Uma bailarina é um desenho bastante difícil para crianças, pois requer a representação de uma figura humana. Este artigo aborda diversas master classes – desde as mais simples, que usam construção usando formas geométricas elementares, até as mais complexas – com sombreamento, camadas e sombras.
Desenho simples
A bailarina (o desenho para crianças nesta master class é feito em uma versão simples) terá uma aparência de desenho animado - um rosto com olhos grandes, e a pose escolhida é simples - ela ficará na ponta dos pés com os braços abertos para os lados.
Esse tipo de desenho pode ser feito com crianças menores, pois é difícil para elas conseguirem linhas e proporções corretas, além de mostrar a expressividade de poses mais complexas.
Para este trabalho você precisará de lápis de cor e papel:
- Desenhe 2 círculos no meio da folha – os olhos da bailarina.
- Adicione 2 círculos dentro deles - um maior e um menor. Eles devem estar no lado esquerdo (a bailarina olha para a esquerda) ou no lado direito (então o olhar será direcionado para a direita).
- Na parte inferior dos olhos, você pode adicionar pálpebras em forma de arcos desenhados para dentro e representar cílios com linhas curtas. Para simplificar o desenho, você pode pular esta etapa.
- Pinte a superfície interna dos olhos com preto, deixando os destaques desenhados anteriormente, adicione 3 cílios em cima e sobrancelhas em forma de arcos.
- Desenhe as linhas do cabelo com curvas suaves, como mostrado nas imagens abaixo.
- Desenhe uma linha do queixo abaixo. Para obter um rosto como o de uma boneca LOL, desenhe esta linha perto dos olhos. A cabeça grande desses personagens é associada à espontaneidade e à gentileza infantil, e é por isso que formas redondas são usadas para representar bonecas.
- Desenhe cachos à esquerda e à direita e um nó de cabelo em forma de oval no topo.
- Adicione semicírculos nas laterais para delinear os contornos da cabeça, desenhe um pequeno arco à direita – a orelha – e descreva a boca de uma forma simples – na forma de uma lua crescente.
- Desenhe laços de fita no nó do cabelo.
- Desenhe o pescoço como dois segmentos curtos e desenhe duas linhas descendentes a partir deles – os ombros.
- Desenhe os braços finos da bailarina e mostre os dedos de uma forma simplificada - na forma de um "garfo".
- Desenhe o corpo da bailarina como mostrado na imagem abaixo. Ele pode ser desenhado um pouco mais estreito e mais ajustado. Mostre o decote do vestido como um semicírculo.
- Desenhe um tutu de bailarina em formato triangular. Desenhe várias linhas onduladas, que mostrarão a natureza multicamadas da saia.
- Desenhe as pernas da bailarina como listras verticais que se estreitam em direção a uma ponta nas pontas.
- Desenhe as fitas da sapatilha de ponta em forma de listras cruzadas.
- Desenhe 2 linhas simétricas (espartilho) no peito e um coração entre elas.
- Pinte a bailarina como mostrado abaixo ou use suas próprias cores. Recomenda-se escolher tons suaves para que a imagem da dançarina fique leve e arejada. Para dar volume ao cabelo, desenhe com um lápis mais escuro.
Bailarina com tutu de corações
Bailarina (desenho para crianças sem colorir) neste exemplo será feito apenas com lápis grafite. A criança será capaz de dominar a técnica de sombreamento e criação de sombras.
Apesar de o desenho não ser tão brilhante, é possível transmitir de forma bastante completa o volume dos objetos, o jogo de sombras e realces, já que o olho humano consegue distinguir mais de 100 tons de cinza. A pintura será feita usando uma técnica diferente – pó de grafite.
Para este trabalho você precisará de um lápis grafite bem macio 8B ou 9B. Você pode usar um lápis preto colorido do conjunto. Você também precisará de uma borracha, uma lixa (ou uma faca) e uma ferramenta de mistura. Este último pode ser comprado pronto na fábrica (Blending stump) ou feito por você mesmo com papel bem enrolado.
O processo de criação de tal ilustração é o seguinte:
- Na metade superior da folha, desenhe um círculo grande – a cabeça da bailarina.
- Adicione um círculo menor em cima – este será um nó de cabelo.
- No ponto de contato desses dois círculos, desenhe um pequeno coração preto e destaque a fita com uma cor escura.
- Desenhe a linha do cabelo com dois arcos.
- Mostre os olhos como dois pequenos arcos curvados para cima, o nariz também como um arco e a boca como um pequeno coração.
- Desenhe mais alguns arcos dentro do contorno da cabeça, o que deixará o penteado da bailarina mais destacado; desenhe também um par de “cabelos” do nó à esquerda e à direita.
- Desenhe 2 linhas para baixo – o pescoço da bailarina e desenhe a parte superior do vestido em forma de trapézio.
- Desenhe os braços como duas linhas alcançando a cintura. Na foto, eles serão puxados para trás, atrás das costas da dançarina.
- Desenhe um tutu fofo de bailarina com dois arcos divergindo da cintura.
- Desenhe mais alguns arcos descendo no tutu de balé. Elas darão mais semelhança a uma saia rodada de verdade.
- No final desses arcos, desenhe corações de tamanhos diferentes e desenhe uma linha ondulada na parte inferior – a borda inferior do tutu de balé.
- Desenhe as pernas como duas formas ovais e pinte as sapatilhas de ponta como mostrado abaixo.
- Pinte o corpo e os corações da bailarina sem pressionar muito.
- Lixe a ponta do lápis com uma lixa. Isso também pode ser feito com uma faca ou lâmina. Se a criança for pequena, um adulto deverá ajudá-la.
- Usando um liquidificador, aplique pó de grafite nos cantos do contorno do cabelo e espalhe.
- Use uma ferramenta de mesclagem para percorrer o rosto, o corpo, o pescoço e os braços da bailarina, criando sombras no desenho. Desenhe um "blush" nas bochechas.
- Misture também as dobras da embalagem e sua borda inferior.
Essa técnica também pode ser usada ao trabalhar com lápis de cor. Para isso, é melhor escolher lápis aquarela, pois sua mina é mais macia do que a dos lápis comuns e é mais fácil de sombrear. Em vez de corações, você pode desenhar flores ao longo da borda da saia.
Bailarina dançando com um tutu rosa
A bailarina retratada nesta imagem também tem uma aparência caricatural. Este exemplo é um pouco mais difícil de completar, pois você precisa atingir maior expressividade e plasticidade da figura. Esta opção pode ser oferecida a crianças em idade escolar primária.
Para completar o desenho você precisará de lápis de cor e papel. Você pode primeiro esboçar os contornos usando um lápis grafite simples, pois eles podem ser facilmente corrigidos com uma borracha.
O processo passo a passo para desenhar uma imagem dessas é o seguinte:
- Desenhe parte do oval – o contorno inferior do rosto. A bailarina olhará para baixo.
- Desenhe outro contorno ondulado no canto superior direito – a linha do cabelo e os olhos na forma de arcos côncavos, assim como no exemplo anterior.
- Use pequenos arcos para representar a boca, os cílios e adicione uma segunda onda de cabelo à esquerda.
- Complete o contorno da cabeça, arredondando-a com linhas suaves. Adicione um nó em forma de coração no topo. Desenhe a franja em forma de “onda”.
- Faça um laço com fitas penduradas sob o nó do cabelo (é mais fácil começar a desenhar a partir do nó do laço).
- Adicione mais linhas grossas e finas no cabelo, paralelas aos contornos externos e aos cabelos da testa e das têmporas. O penteado da bailarina ganhará um aspecto mais elegante.
- Desenhe o pescoço usando duas linhas paralelas inclinadas.
- Use um triângulo para mostrar o decote do vestido.
- Desenhe recortes para os braços em forma de triângulos e faça um corpo fino com dois segmentos paralelos.
- Mostre a cintura no vestido.
- Os braços da bailarina são representados em uma linha: o esquerdo está levantado e o direito está abaixado. Você pode primeiro desenhar essa linha com um lápis grafite ao longo de uma régua.
- Desenhe o tutu de balé como uma figura ondulada, com a parte inferior das “ondas” sendo mais convexa. Desenhe o cinto.
- Adicione seções ao longo do contorno inferior da embalagem em direção ao interior para mostrar as dobras.
- No tutu de balé, desenhe várias linhas da cintura até o topo das dobras ao longo da borda.
- Desenhe a primeira perna como 2 linhas verticais afinando em direção à parte inferior.
- Mova a segunda perna da bailarina para a direita e também a desenhe de maneira simplificada – com linhas retas pontiagudas na extremidade.
- Desenhe sapatilhas de ponta e fitas a partir delas nas pontas dos pés, em cruz.
- Pinte a bailarina com giz de cera: cabelo castanho, vestido rosa, dobras internas em um tom mais escuro, laço roxo e sapatilhas de ponta vermelhas. Você também pode escolher outras cores de acordo com seu gosto.
Bailarina contra a lua
A bailarina (um desenho para crianças tendo como pano de fundo a lua) nesta master class é feita com pastéis oleosos, que podem ser adquiridos em formato de lápis em lojas especializadas em artesanato.
A peculiaridade dos pastéis a óleo é que eles são produzidos na forma seca, mas quando aplicados no papel permitem obter os mesmos efeitos que quando se usam tintas a óleo. Esses pigmentos podem ser sombreados com um pincel. Ao mesmo tempo, os pastéis são mais baratos que as tintas a óleo.
Como os pastéis a óleo nunca secam completamente, fixadores especiais são usados para fixá-los. Você também pode aplicar várias camadas de spray de cabelo. Ao desenhar com seu filho, este material permitirá que você adquira novas habilidades e explore outros materiais além dos lápis tradicionais.
Para o trabalho, você também precisará de fita adesiva de papel, lápis grafite preto e simples, compasso, lápis branco e caneta gel, guardanapo de papel ou sombreador, fita adesiva para artistas (fita adesiva).
O desenho é feito da seguinte forma:
- Prenda uma folha de papel na mesa usando fita adesiva.
- Desenhe um círculo com um compasso logo abaixo do meio da folha.
- Pinte parte do círculo com um lápis pastel roxo, como mostrado na imagem.
- Adicione traços com um lápis rosa.
- Faça o contorno da lua com pastel branco.
- À esquerda, deixe a lua mais escura adicionando traços de lápis pastel roxo.
- Use um coto de esfumar ou um pedaço de guardanapo de papel para esfregar o pastel.
- Cole tiras de fita adesiva sobrepostas umas às outras e recorte um círculo do tamanho da lua. Cole-o no desenho para protegê-lo das camadas mais escuras do pastel.
- Para o trabalho posterior, você precisará de 3 lápis azuis de tons diferentes (azul claro, azul claro e azul escuro), além de um lápis preto. Usando um lápis azul, primeiro contorne a lua e depois pinte uma faixa de cerca de 2 cm de largura ao redor dela.
- Faça outra faixa ao redor com um lápis de tom mais escuro.
- Pinte o último círculo externo com o tom mais escuro de azul e o espaço restante na folha com preto.
- Misture essas camadas com um toco de esfumado ou guardanapo para criar uma transição suave entre os diferentes tons e, em seguida, adicione traços com um lápis azul claro. Faça o sombreamento radial (ao longo de um círculo).
- Remova o círculo de proteção.
- Usando um lápis preto, desenhe uma linha horizontal ao longo da borda inferior do desenho e remova a fita que foi usada para prender o desenho à mesa.
- Usando um lápis grafite simples, sem pressionar muito (senão o pastel vai descascar), desenhe o contorno da bailarina.
- Pinte a figura dela com um lápis preto (suavidade máxima 8-9B).
- Usando um lápis branco, faça alguns traços como mostrado abaixo para adicionar volume à figura da dançarina.
- Adicione alguns traços pretos ao redor do contorno da lua na parte inferior do desenho.
- Mostre os galhos das árvores à esquerda e à direita da dançarina com linhas curvas usando um lápis preto, desenhe estrelas em um fundo escuro com uma caneta de gel branca e sombreie as bordas da lua com um lápis simples. A ilustração está pronta.
Os pastéis a óleo permitem criar desenhos interessantes com efeito de pintura. Ele pode ser aplicado como um pastel comum em várias camadas, mas se você aplicar muitas, as cores podem ficar turvas. Quanto mais camadas, mais a superfície se torna semelhante às tintas a óleo.
Na maioria das vezes, os artistas escolhem um papel felpudo, pois isso permite a aplicação de mais camadas de pastel a óleo, aumentando a profundidade da imagem. Papel liso produz linhas mais nítidas, mas é impossível obter camadas múltiplas nele.
bailarina com guarda-chuva
A bailarina (o desenho para crianças nesta master class também apresenta uma técnica de execução inusitada) será retratada na ilustração apenas em preto e tons de cinza.
Para trabalhar, você precisará de um lápis grafite de dureza HB e 9B, sombreamento (você mesmo pode fazer dobrando o papel em várias camadas), uma folha de papel, um guardanapo de papel, um lápis borracha, uma régua e uma caneta de gel branca.
O desenho é realizado na seguinte sequência:
- Usando uma régua, desenhe uma linha vertical na borda esquerda da folha. Marque 3 pontos como mostrado abaixo.
- Desenhe um segmento horizontal de 5,5 cm de comprimento. O comprimento da parte direita do segmento é de 4 cm a partir da intersecção com o eixo vertical.
- Desenhe o contorno do guarda-chuva na parte superior, com a parte externa formando um arco. Ele deve ser posicionado em um ângulo em relação à vertical (deslocado para a direita).
- Desenhe parte da alça do guarda-chuva. Sua extensão completa será mostrada mais tarde.
- Desenhe o contorno da cabeça da bailarina a partir do segundo ponto marcado a partir do topo.
- Desenhe uma mão da dançarina levantada em direção ao guarda-chuva e desenhe sua alça, curvada na parte inferior.
- Desenhe o segundo braço reto, estendido para a direita.
- Desenhe um tutu de balé como um retângulo, levemente inclinado, com bordas rasgadas.
- Faça as pernas da bailarina como mostrado na imagem. O joelho da perna direita e o calcanhar da segunda perna dobrada devem estar no nível da marca.
- À direita, desenhe um mês a partir de dois círculos. Para isso, você pode usar um compasso ou uma régua de estêncil com furos.
- Use um lápis grafite macio para colorir o contorno da bailarina.
- Limpe a ponta deste lápis com uma lixa ou uma faca e aplique pó por cerca de um mês. Esfregue com uma ferramenta de mistura.
- Faça um sombreamento na folha conforme mostrado abaixo.
- Passe uma toalha de papel sobre a hachura para obter um gradiente mais suave.
- Use uma borracha de lápis para remover o excesso de sombreamento do desenho. Essas borrachas são vendidas no formato de lápis comuns em lojas de materiais de arte e departamentos de material de escritório. A mina do lápis é de borracha e permite apagar pequenos detalhes.
- Desenhe o contorno da lua com mais clareza e faça uma sombra sob os pés da bailarina usando um lápis simples.
- Use uma caneta de gel branca para desenhar estrelas perto da lua na forma de pontos e losangos.

A vantagem desse tipo de desenho é que você não precisa elaborar os detalhes da figura e do vestido da bailarina; você só precisa desenhar seu contorno.
Ilustrações com bailarina são desenhos muito expressivos. Eles podem transmitir a beleza feminina e a graça do balé de diferentes maneiras: na forma de movimentos simples, o que é conveniente para crianças mais novas, ou na forma de uma composição detalhada para crianças mais velhas.
Você pode sugerir que eles desenhem uma bailarina com pétalas de rosa, em várias posições, perto de uma barra, ou peguem uma imagem de uma produção popular.
Vídeo sobre desenho
Desenho de bailarina para crianças: