Graças ao laço de borda dupla, é possível conseguir um efeito 3D incomum. Essa técnica também é chamada de borda lateral espessada, sendo adequada para padrões densos em forma de tricô ponto meia.
Devido à elasticidade moderada do elemento, a borda do tecido manterá sua forma, portanto, as alças de borda são adequadas para criar tiras.
Ferramentas e materiais necessários
As agulhas de tricô para tricotar laçadas duplas devem ser mais grossas que o material do fio, aproximadamente 2 vezes. Para isso, é necessário levar em consideração o número da ferramenta recomendado pelo fabricante no rótulo. O número de agulhas de tricô corresponderá ao diâmetro em milímetros.

Tabela de correspondência do material do fio com as ferramentas de tricô:
Tamanho da agulha | Fios, comprimento em 100 g |
1,5-3 | 800 metros |
2-3,5 | 400 metros |
3-4,5 | 300 metros |
4-5 | 200 metros |
5-6 | 150 metros |
6-8 | 100 metros |
9-15 | 50 metros ou menos |
Se você não tem experiência em tricô, precisa preparar 3 conjuntos de ferramentas para meias curtas. Cada conjunto inclui 5 agulhas de tricô com números 3, 3,5 e 4. Ao tentar criar elementos de borda dupla, as amostras serão pequenas, então este comprimento de agulhas de tricô será suficiente. Ao mesmo tempo, ferramentas curtas facilitam o trabalho.
Para o trabalho é permitido levar fios de:
- acrílico;
- misturas de lã e acrílico;
- lã.
O material do fio deve ser liso e simples, portanto fios fofos, extravagantes ou de algodão não funcionarão. Ao escolher esses fios, o processo de tricô será difícil. A espessura do material deve ser média, portanto deve haver cerca de 200-300 m por 100 g.
Ao aprender a tricotar, é aconselhável preparar fios de cores claras para que você possa ver as laçadas claramente. Ao mesmo tempo, seus olhos não ficarão muito cansados.
O conjunto inclui ferramentas de dois gumes que podem ser usadas por tricoteiras experientes. Iniciantes perceberão que os pontos podem cair dessas agulhas de tricô.
Para evitar tal situação, você precisa preparar adicionalmente pontas especiais que tenham números correspondentes ao tamanho das agulhas de tricô. No entanto, algumas dicas correspondem a vários números de ferramentas de tricô.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Uma laçada dupla nas agulhas de tricô permite que você dê ao produto uma borda uniforme e elegante. Os elementos da borda são divididos no primeiro ponto, que inicia a linha, e no segundo, que termina a linha. Neste caso, a borda da tela pode ser desenhada como uma corrente ou levemente convexa na forma de colunas compostas por nós.
Existem 2 opções para desenhar pontos de borda:
- Para obter uma borda de ponto corrente suave, a primeira borda ou o primeiro elemento de ponto deve ser projetado como uma laçada frontal. O segundo ponto de borda ou ponto de acabamento não precisa ser tricotado.
- Para obter uma borda com nós, o primeiro elemento de borda, de onde o ponto começa, deve ser transferido para a segunda ferramenta de tricô sem alterações. O elemento externo deve ser feito em tricô.
A maneira clássica
Uma laçada dupla nas agulhas de tricô, tricotada da maneira clássica, ajuda a criar uma borda bonita e elegante.
Descrição passo a passo do esquema:
- Primeiro, monte o número necessário de laçadas. Neste caso, deve haver 1 laçada de borda em cada borda da linha.
- 1 linha consiste em pontos de rosto. Nesta linha, transfira o 1º elemento inicial para a ferramenta de trabalho.
- Faça 2 pontos como ponto frontal e tricote através da parede frontal. Neste caso, insira a ferramenta da esquerda para a direita no ponto criado.
- Da mesma forma, tricote todas as laçadas da carreira até a última. Faça com que o penúltimo elemento seja o frontal, passando-o atrás da parede frontal.
- Faça a última laçada no final da linha em tricô.
- Em seguida, gire a lâmina de trabalho.
- A nova linha deve consistir em laçadas em meia. No início da linha, transfira o 1º ponto para a agulha de tricô de trabalho.
- O fio deve ficar na frente do tecido. 2 laçadas são lançadas sem tricotar.
- Até o penúltimo elemento da carreira, tricote as laçadas de acordo com o padrão fornecido.
- Coloque o material da linha diretamente na frente do tecido, removendo o penúltimo ponto sem tricotar.
- Faça a última laçada no final da linha em tricô. Depois vire a tela.
- As novas linhas a seguir foram projetadas de maneira semelhante.
Para a borda do elástico
Para processar a borda do elástico com laçadas duplas, você precisa tricotar cerca de 4 linhas. Depois, você pode continuar trabalhando usando a técnica do ponto meia ou um elástico 1x1.
Instruções passo a passo:
- Inicialmente, monte um número par de pontos. A ponta do fio necessária para montar os pontos deve ser longa o suficiente para criar outro ponto.
- Para criar um ponto, tricote o material da linha em 2 dobras. Isso requer um fio de urdume com uma ponta longa para pegar pontos. Tricotar toda a linha, exceto as alças das bordas, juntamente com a parte da frente, 2 elementos de cada vez. O número de pontos em uma linha deve ser reduzido em 2 vezes. Neste caso, as laçadas da ferramenta de tricô devem ser formadas em 2 dobras de fio.
- A 2ª carreira é composta por pontos de rosto, então apenas 1 material de fio principal é usado para tricotar. Esta fileira será a parte da frente do tecido.
- Na 3ª carreira, depois do elemento da borda, passe a ferramenta de tricô de trabalho por baixo do cordão, entre a borda e o próximo ponto. Por baixo desta laçada, tricote uma laçada frontal e depois faça 1 elemento frontal novamente. Tricotar 1 elemento por baixo da laçada e criar 1 ponto da frente, alternando até o final da carreira.
- Após a 3ª carreira o número de laçadas deve ser restaurado.
- Em 4 carreiras, tricote 1 elemento frontal e 1 elemento traseiro por vez. Repita os pontos alternados até o final da carreira.
Em forma de corrente
É necessário um laço duplo nas agulhas de tricô para iniciar e terminar cada ponto no tecido. Esses elementos devem ser executados de forma clara e correta, pois disso dependerá o resultado final e a aparência do item acabado.
Ao fazer pontos de borda em forma de corrente, a borda do tecido manterá sua forma sem deformação. Ao mesmo tempo, a orla de malha terá uma aparência bonita e incomum.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Inicialmente, reúna o número necessário de elementos. Neste caso, o início e o fim da linha devem começar com 1 laçada de borda.
- No início da linha da frente, transfira o primeiro ponto para a ferramenta de tricô de trabalho sem alterações.
- Faça a 2ª laçada em tricô.
- Depois, tricote o tecido de acordo com o padrão fornecido até as 2 alças externas, que finalizam a linha.
- Faça um ponto meia no final da carreira antes do último elemento.
- Sem tricotar, transfira a laçada que finaliza o ponto para a ferramenta de tricô em trabalho.
- Desdobre a tela à sua frente.
- A nova linha deve consistir em pontos tricô. Nesta carreira, faça as 2 laçadas externas em cada extremidade da linha em tricô. Os loops restantes são projetados de acordo com o padrão fornecido.
- Vire o tecido à sua frente e continue tricotando, alternando os pontos da frente e de trás.
Segredos para Iniciantes
Algumas tricoteiras cometem erros ao tricotar pontos de borda de forma desordenada. Isso ocorre porque as regras para remoção de elementos não são seguidas. Como resultado, os laços começam a se torcer ao formar uma nova linha. Por isso, as bordas das peças de tela adquirem uma aparência torcida ou enviesada.
No entanto, será problemático eliminar tais deformações lavando e passando. Mesmo se você costurar os elementos do produto, a borda irregular ficará destacada.
Para evitar tais erros, é necessário seguir rigorosamente a ordem de tricô dos pontos de borda em cada carreira. Ao fazer um produto frente e verso, os laços nas fileiras da frente devem ser transferidos para a ferramenta de trabalho atrás da parede frontal, e nas fileiras de trás - atrás da parede traseira.
Neste caso, a aparência ideal da orla do tecido criado dependerá do método de desenho dos pontos de borda.
Segredos para iniciantes:
- Para obter um produto liso e bonito, todos os elementos devem ter o mesmo tamanho. Ao trabalhar, é recomendável passar o fio sobre a parte mais grossa da ferramenta de tricô, e não sobre a ponta estreita da agulha de tricô. Neste caso, você não deve puxar o material de trabalho para apertar o laço após o tricô. Todos os elementos devem se ajustar perfeitamente à ferramenta, mas ainda devem deslizar facilmente sobre a agulha de tricô.
- Para adicionar ou diminuir 1-2 pontos, esta etapa deve ser feita no final do ponto antes da laçada da borda e no início do ponto depois deste elemento. Isso permite que você adicione ou subtraia laços corretamente sem estragar a borda do padrão.
- É aconselhável fazer inicialmente uma amostra, cujo tamanho não será menor que 10x10 cm. Além disso, a partir de uma folha de papelão, você precisa fazer um estêncil, no meio do qual deve ser recortada uma janela quadrada medindo 10 cm. Este modelo deve ser colocado na amostra. Isso facilita a contagem do número de pontos com pontos. Você precisa comparar seus próprios números com o diagrama. Se a amostra de tricô tiver mais pontos do que o molde da peça, o tricô deverá ser mais apertado ou você precisará usar ferramentas 1 tamanho menor que o fio. Se houver menos pontos na amostra, você precisará usar agulhas de tricô mais grossas ou tricotar livremente.
- A presença de laçadas soltas espalhadas pelo tecido indica problemas de aperto. O motivo está relacionado ao gerenciamento inadequado dos pontos nas ferramentas antes e depois de seu design. À medida que você trabalha, as laçadas na agulha de tricô esquerda devem se mover suavemente em direção à borda da ferramenta. Depois de tricotar com a agulha de tricô correta, essas laçadas também devem se mover suavemente para abrir espaço para novos pontos. Como resultado, a mesma quantidade de material de linha será usada para cada elemento. Recomenda-se agrupar os pontos perto da borda da ferramenta de tricô esquerda. Isso tornará o processo fácil e tranquilo. Ao remover elementos da ferramenta, os laços não devem ser apertados ou esticados demais.
- É necessário verificar constantemente se há erros na tela. Isso ajuda a corrigir rapidamente a situação sem desfiar a maior parte do tecido. Nesse caso, você precisa parar periodicamente para verificar se há pontos feios ou incorretos no seu trabalho.
- O material da linha deve ser mantido firmemente esticado e esticado. Se o trabalho tiver uma aparência irregular ou pouco nítida, significa que há laçadas irregulares na costura. Neste caso, vários elementos terão tamanhos diferentes. Para criar um tecido liso e bonito, é recomendável manter o material da linha na mesma tensão durante o processo de formação de cada nova laçada. Para apertar e afrouxar a linha, é permitido colocá-la entre os dedos.
- As laçadas que iniciam e terminam o ponto devem ser mais apertadas que o restante dos pontos. O material da linha de trabalho deve ter a mesma tensão em qualquer estágio do trabalho. Além disso, a borda deve ter a mesma aparência em todos os lados do produto.
- Ao escolher a técnica ideal para decorar elementos de borda, é necessário seguir a ordem de remoção e tricô dessas alças até que a criação de todo o produto seja concluída.
- Caso o molde não contenha informações sobre aumentos ou diminuições nos pontos de trás, essas técnicas devem ser executadas na parte da frente do tecido.
- Recomenda-se controlar o processo usando os dedos. Isso se aplica mais aos pontos que estão localizados a uma distância próxima da borda da ferramenta de tricô. Se você não fizer isso, os laços simplesmente cairão e se desfarão. O dedo médio é adequado para segurar o primeiro elemento no início da fileira. Antes de tricotar, esse ponto precisa ser empurrado um pouco para frente para que ele deslize lentamente para fora da borda da ferramenta e permita que você pegue uma nova laçada com o dedo.
Ao tricotar laçadas duplas nas agulhas, é possível obter uma borda volumosa e em relevo. Nesse sentido, elementos de borda são frequentemente usados para criar golas, cavas, decotes, tiras, cachecóis e outros itens.
Vídeo sobre tricô