Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Embora agora haja uma variedade de câmeras digitais disponíveis que podem tirar fotos incrivelmente bonitas, Um grande número de crianças se envolve no desenho de paisagens. Esta atividade interessante dará aos jovens a alegria de sua criatividade e os fará olhar a natureza de uma forma diferente.

Somente ao desenhar a criança consegue perceber o amplo espectro de cores que compõe o mundo, e é isso que ajudará a compreender a beleza e, posteriormente, recriá-la no papel.

Dicas para artistas iniciantes

Desenhar uma paisagem não é difícil, mas ao escrevê-la é preciso entender algumas nuances. Artistas iniciantes, durante seus primeiros trabalhos, percebem que querem representar objetos localizados no fundo em tons mais frios do que aqueles localizados no primeiro plano.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Por exemplo, as montanhas ao fundo da pintura, apesar de estarem cobertas por floresta verde, parecem azuis, diferentemente da floresta localizada próxima.

Ao desenhar uma paisagem, percebe-se que os objetos ao fundo não possuem detalhes individuais; elas são borradas, diferentemente daquelas localizadas nas proximidades. Isso é especialmente perceptível ao pintar um quadro com tintas.

Um exemplo de desenho de uma paisagem:

Em primeiro plano É pintado com um pincel estreito, e pequenos detalhes do desenho são retratados de forma seca.
No fundo Ela é pintada com pinceladas desfocadas, usando um pincel grande, priorizando a pintura crua.

A paisagem sugere a presença de diferentes tonalidades próximas e distantes. O primeiro plano de uma pintura sempre tem mais contraste do que objetos localizados à distância. À medida que você se afasta, a luz parece mais escura, às vezes a escuridão volta a ser luz. Existem diferentes maneiras de desenhar paisagens e usar diferentes ferramentas.

Você pode usar:

  • lápis e bastões de carvão;
  • lápis de grafite e tinta;
  • canetas hidrográficas e canetas de gel;
  • penas e canetas esferográficas.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Se compararmos lápis de grafite com tinta, veremos que eles transmitem com mais precisão as diferenças tonais da paisagem gráfica. Ações ou movimentos em pinturas geralmente são desenhados com canetas hidrográficas. Os esboços da natureza usam vários materiais de pintura, geralmente tintas acrílicas, a óleo ou aquarela.

A tinta acrílica é adequada para absolutamente qualquer papel, é bastante fácil em termos de técnica, por isso é muito usada para pintar paisagens. Essas tintas são usadas como fundo colorido para tintas a óleo e guache.

Muitas vezes, elas são usadas para indicar acentos em uma pintura.

Um ponto importante ao pintar uma paisagem é o estado da obra pintada refletido na pintura, devido ao qual a coloração da pintura pode mudar. Este é um ponto muito importante e, se não for levado em conta, a imagem não transmitirá o clima da natureza e perderá seu charme especial.

A pintura não deve ser sobrecarregada com nuvens, porque o céu pode servir como fundo principal da pintura e dar a ela um certo clima. Ao determinar a composição de cores de uma obra, deve-se levar em conta o fato de que na maioria das vezes o céu é pintado mais claro em relação ao solo e à água.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Desenhar nuvens também tem suas características especiais. Em relação ao céu, uma nuvem de cor clara parecerá branca como a neve e clara. Em comparação com outras nuvens com bordas mais escuras, ela dará a impressão de ser escura e sombria.

Você precisa começar a pintar um quadro depois de escolher uma paisagem específica, geralmente objetos naturais:

  • rios, campos ou lagos;
  • montanhas, prados ou rochas individuais;
  • ravinas ou árvores solitárias;
  • estradas que se estendem à distância;
  • ilhas exóticas com sua vegetação característica;
  • a natureza ao redor em diferentes épocas do ano.

Desenhando uma paisagem com um lápis simples

Para quem quer aprender a desenhar uma bela paisagem usando um lápis, existe Aqui estão algumas recomendações a serem seguidas durante o trabalho:

  • Recomenda-se usar papel de média dureza para desenhar;
  • os lápis precisam ser apontados com muita nitidez, eles devem ter diferentes graus de maciez;
  • É necessário preparar várias borrachas para diferentes propósitos.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Desenhar a lápis envolve o uso de técnicas de sombreamento. É graças a ela que o desenho pode se tornar tridimensional e uma sensação de realidade aparecerá na imagem. Usando este método de desenho, você pode desenhar a sombra das árvores ou o reflexo dos arbustos na água.

Para começar a desenhar uma paisagem com um lápis simples você precisa:

  1. Marcar a linha do horizonte lhe dará uma noção de onde colocar os objetos na pintura.
  2. Desenhe os objetos principais no esboço, incluindo: rios, montanhas, vários objetos ou árvores (inicialmente com características gerais e depois desenhando os detalhes).
  3. Desenhe pequenos detalhes: galhos de árvores, arbustos, pedras ou flores.
  4. Depois disso, começa o trabalho no claro-escuro, usando sombreamento com lápis duro (as sombras são destacadas pelo sombreamento).

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

É possível desenhar uma paisagem de forma bastante realista usando lápis comuns. Artistas iniciantes e amadores podem tentar desenhar um esboço de um pescador solitário em um barco com uma vara de pescar tendo como pano de fundo uma cadeia de montanhas.

Para fazer um esboço de pintura você precisa preparar as ferramentas:

  • cavalete;
  • lápis;
  • apagador;
  • folhas de papel.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Ações passo a passo:

  1. Os contornos do desenho são esboçados e uma linha horizontal é desenhada acima do meio da folha.
  2. A montanha é desenhada desenhando um triângulo ligeiramente arredondado, que deve terminar na linha horizontal.
  3. Uma segunda montanha é desenhada, que começa quase onde a primeira termina. Ela é representada como uma linha suave e flexível que vai para baixo.
  4. Em seguida vem o sombreamento das sombras das montanhas. No meio do desenho, isso deve ficar quase imperceptível; esse efeito pode ser obtido pressionando levemente o lápis.
  5. Em seguida vem o desenho das árvores; os galhos precisam ser bem sombreados, pressionando-se forte o lápis, graças ao qual ficarão visualmente mais próximos do que as montanhas.
  6. Em seguida, é desenhado um lago, que precisa ser contornado com traços. Você precisa marcar listras uniformes em ambos os lados da folha e pintar sobre elas com movimentos bruscos, sem pressionar muito o papel, deixando o meio intacto.
  7. No lago, ao usar sombreamento, é necessário aplicar sombras das árvores.
  8. No fundo do lago, desenhe um pequeno barco; para isso, use o lápis mais apontado possível para que as linhas fiquem nítidas.
  9. Depois disso, é desenhada a imagem de um homem com uma vara de pescar no barco.

Desenhando um rio e uma floresta com lápis de cor

Uma pintura de um rio e árvores usando lápis de cor começa com a marcação de uma linha horizontal.

Depois disso, você precisa seguir estas etapas sequenciais:

  1. Desenhe o contorno do rio. O rio deve ser desenhado estreito na parte superior da folha de papel e largo na parte inferior.Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas
  2. Ao desenhar a área do rio com linhas curtas e longas, aparecerá a impressão de seu movimento ao longo da corrente.
  3. Você pode representar pedras de formato irregular no rio, o que aumentará a sensação de realidade.Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas
  4. Depois disso, os limites do terreno são esboçados, árvores e arbustos são desenhados, de preferência com uma linha ondulada, sem enfatizar detalhes.
  5. Depois disso, pequenos detalhes da imagem são desenhados, a grama e as flores crescendo na praia.Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas
  6. Ao fundo da pintura, no canto, o desenho é complementado por uma montanha com vários picos.Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas
  7. No final, você precisa aplicar a luz e a sombra de todos os objetos; recomenda-se fazer essa manipulação com lápis de cor.

Desenho de uma menina em um campo com lápis aquarela

Você pode desenhar uma linda paisagem usando lápis com grafite prensado de aquarela. Eles são bem suaves e coloridos, e podem ser facilmente desfocados. Eles são muito fáceis de usar para criar gradientes e misturar cores para uma transição suave.

Para desenhar a imagem de uma menina no campo você precisará:

  • folha de papel;
  • lápis simples;
  • borrachas;
  • Lápis de aquarela.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Ações sequenciais:

  1. Usando um lápis simples, contorne o contorno de uma menina no centro do papel;
  2. A parte inferior do desenho é feita em cores bege e cinza, representando espigas de milho. O desenho na parte de baixo deve ser mais claro que o de cima, para isso você precisa pressionar o lápis com força.
  3. A parte inferior do desenho precisa ser sombreada levemente para deixar a sombra mais clara.
  4. Em seguida, a cor amarela precisa ser aplicada ao céu, desenhando uma transição suave na borda com o horizonte.
  5. Usando um pincel estreito umedecido em água, você precisa indicar os limites dos objetos ao longo da aplicação do lápis de cor.
  6. O contorno da menina pode ser colorido em tons de branco ou bege.

Desenho de dentes de leão com guache

Para fazer um desenho de um dente-de-leão você precisará de:

  • uma folha de papel azul ou azul claro;
  • pincel fino;
  • guache verde e branco.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Use um pincel para pegar um pouco de tinta verde e desenhe caules de plantas de diferentes comprimentos. Você pode desenhar uma borda ondulada no topo dos caules. Depois disso, use o dedo, untado com tinta branca, para fazer pequenos pontos em um círculo no formato de dentes-de-leão.

Pintando uma paisagem de outono com aquarela

É muito fácil criar uma paisagem de outono brilhante usando aquarela. Para desenhá-lo, você precisará de tintas e pincéis de tamanhos diferentes.

Ao desenhar com crianças pequenas, vários materiais adicionais podem ser usados:

  • esponjas para um lindo gradiente;
  • cotonetes para desenhar flores;
  • uma escova de dentes velha para criar a aparência de respingos.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Para trabalhar você precisa preparar:

  • folha de papel;
  • pincéis redondos e planos de diferentes espessuras;
  • pequeno pincel em forma de leque;
  • água em um copo.

Você pode pintar uma paisagem usando guache com tintas acrílicas de cores diferentes:

  • lilás e verde;
  • amarelo e preto;
  • laranja e marrom.

Antes de começar a trabalhar, você precisa esboçar o contorno básico do desenho e, em seguida, dividir o papel com uma linha reta horizontal mais próxima da parte inferior. Depois você pode desenhar o contorno da futura estrada no centro. A estrada precisa ser estreita na base e alargada no final.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas
Criação passo a passo do desenho Paisagem de outono.

Usando tinta aquarela, você precisa pintar o céu, para isso você precisa molhar um pincel chato na água e pintar com pinceladas. Depois, você precisa pegar tinta amarela no pincel e pintar o céu com ela, pulando as áreas destinadas às árvores. O tom mais contrastante deve ficar na parte inferior e no meio do papel.

Para deixar a imagem visualmente fosca, você pode usar um guardanapo e remover qualquer resíduo de água do desenho.

A borda das árvores deve ser vermelha, você precisa mergulhar um pincel redondo nessa sombra e aplicá-lo nos contornos das árvores. Isso deve ser feito com muito cuidado, caso contrário a tinta pode escorrer. Para isso, você precisa colocar pontos no início e só então conectá-los.

Usando um pincel chato, você precisa puxar a tinta até a borda da estrada e então decorar esse local com uma mistura de tons diferentes. É necessário criar um contraste de cores aplicando amarelo na borda da borda do lilás; em direção à borda da folha a cor deve ficar mais clara.

A sombra que cai das árvores pode ser laranja e deve ser colocada no centro de suas bases. É necessário fazer a maior saturação de cor nas árvores localizadas perto do artista. Elas devem ser mais contrastantes, a borda dos arbustos pode ser marcada em verde.

Os contornos do arbusto podem ser marcados em vermelho, o que os fará se destacarem do restante da vegetação. A grama deve ser desenhada em verde, às vezes diluída em laranja. Isso permite que você obtenha imagens que lembram grama velha.

As bordas das estradas devem ser pintadas de laranja brilhante, com largas listras amarelas nas laterais. Para desenhar esboços leves de folhas nos arbustos ao fundo, você precisa aplicar pequenas listras com a ponta do pincel.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Este método de pintura dará contraste absoluto e volume adicional aos arbustos, então um efeito de sombra deve ser criado abaixo deles. Isso precisa ser feito com uma cor marrom escura, desenhando uma faixa ao longo dos arbustos e sombreando-a um pouco.

Os galhos devem ser pintados com um pincel estreito, preto ou marrom escuro. Recomenda-se desenhar sombras de árvores da floresta na estrada usando a cor lilás; elas devem ser dispostas em listras horizontais, repetindo aproximadamente o formato dos arbustos.

As sombras ao redor dos objetos na pintura devem ser retratadas como pálidas e transparentes em comparação às árvores que estão localizadas à distância e parecem brilhantes. Para obter tinta transparente, é preciso diluí-la bastante com água. Para melhores resultados, deixe a pintura secar naturalmente.

Pintando uma paisagem com guache

Para pintar um quadro usando guache, um iniciante não precisa de uma grande variedade de tons. Para uma paisagem assim, as cores primárias serão suficientes, porque misturando-as você pode obter quase qualquer tom. Comparado à tinta acrílica, o guache não requer muita água para diluir.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Ao decidir qual será o tom geral da paisagem, você precisa pensar em todas as etapas do trabalho. É preciso tomar uma decisão quanto à presença de contraste entre as áreas claras e escuras do desenho, e um ritmo de pontos tonais é construído para preservar a integridade do esboço.

Ao pensar em um desenho, a distribuição de luz e outros fatores que afetam a aparência da pintura são levados em consideração.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Durante a preparação, o ambiente é observado na realidade. É necessário entender a riqueza da beleza e a diversidade de formas na natureza. São levados em consideração o tipo de relevo selecionado, a estrutura e as silhuetas das árvores, o formato das nuvens e das estruturas circundantes. As características dos objetos ao redor ajudarão a coletar material composicional detalhado para uma abordagem criativa ao trabalho.

Desenho de paisagem de verão

Para obter uma bela foto de verão, é recomendável capturar um rio nela. Para fazer isso, você precisa desenhar seus contornos usando duas linhas sinuosas, que devem começar do lado direito, no topo da futura paisagem, a partir de uma linha.

Além disso, a distância entre eles deve aumentar em direção ao canto esquerdo da imagem. Para fazer o rio parecer mais realista, você precisa desenhar linhas curvas curtas para representar o fluxo.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Depois disso, é hora de delinear a paisagem ao longo das margens do rio. Os arbustos podem ser marcados com linhas longas e curvas de vários formatos e tamanhos. Caminhos florestais precisam ser colocados em ambos os lados do rio.

Para tornar a paisagem mais realista, você pode adicionar pequenos detalhes ao desenho:

  • pedras;
  • bagas nos arbustos;
  • edifícios;
  • pássaros;
  • árvores;
  • lâminas de grama;
  • elevações.

Depois de fazer um esboço da paisagem, você deve colorir a imagem resultante com lápis de cor, aquarela e guache.

Desenho de paisagem com lápis, aquarela, guache, tintas

Para aprender a desenhar belas paisagens, você precisa começar copiando as imagens mais simples e pequenas fotos, com uma transição gradual para as composições mais complexas.

Vale lembrar que após aplicar várias cores, quando for necessário sobrepor uma tonalidade à outra, é imprescindível esperar que cada cor seque. Para acelerar esse processo, você pode usar um jato de ar seco usando um secador de cabelo.

Autor: Olga Zhanskaya

Vídeo sobre pintura de paisagem

Pintando uma paisagem de verão com guache:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho