O aplique triangular, em comparação com o uso de outras formas geométricas neste trabalho criativo, pode ser considerado uma atividade favorita das crianças. Figuras triangulares permitem que você crie animais, transportes, edifícios e plantas no papel. Eles fazem cartões de Natal originais.
A aplicação, sendo uma atividade criativa, é importante para o desenvolvimento mental de uma criança. As crianças expandem seus conhecimentos imaginando e criando composições a partir de um tipo específico de figura geométrica (por exemplo, um triângulo) ou usando vários tipos ao mesmo tempo (quadrado, círculo, retângulo).
Essa criatividade introduz a criança ao conceito de “tecnologia”, pois para obter o resultado final é necessário realizar uma determinada sequência de ações específicas: preparar as peças, passar cola no papel, colocar as peças no lugar certo.

As crianças adoram trabalhar com papel. Eles recortam figuras, colam, acrescentam um desenho e obtêm uma obra de arte feita à mão.
As aulas de aplicação ajudam a criança a desenvolver:
- design thinking - você precisa montar um todo a partir das partes fornecidas;
- sensações táteis;
- percepção correta das cores;
- habilidades motoras;
- potencial criativo;
- a olho nu;
- imaginação artística;
- fantasias;
- gosto estético.
Além de desenvolver as habilidades acima mencionadas, a criança aprende a ter perseverança e a tomar suas próprias decisões durante as aulas. Apliques são uma atividade criativa que todas as crianças gostam.
Aplicações do triângulo para crianças em idade pré-escolar
O aplique triangular permite que crianças em idade pré-escolar aprendam a usar tesouras, desenvolve pequenos músculos e as ajuda a entender a diversidade do mundo ao seu redor.
Aplicação para o grupo mais jovem "Árvore de Ano Novo"
Para trabalhar você precisará de:
- papel de cor verde e marrom;
- uma folha de papelão branco;
- tesoura;
- cola;
- marcadores laranja e amarelo.
Procedimento:
- De um papel verde você precisa recortar um triângulo isósceles alongado.
- De papel pardo você precisa cortar um pequeno retângulo, que será a perna da árvore.
- Os espaços em branco preparados devem ser colados em uma folha de papelão branco: primeiro um triângulo para a árvore, depois um retângulo para sua perna.
- Use uma caneta hidrográfica laranja para desenhar bolas na árvore e uma caneta hidrográfica amarela para desenhar guirlandas.
Uma criança pode desenhar sozinha as decorações para a árvore de Natal. Se ele tiver dificuldade em fazer isso, o professor pode ajudá-lo.
Aplicação para o grupo mais jovem "Montanhas"
Para trabalhar você precisará de:
- papel nas cores verde, azul, azul claro, roxo, amarelo;
- uma folha de papelão bege;
- cola;
- tesoura;
- caneta hidrográfica amarela.
Procedimento:
- De papel azul, azul claro e roxo, você precisa cortar triângulos isósceles alongados - essas serão as montanhas.
- Você precisa cortar uma tira longa de papel verde - esta será a grama.
- De papel amarelo, você precisa cortar um oval para o sol e de papel azul - espaços em branco em forma de nuvens (2 peças).
- As peças preparadas precisam ser coladas em uma folha de papelão na seguinte ordem: no lado esquerdo - um triângulo roxo, no lado direito - um azul, entre eles - um azul claro (ele é colado de forma que suas bordas cubram parte dos triângulos colados anteriormente).
- Na parte inferior da folha de papelão, em cima dos triângulos, você precisa colar uma tira verde - esta será a grama.
- No topo do papelão, acima das montanhas, você precisa colar uma forma oval para o sol e espaços em branco para as nuvens.
- Usando uma caneta hidrográfica amarela, desenhe listras-raios ao redor do sol.
A criança pode mudar o esquema de cores das montanhas conforme desejar. Elas podem ser vermelhas, laranjas, marrons. Se seu filho não consegue cortar as peças em formato de nuvem, não tem problema se elas forem ovais.
Aplicação para o grupo intermediário "Guarda-chuva"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão branco;
- papel de cores amarela, verde claro, roxa, vermelha;
- tesoura;
- cola;
- Caneta hidrográfica marrom.
Procedimento:
- Em papel colorido, você precisa recortar triângulos isósceles alongados do mesmo tamanho.
- Agora eles precisam ser colados em uma folha de papelão na seguinte ordem: amarelo, verde claro, roxo, vermelho (os triângulos precisam ser colados de modo que seus vértices se toquem e, consequentemente, os lados do triângulo amarelo toquem o verde claro, o verde claro toque o roxo e o roxo toque o vermelho).
- Depois que os triângulos estiverem colados, você precisa desenhar o cabo do guarda-chuva com um marcador marrom.
A criança pode mudar a cor dos espaços em branco conforme desejar.
Aplicação para o grupo intermediário "Sapo"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão bege;
- papel verde, branco e preto;
- tesoura;
- cola.
Procedimento:
- Do papel verde você precisa recortar um triângulo equilátero grande de qualquer tamanho e quatro triângulos equiláteros de tamanho menor.
- De papel branco você precisa cortar dois ovais para os olhos, e de papel preto – ovais menores para as pupilas (2 peças).
- Na parte central da folha de papelão, você precisa colar um triângulo grande recortado de modo que sua base fique para baixo e sua parte superior para cima.
- Agora você precisa pegar dois triângulos menores e colá-los ao longo das bordas da base da parte colada anteriormente, de modo que você obtenha as pernas do sapo (essas partes também são fixadas com a base para baixo e a parte superior para cima).
- Os triângulos restantes precisam ser colados na área da cabeça do sapo (um de modo que o topo fique voltado para baixo e fique localizado em cima da parte superior do corpo do sapo, e o segundo - a alguma distância da parte colada anteriormente de modo que a base fique voltada para baixo e o topo fique voltado para cima).
- Agora você precisa colar duas formas ovais de papel branco na área dos olhos do sapo e, sobre elas, duas formas ovais pretas, que representarão suas pupilas.
A criança pode decorar o aplique com uma moldura ou adicionar detalhes adicionais, como grama ou, colocando pontos, representar mosquitos.
Inscrição para o grupo sênior "Gatinho"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão branco para a base;
- papel amarelo e laranja;
- cola;
- lápis simples;
- tesoura.
Procedimento:
- A primeira coisa que você precisa fazer é desenhar um esboço do futuro gatinho em um pedaço de papelão usando um lápis simples. Isso permitirá que você entenda as dimensões das peças necessárias para concluir o aplique.
- De papel amarelo você precisa recortar triângulos: um isósceles alongado para o corpo, um equilátero para a cabeça, um isósceles longo e fino para a cauda, dois pequenos equiláteros para as orelhas.
- De papel laranja você precisa cortar triângulos: dois equiláteros para as orelhas, dois isósceles finos e alongados para as patas, um pequeno equilátero para o nariz e dois do mesmo tamanho, mas com metade do tamanho, para os olhos, quatro isósceles finos e alongados para os bigodes.
- Você precisa colar os triângulos em uma folha de papelão branco na seguinte ordem:
- corpo (base para baixo, topo para cima),
- cabeça (de cima para baixo de modo que toque o corpo, base para cima),
- peças de orelha laranja (suas bases devem apontar para baixo e tocar a base voltada para cima do triângulo da cabeça do gatinho),
- patas (bases para baixo, topos para cima, de modo que toquem a base do triângulo do corpo do gatinho),
- cauda (no lado inferior direito do corpo do gatinho, com a ponta voltada para ele).
5. Agora você precisa colar as peças amarelas nas partes laranja das orelhas (base para baixo, topo para cima).
6. Para decorar o rosto do gatinho, você precisa colar os olhos, um espaço em branco para o nariz (de cima para baixo, base para cima) e bigodes no nariz - dois pedaços para cada lado (de cima para baixo em direção ao nariz).
A criança deve ficar atenta ao fato de que esse aplique de triângulos tem um segredo: Dependendo de como os olhos do gatinho estão colados, você pode notar uma mudança na expressão do seu rosto.
Inscrição para o grupo sênior "Rato"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão branca para o fundo;
- papel colorido preto e cinza;
- cola;
- lápis simples;
- tesoura.
Procedimento:
- Para o corpo, você precisa cortar um triângulo retângulo em papel cinza.
- De papel preto você precisa recortar os seguintes triângulos: dois alongados e equiláteros para as orelhas, dois um pouco maiores que os anteriores para as patas, um pequeno isósceles para os olhos, um fino e alongado e equilátero para a cauda.
- Em uma folha de papelão branca, use um lápis simples para marcar onde as partes do futuro mouse ficarão.
- A primeira coisa que você precisa fazer é colar a orelha traseira, a pata traseira e o rabo.
- Agora você precisa colar o corpo do mouse de forma que ele cubra as partes coladas anteriormente, encostando-as.
- Na etapa final da criação do aplique, você precisa colar a segunda orelha, a pata e o olho.
A pedido da criança, o aplique pode ser decorado com uma moldura.
Aplicações de triângulos para crianças do 1º ao 3º ano
Um aplique de triângulos permite que alunos do 1º ao 3º ano consolidem as habilidades adquiridas no jardim de infância.
A complexidade do trabalho deve depender do grau de desenvolvimento dos pequenos músculos das crianças, bem como do estoque de conhecimento sobre o mundo ao seu redor que elas adquiriram até essa idade. As aplicações mais simples para as classes 1 a 3 são “Fox-beauty” e “Sailboats”
Aplicativo "Beauty Fox"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão branco para a base;
- papel laranja e branco;
- cola;
- tesoura;
- marcador preto;
- guache branco;
- escovar.
Procedimento:
- Do papel laranja você precisa cortar dois triângulos equiláteros (um maior para o corpo da raposa, o segundo menor para sua cabeça) e dois pequenos triângulos isósceles (para as orelhas).
- De um papel branco você precisa cortar dois pequenos ovais para os olhos do animal.
- Você precisa colar um grande triângulo equilátero com a base para baixo em uma folha de papelão branco. Um triângulo menor precisa ser colado no topo, de modo que ele toque o corpo da raposa e sua base fique voltada para cima, à direita. Você precisa colar as orelhas na base do triângulo para formar a cabeça do animal.
- Agora você precisa colar duas formas ovais para os olhos, usar um marcador preto para desenhar as pupilas e os cílios, assim como o nariz e a boca da raposa.
- No triângulo do corpo do animal, use um marcador preto para desenhar as patas superiores e inferiores e o rabo. A ponta da cauda da raposa e a área ao redor do pescoço devem ser contornadas com guache branco para criar o efeito de pelo.
Em vez de pelos no pescoço da raposa, a criança pode desenhar contas. Ele também pode decorar ainda mais o aplique a seu critério.
Aplicação "Veleiros"
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papelão branco;
- papel amarelo, preto, vermelho e azul;
- cola;
- tesoura.
Procedimento:
- Os seguintes triângulos devem ser recortados em papel preto: seis pequenos retângulos finos e alongados – para as gaivotas, dois equiláteros (de tamanhos diferentes) com base longa – para a base do navio.
- De papel vermelho, você precisa recortar dois triângulos equiláteros (de tamanhos diferentes) com uma base longa - essas são as velas do navio.
- Do papel amarelo você precisa cortar um pequeno círculo para o sol e um semicírculo para a vela do segundo navio.
- No papel azul você precisa cortar pequenos triângulos em qualquer quantidade para as ondas.
- Primeiro, na parte inferior do papelão, deixando espaço para as ondas, você precisa colar um grande triângulo preto e, a alguma distância dele, um segundo menor (suas bases devem ficar voltadas para cima).
- Você precisa colar um semicírculo amarelo na base do triângulo preto grande para que ele pareça uma vela, e dois triângulos vermelhos com suas bases voltadas uma para a outra na base da segunda peça.
- Na parte superior esquerda do papelão, você precisa colar um círculo para o sol e, entre ele e os veleiros, triângulos longos e finos com as bases voltadas uma para a outra, de modo que você obtenha “marcas de verificação” (essas são as gaivotas do aplique que está sendo feito).
- Triângulos azuis devem ser colados aleatoriamente sob os veleiros para representar ondas.
Os espaços em branco para as ondas podem ser feitos de papel de qualquer cor (azul claro, azul, roxo).
Aplicações de triângulos para crianças do 4º ao 5º ano
Um aplique de triângulos para um aluno do 4º ao 5º ano não deve consistir apenas de formas geométricas. Nessa idade, a criança já precisa ser específica no tema que lhe é oferecido para trabalhar.
Por exemplo, se o tema do aplique for “Primavera”, além do elemento principal (uma flor de primavera feita de triângulos), o trabalho deverá incluir elementos adicionais (restos de neve, um riacho correndo). As aplicações mais simples para as séries 4-5 são “Borboleta” e “Cidade Verde”.
Aplicação "Borboleta"
Para trabalhar você precisará de:
- cartolina colorida nas cores verde e branca;
- papel nas cores verde, roxo, azul e amarelo;
- tesoura;
- 2 contas;
- cola;
- 2 pedaços de arame.
O aplique triangular é feito desta maneira:
- Do papel verde você precisa cortar um triângulo equilátero (para a cabeça da borboleta) e um triângulo isósceles alongado (para o corpo).
- De papel roxo e azul você precisa cortar dois triângulos retângulos alongados. Esses espaços em branco serão as asas superiores da borboleta, consistindo de duas partes: a parte superior é roxa e a inferior é azul.
- De papel amarelo, você precisa cortar duas formas ovais alongadas, que se tornarão as asas inferiores do inseto no aplique.
- Os triângulos e ovais preparados precisam ser colados em uma folha de papelão branco da seguinte maneira:
- triângulo isósceles para o corpo - ângulo agudo para baixo e base para cima;
- acima da base do triângulo para o corpo - um triângulo equilátero para a cabeça;
- nos lados direito e esquerdo do corpo, simetricamente entre si - primeiro um triângulo roxo com um ângulo agudo em direção ao corpo do inseto e a hipotenusa para cima, depois abaixo dele um triângulo azul também com um ângulo agudo em direção ao corpo da borboleta, mas sua hipotenusa deve apontar para baixo;
- O oval amarelo alongado precisa ser colado em ambos os lados, entre a parte inferior do corpo da borboleta e a parte inferior de suas asas superiores.
- Agora você precisa fazer antenas para o inseto. Para fazer isso, prenda uma conta nas pontas de dois pedaços de arame e cole-os na cabeça da borboleta.
- Para fazer um aplique de papelão verde, você precisa recortar uma moldura e colar nela uma composição com uma borboleta.
A criança pode decorar a moldura como quiser, por exemplo, com um laço ou miçangas.
Aplicação "Cidade em verde"
Para trabalhar você precisará de:
- papelão branco e verde;
- papel marrom, amarelo, rosa, bege, laranja, verde;
- tesouras (regulares e cacheadas);
- cola.
Procedimento:
- De papel multicolorido, você precisa recortar os seguintes espaços em branco: retângulos marrons para casas, triângulos rosas para telhados e quadrados amarelos para janelas.
- Usando uma tesoura decorativa, corte semicírculos para a folhagem em papel bege, laranja e verde.
- Em uma folha de papelão branca, começando pelo canto superior direito, você precisa colar os espaços em branco para as casas, indo para baixo, e depois os triângulos para os telhados.
- Depois, em camadas, preenchendo o espaço vazio no papelão, você precisa colar a vegetação. Não tem problema se os arbustos verdes caírem sobre as casas.
- Agora você precisa colar janelas amarelas nas casas visíveis por trás da vegetação e fazer uma moldura para o aplique com papelão verde.
O esquema de cores da vegetação pode ser alterado de acordo com os desejos da criança.
Aplicações de triângulos para crianças do 6º ao 7º ano
Alunos do 6º ao 7º ano devem complementar seus apliques triangulares com outras formas geométricas, detalhes temáticos e desenhos, o que lhes permite transmitir a essência da composição o máximo possível.
Para tornar seu trabalho mais expressivo, os alunos são aconselhados a se concentrar em transmitir as especificidades do tópico sugerido pelo professor.

Por exemplo, a coruja no aplique deve ter olhos grandes e redondos. Se for um cisne, seu pescoço deve ser graciosamente curvado no formato de um ponto de interrogação. As aplicações mais simples para esta idade são “Forest Bird” e “Firebird”.
Aplicação "Pássaro da Floresta"
Para trabalhar você precisará de:
- papel em azul, branco, roxo, preto, rosa, verde, azul claro, laranja, amarelo e vermelho;
- uma folha de papelão amarelo grosso para o fundo;
- lápis simples;
- cola;
- tesoura.
Procedimento:
- Você precisa desenhar e recortar triângulos multicoloridos: azul (4 peças), roxo (4 peças), rosa (5 peças), verde (3 peças), amarelo (2 peças), vermelho (1 peça).
- O triângulo vermelho deve ser colado na parte inferior do papelão, no meio, de modo que sua parte superior fique voltada para cima.
- Agora você precisa colar o restante dos triângulos em fileiras sobre o vermelho na seguinte ordem: amarelo, verde, azul, roxo, rosa – todas as partes devem ficar voltadas para baixo.
- O próximo passo é recortar dois círculos azuis do mesmo tamanho (5 cm de diâmetro) e colá-los sobre os triângulos de modo que eles se toquem.
- Agora você precisa cortar mais 8 círculos de tamanho menor: 2 rosas (diâmetro 2 cm), 2 brancos (diâmetro 1,5 cm), 2 laranjas (diâmetro 1 cm) e 2 pretos (diâmetro 0,5 cm).
- Todos os círculos recortados em ordem decrescente devem ser colados em cima dos círculos azuis.
- Agora só falta cortar dois pedaços azuis em formato de pétalas para as orelhas e um amarelo para o bico e colá-los nos locais apropriados.
Antes de começar a trabalhar no aplique, é necessário pensar em todos os detalhes de sua execução. A criança pode mudar o esquema de cores conforme desejar.
Aplicação "Firebird"
O aplique triangular para crianças “Pássaro de Fogo” é um dos mais brilhantes e especiais.
Para trabalhar você precisará de:
- papelão branco para o fundo;
- papel nas cores amarela, vermelha e laranja;
- lápis simples;
- cola;
- canetas hidrográficas;
- tesoura.
Procedimento:
- De papel amarelo, vermelho e laranja você precisa cortar triângulos do mesmo tamanho, que serão as penas do pássaro de fogo - 13 de cada cor.
- De um papel amarelo você precisa recortar um pedaço em branco no formato do corpo de um pássaro e colá-lo no meio do papelão.
- Agora, usando um lápis simples, você precisa desenhar as linhas ao longo das quais a cauda e as asas do pássaro passarão.
- Para decorar o rabo do pássaro, você precisa colar 3 triângulos laranja na parte inferior do corpo dele, colocando-os com as pontas voltadas para cima. Agora você precisa colar 3 triângulos vermelhos em fileiras, e depois 3 amarelos, levando em consideração a seguinte disposição: as partes superiores dos triângulos de cada nova fileira são coladas na parte inferior dos triângulos da fileira anterior.
- Para decorar as asas do pássaro, você precisa colar uma fileira de triângulos laranja ao longo das linhas desenhadas na parte superior, 5 peças para cada uma das asas.
- Agora você precisa colar 5 triângulos vermelhos em cima dos laranjas e 5 triângulos amarelos em cima deles. A disposição deve ser a seguinte: as partes superiores dos triângulos de cada nova fileira são coladas na parte inferior dos triângulos da fileira anterior.
- Resta apenas desenhar o bico e os olhos do pássaro com uma caneta hidrográfica e, se desejar, adicionar elementos decorativos.
O número de triângulos para o rabo e as asas pode ser adicionado a critério da criança. Você também pode alterar o esquema de cores das penas do pássaro.
Ao criar apliques triangulares com crianças, é importante explicar a elas os pontos principais que permitirão que o trabalho seja feito com segurança. Enfatize ao seu filho que a tesoura não é um brinquedo, mas um instrumento afiado que pode causar dor se usado incorretamente.
Explique que você não pode correr com eles, pular com eles ou pegá-los sem a permissão dos adultos. Tais medidas não permitirão que ferimentos inesperados estraguem o prazer que todos terão ao criar o aplique!
Autor: Anastasia (zodners)
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre aplicações para crianças
Apliques triangulares - como fazer um barco: