Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Uma blusa de malha vazada é um elemento indispensável no guarda-roupa feminino. A variedade de modelos proporciona uma enorme seleção de fios e padrões. Os diagramas e descrições dos desenhos permitem que você selecione um produto que atenda a todos os gostos.

Para tricotar uma linda blusa vazada, você não precisa ter muita experiência e conhecimento. Com uma boa combinação, um item estiloso pode ser facilmente feito com um padrão simples feito com fios comuns. Uma blusa vazada, como elemento do vestuário feminino, tem muitas vantagens em relação a um produto feito em fábrica.

Então, um produto tricotado com agulhas de tricô à mão:

  • se encaixa perfeitamente;
  • o suéter é tricotado com o tipo de fio selecionado, a cor, o padrão e a silhueta do produto dependem apenas dos desejos do tricotador;
  • está sujeito a quaisquer alterações - elementos podem ser removidos ou adicionados de acordo com seu gosto.
Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico
Um suéter vazado com agulhas de tricô está ao alcance de qualquer costureira, desde que haja uma descrição detalhada e um padrão de tricô

Há modelos para todas as idades, tipos de corpo e estações.

O processo de tricotar uma blusa vazada varia de acordo com:

  1. Forma. Os modelos estão disponíveis com ou sem mangas, com gola ou com decote com acabamento de alta qualidade. O comprimento do produto também varia. Depende do gosto do dono e da finalidade da blusa.
  2. Estilo. Esta pode ser uma opção clássica para qualquer ocasião e hora do dia ou um modelo criativo e único.
  3. Florescer. Blusas vazadas são tricotadas com fios de qualquer tom. Modelos lisos e multicoloridos ficam igualmente bons. Uma boa opção é uma combinação de diferentes tons da mesma cor.
  4. Técnicas de tricô. Ao criar um suéter vazado, qualquer método de trabalho com agulhas de tricô é apropriado, por exemplo, conectar fragmentos de fios de diferentes espessuras.
  5. Combinação de padrões. Não apenas padrões delicados vazados são adequados, mas também uma malha com furos de qualquer tamanho.

Outro aspecto importante é o design do produto final. A moda moderna permite que a costureira combine o incompatível. Por isso, tudo é aproveitado, desde inserções feitas de diversos materiais até botões, fivelas ou fechos de qualquer formato e cor.

O processo de fazer um suéter vazado com agulhas de tricô depende do esquema de padrão escolhido e da descrição passo a passo do trabalho. No entanto, há etapas básicas que devem ser seguidas para qualquer item.

Estágio Execução
Selecione um modelo, material, ferramenta, diagrama. Decida a aparência da blusa - escolha o design e a cor do modelo.

Encontre um diagrama do desenho que você gosta com uma descrição clara e detalhada. Selecione o fio e as agulhas de tricô.

Crie um molde básico para uma blusa. Faça medições.

Crie um desenho ou encontre um modelo do seu tamanho.

Calcular a densidade do tricô. Tricotar um tecido a partir de um fragmento repetido de um padrão (rapport).

Calcule o número de laçadas para a carreira de montagem.

Comece. Monte os pontos da primeira carreira.

Tricotar de acordo com a descrição, respeitando as dimensões do molde.

Termine de tricotar. Cozinhe cada pedaço no vapor.

Costure a frente e as costas e costure as mangas.

Se necessário, trate o decote, a parte inferior das mangas e a blusa.

Principais abreviações no texto: laço, laços – p., linha, linhas – r. Abaixo está uma descrição dos modelos populares.

Bolero vazado

Um suéter de malha vazada, cujo padrão e descrição diferem do método clássico de tricotar essas roupas, pode ser feito no estilo “bolero”. Além da função funcional, a blusa cropped também tem valor decorativo. O modelo do bolero pode ser variado de acordo com o seu gosto.

É fácil adicionar ao formulário padrão:

  • coleira original;
  • encadernação de peteca;
  • lindos botões;
  • manga de qualquer configuração.
Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico
Um bolero vazado tricotado com fio branco também pode ser usado como capa para uma noiva em uma noite fria de verão.

Por exemplo, aqui está a descrição de uma capa de verão com um delicado padrão vazado e uma gola xale. O modelo é adequado para tamanhos de S a XXL.

Materiais e ferramentas

Você precisa usar fios de composição mista para que eles mantenham sua forma. Para o produto, serão suficientes 100 g de linha com parâmetros 50 g/398 m. Você precisará de 2 cópias de agulhas de tricô circulares nº 4.5, mas de comprimentos diferentes - 60 cm e 80 cm. Além disso, para um trabalho de alta qualidade, você precisa de um marcador.

Padrão e recorte

O diagrama mostra as fileiras da frente, as fileiras de trás e a aparência dos laços. O padrão de repetição muda levemente durante o trabalho, o que dá a aparência de uma diagonal vazada. O padrão mostra os valores para todos os tamanhos em ordem crescente. Por exemplo, se você precisa do tamanho S, você deve escolher os menores valores. O modelo é tricotado transversalmente.

Sequência de trabalho

Passo a passo:

  • Primeiro, você precisa montar o número de laçadas nas agulhas de tricô curtas que corresponde ao tamanho selecionado, levando em consideração a densidade do tricô.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

  • Em seguida, você precisará tricotar um retângulo, cuja altura também corresponde ao tamanho.
  • O tecido deve ser finalizado em 4 carreiras. padrão vazado.

Conjunto

Em ambos os lados do tecido é necessário fazer costuras para as mangas, de 10 cm de comprimento. Depois você deve começar com a encadernação, que serve como uma gola decorativa. Usando agulhas de tricô de 80 cm de comprimento, monte 240 pontos (tamanho P) ao longo do lado comprido do tecido.

Coloque um marcador (M) no início da carreira e mude para tricô circular. Primeiro você precisa tricotar 3 cm com um elástico de 1 litro. x 2 tricô, então é recomendado trocar para agulhas de tricô curtas (60 cm).

Continue tricotando em redondo, mas agora use carreiras encurtadas:

  1. Você deve tricotar uma faixa canelada até os últimos 4 pontos antes de M, depois enrolar a laçada com linha, virar o trabalho, canelar 2x2 até os últimos 4 pontos antes de M, enrolar outra laçada, virar.
  2. O elástico precisa ser tricotado até os últimos 3 pontos, depois enrolar a laçada, virar, continuar a carreira até os últimos 3 pontos, enrolar, virar.

É necessário repetir a 2ª carreira 6 vezes. O fio de embrulho deve ser tricotado junto com a laçada que foi enrolada na frente. fileira de pessoas com uma laçada, na fileira de tricô - tricô. Agora resta fazer um elástico em todos os pontos até M até uma altura de 1,5 cm e fechar todos os pontos em uma carreira.

Blusa vazada com mangas

Um suéter de malha vazada, cujo diagrama e descrição serão claros até para uma artesã inexperiente. Ao trabalhar, são usados ​​dois padrões: ponto cetim frontal (carreiras da frente - pontos da frente, carreiras de trás - pontos de trás) e padrão vazado (de acordo com o diagrama).

Descrição do modelo de um suéter vazado tricotado com um padrão simples:

  1. As costas e a frente são tricotadas sem elástico. O formato é reto e não apertado.
  2. Manga longa ajustada. Tricotado uniformemente.
  3. O pescoço é oval, sem gola. Processamento com tubulação usando um gancho.
  4. Todos os detalhes são tricotados com orifícios.

Materiais e ferramentas – Fio Adela BRILLIANT 100m/50g 350g, agulhas de tricô retas nº 7, gancho nº 5. Blusa tamanho 44/46.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Para construir um padrão, você precisa fazer medições:

  • comprimento do produto, manga, ombro, frente até a cava;
  • meia circunferência dos quadris, peito, pescoço, manga;
  • profundidade de corte.

Se você não tem habilidade ou experiência para criar um desenho, você pode usar um modelo pronto do tamanho necessário.

Voltar

A primeira peça que você deve começar a tricotar é a parte de trás. Você precisa discar 68 pts e distribuí-los da seguinte maneira: 4 pts. pessoas. ponto meia, 60 pts, ponto vazado, 4 pts. pessoas. superfície lisa. Você deve tricotar exatamente 36 cm. Em seguida, comece a moldar a cava.

As diminuições são feitas em cada 2ª carreira. A primeira diminuição consiste em 3 p., a segunda – de 2 p., a terceira e quarta – de 1 p. cada. Em seguida, você deve continuar exatamente até o valor de 54 cm a partir da borda montada e, então, começar a modelar o decote.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Primeiro, em uma carreira, você precisa fechar os 12 pontos do meio de uma só vez e depois fazer arredondamentos em ambos os lados. Em cada 2ª carreira, remova 3 p. 1 vez, 2 p. 1 vez e depois 1 p. Na marca de 56 cm da carreira inicial você precisa finalizar o trabalho.

Antes

Todo o processo de tricô do tecido da frente não é diferente do de trás. A única diferença é o decote em V, que é feito de forma um pouco diferente. A uma altura de 36 cm da borda montada, você precisa dividir as alças ao meio.

Ambos os lados do meio devem ser tricotados separadamente. Para criar o chanfro do decote, você precisará fechar 12 vezes, 1 p a cada duas carreiras. Quando 56 cm de tecido tiverem sido tricotados, as alças dos ombros devem ser fechadas.

Mangas

Existem 2 opções de trabalho que são igualmente boas. Você pode tricotar primeiro uma manga da blusa vazada e depois a segunda em imagem espelhada. Ou você pode economizar tempo montando pontos para as duas mangas de uma vez e tricotando-as ao mesmo tempo. Isso torna mais fácil evitar erros e fazer diminuições ou aumentos em duas peças de uma só vez.

Para cada manga, monte 32 pontos e continue tricotando em ponto jarreteira. Para expandir a peça, você precisa adicionar 1 p em ambos os lados. O número total de aumentos é 14, ritmicamente a cada 6 carreiras. A uma distância de 41 cm, você precisa começar a moldar a cava.

Para fazer isso, você precisará fazer diminuições em ambos os lados do tecido de malha. Sequência: 3 p., depois em cada 2ª carreira 2 vezes 2 p., 10 vezes 1 p., 2 vezes 2 p., 1 vez 3 p. Na marca de 57 cm, feche todas as alças.

Conjunto

Primeiro você precisa costurar as costuras ao longo da linha dos ombros e depois costurar as mangas. O próximo passo é costurar as costuras laterais e as mangas. Recomenda-se fazer o decote com pontos baixos em 1 carreira.

Top vazado

A opção de verão para os dias quentes é melhor tricotada com o fio natural macio Schachenmayr Catania. Para fazer um top tamanho 44, você precisa de 4 novelos de 50 g/125 m e agulhas de tricô em um cabo nº 3.5. A frente e as costas da peça são tricotadas juntas, sem costuras laterais, até a linha das cavas. O padrão vazado está localizado apenas na frente, as costas são feitas com ponto cetim frontal.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

O número de laçadas a serem montadas é um múltiplo de 15+4. Se você precisar adicionar ou subtrair pontos para ajustar o tamanho, é melhor tricotá-los como laçadas frontais, sem incluí-los no rapport.

Algoritmo de execução

Descrição da sequência de trabalho:

  • Monte os 188 pontos iniciais nas agulhas de tricô e passe imediatamente para o elástico 2x2. Para fazer isso, você precisa tricotar 2 faces alternadamente. pág. e 2 fora. pág. Largura da faixa elástica: 10-12 carreiras.
  • Depois você precisa passar para o padrão principal de acordo com o diagrama. As laçadas da frente e de trás devem ser distribuídas igualmente - 94 pts cada. Frente - padrão vazado, costas - ponto meia (superfície frontal). Ao tricotar o último rapport nas carreiras 5, 7 e 9, a última laçada não precisa ser feita.
  • Você precisa tricotar 32 cm em círculo e, em seguida, dividir o tecido em 2 partes (somente depois de tricotar uma carreira uniforme).
  • Agora você deve continuar a frente e as costas separadamente em carreiras de virada, fazendo diminuições para a cava e o decote.
  • O desenho das cavas traseiras e dianteiras é feito da mesma maneira. As diminuições devem ser feitas nas primeiras filas. Na primeira vez, remova 3 pontos, na segunda vez, 2 pontos e, em seguida, 5 vezes, 1 ponto cada. No total, 10 pontos devem ser removidos de cada lado.
  • Desenho do decote frontal. Você deve começar a diminuir pontos 8 carreiras depois do início da cava. O número total de laçadas precisará ser dividido pela metade e, então, você precisará começar a diminuir a partir do meio do tecido.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Na primeira vez 3 p., na segunda 2 p., na terceira 2 p. Depois você precisa diminuir 1 p até restarem 12 p. Para o segundo lado da prateleira, todas as ações devem ser repetidas em imagem espelhada.

  • O desenho do decote das costas deve começar após a carreira 12, após dividir o tricô circular em 2 partes. No meio das costas, na primeira vez você precisa remover 4 pontos, na segunda vez - 3 pontos, na terceira vez - 2 pontos. Depois você deve continuar removendo 1 p de cada vez até que restem 12 p na alça.
  • Com a cava a 12 cm de altura, você deve começar a tricotar as alças da frente com a superfície da frente. Após 3 carreiras, você precisará fazer uma tira de “furos” - 2 pontos juntos, 1 laçada, depois continue tricotando a tira com os pontos da frente até atingir uma altura de 22 cm.

A montagem consiste em costurar as pontas das alças e fazer o decote em crochê. Você pode substituir a fita por uma renda delicada pronta, que você pode costurar cuidadosamente no tecido de malha.

Blusa de verão em algodão vazado

Para fazer um lindo modelo com mangas curtas, você precisará de fio de algodão e dois tipos de agulhas de tricô - retas e com trança. Para o tamanho 40/43, 350 g de linha (85 m em 50 g) e agulhas de tricô nº 4.5 são suficientes. Um suéter de malha vazada, cujo padrão e descrição são muito simples, é adequado para mulheres de qualquer idade.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Descrição da blusa:

  • o produto é tricotado de baixo para cima;
  • a parte de trás e a prateleira são feitas de peças separadas;
  • manga raglan curta sem estampa;
  • O pescoço é debruado com uma faixa vazada.

Carreiras da frente de acordo com o padrão, carreiras em meia e laçadas – com laçadas em meia (doravante denominadas p.). O rapport consiste em 12 pontos na horizontal e 10 carreiras de altura.

Voltar

Você deve começar a tricotar pela parte de trás. Para fazer isso, você precisa montar 87 pontos da primeira carreira e começar imediatamente a tricotar o vazado. O tecido deve ficar uniforme, sem depressões. Na altura da cava (36 cm da primeira carreira) está a linha para iniciar as diminuições ao longo da linha raglan.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Na primeira vez, você precisa remover 2 pontos de ambos os lados e depois 1 ponto na próxima carreira, totalizando 14 vezes. Quando o comprimento das costas atingir 50 cm, feche todos os 55 pontos restantes.

Antes

O próximo detalhe é a frente. Para fazer isso, você precisa montar 87 pontos e continuar tricotando 36 cm em ponto vazado de acordo com o diagrama. Então você precisa começar a diminuir. Elas são realizadas da mesma forma que nas costas. Primeira vez 2 p, depois 14 vezes 1 p a cada duas carreiras. Fechar 55 p.

Mangas

Para a manga, você precisa montar 64 pontos e depois mudar para ponto meia. Este padrão é trabalhado em carreiras pares e ímpares com pontos tricô.

A altura do tecido reto é de 3,5 cm, então você precisará começar a diminuir ao longo das linhas do raglan:

  • primeira vez 2 ms/pts de cada lado;
  • duas vezes 1 p em cada segunda carreira;
  • duas vezes 1 p em cada 4 carreiras.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

Com 17,5 cm de altura de tecido, devem sobrar 32 pontos que precisam ser fechados. A segunda manga deve ser tricotada exatamente da mesma maneira. Com habilidade suficiente, você pode montar pontos para duas mangas ao mesmo tempo e tricotar duas peças de uma vez.

Conjunto

A montagem consiste em costurar as peças acabadas com uma agulha comum. A costura deve ser perfeita e os pontos devem ser uniformes. Primeiro, você precisa costurar as linhas do raglan.

Em seguida, monte 166 pontos ao longo do decote usando agulhas circulares e tricote 8 carreiras:

  • ponto meia – 2 carreiras;
  • rosto - 2 círculos;
  • laçada, 2 p juntos - 1 carreira;
  • frente - 1 círculo;
  • ponto meia - 2 carreiras.

No último círculo, você precisa diminuir 24 pontos na mesma distância um do outro e depois fechar 142 pontos. O passo final é costurar as laterais do produto e as mangas.

Feito de mohair

Você pode tricotar uma blusa para qualquer época do ano. A qualidade mais importante do fio é a hipoalergenicidade. A composição típica do mohair inclui até 83% de lã angorá, o restante pode ser feito de diferentes materiais. Por exemplo, seda, acrílico ou lã de ovelha.

Existem três tipos de fio mohair:

  • Mohair infantil;
  • Gatling;
  • Mohair adulto.

Para um padrão vazado, o Kid Mohair com um fio fino e delicado é adequado. Para tricotar um modelo tamanho 46 para o inverno e o outono, você precisará escolher um fio de cor quente. Por exemplo, vermelho suave, amarelo ou laranja, marrom claro, bege.

Ferramentas e seleção de padrões

A clareza e a uniformidade do tricô dependem da qualidade das agulhas de tricô. Agulhas lisas e com pontas moderadamente afiadas. É melhor consultar a tabela de seleção de agulhas de tricô ou seguir as recomendações dos fabricantes.

A tensão do fio durante o processo de trabalho deve ser uniforme e constante, caso contrário, o suéter de mohair vazado ficará solto e esticado. Ao mesmo tempo, o mohair não gosta de tricô apertado. Portanto, você pode usar agulhas de tricô um tamanho maior para não esticar a linha. O formato da ferramenta depende do modelo.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico
Agulhas de tricô circulares são adequadas para tricotar um suéter sem costura.

Agulhas de tricô circulares são adequadas para um suéter sem costura; Agulhas de tricô retas são necessárias ao tricotar partes separadas da peça. O material ideal é bambu ou madeira, pois o mohair não escorrega neles. Isso é conveniente para costureiras iniciantes.

Antes de começar a trabalhar, você precisa tricotar um pequeno fragmento do padrão. É assim que é recomendado determinar a escolha correta do fio e do diâmetro da agulha de tricô.

Palcos principais

Para garantir que o produto se ajuste bem, você precisa de um molde.

Para construir um desenho, você precisará fazer medições. Medidas básicas:

  • meia circunferência do pescoço, peito, braço, pulso, cintura, quadris;
  • largura do peito e das costas:
  • comprimento do ombro, manga, produto inteiro, costas até a cintura.

Você mesmo pode fazer um molde em papel grosso. A segunda opção é selecionar um molde pronto com base nas medidas tiradas.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

O próximo passo é tricotar um fragmento do padrão para calcular a densidade do tricô:

  • montar no número de pontos do rapport;
  • executar carreiras até completar;
  • alinhar bem a amostra;
  • medir a altura e o comprimento da tela;
  • calcule o número de laçadas e carreiras em 1 cm de tecido.

É necessário calcular o número de laçadas para a montagem da primeira carreira. Para fazer isso, você deve multiplicar o número de laçadas em 1 cm pela meia circunferência dos quadris.

Algoritmo de trabalho

O suéter de malha vazada, cujo padrão de tricô e descrição são apresentados a seguir, tem os seguintes parâmetros:

  • o produto é tricotado de baixo para cima;
  • a parte de trás e a prateleira são feitas separadamente;
  • as mangas são na altura do pulso, as cavas são retas;
  • colarinho faltando;
  • O decote, a parte inferior e as mangas são finalizados com elástico.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

O padrão nº 1 é um padrão para elástico. Esquema nº 2 – desenho principal. Você precisa começar a tricotar pela parte de trás.

Voltar

A carreira inicial tem 90 pontos, tricote 8 cm usando o padrão nº 1. Na última carreira, você precisa adicionar 52 pontos uniformemente em todo o tecido. Em seguida, você precisa tricotar de acordo com o padrão nº 2. Após 51 cm, você precisa começar a moldar o decote.

Primeiro você precisa fechar os 46 pontos do meio e depois fazer arredondamentos separadamente em cada lado. As diminuições devem ser repetidas em cada 2ª carreira. Na primeira vez 3 pontos, na segunda vez – 2 pontos, na terceira vez – 1 ponto, depois continue tricotando uniformemente. A uma altura de 54 cm da carreira de montagem, todas as alças devem ser fechadas.

Antes

A diferença entre o processo de tricô da frente e das costas é o design de um decote mais profundo. Você precisa começar a uma altura de 46 cm da fileira inicial. Depois de fechar os 46 pontos do meio, continue diminuindo ao longo das bordas internas do arredondamento em cada 2ª carreira.

Suéter vazado tricotado com agulhas. Os padrões e descrições são simples e bonitos, feitos de fios finos, mohair e acrílico

A primeira vez 3 p., a segunda – 2 p., a terceira – 1 p. A uma altura de 54 cm, é necessário fechar as alças restantes.

Mangas

A carreira inicial tem 42 pontos, você deve tricotar 8 cm de acordo com o padrão nº 1, depois você precisa adicionar 40 pontos. Continue trabalhando, adicionando 1 p. de cada lado em cada 8ª carreira. A uma altura de 44 cm, todas as alças devem ser fechadas.

Conjunto

Primeiro, você precisa conectar as costuras ao longo da linha dos ombros e depois as laterais do produto. Por fim, você precisa unir as costuras das mangas e costurar as peças na cava. Ao longo de toda a borda do decote, monte 120 pontos (agulhas de tricô em um torniquete) e complete 2 carreiras. com a superfície frontal, depois 6 cm do molde conforme o diagrama nº 1 e finalize o trabalho fechando as alças.

É muito fácil escolher o estilo certo de suéter de malha vazada se você estudar os padrões e as descrições deles. Alguns padrões podem ser tricotados em muito pouco tempo, outros exigirão paciência e experiência. De qualquer forma, a nova peça vai enfeitar o guarda-roupa de qualquer mulher.

Vídeo sobre tricô

Suéter vazado com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho