Um cachecol de malha volumoso é um ótimo complemento para o guarda-roupa de uma mulher ou criança.. Este acessório leve e vazado, feito com agulhas de tricô, oferece boa proteção contra o sol. Ele também protege o couro cabeludo do suor e do superaquecimento. A partir da descrição da criação de algo tão multifuncional, fica claro que ele é adequado tanto para o inverno quanto para o verão. Às costureiras iniciantes são oferecidos padrões fáceis para tricotar esses itens.
Lenço vazado tricotado com agulhas de tricô. Modelo simples
O produto final sem borda mede 93x186 cm.
Para criar um cachecol vazado, pegue:
- 125 g de fio mohair;
- ferramentas de tricô reto nº 3.5;
- agulhas de tricô número 3,5 com linha de pesca;
- anzol marcado 3.
O enfeite vazado é tricotado de acordo com o seguinte padrão:
- nas carreiras em meia todas as laçadas e laçadas devem ser em meia;
- a execução começa com 64 loops;
- carreiras pares, do 4º ao 6º, são feitas usando elementos em tricô;
- em 3 carreiras tricotar: orla, 4 laçadas frontais, laçada, laçada dobrada e laçada. Tudo isso é repetido 5 vezes;
- Em seguida, tricote de acordo com o padrão com losangos:
- As últimas 12 carreiras são feitas com pontos tricô.
O fio para o cachecol vazado deve:
- ser sazonal;
- adequado para diferentes idades;
- seja sutil.
Um lenço vazado tricotado com agulhas de tricô (o diagrama e a descrição desse artesanato estão disponíveis em quantidade suficiente na mídia) é tricotado de forma rápida e fácil. Fica original e também fica interessante nos ombros e na cabeça. Geralmente é feito em forma de uma peça triangular sólida ou em ângulo. Os padrões para esses produtos devem ser simples e compreensíveis para tricoteiros iniciantes.
Um cachecol vazado fica muito leve e quente se você tricotá-lo com fio de plumas de cabra. Produtos de lã são espinhosos, mas duráveis. Para costureiras iniciantes, é melhor tricotar cachecóis com padrão vazado usando fios de algodão. Esses acessórios delicados são especialmente adequados para as noites frias de verão. Os lenços vazados geralmente são tricotados aumentando ou diminuindo o número de laçadas.

No primeiro método (adição), siga o plano adicional:
- Depois de montar 3 laçadas, em cada carreira subsequente, no início e no fim, adicione 1 elemento.
- Com este método de tricô, é importante garantir que o canto do produto seja formado corretamente.
- A execução é concluída quando o tamanho desejado do cocar é atingido. Então todos os ciclos são fechados.
Ao diminuir os loops, faça o seguinte:
- Primeiro, uma amostra com um determinado padrão é tricotada. Depois disso, a densidade de execução é calculada. Então o comprimento do lado é determinado. O resultado obtido é duplicado e dividido pela densidade de tricô.
- Adicione 2 laços de borda ao resultado do ponto 1.
- Em seguida, o centro do produto é marcado com um marcador. É a partir deste ponto que eles começam a executar os 3 elementos juntos até o final do tricô. As marcações ajudam a deixar as bordas bem uniformes.
- As diminuições também são feitas amarrando as 2 últimas laçadas. Isso é feito até que restem apenas 3 elementos nas agulhas de tricô. Essas laçadas também são tricotadas juntas e o fio restante é preso.
Um lenço vazado tricotado com agulhas de tricô (o diagrama e a descrição facilitam muito o trabalho) pode ser feito usando vários métodos. Xales feitos de lã são resistentes ao desgaste e têm bom isolamento térmico. Essas coisas são tanto decorativas quanto funcionais.
Antes do processo de criação do produto, as agulhas de tricô são limpas com um material macio. Isso ajudará o fio a deslizar melhor sobre as ferramentas de tricô. Os fios são enrolados em bolas antes do uso. Afinal, pode haver defeitos ou quebras dentro das fibras. O fio na bola também nunca ficará emaranhado durante o processo de tricô. Recomenda-se colocar os novelos de linha em recipientes vazios. Isso evitará que o fio fique obstruído ou sujo.
Com o bloqueio obrigatório do produto criado, o lenço vazado sempre resulta:
- ar;
- com um padrão claro;
- com uma forma rigorosa.
Com uma borda larga
Para criar um produto com dimensões de 66x172 cm você precisará de:
- 300 g de fios mistos;
- agulhas de tricô circulares nº 5.5 com cordão de 60 cm;
- anzol nº 5;
- marcadores.
Um quadrado de 10x10 cm deve corresponder a 16 laçadas e 24 carreiras de ponto meia. Essa proporção determina a densidade de tricô de um produto com borda larga. A execução começa no canto, com a montagem de 3 elementos nas agulhas de tricô.
Em seguida, continue na seguinte ordem (indicada na tabela abaixo):
Números de linha | Descrição da execução |
1º | Frente, laçada, marcador, laçada, frente. |
2º e 4º | Frente, depois tricote ao longo da laçada da borda, frente. |
3º | Frente, adição, frente, adição, desvio do limitador, adição, frente, adição, frente. |
Um cachecol de malha vazada (o diagrama e a descrição contêm todas as informações sobre sua criação) pode ter a forma de um xale ou cachecol. Antes de iniciar qualquer trabalho desse tipo, são determinadas as dimensões do produto e a densidade de sua criação. Ao mesmo tempo, as carreiras e laçadas são calculadas com base na espessura e no tipo de fio.
O padrão de malha é tricotado de acordo com o seguinte princípio:
- Frente, adição de laçada, *2 juntos na frente, adicional*, repita o padrão (conteúdo entre asteriscos) até o último elemento antes da marcação, frente, laçada, pule o delimitador, frente, ignore a marcação, adicional, frente, *adicione 1 laçada, 2 juntos na frente* — repita até a borda, laçada, frente. Isso resulta na adição de 4 elementos.
- frente, de trás para a borda, frente.
- O padrão de malha é repetido, de 1 a 2 listras, 25 vezes. Dos 2 lados do tricô há 56 elementos (113 no total).
A borda do meio é tricotada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Tricotar, laçada, tricotar até o último ponto antes do marcador, laçada, parar, tricotar, remover o marcador, tricotar, remover o parar, tricotar, colocar o marcador, laçada, tricotar ao longo da borda, laçada, tricotar. Isso dá 117 elementos.
- Tricotar, laçada, tricotar até 1 marcador que é pulado, 3 tricôs, pular marcador, tricotar até a borda, laçada, tricotar. O resultado é 119 elementos.
- Tricotar, laçada, tricotar até a borda, laçada, ignorar marcador, 3 tricôs, marcador de espaço, laçada, tricotar até a borda, laçada, tricotar. Total: 123 passos.
- Tricotar, laçada, *2 passos em meia, laçada*, repetir o padrão até a última peça antes do marcador, tricotar, pular a marcação, 3 tricôs, espaço, tricô, *laçada, 2 elementos em meia*, repetir o padrão até a borda, laçada, tricotar. A saída é de 125 elementos.
- Repita o ponto 3, formando 129 passos no final.
- Eles duplicam 2 pontos, deixando 131 elementos nos instrumentos.
- tricô, laçada, tricô até a marcação, laçada, ignorar marcador, tricô, laçada, tricô, laçada, tricô, pular marcador, laçada, tricô até a etapa da borda, laçada, tricô; Já existem 137 laçadas nas agulhas.
- Tricotar, laçada, *2 laçadas juntas em meia, laçada*, repetir o padrão até o último p antes do marcador, tricotar, soltar o marcador, 5 laçadas em meia, espaço, tricotar, *laçada, 2 laçadas em meia*, repetir o padrão até o p final, laçada, tricotar; a saída é uma adição de 2 etapas.
- Frente, laçada, da frente até a borda, laçada, espaço, frente, laçada, 3 frente, laçada, frente, ignorar a borda, laçada, da frente até a borda, laçada, frente. Isso resulta em um aumento de 6 etapas.
- Tricotar, laçada, tricotar até o marcador, espaçar, 7 tricôs, ignorar marcação, tricotar até a borda, laçada, tricotar. No total, foram adicionadas 2 etapas.
- tricô, laçada, tricô até a borda, laçada, espaço, 2 tricôs, puxada dupla (1 elemento é puxado por cima e os próximos 2 são tricotados, o passo resultante é puxado através do deslizado), 2 tricôs, espaço, laçada, tricô até a borda, laçada, tricô. O resultado é a adição de 2 elementos.
- Em seguida, repita os pontos 8 a 11 3 vezes. Devem restar 187 pontos nas ferramentas.
- Tricotar, laçada, tricotar em meia até o marcador, colocar o marcador, 7 tricôs, remover o marcador e colocar o marcador novamente, tricotar em meia até a borda, laçada, tricotar. Depois disso, restam 187 elementos nos dispositivos de tricô.
- Em seguida, eles começam a tricotar a borda de renda, cujos padrões e descrições estão disponíveis em recursos da Internet.
- As 289 laçadas resultantes são fechadas com uma agulha na parte da frente do tricô.
Lenço vazado "Folhas"
O xale acabado mede 70x138 cm.
Ao trabalhar em um lenço, os seguintes materiais e padrões são usados:
- agulhas de tricô retas nº 4, 5 e 6;
- 200 g de fio semilã;
- faixa elástica 1x1;
- ponto meia;
- desenho Folhas conforme o esquema:
A densidade do produto é determinada pela proporção de um quadrado de 10x10 cm para 12 degraus em 16 círculos. No aparelho de tricô nº 6, monte 1 elemento e faça um molde a partir da imagem, complementando-o com elementos adicionais. Com cada círculo, 3 elementos são adicionados ao motivo do padrão. No futuro, essas etapas continuarão a ser executadas de acordo com o diagrama. Depois de tricotar 11 motivos, as alças são fechadas. Em seguida, ao longo das bordas das laterais do lenço tricotado, usando agulhas de tricô nº 4.5, levante 150 laçadas.
Em seguida, tricote 1 carreira com um elástico. Em seguida, aumente o número de laçadas, transformando cada laçada par em 2. Nesse caso, devem ficar 225 elementos nas agulhas.
Após a 2ª carreira, feita com a superfície da frente, mude para as agulhas de tricô nº 5. Com essas ferramentas, tricote 1 carreira com a superfície da frente. Em seguida, continue com o padrão Folhas com a imagem da técnica de execução das carreiras 21 a 30. Isso corresponderá a 15 repetições. A partir da 6ª carreira, o lenço é tricotado com agulhas de tricô nº 6. Após completar 30 carreiras, as alças são fechadas de acordo com o padrão. A borda resultante é cuidadosamente costurada ao cachecol.
Em seguida, o cocar acabado com um padrão vazado é levemente umedecido e esticado horizontalmente. Em seguida, o xale é completamente seco. Um lenço vazado feito com agulhas de tricô (o diagrama e a descrição mostram em detalhes todo o processo de sua execução) acaba sendo proporcional e uniforme se for tricotado estritamente de acordo com os padrões propostos. Esses recursos também permitem que as artesãs evitem confusões enquanto trabalham.
Cachecol grosso com vazado
Para criar um baktus tão quente, pegue:
- 2 novelos de fios de semilã;
- agulhas de tricô com cordão nº 3;
- gancho nº 1,75 para amarrar as bordas do produto.
O trabalho é então realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Monte 195 pontos nas agulhas de tricô.
- Nas primeiras carreiras, junto com o ponto de borda, devem ficar 3 laçadas frontais.
- Em seguida, tricote um padrão (laçada, 2 pontos juntos, 4 pontos meia), que é repetido até o final da carreira.
- As alças externas são tricotadas em meia ou meia, dependendo do padrão dos lados.
- Carreiras pares e laçadas são feitas com pontos tricô.
- Os elementos também são reduzidos em círculos pares tricotando 2 laçadas juntas usando o método tricô.
- Na 3ª carreira, o rapport é feito da seguinte forma: laçada, 2 juntos, meia, 2 juntos, meia. Essa repetição é duplicada até o final.
- A repetição na 5ª carreira deve ficar assim: laçada, 3 juntos, laçada, 3 tricôs.
- O lenço é tricotado duplicando as carreiras 1 a 6 até que restem 5 laçadas nas agulhas de tricô. Destes: remova o 1º, tricote os próximos 3 juntos como 1 tricô e faça outro 1 tricô.
- Em seguida, o trabalho é virado e as últimas 3 laçadas são tricotadas juntas. O fio é então cortado e escondido.
- Se desejar, as bordas do cachecol podem ser feitas em crochê.
Cachecóis vazados e baktus são perfeitos para qualquer época do ano e complementam o visual. Esses cachecóis são mais procurados se forem feitos com agulhas de tricô e lã de cabra. Afinal, esses acessórios não são apenas quentes, mas também leves. Para iniciantes, tricotá-los não será difícil se você usar padrões e descrições claras.
Xale triangular vazado com enfeite de pérolas
Para tricotar um cachecol você precisará de:
- fios feitos de algodão fino ou lã de cabra;
- agulhas de tricô grossas;
- diagrama de padrão aproximado:
Como pode ser visto na figura, seus elementos são frequentemente duplicados. Primeiro, tricote a borda do cachecol. Para fazer isso, monte 21 laçadas nas agulhas de tricô.
A primeira linha deve conter os seguintes loops:
- 5 faciais;
- 2 tricô;
- 13 faciais;
- alongamento;
- 1 adicional.
Devido aos broches nas fileiras, a borda fica com uma leve inclinação. De acordo com o esquema proposto, o padrão de ar ocupa metade do acessório.
Para criar um design completo, o trabalho no produto continua na direção do espelho. Em carreiras pares, as laçadas são diminuídas.
Ao criar um cachecol usando este método, use agulhas de tricô circulares nº 5.5 e 250 g de linha. Monte 7 pontos usando ferramentas de tricô.
Na próxima carreira, depois de completá-los, faça:
- 2 tricô, laçada;
- repetir elemento anterior;
- 2 faciais.
Na 2ª carreira tricotar:
- 2 faciais;
- 3 purl;
- 2 faciais.
Nas carreiras ímpares, são adicionadas laçadas, e nas carreiras pares, são tricotados pares de laçadas no início e no fim do círculo. Dessa forma, são tricotadas 30 carreiras. O próximo círculo depois deste é feito com um padrão de pérolas.
Para ele, a seguinte sequência segue até o final da fileira:
- 2 faciais;
- laçada
- 2 tricô.
As próximas 10 carreiras são tricotadas como a 31ª. A partir da linha 42, eles inclinam para a esquerda. Nesta carreira, o cordão é feito usando a técnica do tricô. Os círculos seguintes, até o 46º, são tricotados com um padrão de pérolas. As carreiras 47 a 66 devem ser trabalhadas em ponto meia. Do 67º ao 78º círculo, tricote um padrão de pérolas.
Na linha 79 faça:
- 2 faciais;
- laçada
- facial;
- laçada
- 2 pontos tricô no lado esquerdo;
- repita as ações anteriores para o centro;
- duplicação do procedimento em uma direção espelhada.
A próxima linha deve conter todos os pontos tricô. Dessa forma o tricô fica visualmente mais denso. As próximas 6 carreiras são tricotadas com um padrão de pérolas. São feitos 87-106 círculos no formato de um padrão de lenço. As linhas seguintes, até a 124ª, são tricotadas em ponto meia. Depois disso, as laçadas são fechadas e a ponta do fio é escondida.
Cachecol vazado em estilo romântico
Para tricotar um cachecol medindo 93x186 cm sem borda, use:
- a densidade do trabalho em openwork é de 18 laçadas em 38 carreiras, o que equivale a um quadrado de 10x10 cm;
- Padrão serrilhado de 12 voltas, trabalhado de acordo com o diagrama B:
- enfeite vazado, que é tricotado de acordo com o padrão A;
- 125 g de fio mohair;
- agulhas de tricô circulares e retas nº 3.5;
- anzol marcado 3.
O trabalho no produto começa no canto. Monte 7 pontos nas agulhas de tricô retas e tricote um padrão vazado de acordo com o diagrama fornecido acima. Quando o número de laçadas aumenta, as agulhas de tricô retas são substituídas por circulares. Tendo tricotado 93 cm de tecido, as alças são fechadas.
Em seguida, tricote uma tela recortada. Para fazer isso, monte 12 laçadas. Em seguida, tricote uma carreira com pontos meia e 1 círculo com pontos meia. O processo continua de acordo com o diagrama B. Quando a tela atinge um comprimento de 240 cm, suas alças são fechadas. Em seguida, esse elemento finalizado é costurado nas laterais do cachecol. O ponto de conexão, no lado avesso, é feito em crochê na forma de 1 círculo de pontos baixos.
A próxima linha é executada de acordo com o padrão:
- 1 ponto baixo;
- *3 laçadas, ponto baixo em 1 laçada, pular laçada, ponto baixo*;
- repita o rapport até o final do círculo.
Produtos em forma de cachecóis de lã tricotados são relevantes em qualquer estação. A descrição de sua criação usando agulhas de tricô é compreensível até para iniciantes. Os padrões ajudam as costureiras a experimentar qualquer tipo de linha. Os xales vazados criados a partir deles servem seus donos por muito tempo e lhes dão o calor das mãos humanas.
Vídeo sobre como tricotar um cachecol vazado com agulhas de tricô
Tricotando um lindo xale com padrão de estrelas: