Existem muitas maneiras de desenhar Baba Yaga, que muitas vezes é uma personagem negativa nos contos de fadas. O autor geralmente a descreve como uma mulher velha e decrépita, com dentes tortos e cabelos grisalhos desgrenhados. No entanto, também existe uma versão boa de Baba Yaga, que ajuda personagens positivos a derrotar o mal.
Ferramentas de desenho
Desenhar Baba Yaga para crianças requer inicialmente a preparação de materiais e ferramentas.
Lápis simples
Um simples lápis será a principal ferramenta com a qual, na maioria dos casos, será feito o esboço inicial do desenho. A mesma ferramenta é usada para desenhar linhas auxiliares temporárias. Nenhuma outra ferramenta funcionará para criar tais linhas, pois somente as marcas de um simples lápis podem ser facilmente removidas com uma borracha.
É melhor usar lápis B ou HB. Eles são macios, por isso podem ser facilmente removidos com uma borracha e não deixam arranhões no papel. Durante o trabalho, elas devem ser afiadas com mais frequência, deixando a ponta afiada.
Tintas
Para colorir um desenho feito com um lápis simples, você precisará de tintas.
Suas principais variedades são as seguintes:
Tipo de tinta | Descrição |
Guache | É conveniente usá-lo para criar destaques em áreas que já foram pintadas. |
Aquarela | Esta tinta pode ser comprada em tubos ou bandejas. A primeira opção é preferível, porque neste caso:
|
Pastel | Essas tintas são fáceis de trabalhar porque não requerem:
A paleta é indicada para quem deseja criar desenhos brilhantes. |
Para fazer o pincel durar mais, enxágue as cerdas com água fria imediatamente após a pintura. Você pode usar sabão vegetal para isso. É importante garantir que a ponta permaneça sempre afiada. Deve ser verificado em estado úmido. Pincéis de zibelina são melhores para tinta aquarela.
Lápis de cor
Você pode usar lápis de cor para colorir o desenho. Lápis hexagonais são melhores para crianças; É melhor evitar os redondos. Deve-se dar preferência a ferramentas mais grossas, pois as crianças pressionam muito o lápis ao colorir, o que faz com que a grafite quebre. Um lápis de cor comum tem 6-7 mm de espessura; para crianças é melhor escolher uma que seja 3-4 mm mais grossa.
Papel
O tipo de papel em que o desenho é feito é de grande importância. Papel destinado a impressoras não é adequado para desenhar a lápis: é muito fino. Recomenda-se trabalhar em papel Whatman. Quanto ao tamanho, o melhor é dar preferência ao formato A4.
Nesse caso, será mais fácil mudar para um tamanho maior. Se você usar folhas grandes imediatamente, poderá encontrar problemas de dimensionamento.
Master classes
Depois de preparar os materiais e ferramentas necessários na quantidade necessária, você pode prosseguir para o emocionante processo de desenhar um personagem de conto de fadas.
Desenho simples
Baba Yaga (uma versão simples de um desenho para crianças pode ser representada em uma folha de caderno de papel quadriculado usando um lápis ou caneta preta) estará pronto ao completar a seguinte sequência de etapas:
- Desenhe um triângulo inacabado no centro superior da folha. Para fazer isso, desenhe 2 linhas. Este triângulo não deve ter base. Ele deve ser posicionado em um leve ângulo. Este será o chapéu alto e pontudo de Baba Yaga.
- Desenhe 1 semi-oval em cada uma das 2 extremidades inferiores do triângulo.
- Desenhe um pequeno arco sob a semi-oval direita e descreva a silhueta de um nariz adunco.
- Adicione uma boca e um queixo saliente ao desenho. Para fazer isso, desenhe uma linha arqueada abaixo do nariz, direcionada para o rosto. No ponto onde ela termina, começa outra linha arqueada, que marcará o queixo.
- Vá para o lado esquerdo. Deve haver uma pequena mecha de cabelo aqui, que pode ser representada por um pequeno triângulo incompleto. A partir da extremidade, desenhe uma linha longa para a esquerda. Abaixo deve haver outra linha do mesmo comprimento. À esquerda, suas extremidades devem ser conectadas por vários arcos curtos. Este será o longo manto de Baba Yaga, esvoaçando ao vento.
- Começando pelo final do esboço, desenhe a linha das costas. No lado direito, termine de desenhar a parte frontal do corpo. Retire cuidadosamente a mão e o cabo longo da vassoura presos nela.
- Termine de desenhar a parte inferior da imagem. Deve haver cerdas de vassoura no lado esquerdo. Precisa ficar ondulado.
- Desenhe a parte inferior da capa usando linhas curvas.
- Realce a silhueta do sapato: o bico longo da bota e o salto largo.
Uma velha curvada
A Baba Yaga curvada será retratada em pleno crescimento se você fizer o seguinte:
- Desenhe um círculo na parte superior esquerda da folha. Esta será a cabeça.
- Desenhe uma oval um pouco abaixo e à direita do círculo. Em área, deve ser aproximadamente 3 vezes maior que o círculo. Esta será a parte principal do corpo.
- Abaixo, à esquerda e à direita do corpo, desenhe uma linha suave e arredondada. Cada um deles começa com uma oval, que representa o corpo. Ambas as linhas se estendem quase até a borda da folha e ali são conectadas por uma linha horizontal. Este será um vestido longo de senhora idosa.
- Desenhe um nariz longo e adunco. Deve estar localizado no lado esquerdo da cabeça.
- Desenhe um queixo que tenha o mesmo comprimento que o nariz.
- Coloque um olho perto do nariz, que pode ser imaginado como um pequeno triângulo. O olho será visível 1, já que a velha é apresentada de perfil.
- Adicione uma linha arqueada acima da cabeça para marcar a borda do cachecol.
Desenho de Baba Yaga para crianças passo a passo com um lápis. - A partir do oval que representa o corpo, desenhe o braço esquerdo. Deve ser dobrado no cotovelo.
- Desenhe um par de sapatilhas aparecendo por baixo de um vestido longo. Cada um deles pode ser representado como um oval.
- Faça um desenho detalhado. A linha da boca fica entre o nariz e o queixo. Desenhe 1 dente aqui.
- Adicione as linhas restantes deste enfeite de cabeça à linha do arco que marca a borda do lenço. É amarrado com um laço localizado na cabeça. Fios de cabelo desgrenhado aparecem por baixo do lenço. Desenhe sobrancelhas grossas acima dos olhos.
- Desenhe a mão esquerda. A manga é enrolada logo acima do cotovelo. Os dedos estão ligeiramente dobrados.
- Termine de desenhar o avental por cima do vestido e as dobras das roupas.
- Desenhe remendos nos sapatos.
- Coloque a máquina voadora de Baba Yaga - um morteiro e uma vassoura - atrás das costas dela.
- Na mão direita estendida, que não está totalmente visível, desenhe um graveto.
- Quando todas as linhas principais estiverem desenhadas, exclua as auxiliares. Para isso, utiliza-se uma borracha.
- Pinte a imagem. Você pode usar lápis de cor, canetas hidrográficas e marcadores. O cabelo da velha é grisalho. Isso se aplica tanto aos cachos de cabelo que aparecem por baixo do lenço quanto às sobrancelhas. A moldura em si pode ser pintada de bege. O pilão, a vassoura e o cajado podem ser marrom-claros, os sapatos amarelos, o vestido marrom-escuro e o avental e a manga esquerda verdes.
Baba Yaga em um morteiro, vista frontal
Baba Yaga (um desenho desse personagem em um pilão para crianças é considerado uma versão clássica) em um pilão e rosto inteiro será feito da seguinte maneira:
- Desenhe um círculo no topo da folha.
- Divida o círculo com uma linha de arco em duas metades – superior e inferior. Esta linha de arco não é auxiliar, mas a principal. Ela marcará a borda do cachecol.
- Desenhe 2 pontas do cachecol em cima, semelhantes a orelhas de coelho.
- Desenhe os principais detalhes do rosto. Imagine o nariz como uma longa faixa, começando na borda do lenço e afinando para baixo.
- Atrás do nariz está a boca, que deve ser representada por uma linha arqueada.
- Desenhe os olhos. Elas ficam localizadas sob a borda do lenço, e sua parte superior fica ligeiramente escondida atrás do lenço. Cada olho é um círculo com um ponto no centro representando a pupila. Entretanto, neste caso, os olhos não são totalmente visíveis devido ao lenço baixo, então apenas semicírculos são retratados.
- Decore o cachecol desenhando muitos círculos e semicírculos nele. Não se esqueça das pontas do cachecol que parecem orelhas de coelho.
- Desenhe uma argamassa, que é representada por um trapézio. Desenhe uma linha reta vertical acima do stupa à direita. Este será o cabo da vassoura.
- Desenhe os ombros de Baba Yaga e sua mão segurando uma vassoura.
- As cerdas da vassoura localizadas na parte superior são representadas por várias linhas onduladas.
- Desenhe os detalhes que faltam: o colar no pescoço e as bordas das tábuas do stupa. O colar é feito de vários círculos pequenos conectados por linhas curtas, e as bordas das tábuas correm ao longo do stupa de cima para baixo.
- Coloque os aros de metal ao redor da argamassa horizontalmente. Existem apenas 2 deles: na parte superior e na parte inferior.
Baba Yaga em um pilão de perfil
Baba Yaga (um desenho para crianças pode ser complementado com um morteiro voador) na versão clássica se move pela floresta não a pé, mas em um morteiro voador encantado. Ela tem uma vassoura nas mãos.
Pode ser representado seguindo a seguinte sequência:
- Escolha um ângulo e decida em que pose a heroína deve ser apresentada. Neste exemplo, ela estará sentada em um almofariz e segurando uma vassoura.
- Esboce a silhueta de Yaga e seu transporte usando linhas e círculos simples.
- Desenhe um círculo grande no topo. Esta é a cabeça. Uma linha ligeiramente curva se estende para baixo a partir dele. Esta será a base do corpo de Baba Yaga.
- Na parte inferior, desenhe uma argamassa no formato de um cone truncado.
- Desenhe mais 2 linhas a partir da cabeça: 1 para a esquerda e 2 para a direita. Esses serão os ombros.
- Adicione linhas de mão. Cada braço deve estar dobrado no cotovelo.
- Desenhe uma linha diagonal que representará a vassoura de modo que ela fique localizada nas mãos da heroína.
- Marque a cabeça. Você precisa desenhar uma linha de arco de cima para baixo. Esta será a vertical da simetria. Outra linha de arco deve ir da esquerda para a direita. Esta será a linha horizontal dos olhos. Como neste caso Baba Yaga não será apresentada de frente, mas sim virada, a linha vertical deve ser traçada não no meio, mas ligeiramente para o lado. Como resultado, a cabeça será dividida em 2 hemisférios de tamanhos diferentes.
- Na linha vertical abaixo do ponto de intersecção com a linha horizontal, faça um traço curto. Isso marcará a localização do nariz. Abaixo disso há outro traço indicando a localização da boca.
- Acima da linha horizontal, desenhe uma linha que determinará a posição do cachecol. Nesse caso, ele ficará próximo à testa, de modo que sua linha fique mais próxima dos olhos.
- Depois de marcar a cabeça, passe para os braços. Não é difícil desenhá-los: basta representar vários cilindros. Com os dedos, as coisas ficam mais complicadas: aqui é preciso ressaltar que Baba Yaga está segurando uma vassoura.
- Desenhe várias linhas retas que conectarão os ombros e a cabeça.
- Desenhe os joelhos localizados diretamente acima do stupa. O resto das pernas não são visíveis, pois estão dentro do stupa. Desenhe um lenço na sua cabeça. É importante lembrar que Baba Yaga está voando, então seu cachecol balança na direção oposta à direção do voo. Ao desenhar o lenço, muita atenção deve ser dada à dobra occipital, e abaixo do queixo deve haver um laço no qual o lenço é amarrado. Suas pontas também devem balançar na direção do fluxo de ar, mas de forma menos pronunciada.
- Desenhe o rosto em detalhes. Esta Baba Yaga será gentil, então sua expressão facial deve ser apropriada. É mais conveniente começar pelos olhos. Deve haver 2 pequenos círculos na linha horizontal desenhada anteriormente. Esses serão os olhos. Acima de cada uma delas, você precisa desenhar linhas curtas e arqueadas, indicando assim as sobrancelhas.
- Continue desenhando o nariz. Até a simpática Baba Yaga tem uma longa, em forma de gancho.
- Na parte inferior do rosto, desenhe uma linha que indicará a boca. É melhor fazê-lo arqueado, dobrando-o de modo que Baba Yaga pareça estar sorrindo.
- Adicione um queixo proeminente e mais detalhes à expressão facial.
- O queixo de Baba Yaga tem formato semelhante à parte externa de um osso. Ao desenhar, você precisa tentar esticá-lo para frente para dar a ele a astúcia característica de Baba Yaga.
- No centro dos olhos coloque as pupilas, que podem ser representadas como pontos. Deixe as sobrancelhas mais largas. Deve haver uma linha curva do nariz até a boca.
- Desenhe detalhes importantes que desempenham um papel significativo na percepção final do personagem. Isso inclui rugas, verrugas e dentes tortos. O desenho também deve mostrar cabelos despenteados. Elas aparecem por baixo do lenço e balançam ao vento. As rugas devem se concentrar na parte superior do rosto, perto dos olhos.
- Desenhe o corpo. Dê às suas mãos uma aparência finalizada. Preste mais atenção à manga que está mais próxima. Para fazer isso, apague as linhas desenhadas anteriormente e desenhe as mangas no espaço liberado. Eles devem chegar até o cotovelo. É importante lembrar que deve haver dobras na manga.
- Remova as linhas auxiliares do corpo. Depois disso, trace os contornos da roupa.
- Desenhe cuidadosamente os dedos, enfatizando a pegada na vassoura.
- Desenhe a vassoura e depois apague a linha auxiliar. Por enquanto basta desenhar sua parte superior – a alça. A borda superior da vassoura deve ser arredondada.
- Desenhe a argamassa e a base da vassoura. Na argamassa, é necessário marcar as tábuas com linhas retas, ou mais precisamente, os locais onde essas tábuas estão conectadas umas às outras. A argamassa de madeira deve ser cercada por 2 anéis de metal. Uma delas passa por baixo, a outra por cima. A base da vassoura é feita de muitas linhas colocadas próximas umas das outras. As hastes são presas ao topo da ferramenta por uma corda enrolada nelas.
- Crie sombras. O lado escuro deve ser aquele que não fica exposto à luz. Sombreie as áreas sombreadas pelas roupas. Para aplicar sombra, use um lápis simples, fazendo movimentos semelhantes a traços. Você precisa segurar a ferramenta levemente, sem pressioná-la com muita força.
É mais conveniente delinear os contornos e depois começar a sombrear.
Cabana de Baba Yaga
Baba Yaga (o desenho para crianças pode ser complementado com uma cabana em ruínas), como dizem nos contos de fadas, passa a maior parte do tempo na cabana.
Para desenhá-lo, você precisa:
- Desenhe um trapézio que se estreita para baixo. Esta será a base da cabana. Desenhe a primeira linha diagonal acima dela, à esquerda e à direita. Este será o telhado. As linhas devem se cruzar no topo.
- Decore o telhado. Isso é feito com a ajuda de linhas onduladas que passam sob os limites superiores do telhado.
- Desenhe 2 janelas. Uma delas fica na parte principal da cabana, e a outra fica no telhado. O primeiro pode ser representado como um quadrado ou um trapézio, e o segundo como um triângulo.
- Desenhe uma cobertura sob a janela superior e coloque persianas à esquerda e à direita da janela principal.
- Desenhe os troncos que formam a base das paredes. Para fazer isso, desenhe vários círculos em uma linha vertical nos lados esquerdo e direito da borda da parte principal da cabana. Em cada um desses círculos você precisa desenhar uma espiral, que indicará os anéis anuais na seção transversal.
- Desenhe linhas horizontais ao longo do lado visível da parede. Desenhe as mesmas linhas no telhado, que também é feito de toras.
- Desenhe os elementos do telhado. Você pode decorá-lo com vários semicírculos pequenos.
- De um lado do telhado, desenhe um cano de onde sai fumaça.
- Desenhe a principal característica distintiva da cabana de Baba Yaga: pernas de galinha. Eles começam no fundo da cabana e terminam com 3 dedos. É importante não esquecer de representar uma garra afiada e torta em cada dedo.
Baba Yaga é uma das personagens mais memoráveis dos contos de fadas, com quem as crianças começam a se familiarizar desde cedo. Você pode desenhá-la de diferentes maneiras: não é necessário representar uma velha que inspira medo, porque ela geralmente age do lado do bem.
Vídeo sobre desenho de Baba Yaga
Vídeo sobre como desenhar Baba Yaga: