Técnica popular de bordado feito à mão usar cristais é bordado de diamante. Nas fotos de obras finalizadas você pode ver diversas pinturas temáticas - paisagens, naturezas-mortas, abstrações, imagens de pessoas e animais. A peculiaridade deste artesanato é o bordado habilidoso, sem agulhas e linhas.
Ao contrário de outras técnicas, até mesmo um mestre novato pode lidar com o processo criativo de colocação de mosaicos. Antes de começar a preencher a imagem com diamantes, você precisa se familiarizar com os tipos de conjuntos existentes, instruções, algoritmos, bem como os recursos de disposição dos elementos.
Breve descrição
Bordado de diamante, ou mosaico artístico, é o processo de preenchimento parcial ou total de padrões usando cristais acrílicos. Para maior conforto e simplicidade, as costureiras iniciantes podem usar moldes prontos, que também são adequados para ponto cruz.
Ao contrário das técnicas clássicas de bordado, o mosaico de diamantes não requer agulha e linha, e exige menos esforço e tempo para ser produzido. Como resultado do desenho do padrão com strass, a imagem fica volumosa e texturizada, e o brilho do diamante dá um luxo especial às obras acabadas.
As pedras são fixadas diretamente na superfície da tela, que foi pré-aplicada com uma fina camada de adesivo. O algoritmo dessa pintura incomum com strass coloridos tem seus prós e contras.
As principais vantagens da tecnologia incluem:
- facilidade de execução, que permite criar uma obra-prima feita à mão sem preparação prévia;
- tempos de resposta mais curtos em comparação ao ponto cruz tradicional ou ponto cetim;
- o brilho espetacular das pinturas acabadas, que é obtido através do corte especial de strass;
- aparência volumétrica e textura;
- facilidade de armazenamento, já que as pinturas acabadas não precisam necessariamente ser protegidas por vidro.
As desvantagens relativas incluem o seguinte:
- o processo de disposição dos cristais é longo e trabalhoso, exigindo habilidade;
- o preço dos kits prontos com diagramas e materiais é bastante alto;
- presença de elementos defeituosos com inconsistências de forma, inclusões de outras tonalidades, bolhas de ar no interior dos cristais.
Apesar de algumas deficiências, a técnica se distingue pela novidade criativa e simplicidade. Para que a pintura diamante seja realmente prazerosa, feita profissionalmente e tenha uma aparência elegante, é necessário se familiarizar com o algoritmo de layout, bem como selecionar o conjunto ideal com um esquema pronto.
Quais são os formatos dos strass?
O bordado de diamantes (fotos dos trabalhos finalizados podem ser vistas abaixo) é um tipo moderno de artesanato, onde o principal elemento na criação de pinturas são os strass. Os fabricantes oferecem materiais em uma variedade de tons brilhantes e nude, texturas, efeitos e formas.
Dependendo do efeito que você deseja obter no final, você deve primeiro selecionar o formato ideal dos elementos brilhantes. Vale ressaltar que pinturas finalizadas criadas seguindo o mesmo esquema, mas utilizando diamantes de formatos diferentes, terão aparência diferente.
De acordo com o formato, os cristais para pintura são:
- quadrado;
- redondo.
Além do formato básico, há um tipo separado de material: quadrado ou redondo 5D e 3D. Não há uma resposta clara sobre qual formato é melhor para o trabalho. Artesãs experientes recomendam que os iniciantes se familiarizem com todos os tipos de strass para determinar a opção mais conveniente.
A escolha do formato e da textura é individual e depende do efeito que você deseja obter no final. Strass redondos e quadrados têm características próprias que os artistas iniciantes em mosaico de diamantes precisam conhecer.
Quadrado
Os diamantes têm um formato quadrado regular, por isso esse tipo de material é mais bem escolhido por iniciantes. Os elementos são facilmente agarrados com pinças e dispostos em linhas uniformes, bem adjacentes uns aos outros.
Cada elemento tem um pequeno corte. O material é feito de plástico durável de alta qualidade e está disponível em uma ampla gama de tons, o que permite criar belas transições visuais de cores em suas pinturas.
Redondo
Strass redondos são indicados para pinturas que exigem um brilho especial. Podem ser paisagens retratando o mar, o brilho do sol, o orvalho nas flores, paisagens cintilantes de inverno. Todos os cristais redondos são cortados com 9 ou 13 facetas transversais e diagonais.
Devido à sua textura especial, os strass redondos têm uma propriedade reflexiva, o que permite criar um lindo efeito de brilho vivo. Os elementos são feitos de acrílico, que é semelhante ao vidro, e, portanto, têm uma estrutura especial de cor transparente.
Com efeito 3D e 5D
Bordado de diamantes é um tipo de criatividade em que diamantes são dispostos em uma tela de acordo com um padrão dado com um layout de tons. Nas fotos dos trabalhos finalizados você pode ver as diferenças no layout dos elementos redondos e quadrados. Além dos diamantes clássicos para pintura, os fabricantes oferecem materiais com textura especial 3D e 5D.
Os elementos são um diamante de vidro 3D brilhante e um diamante redondo 5D com uma base de folha metálica. A marcação indica o número de dimensões. O indicador 5D inclui diversas medidas que determinam a largura, altura, convexidade, vários tipos de chanfros e cortes de cristais de mosaico. Os diamantes 3D têm menos dimensões, então o trabalho parece menos tridimensional.
A peculiaridade do material é que os cristais tipo D da mesma cor têm direções de bordas diferentes, criando o efeito de uma bela geometria, devido à qual o brilho da imagem é mais natural. Este material é usado para preencher mosaicos com costura parcial.
Isso permite dar ao produto um brilho especial e efeito volumétrico. Para a produção, são utilizados cristais 3D e 5D de 2,7 a 3 mm de tamanho, o tamanho do ponto é 9 ST.
Conjuntos especiais
Para iniciantes e artesãs experientes em pintura com diamante, os fabricantes oferecem kits prontos com desenhos esquemáticos aplicados a uma base de plástico ou tecido. Trabalhar com esse kit é simples e prático, todo o processo é organizado por meio de instruções e um diagrama pronto.
Cada kit criativo inclui necessariamente 3 elementos:
- Tela com esquema de cores aplicado.
- Um conjunto de elementos acrílicos ou plásticos coloridos, selecionados em uma paleta especial de tons e texturas para esta pintura.
- Instruções para fazer um mosaico com uma “lenda” - uma lista de tons de cristal por números, bem como símbolos correspondentes.
Para simplificar o processo, uma camada adesiva é aplicada previamente na tela, coberta de forma segura com uma película protetora. De acordo com as instruções, o número da cor está impresso em cada embalagem de material decorativo, e o símbolo correspondente é indicado no diagrama.
Os principais fabricantes de produtos para bordado em mosaico de diamantes são considerados da Coreia, China e Rússia. Eles podem diferir na qualidade do material, complexidade e custo.
As empresas de manufatura mais populares são apresentadas abaixo:
Marca | País | Equipamento | Preço |
Avó
| Rússia | O conjunto inclui um rolo de tela, padrões de chaves totalmente preenchidos e um conjunto de tons de strass quadrados. | 2000 – 4000 rublos. |
"Pintura Diamante" | Rússia | O conjunto inclui uma base de tela, uma chave com costura total ou parcial, um conjunto de elementos decorativos texturizados redondos ou quadrados. | 500 – 2500 rublos. |
Branca de Neve | China | Oferecemos conjuntos com tela sem suporte ou sobre base sólida, com costura total ou parcial, diversos formatos e texturas de losangos. | 1500 – 2000 rublos. |
ÂNIA | Coréia | O conjunto econômico inclui uma tela em rolo, moldes com inserção parcial ou total, um conjunto de losangos redondos ou quadrados. | 800 – 1100 rublos. |
Kit de cores | China | Uma ampla variedade de kits para fazer pinturas usando qualquer método de layout e todos os tipos de diamantes para escolher. | 1400 – 2800 rublos. |
Transformado | Rússia | Conjuntos temáticos para fazer ícones com strass termofusíveis. O kit inclui uma base rígida ou tela em rolo, um conjunto de strass termocolantes e costurados. | 500 – 1800 rublos. |
Entre a ampla variedade de conjuntos preparados, você pode comprar padrões de chaves com diferentes motivos, com qualquer tipo de cristais de mosaico, para preenchimento total ou parcial de imagens.
Algumas empresas oferecem serviços para criar esquemas baseados em esboços do cliente – fotos de família ou quaisquer outros assuntos. Ao escolher, é importante considerar não apenas seu gosto e desejos, mas também o grau de complexidade do futuro mosaico.
Materiais e ferramentas
Para fazer um painel usando a técnica de bordado diamante, você precisa preparar o seguinte arsenal de ferramentas e materiais:
- Caneta. Um bastão especial é usado para colocar strass na camada adesiva. Pode ser um pedaço de madeira com ponta afiada ou um lápis de plástico com ponta de metal. Para trabalhos profissionais, você pode usar uma ferramenta com ponta macia.
Caneta com luz de fundo para bordado diamante. Foto - Pinças. Recomendado para uso por iniciantes, a ferramenta proporciona uma pegada firme no elemento decorativo. A ferramenta é especialmente conveniente para preencher cenas com cristais quadrados. Essas pinças têm um cabo fino e curvo. Dispositivos de metal são mais práticos para trabalhar e seguram melhor o elemento. Pinças de plástico são inconvenientes porque as peças deslizam na superfície lisa.
- Faca de papelaria. Será necessário para remoção parcial da película protetora da pintura. Dessa forma, a camada adesiva pode ser protegida contra secagem prematura.
- Recipiente para decoração. Pode ser um pires ou qualquer outro recipiente. É melhor usar uma bandeja plástica especial com laterais altas, no fundo da qual há listras convexas para facilitar a virada dos diamantes.
- Cola. O kit geralmente inclui uma solução adesiva especial, que será necessária em situações em que o revestimento adesivo começa a secar. Você também pode aplicar cola na base de uma caneta ou lápis para fixar melhor pequenos elementos.
- Strass. O elemento principal da pintura, dependendo da escolha, pode obter um ou outro efeito decorativo. Os strass podem ser redondos, quadrados, brilhantes ou foscos, de plástico ou acrílico, coloridos ou translúcidos.
Os kits prontos incluem todas as ferramentas e materiais decorativos necessários. Depois de preparar tudo o que precisa, você pode começar a trabalhar na pintura diamante.
Etapas básicas de execução
O bordado de diamantes, cujas fotos dos trabalhos finalizados podem ser vistas abaixo, é um processo passo a passo. Para que o trabalho fique limpo, volumoso e transmita todos os tons e transições de cores da forma mais natural possível, é necessário seguir o algoritmo de layout.
Principais etapas:
- Preparatório.
- O palco principal com a disposição dos elementos.
- Envernizando a pintura finalizada.
- Desenho de pintura.
Cada estágio tem suas próprias características específicas de implementação, por isso é aconselhável que iniciantes sigam rigorosamente as instruções.
Preparando-se para o trabalho
Na fase de preparação, é necessário organizar adequadamente o local de trabalho, preparar materiais e ferramentas, organizando-os convenientemente na ordem de uso. Também é necessário criar uma boa iluminação natural, pois ao trabalhar meticulosamente com pequenos detalhes, os olhos podem ficar cansados.
É aconselhável colocar todas as pedras em um organizador especial, separando-as por cor; números e símbolos podem ser escritos nos classificadores de acordo com o padrão de disposição. Antes do processo de bordado, é importante ler as instruções.
Palco principal
Depois de preparar o local de trabalho, os materiais e as ferramentas, você pode começar a parte criativa: preencher a tela com diamantes. Para isso, a película protetora deve ser removida das pinturas por setores de preenchimento e, em seguida, os elementos devem ser dispostos de acordo com o algoritmo e de acordo com a chave.
Após a conclusão de um fragmento, a película protetora é removida novamente e o trabalho é repetido de acordo com o algoritmo especificado. Se a camada adesiva não proporcionar uma ligação suficientemente firme com os diamantes, será necessário aplicar um pouco de cola adicionalmente na base.
Ao aplicar os strass, não pressione os elementos com muita força, pois assim, em caso de erro, você poderá substituir o strass. Somente depois que todo o trabalho estiver concluído é que os diamantes precisam ser prensados firmemente.
Envernizamento
É essencial envernizar a pintura diamante finalizada. Essa técnica é necessária para criar uma completude estética, bem como para fixar com segurança os strass à tela.
Para envernizar você pode escolher:
- verniz artístico com efeito fosco;
- revestimento acrílico brilhante;
- verniz craquelado.
O brilho é o mais adequado para bordados de diamante, pois enfatizará ainda mais o brilho espetacular dos diamantes lapidados. A regra principal ao envernizar uma pintura é aplicar a composição em uma camada fina, pegando um pouco de verniz no pincel. Caso contrário, ele fluirá entre os elementos, formando bolhas de ar entre os diamantes.
Projeto
Na fase final, a pintura pode ser emoldurada ou esticada em uma maca. Isso pode ser feito em uma oficina especial ou de forma independente, alinhando a tela acabada em uma base forte e prendendo-a nas laterais com um grampeador. Para fazer com que a obra pareça mais rica e bonita, você pode emoldurá-la com um passe-partout - um encaixe especial entre a obra e a moldura.
Métodos para dispor uma imagem a partir de diamantes
As pinturas de diamantes podem ser padrão ou em forma de tríptico - 3 partes separadas que formam uma única composição. Iniciantes devem inicialmente escolher pinturas em menor escala para ganhar experiência e habilidade em trabalhar com pequenos detalhes. De acordo com o método de disposição, o bordado diamante é dividido em 2 tipos: preenchimento parcial e preenchimento total.
Cada tipo de trabalho tem suas próprias características:
- Pintura com layout parcial. A peculiaridade dessa técnica é que os losangos são dispostos em áreas separadas da tela, e a imagem em si já é aplicada antecipadamente usando um método de impressão. Iniciantes podem começar a se familiarizar com a criatividade realizando bordados de diamantes parciais. Strass redondos translúcidos são frequentemente usados como elementos principais para layout parcial, o que permite dar volume adicional ao trabalho finalizado.
- Bordado de preenchimento total. Essa técnica envolve preencher completamente o desenho com strass. Essas pinturas parecem especialmente luxuosas e lembram visualmente bordados de miçangas. Para um preenchimento completo e uniforme, os diamantes quadrados são mais frequentemente usados em conjuntos.
Além dos conjuntos padrão, os fabricantes também oferecem moldes prontos com uma combinação de técnicas artesanais. Nessas pinturas, fragmentos individuais são preenchidos com diamantes, enquanto outros são bordados com uma cruz, fitas, contas e nós franceses.
Trabalhando com diamantes redondos
Strass redondos são frequentemente usados em pinturas parciais ou completas. Normalmente, o material é feito de acrílico transparente, então os strass parecem cristais brilhantes. A variedade dos fabricantes inclui uma paleta diversificada de tons translúcidos, bem como strass camaleão que mudam de cor.
Há também elementos com estrutura opaca fosca feitos de plástico. Pinturas com layout parcial podem ser escolhidas por iniciantes, já que o layout completo de elementos redondos requer habilidade especial. Bordado de diamante com strass redondos, feito de acordo com as instruções, sempre fica impressionante, brilhando e cintilando com as facetas dos cristais.
Trabalhando com strass quadrados
Pintar com a disposição de imagens com strass quadrados é uma maneira mais conveniente de preencher desenhos esquemáticos. O formato correto dos elementos permite que eles sejam dispostos em fileiras uniformes e organizadas, e é por isso que eles são frequentemente usados na técnica de preenchimento total.
Os strass em formato quadrado são feitos de plástico durável, que recebe a tonalidade desejada para criar uma composição finalizada de acordo com a chave de cores. O diagrama principal está incluído no conjunto. A peculiaridade dessas pinturas é o efeito de uma imagem tridimensional, bem como um brilho requintado e uma superfície texturizada.
Dicas para iniciantes
O bordado de diamantes, cujas fotos de trabalhos finalizados ajudarão os iniciantes a se familiarizarem com a criatividade, é um processo trabalhoso e meticuloso. Para artesãs iniciantes Para facilitar a escolha do seu primeiro kit de bordado diamante, siga algumas dicas simples:
- Você pode começar com trabalhos em que os diamantes preenchem parcialmente o desenho.
- Para sua primeira experiência criativa, você pode comprar um conjunto com strass quadrados; elas são mais fáceis e convenientes para trabalhar.
- Como motivo, recomenda-se escolher temas simples com um conjunto mínimo de tons.
Uma maneira ideal de se familiarizar com a pintura diamante é com paisagens. Linhas naturais são inicialmente desprovidas de simetria, então pequenos erros cometidos por iniciantes são menos perceptíveis nessas telas. A base pode ser de 2 tipos: plástico ou lona. A base de plástico rígido é mais fácil de trabalhar, mas na tela a pintura parece mais rica e natural.
Manuseio de lona
Qualquer kit de bordado diamante inclui necessariamente uma base. Pode ser de plástico ou lona. É muito mais conveniente trabalhar com tela pré-esticada em uma maca. Uma vez concluído o layout, o trabalho está pronto para decorar o interior.
Mas também há uma desvantagem significativa: durante o trabalho, a tela esticada pode ser danificada, esticada, deformada ao pressionar o tecido com uma pinça ou um estilete. Se o conjunto contiver uma tela sem maca, enrolada em rolo, ela deve ser preparada para o trabalho. O tecido deve ser passado de dentro para fora com um ferro levemente aquecido ou colocado sob o peso de livros por várias horas.
Sutilezas de trabalhar com película protetora
A película protetora é o principal elemento na produção do mosaico de diamante. Sua principal função é proteger a camada adesiva aplicada na tela do ressecamento e das partículas de poeira. Não é recomendado remover o filme antecipadamente. A camada é removida gradualmente e em fragmentos, cortando cuidadosamente com uma tesoura ou estilete na área preenchida com cristais.
Se o filme foi removido com uma margem e a camada adesiva secou, para fixar a decoração você precisa usar uma pistola de cola para fixar os strass com segurança usando meios térmicos. Caso alguma partícula de poeira entre na tela durante o processo, ela deve ser removida com um cotonete embebido em água. Os strass são fixados nessa área com cola, aplicando-a em cada elemento por vez.
Como tirar um strass corretamente
Cristais facetados são fáceis de segurar com pinças. Peças redondas e lisas são mais difíceis de trabalhar. Elas podem ser capturadas com uma caneta especial de ponta macia.
Um kit para iniciantes deve incluir não apenas uma pinça com cabo fino de metal, mas também um bastão de cola com ponta adesiva, com o qual você pode facilmente aplicar o elemento na área de preenchimento desejada.
Como escolher uma bandeja para mosaico de diamante
O kit de bordado diamante inclui uma bandeja para strass. Iniciantes acham mais conveniente trabalhar com um organizador especial - uma caixa de plástico dividida em compartimentos separados para armazenar strass de diferentes formatos e cores. Para trabalhar com essa técnica, existem bandejas especiais com fundo texturizado, para que seja mais fácil virar o cristal durante o processo de captura.
Como alinhar fileiras de strass?
Se a camada adesiva aplicada à tela for de alta qualidade, ela segurará as pedras firmemente. A base é flexível, então os elementos individuais podem ser facilmente movidos durante o processo de disposição. No início da fileira elas podem não ficar uniformes o suficiente. Para alinhá-las, você pode usar uma régua como desempenadeira e usar o lado liso da ferramenta para empurrar as pedras que escorregaram, formando uma fileira reta e uniforme.
O que fazer se você ficar sem pedras da cor desejada?
O conjunto inclui um número suficiente de cristais de cada cor; os fabricantes os colocam com uma reserva. Em casos raros, se as pedras da cor desejada tiverem acabado e a área ainda não estiver preenchida, você pode usar elementos do conjunto que tenham cores próximas.
Se não encontrar nenhum, você pode comprar mais strass em uma loja de artesanato.
O que fazer com sobras de strass?
Se a pintura estiver pronta e ainda houver strass, você pode decorar o contorno da pintura ou a moldura com os cristais restantes. É melhor colocar strass nos cantos para que não haja excesso de pedras no perímetro. É necessária concentração moderada para não distrair o olhar do observador do tema da pintura para os elementos decorativos adicionais da obra finalizada.
Você precisa de um vidro protetor?
O bordado de diamantes (fotos dos trabalhos finalizados podem ser vistas abaixo) é um processo fascinante de artesanato. A estrutura especial dos cristais e o material do qual são feitos criam uma aparência final da obra sem vidro protetor. Os diamantes não têm medo dos raios ultravioleta e suas cores não desbotam.
Para cuidar da pintura, basta escovar o pó da superfície. Se você cobrir uma pintura com vidro, poderá arruinar a estética da obra, já que o brilho e o brilho nobres ficarão escondidos sob o revestimento. Vidro protetor pode ser necessário somente em caso de mosaicos foscos. Essa técnica criará um efeito radiante.
Fácil de executar, o bordado diamante permite que você crie belas pinturas narrativas, naturezas-mortas e abstrações originais sem usar agulha e linha. Para iniciantes, fotos de trabalhos finalizados podem se tornar motivação e um auxílio visual para fazer mosaicos.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre bordado de diamantes
Aula magistral sobre bordado diamante: