Fazer sabão em casa é do interesse da maioria dos fabricantes iniciantes, pois é uma atividade útil e interessante que não leva muito tempo.
Prós e contras de fazer sabão em casa
Fazer sabão em casa é atraente para iniciantes devido a uma série de vantagens:
- investimento mínimo para comprar equipamentos baratos;
- tecnologia acessível para fabricação do produto;
- oportunidades de aproveitar o processo criativo;
- a capacidade de criar um produto natural e ecologicamente correto, único em conteúdo e forma;
- um círculo ilimitado de consumidores do produto acabado (adultos e crianças, homens e mulheres de qualquer profissão e posição na sociedade);
- oportunidades para experimentar, para criar algo novo;
- a probabilidade de receber renda com a venda de seus produtos;
- falta de concorrência devido à singularidade de cada produto.
Desvantagens de fazer sabão caseiro:
- a necessidade de investir recursos próprios na fase inicial do trabalho;
- busca de pontos de venda e compradores;
- risco de alergias (a fabricação de sabão envolve o trabalho com óleos essenciais e produtos químicos, por isso não é adequado para pessoas com mucosas e pele sensíveis).
Materiais e acessórios
Fazer sabão em casa para iniciantes no estágio inicial de trabalho envolve custos com materiais, dispositivos e ferramentas. Sua escolha depende da tecnologia pretendida para a produção do produto.
Urdidura
Como base para sabão você pode usar:
- uma mistura preparada por você mesmo (o método mais trabalhoso, que exige o cumprimento de precauções de segurança e conhecimento de química);
- base de sabão feita em fábrica;
- sabonete de bebê sem perfume;
- restos de sabão e sobras de sabão comum (o método mais econômico).
As bases de diferentes indústrias diferem em uma série de características:
- custo;
- dureza;
- velocidade de resfriamento;
- graus de naturalidade (existem massas de base completamente naturais para criar um produto seguro e ecologicamente correto).
A maioria das bases vendidas em lojas especializadas são à base de glicerina, sem álcalis em sua composição, e por isso se comparam favoravelmente aos sabonetes prontos feitos em fábrica. A base de glicerina tem um efeito mais suave na pele e forma uma grande quantidade de espuma.
A base de sabão inglês é de alta qualidade, mas é cara e endurece muito rápido após derreter., portanto, é inferior em popularidade às matérias-primas russas. Além destas, existem no mercado bases de sabão da Bielorrússia, Alemanha, China e Bulgária.
A marca “SLS-free” nas matérias-primas garante a ausência de substâncias tensoativas (SAS), que têm um efeito negativo na pele e nas mucosas.
Para sabonetes com imagem solúvel em água, é aconselhável escolher uma base inglesa, o produto bielorrusso “Ideal” ou a base russa “Myloff” para a camada superior, pois assim você pode obter a máxima transparência do produto. Quanto mais fina for a camada superior, mais claramente o padrão abaixo será visível.
Existem 4 tipos de bases de sabão:
- Base de sabão sólida. As mais populares são as bases brancas clássicas (incluindo as foscas) e as transparentes. A base branca contém pigmento de dióxido de titânio. Se necessário, você pode comprá-lo separadamente para criar sabão branco a partir de sabão transparente.
A base transparente permite criar sabonetes em cores vibrantes, enquanto a base branca dará um tom pastel a qualquer corante. Óleos vegetais, leite (de cabra ou vaca) e manteiga de manga também podem ser adicionados às bases sólidas. Também há bases à venda feitas apenas com matérias-primas naturais.
- A base para a criação de "redemoinhos". Quando aquecido, adquire uma estrutura viscosa sem se transformar em líquido. Graças a essa propriedade, é possível criar sabonetes com padrões e inclusões únicos.
- Base macia. É usado para fazer sabão esfoliante e sabão suave (um produto com textura agradável, que lembra sorvete).
- Base líquida. Está pronto para uso no dia a dia e também serve como base para a criação de novos produtos de higiene.
A base líquida da Inglaterra, “Liquid Crystal Concentrate”, é especialmente popular. Não pode ser utilizado em sua forma pura devido às altas concentrações de substâncias ativas na composição.
Fazer sabão “do zero”, criando você mesmo a base, é um processo trabalhoso e prejudicial devido ao uso de álcalis cáusticos, por isso é aconselhável que os fabricantes de sabão iniciantes usem uma base de sabão pronta em casa.
Para fazer sabão transparente, você precisa de uma base transparente; para fazer um produto fosco, você deve escolher matérias-primas foscas. O custo médio de 1 kg de peso base é de 300 rublos.
Se você escolher sabonete de bebê como base, vale a pena comprar opções sem fragrância, pois será impossível tirar seu aroma original.
Para fazer sua própria base de sabão, você precisará de 3 ingredientes:
- base alcalina;
- líquido (infusões de ervas, leite, água purificada);
- óleos especiais para saponificação.
A soda cáustica é essencial para obter sabão sólido. O álcali garante a saponificação da gordura, neste caso do óleo base (qualquer óleo vegetal, em casos raros a banha).
O líquido é necessário para pré-dissolver o álcali e prepará-lo para ser misturado à gordura. Se você usar leite ou decocções de ervas úteis como líquido, o sabão pronto ficará útil, terá uma cor natural e um cheiro natural.
Óleos básicos
Os óleos básicos enriquecem o sabonete, dando-lhe as propriedades necessárias (hidratar a pele, amaciá-la, nutri-la). Sabonetes sem óleos básicos ressecam a pele, criam uma sensação de “ressecamento” e provocam rachaduras e descamação. Para enriquecer o produto, você também pode adicionar creme, loção corporal, leite fervido e creme.
O principal é não se deixar levar por substâncias enriquecedoras, caso contrário o sabão não fará espuma bem.
Os óleos básicos mais comumente usados são:
- para as mãos: manteiga de cacau, manteiga de karité, manteiga de oliva, manteiga de palma, manteiga de noz, manteiga de jojoba;
- para pele normal: óleos de cacau e abacate, oliva e amêndoa;
- para pele seca: manteiga de karité, prímula, gérmen de trigo, rosa mosqueta, abacate, amêndoa, rícino;
- para pele oleosa: óleo de damasco e caroço de pêssego, amêndoa doce e avelã;
- para áreas problemáticas da pele: espinheiro-marítimo ou oliveira;
- para o corpo: óleos de gergelim, karité, amêndoa, coco, cacau, oliva.

O óleo é frequentemente escolhido com base em seu efeito na pele:
- para envelhecimento - óleo de gerânio suavizante de rugas;
- para ressecamento - óleo de hortelã-pimenta;
- para saturação de vitaminas – óleo de zimbro;
- para pele áspera e seca – óleo de lanolina;
- para combater a celulite e adicionar elasticidade – óleo de laranja, bucha vegetal, algas marinhas em combinação com pedaços de café moído.
Óleos essenciais
Óleos essenciais são usados para dar um aroma agradável ao sabonete caseiro. Em vez disso, também são usados aromatizantes de confeitaria e cosméticos, café, chocolate, mel, raspas de frutas secas e partes de flores secas. A desvantagem dos óleos essenciais é que eles evaporam rapidamente. É por isso que eles são adicionados ao sabão no final do preparo.
A escolha de um óleo específico depende do efeito curativo que precisa ser alcançado. Por exemplo, a lavanda alivia dores de cabeça e tem um efeito calmante; O jasmim dá energia e melhora o humor; O óleo da árvore do chá é eficaz no combate a bactérias.
As matérias-primas necessárias podem ser selecionadas dependendo da área de aplicação do sabão:
- Qualquer óleo essencial pode ser usado para a pele das mãos.
- Para pele normal, os óleos de camomila, jasmim, gerânio e lavanda são os melhores.
- A pele seca pode ser ajudada por óleos essenciais de lavanda, menta, jasmim, palmarosa e neroli.
- Óleos de limão, alecrim, cipreste e gerânio podem reduzir a oleosidade da pele.
- Óleos essenciais de eucalipto, árvore do chá, zimbro, sândalo e abeto são eficazes no combate a problemas de pele.
- Óleo de melaleuca, óleo de eucalipto, óleo de laranja e óleo de toranja são bons para o corpo.
Corantes
Usando corantes, você pode colorir o sabonete caseiro no tom desejado.
As principais características do uso de pigmentos corantes:
- em uma base transparente as cores são ricas, em uma base branca elas são delicadas e suaves (a exceção são os corantes neon);
- Várias cores podem ser misturadas para obter o tom desejado.
Todos os corantes são divididos em alimentícios e pigmentos:
- Corantes alimentares deixe o sabonete transparente, não adicione turbidez à sua base e pinte-o com tons ricos e brilhantes. No entanto, é impossível criar sabonetes multicoloridos com a ajuda deles, pois as cores são facilmente transferidas para outras camadas.
Eles são produzidos na forma de pós, géis e óleos. Eles se distinguem pela alta concentração. Dosagem de corante alimentício: de 1 a 5 gotas por 100 g de base.
Os corantes líquidos são mais fáceis de usar. Elas são divididas em cores clássicas e neon (tons mais saturados e brilhantes). O pigmento neon permite que você obtenha um sabonete brilhante mesmo usando uma base de sabonete branca fosca. A desvantagem dos corantes líquidos é que eles turvam a base. A dosagem de pigmentos líquidos é de 5 a 7 gotas por 100 g de base.

Corantes prontos vendidos em lojas especializadas darão ao sabão cores mais brilhantes do que seus equivalentes naturais.
No entanto, os corantes naturais são mais seguros:
- Para sabonete vermelho, você precisa de pimenta vermelha ou pó de sândalo vermelho.
- A cor verde é obtida adicionando clorofila (facilmente encontrada na farmácia) ou ervas secas ao sabão.
- Para dar uma cor laranja ao produto, você deve usar açafrão em pó.
- Para obter uma tonalidade marrom, adicione chocolate, café ou canela ao sabonete.
- Pigmentos são mais populares devido à sua versatilidade e ampla gama de cores. A principal vantagem dos corantes artificiais é a ausência de migração de cor ao produzir um produto multicamadas e multicolorido.
Pigmentos secos são apresentados como pós. Eles não são muito adequados para fazer sabão, pois muitas vezes se depositam nele sem se dissolver. Eles só podem ser usados se a base do sabão for preparada de forma independente, já que o álcali não corrói esse corante. Eles também deixam a base transparente turva.
Para 100 g de sabão você precisa de 1/3 colher de chá. pigmento seco, pré-misturado com álcool, óleo ou glicerina.
O pigmento perolado (Mickey) está disponível em pó. Não é necessário misturá-lo com nada antes de usar. A madrepérola só pode ser usada em uma base de sabão transparente, pois não ficará visível em uma superfície branca. Eles geralmente decoram o sabonete pronto usando os dedos ou pincéis. Também pode tirar a transparência do sabão. Para 100 g de matéria-prima você precisa de 1/3 a 1/2 colher de chá. pigmento.
Os pigmentos Zenikolor, produzidos em forma de pasta, são de alta qualidade. Eles não penetram nas diferentes camadas do sabão e mantêm sua transparência.
O dióxido de titânio comum, um pigmento branco, permitirá que você converta uma base transparente em uma fosca, se necessário. Também é necessário fazer a base branca para os redemoinhos. Para 100 g de base de sabão você precisa tomar 1/3 colher de chá. dióxido de titânio misturado com óleo, álcool ou glicerina.
Ornamentos decorativos, aditivos úteis
Para fins decorativos, são utilizados no sabão:
- glitters (grandes brilhos multicoloridos adicionados ao sabonete transparente);
- madrepérola (um pigmento de cor iridescente, usado tanto para colorir sabão quanto para decorá-lo após a produção);
- imagens solúveis em água (para fazer sabão com imagens e inscrições);
- flores e plantas secas;
- folhas de textura e carimbos (para criar padrões e relevos na superfície do sabão).
O sabão também é complementado com componentes de cuidado para lhe conferir certas propriedades:
- para fazer sabão esfoliante: aveia, sementes de papoula, ervas picadas, açúcar, migalhas de casca de noz, café moído ou grãos de café;
- para efeito terapêutico: partes de plantas e ervas medicinais;
- para um efeito tônico: raspas de frutas, mel;
- para cuidados suaves com a pele: leite para a pele, cremes, leite, tintura de própolis;
- para nutrição e hidratação: óleo vegetal, mel, decocção de ervas, glicerina.

É aconselhável escolher os preenchimentos com base nas características da pele:
- Lanolina, cera e glicerina são benéficas para a pele das mãos.
- Argila cosmética, café moído, ervas e leite ajudarão a manter a saúde normal da pele do rosto.
- Leite, glicerina, argila cosmética e infusões de ervas ajudam a reduzir o ressecamento da pele.
- Carvão ativado, argila cosmética, álcool de cânfora, extrato de calêndula, camomila e própolis reduzirão a produção de sebo da pele oleosa do rosto.
- Com a ajuda de argila cosmética, folhas de eucalipto, carvão ativado e infusões de ervas, você pode reduzir o número de erupções cutâneas.
- Café moído, sal marinho, argila, mel e alcatrão podem ser usados para manter a beleza da sua pele.
Para melhorar a qualidade do sabão, são utilizados os seguintes ingredientes:
Substâncias úteis | Propriedades | Exemplos de substâncias |
Plastificantes | Para plasticidade e formação de espuma. | Mel, glicose, açúcar, sorbitol. |
Ácidos | Para dureza do produto e efeito antibacteriano. | Ácidos cítrico, láctico e succínico. |
Lanolina | Para um efeito suavizante. | Lanolina. |
Glicerol | Hidratante. | Glicerol. |
Óleo | Enriquecimento. | Manteiga de karité, abacate. |
Frutas frescas, frutas vermelhas, vegetais e plantas não podem ser usados como componentes úteis, pois apodrecerão rapidamente e estragarão o sabão. Em vez disso, é melhor usar frutas secas, folhas, ervas, pétalas, flores e gengibre em pó.
Moldes, álcool e acessórios adicionais
Para melhorar a aparência do sabão, costuma-se usar álcool isopropílico.: evita o aparecimento de bolhas de ar na superfície do produto, permitindo que as camadas de sabão multicoloridas se colem. Para isso, ele é pulverizado sobre o sabão depois que ele é despejado nos moldes.
Fazer sabão em casa para iniciantes e fabricantes experientes é impossível sem o equipamento apropriado:
- panelas esmaltadas e de aço;
- panela para derreter a base de sabão;
- recipientes de plástico e vidro para fornos de micro-ondas;
- colheres;
- corola;
- copos medidores;
- balanças eletrônicas de cozinha;
- um pequeno borrifador para dispensar álcool;
- moldes de sabão.
Os seguintes formulários podem ser utilizados:
- moldes especiais para sabão;
- formas de silicone para assar;
- formas plásticas para jogos de sandbox;
- recipientes plásticos de produtos lácteos fermentados;
- pequenos recipientes elásticos de plástico.
Os mais convenientes são os moldes de silicone flexíveis, pois é mais fácil remover o sabão endurecido deles.Recipientes e ferramentas usados na fabricação de sabão não devem ser usados para preparar alimentos.
Dicas e conselhos gerais sobre como fazer sabão caseiro
Dicas de fabricantes de sabão caseiro:
- Ao começar a fazer sabão, você precisa preparar todos os ingredientes e ferramentas: o produto endurece rapidamente e você precisa trabalhar rápido.
- Corantes, componentes adicionais e sabores devem ser selecionados antes do início da produção, e não durante o processo em si.
- Pigmentos e fragrâncias devem ser usados com moderação para evitar a criação de um aroma muito forte ou sabão que manche o corpo.
- O sabonete de bebê derreterá mais rápido se você adicionar açúcar ou mel a ele.
- Você pode remover bolhas de ar da superfície do produto borrifando álcool nele.
- 1 colher de chá glicerina adicionada a 100 g de base de sabão eliminará a fragilidade excessiva do sabão.
- É aconselhável untar as formas com óleo: assim será mais fácil retirar o sabão delas.
- Se o produto ficar muito mole, na próxima vez vale a pena adicionar menos líquido no preparo.
- O sabão pode ser facilmente cortado com qualquer faca que tenha sido previamente embebida em água quente e bem seca.
Uma maneira rápida de fazer sabão para iniciantes
Como fazer sabão com as próprias mãos em casa - para iniciantes, é aconselhável praticar com as receitas mais fáceis: assim você pode entender as características da tecnologia de cozimento, os métodos de trabalho.
Receita:
- A base picada finamente deve ser derretida em banho-maria.
- Adicione 3 colheres de chá de óleo base à massa líquida quente. por 100 g de produto.
- Em seguida, você precisa adicionar leite à mistura para criar a consistência de creme de leite espesso.
- Após o líquido derreter completamente, retire do fogo. Adicione óleo essencial (2-3 gotas), 1 colher de chá. glicerina, pigmentos, sabores, componentes úteis.
- Após adicionar todos os componentes, o sabão deve ser despejado em formas, tratado com álcool e deixado até a massa endurecer.
- Após 2 dias o sabão irá endurecer. Ele pode ser retirado do recipiente e começar a ser utilizado.
Sabonete de mel
Componentes:
- base (fosca ou branca) – 100 g;
- mel líquido - 2 colheres de sopa. eu.;
- Aroma de mel - 5 gotas;
- corante amarelo – 3 gotas.

Preparação:
- A base triturada deve ser derretida.
- Após a fusão, adiciona-se pigmento.
- Depois é preciso esfriar um pouco o produto e despejar nele o mel e o aromatizante. Eles não devem ser adicionados à mistura quente para preservar suas propriedades benéficas.
- A massa resultante deve ser rapidamente despejada em um recipiente. O produto endurece em 1 hora.
Coco
Componentes:
- base de sabão – 125 g;
- óleo de coco – 1 colher de chá;
- flocos de coco – 12 g;
- óleo de amêndoa – 7-8 g;
- açúcar – ¾ colher de chá;
- óleo essencial de lavanda – 3 gotas.
Somente ingredientes brancos são usados no produto para que ele pareça coco.
Preparação:
- É necessário derreter a base de sabão triturada.
- O óleo de coco deve ser adicionado à mistura derretida.
- Óleo de amêndoa, óleo essencial e flocos de coco são adicionados à mistura.
- No final do processo, adiciona-se o açúcar, depois tudo deve ser misturado rapidamente e despejado nas formas.
- O sabão derramado endurecerá em 3 horas e estará pronto para uso.
Chocolate
Componentes:
- base – 100 g;
- café moído (não coado) – 1 colher de chá;
- cacau ou chocolate – 1 colher de chá;
- leite - 1 colher de chá;
- óleo de abacate – 3-4 gotas;
- fragrâncias – opcional.
O sabão terá três camadas: para isso, cada camada deve ser despejada separadamente. A primeira camada será de café, a segunda – chocolate, a terceira – leite. A forma de vazamento deve ser simples: em forma de círculo, quadrado ou triângulo.
Preparação:
- Derreta a base em banho-maria.
- Você precisa adicionar óleo e misturar até ficar homogêneo.
- Divida o líquido resultante em três partes iguais e despeje em recipientes separados.
- Na primeira tigela (a camada inferior do sabão) você precisa despejar o café, adicionar aroma de café ou baunilha. Depois de misturar bem, despeje em um recipiente. O sabão precisa endurecer um pouco por 5 a 10 minutos.
- Na segunda tigela, adicione o cacau e o aroma de chocolate, mexendo. Depois disso, você precisa borrifar a primeira camada de sabão com álcool e despejar a segunda camada de massa de sabão.
- A camada superior de leite é preparada de maneira semelhante. É possível adicionar os sabores “Leite fresco”, “Baunilha”, “Caramelo” ou “Coco”.
Esfoliante de sabonete de café
Componentes:
- base – 100 g;
- café moído – 1 colher de chá;
- fragrância “Baunilha” – 3 gotas.
Preparação:
- A base triturada é derretida em banho-maria.
- Você precisa adicionar o café à massa líquida e mexer.
- Após retirar do fogo, adicione a fragrância.
- Despeje o sabão e polvilhe um pouco de álcool por cima.
- O sabão endurecerá em 3 horas e depois estará pronto.
Coníferas
Componentes:
- base – 100 g;
- óleo essencial de abeto – 6 gotas;
- pigmento verde – 3 gotas;
- camomila ou agulhas de pinheiro moídas até virar pó - 1 colher de chá;
- óleo de abeto – 1 gota;
- álcool.
Preparação:
- A base precisa ser derretida.
- Depois de derreter, adicione camomila ou agulhas de pinheiro e misture até ficar homogêneo.
- Em seguida, você precisa retirar o sabão do fogo, adicionar o corante, os óleos essenciais e mexer.
- O sabão pode ser despejado em moldes borrifando sua superfície com álcool.
- Após 3 horas o produto está pronto para uso.
Limão
Componentes:
- base – 100 g;
- óleo essencial de limão – 5-6 gotas;
- raspas de limão secas - 1 colher de sopa.
Preparação:
- A base triturada deve ser derretida em banho-maria.
- Adicione as raspas de limão à massa líquida e misture bem. Não mexa rapidamente para evitar bolhas.
- Retire a mistura do fogo e adicione o óleo essencial.
- Em seguida, você precisa despejar o produto no recipiente e deixar endurecer por 4 horas.
Alcatrão
Componentes:
- base natural – 100 g;
- extrato de óleo de calêndula – 1/3 colher de chá;
- alcatrão de bétula (vendido em qualquer farmácia) – 1,5 colher de chá;
- óleo essencial de menta – 5-8 gotas;
- álcool fórmico (para pulverização).
Preparação:
- A base é triturada e derretida em banho-maria.
- Extrato de calêndula é adicionado à massa líquida. A mistura não deve estar quente, caso contrário as propriedades benéficas da calêndula desaparecerão.
- Acrescenta-se alcatrão e a mistura deve ser bem misturada até ficar homogênea.
- Depois que a mistura esfriar, você precisa adicionar óleo essencial de hortelã-pimenta para suavizar o cheiro forte de alcatrão.
- A mistura finalizada é despejada em moldes e borrifada com álcool para remover bolhas da superfície.
- O sabão de alcatrão demora muito para esfriar, então você pode deixá-lo na geladeira por 20 minutos para acelerar o processo.
Lavanda
Componentes:
- base de sabão – 100 g;
- óleo essencial de lavanda – 4-6 gotas;
- flores de lavanda secas – 1 colher de sopa. eu.
Preparação:
- A base é derretida em banho-maria.
- Quando a base se torna líquida, adiciona-se óleo essencial – 4-6 gotas e flores secas.
- O produto é colocado em um recipiente por 4 horas até endurecer.
A fabricação de sabão é um processo fascinante que resulta em um produto bonito e útil, sempre em demanda. Portanto, os fabricantes de sabão iniciantes, mesmo aqueles que fazem sabão em casa, devem pensar em como transformar esse hobby em um projeto interessante que gere renda.
Autor: Júlia Rakipova
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre fabricação de sabão caseiro
Como fazer sabão com suas próprias mãos: