O tambor é um dos instrumentos musicais populares, frequentemente presente em desenhos animados antigos para crianças da época da URSS. Acredita-se que tenha surgido no século XVII, mas desenhos antigos mostram que a “semelhança” de um instrumento musical surgiu muito antes. Os sons produzidos pelo tambor eram usados pelos povos antigos como uma forma de proteção contra animais selvagens.
Desenho a lápis
Um tambor (desenho para crianças com um lápis simples) é bastante fácil de representar com a ajuda de formas geométricas.
O desenho de um instrumento musical de percussão é adequado para crianças de qualquer idade.
Lápis, papel e materiais
Para concluir o trabalho você precisará de:
- governante;
- lápis simples;
- apagador;
- apontador;
- uma folha de papel branco.
Você também pode desenhar formas geométricas à mão.
Processo de desenho passo a passo bararabfiguras geométricas ana
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Primeiro você precisa desenhar um retângulo. Se você olhar o tambor de lado, notará que ele tem um formato retangular perfeito. O instrumento musical é redondo na parte superior. | ![]() |
2 | Na parte superior, você precisa desenhar uma oval larga, que será um pouco maior que o retângulo. Na parte inferior, você também precisa desenhar uma oval: você pode representar uma figura inteira ou desenhar apenas uma parte de cada vez. | ![]() |
3 | Para deixar as partes superior e inferior volumosas, você precisa desenhar várias linhas - como mostrado na imagem. | ![]() |
4 | Para deixar o desenho mais limpo, é necessário remover as linhas internas que eram necessárias para o desenho. Para não deixar marcas no papel, você precisa pressionar levemente o lápis. | ![]() |
5 | Um arco deve ser desenhado na parte superior do tambor para que o instrumento não pareça plano. Na parte principal, é necessário representar desenhos: podem ser ondas ou linhas em zigue-zague. | ![]() |
6 | Para tocar o tambor você precisará de baquetas. Eles podem deitar um ao lado do outro ou fingir tocar um instrumento. As baquetas parecem baquetas comuns com pesos redondos nas pontas. | ![]() |
7 | Para mais detalhes, você pode aplicar traços à superfície do tambor para representar uma sombra. Você também pode mostrar figuras que representam sons — pequenos triângulos ao redor de um instrumento musical. | ![]() |
Quando o desenho estiver pronto, você pode duplicar as linhas principais do tambor.
Processo passo a passo para fazer um tambor detalhado
Você também pode desenhar um tambor menos detalhado, o que é adequado para crianças pequenas. A imagem a seguir deve ser usada como base:
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Você precisa desenhar 2 ovais longos à mão, um abaixo do outro.
- Usando uma régua, você precisa conectar os arcos externos das figuras. Na parte inferior, você precisa apagar o arco “interno” com uma borracha.
- Um padrão deve ser aplicado ao longo do perímetro da parte principal. Podem ser ondas ou ziguezagues com pontas afiadas, dependendo da preferência.
- Na lateral da folha você precisa desenhar 2 linhas cruzadas uma com a outra. No final de cada um, você precisa desenhar círculos pequenos e uniformes.
- Cada palito deve ser contornado e a linha interna deve ser apagada com uma borracha.
O desenho finalizado pode ser enfatizado com sombras ou deixado como está.
Com lápis de cor
O tambor (desenho para crianças com lápis de cor) tem formatos diferentes. Instrumentos musicais incomuns têm uma variedade de padrões e tons.
Lápis, papel e materiais
Ferramentas necessárias para criar o desenho:
- lápis simples;
- conjunto de lápis de cor;
- borracha e apontador;
- uma folha de papel branco.
Você também pode usar canetas hidrográficas e marcadores para destacar certos elementos do desenho.
Processo de execução passo a passo
O processo passo a passo para fazer o trabalho é simples:
- Primeiro, você precisa desenhar o formato básico do tambor, que lembra um balde. Para facilitar essa etapa, você pode começar desenhando um retângulo alto e depois alargá-lo um pouco a partir da parte inferior. As linhas superiores precisam ser conectadas com um arco suave, como mostrado na figura. Quando o formulário estiver pronto, você precisará remover as partes desnecessárias.
- A parte superior do tambor étnico precisa ser ainda mais curvada com a ajuda de uma peça adicional. Na parte inferior você precisa desenhar uma franja.
- A parte inferior precisa ficar mais clara e perceptível. Para fazer isso, você precisa afiar os cantos e desenhar linhas adicionais.
- Na parte superior, você precisa desenhar um arco que separará a parte principal do instrumento musical. Também é necessário desenhar 2 listras cruzadas - decoração do futuro tambor étnico.
O esboço final fica assim. Primeiro, você precisa remover as linhas extras com uma borracha:
Depois que o modelo estiver pronto, você pode começar a colorir o desenho.
Processo de execução:
- Para colorir, você precisará de um pequeno conjunto de lápis de cor. Ao aplicar pressão no lápis, você pode controlar a intensidade da cor, permitindo criar desenhos mais brilhantes e saturados sem usar muitos materiais.
- Usando um lápis preto, pressionando levemente a grafite, preencha a parte superior do tambor. Neste caso, você precisa destacar mais fortemente o oval “interno”.
- Use um lápis branco ou amarelo para fazer a franja.
- Usando um lápis marrom, preencha a parte inferior do desenho sem tocar nas listras.
- A decoração do tambor pode ser pintada em qualquer cor que você desejar. Você também pode fazer as listras multicoloridas.
- Usando um marcador preto fino, você precisa contornar cada elemento.
Você também pode adicionar uma sombra oval em cada lado do tambor. Neste caso, basta pressionar levemente o lápis. Você também pode usar técnicas de sombreamento durante o processo de trabalho para transmitir melhor a textura do objeto.
Com tintas
Um tambor (desenho em aquarela para crianças) é um instrumento musical que faz parte de uma bateria. Curiosamente, a maior instalação continha cerca de 813 instrumentos musicais.
Lápis, papel e materiais
Você pode desenhar e pintar o tambor usando aquarela.
Para fazer isso, você precisará de:
- lápis simples;
- papel branco grosso;
- aquarela;
- escova e água.
Você também precisará de ferramentas auxiliares (apontadores, borrachas e réguas) para sua conveniência. Ao trabalhar com aquarela, é recomendável usar papel grosso. A espessura da chapa determina a absorção de água e tinta, bem como o resultado imediato.
Processo passo a passo para fazer um tambor com tintas
Primeiro você precisa fazer um esboço:
- Para fazer o formato básico do tambor, você precisa desenhar 2 ovais grandes localizados um abaixo do outro. É importante colocar os ovais a uma distância razoavelmente grande, pois outros elementos precisam ser desenhados dentro deles.
- Usando uma régua, você precisa conectar os lados conforme mostrado na imagem.
- Para tornar o desenho mais volumoso, é necessário desenhar 2 listras nas partes inferior e superior, que mostrarão a borda da superfície de impacto.
- De um lado, você precisa marcar um ponto que ficará localizado logo abaixo da borda superior. A partir deste ponto, você precisa desenhar uma linha longa e curva que não toque a superfície do tambor. A linha deve ser levada até o mesmo ponto no outro lado do tambor - este será a correia.
- Depois de marcar a largura aproximada do cinto no desenho, você precisa traçar outra linha que repita a anterior.
- As baquetas devem ser colocadas na superfície de impacto do tambor. Eles podem ser representados em estado cruzado, se desejado. Para começar, você precisará desenhar ovais longos que gradualmente se estreitam no ponto de contato.
- Depois que a base do tambor estiver pronta, você pode começar a detalhá-lo.
- Nas extremidades dos gravetos, você precisa desenhar pequenos círculos e, em seguida, conectá-los suavemente à superfície dos gravetos. Os elementos em excesso devem ser removidos com uma borracha.
- Na borda, você precisa representar outro oval irregular, que é preso à borda com a ajuda de “anéis”. Elas podem ser vistas na figura proposta.
- Na borda inferior também é possível ver os elementos que seguram a rosca, localizados sobre a área do tambor.
- Também é necessário mostrar o próprio tópico.
- Também é necessário decorar o casco do tambor (a superfície lateral larga do instrumento musical). Na maioria das vezes, triângulos são representados nele, mas outras figuras podem ser usadas.
Quando o esboço estiver pronto, você pode começar a adicionar cor ao desenho.
Processo passo a passo:
- Primeiro, você precisa aplicar uma leve camada de tinta de base para que as cores pareçam mais saturadas e vibrantes depois.
- Na paleta você precisa misturar uma grande quantidade de branco e uma gota de marrom. Usando um pincel médio, mexa a tinta e preencha todos os elementos do desenho.
- Quando a tinta secar, você precisará adicionar um pouco mais de tinta amarronzada ao tom resultante. Usando um pincel fino, pinte as baquetas com a sombra resultante.
- O lado mais distante da borda superior precisa ser pintado com tinta vermelha misturada com uma pequena quantidade de preto.
- A parte externa e parte dos triângulos devem ser preenchidas com amarelo.
- Depois que a tinta for absorvida, você precisa pintar o restante do desenho na superfície lateral e no cinto com tinta vermelha.
- Depois que o desenho estiver seco, você pode trabalhar com tinta preta. Ela precisa preencher o fio, assim como os elementos que o seguram.
- Misture tinta branca e preta e desenhe uma sombra oval sob as baquetas.
Se desejar, outras combinações de cores e tons podem ser usadas durante o processo de trabalho.
Processo passo a passo para fazer um tambor com guache
O tambor (um desenho para crianças também pode ser pintado com guache), quando aplicado no papel, deve ser feito levando em consideração certas regras.
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro você precisa desenhar uma oval. Se você olhar o instrumento musical de lado, poderá notar seu formato oval.
- Abaixo do oval, você precisa desenhar outro do mesmo formato e tamanho. É importante que a parte mais distante do oval inferior cruze com a superior.
- A parte do oval inferior que se sobrepõe à superfície do superior deve ser apagada. Você também precisa remover metade do oval inferior para ficar com um arco que lembra um sorriso.
- As bordas das linhas restantes e as laterais do oval superior devem ser conectadas com linhas retas. Para maior comodidade, você pode usar uma régua.
- Para tornar o desenho mais volumoso, é necessário desenhar as bordas do tambor, separando a superfície lateral da membrana.
- A parte principal do desenho está pronta, agora você pode começar a desenhar na superfície lateral. Em desenhos animados infantis e contos de fadas, triângulos multicoloridos são frequentemente retratados.
- Na borda superior você precisa desenhar 2 círculos pequenos. Dentro da borda inferior, você precisa desenhar 3-4 círculos para que eles não fiquem abaixo dos superiores - esses são os dardos que mantêm o tambor unido. Entre elas você precisa colocar linhas tracejadas - para cima e para baixo.
- Em ambos os lados da superfície de impacto, você precisa desenhar pequenos círculos. Nas laterais dos círculos, você precisa desenhar retângulos longos que formarão as baquetas.
O esboço final deve ficar assim:
Depois que o modelo estiver pronto, você pode começar a adicionar cores:
- Primeiro, você precisa preparar tintas e ferramentas. O guache deve ser diluído até obter uma consistência cremosa e as tonalidades devem ser conferidas em um pedaço de papel. A tinta deve ser aplicada em camada fina para que não caia quando seca.
- Na paleta você precisa misturar branco e uma gota de preto. O tom cinza claro resultante deve ser aplicado em toda a superfície de impacto. É importante pintar a superfície primeiro com pinceladas horizontais e depois continuar na posição vertical.
- As baquetas podem ser pintadas de um tom marrom. Para que pareçam mais naturais, você precisa colocar um pequeno destaque em cada círculo usando tinta branca.
- Ao trabalhar com guache, é importante lavar bem os pincéis ou usar pincéis limpos.
- A superfície das bordas deve ser pintada com um tom azul claro, sem tocar nos dardos que prendem o tambor.
- Você pode colorir os triângulos como quiser. As combinações mais comumente usadas são amarelo e vermelho.
Se desejar, você pode pintar o perímetro dos elementos principais com tinta preta usando um pincel fino. Você também pode desenhar uma sombra para o tambor. Também é importante lembrar que, ao secar, o guache pode clarear ou escurecer, o que afetará a imagem geral.
Com canetas hidrográficas
Você pode desenhar um tambor usando canetas hidrográficas. As crianças preferem canetas hidrográficas a lápis por causa de suas cores mais ricas, o que lhes permite criar uma imagem brilhante. Também é muito mais fácil trabalhar com canetas hidrográficas.
Lápis, papel e materiais
O que você precisará para criar o desenho:
- conjunto de marcadores;
- lápis simples;
- apagador;
- uma folha de papel branco.
No processo, você pode usar apenas canetas hidrográficas, mas precisa trabalhar com cuidado, sem linhas e formas desnecessárias.
Processo de execução passo a passo
Durante o processo de trabalho, você precisa se guiar por esta imagem:

Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Na parte superior da folha, você precisa desenhar uma oval, dentro da qual você precisa duplicar a figura, recuando um pouco.
- A partir do oval interno, você precisa desenhar um retângulo que formará a superfície lateral. A parte inferior do retângulo deve ser ligeiramente arqueada.
- A parte inferior do retângulo deve ser “envolvida” com uma linha arqueada volumosa, que será a borda inferior do tambor.
- Na superfície lateral é necessário representar quaisquer figuras - decoração do futuro tambor.
- Pequenos círculos devem ser colocados na superfície de impacto. De cada círculo, você precisa desenhar linhas que formem baquetas.
- As baquetas podem ser cruzadas ou viradas em direções diferentes.
- Quando o modelo estiver pronto, você pode começar a preenchê-lo com cores diferentes.
- Use um marcador amarelo para colorir as bordas do tambor e os círculos nas baquetas.
- A parte inferior da superfície lateral do tambor deve ser preenchida com um marcador azul. A superfície de impacto também precisa ser contornada com uma tonalidade azul.
- A parte superior da superfície lateral precisa ser pintada com um marcador vermelho.
- Se desejar, você pode criar o contorno do desenho com um marcador preto.
Você pode escolher qualquer cor para o desenho.
O tambor é considerado um instrumento de percussão porque faz barulho quando percutido. O corpo do instrumento musical é feito de madeira e a membrana é feita de couro. Os tambores são considerados filhos da África, pois esse instrumento musical é a principal fonte de música no país, além de ser um meio de conversação.
Em muitas das fotos você pode ver baterias e kits de bateria clássicos, mas na verdade há toda uma casta de tambores étnicos que têm formatos diferentes.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como pintar um tambor com tintas: