Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Pandeiro, ou Luneville, bordado – é uma técnica antiga que é usada para criar composições luxuosas sobre uma base tecida. Para aprender o ofício, há instruções e master classes detalhadas para iniciantes.

Para este trabalho, é utilizado um dispositivo especial – um gancho Luneville, bem como vários materiais decorativos – lantejoulas, miçangas, fios contrastantes. Antes de começar a trabalhar, os iniciantes precisam se familiarizar com as características da técnica e escolher os materiais e ferramentas certos para bordar no estilo broderie de Lunéville.

O que é artesanato

O bordado Lunéville para iniciantes e artesãs experientes é uma técnica artesanal especial. O trabalho é realizado com um gancho especial e materiais decorativos - fios metálicos ou regulares, lantejoulas, miçangas e outros enfeites.

A principal característica da técnica é que miçangas e lantejoulas não são costuradas separadamente durante o processo. Somente o fio no qual eles foram previamente amarrados é costurado.

Ambas as mãos são usadas simultaneamente no trabalho; para maior conveniência, a base tecida é primeiro esticada sobre um bastidor ou moldura de tapeçaria. O bordado é feito usando o método de carretel, a linha é cortada após o bordado ser concluído, o que permite economizar em decoração cara.

A técnica difere dos métodos usuais, pois o trabalho é feito pelo avesso do tecido. A parte da frente pode ser vista durante o trabalho se a base do tecido sobre o qual o bordado é realizado for transparente. O princípio básico da técnica é o bordado tambor, em que o ponto corrente principal parece uma trança texturizada.

Para maior comodidade, o dispositivo com agulha de gancho é equipado com um ponteiro que permite:

  • determinar de forma otimizada a captura;
  • exercer controle sobre a retenção do fio;
  • determinar a localização da ranhura da língua.
Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas
O bordado Luneville geralmente é feito de seda ou cambraia.

Para a base, você pode escolher uma variedade de tecidos, lisos ou texturizados, sintéticos ou naturais. A pintura de renda mais delicada e refinada será aquela feita sobre uma base de cambraia ou seda. Para esse trabalho, utiliza-se a técnica simples de ponto tambor, e para tecidos mais densos e texturizados, como o veludo, recomenda-se o uso de um padrão de miçangas.

A tecnologia de bordado com o gancho Luneville permite criar uma grande variedade de artesanatos e, com sua ajuda, você pode preencher facilmente grandes áreas de tecido. É frequentemente usado para decorar roupas, acessórios, itens decorativos, todos os tipos de tecidos, tapetes, toalhas e roupas de cama exclusivas.

A técnica é frequentemente usada para criar coleções de vestidos de noite e de noiva, acessórios de alta costura, pois o método oferece à artesã amplas oportunidades e alta velocidade de trabalho em comparação com outros métodos.

Quais materiais são utilizados na obra?

O bordado Lunéville (foto, diagramas abaixo) é uma técnica simples, mas para iniciantes, antes das aulas práticas, é necessário aprender o básico do método e aprender a escolher os materiais certos.

Para trabalhar você precisará preparar:

  • Gancho de Luneville.
  • Bastidor ou moldura de tapeçaria.
  • Estênceis para o molde.
  • Base têxtil de qualquer densidade.
  • Materiais decorativos (fios contrastantes ou metálicos, lantejoulas, miçangas, contas de vidro, strass).

A seleção dos materiais é a etapa mais importante, pois dela dependerá a qualidade e a estética da obra final.

Tópicos

O bordado Luneville usa fios finos e fortes, especialmente se contas ou lantejoulas forem usadas no trabalho.

A classificação dos tópicos mais populares é apresentada abaixo:

Nome da marca das linhas Características de uso
Fil Au Chinois ("Chinês") Encerado, durável, com acabamento brilhante. Os fios são feitos especificamente para bordados à mão e não se enrolam em nós durante o trabalho. A espessura é selecionada dependendo das características do desenho e do tecido no qual o trabalho é executado.
Madeira Esses fios podem ser de algodão ou seda. Os de algodão são mais difíceis de trabalhar porque são torcidos de uma maneira especial e podem formar nós.

Os de seda não torcem, deslizam suavemente, são fáceis de trabalhar, mas, diferentemente dos de algodão, é mais difícil criar um padrão texturizado com eles.

Gutermann Recomenda-se usar a agulha nº 110 para bordado Luneville. Os fios são grossos e fortes o suficiente e torcem levemente durante o processo.
Adele O fabricante oferece uma série de lurex de alta qualidade em carretéis práticos para bordado Luneville.

Os fios metálicos estão disponíveis em uma variedade de tons, desde os clássicos dourado e prateado até os brilhantes fúcsia e esmeralda, além dos fios camaleão que mudam de cor.

O critério mais importante pelo qual um fio é selecionado é sua resistência, qualidade e capacidade de segurar nós. De acordo com as costureiras, os fios de viscose são os mais práticos para trabalhar, pois são mais resistentes do que os fios de algodão e tendem a formar menos nós.

A peculiaridade da técnica Lunéville é a delicadeza e sofisticação dos padrões, a ausência de contrastes brilhantes. Por isso, é recomendável selecionar fios próximos ao tom do tecido base ou tons neutros e delicados.

Gancho

O anzol Luneville é um dispositivo especial composto por 2 partes principais:

  • alça de parafuso;
  • agulha de crochê.

Graças à alça de rosca, o dispositivo é confortável para segurar na mão durante o trabalho. Há um indicador especial no cabo que ajuda a costureira a determinar a pegada e a posição ideais. A agulha de crochê se diferencia da agulha padrão pela sua cabeça característica. O design mini cilíndrico tem uma leve ponta, o que o distingue de uma agulha de crochê comum.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas
O bordado Luneville (foto, diagramas abaixo) é feito com uma agulha especial

Este dispositivo permite furar o tecido com mais rapidez e precisão, além de capturar e segurar a linha. A ranhura na cabeça permite determinar exatamente de que lado a linha deve ser alimentada. As agulhas de crochê vêm em tamanhos diferentes e podem ser alteradas dependendo do tipo de linha e do peso do tecido em que estão sendo usadas.

Tesoura

Uma característica distintiva da técnica Lunéville é o uso de linha de um carretel. Ele não é cortado entre os pontos e os elementos do padrão, mas é preso apenas no final do trabalho. Mas no bordado acontecem todos os tipos de situações e tesouras de alta qualidade devem estar sempre à mão. Para bordar, geralmente é usado um par separado, que é armazenado em uma caixa ou recipiente.

Os tipos mais populares de tesouras de bordar são:

  • Garças. Possuem formato ergonômico e lâminas finas.
  • Prym curvou-se. Graças ao formato curvo especial das lâminas, essas tesouras são bastante manobráveis ​​e podem ser convenientemente posicionadas paralelamente à tela.
  • Vintage. Modelos originais em forma de Torre Eiffel, videira, são menos manobráveis, mas podem diversificar a coleção de ferramentas criativas.
Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas
Para bordar, as costureiras usam tesouras especiais

Para trabalhar com fios metálicos, você precisará de uma tesoura separada, pois elas são mais suscetíveis a arranhões e lascas durante o trabalho. Independentemente do tipo escolhido, todas as ferramentas exigem manutenção cuidadosa e afiação em tempo hábil.

Seleção dos fundamentos

O bordado Lunéville para iniciantes requer atenção especial na escolha do tecido de base para o trabalho.

Para iniciantes em bordado, é recomendável escolher os seguintes tecidos para seus primeiros produtos:

  • Tapioca - barato, translúcido, usado para costurar cortinas;
  • organza de poliéster, mas é preciso levar em conta que o tecido brilha quando exposto à luz;
  • organza de seda — o mais conveniente para trabalhar, mas caro.

Os trabalhos mais belos e refinados são obtidos na malha italiana "Lux". Este tecido tem rigidez média, não estica, é durável e tem células pequenas.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas
O bordado Lunéville é feito em diferentes tecidos: seda, cambraia, organza, etc.

Em geral, o bordado Luneville é bastante diversificado em termos de seleção de tecidos; é realizado em:

  • sedas;
  • chiffon;
  • tecidos de cambraia;
  • musselina;
  • qualquer tipo de lã;
  • tecidos de algodão;
  • veludo.

Em materiais mais densos, um padrão de contas texturizadas com fios metálicos, strass e miçangas decorativas parece brilhante e luxuoso.

Técnica de trabalho

O bordado Lunéville para iniciantes é uma técnica antiga e complexa de bordado que vale a pena dominar começando a trabalhar com uma linha simples, sem miçangas ou lantejoulas.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas
Ponto corrente com agulha Luneville para iniciantes

O algoritmo da técnica é o seguinte:

  1. A base tecida é fixada em uma moldura de tapeçaria (bastidor), ambas as mãos estarão envolvidas no processo.
  2. O trabalho começa com a agulha do tamanho ideal sendo inserida no tecido, perfurando-o. Pela parte da frente, você precisa puxar a linha em direção ao gancho, amarrando-a em um laço. Iniciantes podem simplesmente dar um nó na ponta livre da linha.
  3. O laço é lançado sobre a farpa do anzol, puxando-o firmemente em sua direção. Depois que o laço é puxado, o anzol gira 180 graus.
  4. Seguindo o contorno do desenho, são feitas perfurações com uma agulha, mantendo uma pequena distância entre os pontos. Cada vez que a linha é levada até o anzol, ela é recolhida e puxada para o lado avesso.
  5. Quando vários pontos são feitos, um ponto corrente suave é formado na base tecida no lado de trás e uma linha suave no lado da frente.

O ponto principal da técnica: após cada punção e puxão da linha, é necessário girar a agulha 180 graus. O processo de bordado usando uma agulha Luneville é muito mais rápido do que com uma agulha comum.

Gradualmente, ficando mais confiante e dominando os princípios básicos da técnica, você pode complicar o trabalho adicionando miçangas, lantejoulas, contas de vidro e outras decorações à trama para criar padrões luxuosos. As contas são enfiadas depois do primeiro ponto. Pegando o fio a cada ponto, você precisa separar as contas uma a uma para que em cada ponto bordado na parte da frente fique uma conta brilhante.

Como começar corretamente

Antes de começar a bordar, você precisa se preparar para começar a trabalhar.

Algumas dicas para se preparar para o bordado Luneville:

  • O tecido selecionado é primeiro esticado em um bastidor ou moldura de tapeçaria. Se um tecido fino ou de malha for usado como base para criar um padrão, é recomendável costurar as bordas do remendo com um tecido mais grosso. Isso ajudará a obter uma tensão uniforme.
  • O padrão ou desenho que você gosta é transferido para o tecido usando um marcador de tecido ou papel carbono. Não transfira o desenho com um simples lápis ou caneta, pois isso pode danificar o tecido. É aconselhável que iniciantes usem estênceis prontos, enquanto muitas artesãs experientes usam um método antigo de polvilhar para transferir o desenho.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

  • Para transferir um desenho para uma base usando o método de polvilhar, você precisa pegar papel vegetal, aplicá-lo na base e furá-lo com uma agulha fina e afiada para que microfuros visíveis permaneçam no tecido e no papel vegetal. Em seguida, o papel vegetal e o tecido são combinados, presos firmemente com alfinetes e polvilhados com um pó especial por cima.

Você pode usar uma composição especial comprada em uma loja de artesanato ou usar meios improvisados ​​- azulamento, pasta feita de giz e querosene. Depois que o pó penetra pelos furos, ele forma o contorno de um padrão na base. Após terminar o processo de lavagem, este pó não deixa vestígios.

  • Um ponto importante na preparação para o bordado é a seleção das linhas. Eles podem ser finos ou ásperos e grossos, brilhantes ou foscos, metálicos ou de algodão. O padrão criado com a adição de fio de lurex fica elegante e elegante no tecido.

Como decoração, miçangas e contas de vários formatos e tamanhos, lantejoulas, strass e outros elementos podem ser amarrados no fio durante o processo de bordado. Muito depende do estilo do bordado, do padrão e do tipo de base tecida. Depois que a fase preparatória estiver concluída e todos os materiais estiverem preparados, você pode começar o artesanato.

Disposição dos pontos

O elemento principal do bordado Lunéville é considerado o ponto tambor.

É realizada por meio de um padrão de contorno aplicado em tecido de linho, algodão, seda ou lã de qualquer estrutura.

Algoritmo para executar um ponto corrente com agulha de crochê em uma base tecida:

  1. Antes de começar a trabalhar, você precisa prender a linha dando um nó forte na ponta.
  2. Ao fazer o 1º laço, a ferramenta é trazida em um ângulo de 90 graus, a linha principal do carretel é alimentada por baixo.
  3. Ao trabalhar, você precisa segurar a linha com a mão direita e alimentá-la com a mão esquerda. A linha é lançada no anzol, puxada levemente com os dedos, girando a ferramenta no sentido anti-horário.
  4. O laço é fixado com segurança, e o gancho e a linha são puxados para a parte frontal da base. Após completar o elemento, a ferramenta é girada 180 graus.
  5. Em seguida, o fio deve ser recolhido, recuando uma pequena distância do ponto de punção anterior. O tecido é perfurado novamente, a linha é pega e puxada para fora girando a ferramenta.

Usando esse algoritmo, é fácil bordar uma cadeia inteira de pontos tambor. Depois que o trabalho de criação do padrão do ponto tambor estiver concluído, a linha deve ser presa.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Para fazer isso, ele é puxado para o lado avesso, mais algumas voltas são adicionadas para maior resistência, o nó é fixado e a ponta do fio é cuidadosamente cortada. Em tecidos finos e delicados, é necessário furar a base com muito cuidado, abaixando a agulha em direção ao fundo.

Com contas

O bordado Lunéville para iniciantes e costureiras experientes usando miçangas, strass e lantejoulas é uma das maneiras de criar padrões exclusivos e luxuosos em vários produtos têxteis. Esse tipo de artesanato tem uma vantagem: as contas são costuradas em questão de segundos, sem manipulação desnecessária.

Instruções para bordado Luneville usando decoração:

  • Para evitar que o fio entre, você pode prendê-lo amarrando várias contas nele. Depois disso, você pode começar a trabalhar pela parte de trás.
  • Durante o processo de bordado, a linha é enganchada e depois retornada à sua posição original. O tecido é então virado para determinar a localização do próximo laço.
  • Quando o tecido é virado, a conta se move para o fio. O gancho é inserido depois do cordão, o cordão é enrolado com linha e, em seguida, a ferramenta é retornada à sua posição original.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

  • No lado avesso, são formadas 2 laçadas adicionais. Uma corrente é formada a partir deles; para fazer isso, o primeiro laço é enfiado no segundo laço girando a agulha em um círculo.
  • Manipulações semelhantes devem ser repetidas até o final da carreira, enfiando gradualmente as contas e fazendo laçadas. Como resultado, na parte de trás permanece um padrão de laçadas de corrente, e na parte da frente permanece um padrão de contas.

Ao fazer bordados com miçangas, é recomendável escolher linhas fortes e finas. Os pontos devem ser feitos a uma distância igual ao tamanho da conta. Ao trabalhar com tecidos delicados, é importante evitar furos, rasgos ou nós.

Para não estragar seu trabalho, você deve seguir estas recomendações:

  • manuseie a agulha com cuidado, inserindo-a e removendo-a a cada ponto, sem puxá-la com muita força do tecido.
  • Ao furar a base, segure o anzol firmemente com a farpa para baixo.
  • Ao lançar as laçadas, você deve girar o anzol e puxá-lo com a farpa voltada para cima, pressionando a ferramenta em direção ao lado liso.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Seguindo dicas simples, você pode aprender a criar uma grande variedade de produtos, pinturas decorativas, decoração têxtil, joias, acessórios e itens de guarda-roupa com padrões exclusivos.

Opções

O bordado em crochê Luneville é um trabalho delicado, por isso, os iniciantes recebem aulas práticas simples e ideias prontas para criar joias e acessórios. Você pode desenhar os moldes para o trabalho sozinho ou pegar moldes prontos, imprimi-los e transferir o desenho para o tecido.

Broche

Para criar um broche de contas original, você precisa preparar:

  • estêncil com um padrão;
  • fios finos e fortes para combinar com a decoração;
  • tecido de base denso (feltro, veludo);
  • um pedaço de couro ecológico;
  • acessórios (fecho metálico);
  • cola e pistola de cola;
  • materiais decorativos - miçangas e lantejoulas douradas.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Para fazer um broche, as artesãs iniciantes devem seguir instruções detalhadas:

  1. Usando um estêncil, o desenho é transferido para o tecido base usando um lápis, uma barra de sabão ou pó.
  2. A base do broche é recortada ao longo do contorno.
  3. Usando a técnica de bordado de miçangas Luneville, a base é bordada com fios com miçangas enfiadas nela.
  4. Uma base de broche de formato semelhante é cortada de um pedaço de couro ecológico.
  5. Use uma pistola de cola para fixar na base de tecido.

Na etapa final, resta apenas costurar o fecho e o acessório moderno feito à mão estará pronto.

Bolsa

Para criar uma bolsa bonita e elegante, você precisa preparar:

  • conjunto de alfinetes de segurança;
  • fios finos e fortes de seda ou viscose;
  • máquina de costura;
  • tecido de base;
  • contas de vários tons da mesma paleta;
  • bastidor ou moldura de tapeçaria;
  • cordão de acabamento.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Algoritmo para criar uma bolsa com acabamento em miçangas:

  1. Você precisa cortar um pedaço de tecido medindo 40*15 e esticá-lo em um bastidor. Usando um estêncil, transfira o desenho para o tecido com um lápis ou marcador.
  2. O bordado é feito a partir de um carretel; no início do trabalho, contas são amarradas no fio.
  3. Fure o tecido com uma agulha no início, depois segure a ponta da linha com os dedos da mão esquerda e puxe a laçada para a parte da frente do tecido.
  4. Seguindo o contorno, faça um segundo furo, vire a base e mova a conta, amarrando-a com um fio.
  5. Da parte da frente, puxe uma laçada pela outra, deixando apenas 1 laçada na agulha.

O algoritmo é repetido até que todos os contornos do desenho sejam bordados. Uma vez terminado, o fio é preso passando-se várias laçadas, apertando-as em um nó forte. Se vários tipos de decoração ou tons de contas forem usados ​​no trabalho, o trabalho será executado a partir do carretel com um tipo de decoração.

Depois que uma parte separada do padrão estiver pronta, o fio é cortado, fixado e, em seguida, você pode começar a enfiar outras contas novamente. Quando o bordado estiver pronto, o tecido é retirado do bastidor e dobrado ao meio. Se a base estiver enrugada, ela deve ser alisada com um ferro de passar.

Bordado Luneville para iniciantes. Fotos, diagramas, equipamentos, materiais e ferramentas

Em seguida, usando uma máquina de costura, costure as bordas ao longo das laterais, costure o cordão ao longo do contorno do produto e insira um cordão decorativo nele. Uma bolsa estilosa com um padrão original de contas será um complemento estiloso para um visual moderno.

Uma das técnicas de bordado mais antigas é o bordado Luneville, que não perdeu sua popularidade até hoje. Para iniciantes, dominar os princípios básicos da criatividade é fácil se você seguir instruções detalhadas e conselhos de costureiras experientes. Masterclasses visuais e estênceis prontos com desenhos e padrões originais ajudarão na criação de trabalhos exclusivos em qualquer tipo de tecido.

Vídeo sobre bordado Luneville

Bordado Luneville - fotos e padrões de Victoria Boyko:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho