Os suéteres femininos, infantis e masculinos podem ser tricotados com fios grossos ou finos, usando padrões vazados, elásticos ou lindos arans complexos.
Feitos de acordo com padrões com agulhas de tricô a partir de laçadas frontais e traseiras alternadas, complementadas com laçadas, laçadas cruzadas ou soltas, eles variam em complexidade e técnica.
Ferramentas necessárias
Um lindo padrão de tricô para um suéter é criado alternando os elementos constituintes da técnica escolhida usando fios de lã finos, de espessura média ou grossos.
Materiais necessários:
Tópicos | Para tricotar suéteres, você pode usar fios de algodão, lã, acrílico ou gradiente, e sua escolha dependerá principalmente da sazonalidade do produto e do padrão escolhido:
Para o trabalho, independentemente do tipo de fio, recomenda-se escolher apenas fios de alta qualidade produzidos por empresas
Contendo, além da fibra de lã, também uma pequena quantidade de fios sintéticos, permite tornar o produto mais macio, resistente ao desgaste e agradável ao corpo. |
Raios | Você pode tricotar suéteres em agulhas retas, circulares ou de vaivém, e seu tamanho também dependerá do tipo de produto:
· Ao tricotar padrões vazados, são utilizadas agulhas de tricô grossas; · Os suéteres canelados volumosos são tricotados com ferramentas de 1 a 2 tamanhos menores do que o recomendado pelo vendedor. Isso deixará o padrão mais volumoso. |
Outras ferramentas | · tesoura;
· marcador de tricô; · agulha; · governante |
Master classes
Tricotar suéteres envolve trabalhar com padrões simples ou complexos, usados inteiramente no produto ou como decoração, complementados por elementos de ponto meia.
Ponto meia
O ponto meia é um padrão básico e simples usado para criar suéteres quentes, consistindo em fileiras alternadas de pontos tricô e tricô.
É tricotado em círculo a partir de lã grossa (por exemplo, ALIZE SUPERLANA MIDI 100 g/150 m) ou semilã, com adição de fio acrílico (por exemplo, Lana Gold Alize com 49% lã e 51% acrílico, densidade 100 g/240 m).
O padrão consiste em 2 carreiras tricotadas em círculo, com o conjunto inicial de laçadas sendo um múltiplo de 2 (+ 1 laçada adicional).
Depois disso segue:
- 1ª carreira (frente): tricotar completamente com as alças da frente. Coloque um marcador para indicar o fim da carreira e vire a peça.
- da mesma forma, tricote a 2ª carreira (tricô) até o marcador e vire o tricô novamente.
- Virando o trabalho e tricotando carreiras em ponto meia, você precisa tricotar o suéter no tamanho desejado.
Você também pode tricotar um suéter com ponto meia em agulhas de tricô retas, mas neste caso, além do conjunto inicial de laçadas, que é um múltiplo de 2, mais 2 são adicionadas para formar a borda. (abreviações usadas: LP - laçadas frontais, IP - laçadas meia, CP - laçadas de borda).
Ao trabalhar em um padrão, você precisa:
- Remova o 1º ponto e tricote toda a carreira LP.
- Vire o tricô e remova também o CP na 2ª carreira e faça-o completamente em IP. O último loop também deve ser LP.
- Na 3ª carreira, retire o CP e faça seu LP, e na 4ª, repita o padrão da 2ª carreira.
A blusa, feita em ponto meia, pode enrolar levemente. Você pode evitar isso adicionando um elástico 2*2 ao molde.
Padrão de gradiente
O ponto meia também é usado ao tricotar suéteres com padrão degradê. Isso é feito com 3 fios de lã, 3 tons, feitos no mesmo esquema de cores (por exemplo, branco, azul e azul escuro) ou em cores contrastantes. Agulhas de tricô circulares são usadas para o trabalho.

Abreviações usadas na master class: LP - front loops.
Ao fazer um padrão, você precisa:
- Usando fio azul escuro, monte um número total de pontos divisível por 2 (+ 1 extra). Feche o tricô em círculo.
- 1ª carreira: tricotar em ponto meia e marcar o ponto de virada com um marcador.
- Vire o trabalho e continue tricotando LP na 2ª carreira (tricô) até a marca do marcador.
- Seguindo a analogia, você precisa completar 15 a 17 carreiras em 3 fios com fio azul escuro, após o que você pode começar a tricotar o gradiente. Para fazer isso, você deve cortar um dos fios azul-escuros com uma tesoura e amarrar um fio azul-claro na ponta restante do fio.
- Continue tricotando com 2 fios azul-escuro e 1 azul-claro, e complete 2 carreiras do produto, depois corte o 2º fio azul-escuro, amarrando o fio azul-claro em sua ponta.
- Utilizando 2 fios azuis claros e 1 azul escuro, complete 2 carreiras do produto e substitua o terceiro fio azul escuro por um fio azul claro.
- Trabalhando com 3 fios azuis, você precisa completar 15 a 18 carreiras do suéter e, então, introduzir gradualmente o fio branco no tricô. Isso deve ser feito da mesma forma que com o fio azul, substituindo alternadamente um fio azul no tricô por branco.
- Depois de terminar o degradê, você precisa continuar trabalhando no suéter com fio totalmente branco.
Tricô de arroz
Um lindo padrão de tricô para um suéter de arroz, ou tricô pérola, é criado alternando as alças da frente e de trás.
Recebeu esse nome devido ao padrão, que se parece com pequenos grãos de arroz, muitas vezes espalhados pela superfície do produto, e pertence aos padrões tridimensionais de dois lados, sendo frequentemente usado para tricotar suéteres de inverno volumosos.
Para tricotar, recomenda-se usar fio de espessura média (por exemplo, Alize Lana Gold com 49% lã e 51% acrílico, densidade 100 g/240 m) e agulhas de tricô circulares ou retas do tamanho apropriado.
O padrão consiste em 2 laçadas em 4 carreiras e é executado com um conjunto inicial de laçadas que é múltiplo de 2.
Esquema de trabalho:
- 1-2ª carreira – rapport – 1 LP + 1 IP (abreviações usadas – LP – alças frontais, IP – tricô).
- 3-4º - padrão - 1 IP + 1 LP.
- O padrão de tricô deve ser repetido em todo o círculo.
O tricô de arroz pode ser usado para tricotar suéteres femininos, masculinos e infantis, como um padrão independente ou como o principal, complementado com outros padrões volumosos.
"Bouclé"
Um lindo padrão de tricô para um suéter bouclé (padrão bouclé ou padrão rosa mosqueta) é baseado na técnica de tricô "superfície frontal". Neste caso, para criar “saliências” que dão relevo ao padrão, 5 laçadas são tricotadas a partir de uma laçada principal.
Isso é feito usando laçadas e laçadas não tricotadas transferidas para uma agulha de tricô adicional. Depois disso, elas devem ser tricotadas com um ponto meia.
Se desejar, o número de pontos tricotados juntos pode ser reduzido para 3, deixando o padrão mais vazado, ou aumentado para 7, o que deixará o desenho mais volumoso e em relevo. Abreviações usadas: LP – front loop, WP – back loop.
Para criar o padrão você precisará:
- Usando agulhas de tricô, monte um número total de pontos que seja facilmente divisível por 2.
- Complete a 1ª carreira completamente LP.
- Na 2ª carreira, faça um rapport repetido de 1 IP e um bump (colisão), para o qual você precisa:
- Primeiro, adicione 5 laçadas retas (feitas longe de você) a 1 LP e tricote-as como LP.
- Retire os pontos, vire o trabalho, retorne-os para a agulha de tricô e tricote em meia (PP).
- Vire o tecido novamente, tricote essas 5 laçadas com a laçada da frente, vire-o novamente e faça 5 laçadas com as laçadas de trás.
- Forme um volume (bump) virando o tecido para a frente novamente, tricotando juntos 5 laçadas LP (frente).
- Você pode completar a formação do pompom de outra maneira, para a qual o primeiro laço é transferido para uma agulha de tricô adicional, os 4 restantes são tricotados juntos e, em seguida, o primeiro laço é puxado através dos 4 tricotados juntos.
- A 3ª fileira é feita inteiramente em LP.
- Na 4ª carreira, é feito um rapport de 1 pompom (tricotado a partir de 5 laçadas com fios) e 1 laçada meia.
- A partir da 5ª carreira o padrão começa a se repetir da 1ª à 4ª carreira.
Ao tricotar um padrão com agulhas de tricô retas, certifique-se de começar cada carreira com uma laçada na borda. Termina com alças frontais. Ao tricotar um suéter em círculo, não são utilizadas laçadas de borda.
Ao fazer o padrão “bouclé”, tricotando 3 laçadas de uma em vez de 5, você precisa:
- Coloque laçadas nas agulhas de tricô em uma quantidade divisível por 2 (+ 2 para a borda) e faça o seguinte:
- 1ª fileira completamente IP;
- Na 2ª carreira, tricote 3 laçadas juntas em tricô e, então, a partir de uma laçada (exatamente igual à 5), tricote 3 laçadas (1 LP + laçada e 1 LP).
- na 3ª carreira, como na 1ª, use apenas o RP, e na 4ª carreira, primeiro faça 3 laçadas a partir de uma laçada usando 2 LP e uma laçada, e depois tricote as próximas 3 laçadas juntas em tricô.
- A 5ª carreira repete o padrão do 1º e 3º círculos, e na 6ª é realizado um rapport de 3 laçadas PI tricotadas juntas e 3 laçadas tricotadas a partir de 1 (LP, laçada, LP).
- A partir da 7ª carreira, o tricô do suéter continua de acordo com o padrão, com repetição constante dos padrões das carreiras 1 a 6.
![]() | ![]() | ![]() |
Você pode usar o padrão bouclé como desenho principal ou combiná-lo com o ponto meia, elástico 2*2 ou 3*2. Também é aceitável usá-lo para decorar a gola, os punhos, o decote ou as mangas de uma blusa.
"Concha"
Um lindo padrão de tricô para um suéter “concha” pode ter várias opções de design. Refere-se a padrões vazados obtidos ao tricotar juntos várias laçadas que são esticadas devido a laçadas caídas.
Pode ser usado para tricotar suéteres de primavera e verão, cardigans para mulheres e meninas adultas, bem como crianças pequenas, com fios de espessura média (por exemplo, Alize Superlana Midi de 25% lã e 75% acrílico, densidade 100 g / 170 m).
Você pode usar agulhas de tricô retas ou circulares maiores para seu trabalho. A repetição do padrão consiste em 18 laçadas + 1. Abreviações usadas: LP – laçada frontal, IP – laçada traseira, KP – laçada de borda.
Neste caso, você precisa:
- As 2 primeiras fileiras são feitas inteiramente em LP.
- 3ª carreira - KP + depois de uma laçada dupla (isso é feito usando o fio de trabalho, enrolado 2 vezes no sentido anti-horário na agulha de tricô) + 2 laçadas tricotadas juntas em IP + 13 LP + 2, tricotadas juntas em IP + laçada dupla + 1 LP.
- A 4ª carreira é feita com LP, e as laçadas duplas consistem em 1 LP e 1 IP.
- As carreiras 5-6 são tricotadas com alças frontais (FL).
- Linha 7 – KP + repetição do rapport – 2 laçadas + 2 tricotadas juntas no avesso + 2 laçadas + 2 tricotadas juntas no avesso + 11 LP + 2 tricotadas juntas no avesso + 2 laçadas + 2 tricotadas juntas no avesso + 2 laçadas + 1 LP.
- Carreira 8 – LP e 2 laçadas: 1ª – IP, 2ª – LP.
- Linha 9 – somente LP é executado.
- 10ª carreira – KP + repetição do rapport – 4 laçadas tricotadas juntas LP + 14 LP (após cada uma delas você precisa fazer 2 laçadas na agulha) + 6 LP.
- Linha 11 (modelando a concha) – KP + 2 laçadas + 2 laçadas tricotadas juntas IP + 2 laçadas + 2 laçadas tricotadas juntas IP + 2 laçadas.
- Os próximos 15 pontos devem ser transferidos para uma agulha extra (ou agulha) e as laçadas devem ser soltas, formando longas laçadas pelas quais o fio de trabalho deve ser puxado.
- O laço resultante deve ser transferido para a agulha de trabalho e primeiro executar 2 laçadas duas vezes e 2 tricotadas juntas em ponto meia + 2 laçadas + 1 ponto alto duplo. Este padrão deve ser repetido ao completar todas as laçadas da carreira.
- Rodada 12 – LP e laçadas duplas, consistindo de 1 IP e 1 LP.
- Em seguida, o trabalho na jaqueta é repetido, começando da 1ª à 12ª carreira.
O diagrama do padrão acima:
Nele:
- Células vazias são usadas para maior clareza e não são levadas em consideração ao completar o desenho.
- │ — LP (facial);
- ̶ — IP (purl);
- O — laçadas;
- A – 2 laçadas tricotadas juntas em tricô;
- OO - 14 laçadas frontais, separadas umas das outras por laçadas duplas.
A segunda versão do padrão “concha” é mais gofrada e pode ser usada para tricotar suéteres e cardigans de inverno ou outono. Recomenda-se a utilização de fios com adição de lã angorá (por exemplo, Alize Angora Gold, densidade 100 g/500 m).
Diagrama de padrão:
![]() | ![]() |
"Favo de mel"
Este é um lindo padrão de patente trabalhado com agulhas de tricô usando pontos de patente. Também chamado de padrão de malha ou "mesh", ele tem a mesma aparência em ambos os lados e pode ser usado para tricotar suéteres e cardigans grandes para homens e mulheres.
A desvantagem do padrão é considerada a quase completa falta de elasticidade. Recomenda-se usá-lo para tricotar peças quentes feitas com fios de lã.
O laço de patente usado como base pode ser obtido de 2 maneiras:
- No primeiro caso, você precisa fazer uma laçada (você pode fazer uma, duas ou três laçadas) e depois remover a laçada sem tricotá-la.
- No segundo caso, você precisa tricotar uma laçada da carreira abaixo, para a qual você precisa inserir uma agulha de tricô na laçada selecionada localizada 1 ou mais carreiras abaixo, pegá-la e puxar o fio.
Os padrões de patentes também incluem várias faixas elásticas (por exemplo, inglesas e semi-patentes). Ao fazer o padrão Honeycomb, as laçadas devem ser colocadas na parte da frente da peça em forma de grade.
Neste caso, você precisa montar qualquer número ímpar de laçadas + 2 para formar a borda (as abreviações usadas são: LP – laçada frontal, IP – laçada traseira, KP – laçada da borda) e então fazer o seguinte:
- 1ª carreira - KP + rapport 1 LP + laçada, removida com uma laçada como IP. O padrão é repetido por toda a carreira e termina com 1 LP + KP.
- 2ª carreira - KP + 1 LP e repita o rapport 8-9 vezes - laçada antes da laçada, tricote LP + laçada, remova-a como se fosse um RP, passe o fio de trabalho por trás da laçada e faça 1 LP.
- 3ª carreira – KP + repetição de rapport – laçada com laçada, removida como IP e 1 LP, feita com laçada. Você precisa terminar o círculo com 1 laçada, removida junto com o fio como um RP.
- 4ª carreira – KP + rapport – 1 LP + laçada, remover como IP + 1 LP. Você precisa fazer isso de 8 a 9 vezes e terminar a carreira com 1 LP + laçada, removida como IP + KP.
- Linha 5 – KP + padrão repetido – laçada e laçada, tricotadas juntas como LP + laçada e laçada, deslizadas como WP. Ela é realizada ao redor de todo o círculo e deve ser finalizada com uma laçada e uma laçada, realizadas juntas como uma laçada frontal.
- À medida que você continua a trabalhar, o tricô do suéter continua com o padrão das carreiras 2 a 5 sendo completado sucessivamente.
Usando laços de patente, você também pode fazer um suéter com cabos de patente.
Diagrama de padrão:
"Aranas"
Um lindo padrão de tricô para um suéter Aran é formado por tranças complexas. Sua aparência deve-se à técnica clássica irlandesa e é usada para tricotar suéteres e cardigans quentes para homens e mulheres.
Recomenda-se usar fio de lã grosso (por exemplo, Pekhorka Peruvian Alpaca com 50% de lã merino e a mesma quantidade de lã de alpaca, densidade 50 g/150 m) e agulhas de tricô (retas ou circulares) 1-1,5 tamanhos menores.
Você também precisará de uma agulha de tricô adicional (ou alfinete) para este trabalho. Abreviações usadas no padrão (LP – laçada frontal, IP – laçada traseira)
Diagrama de padrão:
Para trabalhar nisso, você precisará montar um número de laçadas que seja facilmente divisível por 10 + 5 adicionais (deve haver pelo menos 24 laçadas nas agulhas) e então:
- Na 1ª carreira – repita o rapport 3 vezes – 2 PI + 4 LP cruzado para a direita + 2 PI.
- A 2ª e todas as carreiras pares (tricô) devem ser tricotadas de acordo com o padrão.
- Na 3ª carreira – 1 PI + 3 p. cruzados para a direita e repita o rapport 2 vezes – 4 p. cruzados para a esquerda e 4 p. cruzados para a direita + 3 p. cruzados para a esquerda e 1 PI.
- Na 5ª carreira, tricote 3 pontos cruzados para a esquerda e 1 ponto alto duplo, depois repita o mesmo procedimento duas vezes - 2 pontos altos duplos + 4 pontos altos duplos cruzados para a esquerda + 2 pontos altos duplos. A carreira deve ser finalizada com 1 pb + 3 p cruzados para a esquerda.
- Na 7ª carreira, faça 2 LP e 2 IP e depois repita o padrão 2 vezes - 4 pontos cruzados à esquerda e à direita. Termina com 2 IP e 2 LP.
- Carreira 9 – repita o padrão 3 vezes – 2 LP + 2 IP, depois faça 2 IP + 4 LP, cruzado para a direita + 2 IP e tricote o padrão 2 LP + 2 IP mais duas vezes.
- Linha 11 – 2 LP e 2 IP + rapport 4 pts cruzados primeiro para a esquerda, depois para a direita + 2 LP e 2 IP.
- Linha 13 – 3 pontos cruzados para a direita + 1 ponto alto duplo + repetindo o padrão duas vezes – 2 pontos altos duplos + 4 pontos altos duplos cruzados para a esquerda + 2 pontos altos duplos. Termina com 1 IP e 3 p cruzados para a direita.
- 15ª carreira – 1 PI + 3 p. cruzados para a direita + 2 vezes o rapport concluído – 4 p. cruzados para a direita e esquerda + 3 p. cruzados para a direita e 1 PI.
- Carreira 16 – tricotar 3 vezes 2 LP + 4 IP + 2 LP.
"Brioche"
O lindo padrão brioche é obtido usando uma técnica especial de tricô elástico inglês, que envolve criar um relevo ondulado para o suéter, diminuindo e aumentando constantemente as laçadas.
Com boa elasticidade, também pode ser usado para tricotar roupas infantis, e a onda de relevo mais vantajosa é obtida quando se trabalha com 2 fios de cores diferentes. Abreviações usadas: LP – laçadas frontais, IP – purl, КП – borda.
Ao trabalhar em um padrão, você precisa:
- Monte um número total de pontos que seja facilmente divisível por 16 + 8 (para simetria) e 2 (para a borda) e faça o seguinte:
- 1ª carreira - KP + rapport - remova a laçada com uma laçada e 1 LP. Você precisa repetir o número desejado de vezes, depois fazer o KP novamente e transferir as laçadas para o outro lado da agulha de tricô.
- 2ª carreira – KP + rapport – 2, tricotar juntos em IP e remover com uma laçada. Ele é repetido de 7 a 9 vezes, após o que o CP é executado e o produto precisa ser virado.
- 3ª carreira (fio 1) – KP e rapport – 2, feitos juntos em IP + laçada deslizada com laçada. O último da fileira é o KP, após o qual o trabalho deve ser virado.
- 4ª carreira (fio 2) – KP e rapport – ponto deslizado com laçada + 2, tricotar juntos LP + KP e virar o tricô.

- 5ª carreira (linha 1) - KP e rapport concluídos 7-9 vezes - remova a laçada com a laçada + 2, conclua junto com LP. Termine a carreira com KP e mova as laçadas para a outra extremidade da agulha.
- 6ª carreira (fio 2) – KP + rapport – 2, tricotados juntos em IP + laçada deslizada com laçada. Complete a carreira com um KP e depois vire o tricô.
- Nas carreiras 7 a 10, você precisa repetir o padrão do 3º ao 6º círculo.
- A carreira 11 deve ser tricotada como a carreira 3.
- Na 12ª carreira – KP + padrão brioche + KP.
- As linhas 13-14 devem ser concluídas como as linhas 5 e 6.
- Do 15º ao 22º círculo, você precisa tricotar o padrão do 3º ao 6º círculo.
- Na 23ª carreira, é executado o padrão do 3º círculo.
- Linha 24 – Tricotar em meia e repetir o rapport 7-9 vezes – remover a laçada com uma laçada + 2 LP, tricotados juntos + Tricotar em meia.
- As carreiras 25-26 são executadas de acordo com o padrão das carreiras 5-6.
Jacquard
Os padrões jacquard são tradicionalmente usados em tricô de suéteres e cardigans de inverno, decorados com desenhos multicoloridos. Eles ficam mais vantajosos quando usam motivos escandinavos (flocos de neve, veados, diamantes) e são adequados para adultos e crianças.
Você pode tricotá-los em ponto meia de duas maneiras diferentes - puxando ou não pelas alças:
- Ao executar o método 1, alguns fios permanecem livres na parte de trás. Ao mesmo tempo, eles ficam soltos, sem flacidez ou aperto do tecido.
- O segundo método envolve criar longos trechos na parte de trás do produto. Neste caso, a rosca livre deve cruzar constantemente com a rosca de trabalho e assim ser fixada. Essa técnica é mais frequentemente usada na criação de roupas infantis.
Suéteres e cardigans são feitos com um padrão jacquard de fios de lã de cores diferentes, e as agulhas de tricô também são selecionadas dependendo da espessura dos fios.
Diagrama do padrão Jacquard:


No tricô jacquard, apenas o ponto meia (PP) é usado. As diferentes cores das células indicam o uso de fios de várias cores. Ao fazer laçadas de borda, dois tons de fio são usados simultaneamente.
Dicas e truques
Ao criar seus próprios suéteres, jumpers e cardigans, você pode usar qualquer padrão de relevo, tanto os mais simples quanto os mais complexos.
Ao mesmo tempo, os profissionais aconselham os iniciantes:
- Utilize fios de alta qualidade em seu trabalho, selecionando-os de acordo com o tipo de produto. Para peças de malha quentes feitas com padrões em relevo, recomenda-se usar fio de lã grosso com adição de fibra sintética.
É melhor tricotar esses itens em agulhas de tricô de tamanho menor do que o recomendado pelo fabricante, o que deixará o padrão mais volumoso e em relevo.
![]() | ![]() |
- Para suéteres de primavera e verão feitos com um padrão vazado, você pode usar fios finos de lã ou fios de algodão. Neste caso, é melhor usar agulhas de tricô grossas para tricotar.
- Ao tricotar com agulhas retas, certifique-se de adicionar 2 pontos ao conjunto inicial para formar a borda. Ao trabalhar com agulhas de tricô circulares, não são utilizadas alças de borda. Em vez disso, 1 laçada adicional é adicionada ao número total de laçadas para conectar o tricô em um círculo.
- Se você não tem experiência suficiente, use padrões mais simples para tricô (canelado, ponto arroz, ponto meia), lendo atentamente os diagramas e certifique-se de verificar o rapport que está sendo executado. Mais tarde, você pode passar a trabalhar com padrões complexos (tranças, arans).
- Ao tricotar em redondo, certifique-se de usar um marcador para marcar o início e o fim de cada carreira. Também será necessário nos casos em que você precisa deixar o tricô de lado urgentemente, sem tricotar toda a carreira de trabalho.
- Compre um caderno ou uma apostila onde você encontrará todos os padrões usados para tricotar um suéter, cálculos, o conjunto de pontos feitos, aumentos e diminuições adicionais para lindos padrões vazados ou em relevo. Também é necessário colar nele as etiquetas retiradas do novelo de linha.
Vídeo sobre tricô
Lindo padrão de tricô para um suéter: