Apesar da simplicidade de execução, produtos de ponto meia esteja sempre estilosa. Podem ser chapéus, meias, ternos infantis ou cardigans volumosos. Vale ressaltar que o ponto meia é uma técnica indispensável para costureiras iniciantes, cujo domínio permite desenvolver e dominar a velocidade do trabalho com agulhas de tricô.
Existem diferentes padrões para tricotar ponto meia: ponto meia (PS), ponto meia (K) ou ponto cruzado (CS).
Como escolher fios e agulhas de tricô
A escolha das agulhas de tricô e do fio depende da densidade de tricô necessária. Este indicador determina o número de carreiras e laçadas de um tecido de malha medindo 10x10 cm.

O tamanho das agulhas de tricô é selecionado levando em consideração a espessura do fio:
Espessura da rosca | Tamanho da agulha |
Ultrafino | Menos de 2 mm |
Afinar | De 3,25 a 3,75 mm |
Média | De 3,75 a 4,5 mm |
Gordo | De 4,5 a 5,5 mm |
O mais gordo | A partir de 6 mm e mais |
Como montar pontos
O ponto meia, como qualquer outro padrão, começa com a montagem dos pontos usando agulhas de tricô. O mais simples e popular é o clássico.
Diagrama passo a passo:
- Pegue o fio de trabalho com a mão esquerda, com a ponta posicionada no centro da palma. Deve ser 2 vezes maior que a largura da tela. Enrole o fio em volta do seu polegar no sentido horário e coloque-o na palma da mão. Coloque a outra ponta no seu dedo indicador. Pressione as duas pontas juntas com os dedos restantes.
- Coloque duas agulhas de tricô juntas e insira-as sob a linha entre o polegar e o indicador. Em seguida, insira-os no laço localizado no polegar.
- Pegue a linha localizada no dedo indicador.
- Passe-o pela alça do seu polegar.
- Retire e coloque nas agulhas de tricô, afastando os dedos. 1 loop será formado.
- O valor restante necessário para um produto específico é coletado de maneira semelhante. Depois, retire uma agulha de tricô e comece a trabalhar.
Para evitar que os pontos se torçam, segure cada novo ponto com o dedo indicador enquanto monta a peça. Existem outras formas de recrutamento. Ao tricotar peças, você pode usar qualquer uma que seja mais conveniente.
Como tricotar laçadas
Os pontos meia podem ser tricotados usando 4 métodos diferentes.
Com alças faciais
O tricô em ponto meia (o padrão para pontos meia (LS) é o mais acessível e simples) é feito da seguinte maneira:
- Monte os pontos. Retire 1 agulha.
- Coloque a linha de trabalho sobre o dedo indicador e pressione-a levemente contra a palma com os outros 3 dedos. Ele deve estar localizado atrás da obra.
- O primeiro laço é o laço de borda, que simplesmente precisa ser removido. Ao mesmo tempo, insira a agulha de tricô da esquerda para a direita.
- Tricotar o LP na seguinte sequência: inserir a agulha de tricô na laçada, pegar o fio do canto inferior direito e puxá-lo para fora. O laço final também é tricotado com LP.
- Vire o trabalho. Complete as etapas 2 a 5 em sequência.
Pontos purl
Tricô em ponto meia (o padrão com pontos meia (PS) é mais complexo, portanto Este método (usado extremamente raramente) tem as seguintes instruções passo a passo:
- Monte os pontos.
- Retire 1 agulha.
- Da direita para a esquerda, insira a agulha de tricô em 1 laçada e simplesmente remova-a.
- Certifique-se de que o fio de trabalho esteja sempre posicionado na frente do tricô. Tricotar em ponto meia até o final da carreira. Tricotar também a alça externa.
- Repita os passos 3 a 5, um de cada vez.
Tricô de dupla face
O padrão é criado usando esse método tricotando a alça da frente de todas as carreiras. Devido a isso, ele fica absolutamente idêntico em ambos os lados. Esse tipo de tricô é usado para iniciar ou finalizar um trabalho, bem como para preencher espaços entre outros padrões.
O padrão dupla face também é usado para tricotar um tecido independente ao fazer cobertores, chapéus, cachecóis e outros itens. A largura do tricô é determinada pelo número de laçadas montadas.
Ponto meia com ponto vovó
O tricô em ponto meia (um diagrama de um método mais complexo de fazer um enfeite, usado por costureiras experientes) usando o método da avó tem uma característica marcante: tricotar atrás da parede posterior da parte da frente.
Instruções passo a passo:
- Monte os pontos.
- Basta remover a última laçada no início da carreira e tricotar a próxima e todas as laçadas subsequentes.
- Vire o trabalho. O laço externo pode ser simplesmente removido. Todo o tricô subsequente deve ser feito usando IP. O fio da bola está localizado atrás do tricô.
- Tricotar todos os pontos IP como pontos da frente.
Como tricotar em redondo
Este padrão é tricotado usando este método em agulhas de tricô conectadas com uma linha de pesca. O trabalho não é difícil, principalmente se você domina os dois primeiros métodos de criação de um enfeite. O processo consiste em alternar linhas. Este método é usado para tricotar uma grande variedade de itens, de chapéus a cardigans e casacos.
Instruções passo a passo:
- Feche os pontos lançados em um círculo tricotando 1 carreira de LP.
- Marque o ponto de conexão de qualquer maneira conveniente.
- Comece a tricotar a 2ª carreira a partir do local onde o IP se une.
- Repita, alternando carreiras tricotadas com RP e LP até atingir o tamanho de tecido necessário. Vale ressaltar que ele não pode ser virado durante o funcionamento.
Quando o ponto meia é feito com agulhas circulares, ele cria a ilusão de pontos torcidos, dando à peça uma aparência incomum. Isso pode ser facilmente evitado usando um método simples, mas eficaz: para fazer um padrão tradicional, insira a agulha de tricô na laçada de trás, como se estivesse destorcendo-a.
Para tornar o tricô confortável, o comprimento da linha deve corresponder à largura do tecido. O ponto meia deixa o tecido significativamente mais curto em altura, o que deve ser levado em consideração ao fazer vários modelos.
Usando agulhas de tricô circulares
Agulhas de tricô circulares são usadas para tricotar peças com e sem costuras.
Usar agulhas de tricô com linha de pesca tem suas próprias nuances:
- Não é possível virar o produto, então o efeito desejado é obtido alternando carreiras de pontos meia e meia.
- Ao tricotar em círculo fechado, você pode pular o início de uma nova carreira, o que afetará o resultado final. Para evitar isso, use marcadores ou bebidas de cor contrastante. Elas marcam o último ou o primeiro laço de uma linha.
- Ao trabalhar uma carreira de pontos tricô, insira a linha pelo lado de trás, criando um efeito de desenrolamento para evitar distorção do padrão.
- Para facilitar o trabalho, selecione agulhas de tricô que sejam adequadas à largura do produto.
Antes de começar a trabalhar o ponto meia em agulhas circulares, você precisa dominar a técnica em agulhas retas.
Como tricotar um snood
Um snood é um cachecol fechado em forma de anel. O resultado é uma espécie de “cachimbo”. O produto pode ter diferentes comprimentos e larguras. Pode ser usado como toucado ou cachecol. Para o inverno, são usados fios grossos, e para uso no período de outono-inverno, fios mais finos são adequados.
Materiais necessários:
- agulhas de tricô circulares nº 5 com cordão de 40 cm;
- fio – 150 g;
- marcador;
- anzol ou agulha.
Instruções passo a passo:
- Monte 80 pontos usando qualquer método conveniente com agulhas de tricô e linha de pesca e feche-os formando um círculo. Use um marcador para marcar 1 ponto da carreira.
- Tricotar todas as laçadas da próxima carreira como laçadas frontais (LA).
- Tricotar a próxima carreira com pontos tricô (L). O laço externo pode ser simplesmente removido. Remover marcador. Pegue o fio com a agulha de tricô esquerda. Tricotar junto com o IP para a parede frontal. Coloque um marcador.
- Tricotar todas as laçadas da carreira LP.
- Tricotar alternadamente dos pontos 2 a 4 até atingir a altura desejada do produto. Feche os laços. Esconda as pontas dos fios.
chapéu ponto meia
O chapéu feito com esse padrão, apesar da simplicidade, tem um visual estiloso. O produto pode ser com ou sem lapela. Se desejar, pode ser decorado com strass, pedras, pompons de pele ou elementos decorativos de malha. O chapéu pode ser tricotado sem costura usando agulhas de tricô com linha de pesca ou tecido, que depois podem ser costurados.
Materiais necessários:
- fio - 100 g;
- marcadores;
- agulhas de ponta dupla nº 4;
- agulhas de tricô circulares nº 5.
Instruções passo a passo:
- Feche as 71 laçadas que você montou em um círculo (isso deixará 70 laçadas).
- Tricotar até o comprimento desejado (aproximadamente 24 cm), alternando 1 laçada e 1 laçada.
- Marque 7 laçadas no centro da frente com marcadores e o mesmo número nas costas, começando pela laçada da frente. O número de voltas entre essas tiras pode variar.
- As diminuições são realizadas antes e depois dos marcadores. Em outras palavras, tricote 7 laçadas e diminua as laçadas antes e depois delas em cada carreira. Na parte externa do produto você verá listras de LP. Para ficar mais bonito, depois de tricotar uma tira de 7 laçadas, você precisa trocar 2 laçadas. É importante controlar isso.
- Como resultado, serão formadas 2 listras no lado externo, tricotadas a partir de 9 LP. Durante o processo de diminuição, será inconveniente continuar tricotando em agulhas de tricô com linha de pesca, por isso é recomendável mudar para agulhas de meia. Feche as 18 laçadas restantes. Será formada uma tira de 9 laçadas. Corte a linha e aperte. Lave o chapéu à mão ou na máquina de lavar em ciclo delicado e seque-o sobre uma superfície horizontal.
O produto de acordo com esta descrição é adimensional. Ao fazer um chapéu para o inverno, você precisa montar mais pontos. Se você planeja tricotar um modelo com dobra, é preciso aumentar a altura do produto.
Baco
Um baktus é um item de malha em forma de cachecol triangular que pode ser amarrado no pescoço de diferentes maneiras. Um baktus quente manterá você aquecido no frio e, feito de lã fina, será um ótimo complemento para roupas cotidianas de meia estação.
Para tricotar um baktus de 1,5 m você precisará dos seguintes materiais:
- agulhas de tricô nº 2;
- fio – 200 g.
Instruções passo a passo:
- Monte 4 pontos usando qualquer método conveniente.
- Tricotar todas as carreiras com LP.
- Depois de tricotar 3 carreiras, você precisa fazer um aumento: faça uma laçada depois da última laçada.
- Na próxima carreira, tricote-a atrás da parede traseira da laçada frontal. Isso evitará a formação de um buraco.
- Faça o próximo aumento na carreira 8.
- Todos os aumentos devem ser feitos ao longo da borda originalmente selecionada do produto.
- Tricotar, aumentando 1 laçada a cada 3 carreiras até que o baktus atinja uma largura de 30 cm.
- A partir deste ponto, comece a diminuir as laçadas. Para isso, a cada 3 carreiras, tricote as 2 alças externas juntas LP.
- Continue até ter 4 laçadas. Elas precisam ser fechadas.
Este modelo de baktus combina bem com roupas de qualquer estilo: escritório, esportivas ou casuais.
Boina
O tricô em ponto meia (o padrão de tricô é adequado para costureiras iniciantes) é usado para fazer uma boina. Qualquer fio serve para esse modelo universal. Usando esta descrição, você pode tricotar um cocar para diferentes épocas do ano. Se desejar, o produto pode ser decorado ao seu gosto com elementos decorativos.
O modelo ficará original se você combinar vários tipos de fios.
Materiais necessários:
- agulhas de tricô circulares nº 3;
- agulha;
- fios – aproximadamente 100 g (480 m).
Instruções passo a passo:
- Monte 112 pontos nas agulhas de tricô. Tricotar 6 carreiras da seguinte maneira: nas carreiras ímpares, alterne LP e AVE, nas carreiras pares, tricotar somente AVE, e remover LP, deixando o fio do novelo antes de tricotar.
- Aumente de 10 a 20 pontos. Tricotar os próximos 14-16 cm com o padrão principal.
- Feche a parte inferior. Tricotar 2 pontos juntos em uma carreira ímpar, depois 4 cm sem diminuições, outra carreira com diminuições, os próximos 1,5 cm sem fazer diminuições, diminuir na última vez. Tricotar 2 carreiras, juntar as laçadas restantes em um fio e puxar firmemente.
Quando terminar, costure as 2 bordas.
Cardigan
O cardigan ponto meia tem a mesma aparência na frente e nas costas, é estiloso e fácil de tricotar. O modelo pode ter mangas ou não. O produto é tricotado longitudinalmente ou transversalmente. A descrição abaixo mostra a primeira opção. Para a produção é permitido usar fios de qualquer espessura, levando em consideração a estação para a qual o produto será tricotado.
Nuances gerais de tricotar um cardigan simples:
- Faça uma amostra de controle medindo 10x10 cm.
- Lave-o da mesma forma que o futuro produto.
- Seque e determine os parâmetros de densidade contando o número de linhas e voltas.
- Faça medições básicas.
- Desenhe um padrão para o modelo. Anote todas as medidas tomadas em centímetros.
- Com base nos parâmetros da amostra, realize cálculos de valores verticais e horizontais para todo o produto. Para fazer isso, a altura ou o comprimento de uma determinada seção deve ser multiplicado pelo número de loops na amostra e dividido por 10. No entanto, vale lembrar que ao determinar o número de loops, você deve usar o indicador de loop e, ao calcular o número de linhas, este indicador na amostra.
Atenção especial deve ser dada à densidade, que deve corresponder à amostra, sem enfraquecer ou apertar os laços. Caso contrário, os parâmetros da tela serão alterados.
Instruções passo a passo para tricotar um cardigan:
- Monte os pontos e tricote todas as carreiras de LP até o início das cavas.
- Há duas maneiras de fazer isso: dar às cavas um formato oval regular ou deixá-las como fendas. O segundo é muito mais fácil de fazer: divida o tecido em 3 partes e tricote-as separadamente até a altura desejada.
- No final, conecte as 3 peças em uma carreira e continue tricotando o cardigan até a altura do pescoço. Feche todos os laços.
- Tricotar as mangas de baixo para cima. Para calcular, subtraia a circunferência do pulso da parte mais larga da circunferência do braço (+ 5 cm para facilitar o ajuste). Divida o número resultante por 2. Este modelo não requer a formação de uma cava completa; será suficiente fazer um arredondamento de 5 cm de altura na manga.
- Monte os pontos. O número delas deve corresponder à largura do pulso. Continue tricotando o tecido em altura, adicionando 1 laçada depois da 1ª e antes da última laçada da carreira até o início da cava. Faça uma cava de 3 cm de altura: diminua 1 laçada em cada carreira depois da 1ª e antes da última laçada da carreira. Feche os laços. Tricotar a segunda manga de acordo com o padrão descrito acima.
- Monte o modelo: costure as mangas e costure-as nas cavas.
Lave e seque, colocando o produto finalizado sobre uma superfície horizontal. Se desejar, o cardigan pode ser passado a vapor com um ferro de passar.
Suéter
Um suéter em ponto meia nunca sai de moda. Este produto estiloso ainda é extremamente popular hoje em dia.
Materiais necessários:
- fio volumoso – 600 g;
- agulhas de tricô nº 6-7
Instruções passo a passo para fazer a parte de trás:
- Monte 52 pontos.
- Tricotar uma carreira, alternando LP e IP.
- Vire o trabalho para o lado oposto e tricote 7 carreiras de acordo com o padrão.
- O tecido principal é tricotado exclusivamente em LS, não atingindo a altura das linhas dos ombros em 3 cm. As mangas deste modelo são caídas, então não há necessidade de fazer cavas.
- Depois de tricotar até a linha dos ombros, comece a tricotar o decote. Faça desta forma: tricote 15 LP, feche os próximos 20, tricote os 15 LP restantes. Agora tricote os ombros um por um.
- Vire o trabalho e tricote 12 pontos no total.
- Novamente, vire o tricô para o outro lado e tricote mais 12 LP. Quando atingir 3 cm, feche as laçadas.
- Prenda o fio na borda do segundo ombro e faça diminuições semelhantes, feche as laçadas e corte o fio.
Instruções passo a passo para tricotar a frente
- Tricotar como as costas, mas não tricotar até a borda dos ombros em 5 cm - tricotar o pescoço, fazendo alterações nos cálculos: tricotar 19 laçadas, fechar as próximas 12, tricotar 19 LP.
- Vire o trabalho e tricote 15 pontos em meia.
- Vire o trabalho novamente, feche 3 laçadas, tricote 12 LP - desta forma, tricote 5 cm do pescoço.
- Tricotar a segunda parte do ombro da mesma maneira.
Instruções passo a passo para tricotar uma manga:
- Monte 24 pontos e tricote 7 carreiras em meia, alternando 1 ponto liga e 1 meia.
- Mude para o ponto meia, fazendo aumentos a cada 3 carreiras - faça aumentos nas carreiras da frente para que fiquem invisíveis.
- Adicione pontos tricotando um ponto extra da carreira anterior.
- Tricotar em ponto meia por cerca de 30 carreiras. Com aumentos, devem haver 38 laçadas que precisam ser fechadas.
- Tricotar a segunda manga usando o mesmo padrão.
Mergulhe as partes finalizadas do suéter na água e coloque-as sobre uma toalha para secar e moldar corretamente. Conecte as partes secas com uma agulha de crochê ou costure com uma agulha. Primeiro, você precisa conectar as costuras ao longo dos ombros. Em seguida costure as mangas e finalize unindo as costuras laterais. Recomenda-se passar as costuras resultantes com um ferro de passar.
Você precisa experimentar o suéter pronto. Se o produto costurado estiver bem ajustado, você pode começar a modelar o decote. Puxe as alças com agulhas de tricô e linha de pesca, começando pelo centro das costas. Certifique-se de que o número deles seja par. Agora comece a tricotar o decote - tricote 7 carreiras, alternando LP e IP.
Para iniciantes, o ponto meia é a base do tricô. Toda artesã começa a dominar esse tipo de bordado com esse padrão.
Existem vários padrões diferentes para tricotar ponto meia, mas o método clássico continua sendo o mais popular. É considerado universal e é adequado para tricotar com fios de qualquer espessura.
Tudo o que você precisa fazer é aprender a tricotar as alças da frente através da parede frontal. Gradualmente, você poderá dominar outros métodos para combiná-los ao tricotar vários itens.
Vídeo sobre ponto meia
Nuances do ponto meia: