Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache

Lindos desenhos, destinado a crianças copiarem, não deve ser apenas fácil de repetir, mas também interessante para a criança. Uma das opções universais, que será interessante trabalhar tanto para meninos quanto para meninas de 4 a 10 anos, é a imagem de uma borboleta.

Ao desenhar este inseto, a criança não só revela seu potencial criativo, por exemplo, inventando diferentes relevos de asas, mas também aprende sobre o mundo ao seu redor, no processo de discutir os componentes de sua imagem.

Como desenhar o contorno de uma borboleta?

A borboleta (o desenho para crianças deve ser criado passo a passo) ficará especialmente bonita se você começar a desenhá-la a partir do contorno. Depois de definir os limites da imagem em detalhes, será mais fácil para a criança navegar na superfície de trabalho no futuro.

Existem várias maneiras de desenhar o contorno de uma borboleta:

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Na parte central do plano de trabalho, desenhe 2 linhas diagonais que se cruzam no centro da folha de papel. As linhas principais devem ser ligeiramente curvadas para que suas partes superiores se curvem mais para baixo do que as inferiores.

2. Tomando o ponto de intersecção das linhas como centro, desenhe um pequeno círculo.

3. Desenhe uma oval alongada próxima ao círculo, posicionando-a verticalmente.

4. Desenhe mais 2 círculos pequenos (olhos de borboleta) acima do círculo principal.

5. Desenhe uma linha horizontal através do ponto de intersecção das diagonais principais, cujas extremidades devem estar direcionadas ligeiramente para baixo.

6. Conecte os pontos superiores extremos das diagonais principais com o início e o fim da horizontal divisória.

7. A partir dos pontos extremos da linha horizontal divisória, desenhe uma linha ligeiramente curva para baixo e, em seguida, estenda-a até os pontos mais baixos das diagonais principais.

8. Dos pontos mais baixos das diagonais principais, desenhe linhas onduladas para cima, em direção ao centro da imagem (a parte redonda do corpo do inseto). A distância entre as diagonais e as linhas onduladas não deve ser maior que 3 cm na parte mais larga.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o centro do plano de trabalho.

2. À esquerda do meio, desenhe uma linha vertical em um leve ângulo em direção à borda esquerda da folha de papel.

3. Do ponto inferior da vertical, desenhe uma diagonal, direcionando-a para o canto inferior direito.

4. Recuando 2 cm para a direita da vertical principal, desenhe outra linha que repita exatamente a direção e a localização da primeira.

5. Conecte os pontos superiores extremos das verticais com uma linha ligeiramente curva.

6. Afaste-se 2-3 cm do ponto de intersecção das linhas verticais com as horizontais e desenhe uma diagonal da área especificada, direcionada para o canto superior direito.

7. Conecte o ponto extremo da diagonal com o final da horizontal e o ponto superior da segunda vertical com linhas suavemente curvas para cima.

8. Abaixo das asas da borboleta, na linha horizontal abaixo, desenhe 2 semicírculos, colocando-os próximos um do outro.

9. Acima do semicírculo superior, desenhe 2 círculos pequenos (olhos de borboleta).

Com um simples lápis

É aconselhável que artistas iniciantes desenhem a borboleta com um lápis simples para que, se necessário, tenham a oportunidade de corrigir linhas desenhadas incorretamente.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache
Desenho de borboleta para crianças com um simples lápis passo a passo.

Você pode fazer assim:

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
1. Determine o meio do plano de trabalho e, em seguida, desenhe uma linha vertical na área indicada do papel.

2. A partir do ponto extremo superior da vertical, desenhe 2 linhas espelhadas suavemente curvas, direcionando-as para os cantos superiores direito e esquerdo da folha de papel utilizada. A profundidade das curvas das linhas deve ser a mesma.

3. Entre as linhas diagonais no final da vertical principal, desenhe um pequeno círculo (a cabeça da borboleta).

4. Afaste-se 4-5 cm da borda inferior da linha vertical e, em seguida, desenhe 2 linhas espelhadas suavemente curvas para baixo a partir da área indicada, direcionando-as para os cantos direito e esquerdo.

5. Conecte os pontos extremos das diagonais suavemente curvas (asas de borboleta) com linhas onduladas (pelo menos 2 curvas).

6. A partir da cabeça do inseto, desenhe 2 linhas retas, cujas extremidades devem ser torcidas em espiral.

7. Dentro das asas, duplique a linha dos limites do objeto, recuando 1 cm do contorno principal.

8. Preencha a parte interna das asas com formas arredondadas de tamanhos diferentes, posicionando-as aleatoriamente. O desenho na asa direita deve ser posicionado em imagem espelhada ao desenho na esquerda.

9. Se desejar, pinte a imagem.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o centro da borda superior da folha de papel que você está usando.

2. Afaste-se 3-4 cm do ponto encontrado e desenhe um pequeno círculo uniforme nessa área.

3. A partir da borda inferior do círculo, desenhe uma oval, posicionando-a verticalmente.

4. Desenhe outra oval próxima à oval, porém menor e mais estreita.

5. À direita e à esquerda da segunda figura de cima, desenhe 2 ovais arredondados, posicionando-os diagonalmente na direção dos cantos superiores direito e esquerdo (asas de borboleta).

6. Desenhe semicírculos abaixo dos ovais, direcionando-os para os cantos inferiores direito e esquerdo do plano de trabalho (asas de borboleta).

7. A partir da borda superior da cabeça da borboleta, desenhe 2 linhas, cujas extremidades devem ser torcidas em espiral (as antenas do inseto).

8. Dentro da cabeça, desenhe olhos e uma boca (pontos e um semicírculo).

9. Preencha o interior do corpo com linhas horizontais localizadas a uma distância de 1 cm uma da outra.

10. Desenhe qualquer desenho dentro das asas (por exemplo, círculos ou espirais).

11. Se desejar, pinte a imagem.

Com lápis de cor

Uma borboleta (um desenho para crianças pode ser feito com lápis de cor, em alguns casos desenhando primeiro o contorno com um lápis simples), representada em cores, parece mais realista.

A maneira mais fácil de criar uma imagem dessas é a seguinte:

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o meio do plano de trabalho e desenhe uma linha vertical na área indicada.

2. Afaste-se 3-4 cm da parte superior, desenhe uma pequena oval, colocando-a na vertical (parte superior do corpo do inseto).

3. Desenhe um pequeno círculo (a cabeça da borboleta) no topo do oval.

4. Na parte inferior da parte superior do corpo da borboleta, desenhe outra oval, localizada verticalmente, desenhando-a mais estreita e alongada.

5. Contorne os contornos do corpo e da cabeça do inseto, criando uma sensação de integridade dos objetos.

6. A partir do meio dos lados da parte superior do corpo da borboleta, desenhe linhas horizontais para a direita e para a esquerda, colocando-as no mesmo nível.

7. Preencha a parte inferior do corpo internamente com linhas horizontais localizadas a uma distância de 0,5 – 1 cm uma da outra.

8. A partir do meio dos lados da parte inferior do corpo do inseto, desenhe semicírculos com uma curva para baixo, cujos pontos extremos devem estar localizados em linhas horizontais. Ajuste a parte inferior das asas desenhadas, transformando-as em linhas onduladas.

9. A partir dos pontos extremos das linhas horizontais, desenhe linhas diagonais para cima, direcionando-as para os cantos direito e esquerdo da folha de papel utilizada.

10. Conecte os pontos extremos das linhas diagonais com os pontos médios das bordas laterais da parte inferior do corpo da borboleta usando linhas suavemente curvas para cima.

11. Apague as linhas secundárias e redesenhe o contorno da borboleta, tornando as partes individuais do corpo da borboleta inteiras.

12. Adicione detalhes à imagem desenhando padrões dentro dos contornos das asas da borboleta.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. No meio do plano de trabalho, desenhe um pequeno círculo (a cabeça do inseto).

2. A partir da borda inferior do círculo, desenhe uma oval, pontiaguda para baixo, posicionando-a verticalmente.

3. A partir da borda superior da cabeça, desenhe 2 linhas diagonais (bigodes de borboleta).

4. Preencha a parte inferior do corpo do inseto com semicírculos curvados para baixo, colocando-os a uma distância de 1 cm um do outro.

5. Desenhe asas próximas às bordas laterais do corpo do inseto usando linhas retas e suavemente curvas.

6. Desenhe 2 círculos pequenos (olhos de borboleta) dentro da cabeça, na parte superior.

7. Preencha a parte interna das asas com desenhos de modo que o relevo das asas superiores fique igual. As asas inferiores também devem ser decoradas com desenhos idênticos dispostos em uma imagem espelhada.

Com canetas hidrográficas

Somente as imagens mais simples possíveis de borboletas devem ser desenhadas com canetas hidrográficas. Isso ocorre porque, se necessário, não será possível corrigir a imagem criada. Ter que recomeçar pode desencadear emoções negativas em uma criança, o que a afastará não apenas de uma atividade específica, mas também das artes plásticas em geral.

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o meio do plano de trabalho.

2. Afaste-se 3-4 cm do ponto encontrado e desenhe um círculo uniforme de tamanho médio (a cabeça da borboleta).

3. A partir da borda inferior da cabeça, desenhe uma oval arredondada, posicionando-a verticalmente (torso).

4. Divida o interior do corpo em 3 seções usando linhas horizontais, colorindo-as de modo que o meio tenha a mesma cor da cabeça do inseto e as áreas que a emolduram tenham um tom contrastante.

5. A partir da borda superior da cabeça, desenhe 2 linhas curtas, direcionando-as ligeiramente na diagonal.

6. Nas extremidades das linhas, desenhe pequenos círculos (bigodes de borboleta).

7. Dentro da cabeça da borboleta, desenhe olhos e uma boca (pontos e um semicírculo com uma curva para baixo).

8. Conecte o meio das laterais da cabeça com o centro da borda inferior do corpo da borboleta usando 2 semicírculos que são uma continuação um do outro (asas).

9. As asas devem ser posicionadas simetricamente em relação uma à outra.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o centro do plano de trabalho e desenhe um pequeno círculo uniforme (cabeça).

2. Desenhe uma forma oval alongada na parte inferior da cabeça, posicionando-a verticalmente. Ajuste as bordas laterais do oval para que pareça o corpo de uma borboleta.

3. A partir da borda superior da cabeça, desenhe 2 diagonais, cujas extremidades devem ser torcidas em espirais.

4. Conecte os pontos superiores do corpo com sua borda inferior usando ovais deformados idênticos, localizados em uma imagem espelhada próxima à direita e à esquerda do corpo do inseto (asas).

5. Preencha o interior das asas com qualquer desenho para que o relevo das asas superiores seja o mesmo. Também é recomendável finalizar as asas inferiores com imagens espelhadas, por exemplo, corações.

Com tintas e aquarelas

Uma borboleta (um desenho para crianças, usado como imagem de origem para cópia, deve ser brilhante e claro), na criação da qual a criança usa tintas e aquarelas, pode ter esta aparência.

Mesa:

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o meio do plano de trabalho e desenhe um pequeno círculo (cabeça de borboleta) na área indicada.

2. A partir da borda esquerda do círculo, desenhe uma pequena oval arredondada, direcionando-a para o canto inferior esquerdo (parte superior do corpo).

3. Desenhe outra oval da parte inferior até a parte superior do corpo, apontando para baixo (a segunda parte do corpo do inseto).

4. A partir da borda superior direita da cabeça, desenhe 2 linhas retas, cujas extremidades devem ser torcidas em espiral.

5. Determine os pontos médios das bordas laterais da parte superior do corpo em ambos os lados.

6. Conecte os pontos indicados com a borda superior da parte menor do corpo da borboleta usando ovais arredondados de modo que a parte localizada longe do corpo seja 4 a 5 vezes mais larga do que a parte localizada perto do corpo do inseto (asas). As asas devem ser idênticas, mas posicionadas como imagem espelhada uma da outra.

7. Desenhe as asas inferiores sob as superiores usando linhas semelhantes, conectando o ponto inferior da parte superior do corpo com a borda da borda inferior das asas superiores.

8. Recomenda-se colorir a parte interna das asas da borboleta de acordo com os desejos do jovem artista.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o meio do plano de trabalho e, em seguida, desenhe um pequeno círculo (a cabeça do inseto) no ponto indicado.

2. Dentro da cabeça, desenhe os olhos e a boca (2 semicírculos curvados para cima e 1 semicírculo longo curvado para baixo).

3. A partir da borda superior da cabeça, desenhe 2 linhas suavemente curvas para cima, nas extremidades das quais desenhe pequenos círculos (bigodes de borboleta).

4. A partir da borda inferior da cabeça, desenhe um semicírculo fortemente curvado para baixo (o corpo da borboleta).

5. Desenhe 2 linhas suavemente curvas em direções opostas na parte inferior do corpo.

6. À direita e à esquerda da borboleta, desenhe asas simétricas, cujos pontos extremos devem estar localizados na borda superior da cabeça do inseto e na borda inferior do seu corpo.

Guache

A borboleta (desenho infantil, em cuja criação foi utilizado guache) deve ser pintada em cores contrastantes e com pigmento denso. Caso contrário, as cores podem se misturar nas bordas, o que degradará a aparência geral da imagem.

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Encontre o meio do plano de trabalho e, recuando 2 a 3 cm para cima a partir da área indicada, desenhe um pequeno círculo (a cabeça da borboleta).

2. Desenhe o corpo até a borda inferior da cabeça do inseto, representando-o como um oval localizado verticalmente.

3. A partir da borda superior da cabeça da borboleta, desenhe 2 linhas suavemente curvas, direcionando suas extremidades em direções opostas.

4. À direita e à esquerda do corpo da borboleta, desenhe 2 semicírculos que sejam continuação um do outro, usando-os para conectar os pontos superiores das bordas laterais do corpo com sua borda inferior (asas da borboleta).

5. Desenhe círculos de tamanhos diferentes dentro das asas, colocando-os aleatoriamente.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. No meio da folha de papel utilizada, desenhe uma oval alongada, posicionando-a na vertical (o corpo da borboleta).

2. A partir da borda superior da figura principal, desenhe 2 linhas suavemente curvas, direcionando suas extremidades em direções opostas.

3. Afaste-se 1-2 cm da borda superior do corpo da borboleta, desenhe semicírculos à direita e à esquerda, cujos pontos inferiores devem estar localizados no meio das bordas laterais do corpo do inseto. As bordas laterais dos semicírculos devem ser representadas por linhas onduladas (asas superiores).

4. A partir dos pontos mais baixos das asas superiores, desenhe as asas inferiores, representando-as com semicírculos semelhantes, mas direcionando-os em direções opostas aos cantos inferiores da folha de papel utilizada.

5. Preencha a parte interna das asas com linhas de guache de tons contrastantes. A largura das listras não deve ser maior que 3 cm.

Borboleta em uma flor

Uma imagem típica para crianças é uma borboleta em uma flor. Ao criar esse desenho, não é necessário desenhar a planta em detalhes, substituindo-a por uma imagem esquemática do contorno.

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. Determine o meio do plano de trabalho e desenhe um pequeno círculo (cabeça de borboleta) no centro.

2. A partir da borda inferior, desenhe 2 linhas suavemente curvas a uma distância de 1 cm e conecte seus pontos inferiores.

3. A partir da borda superior do círculo, desenhe 2 linhas retas (as antenas do inseto).

4. Do lado direito do corpo da borboleta, desenhe um semicírculo para a direita de modo que seus pontos extremos fiquem localizados aproximadamente no meio da borda lateral.

5. Divida a parte interna da figura resultante diagonalmente em 2 metades (asas de borboleta).

6. Detalhe a parte interna das asas desenhando um relevo aleatório, levando em consideração que a imagem nas asas deve ser espelhada.

7. À esquerda do corpo da borboleta, desenhe um esquema de uma flor, usando linhas retas e curvas localizadas ao redor de um pequeno círculo (o centro da flor) para desenhar o contorno da planta.

8. Se desejar, pinte a imagem usando tons brilhantes de tinta ou lápis.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. No canto inferior direito do plano de trabalho, desenhe várias flores usando o algoritmo usual.

2. Em uma das pétalas da planta, à esquerda, desenhe uma pequena oval, pontiaguda nas bordas.

3. Na borda direita, desenhe 2 triângulos arredondados com pontos pretos dentro (olhos).

4. A partir da borda superior dos olhos, desenhe 2 linhas suavemente curvas, nas extremidades das quais desenhe pequenos ovais (as antenas do inseto).

5. Na borda superior do corpo, desenhe ovais deformados bem próximos, direcionados para os cantos superior e inferior esquerdo.

6. Preencha o espaço dentro das asas com figuras aleatórias, localizadas aleatoriamente.

Borboleta de desenho animado

A maneira mais fácil de representar uma borboleta de desenho animado é assim:

Variante de desenho de contorno de borboleta Um algoritmo simples para sua criação
Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. No meio do plano de trabalho, desenhe um pequeno círculo (a cabeça da borboleta).

2. Dentro do círculo, desenhe os olhos, o nariz e a boca do personagem de desenho animado (2 pontos, uma oval e um semicírculo curvado para baixo).

3. A partir da borda superior da cabeça, desenhe 2 linhas curvas em direções opostas, nas extremidades das quais desenhe pequenos círculos.

4. Desenhe um semicírculo estendendo-se para baixo na parte inferior da cabeça (o corpo do inseto).

5. Em ambos os lados do corpo, desenhe uma linha diagonal, direcionando-a para os cantos inferiores (braços).

6. Desenhe pernas curtas e retas na parte inferior do corpo.

7. À direita e à esquerda do corpo da borboleta, desenhe asas usando 2 semicírculos localizados próximos um do outro e sendo uma continuação um do outro.

8. Detalhe o relevo das asas da borboleta.

Desenhos de borboletas para crianças, contorno, colorir com lápis, tintas, guache 1. No meio da folha de papel utilizada, desenhe 2 círculos, posicionando-os próximos um do outro (olhos). Desenhe círculos pretos menores dentro dos círculos principais.

2. Desenhe uma oval abaixo dos olhos, posicionando-a verticalmente (o corpo da borboleta).

3. Preencha a parte interna do corpo da borboleta com linhas retas de orientação aleatória.

4. Desenhe linhas verticais acima dos olhos, cujas extremidades são torcidas em espirais (bigodes de borboleta).

5. À direita e à esquerda do corpo do inseto, desenhe 2 semicírculos de tamanhos diferentes, direcionando o superior para o canto superior e o inferior para o inferior (asas). As asas nos lados direito e esquerdo do corpo da borboleta devem ser representadas em imagem espelhada.

6. Pinte o personagem de desenho animado.

Desenhos coloridos para crianças não são apenas uma maneira de revelar seu potencial criativo, mas também de aliviar a tensão nervosa.

Ao ajudar um jovem artista a criar ilustrações que incluam os habitantes da natureza ao redor (por exemplo, borboletas), os pais não apenas ampliam seus horizontes respondendo a perguntas que surgem durante o processo de trabalho, mas também ajudam a fortalecer a conexão psicoemocional com o filho.

Vídeo de desenho de borboletas para crianças

Como desenhar uma borboleta passo a passo:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho