Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Entre os acessórios femininos que estão em alta estão: cachecol de crochê, cujo diagrama e descrição podem ser facilmente encontrados na Internet. O fio bem escolhido e a ferramenta utilizada permitem criar uma peça de roupa única que combinará harmoniosamente com um determinado tipo de roupa.

Mais adiante no artigo, são considerados alguns métodos de tricô de xales vazados, opções de fios e ganchos utilizados, além de serem apresentados padrões para lenços de vários graus de complexidade.

Escolhendo fios e ferramentas para tricotar um xale

Infelizmente, nem todos os padrões de xale apresentados na Internet contêm uma descrição detalhada de sua implementação, bem como informações sobre o fio recomendado e o tamanho da agulha. Portanto, aqueles que desejam usar esses padrões devem selecionar de forma independente a espessura e a estrutura ideais do fio, bem como o tamanho de anzol mais adequado.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes
Um cachecol de crochê para mulher está disponível para tricô, mesmo para iniciantes

Para o tricô manual, são utilizados diversos tipos de fios, que são divididos em naturais, mistos, artificiais e sintéticos.

Informações mais detalhadas sobre eles são apresentadas na tabela:

Tipo de fio Descrição Nome
Natural Este tipo de fio é feito de matérias-primas naturais de origem vegetal ou animal. Podem ser fibras vegetais ou pelos de animais.

Qualidades positivas: alta higroscopicidade, condutividade térmica, propriedades organolépticas agradáveis, excelentes características de qualidade.

Qualidades negativas: amassa facilmente, material muito caro.

Linho, algodão, seda, bambu, alpaca, lã, caxemira, mohair.
Misturado O tipo de fio mais comum hoje em dia. Consiste na mistura de diferentes porcentagens de matérias-primas naturais e fibras sintéticas.

Qualidades positivas: alta resistência, características de qualidade suficientes, higroscopicidade e condutividade térmica ligeiramente inferiores às do fio natural, mas ainda em bom nível, baixo enrugamento, agradável ao toque, custo ideal.

Praticamente não há qualidades negativas.

Linho, algodão, seda, bambu, alpaca, lã, cashmere, mohair com adição de fibra de acetato, acrílico, lurex, náilon, lavsan.
Artificial Este tipo de fio inclui fios feitos de matérias-primas naturais, mas submetidos a tratamento químico. Com sua ajuda, as deficiências do fio inerentes à fibra natural são minimizadas ou completamente eliminadas. Isso inclui aumento de rigidez, irregularidade, enrugamento e espinhos. Graças aos tratamentos químicos, o fio fica liso, macio, maleável, confortável tanto no trabalho quanto no produto final. Atlas, viscose.
Sintético Este fio é produzido inteiramente artificialmente. A fibra sintética tem o menor custo entre todos os tipos de fios. Isso se deve às características de qualidade bastante baixas: baixa higroscopicidade, baixa condutividade térmica, propriedades organolíticas desconfortáveis, presença de rebarbas, espessamentos, maior frouxidão e torção irregular. Acrílico, seda de acetato, poliamida, poliéster, lurex, nylon, nylon.

Para realizar o trabalho manualmente, é necessário selecionar roscas somente para essas finalidades. Para obter informações mais completas e detalhadas sobre as características do fio, você definitivamente deve prestar atenção à etiqueta do novelo.

Indica:

  • país e marca do fabricante;
  • composição precisa;
  • o peso do novelo e o metro de linha nele contido;
  • ferramentas de tricô recomendadas (seu tipo e número);
  • densidade aproximada da web ao usar as ferramentas especificadas;
  • procedimentos de cuidado aceitáveis ​​e inaceitáveis ​​para produtos acabados feitos com este fio.

Com base nos dados fornecidos, não será difícil calcular o consumo de fio e o número de novelos necessários para fazer um determinado cachecol.

Não é recomendado utilizar como base a densidade indicada na etiqueta da linha. Isso ocorre porque cada costureira tem seu próprio estilo único e pode diferir significativamente do que está escrito. Portanto, ao calcular a quantidade de fio, você deve fazer uma reserva para possíveis discrepâncias na densidade do tricô.

Além disso, dependendo do número de ganchos utilizados no trabalho, a densidade do tecido pode mudar. Se você usar uma ferramenta menor que o tamanho indicado na etiqueta, o número de pontos e carreiras será maior. Isso aumentará, consequentemente, a densidade do tricô. Por outro lado, se for usado um tamanho de agulha maior, o tecido ficará mais solto e arejado. Portanto, sua densidade será menor.

A combinação ideal de espessura de linha e gancho é apresentada na tabela:

Espessura da linha em 100g Número do gancho
100 metros 4-6 milímetros
200 metros 3-4 milímetros
250-350 metros 2,5-3 mm
300-500 metros 2-2,5 mm
1600-2000 metros 1-2 milímetros

Para comprimentos de fio inferiores a 100 m, use agulhas grossas de 6 mm ou maiores.

Outra nuance que não deve ser negligenciada na hora de escolher o fio para crochê é a torção do fio. Deve ser denso e forte. Caso contrário, ele irá delaminar durante o trabalho e será difícil de prender. Como resultado, a tela acaba sendo de baixa qualidade e irregular.

Tricotando a partir do canto

O cachecol de crochê feminino, cujo diagrama e descrição são apresentados nesta seção, tem sua peculiaridade. Consiste no início do trabalho. Este xale é tricotado a partir do canto inferior. Ao adicionar laçadas uniformemente em cada lado, o cachecol é tricotado no tamanho necessário.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

No início do trabalho desta maneira, é aconselhável, depois de tricotar algumas carreiras, alinhar o ângulo de inclinação dos lados. A forma e os parâmetros do futuro produto dependem disso. Se a expansão do tecido for lenta, o xale acabado ficará alongado, com uma pequena oscilação nas extremidades superiores.

E, inversamente, com uma grande adição de alças laterais, o ângulo de inclinação das laterais do lenço aumenta, o que acaba resultando em um produto de pequena altura, mas com grande envergadura nas extremidades superiores.

As vantagens indiscutíveis deste método de tricotar cachecóis são:

  • uso de diferentes tipos e números de padrões (monótonos simples, localizados no centro ou no canto do lenço, simétricos);
  • a possibilidade de aumentar o tamanho do tecido tricotando sua parte superior.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Ao tricotar um xale usando um padrão que você gosta, sem um diagrama, você deve manter a simetria ao trabalhar. Antes de usar o padrão, você precisa selecionar o rapport e começar a tricotar a partir do meio dele.

Xales desse tipo podem ser feitos de fios finos ou grossos, dependendo da estação do produto. É melhor dar preferência a fios feitos de matérias-primas mistas, nos quais a proporção de fibra natural será de pelo menos 50%. Esses cachecóis são moderadamente quentes, confortáveis ​​e mantêm bem seu formato.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

O esquema de cores do xale é uma abordagem individual. Depende das roupas com as quais ele será usado e de qual atributo ele será usado. Um cachecol de cor única, feito na mesma cor do produto principal ou na mesma gama, diferindo apenas no tom, enfatizará a integridade da imagem.

Um xale contrastante mudará o foco para um detalhe mais vantajoso do terno. A multicoloração confere versatilidade ao produto, permitindo que ele seja usado com diversos itens.

Cachecol de ar

Um cachecol de crochê para mulher, cujo diagrama e descrição são fornecidos abaixo, destina-se principalmente a ser usado como um acessório decorativo. Isso se deve à estrutura vazada do tricô e à presença de um grande número de furos de diversas configurações e tamanhos.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Os padrões para xales vazados se distinguem tanto pela simplicidade, com ornamentação despretensiosa, quanto por elementos complexos que exigem certas habilidades e experiência. Mas se uma tricotadora iniciante tiver perseverança, paciência, excelente atenção e capacidade de ler os padrões corretamente, tal padrão estará ao seu alcance.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Os lenços vazados são feitos usando diversas técnicas e vários métodos. Eles são tricotados a partir do canto, do centro, em padrões separados. Informações detalhadas sobre esses métodos são fornecidas abaixo.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

A configuração dos xales vazados pode ser triangular com lados retos ou figurados, semicircular com extremidades superiores afiadas ou arredondadas.

O esquema de padrões é selecionado de acordo com a finalidade do produto. Se for para uso diário, um padrão uniforme simples ou com desvios mínimos pode ser uma opção aceitável.

Se o lenço de cabeça for usado em ocasiões especiais e servir como elemento decorativo em uma roupa, então um padrão ornamentado e multifacetado é exatamente o que você precisa em tal situação. Um xale semelhante também é usado como capa ou uma espécie de bolero, preso na frente com um lindo alfinete ou broche.

Para tricotar xales elegantes vazados, é melhor usar fios finos e de alta qualidade feitos de algodão mercerizado, acetato ou seda natural, fios mistos de algodão com viscose, mohair fino com vários aditivos. Os tamanhos de anzol recomendados são de 1 a 3 mm.

Tricotando a partir do centro

Um lenço para mulher, feito em crochê (diagrama e descrição abaixo) da seguinte maneira, começando pelo centro. Este método também é usado para tricotar xales de vários formatos. É bastante conveniente, pois você pode determinar imediatamente a largura necessária da borda superior do xale.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Mas ao usar esse tipo de tricô, você deve saber que o menor erro ao realizar uma carreira de um ou outro lado do centro levará à distorção de todo o tecido. Portanto, ao realizar o trabalho, é necessário seguir com muito cuidado o diagrama do padrão e realizar um controle contínuo, calculando periodicamente o número de laçadas em uma linha de cada lado.

Se isso não for feito, então, no final das contas, se um erro for cometido, pode-se descobrir fenômenos como:

  • a formação de áreas côncavas no tecido caso haja uma falta acidental de laçadas em uma das carreiras;
  • a formação de pequenas dobras se muitas laçadas forem montadas em qualquer carreira.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

O segundo ponto de erro ainda é permitido ao tricotar lenços semicirculares, mas com a condição de que as laçadas extras sejam coletadas em ambos os lados do centro do tecido.

Tricotar lenços dessa maneira envolve o uso de fios finos e grossos feitos de fibras naturais, mistas e sintéticas.

Por motivos individuais

Um cachecol de crochê para mulher (o diagrama e a descrição são apresentados abaixo) é feito de motivos separados, conectados em uma peça inteira. Esta é uma maneira interessante e variada de tricotar xales. Parece que quadrados ou círculos pequenos e comuns com um padrão simples, habilmente unidos, criam produtos verdadeiramente únicos e inimitáveis.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Este é um método de tricô que é simples e complexo ao mesmo tempo. A dificuldade está justamente na correta conexão dos fragmentos entre si e na execução de metade do elemento para preencher os espaços formados na parte superior do lenço.

Além disso, ao selecionar motivos para um futuro produto, você deve prestar atenção ao formato deles. Isto se aplica a fragmentos redondos. Quanto mais próxima de um quadrado for a configuração, mais fácil e simples será conectá-los em uma única peça. Caso contrário, será necessário tricotar pequenos elementos adicionais para preencher os espaços entre as partes principais.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

Se o fragmento que você gosta for redondo, você pode torná-lo mais próximo de um quadrado tricotando a fileira externa com correntes estendidas de alças de ar em quatro lugares (os cantos do quadrado). Essa técnica é claramente mostrada no diagrama.

Deve-se notar ainda que o acoplamento de motivos relacionados separadamente é realizado de duas maneiras:

  • no processo de conclusão da última linha;
  • depois de preparar o número necessário de elementos.

Segundo artesãs experientes, o primeiro método é mais prático, durável e tem melhor aparência estética. É adequado para costureiras iniciantes que têm pensamento espacial e conseguem traçar mentalmente o próximo passo no processo de trabalho.

Se não houver essa qualidade, o segundo método será útil. Depois de preparado o número necessário de motivos individuais, eles são dispostos no produto final e conectados sequencialmente uns aos outros usando uma agulha e linha. Em seguida, o xale é amarrado em todos os lados com o padrão desejado.

Com borlas

Uma das maneiras antigas de dar elegância, nobreza e grandeza a um cachecol de malha é emoldurar as laterais com uma franja de borlas. Este não é um processo difícil, mas requer perseverança e um grande suprimento de fio. Borlas feitas de fios são colocadas de forma densa e esparsa no produto.

Cachecol de crochê para mulheres. Esquema e descrição para iniciantes

A uniformidade de sua fixação pode ser facilmente determinada pelas carreiras do tricô principal. A borla de lã em si pode ser composta por um número par de fios. Isso ocorre porque, ao fazê-lo, os pedaços de fio cortados são dobrados ao meio.

O processo de confecção e fixação da franja é o seguinte:

  • Calcule o número de pincéis necessários.
  • Corte esse número (ou o dobro, o triplo ou mais) de pedaços de fio do mesmo comprimento.
  • Dobre o número necessário de fios para uma borla ao meio e use um gancho para prendê-la no local designado, segurando o centro da borla e puxando as pontas através do laço resultante. A escova resultante deve ser bem apertada.

Após a conclusão do trabalho, é aconselhável inspecionar o resultado e, se forem encontrados pequenos defeitos na forma de roscas salientes em alguns locais, endireitá-los.

Um cachecol de crochê para mulheres é um dos acessórios de guarda-roupa mais elegantes e, ao mesmo tempo, fáceis de fazer.

Inúmeros padrões e descrições apresentados na Internet permitem que qualquer costureira crie uma imagem única. E os conselhos e recomendações de artesãos experientes descritos neste artigo ajudarão não apenas a implementar seus planos, mas também a obter o máximo prazer do trabalho realizado.

Um lenço de cabeça de crochê para mulheres é uma peça de roupa original, prática e versátil.

Vídeo sobre como fazer um cachecol de crochê

Mestre-kass sobre como tricotar um cachecol de crochê simples para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho