O tricô é um dos tipos mais antigos e difundidos de bordado feminino. Os padrões de tricô vazados começaram a aparecer um pouco mais tarde, já que inicialmente a prioridade era dada ao tricô denso. Quando o tricô se tornou um hobby, um artesanato e não uma necessidade urgente, os padrões vazados se tornaram populares. Agora, muitas pessoas estão procurando padrões com descrições e fotos de bordados vazados.
Para um cachecol e estola vazados
Para tricotar um cachecol vazado que será apropriado para qualquer época do ano, exceto no verão (devido ao uso de fio de lã), você precisará de:
- fio – 125 g (48% lã, 18% mohair, mais sintéticos);
- agulhas de tricô nº 5;
- esquema.
Processo de trabalho. O comprimento desse produto será de 190 cm e a largura de 30 cm, o padrão de tricô é zigue-zague. O número de laçadas no padrão de tricô é um múltiplo de 8 (excluindo duas laçadas de borda). A representação esquemática do padrão mostra a parte frontal. O lado de trás, por sua vez, é tricotado de acordo com o molde, mas as laçadas são feitas com pontos tricô.
Você precisa montar os pontos da primeira carreira (são 58) nas duas agulhas de tricô, caso contrário, as bordas do cachecol ficarão puxadas juntas. O número aproximado de linhas é de 400 a 430, com o padrão se repetindo 20 vezes. Uma estola com padrão vazado, tricotada em agulhas de tricô, pode se tornar um elemento maravilhoso de um guarda-roupa básico não apenas para a estação fria, mas também para o verão.
Esta estola pode ser jogada sobre os ombros durante um passeio noturno. Para fazer esse produto você mesmo, é melhor usar fios à base de alpaca e seda (100 g), agulhas de tricô - nº 3.5, circulares. Inicialmente, para uma largura de 53 cm e um comprimento de 220 cm, você precisará montar 84 laçadas e tricotar as duas primeiras carreiras em ponto meia.
Em seguida, tricote de acordo com o padrão.
Para coisas de crianças
As artesãs que preferem tricotar coisas infantis usam de bom grado padrões vazados com agulhas de tricô, diagramas com descrições, fotos de modelos interessantes e conselhos de fóruns de artesanato. Até mesmo o modelo mais comum de vestido ou blusa, capa, pode ser transformado em um produto elegante se você escolher a combinação certa de padrão vazado e tom dos próprios fios.
A escolha do bordado depende em grande parte da funcionalidade do item em si - os estilos infantis podem ter um relevo, mas ao mesmo tempo um padrão bastante elegante, e isso não afeta a densidade do tricô.
Para roupas infantis, eles usam principalmente padrões vazados nos quais a transparência é reduzida ao mínimo. Primeiro, porque um item fino e arejado pode rapidamente se tornar inutilizável. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de tricotar pulôveres e suéteres.
Uma opção de tricô semelhante, quando o padrão original é bastante durável, mas ao mesmo tempo interessante e bonito, é perfeita para decorar roupas de meninos e meninas.
A parte básica do padrão com um galho e folhas tem 12 voltas e 74 linhas. Muitas artesãs, ao tricotar roupas infantis, especialmente vestidos, limitam-se a acabamentos vazados nas mangas, no decote e na bainha. E nessa versão o look parece mais maduro e elegante.
Este tipo de borda pode ser tricotado sem nenhuma dificuldade particular.
Para um suéter de verão
Para que um suéter de tricô de verão não apenas agrade aos olhos, mas também seja agradável ao corpo e tenha uma aparência apropriada em um dia ensolarado, você precisa escolher o fio certo para o produto. Artesãs experientes aconselham escolher um fio fino natural que seja pelo menos metade algodão.
Uma nuance importante que não deve ser esquecida ao escolher fios de algodão para tricô é que eles têm um baixo grau de elasticidade. Algo feito desse material precisa ser experimentado regularmente, “testado” contra o corpo, para entender se o trabalho está indo conforme o planejado. De acordo com os designers, Na nova estação, malhas e estampas com diferentes tipos de folhas estarão na moda para roupas de verão.
Este tipo específico de padrão de tricô vazado tem dezenas, se não centenas de variações, cada uma das quais merece atenção especial. Esquemas com descrições e fotos de amostras são uma clara confirmação disso.
Além de motivos de malha e folhas, padrões geométricos serão populares para suéteres de verão nesta temporada – tanto sólidos quanto alternados com ponto meia. Esta combinação é recomendada para mulheres elegantes que não têm medo de experimentar algo novo com sua imagem.
Para um cardigan
Um cardigan é um suéter longo que não tem gola nem lapelas. Geralmente é preso com botões ou preso com um cinto. Os cardigans de malha podem diferir uns dos outros na densidade e textura do tricô - dependendo da estação, tricô denso ou solto, padrões vazados grandes ou pequenos com agulhas de tricô são relevantes.
Para um item arejado e leve, um padrão como caminhos vazados seria apropriado - não há grande necessidade de descrever tal padrão. A repetição do elemento básico do padrão consiste em 17 laçadas, 2 das 17 são laçadas de borda e 3 são necessárias para a simetria da borda esquerda. A altura do padrão é de 22 linhas.
Alguns padrões de orifícios simples e bonitos para iniciantes
Observando alguns dos padrões de filigrana vazados, parece que tal perfeição no tricô só pode ser alcançada por meio de anos de treinamento contínuo, aprendendo os meandros, lendo descrições, diagramas e estudando fotos e vídeos do processo. No entanto, como afirmam as costureiras, há padrões cuja complexidade até mesmo uma artesã inexperiente pode compreender.
A primeira versão do padrão é muito simples e é frequentemente usada como base e em combinação com outros padrões mais complexos:
- O padrão básico inclui 8 laçadas, 2 das quais são tradicionalmente laçadas de borda. O ornamento tem 8 linhas de altura.
- Primeira linha – 4 pessoas. laçadas, laçada, 2 laçadas juntas em tricô, inclinadas para a esquerda.
- Segunda linha - 4 tricô. laçadas, 2 laçadas juntas em meia, inclinadas para a direita. Em seguida, vem uma alternância semelhante.
Outro exemplo de tricô vazado permitirá que você crie coisas elegantes e originais de forma rápida e fácil. Este padrão é adequado tanto para uma estola quanto para uma túnica de praia de verão.
Acasalamento:
- As três primeiras carreiras são tricotadas com a superfície frontal.
- Na quarta carreira, ao lado de cada laçada da frente, são feitas 2 laçadas, ou seja, ponto meia, 2 laçadas, ponto meia. laçada, 2 laçadas, etc., até a laçada da borda.
- A quinta carreira é novamente trabalhada em ponto meia, mas as laçadas próximas a cada ponto são soltas, puxando o ponto até sua altura máxima.
A terceira opção é uma malha vazada e é um excelente modelo para tricô vazado:
- Primeira carreira – ponto meia.
- Segunda carreira - tricô. laçada, 2 laçadas juntas com tricô, 2 laçadas juntas com tricô.
- Terceira carreira - tricô. laçada, 1 laçada em meia, puxada para fora da laçada, tricotar novamente, 1 laçada em meia, puxada para fora da laçada, tricotar.
- Quarta carreira: 2 laçadas juntas com tricô, laçada, 2 laçadas juntas com tricô, laçada, 2 laçadas juntas com tricô.
Para meias
A moda de tricô vazado de meias e luvas incentiva as fashionistas a dominar sozinhas os padrões vazados com agulhas de tricô. Afinal, a verdadeira exclusividade só pode ser alcançada por meio do trabalho artesanal. Há muitos diagramas com descrições, e master classes passo a passo com fotos e vídeos permitem que você domine a habilidade sem recorrer aos serviços de mentores.
Para facilitar o trabalho das artesãs, os fabricantes se preocuparam com fios especiais para meias, que são 70% lã e o restante é fio sintético. O equilíbrio “resistência ao calor/desgaste” declarado pelos fabricantes é plenamente justificado.
O tricô vazado para meias requer o cumprimento de certas regras:
- Em primeiro lugar, o “chassi” – ou seja, a biqueira, o calcanhar e a sola são feitos com uma superfície frontal densa.
- Em segundo lugar, as partes vazadas devem alternar com tricô denso.
- Em terceiro lugar, os elementos vazados não devem ser muito grandes. As artesãs aconselham usar elementos como caminhos, folhas e tranças no tricô.
Essas três opções são as mais indicadas para produtos desse tipo e permitirão manter um equilíbrio entre beleza e aconchego.
O padrão original vazado para meias lembra um pouco uma mandala – com elementos simétricos repetidos em um quadrado. Este padrão é tricotado a partir do centro e cobre a parte da frente do pé até o peito do pé. Em seguida vem o padrão de folhas, que também pode ser visto na parte central do enfeite.
Outra versão do design da meia lembra um motivo vegetal. Entretanto, após uma inspeção mais detalhada, é possível perceber uma semelhança maior com escamas.
Outra variação do padrão para meias sugere fazer apenas o “eixo” aberto – a parte principal da meia é tricotada firmemente e, a partir da articulação do tornozelo, a meia se alarga ligeiramente. O padrão, que lembra leques ou conchas, fica espetacular quando feito com fio branco..
Folhas vazadas
Esse padrão é considerado neutro e é igualmente adequado para roupas femininas de vários estilos. Mesmo que o item em si seja feito sem padrões vazados, as folhas finamente tricotadas serão um complemento maravilhoso e servirão como um toque original à imagem. O padrão básico em forma de folhas pode ser de muitos tipos diferentes e variar em formato, tamanho e vazado das próprias folhas.
Este padrão também é ideal para uma estola ou xale e é fácil de tricotar. O rapport é de apenas 5 laçadas e 22 carreiras, a nuance é que no processo de tricô o número de laçadas “joga” - de uma laçada são tricotadas sete laçadas, formando a base da folha, posteriormente esse número é reduzido, formando o formato da própria folha.
Abertura vertical
Um padrão vertical nas roupas alonga e afina visualmente a silhueta, e esse pequeno truque é amplamente utilizado por designers de roupas, designers de moda e qualquer pessoa diretamente envolvida na criação de suas próprias roupas. O tricô não é exceção aqui – os padrões vazados com agulhas de tricô, pelo contrário, abrem amplas possibilidades para os fashionistas.
Um padrão vertical simples, porém elegante, de densidade média de tricô é perfeito para um cardigã, um suéter de verão ou um top. Aqui está um exemplo de descrição e diagrama, uma foto de uma abertura vertical. O fragmento principal e básico do ornamento consiste em 4 fileiras e 4 laçadas. Para deixar as bordas mais uniformes e bonitas, você pode tricotar adicionalmente duas laçadas no início da carreira e uma no final.
Acasalamento:
- Primeira carreira: tricô. loop, três pessoas.
- Segunda carreira: ponto meia, três pontos tricô.
- Terceira carreira: tricô. laçada, laçada, 3 laçadas juntas com tricô, laçada.
- Quarta carreira: ponto meia, três pontos tricô.
Ziguezagues
Este padrão original fica bem em xales e estolas e complementa perfeitamente o item como um elemento decorativo. O ziguezague fica especialmente impressionante se o fio usado para o trabalho for seccional ou colorido ombré. A transição clássica de um tom mais claro para um mais escuro ficará ótima em uma saia longa.
Uma categoria separada de uso do padrão em ziguezague são os cobertores. A moda para casa voltou-se mais uma vez para acessórios de malha e pequenas coisas que criam aconchego. Uma toalha de mesa e um cobertor cujos motivos se sobrepõem, mas não tanto que os itens possam ser confundidos – isso é uma boa forma. Mas se o padrão em ziguezague for usado, ele é de primeira qualidade.
Listras e rastros
Esses padrões de tricô vazados podem servir como uma ótima ferramenta de treinamento para tricoteiras iniciantes. Graças a esses padrões, você pode colocar a mão na massa e praticar os elementos-chave até que eles se tornem automáticos, porque a maioria das listras e faixas consiste em laçadas e elementos tricotados juntos.
Listras e caminhos vazados também podem ser usados como padrão para o tecido principal – para uma túnica ou vestido de praia, por exemplo.
Outra opção para usar esses padrões é como inserções no tecido principal, para suavizar uma imagem rígida. As carreiras mais básicas podem ser facilmente modificadas aumentando ou diminuindo o número de pontos entre as carreiras, alterando o ângulo dos pontos tricotados juntos ou alterando a posição da laçada.
As variantes mais comuns de listras verticais parecem uma alternância de pequenos padrões mais convexos e orifícios vazados. Neste caso, o padrão geral pode formar tranças, como no diagrama, espiguetas ou outros motivos vegetais.
Caminhos vazados feitos com agulhas de tricô também podem ter diversas modificações. As opções mais comuns são aquelas mostradas no diagrama: o caminho dos furos não segue necessariamente uma linha reta, mas pode formar uma curva arredondada ou um zigue-zague.
Tranças vazadas
Para muitos, as tranças vazadas no tricô são aquele clássico favorito e impossível de recusar. Tranças de malha não são encontradas apenas em roupas femininas. Muitas vezes você pode encontrar pulôveres masculinos decorados com esse padrão específico, no entanto, em uma execução mais grosseira, tricô grande com linha grossa é muito mais apropriado do que bordado aberto.
Vestidos e pulôveres femininos com tranças vazadas são clássicos que fazem sucesso constante.
O relevo da trança vazada é criado pela combinação de laçadas e pelo tricô de várias laçadas juntas. Além das tranças vazadas usuais, há uma categoria separada de padrões: arans. O chamado tricô Aran é um padrão celta harmonioso composto por tranças.
O padrão pode consistir em entrelaçamentos abundantes ou combinações únicas de elementos - tudo depende da imaginação da artesã e da finalidade do item. Os suéteres, cardigans e vestidos de inverno são mais densamente saturados com tranças de malha. Para roupas de verão, utiliza-se um padrão mais delicado e fino.
Aberto com alças alongadas
Os laços alongados no tecido de tricô vazado parecem muito agradáveis esteticamente, mas além do apelo visual, esse padrão também é caracterizado pela maciez e elasticidade, o que torna o uso desse item ainda mais agradável.
Laços alongados podem ser tricotados com agulhas de tricô usando laçadas.
Para fazer isso, você precisa tricotar várias carreiras em ponto meia (3-4 serão suficientes). Em seguida, na próxima carreira, após cada laçada frontal, você deve fazer duas ou mais laçadas - o comprimento da laçada estendida dependerá do número de laçadas. Na próxima carreira, antes de tricotar as laçadas, você precisa soltar as laçadas e puxar uma laçada longa com a agulha de tricô direita usando-as.
Em seguida, você precisa colocar o laço estendido na agulha de tricô esquerda e continuar tricotando de acordo com o padrão. Se você tricotar a carreira inteira dessa maneira, uma por uma, obterá uma seção translúcida vazada de laçadas alongadas. Padrão básico - quatro carreiras de tricô apertado - uma carreira com laçadas estendidas. Combinando essas duas técnicas simples, você pode obter um número impressionante de opções de tricô.
Cantos vazados
Esse tipo de padrão é usado principalmente para acabamento de bordas e cavas e não é muito comum, já que muitas artesãs acham mais fácil fazer o mesmo trabalho com uma agulha de crochê. No entanto, os verdadeiros adeptos do tricô não veem nenhuma dificuldade particular e realizam esse padrão com sua ferramenta usual.
Para esse padrão, você precisa de fio fino e agulhas de tricô bem finas - então o padrão ficará perfeitamente vazado e arejado.
Às vezes, os losangos vazados que compõem o padrão principal de tricô do tecido se movem em direção aos cantos da borda - essa transformação parece harmoniosa e impressionante, e a qualidade da borda não sofre com isso. Além disso, os cantos vazados são usados não apenas para decorar roupas, mas também para decorar os cantos de cobertores, toalhas de mesa, xales e estolas.
Na maioria dos cantos vazados são usados ziguezagues., losangos e quadrados – trabalhar com formas geométricas regulares torna mais fácil atingir o rigor desejado do padrão e do produto como um todo. Porém, além dessas figuras, um padrão bastante comum é uma malha em combinação com vários motivos e até tranças.
Diamantes vazados
Apesar de o losango ser uma figura geométrica bastante rígida, muitas costureiras o modificam um pouco, acrescentando fantasia e suavidade ao formato. Os resultados impressionam pela beleza e elegância. Existem muitas variedades de losangos vazados: eles são complementados com bordas, constrições, cones, folhas e muitas outras figuras adicionais.
Losangos vazados feitos em agulhas de tricô são usados para tricotar roupas femininas - suéteres, pulôveres, vestidos, capas, estolas e saias. Como o tamanho e a frequência do padrão variam arbitrariamente, o losango é adequado tanto para roupas infantis quanto adolescentes.
Um padrão incomum com um losango vazado é mostrado no diagrama: o próprio losango é formado por uma malha, e dentro dele há outro elemento vazado, mais convexo, em forma de espinha de peixe. Outra versão do padrão de diamante consiste em elementos volumétricos em relevo que preenchem completamente a tela. O tricô em si é denso, mas isso não afeta o vazado do padrão.
Padrões e ornamentos japoneses
É difícil dizer à primeira vista como os padrões e ornamentos japoneses diferem dos padrões vazados geralmente aceitos em agulhas de tricô. Não há diferenças marcantes, nem padrões ou detalhes especiais. No entanto, a Terra do Sol Nascente sempre foi famosa por seu amor aos detalhes e meticulosidade na execução de qualquer trabalho. O tricô não é exceção.
A complexidade do padrão é a única característica inerente aos padrões e ornamentos japoneses. Um padrão pode conter de dois a cinco padrões adicionais - por exemplo, uma trança, além da trança em si, também conterá folhas, losangos, cones e motivos vegetais.
Belas aberturas
Nem todas as artesãs escolhem padrões grandes para seus trabalhos; muitos preferem pequenas aberturas. Este padrão atende a muitos requisitos: ele parece interessante, mas sua densidade não aumenta a transferência de calor. Tricotar pequenos bordados vazados é mais fácil e interessante do que outros padrões. Por exemplo, o relacionamento do padrão de cruz búlgara para agulhas de tricô consiste em apenas uma laçada e três laçadas.
Este padrão vazado fica mais vantajoso quando feito com fio de algodão.
Apesar do nome, o padrão não consiste em cruzes, mas em fragmentos intrincadamente retorcidos, cuja repetição frequente cria um design interessante.
Com borda ondulada
Padrões de tricô vazados com bordas onduladas, assim como cantos vazados, são frequentemente usados para decorar bordas e cavas. Um padrão elegante e marcante pode adicionar um charme especial a uma peça. Os diagramas com descrições indicam uma característica desse padrão: o número de voltas no rapport pode mudar de linha para linha.
Fotos de trabalhos finalizados comprovam que a onda é frequentemente usada como um padrão independente e é usada para tricotar vestidos, suéteres e cardigans.

Neste padrão, o padrão ondulado alterna com a superfície frontal e a malha. Uma peça tricotada com esse padrão não precisa de decoração adicional nas cavas e na parte inferior, pois o padrão em si é elegante.
Esta versão de um padrão de tricô vazado é interessante devido à combinação de uma linha ondulada convexa em relevo, na qual um arco vazado é inscrito. O diagrama com a descrição mostra claramente que todos os segmentos são separados adicionalmente por uma trilha dupla. Na foto em close você pode ver todos os detalhes do tricô em relevo e os elementos originalmente selecionados.
A disponibilidade do tricô, uma enorme variedade de padrões e esquemas vazados, deixando ao mesmo tempo espaço para a criatividade, uma rica paleta de fios - tudo isso permite que você não apenas aproveite o processo, mas também agrade a si mesmo e aos outros com um produto bonito e prático como resultado.
Vídeo: padrões vazados com agulhas de tricô. Esquemas com descrição, fotos
Técnica para fazer um padrão vazado com agulhas de tricô:
Como tricotar uma estola vazada com agulhas de tricô, assista ao vídeo:
Eu simplesmente adoro variar o padrão das listras! O produto sempre parecerá muito vantajoso. Uma listra vertical em um suéter, por exemplo, pode criar a impressão de uma figura alta e alongada.
Eu também uso frequentemente a "Trança". Os laços neste padrão são ligeiramente deslocados, fazendo com que o produto pareça uma cesta de casca de bétula trançada. Por exemplo, ao tricotar gorros, eles são agradáveis à vista e mantêm a cabeça aquecida. A trança funciona bem com cabos e arans, permitindo que você crie itens maiores, como suéteres.
O número de laçadas deve ser divisível por 6, mais duas são montadas para formar a borda. O tricô é feito na parte da frente e no verso - com laçadas em tricô. Após 8 carreiras de tricô o padrão é repetido.
A única coisa que pode ser desanimadora sobre esse padrão é a necessidade de remover e transferir pontos constantemente, mas, no geral, esse padrão não pode ser chamado de mais difícil.