Fazer flores de papel se tornou um hobby para muitas costureiras desde os anos 50. Esses artesanatos são usados para decorar o interior das casas, enfeitar mesas em casamentos e realizar sessões de fotos com eles. Para fazer essas flores você mesmo, não precisa de nenhuma habilidade especial, mas precisa de um molde. Usar um molde pré-cortado tornará o processo de fazer flores muito mais fácil e rápido.
Usando moldes para cortar flores
Um molde é um molde feito de material rígido. Para fazer flores de papel, os moldes são feitos grossos para que seja conveniente traçá-los com um lápis em uma folha de papel limpa.
Os moldes são essenciais ao criar artesanatos em papel. Eles ajudam a economizar tempo na hora de fazer uma flor. Você não precisará desenhar cada detalhe do zero, medindo com uma régua. Basta fazer isso uma vez, recortar o elemento e depois usá-lo como molde, simplesmente traçando-o no papel.

Além de economizar tempo, o modelo tem outra função: tornar a decoração do papel simétrica, uniforme e bonita. É impossível repetir o mesmo contorno de qualquer elemento desenhando-o à mão, mas graças ao modelo, todos os detalhes serão idênticos entre si.
Como fazer um molde com suas próprias mãos
É muito fácil criar flores de papel usando um molde. Para fazer um blank do qual vários elementos serão cortados, é necessário medir todos os lados da peça e desenhar seu contorno em um material adequado. Se você precisar de um molde de uma pétala, você deve medir sua altura e largura. Um retângulo com os mesmos lados é desenhado no papelão.
A largura da figura é então dividida ao meio e marcada com uma linha. Esta será a marca central, que garantirá um padrão uniforme. Dentro do retângulo, desenhe a própria pétala à mão. As bordas do desenho devem tocar as bordas do retângulo nos lugares certos. Depois que a pétala é desenhada, ela é cuidadosamente recortada e o molde é usado para trabalhos posteriores.

Quando um molde redondo é necessário, sua produção leva o mínimo de tempo. O compasso é aplicado à régua e disposto de acordo com o tamanho do diâmetro da peça desejada. Então, basta desenhar um círculo. Se você não tiver uma bússola à mão, pode usar um copo, um copo de shot, um pires ou qualquer outro objeto redondo que você possa traçar. O principal é que essa coisa caiba no tamanho.
Padrões complexos que não podem ser copiados manualmente podem ser impressos em uma impressora. Depois, você precisa recortar cuidadosamente o contorno do papel e traçá-lo em um material mais grosso. Os modelos de papel não são práticos de usar. Quando contornadas, as bordas do papel se dobram, enrugam e o contorno fica torto.

Se você não tem uma impressora em casa, pode tentar outro truque: trace o molde usando a tela do computador ou até mesmo um smartphone. Quando crianças, muitas pessoas se familiarizaram com esse truque de transferir um desenho através de uma janela. É exatamente o mesmo princípio aqui. O principal é contornar com cuidado, sem pressionar com um lápis.
Você precisa abrir a imagem do canil no seu computador e redimensioná-la para o tamanho ideal. É melhor fechar as cortinas do quarto e apagar a luz; as linhas ficarão mais claramente visíveis. Uma folha limpa de papel comum de escritório é colocada contra a tela e todos os contornos são cuidadosamente traçados com um lápis. Em seguida, o molde é recortado e cuidadosamente transferido para um material rígido e recortado novamente.
Materiais para criar um modelo
O molde da flor para cortar em papel deve ser denso. O papelão é adequado para produção. É duro e não tão flexível quanto o papel.
Você pode traçar os espaços em branco do papelão um grande número de vezes até que as bordas do molde fiquem deformadas. Para evitar deformações, um plástico fino é adequado como material de molde. É possível cortar pedaços de plástico de garrafas, tampas de baldes de tinta, pastas de documentos desnecessárias e coisas do tipo.
Além de cortar peças de materiais densos, vários objetos são adequados. Os modelos redondos não precisam de preparação especial. Se você tiver em casa um recipiente com o diâmetro correto, por exemplo, uma caneca, você pode traçar o fundo dele diretamente no papel destinado à confecção dos elementos.
Ferramentas e meios auxiliares para fabricação
Além do material principal e do lápis, você pode precisar de outras ferramentas para criar o modelo:
- Faca de papelaria.
- Canetas hidrográficas.
- Governante.
- Apagador.

É necessário um estilete para cortar as peças com furos no meio. Você pode usar canetas hidrográficas para marcar as linhas com mais clareza e facilitar o corte. Caso haja uma linha de dobra na peça de trabalho, você pode escolher uma cor diferente e marcá-la com uma linha pontilhada.
Uma régua é necessária para uma marcação precisa, e uma borracha é usada para corrigir linhas incorretas. Desenhe o molde delicadamente com um lápis e somente quando ele tiver o formato correto você poderá contorná-lo com uma caneta hidrográfica.
A tabela abaixo mostra exemplos de tipos de papel e para quais técnicas de fabricação de flores de papel eles são adequados:
Papel | Técnica |
Escritório | Origami e artesanato infantil |
Ondulado | Buquês para decoração |
O papel fotográfico é fino | Para flores gigantes |
Jornais | Para botões decorativos fora do padrão |
Colorido | Quilling e origami |
Papel para scrapbooking | Flores gigantes |
Muitos artesãos conseguem fazer flores com qualquer tipo de papel, o principal é mostrar engenhosidade e imaginação.
Etapas de criação de modelos e estênceis
Não é difícil fazer um molde de flor para recortar em papel com suas próprias mãos, você só precisa seguir a ordem das ações.
Encontrando designs para modelos
Esboços podem ser encontrados na Internet. Em master classes publicadas em sites de artesanato, os autores deixam os contornos dos espaços em branco para impressão. Você pode usar uma impressora ou transferir a imagem através de um monitor.
O último método também é adequado para transferir um esboço de publicações impressas. Se você não puder destacar uma página com um contorno ou recortar um molde diretamente de uma revista, você pode transferir o desenho durante o dia através de uma janela.

Um modelo que você mesmo cria é bem fácil de desenhar no papel. O principal é fazer todas as linhas retas. Para obter lados simétricos do desenho no papelão, você pode dobrar a folha ao meio e desenhar apenas a primeira metade.
Por exemplo, uma pétala precisa de um detalhe em forma de coração. O retângulo é dobrado ao meio, uma metade da figura é desenhada e recortada ao longo do contorno, sem tocar na linha de dobra. Depois, o papelão é desdobrado e você obtém uma figura par com lados iguais.
Marcação
O próximo passo é a marcação adequada. Para deixar o estêncil uniforme, você precisa fazer um esboço usando uma régua. Essas linhas ajudarão você a desenhar o contorno de forma organizada e clara. Por exemplo, você pode pegar um molde de uma folha em um caule. Seu formato deve ser alongado e as bordas arredondadas. Na base a folha deve ser mais estreita do que na ponta.

Para começar, você precisa desenhar um retângulo, cuja altura deve ser igual ao comprimento da folha, e a largura correspondente. A largura precisa ser dividida ao meio e marcas feitas na parte superior e inferior do formato. As marcas são conectadas por uma linha fina, cujo centro é indicado.
Agora você precisa recuar alguns milímetros das laterais para o meio, reduzindo assim a largura do retângulo na parte inferior. Esta será a base da folha. Uma linha suave é desenhada para cima a partir da borda da base, conectando-se gradualmente com a borda da figura e movendo-se novamente em direção ao centro.
No topo, a linha deve tocar a linha que marca o meio. A segunda metade da folha é desenhada da mesma maneira. O espaço em branco pode ser recortado.
Filé mignon
O molde da flor para corte em papel deve ser liso, sem angularidades ou rebarbas. Para fazer isso, você precisa escolher a ferramenta de corte correta.
Tesouras são adequadas para cortar papelão fino, como os vendidos em kits de artesanato infantil. Tesouras não são adequadas para cortar papelão ondulado de caixas. Aqui é necessário um estilete afiado.
Antes de cortar papelão grosso, é necessário proteger a superfície da mesa contra cortes. A faca é cuidadosamente desenhada ao longo das linhas marcadas. Todos os movimentos de corte devem ser realizados longe de você.
Garrafas plásticas finas podem ser facilmente cortadas com tesouras de papel comuns. Para plástico com 5 mm de espessura ou mais, você precisará de uma serra tico-tico. Após o corte da peça, é necessário lixar as bordas.
Exemplos de aplicação de modelo
Os blanks são usados para garantir a precisão e a exatidão de todas as peças. Abaixo estão alguns tutoriais detalhados sobre como usar modelos para criar flores de papel.
Fazendo figuras de origami
Para fazer flores de papel usando a técnica de origami, você precisará do modelo mais simples: um quadrado. É preciso criar várias flores e reuni-las em um buquê sem usar uma régua a cada vez, formando um novo broto.
Instruções passo a passo:
- Em um papelão grosso você precisa desenhar um quadrado com 15 cm de lado. Recorte o espaço em branco e trace-o em papel colorido do tom desejado e recorte.
- Uma folha colorida de 15 x 15 cm é dobrada ao meio horizontalmente.
- O retângulo resultante é dobrado ao meio novamente, da direita para a esquerda.
- O quadrado superior precisa ser aberto como um bolso. Como resultado, ele deve se transformar em um triângulo.
- O papel é virado para o outro lado. O quadrado que fica na parte da frente precisa ser virado da mesma forma que o primeiro para formar um triângulo.
- O resultado é um blank em formato triangular. Os cantos da camada superior precisam ser dobrados, conectando as pontas na parte superior, no centro. A linha de dobra deve servir como guia.
- Você obterá 2 pequenos triângulos que precisam ser dobrados ao meio e desdobrados novamente. Isso é necessário para marcar a linha de dobra.
- Depois, elas precisam ser desdobradas e transformadas em quadrados. Desdobrá-los é fácil, você só precisa endireitar as camadas, como bolsos, e dobrá-los ao meio.
- Os cantos livres na parte superior de cada quadrado precisam ser dobrados para baixo.
- O papel é cuidadosamente virado para o outro lado. Em seguida, você precisa repetir os últimos 3 pontos. Faça pequenos triângulos, dobre cada um ao meio, desdobre e forme quadrados.
- O canto superior resultante precisa ser dobrado para baixo.
- O papel em branco é aberto com cuidado. Deve ganhar volume.
- Os 2 cantos que estão no centro precisam ser virados em direção às bordas, deixando o plano uniforme.
- O papel é cuidadosamente virado e o canto superior é dobrado para trás, de modo que fique perpendicular ao quadrado.
- O quadrado inferior direito tem uma parte superior que se dobra ao meio na diagonal para baixo.
- A base de papel é girada 180 graus e os passos do ponto anterior são repetidos.
- Agora você precisa pegar a peça de trabalho e mover cuidadosamente as paredes do centro no sentido horário com os dedos. O resultado deve ser um formato semelhante a um botão de rosa.
- Agora, usando uma agulha ou um palito, você precisa organizar cuidadosamente as pétalas restantes em uma ordem aleatória. Você obterá um botão de rosa que pode ser colado em um caule de arame. Você pode colocar uma conta de cor perolada no centro da flor e fixá-la com cola.
O fio de chenille verde fica bem como caule de flor. Sua fofura lembra espinhos. Este caule é conectado a um broto de papel usando cola quente. Embora essas flores não necessitem necessariamente de um caule. Os brotos ficam bem pesados e fortes, então a melhor opção de design seria uma cesta.
Você pode escolher espuma de poliestireno pintada de verde como base. Botões de rosa são presos a ele com cola ou hastes de flores de arame são presas. Você pode amarrar um mini-cartão com uma fita na alça da cesta.
Neste caso (quando haverá várias cores), um modelo economiza tempo. Não há necessidade de medir 15 cm de cada vez no papel. Basta traçar o quadrado finalizado no papelão.
Fazendo um presente em forma de flores de papel para aniversário, 8 de março e outros feriados
Você pode agradar uma mulher querida e próxima em um dia especial com um presente feito por suas próprias mãos. Um buquê de flores de papel é uma boa opção. Principalmente se houver pequenos doces de chocolate escondidos no meio da flor.
O que você precisa para criar um presente original:
- papelão grosso;
- papel ondulado em cores pastéis suaves;
- folha colorida para combinar com o papel;
- cola quente;
- tesoura;
- doces redondos ou em formato de cone;
- arame e papelão ondulado verde, ou arame floral especial;
- fios;
- lindo papel de embrulho para buquês.
Instruções passo a passo para criar um buquê “doce”:
- Um molde de flor para cortar em papel pode ter um formato bem simples. Em um papelão grosso você precisa desenhar um círculo, cujo diâmetro aproximado será de 10 cm. As bordas do círculo precisam ser contornadas com semicírculos, eles representarão pétalas. A base em branco está pronta. Você precisa de 5 desses modelos. Cada um deles deve ter 1 cm menor de diâmetro que o anterior.
- Os espaços em branco são recortados e traçados no papel. Todos os 5 modelos são componentes de um único broto, então a cor deve ser a mesma.
- Círculos com pétalas são colocados uns sobre os outros, do maior para o menor, e presos com fios. Ao juntar camadas, você precisa sobrepô-las. O espaço entre as pétalas do primeiro círculo deve ser coberto pelo próximo círculo.
- Os doces são embrulhados em papel alumínio colorido e presos ao centro da flor com um fio. Você precisa furar as camadas de papel e enrolar o doce com linha. Serão suficientes 4 a 5 pontos que cobrirão o produto de confeitaria por todos os lados, transversalmente.
Não é recomendado fixar doces usando cola quente. Primeiro, ele derreterá o chocolate e estragará a aparência dos doces. Em segundo lugar, há risco de danos à embalagem e penetração de cola no produto.
- O caule é preso à flor usando cola quente. A junção feia entre eles pode ser coberta com fita floral.
- Se você escolher arame comum como haste, será preciso decorá-lo. Para isso você precisará de papel ondulado verde. Uma tira fina e longa de cerca de 5 mm de largura é cortada. A tira deve ser cuidadosamente enrolada no fio, sobrepondo a camada anterior, e revestida com cola PVA.
- Depois de coletar o buquê, você precisa embalá-lo lindamente. Para fazer isso, corte um quadrado do papel de embrulho onde caibam as flores. Eles são colocados no meio do quadrado na diagonal. Os cantos da embalagem são presos com fita adesiva, e as hastes no meio são amarradas com fita adesiva. O presente original está pronto.
Para embelezar, você pode colocar um pequeno cartão com desejos e uma assinatura entre os botões. O molde, nesse caso, economiza muito tempo na hora de fazer um presente, e os detalhes ficam uniformes e idênticos. Os brotos saem simétricos e lindos.
Fazendo grandes flores volumétricas para decorar uma sala ou corredor
Flores gigantes podem decorar um salão ou qualquer outro cômodo, e também se tornar decoração para uma sessão de fotos. Para fazê-los, você precisará de papel colorido. É desejável que não seja muito fino, porque as pétalas não manterão seu formato.
Papel de escritório colorido ou papel branco no qual você possa desenhar veias coloridas à mão servirão. Quanto maior a flor, mais grosso deve ser o papel. Para criar uma decoração inusitada, você pode imprimir bilhetes ou um jornal em inglês. Essas flores terão um visual incomum e decorarão o salão festivo.
Materiais necessários para o trabalho:
- papel;
- tesoura;
- papelão grosso;
- lápis;
- cola quente.
Em um papelão grosso você precisa marcar os contornos dos moldes das pétalas. Você precisará de tamanhos diferentes. Cerca de 5 grandes, 4 médios e 2-3 pequenos. Os espaços em branco são recortados e traçados em papel colorido.
Pétalas grandes são conectadas na base usando cola quente. A eles são acrescentados os médios e depois os pequenos. Todas as pétalas devem se sobrepor.
Para adicionar realismo, você pode curvar levemente as bordas de cada pétala para trás. Se não conseguir fazer isso manualmente, tente enrolar as bordas da pétala em um lápis. Dê a ela um formato levemente murcho, o que dará um toque natural à flor.
O miolo da flor pode ser feito de duas maneiras. O primeiro é muito fácil: você precisa cortar um retângulo e fazer cortes verticais ao longo de todo o comprimento, depois enrolar a peça em um tubo e prendê-la no meio.
A segunda maneira é usar um molde para um pompom fofinho. Duas peças em formato de donut são cortadas de papelão grosso ou plástico fino. Eles são colocados juntos, e um novelo de linha amarela passa pelo furo. Eles devem ser enrolados ao redor do “donut” até que a peça de trabalho não esteja mais visível.
Em seguida, uma tesoura é inserida entre as peças e os fios são cortados. Em seguida, um fio é inserido entre os moldes de papelão e os fios cortados são puxados juntos em um feixe. O resultado é um pompom, que é colado no centro da flor. Para a criatividade das crianças, onde não é necessário fazer o broto natural, você pode recortar um círculo comum de papel e cobrir o meio da flor com ele.
Se você planeja fazer flores em um caule, tubos finos de papelão colados e pintados de verde servirão. Eles podem ser encontrados em rolos de papel toalha ou papel de parede.
Se você não conseguir tubos, pode usar galhos de árvores de verdade. Você precisa escolher uma que seja lisa e uniforme, sem nós. Outra opção é colar a perna de papelão você mesmo, mas esse é um processo longo e trabalhoso.
O caule e o broto são conectados com cola. As flores estão prontas para decorar qualquer ambiente ou se tornar uma decoração original para um feriado.
Fazer flores de papel não é uma tarefa difícil. Com modelos pré-preparados, o tempo necessário para criar obras-primas será reduzido. O trabalho terá uma aparência acabada, limpa e apresentável. O processo de corte de peças se tornará fácil e simples.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre moldes de corte de papel
Flor - um molde para cortar uma margarida de papel neste vídeo: