Vários sabores de fabricantes conhecidos criam uma atmosfera agradável em casa e ajudam a combater odores desagradáveis. Entretanto, muitos deles contêm componentes extremamente prejudiciais à saúde.
Eles causam enxaquecas e reações alérgicas graves, enfraquecem o sistema imunológico, prejudicam o funcionamento do sistema nervoso e podem até provocar o desenvolvimento de câncer. Uma alternativa a isso são purificadores de ar naturais e acessíveis, feitos à mão.
Segredos para criar e usar sabores
Você pode fazer um purificador de ar doméstico usando os materiais mais simples disponíveis:
- potes de vidro comuns ou vasos transparentes de tamanhos diferentes;
- qualquer óleo essencial;
- algodão;
- gelatina;
- bicarbonato de sódio;
- glicerol;
- água;
- palitos de sushi;
- álcool medicinal ou vodca;
- qualquer corante alimentar;
- flores frescas ou secas;
- pétalas;
- ervas medicinais;
- especiarias naturais;
- quaisquer elementos decorativos desnecessários (contas, strass, contas, penas, botões decorativos grandes, bolas de espuma).
Dessa forma, você pode fazer um agente aromatizante barato, natural e seguro. No entanto, há um componente importante que você não pode economizar: óleo essencial de alta qualidade.
O óleo aromático natural não pode ser barato, porque para obter 1 litro de óleo de menta são necessários mais de 2,5 centavos de folhas perfumadas, e para 1 litro de óleo de neroli - mais de 2 toneladas de flor de laranjeira. De acordo com os padrões internacionais, uma garrafa com óleo aromático deve ser feita de vidro escuro, e o óleo em si deve ser completamente natural e ter uma marca correspondente no rótulo.
As fragrâncias para casa têm mais do que um uso utilitário: combatem odores desagradáveis. São simultaneamente um meio de aromaterapia seguro e discreto devido à baixa concentração de óleos essenciais na sua composição, especialmente quando comparados com as lâmpadas aromáticas clássicas.
Eles também se tornarão uma decoração para interiores cotidianos e festivos. Na maioria das vezes, essas fragrâncias com um conjunto correspondente de óleos essenciais ou especiarias são adequadas para criar uma atmosfera de Ano Novo ou Natal.
Difusor de aromas faça você mesmo
Fazer um difusor de aromas em casa é bem simples:
- Uma mistura de 50 g de vodka e 100-200 ml de óleo base (pêssego, jojoba, azeite de oliva inodoro ou óleo de bebê comum) é despejada em um recipiente de vidro com gargalo estreito.
É fácil fazer um difusor de aromas caseiro com suas próprias mãos. - Adicione de 10 a 30 gotas de qualquer óleo essencial à mistura.
- Coloque os palitos de bambu no frasco e deixe por várias horas. Durante esse tempo, os palitos absorverão o aroma do óleo.
- Os palitos de bambu são removidos, virados e colocados de volta no recipiente.
Esta fragrância durará vários meses devido à evaporação lenta do óleo.
Ambientador de gelatina
Você também pode fazer um purificador de ar doméstico em forma de gel.
Para fazer isso, você precisará de:
- gelatina (2 colheres de chá);
- glicerol;
- água;
- óleo essencial.
A glicerina ajuda a proteger seu purificador de ar caseiro do ressecamento, e a gelatina retém o aroma perfeitamente. Em um recipiente pequeno e raso ou em um copo largo, você precisa despejar 2 colheres de chá. gelatina, adicione um pouco de água até cobrir completamente os cristais e mexa até dissolver.
Depois disso, você precisa adicionar 1 colher de chá ao frasco. glicerina e 5-6 gotas de óleo essencial e misture tudo novamente. A solução resultante é colocada na geladeira para permitir que a mistura endureça.
Para deixar o purificador de ar finalizado bonito, você pode colori-lo com corante alimentício, usar um copo largo em vez de um recipiente e adicionar conchas, miçangas, strass, raminhos de alecrim, endro ou salsa, anis estrelado, rodelas de limão secas, pétalas de flores ou raspas de laranja cortadas em tiras à mistura.
Um copo incomum para um purificador de gelatina pode ser uma metade de laranja, sem polpa e seca. Pode ser decorado externamente com cravos. Eles se prendem facilmente às raspas, facilitando a criação de padrões geométricos simples.
Este purificador de ar é especialmente apropriado durante os feriados de Ano Novo e Natal. Para criar uma atmosfera festiva, vale a pena usar os óleos essenciais correspondentes de agulhas de pinheiro, laranja, tangerina e especiarias. Eles encherão o ambiente com aromas de abeto, frutas cítricas e doces de Ano Novo e preservarão o clima festivo por muito tempo.
Ambientador de refrigerante
O bicarbonato de sódio está presente em todos os lares. É um excelente limpador de superfícies e é considerado um componente importante em medicamentos para resfriado e azia, além de ser um bom neutralizador de odores. E, ao mesmo tempo, o refrigerante pode preservar o aroma dos óleos essenciais por muito tempo. Isso torna possível usá-lo como base para o purificador de ar caseiro mais fácil de fazer.
Despeje o bicarbonato de sódio em um frasco (cerca de um quarto do volume), adicione 8 a 9 gotas de óleo essencial e feche a tampa com pequenos furos. Você pode substituir os óleos por canela, anis, cardamomo, cravo ou canela em pau, ou criar seu próprio aroma picante misturando vários ingredientes.
O bicarbonato de sódio é ideal para vasos sanitários porque elimina bem os odores típicos. Nesse caso, você pode usar um pote de vidro comum de meio litro ou 200 gramas e uma tampa de polietileno com furos grandes.
Existe outra maneira simples de combater odores desagradáveis no banheiro: óleo essencial de cedro, pinho ou laranja (é melhor tomar vários óleos de uma vez) é aplicado em um pedaço de algodão e deixado no sol ou em um radiador quente para que os aromas se abram. Depois disso, o produto está pronto para uso.
Para a sala de estar, você pode dar a um purificador de ar de refrigerante caseiro uma aparência mais apresentável despejando uma mistura de refrigerante e óleos essenciais em um frasco decorativo com gargalo largo e, em vez de uma tampa, usar papel alumínio com perfurações decorativas ou simplesmente papel alumínio estampado.
À base de água e álcool
Você pode fazer uma fragrância para casa sem muito gasto e na forma de um spray prático.
Para fazer isso você precisa levar:
- óleo essencial favorito;
- cerca de 200 g de água;
- álcool (1 colher de sopa).
Primeiro, em um pequeno recipiente do qual o borrifador foi removido, misture o álcool e o óleo essencial. A quantidade de óleo depende de quão forte você quer que o aroma seja. Em média, isso é de 15 a 35 gotas. Depois, encha o recipiente até a borda com água e fixe o aspersor.
Aplicação de óleos essenciais
Os purificadores de ar caseiros não são apenas acessíveis e têm composição natural. Os óleos essenciais usados em sua produção têm um efeito positivo no humor e no estado geral do corpo, e é por isso que são usados ativamente na aromaterapia.
Há uma enorme variedade de óleos aromáticos à venda, para que todos possam escolher o aroma ideal para si ou criar seu próprio aroma especial. No entanto, vale lembrar que alguns óleos podem causar efeitos colaterais quando utilizados.
Na melhor das hipóteses, será limitado a uma enxaqueca; na pior das hipóteses, reações alérgicas graves e irritações na pele. Certos óleos essenciais podem causar aborto espontâneo, por isso mulheres grávidas devem usá-los com cautela.
Não é recomendado usar óleos essenciais em excesso se houver mães amamentando ou crianças pequenas no ambiente.
Certos tipos de óleos essenciais aumentam a sensibilidade da pele à radiação ultravioleta (isso é chamado de fototoxicidade), por isso não devem ser usados no verão. Em qualquer caso, o óleo essencial é um concentrado forte. Eles não devem ser usados em excesso ao fazer purificadores de ar caseiros.
Para se proteger dos efeitos negativos, você precisa selecionar cuidadosamente o óleo essencial, levando em consideração todas as contraindicações, monitorar rigorosamente suas condições de armazenamento e datas de validade e escolher apenas um produto natural e de alta qualidade.
Nome do óleo essencial | Propriedades benéficas |
Laranja | Melhora o humor, acalma e alivia a fadiga, tem efeito anti-resfriado e anticelulite, ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo, melhora o apetite. |
Bergamota | Eficaz no combate a resfriados como antitérmico e expectorante, auxilia no combate à depressão e fadiga, reduz os níveis de estresse, aumenta o desempenho e elimina toxinas. Estimula o sistema digestivo. |
Gerânio | Combate doenças de pele e envelhecimento, ajuda a combater os efeitos negativos das alterações hormonais, como irregularidades menstruais e menopausa. Um dos óleos anti-inflamatórios mais eficazes no tratamento de doenças otorrinolaringológicas. |
Ylang-ylang | Ajuda a manter a juventude e a beleza da pele, tem um efeito relaxante, calmante, anti-inflamatório e imunoestimulante pronunciado. |
Lavanda | Um remédio universal para insônia, enxaquecas, coriza, doenças de pele, feridas e queimaduras. Eficaz no combate à depressão e ao estresse. Normaliza a função hepática, melhora a imunidade e remove toxinas. Potencializa o efeito de outros óleos essenciais. |
Rosa | É usado como um produto cosmético para pele seca e envelhecida. Possui pronunciado efeito anti-inflamatório, bactericida, antiespasmódico, hemostático e antisséptico. Combate neuroses, depressão e distúrbios do sono. Melhora a memória, estimula a função cerebral e o sistema cardiovascular. |
Camomila | Um excelente sedativo, reduz a superexcitação, o estresse e a ansiedade, normaliza o sono. Eficaz no combate a enxaquecas, dores de dente e musculares, artrite e reumatismo, doenças de pele. |
Árvore do chá | Adequado para desinfecção de ambientes, combate fungos e bactérias, acelera a recuperação do corpo e melhora a imunidade. Usado para várias doenças de pele e resfriados. |
Alecrim | Estimula a memória, melhora a concentração, ajuda a assimilar melhor novas informações, tem efeito bactericida, tônico e analgésico. Combate a depressão e o estresse, melhora o funcionamento dos sistemas digestivo e cardiovascular. |
Sábio | É usado para relaxamento, alivia a tensão e acalma bem o sistema nervoso. Devido ao seu pronunciado efeito antiespasmódico, é usado para asma, bronquite, pneumonia, cólicas, cólicas, espasmos intestinais e musculares, reumatismo e artrite. |
Eucalipto | É usado para resfriados como expectorante, diaforético e antipirético. Alivia dores musculares, inclusive após treinos intensos. Estimula a atividade mental, combate a fadiga e a sonolência. Reduz os níveis de açúcar no sangue e reduz o inchaço. Usado para tratar roupas de cama e travesseiros contra ácaros. |
Os óleos essenciais de lavanda, rosa e camomila são considerados os mais suaves em termos de efeito no corpo e ausência de contraindicações.
No entanto, também existem certas contra-indicações:
- gravidez (não é recomendado o uso de óleos essenciais de cânfora, anis, jasmim, zimbro, absinto, mirra, hortelã-pimenta e hortelã-dos-pântanos, alecrim, tomilho);
- amamentação (acredita-se que o óleo de hortelã-pimenta reduz a produção de leite materno);
- epilepsia;
- são neurotóxicos para crianças (exceto os óleos de limão, lavanda, laranja e camomila, porém, não se pode descartar intolerância individual);
- os óleos cítricos são fototóxicos (aumentam a sensibilidade da pele à radiação ultravioleta);
- Óleos essenciais não são usados enquanto se toma medicamentos que contenham iodo e ferro.
Fragrâncias naturais
Os sabores caseiros são feitos exclusivamente com ingredientes naturais, sem o uso de corantes e fragrâncias artificiais. Eles são ecológicos, seguros para animais de estimação e muito acessíveis. Outra vantagem importante é que você pode criar uma composição única com suas próprias mãos, usando aromas existentes ou até mesmo especiarias comuns.
O óleo de lavanda é considerado um dos mais versáteis nesse sentido. Ele não só combina harmoniosamente com os aromas de outros óleos essenciais, mas também potencializa suas propriedades curativas. Tudo o que você precisa é de algumas gotas. O aroma floral-herbal da lavanda harmoniza particularmente bem com outros aromas florais ou herbais, bem como com notas cítricas.
Somente o óleo essencial de lavanda verdadeira (de folhas estreitas ou medicinal) tem todas as propriedades e características listadas acima. Mesmo na forma de fragrâncias, os óleos essenciais não são recomendados para uso por muito tempo. O corpo precisa descansar delas.
Esta pode ser uma "janela terapêutica" de uma semana após 3 semanas de uso. Ou você pode alternar purificadores de ar à base de óleos essenciais com composições aromáticas simples, que podem ser criadas usando água pura. O principal é que esteja sempre aquecido.
Você pode fazer um purificador de ar doméstico com:
- alguns ramos de alecrim, rodelas de limão e algumas gotas de extrato de baunilha;
- alguns ramos de tomilho fresco ou seco, fatias de limão, hortelã seca ou mesmo essência de hortelã, algumas gotas de extrato de baunilha;
- alguns paus de canela, uma dúzia de cravos, algumas folhas de anis estrelado e rodelas de laranja.
Uma fragrância feita de flores secas tem um visual elegante e incomum. O aroma emitido pelas plantas secas não é muito intenso nem duradouro, por isso é potencializado por algumas gotas de óleo essencial apropriado, como óleo de rosas, se forem usadas pétalas de rosas como base.
No caso do alecrim e da lavanda, o aroma natural dura muito tempo e não precisa ser intensificado. As plantas secas são colocadas em um pequeno frasco decorativo, que precisa ser agitado de vez em quando.
Um efeito mais duradouro será alcançado por uma mistura de sal, álcool e ervas frescas ou pétalas de flores:
- Para fazer isso, despeje sal grosso (de cozinha ou marinho) no fundo do frasco e cubra-o com uma camada grossa (cerca de 1 cm).
- Alternando camadas de sal e ervas ou flores, encha o frasco completamente.
- Despeje a mistura com álcool medicinal e agite bem.
- Feche o frasco e deixe em local escuro por vários dias.
- Polvilhe em pequenos recipientes e espalhe pelo apartamento.
É fácil fazer você mesmo um purificador de ar seguro e natural. Isso não requer nenhuma habilidade especial nem custos especiais. Tudo o que você precisa é de um pouco de imaginação e materiais disponíveis em qualquer casa. Como resultado, os ambientes ficarão repletos de um aroma fresco e original que você não encontrará em uma loja.
Vídeo sobre como fazer um difusor de fragrâncias para casa
Difusor de ar faça você mesmo:
Olá, com quais óleos você costuma trabalhar?