Bolas de contas são joias feitas de pequenas contas de vidro ou plástico amarradas em um fio, linha de pesca ou arame. Estes acessórios elegantes podem ser feitas em vários formatos e designs, o que permite que todos criem uma joia única que combine com eles.
As pessoas começaram a fazer essas decorações nos tempos antigos. Eles usavam esses itens como símbolos de status, amuletos religiosos ou simplesmente para beleza. No entanto, o verdadeiro auge da popularidade dos enfeites de contas ocorreu em meados do século XX.
Ferramentas e materiais necessários
Nome | Breve descrição |
Contas | São pequenas contas de vidro ou plástico, geralmente redondas ou quase redondas, de vários formatos. Os tamanhos das contas podem variar muito, desde contas microscópicas com diâmetro de alguns milímetros até contas grandes, comparáveis em tamanho a ervilhas. Países populares produtores de contas: República Tcheca, Japão, China, Índia. O tcheco é considerado um dos mais refinados e de mais alta qualidade. Graças à longa história de produção na República Tcheca, foram desenvolvidas tecnologias para a criação de contas, que são passadas de geração em geração. Os produtos japoneses com miçangas se destacam por seus tons únicos e excelente qualidade. |
Contas de vidro | É considerada uma das subespécies de contas e é um cilindro oco feito de vidro ou cristal. Esses tubos podem variar em formato, diâmetro e tamanho.
Existem contas de vidro de vários formatos. Eles podem ser retos, curvos, ondulados e também ter diferentes padrões geométricos e padrões de contas de vidro coloridas. Alguns tubos de contas de vidro têm decorações adicionais. Eles podem ser transparentes, foscos, perolados, mudar de cor em diferentes ângulos de iluminação ou imitar outros materiais, como madeira ou metal. Alguns tubos têm superfícies laterais planas, o que permite que sejam usados para decorar objetos planos. Outros podem ser curvos ou ter geometria complexa, permitindo que você crie joias com elementos volumétricos. |
Contas | Entre os tipos de contas, podemos destacar não apenas as tradicionais contas de vidro, mas também as miçangas.
Eles podem ter várias formas, como:
Eles são feitos de uma grande variedade de materiais, como:
O vidro permite obter uma variedade de cores e tonalidades, além de criar diversos efeitos como iridescência e transparência. O plástico pode imitar outros materiais, como pedras preciosas e materiais naturais. Contas feitas de materiais naturais acrescentam naturalidade e originalidade às joias. |
Tópicos | Dependendo do tipo de produto, você pode usar linha de pesca, arame, monofilamento ou linha reforçada. |
Agulha para miçangas | Deve ser fina, forte e ter uma ponta afiada. A agulha permite que você coloque contas em um fio e o passe pelos furos das contas. |
Acessórios | Fechos, pingentes, conectores e outros componentes adicionais ajudarão a tornar a decoração elegante e funcional. |
Alicates e tesouras | Alicates são necessários para remover o excesso de fio, e tesouras ajudam a aparar fios e linhas de pesca com precisão. |
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Usando a técnica de tecelagem de miçangas, você pode criar uma bola de Natal original que se tornará uma verdadeira decoração para sua mão. As master classes descrevem o processo de tecelagem, incluindo a escolha dos materiais, o padrão e os métodos de fixação.
"Primavera" em um fio
Para a pulseira "Primavera", recomenda-se escolher contas de tamanho médio para que ela fique bem volumosa e apareça como um destaque brilhante no pulso. Serão necessários aproximadamente 50 g de contas de cores diferentes para a pulseira.
Você precisará de um fio de memória fino com espessura de aproximadamente 0,6 mm. Recomenda-se comprar um fio com cerca de 2,5 m de comprimento para criar uma pulseira de tamanho padrão.
Para tecer a pulseira Spring, você precisa seguir um certo processo:
- Forme a base da pulseira torcendo o fio em forma de espiral.
- Coloque contas no arame. Recomenda-se fazer 12 contas para que a pulseira fique densa e bonita o suficiente. Para fazer isso, você precisa amarrar um certo número de contas em um fio e passá-lo pela conta adjacente. Em seguida, uma conta grande é colocada.
- Repita essa sequência até acabar o fio.
- Para finalizar e prender a pulseira, torça a ponta do fio ao redor da última conta algumas vezes para criar uma fixação segura. Em seguida, puxe delicadamente o fio para fechar a base espiral da pulseira e dar um acabamento. Só falta cortar com cuidado o fio restante e fechar a ponta para não danificar a pele.
A Técnica do "Torniquete"
Enfeites feitos de miçangas usando a técnica “Torniquete” envolvem torcer vários fios de miçangas juntos. Os feixes podem ser usados como decoração independente ou como elemento decorativo em outras técnicas de tecelagem de enfeites.
Para iniciantes, é recomendável começar com cordões simples, usando apenas algumas cores e uma combinação simples de miçangas.
Um ponto importante é a torção uniforme e organizada dos fios das contas ao criar um torniquete. Neste caso, é necessário controlar a tensão da linha para que o torniquete fique no formato correto e não se desfaça após ser retirado da agulha.
Na técnica de "Cordão espiral" com contas de vidro em fio reforçado
Para começar, você precisará dos seguintes materiais:
- contas;
- contas de vidro;
- fio reforçado;
- agulha de miçangas;
- tesoura.
Recomenda-se parar em contas pequenas, tamanho 10/0. Você também precisará de cerca de 20 g de contas de cada cor e 10 m de fio reforçado de espessura média (35).
Processo de beading:
- Começa com a colocação de contas em um fio. São utilizadas 10 contas em cada fileira.
- É formado um anel cujo padrão é composto por 4 contas.
- O fio é passado por uma conta e pressionado para formar uma espiral.
- Esses passos são repetidos até que o comprimento desejado da pulseira seja alcançado.
- Decorando uma pulseira com contas de vidro. Prenda a ponta do fio reforçado para evitar que algumas contas de vidro escorreguem.
- Feche a pulseira com cuidado. A linha é enfiada em uma agulha de miçangas e passada através das últimas contas. Os laços do fio são cuidadosamente amarrados, formando um fecho estável. O excesso de linha deve ser cortado cuidadosamente, deixando 2–3 cm para maior confiabilidade.
É muito importante garantir que a trama esteja firme o suficiente para que a pulseira fique bonita e se ajuste com segurança ao pulso. A densidade pode ser adicionada aumentando o número de fileiras no cordão e aumentando o número de contas em cada fileira. Recomenda-se adicionar 2-3 contas em cada fileira para atingir a densidade desejada.
“Terry” usando a técnica “Twist” com miçangas em uma linha de pesca
Recomenda-se a utilização de contas com diâmetro de 3-4 mm. Para uma pulseira de tamanho médio, você precisará de cerca de 200 g de contas em tons diferentes, que podem variar de cores neutras a brilhantes. Para tecer uma pulseira, você precisará de uma linha de pesca na qual as contas serão amarradas e um arame que será usado para criar a peça em branco.
A linha deve ser forte e estável, recomenda-se escolher uma linha com espessura de 0,4 mm. Para criar o blank, você deve usar um fio com espessura de 0,8-1 mm. Para uma pulseira de tamanho médio, você precisará de aproximadamente 15 m de linha de pesca.
Para criar uma pulseira usando a técnica "Torniquete", você precisará seguir o processo passo a passo:
- Fazendo uma pulseira em branco. Enrole o fio em volta do seu pulso para determinar o comprimento necessário. Deixe uma pequena quantidade de arame para fixação.
- Usando um alicate, dobre o fio em um semicírculo para criar a base da pulseira.
- Coloque as contas na linha de pesca de acordo com o diagrama. O número de contas em uma fileira e o número de fileiras dependem do padrão escolhido e do tamanho desejado da pulseira.
Tecendo um enfeite com miçangas. Esquema. - Faça um torniquete, mantendo a densidade da trama.
- Para prender a pulseira, você pode usar um pouco de cola para fixar a ponta ou fechar a pulseira com um botão de pressão ou fecho.
- Corte o excesso de fio e retire o que sobrou para não danificar a pele.
Técnica de Ponto Cruz
Bolas de miçangas usando a técnica “Cruz” são uma das principais e mais comuns formas de criar padrões. Baseia-se no princípio simples de entrelaçar fios e contas, criando um padrão semelhante a uma cruz. Diferentemente de outras técnicas, a técnica cruzada oferece uma execução mais precisa e exata.
As contas devem ter o tamanho certo para que possam ser facilmente inseridas na agulha e se ajustem firmemente umas sobre as outras ao fazer um desenho. A técnica permite criar diversos padrões e imagens, desde simples formas geométricas até pinturas complexas. A técnica cruzada permite atingir um alto grau de detalhe.
Pulseira de uma só cor na técnica "Cruz" em linha de pesca
Para criar essa pulseira, você precisará de um conjunto de contas da mesma cor, linha de pesca e um pouco de arame. Recomenda-se utilizar contas de tamanho 7/0, pois são práticas para trabalhar.
Para uma pulseira de uma única cor, você precisará de cerca de 20 g de contas da cor escolhida. Recomenda-se utilizar uma linha de pesca com espessura de aproximadamente 0,4 mm. O comprimento da linha dependerá do tamanho do seu pulso, mas cerca de 5 m devem ser suficientes.
O processo de tecer uma pulseira pode ser dividido em várias etapas:
- Marcando a base da pulseira. Para fazer isso, prenda um fio à linha de pesca, cujo lado curto deve ser pressionado no ponto mais alto da linha de pesca, e o lado longo deve ser segurado em suas mãos.
- Coloque contas em uma linha de pesca. A densidade da trama afeta a largura da pulseira, por isso ela também pode variar. Para uma pulseira com 1 cm de largura, você precisará de aproximadamente 15 fileiras de contas com 20 contas em cada fileira.
- Enfie todas as fileiras de contas que serão enfiadas.
- Deixe uma pequena ponta na linha de pesca, que será usada para prender a pulseira. Passe o fio pela última conta e dê um nó para manter a pulseira no seu pulso.
Técnica "Flor"
"Flor" é usado para criar arranjos florais coloridos e realistas. A essência da técnica é que cada padrão, como uma pétala separada ou parte de uma flor, é fixado na base.
Para criar esse efeito, os artesãos usam contas de diferentes tamanhos e cores para transmitir as nuances e traços do esquema de cores. A técnica da flor exige um trabalho cuidadoso e atenção aos detalhes.
Corrente na técnica "Flor" em fio reforçado
Você precisará de contas de tamanho 10/0.
Recomenda-se usar 10-20 g de contas de cada cor:
- rosa;
- lilás;
- azul;
- branco.
Como base para a pulseira, recomenda-se a utilização de um fio reforçado com espessura de 0,3 mm e comprimento aproximadamente 20 a 30 vezes maior que o comprimento da pulseira.
Processo passo a passo para tecer esta pulseira:
- Coloque o número necessário de contas de cada cor na superfície de trabalho na ordem correspondente ao padrão de tecelagem.
- Passe o fio reforçado pelo primeiro cordão para prendê-lo à rosca. Aperte a linha, deixando uma pequena ponta para prender a pulseira depois de finalizada.
- Tecer de acordo com o molde. O número de contas em uma fileira e o número de fileiras dependem do comprimento desejado da pulseira. Recomenda-se tecer várias flores ao mesmo tempo para criar um design mais harmonioso e bonito.
- Quando atingir o comprimento desejado da pulseira, finalize o trabalho passando o fio pela última conta e apertando-o para criar um círculo fechado. Prenda a ponta do fio para garantir que a pulseira fique segura e durável.
Técnica "Tela"
Os enfeites de contas são feitos usando uma técnica que se baseia na criação de uma malha densa que lembra tecido. Para isso, são utilizados fios ou arames finos, nos quais são amarradas contas, criando diversos padrões e desenhos. Durante o processo de trabalho, é necessário estar atento e cuidadoso para manter a correção e a simetria da grade.
Pulseiras pareadas com coração na técnica "Canvas" em fio reforçado
Essas decorações não só parecem bonitas e delicadas, mas também simbolizam amor profundo e amizade entre duas pessoas. O melhor tamanho de contas para usar são contas de tamanho médio, cerca de 8/0, pois elas não são muito pequenas e ainda são bem fáceis de usar. É recomendável usar várias cores diferentes para criar um design interessante e vibrante.
Para criar pulseiras com coração, você precisa de um fio reforçado com espessura de 35, para que as pulseiras fiquem fortes e duráveis, com aproximadamente 10 m de comprimento.
O processo de tecelagem de pulseiras consiste em várias etapas:
- Meça a circunferência do pulso de cada pessoa e adicione cerca de 3–4 cm de margem.
- O número de contas em uma fileira e o número de fileiras dependem do tamanho da pulseira e do efeito desejado. Uma fileira pode consistir em, por exemplo, 12-15 contas. As contas são enfiadas no meio da fileira da trama anterior. A densidade da trama pode ser alterada de acordo com a preferência. Para uma tecelagem de contas apertada, é importante esticar o fio para evitar que as contas escorreguem.
- Quando as pulseiras atingirem o comprimento desejado, enrole o fio ao redor da última fileira de contas e prenda com fio.
- Adicione elementos decorativos, como pingentes. Isso dará às pulseiras charme e individualidade adicionais.
À medida que você avança, você precisa ter certeza de que as pulseiras têm o mesmo comprimento. Portanto, é recomendável medi-los e compará-los de tempos em tempos.
Técnica de mosaico
Bolas de contas na técnica "Mosaico" são decorações feitas pela criação de padrões e desenhos a partir de pequenas contas conectadas umas às outras em uma ordem especial.
Essa técnica se baseia no uso de contas multicoloridas que criam padrões de mosaicos semelhantes aos vistos em mosaicos antigos.
Para criar um design usando a técnica Mosaico, contas de cores diferentes são colocadas na base em uma determinada sequência, o que permite obter contornos claros e brilhantes da imagem. Essa técnica exige paciência e precisão, pois cada conta deve ser colocada precisamente no lugar para criar o padrão desejado.
“Zigzag” usando a técnica “Mosaico” sobre monofilamento
Para a pulseira Zigzag você precisará de contas de tamanho 7/0, na quantidade de aproximadamente 25 g. É aconselhável escolher contas de cores diferentes para criar um padrão de mosaico eficaz. Você também precisará de um monofilamento de 0,25 mm de espessura, aproximadamente 10 m.
Os fios de alimentação do monofilamento devem ser presos ao fecho da pulseira. O número de contas em uma fileira depende do padrão escolhido, mas em média é de 12 a 15 contas.
O número de linhas também depende do padrão escolhido; pode haver de 10 a 15. Para obter uma trama mais densa, você pode aumentar o número de contas em uma fileira ou adicionar fileiras adicionais.
- A tecelagem é feita de acordo com o seguinte padrão: a primeira fileira é de contas de uma cor, a segunda fileira é a metade inferior sobreposta à metade superior, a terceira fileira é o oposto, a metade superior sobreposta à metade inferior. Isso cria um efeito ziguezague. Ao tecer, você deve prestar atenção para que a trama seja limpa e uniforme.
- Para finalizar a pulseira, prenda o monofilamento no fecho. Recomenda-se usar um nó ou pingente para evitar que a pulseira se desfaça durante o uso.
Técnica "Foice"
Os enfeites de contas feitos com a técnica “Braid” têm uma estrutura única, criando o efeito de uma trama densa. Para realizar a "Trança", você precisa usar uma estrutura de arame metálico fino ou uma base especial que facilitará o processo de tecelagem. As contas são amarradas em uma linha de pesca e presas à base por meio de nós especiais.
A estrutura resultante é durável e não perde sua forma com o tempo.
Trança Marshmallow na técnica "Braid" sobre fio reforçado
Para criar a pulseira "Trança Marshmallow", você precisa comprar contas medindo 2-3 mm, pesando aproximadamente 30 g. Para obter um resultado final espetacular, recomenda-se usar miçangas de várias cores, por exemplo, preto, branco e roxo. Você também precisará de uma linha reforçada de 0,6 mm de espessura, aproximadamente 15 m.
Como tecer:
- Comece preparando a linha e inserindo-a na agulha.
- Vários nós são feitos para prender as contas ao fio.
- Tecelagem básica na técnica "Trança". As contas são amarradas em um fio de acordo com o padrão.
- Prenda a pulseira com alguns nós de gravata na ponta do fio. A parte restante do fio é cortada.
É importante prestar atenção à densidade da trama: ela deve ser uniforme e não muito apertada para que a pulseira seja confortável de usar. À medida que você avança no padrão, certifique-se de que as contas estejam distribuídas uniformemente por todo o comprimento do fio e não se enrolem.
Dicas e truques
Primeiro de tudo, antes de começar a fazer enfeites, você precisa escolher os materiais certos. É necessário usar miçangas e fios de alta qualidade para que a decoração pareça elegante e atraente.
Em segundo lugar, criar padrões e nós complexos exigirá uma certa quantidade de tempo e paciência. Você precisa começar com enfeites simples e aumentar gradualmente a complexidade para obter melhores resultados.
Em terceiro lugar, não se deve esquecer da simetria na decoração com miçangas. Você precisa ter cuidado para garantir que cada lado do enfeite seja igual para obter uma aparência suave e atraente.
Vídeo sobre como tecer enfeites de contas
Tecelagem em mosaico de uma bugiganga feita de miçangas: