Imagens de vários insetos, incluindo besouros, são muito interessantes para crianças. Esses desenhos não apenas ajudam a dominar as habilidades artísticas necessárias, mas também são muito educativos. O mundo dos insetos é muito diverso, então você pode estudar diferentes tipos de besouros e se divertir desenhando simultaneamente.
Os besouros têm um formato corporal comum à maioria dos insetos. Portanto, tendo aprendido a desenhá-los, uma criança será capaz de representar facilmente uma formiga, uma borboleta e muitos outros.
Uma breve introdução aos besouros
Existem muitas variedades desses insetos, mas todos eles são estruturados aproximadamente da mesma maneira. Se você observar a imagem abaixo, fica óbvio que os besouros diferem no formato do corpo, mas todos eles têm características em comum. Por exemplo, todos os insetos têm antenas. Esses são sensores exclusivos que ajudam os besouros a navegar muito bem pelos arredores.
Em termos de formato corporal, os besouros podem ser mais alongados ou redondos, como uma joaninha, por exemplo. Existem insetos cuja principal característica são as antenas. Um exemplo marcante é o barbo de carvalho. As crianças também podem gostar de desenhar gorgulhos, besouros-veados e outros insetos.
Ideias podem ser encontradas tanto na Internet quanto em diversas enciclopédias.
Ferramentas de desenho
Antes de começar, vale a pena preparar tudo o que você precisa para desenhar a lápis.
Ferramentas | Características da seleção |
Lápis simples | Na hora de aprender, é melhor dar preferência aos lápis de dureza média. Eles não arranham o papel quando pressionados e as linhas resultantes são bem fáceis de apagar. |
Apagador | A borracha deve ser nova e macia o suficiente para que você não precise passar muitas vezes por ela para apagar uma linha. É melhor usar uma borracha macia em vez de uma borracha grossa e de alta granulação, que é mais adequada para canetas esferográficas. |
Papel | Folhas A4 comuns servem, mas é melhor que sejam grossas, como folhas de um bloco de desenho. Em papéis mais grossos, é mais fácil usar uma borracha, pois ela afina um pouco o papel. Se a folha for muito fina, é fácil fazer um furo nela. |
Lenços umedecidos | Ao desenhar com um lápis, suas mãos geralmente ficam sujas e o lápis acaba borrando toda a folha de papel. Portanto, será útil limpar as mãos de vez em quando. |
Além disso, você pode preparar uma régua. Ele permitirá que você desenhe guias. Além disso, muitos artistas iniciantes usam um truque útil. Eles desenham uma imagem com células. Se você aplicar marcações da mesma escala em uma folha de papel limpa, será muito mais fácil copiar elementos individuais da imagem.
Mas isso só se aplica aos casos em que o besouro precisa ser redesenhado a partir de uma imagem finalizada. Se você planeja desenhar sem uma suposta fonte, basta lembrar dos estágios básicos do desenho.
Como desenhar rapidamente um besouro simples
Besouro - um desenho para crianças não é dos mais difíceis, então para a base basta usar formas geométricas simples. Existem várias técnicas para desenhar esses insetos.
Por exemplo, vale a pena considerar as seguintes instruções passo a passo:
- Primeiro, vale a pena desenhar o protórax. Este é o nome da parte do corpo do inseto que conecta o corpo e a cabeça. Para isso, basta desenhar um círculo ligeiramente achatado.
- O próximo passo é desenhar uma oval que cubra o primeiro círculo. A linha extra precisa ser removida.
- Agora você pode corrigir ligeiramente o contorno da parte superior do corpo. Os insetos não têm formas perfeitamente uniformes. Portanto, é necessário adicionar um pouco de naturalidade.
- Na parte que liga o corpo e a cabeça, é necessário representar um padrão simples, que depois será pintado com uma cor diferente.

- A cabeça do besouro é pequena. Basta traçar uma linha ligeiramente curva a partir da parte superior do protórax e adicionar 2 pequenos círculos. Esses serão os olhos do inseto.
- As antenas são uma parte padrão de quase todos os insetos. Elas podem ser representadas usando linhas curvas divergindo para os lados, como mostrado na figura abaixo.
- Desenhar patas pode parecer um processo mais trabalhoso e complexo para uma criança. Mas basta praticar algumas vezes e então você será capaz de representar facilmente essas partes de qualquer inseto. Neste caso, as patas são compostas por várias partes. Primeiro, desenhe pequenos ovais nas laterais do corpo e depois complemente-os com “pernas” mais finas e alongadas.
- As patas centrais e inferiores podem ser representadas sem ovais.
O besouro (o desenho para crianças parece bastante impressionante) está pronto. Só falta colorir. Para isso você pode usar lápis de cor, canetas hidrográficas, tintas e quaisquer outros materiais.
Para obter uma imagem mais nítida, primeiro trace o contorno da imagem usando um marcador preto. Depois disso, apague as linhas extras do lápis e comece a colorir. Para o besouro, você pode escolher cores mais calmas e escuras ou, ao contrário, pintá-lo com cores brilhantes.
Desenho passo a passo de um besouro listrado simples
O desenho de um besouro apresentado abaixo é uma imagem coletiva. Se no primeiro caso havia mais realismo, nesta lição você pode mostrar sua imaginação. Você pode pedir para a criança decidir por si mesma quais características o inseto terá. Esta será uma boa lição para desenvolver a imaginação.

O processo de desenho é o seguinte:
- Primeiro você precisa desenhar uma oval levemente inclinada para a direita.
- Depois disso, você precisa desenhar várias linhas dentro do oval, definindo assim a área das asas.
- Agora você precisa desenhar a parte inferior da cabeça. Para isso, basta traçar uma linha semicircular na parte superior do corpo.
- O próximo passo é completar a cabeça, desenhar pequenos olhos esbugalhados e antenas.
Só falta desenhar 6 pernas e colorir o besouro. As listras parecem impressionantes. Primeiro, vale a pena contorná-los e depois pintá-los com uma cor mais escura.
Como desenhar um escaravelho
O escaravelho é um besouro que frequentemente aparece em todos os tipos de lendas. Acredita-se que sua imagem traz boa sorte, por isso, antigamente, joias em forma de escaravelho eram frequentemente feitas.
Era especialmente reverenciado no Egito, onde as pessoas acreditavam que esse besouro era um símbolo sagrado do sol. Segundo a lenda, seu movimento pelo céu é a personificação do deus Khepri, que foi responsável pela criação.
Este é um desenho mais complexo, adequado para crianças a partir de 8 anos:
- Primeiro desenhe uma oval.
- Em seguida, desenhe uma cruz no centro do corpo do besouro. Desenhe algumas linhas no centro para criar pequenos triângulos. O mesmo deve ser feito nas laterais.
- Agora exclua as partes internas dos triângulos resultantes. Então o corpo do besouro assumirá um formato mais interessante. Também nesta fase, a cabeça do inseto é desenhada. Pode ser representado conforme mostrado na figura abaixo (item 3). Nas laterais do corpo você precisa desenhar pequenos semicírculos. Esses serão os lugares onde o corpo e as pernas estarão conectados.


- Em seguida, as patas são desenhadas. Os escaravelhos são mais grossos e detalhados, especialmente os superiores.
- Na próxima etapa, desenhe um contorno interno ao longo das partes do corpo do besouro e pinte apenas a parte interna.
Um escaravelho, cujo desenho será muito interessante para as crianças, não precisa necessariamente ser pintado de azul. Se você encontrar imagens na Internet, poderá obter muitas ideias adicionais para colorir. Por exemplo, símbolos egípcios são frequentemente pintados em suas costas.
Você pode fazer o inseto arco-íris ou outras cores. Também vale a pena contar à criança sobre as lendas sobre escaravelhos e pedir que ela crie sua própria maneira de pintar um inseto tão místico.
Desenhe um besouro-veado passo a passo
Até agora, a técnica de desenho padrão foi considerada, usando uma oval como base para o corpo do besouro. Mas existem outras técnicas.
Por exemplo, é mais conveniente desenhar um besouro-veado usando outras formas geométricas simples – quadrados:
- Primeiro, desenhe um retângulo, cuja parte superior seja um pouco mais larga. Desenhe um quadrado acima dele. Depois disso, desenhe as linhas-guia para que a intersecção caia sobre a futura cabeça do besouro.
- Agora você pode adicionar detalhes à imagem e torná-la mais realista. O besouro-veado não é chamado assim por acaso. Acontece que na cabeça dele, além do bigode, há chifres expressivos. Eles são os que precisam ser retratados. Eles devem ser mais longos que a cabeça.
- A guia central da cabeça precisa ser ligeiramente arredondada, dividindo-a em 2 partes: a cabeça propriamente dita e o protórax. Você também precisa detalhar o corpo, dividindo-o em duas partes verticais, ao longo das quais o besouro esconde suas asas.
- Agora é hora de desenhar as patas. Essa variedade de besouros não tem 6, mas um pouco mais. As patas traseiras são mais retas e curtas, e o besouro quase nunca as utiliza.
Só falta colorir o besouro. Tradicionalmente, sua cabeça é preta, e seu corpo e chifres são marrons.
Uma versão mais complexa de desenhar um besouro-veado
Um besouro (um desenho para crianças pode ser mais interessante se você primeiro mostrar a elas besouros reais na rua ou no jardim) desse tipo também pode ser desenhado usando outra técnica. Esta é uma versão mais complexa, adequada para crianças mais velhas. Além disso, você pode dizer ao aluno que os chifres desse besouro são, na verdade, chamados de mandíbulas.
Na verdade, não são chifres, mas sim as enormes mandíbulas superiores de um inseto. Besouros dessa espécie se alimentam de seiva de árvores, então essas mandíbulas impressionantes os ajudam muito nisso. Devido à aparência expressiva dos besouros, eles podem ser vistos frequentemente em telas de artistas. Você pode desenhar esse inseto grande a partir de uma foto.
Para obter um desenho realista de um besouro, você precisa seguir alguns passos:
- Primeiro, desenhe linhas leves para contornar apenas a área do corpo e da cabeça do besouro. Se for mais conveniente navegar por células, você pode primeiro desenhar linhas no papel. Este é um passo importante porque é a base.
A cabeça deve ser ligeiramente alongada, mais retangular do que oval. Desenhe uma linha no centro do corpo que o dividirá ao meio e representará a intersecção na cabeça.
- O próximo passo é adicionar detalhes à imagem. Para fazer isso, aumente um pouco o topo da cabeça para que o besouro tenha um “pescoço”. Contorne também a área dos chifres e desenhe-os esquematicamente.
Além disso, nesta fase, as patas principais são desenhadas. Elas devem terminar em uma espécie de pequeno estilingue, pois os besouros de verdade têm pernas assim. O bigode deve ser retratado nas bordas da cabeça. Para fazer isso, basta desenhar 2 linhas e adicionar algumas linhas adicionais em suas bordas.
- Quando a imagem estiver o mais próximo possível de uma fotografia, aumente a nitidez da imagem. Para fazer isso, basta delinear os contornos principais com mais intensidade e remover quaisquer linhas extras de lápis. Também nesta fase adicione dentes aos chifres e crie uma ponte no centro deles.
- Você pode passar para a coloração. Para deixar a concha mais realista, você precisa usar lápis vermelho e marrom, misturando-os. Se for difícil colorir usando sombreamento, você pode sombrear um pouco as cores com o dedo.
Se o sombreamento ultrapassar muito as bordas do desenho, use uma borracha. Você também precisa adicionar um pouco de lápis preto e laranja para escurecer as partes desejadas do desenho, como mostrado na imagem abaixo.
- Agora precisamos continuar colorindo o besouro. Você precisa ser paciente, pois esse não é um processo rápido. Vale a pena decidir imediatamente os locais de brilho e não pintá-los. Se não deu certo, não tem problema. Depois, você pode destacar as áreas necessárias com uma borracha ou usar guache branco quando todo o trabalho de coloração principal estiver concluído.
Ao sombrear, você precisa seguir o formato do corpo do besouro. Os chifres podem ser coloridos com lápis vermelho, deixando também realces. Nas pontas deve ser utilizado um lápis preto. Então eles ficarão mais volumosos.
- Para obter uma composição completa, você precisa adicionar alguma superfície na qual o besouro se mova. Só falta representar a sombra do inseto. Mais próximo do abdômen do besouro, a sombra deve ficar mais escura e mais clara à medida que se afasta dele.
- Se você usar lápis aquarela, poderá usar um pincel molhado para criar transições de cores mais expressivas.
Essa técnica produz uma imagem muito realista. Graças às sombras e aos realces, parece que o besouro está ligeiramente elevado e tridimensional. Você pode colocar essa imagem com segurança em uma moldura e admirá-la constantemente.
Desenho de um besouro mergulhador
O besouro (um desenho para crianças será interessante e educativo) pode ter um formato diferente. Por exemplo, as crianças frequentemente veem besouros flutuantes incomuns em lagoas ou até mesmo em barris de água da chuva que sobem à superfície e afundam rapidamente quando sentem perigo. Eles são encontrados na Rússia, Europa, Ásia e em quase todos os países do mundo.
Este é um dos tipos de insetos que não só se sentem bem na água, mas também vivem nela, nadando lindamente. No entanto, esses besouros precisam de oxigênio. Quando sobem à superfície da água, enchem seus élitros com ar.
Para representar um besouro mergulhador, você precisa:
- Primeiro desenhe a cabeça e um pequeno maxilar - mandíbulas, assim como os olhos. Para fazer isso, você pode desenhar ovais e gradualmente dar a eles o formato mostrado na imagem. Os olhos dessa espécie de besouro são bem grandes. Você também precisa desenhar a parte que conecta o corpo e a cabeça do inseto.
- No próximo passo, desenhe o corpo. A cauda do besouro é bastante longa, alongada e em formato de amêndoa. Além disso, vale a pena dividi-lo em várias partes, representando assim a concha e os élitros. As patas dianteiras do besouro são bem grandes e têm pelos que permitem que esse inseto incomum nade ou fique na superfície da água.
- Resta desenhar 2 pares de patas traseiras. Eles também são "musculosos" e peludos. Como esse besouro nada principalmente, seus membros são muito mais desenvolvidos que os de outros insetos desse tipo.
O desenho está pronto. Só falta colorir. Os besouros mergulhadores geralmente são pretos com um leve tom azul ou verde. É difícil representar tamanho brilho usando lápis. Portanto, você pode usar tintas.
Como desenhar uma joaninha
Este é um tipo de inseto que se distingue pelas suas cores brilhantes e aparência muito tocante. Acredita-se que elas podem trazer felicidade para a casa ou até mesmo realizar desejos. Joaninhas se alimentam de pulgões. É por isso que elas são tão populares entre os jardineiros que não conseguem se livrar das pragas.
Para desenhar este inseto colorido, você precisa seguir estes passos:
- Primeiro você precisa desenhar um círculo. Este será o corpo do inseto.
- O próximo passo é terminar de desenhar a cabeça do besouro. Para isso, basta desenhar um pequeno semicírculo acima do círculo. Não é necessário desenhar todos os detalhes de uma vez, basta marcar as áreas principais.
- Agora o corpo precisa ser dividido em 2 partes usando uma linha vertical reta. Isso criará espaço para as asas do inseto.
- Agora é hora de desenhar círculos grandes nas asas. Esta é a principal característica distintiva de todas as joaninhas. O círculo maior deve ser o mais próximo da cabeça. Um pequeno círculo é desenhado no centro e um um pouco maior na parte inferior. Pode haver mais pontos. O número deles depende de quão realista é o inseto que a criança deseja representar.
- Os olhos dessa espécie de inseto são grandes. Eles podem ser representados usando ovais.
- Como todos os besouros, as joaninhas têm antenas. Neste caso, eles são bem compactos. Para fazer isso, você precisa desenhar 2 linhas ligeiramente curvas a partir da cabeça e desenhar pequenos círculos nas extremidades delas.
- A parte mais interessante continua: colorir o besouro. As joaninhas geralmente têm uma linda e brilhante cor vermelha. Poderíamos até dizer que esses insetos parecem venenosos. Mas na verdade eles não são perigosos para os humanos.
Essa coloração brilhante é necessária para insetos inofensivos espantarem inimigos em potencial, como pássaros, por exemplo, que não correm o risco de se alimentar de besouros com cores tão agressivas.
O resto das partes do corpo podem ser pintadas de preto. O resultado é uma imagem muito brilhante e interessante. A joaninha é muito fácil de desenhar, então até crianças menores conseguem realizar essa tarefa. Você também pode pedir para seu filho criar uma nova cor para esse besouro redondo.
Para fazer um desenho de um besouro, vale a pena preparar fotografias e imagens de insetos reais para crianças. Isso permitirá que você entenda suas diferenças e, inversamente, semelhanças. O artigo apresenta diferentes técnicas de desenho, opções mais complexas ou simples.
Crianças menores devem começar com imagens simples. Para tornar a tarefa mais desafiadora, você pode pedir para seu filho desenhar um escaravelho ou um besouro-veado.
Vídeo sobre desenho
Desenho de besouro para crianças: