlate. |
10 | Tons de verde são usados para pintar folhas e grama. |
11 | Tons de marrom - o tronco e os galhos da árvore, a barba do comerciante, as sombras das escadas. |
12 | Eles pintam figuras de pavões e sombras de objetos. |
A composição estática consiste em duas figuras: um comerciante e sua filha. A complexidade do desenho está na construção da perspectiva linear da sala, por isso o enredo será interessante para crianças de 9 a 11 anos. Para colorir são utilizados lápis ou aquarelas.
Estágio | Descrição |
1 | Uma linha do horizonte é desenhada no quarto superior da folha. No centro da linha, coloque um ponto onde os eixos da perspectiva linear convergirão. |
2 | À esquerda, desenhe um retângulo (forno). Usando uma régua, desenhe linhas de todos os cantos do objeto até o ponto de fuga central. |
3 | O ponto visível mais à direita na parede inferior também está conectado ao centro da perspectiva. Dando um passo para a esquerda a partir do ponto de fuga, desenhe uma linha vertical - o canto da sala. |
4 | No centro da folha há duas figuras voltadas uma para a outra. O comerciante é retratado segurando uma flor escarlate nas mãos. |
5 | A sala superior está repleta de objetos: os contornos do baú, das prateleiras, do banco e da iconóstase estão delineados. |
6 | O desenho é pintado começando com tons claros (rostos e mãos de pessoas, paredes), passando para cores mais saturadas (objetos ao redor, chão). |
7 | Os tons selecionados são usados para tingir roupas. |
8 | Sombreie as sombras dos detalhes da imagem. Eles acentuam os contornos dos elementos do primeiro plano: rostos, figuras, flores. |
O tema do desenho é um retrato do personagem principal do conto de fadas com uma flor em um jardim mágico encantado. Ao redor você pode desenhar plantas maravilhosas, pavões ou um litoral alto com um palácio. O jovem artista precisará ter habilidade para representar a figura humana. Pinte o desenho usando lápis brilhantes, giz de cera ou marcadores.
Estágio | Descrição |
1 | Em uma folha de papel colocada verticalmente, ligeiramente à esquerda do centro, coloque uma pequena oval da cabeça. Abaixo, desenhe o pescoço e depois o contorno do vestido com linhas divergentes. |
2 | Os braços são desenhados dobrados nos cotovelos, e uma flor é retratada nas palmas. |
3 | Depois de dividir o oval da cabeça em 3 partes, desenhe as características faciais, o cabelo e a trança. |
4 | Eles acrescentam detalhes da composição ao redor - árvores, pavões ou o mar, a costa, edifícios. |
5 | A obra é pintada partindo das áreas claras da imagem (mãos, rosto, roupas) e passando para a paisagem. |
A imagem retrata a ação que antecede o desfecho da história - o mestre moribundo da terra encantada, abandonado por Nastenka. No centro da composição há uma flor escarlate murchando. A figura de um monstro da floresta pode ser facilmente desenhada usando semicírculos auxiliares. Eles pintam a obra com qualquer tinta.
Estágio | Descrição |
1 | Uma folha de papel é dividida ao meio. No centro da metade inferior, desenhe um semicírculo grande. Na parte inferior direita há uma oval (cabeça). As patas são colocadas em direção ao centro, em uma delas há uma flor escarlate. |
2 | Desenhe olhos semicerrados, um nariz e linhas longitudinais em zigue-zague — o pelo do monstro. |
3 | Ao fundo há plantas e o contorno do palácio. |
4 | A composição é pintada em tons escuros, contra os quais as pétalas das flores são destacadas com tinta escarlate brilhante. |
5 | A figura do monstro e as câmaras encantadas são pintadas em tons de cinza escuro. Para folhagens e grama, escolha tinta verde escura. O clima trágico do desenho é realçado pelo céu azul-acinzentado. |
5 | Eles finalizam o trabalho delineando a flor e os detalhes da cabeça e do corpo do monstro. |
A composição é dedicada ao final do conto de fadas - o encontro dos heróis felizes da história. Duas figuras são representadas no centro, em uma ponte ou uma clareira. Você pode desenhar uma flor escarlate nas mãos de Nastenka. Todos os elementos do desenho são pintados com cores brilhantes e brilhantes, enfatizando o final feliz da história.
Estágio | Descrição |
1 | Uma folha colocada verticalmente sobre uma mesa é dividida ao meio no sentido do comprimento. Em ambos os lados do eixo, desenhe 2 figuras. Nastenka é retratada como um pouco mais baixa que o bom sujeito. |
2 | O sarafan é delineado na forma de um triângulo alongado, e um kokoshnik com um longo véu é desenhado na cabeça da menina. A vestimenta do jovem é complementada por uma longa capa e um cinto. |
3 | Elementos adicionais são desenhados: as câmaras mágicas do palácio, árvores, montanhas, céu. |
4 | Os rostos e as mãos dos personagens são pintados em tons claros. Cores brilhantes - roupas, chapéus. |
5 | Preencha os detalhes restantes do desenho com tons multicoloridos. |
6 | Um fino contorno preto acentua as características e figuras faciais. O trabalho é completado desenhando sombras. |
Um desenho baseado no conto de fadas “A Flor Escarlate” pode ser oferecido em uma aula de desenho para crianças em idade pré-escolar e de 8 a 11 anos. Trabalhos simples sobre o tema de uma grande imagem de uma planta mágica podem ser criados por autores muito jovens.
Composições retratando os heróis da história serão interessantes para todas as faixas etárias de jovens artistas.
Vídeo sobre desenho
Desenho de flor escarlate: