Hoje em dia, os produtos artesanais estão se tornando cada vez mais populares. Muitas técnicas para fazer souvenirs e joias só se tornaram conhecidas recentemente. A produção de pinturas a partir de diversos tecidos e retalhos tem sua própria história, enraizada em tempos antigos.
informações gerais
Em diferentes países do mundo, com o desenvolvimento da arte da tecelagem, as pessoas tentaram usar cada pedaço e retalho de tecido, cuja produção exigia muito esforço e trabalho, para um bom uso. Foi assim que surgiu a costura patchwork.
Itens feitos de retalhos costurados de vários materiais foram descobertos durante escavações no Egito. Cientistas dataram o ornamento feito com pedaços de couro encontrados lá em 980 a.C.



Na Inglaterra, as peças de patchwork surgiram em 1712. Em 1620, colonos de outros países trouxeram colchas para a América, costuradas com retalhos de roupas velhas. Isso marcou o início da produção de colchas de patchwork. Essa técnica é chamada de quilt, que significa literalmente acolchoado.
Mais tarde, surgiram os apliques feitos com pedaços de tecido. Os ingleses começaram a usar sua técnica maluca, que lhes permitia fazer obras com tecidos e materiais caros, usando bordados para conectar as partes.
Os produtos eram decorados com franjas, borlas, rendas e fitas. No entanto, a tecnologia inglesa não se enraizou no mundo por muito tempo. Em muitos países ao redor do mundo, os artesãos preferiam técnicas tradicionais de patchwork.
Nos anos 70. no século passado nos EUA houve um ressurgimento do interesse por esse feito à mão. Começaram a surgir clubes inteiros onde as pessoas se envolviam na confecção de colchas. Já surgiram nas lojas kits pensados para esse tipo de artesanato com todos os atributos necessários. Alguns costureiros usaram técnicas de patchwork em seus designs de moda.



Na Rússia, no século XVI. A coleção de regras, conselhos e instruções chamada "Domostroy" fornecia instruções detalhadas sobre como cortar e costurar vestidos a partir de retalhos, como selecionar retalhos para corte, como classificá-los e armazená-los.
O patchwork atingiu o auge de seu desenvolvimento e uso na Rússia no final do século XIX, quando o chita começou a ser importado do exterior para o país. Até então, essa técnica era usada principalmente para costurar colchas a partir de peças velhas e usadas e tinha apenas caráter prático.
No início do século XX. Na Rússia, surgiram técnicas de costura volumétrica de patchwork. Ao mesmo tempo, esse tipo de arte aplicada tornou-se um dos que foram apoiados em nível estadual como arte decorativa e aplicada.
Nos anos 90. o interesse por ele cresceu com vigor renovado. Patchwork não é mais apenas um hobby ou passatempo. Torna-se um gênero independente na arte aplicada. Desde 1997, vários festivais e exposições de obras de verdadeiros mestres da costura de patchwork são realizados regularmente na Rússia.
Materiais e ferramentas para trabalho
Pinturas em tecido feitas por você mesmo podem se tornar uma decoração valiosa para qualquer interior. Elas não são tão difíceis de completar quanto podem parecer à primeira vista. Mas você terá que se esforçar e trabalhar. Além disso, você precisará de desejo, paciência, imaginação, além de materiais e ferramentas que estão disponíveis em qualquer casa.
Para realizar trabalhos com diferentes técnicas, podem ser necessárias diferentes ferramentas e materiais - os principais são:
- tecidos; podem ser artificiais e naturais: linho, lã, viscose e sintéticos; além disso, podem ser tingidas lisas ou com estampas de vários tipos: florais, geométricas, abstratas ou temáticas;
- máquina de costura ou agulhas com linhas de cores diferentes;
- tapete de silicone para artesanato;
- réguas de diferentes comprimentos e configurações, transferidor, compasso;
- papel quadriculado ou papel milimetrado (podem ser usados para fazer marcações e criar diagramas de produtos);
- tesouras e cortadores de tecido;
- pinos para fixação preliminar de peças;
- ferro (é usado para alisar as costuras das partes conectadas da obra);
- materiais para acabamento e projeto final da obra; Podem ser fitas e tranças, franjas e rendas, miçangas e botões.

Além disso, para o trabalho, dependendo da técnica e da ideia do mestre, você pode precisar de:
- molduras;
- espuma de poliestireno;
- madeira compensada ou papelão;
- papel;
- cola (PVA);
- grampeador;
- unhas pequenas.
Vale dizer que hoje em dia em lojas de artesanato você pode comprar kits prontos para criar pinturas usando a técnica patchwork.
Tendências modernas
Você pode fazer pinturas em tecido com suas próprias mãos usando várias técnicas.
O patchwork, ou trabalho de retalhos, é conhecido por muitos há muito tempo. No entanto, junto com os antigos estilos e técnicas desse tipo de artesanato e arte original, surgiram novas tendências modernas que são muito interessantes e acessíveis para a criatividade independente.
Os nomes dessas tendências são mais frequentemente associados aos métodos de união de peças de tecido, aplicação na base ou no formato das próprias peças do material.
Louco
Apesar de sua história secular, esse estilo ainda é popular hoje em dia. Caracteriza-se por: liberdade na escolha da cor e na aplicação de peças de tecido e costuras, além da completa ausência de cânones geométricos.

O patchwork maluco é usado principalmente para fazer cobertores, travesseiros e tapetes. O estilo é muito fácil de executar, até mesmo um mestre novato consegue executá-lo.
Inglês
Outro dos estilos mais acessíveis para executar é o inglês. Ele utiliza retalhos de tecido com formas geométricas. Anteriormente, eram apenas quadrados, que eram dispostos em um padrão estritamente quadriculado quando costurados.

Hoje em dia, triângulos e losangos são usados nessa direção, assim como diversas cores dessas figuras.
Colcha
Este tipo de patchwork, como antigamente, envolve um estilo de "colcha", onde a camada superior da peça é costurada a partir de pedaços de tecido de diferentes cores, formas e tamanhos.

A 2ª camada grossa e a 3ª camada de forro são posteriormente acolchoadas junto com a camada decorativa superior.
japonês
O estilo patchwork japonês também tem uma história secular. A técnica de execução é considerada uma das mais difíceis e exige perseverança e certa habilidade no trabalho.
Para concluir o projeto, você precisa selecionar tecidos e formas, a partir dos quais, costurando, você pode criar várias figuras de animais, pessoas, plantas e edifícios. Hoje em dia, existem várias tendências no patchwork japonês.






Entre eles:
- "Poyagi";
- "Yosegi";
- "Sashiko";
- "Ioiô";
- aplicações;
- "Kinusaiga" (patchwork sem agulha).
Uma característica distintiva do patchwork japonês é o uso apenas de trabalho manual, sem o uso de máquina de costura. É por isso que os itens de patchwork da Terra do Sol Nascente sempre têm um preço bastante alto.
"Boro"
Esta técnica é uma variação do estilo japonês. Todo o trabalho é feito manualmente. Os retalhos de tecido podem ser de diferentes texturas e cores.

Elas não são simplesmente costuradas nas bordas. Eles são costurados uns nos outros com pontos sobrepostos sobre os remendos. O resultado é uma imagem incomum e semivolumétrica.
"Aquarela"
Este estilo de patchwork é muito popular entre as costureiras e é considerado um dos mais simples e bonitos.

No processo de costura de manchas de diferentes tons, seguindo o esquema de combinação de cores, são obtidas belas pinturas em gradiente.
"Bargello"
Uma direção muito interessante, onde ao costurar manchas de cores diferentes em uma determinada direção, obtém-se uma bela transição de cor para cor com a ilusão de movimento.

Não é uma técnica muito simples, mas o resultado é muito bonito.
"Pizza"
Esta é uma versão bastante simples da técnica de patchwork, que não requer um padrão ou geometria rígida. Aqui, manchas da cor desejada são dispostas em ordem caótica em um pedaço de tecido ao longo do contorno do padrão selecionado.

Por cima é colocado organza ou tule. O trabalho é passado a ferro e preso com alfinetes, depois é costurado à máquina.
"Lyapochikha"
Esta é uma tendência antiga na costura de patchwork, cujo nome se traduz como “pedaço de trapo”. Essa técnica produz excelentes pinturas tridimensionais.

Neste caso, são utilizados retalhos de pele, pedaços de lã ou tecido para criá-los. Elas são costuradas sobre algum tipo de base de tecido.
Tradicional
Nessa técnica, os pedaços restantes de tecido são costurados em círculo ao pedaço central de tecido da figura escolhida na base, de acordo com o molde escolhido. Nessa direção, distinguem-se vários tipos.





Entre eles:
- "Praça russa";
- "Girassol";
- "Espiral multicolorida";
- "Abacaxi";
- "Estrela".
Todos os subtipos usam retalhos de tecido de diferentes formas geométricas, que são costurados em uma ordem específica.
"Tabuleiro de xadrez"
Esta é uma tendência popular e não muito difícil de executar na costura de patchwork. Aqui, os quadrados são usados para costura na quantidade e cor necessárias, que são determinadas com antecedência. Elas são costuradas alternadamente em tiras, que depois são unidas em uma única peça.

Ao trabalhar, é importante preservar claramente as articulações de cada figura.Essa técnica é usada para criar cobertores, colchas, almofadas e fronhas decorativas, além de molduras para quadros de patchwork.
"Canto"
Este estilo de patchwork lembra a arte japonesa em papel do origami. Neste caso, quadrados do mesmo tamanho são recortados em tecidos de cores diferentes. Cada um deles é dobrado várias vezes em triângulos.
As figuras finalizadas são colocadas umas sobre as outras, primeiro presas com alfinetes e depois costuradas. Como resultado, você pode obter um lindo painel, guardanapo ou tapete com padrão tridimensional.

As instruções mais fáceis de executar, conhecidas e populares:
- quadrados;
- triângulos;
- listras;
- favos de mel.
Seus nomes indicam o formato dos remendos usados na obra. Hoje em dia, além do método de costura de peças de tecido, utiliza-se também o aplique de patchwork.
Imagem de patchwork em tecido jeans na técnica "Pizza"
Imagens feitas de tecido jeans são muito interessantes. Qualquer pessoa pode facilmente criar produtos incomuns com as próprias mãos. A técnica "Pizza" é bastante simples de executar e é adequada para iniciantes.

Para trabalhar você precisará de:
- um pedaço de tecido 30×30 cm (algodão, linho, esteira) como base;
- entretela ou teia de aranha para combinar com o tamanho da base;
- organza ou tule para combinar com o tamanho da base;
- uma imagem com qualquer imagem (pode ser flores, animais, crianças – conforme desejar);
- pequenos retalhos (retalhos) de tecido jeans de cores diferentes;
- pequenos pedaços de tecido de cores vivas;
- pinos;
- tesoura;
- máquina de costura;
- porta-retratos ou passepartout.

Ordem de serviço:
- Coloque o forro sobre o tecido de base e coloque a imagem por cima dele.
- Coloque pedaços de tecido jeans em ordem aleatória ao redor da imagem.
- Coloque remendos coloridos sobre a camada de jeans em alguns lugares.
- Coloque um pedaço de organza ou tule sobre a imagem resultante.
- Passe com ferro quente.
- Prenda o trabalho com alfinetes.
- Costure a imagem na máquina na diagonal, de canto a canto, com passo de 1 cm.
- Corte todos os lados com uma tesoura.
- Coloque a pintura em uma moldura ou tapete.

A pintura feita com retalhos de jeans está pronta.
Pintura de retalhos "Verão ensolarado"
Para trabalhar você precisará de:
- imagem de uma paisagem de verão (da Internet, de um livro ou de um cartão postal);
- papel branco para esboçar uma pintura;
- tecido de algodão branco para a base;
- entretela (teia de aranha);
- tecidos com elementos florais e outros elementos vegetais brilhantes;
- lápis;
- tesoura;
- ferro;
- moldura ou passe-partout.


Ordem de serviço:
- Em um pedaço de papel, desenhe um esboço da futura pintura, usando as imagens prontas selecionadas para maior clareza.
- Recorte fragmentos verdes para as colinas, grama e copas das árvores, azuis para o céu e flores para os campos de flores a partir de pedaços de tecido colorido.
- Coloque as peças preparadas sobre uma base branca: céu, montanhas, árvores, arbustos, flores em uma clareira. Ao escolher um local para colocar os fragmentos, deve-se levar em conta o jogo de cores, a escala dos objetos distantes e a lei da perspectiva.
- Prenda as peças com fita adesiva, colocando-a embaixo de cada peça e passando a ferro.
- Costure tudo na base, costurando cada peça na máquina com ponto ziguezague.
- Corte as bordas da pintura no tamanho desejado.
- Coloque a pintura em uma moldura ou tapete.
Acolchoado
Se você adicionar mais algumas etapas ao trabalho anterior, obterá uma imagem no estilo colcha. Para fazer isso, basta adicionar 2 camadas abaixo da imagem frontal decorativa.
Não.camadas | Composição de camadas |
1 | A pintura decorativa resultante é feita no estilo patchwork. |
2 | Acolchoamento sintético, enchimento ou holofibra para volume. |
3 | Ele atuará como o verso da pintura. |
Todas as três camadas são conectadas com alfinetes ou alinhavo e depois costuradas à máquina ao longo dos contornos das figuras. O resultado é uma imagem tridimensional e muito expressiva.
Versão japonesa
As pinturas em tecido feitas por você mesmo no estilo japonês apresentam técnicas de execução muito diversas. Kinusaiga (patchwork sem agulha) se tornou muito popular no mundo todo. É semelhante ao patchwork, mas os pedaços de tecido não são costurados no trabalho.
No Japão antigo, tudo era tratado com cuidado, e roupas velhas não eram jogadas fora. Quimonos desgastados foram rasgados em pedaços e usados para criar pinturas. Anteriormente, apenas seda era usada. Hoje em dia, diferentes tecidos e couros são usados na "kinusaiga".
Para trabalhar você precisará de:
- folha de espuma;
- tapete de artesanato;
- desenho ou estêncil selecionado;
- lápis;
- faca de papelaria;
- pedaços de tecido;
- tesoura;
- vidro (você pode usar uma lixa de unha comum).
Ordem de serviço:
- Transfira o desenho ou estêncil para uma folha de espuma.
- Recorte todos os detalhes da imagem na espuma com uma faca a uma profundidade não superior a 5 mm.
- Recorte os detalhes da imagem em pedaços de tecido, levando em consideração as folgas (até 5 mm).
- Coloque cada peça em um lugar específico, usando a imagem preparada como guia, e encaixando as sobras nas ranhuras da superfície de espuma (você pode pré-tratar as ranhuras com cola em bastão para uma fixação mais forte).
- Se você fizer cortes ao redor do perímetro da pintura, poderá fazer uma moldura de tecido. Você receberá uma moldura.
Pinturas em tecido feitas por você mesmo usando essa técnica são muito populares. Eles podem ser de qualquer complexidade e número de partes. O volume e a beleza da obra finalizada dependem da densidade e da textura do tecido.
Algumas dicas e recomendações para trabalhar na técnica Kinusaiga:
- Para adicionar mais volume, adicione enchimento sob tecidos finos. Discos de algodão ou enchimentos sintéticos podem ser usados para essa finalidade.
- Em vez de espuma de poliestireno, você pode usar penoplex ou isolamento de borracha esponjosa colado em compensado ou placa como base para a pintura.
- O volume deve ser dado apenas às figuras localizadas no primeiro plano da pintura. Neste caso, ele adquirirá um efeito 3D.
- A imagem, os locais de cortes e juntas na imagem podem ser decorados com cordões, fitas e outros elementos.
- Ingredientes naturais podem ser usados como adesivo para selar as fendas na base: clara de ovo, pasta de amido ou gelatina dissolvida em água.
- Para dar tridimensionalidade à imagem, devem ser usados elementos adicionais que são sobrepostos e anexados à imagem finalizada: folhas e galhos - em plantas, dobras de fitas - em roupas, brotos - em flores e outros (dependendo do enredo).
Para que um trabalho feito à mão tenha uma aparência harmoniosa no interior da casa e não se destaque do conjunto geral, você deve selecionar corretamente as cores do tecido usado no trabalho, escolher o formato da pintura e encontrar um lugar digno para ela.
Vale dizer que pinturas em tecido podem ser um presente valioso para amigos e familiares, pois não são apenas interessantes e bonitas. Eles são únicos.
Itens de decoração de interiores feitos em casa são sempre uma decoração valiosa para sua casa. Pinturas feitas em tecido usando diversas técnicas tradicionais e modernas parecem muito harmoniosas. Cada um pode escolher a opção que mais lhe convier e começar a criar, acionando a imaginação e a vontade de criar.
Vídeo sobre criação de pinturas
Imagens de tecido, retalhos de tecido: